acesse | direção do sintracom-ba manifesta grande pesar e preo-cupação, com a quantidade...

4
A direção do SINTRACOM-BA manifesta grande pesar e preo- cupação, com a quantidade alarmante de acidentes do traba- lho na construção. Em uma sema- na, oito vítimas: três trabalhadores mortos e cinco feridos. Somos solidários aos parentes, colegas de trabalho e amigos das vítimas. E lembramos que com o cumprimento das normas de se- gurança, com investimentos das empresas em equipamentos de proteção adequados e treinamen- to dos empregados, os acidentes deixarão de ocorrer e muitas vidas serão poupadas. O mercado da construção continua em alta, mas o saldo é negativo quando falamos de aci- dentes do trabalho. De 1º/01 a 04/05/2011 já aconteceram 13 acidentes graves nos canteiros de obras de Salvador, com a morte de quatro operários. Nós trabalhamos para viver, não para morrer! E exigimos res- ponsabilidade dos empresários com a vida e a saúde dos traba- lhadores (as) da construção. JOSÉ RIBEIRO Presidente do SINTRACOM-BA Acesse www.sintracom.org.br | www.fetracom-ba.org.br LEIA MAIS: Informações sobre acidentes do trabalho – Págs. 2 e 3 Diretora toma posse no Conselho da Mulher – Pag. 3 Rádio Peão: as lutas do Sindicato – Pág. 4 Vem aí o 16º Campeonato de Futebol– Pág. 4 Inscrições abertas para Informática– Pág. 4 Curso sobre PPP – Valor do Salário-Família – Pág. 4 Acidentes do Acidentes do trabalho matam! trabalho matam! INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº 529 – MAIO/2011 A Praça Cas- tro Alves foi o palco da come- moração do 1º de Maio, em Salvador, com a presença de mi- lhares de trabalhadores (as), lideranças sindicais e políticas, e atrações musicais e culturais. O ato foi organizado conjunta- mente pelas centrais sindicais CTB-BA, Força Sindical, UGT, Nova Central e CGTB, e contou também com a partici- pação da direção do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BA. O presidente da CTB-BA, Adilson Araújo, ressaltou a importância da uni- dade para continuarmos na luta para garantir direitos, mais empregos e me- lhores condições de trabalho, e avançar em direção a novas conquistas, como a redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salários. E reconheceu que a mudança política proporcionou melhorias na condição de vida para o trabalhador, aumento real de salário e mais emprego. E alertou para a necessidade de gerar medidas efetivas para melhorar a vida do trabalhador no campo e na cidade. O ato foi organizado conjuntamente pela CTB-BA e demais centrais EDITORAL Dois colegas morreram no Villa Privilege

Upload: lydung

Post on 30-Apr-2018

217 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Acesse | direção do SINTRACOM-BA manifesta grande pesar e preo-cupação, com a quantidade alarmante de acidentes do traba-lho na construção. Em uma sema-na, oito vítimas: três

A direção do SINTRACOM-BA manifesta grande pesar e preo-cupação, com a quantidade alarmante de acidentes do traba-lho na construção. Em uma sema-na, oito vítimas: três trabalhadores mortos e cinco feridos.

Somos solidários aos parentes, colegas de trabalho e amigos das vítimas. E lembramos que com o cumprimento das normas de se-gurança, com investimentos das empresas em equipamentos de proteção adequados e treinamen-to dos empregados, os acidentes deixarão de ocorrer e muitas vidas serão poupadas.

O mercado da construção continua em alta, mas o saldo é negativo quando falamos de aci-dentes do trabalho. De 1º/01 a 04/05/2011 já aconteceram 13 acidentes graves nos canteiros de obras de Salvador, com a morte de quatro operários.

Nós trabalhamos para viver, não para morrer! E exigimos res-ponsabilidade dos empresários com a vida e a saúde dos traba-lhadores (as) da construção.

JOSÉ RIBEIROPresidente do SINTRACOM-BA

Acesse www.sintracom.org.br | www.fetracom-ba.org.br

LEIA MAIS:

Informações sobre acidentes do trabalho – Págs. 2 e 3

Diretora toma posse no Conselho da Mulher – Pag. 3

Rádio Peão: as lutas do Sindicato – Pág. 4

Vem aí o 16º Campeonato de Futebol– Pág. 4

Inscrições abertas para Informática– Pág. 4

Curso sobre PPP – Valor do Salário-Família – Pág. 4

Acidentes do Acidentes do trabalho matam!trabalho matam!

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº 529 – MAIO/2011

A Praça Cas-tro Alves foi o palco da come-moração do 1º de Maio, em Salvador, com a presença de mi-lhares de trabalhadores (as), lideranças sindicais e políticas, e atrações musicais e culturais. O ato foi organizado conjunta-mente pelas centrais sindicais CTB-BA, Força Sindical, UGT, Nova Central e CGTB, e contou também com a partici-pação da direção do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BA.

O presidente da CTB-BA, Adilson Araújo, ressaltou a importância da uni-dade para continuarmos na luta para

garantir direitos, mais empregos e me-lhores condições de trabalho, e avançar em direção a novas conquistas, como a redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salários.

E reconheceu que a mudança política proporcionou melhorias na condição de vida para o trabalhador, aumento real de salário e mais emprego. E alertou para a necessidade de gerar medidas efetivas para melhorar a vida do trabalhador no campo e na cidade.

O ato foi organizado

conjuntamente pela CTB-BA e

demais centrais

EDITORAL

Dois colegas

morreram no Villa

Privilege

Page 2: Acesse | direção do SINTRACOM-BA manifesta grande pesar e preo-cupação, com a quantidade alarmante de acidentes do traba-lho na construção. Em uma sema-na, oito vítimas: três

JORNAL DO SINTRACOM-BA –Nº 529 – MAIO/2011 – Publicação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA – Rua Visconde do Ouro Preto, 18 – Barroquinha – CEP 40.024-110 – Salvador – Bahia – Brasil – Tels: (71) 3496-6238 – Fax: (71) 3242-8496 – e-mail: [email protected] – Página na internet: www.sintracom.org.br – Delegacia de Alagoinhas: Rua Conselheiro Saraiva, nº 100 – Telefone:(75) 3422-5049 – Cep: 48.010-020 – Alagoinhas – BA – Email:

[email protected] ; Delegacia de Brumado: Rua Guilherme Dias, 275 – Tel.: (77) 3441-3025 – Brumado – Bahia; Delegacia de Guanambi - Rua Duque de Caxias, nº 92 – Centro – Guanambi – BA - Cep: 46.430-000 - Telefone (77) 3451-7271 – e-mail: [email protected]; Delegacia de Itaberaba – Rua Rio Branco, 33 – Centro Tel: (75) 3251-2843; Delegacia de Irecê – Rua Mateus Nunes Dourado, 104 – Coopirecê – CEP 44900-000 – Irecê-Ba - (74) 3641-3767 – Delegacia de Paulo Afonso: Rua Landulfo Alves, 13 – Centro – Tel.: (74) 3281-9146 – e-mail: [email protected] - Paulo Afonso – BA; Delegacia de Senhor do Bonfim: Rua Operário da Leste, 337 – Centro – Senhor do Bonfim – BA – Tel.: (74) 3541-3909 - Email: [email protected]; Delegacia de Valença - Rua Conselheiro Cunha, nº 23 - Centro – Valença - BA - Cep:45.400-000 – e-mail: [email protected] - Tel: (75) 8836-1540; Presidente: José Ribeiro; Diretor de Imprensa: Raimundo Brito – Tel: (71) 3496-6242; Jornalista responsável: Mery Bahia – Registro MTE 1274 –[email protected]; Estagiária: Aline Santana; Projeto Gráfico e Editoração Eletrônica: TPA Comunicação:Tel: (71) 3011-6025. Impresso na Gráfica do Sindicato. Edição fechada em 04/05/2011.

A construção civil é um dos se-tores onde mais ocorrem acidentes do trabalho. Até 1964, o trabalho na construção era considerado atividade perigosa. Esse direito foi retirado da categoria, mas há dois projetos de lei que pretendem resgatá-lo: PL nº 6075/05, do deputado Vicentinho (PT-SP), e PL nº 1246/03, do depu-tado Daniel Almeida (PCdoB-BA).

O SINTRACOM-BA está junto com a categoria na luta pelo reco-nhecimento por lei do trabalho na construção como atividade perigosa, com direito à aposentadoria especial.

Duas mortes na Villa PrivilegeNo dia 02/05, às 17h30, dois

operários da MCC Engenharia, José Marcos Conceição dos Santos, 45, pedreiro, e Sandro Nunes Santos, 29, ajudante comum, ambos nascidos em Salvador, foram mortos em acidente do trabalho, na obra Villa Privilege, da Syene Empreendimentos.

A cinta de lona que amarrava os ferros se partiu e estes despencaram de uma grua, na altura do 6º andar (cerca de 25 metros), atingindo três trabalhadores. O operário Carlos Henrique Santos Alves foi atendido no Hospital Geral do Estado e teve

fraturas na perna.Nesse acidente, houve falhas que

não poderiam ocorrer, analisa o pre-sidente do SINTRACOM-BA, José Ribeiro: a “lona” que amarrava os fer-ros é um material que se danifica com o tempo; além disso, a área onde a grua operava deveria estar isolada.

Colegas soterrados na Vila SerenaNo dia 03/05, em Trobogy, na

obra Residencial Vila Serena, da RCA Empreendimentos Imo-biliários, trabalhadores cava-vam uma valeta, quando a terra cedeu e soterrou os operários Adilson Lima Santos e Gabriel das Pombas, am-bos com 28 anos. Eles foram atendidos no Hospital Ernesto Simões.

Os ferros despencaram da grua

Page 3: Acesse | direção do SINTRACOM-BA manifesta grande pesar e preo-cupação, com a quantidade alarmante de acidentes do traba-lho na construção. Em uma sema-na, oito vítimas: três

Dia em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho

Em 28/04 foi celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, com a realização de uma palestra so-bre as “Mortes que aconteceram na obra do Le Parc”, no auditório da Fundacentro. Durante a programação, uma triste notícia: o eletricista de linha viva da empresa prestadora de serviços às concessionárias de energia, Eletec, Gilson da Silva Santos, 41 anos, natural de Tocantins e residente em Sergipe, sofreu uma descarga elétrica e mor-reu, ao meio dia, quando executava um serviço de linha viva, na Avenida Jorge Amado.

No dia 29, o acidente foi denunciado no semi-nário realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho, promovido pelo Forumat (Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho).

O Forumat na Bahia é composto pelo MPT, CTB, SINTRACOM-BA, FETRACOM-BA e ou-tras entidades sindicais.

Palestra relembra mortes no Le Parc.No destaque o acidente ocorrido em 2010,

com a morte de dois trabalhadores.

Dias seguidos: duas ocorrências no Bela VistaNo final da tarde de 03/05, quando

todos pensavam que o pesadelo tinha acabado, outra notícia ruim: na empresa JHSF, Horto Bela Vista (Cabula), o auxilar de almoxarife, Peterson Guedes de Je-sus, 31 anos, conferia o descarregamen-to de um caminhão de materiais, quando um pedaço de madeira despencou do 5° andar. O trabalhador foi atingido e caiu do caminhão. Foi socorrido pelo Samu e atendido no Hospital Roberto Santos, com lesões no rosto e fratura na clavícula.

No dia seguinte, diretores do SINTRACOM-BA seguiam para a obra e foram surpreendidos com a notícia de mais um acidente: às 10 horas, o aju-dante comum Márcio Almeida Lima, 23 anos, subia uma ladeira com um carro tipo prancha, quando o veículo escor-regou na lama e os blocos caíram sobre ele. O Samu prestou os primeiros socor-ros e levou o operário para o Hospital Ernesto Simões.

Mensagens de solidariedadeA direção do SINTRACOM-BA

recebeu e agradece as mensa-gens de solidariedade pela perda dos companheiros nos acidentes do trabalho. Dentre essas, a Nota Pública da CTB-BA, que expressa esse sentimento e cobra segurança para os trabalhadores (as) no meio ambiente do trabalho.

“Nós trabalhamos para viver, não para morrer”Todos juntos na luta pelo reconhecimento do trabalho na construção como atividade perigosa

Posse no Conselho Municipal da MulherNo dia 26/04, a diretora de Assuntos da Mulher, Maria Nery, tomou posse

no Conselho Municipal da Mulher, junto com mais 28 mulheres, na sala de reuniões do Palácio Thomé de Souza, em solenidade conduzida pelo Chefe da Casa Civil, João Leão.

Pela segunda vez Maria Nery é indicada para fazer parte do Conselho, que tem como objetivo fiscalizar ações de combate à violência contra a mulher, encaminhar denúncias de violação aos direitos das cidadãs como também dis-seminar entre a população feminina formas de aquisição de direitos.

Após a posse, a pedido de Maria Nery, João Leão visitou a sede do Conse-lho Municipal da Mulher, que fica localizado no 2º andar do edifício Oxumaré, e se comprometeu em reformar as instalações.Posse, no destaque Maria Nery

Page 4: Acesse | direção do SINTRACOM-BA manifesta grande pesar e preo-cupação, com a quantidade alarmante de acidentes do traba-lho na construção. Em uma sema-na, oito vítimas: três

Rádio PeãoVEJA AS LUTAS DO SEU SINDICATO

Le Parc: obra do terror e do desrespeitoHá mais de seis meses que a em-

presa Austrália vem demitindo traba-lhadores (as) no Condomínio Le Parc (Paralela) e leva até mais de três me-ses para recolher os encargos sociais e pagar a diferença de salários, dentre outros direitos.

A direção do SINTRACOM-BA já fez várias tentativas para regularizar a situação, junto à gerência e direção da empresa, mas eles dizem que o problema vem de São Paulo, embora os prejudicados são os trabalhadores (as) da Bahia, que desde janeiro aguardam a homologação e nada. Sem isso, não podem dar entrada no seguro desemprego, nem sacar o FGTS.

Desde sua implantação na Bahia, a Austrália desrespeita direitos trabalhis-tas: atrasa rescisões, fornece alimen-tação de má qualidade, falha na segu-rança e prevenção, atrasa cesta básica e, ainda por cima, contrata subemprei-teiros que agem da mesma forma.

O SINTRACOM-BA encaminhou ofício para a empresa exigindo a regu-larização imediata desses problemas e pagamento das rescisões.

E faz um alerta aos colegas que es-tão empregados: Vamos ser solidários com os companheiros demitidos, hoje, para amanhã não sermos vítimas da mesma prática.

Se a empresa não pagar, vamos ter que parar para acertar.

Inscrições para o 16º Campeonato

Continuam abertas as inscrições para o 16° Campeonato de Fute-bol de Campo dos Trabalhadores do SINTRACOM-BA. Para se inscrever o trabalhador deve fazer um ofício soli-citando a inscrição, informando nomes de dois representantes das equipes, com dois números de telefones fixos e dois de celular.

O documento pode ser enviado via fax (71) 3242-8496 ou entregue na sede do Sindicato, Rua Visconde de Ouro Preto, 18, Barroquinha.

Venha inscrever sua equipe!

Atualize seus conhecimentos. Novas turmas do Curso de Informática da Construção Ci-vil. Inscreva-se! Documentação necessária: úl-timo contrache-que, carteirinha de sócio do SINTRACOM-BA, RG e uma foto 3x4. As aulas acontecem na sala de Inclusão Digital do Sindicato, na Avenida Sete de Setembro, edf. Executivo, 5º andar, sala 515 (Ladeira de São Bento). Mais informações com Helon (71) 3321-1885

Novas turmas de Inclusão Digital

PPP - Nos dias 26 e 27/04, a FETRACOM-BA promoveu, no auditório do SINTRACOM-BA, o Curso sobre Perfil Profissiográfico Previdenciário, com dirigentes sin-dicais da capital e interior, dos sindi-catos filiados à Federação.

Assédio Moral Não!Em 19/04, na obra da Petran

(Parque da Cidade, Pituba), insatis-feito com a presença de diretores do SINTRACOM-BA, que apoiavam a para-lisação dos (as) operários (as) por causa da má qualidade da alimentação, o ge-rente geral do canteiro teve a infeliz idéia de dar lanche aos operários no lugar do almoço. Os diretores do Sindicato não concordaram e o gerente, com total desrespeito, jogou o dinheiro do almoço nos trabalhadores, dizendo: “Então vão comer num restaurante de luxo”.

Orientados pelo Sindicato, os (as) trabalhadores (as) não pegaram as notas no chão e estas foram recolhidas por um técnico de segurança da obra, que foi comprar o almoço dos operários.

Isso é assédio moral. E o SINTRACOM-BA não vai permitir esse tipo de prática abusiva. Os (as) traba-lhadores (as) merecem respeito!

Salário FamíliaDe acordo com a Portaria Interministerial MPS/MF nº 568, de 31 de

dezembro de 2010, o salário-família deve ser pago por cada filho de até 14 anos ou inválidos de qualquer idade, enteados ou tutelados. O valor do salário-família é de R$ 29,41 por filho, para quem ganha até R$ 573,58; para quem ganha de R$ 573,59 até R$ 862,11, o salário-família é de R$ 20,73 por filho.

Para receber o salário-família, a Previdência Social não exige tempo míni-mo de contribuição.