acese news - ano i - edição 02 - maio/junho

16
ANO 01 - EDIÇÃO 02 - ARACAJU/SE - MAIO/JUNHO - 2012 Tudo sobre o Setor Empresarial sergipano está aqui Prêmio MPE Brasil e SEBRAE Mulher de Negócios ACESE entregará documento para candidatos a prefeito Fórum Fisco e Contribuinte atinge seus objetivos A ACESE mantém agenda de eventos com temas relevantes para o setor empresarial As inscrições continuam abertas até 31 de agosto, com o objetivo de promover o aumento da produtividade nos setores Representantes da ACESE vão elaborar um documento com pauta de demandas do setor empresarial que serão entregues aos candidatos a prefeito de Aracaju. O documento terá como relator o empresário Luiz Eduardo de Magalhães. Após apresentar programação alusiva aos 140 anos ao governador Marcelo Déda representantes da ACESE visitam autoridades para apresentar as ações comemorativas e convidá-los a participar dos eventos O tema Sistema Público de escrituração digital - SPED despertou o amplo interesse de empresários e contadores Gestor do vale transporte, programação dos 140 anos e aspectos atuais das relações trabalhalistas foram os assuntos debatidos pelo empresários neste período _pg 16 _pg 6 _pg 5 _pg 8 _pg 12 Governador Marcelo Déda recebe comitiva da ACESE Foto: Marcelle Cristinne

Upload: inova-comunicacao

Post on 29-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ACESE News, tudo sobre o Setor Empresarial sergipano está aqui! Boletim informativo do setor empresarial de Sergipe elaborado pela Associação Comercial de Sergipe, Gestão 2011-2013, Presidente Alexandre Porto.

TRANSCRIPT

ANO 01 - EDIÇÃO 02 - ARACAJU/SE - MAIO/JUNHO - 2012

Tudo sobre o Setor Empresarial sergipano está aqui

Prêmio MPE Brasil e SEBRAE Mulher de Negócios

ACESE entregará documento para candidatos a prefeito

Fórum Fisco e Contribuinteatinge seus objetivos

A ACESE mantém agenda de eventos com temas relevantes para o setor empresarial

As inscrições continuam abertas até 31 de agosto, com o objetivo de promover o aumento da produtividade nos setores

Representantes da ACESE vão elaborar um documento com pauta de demandas do setor empresarial que serão entregues aos candidatos a prefeito de Aracaju. O documento terá como relator o empresário Luiz Eduardo de Magalhães.

Após apresentar programação alusiva aos 140 anos ao governador Marcelo Déda representantes da ACESE visitam autoridades para apresentar as ações comemorativas e convidá-los a participar dos eventos

O tema Sistema Público de escrituração digital - SPED despertou o amplo interesse de empresários e contadores

Gestor do vale transporte, programação dos 140 anos e aspectos atuais das relações trabalhalistas foram os assuntos debatidos pelo empresários neste período

_pg 16 _pg 6

_pg 5

_pg 8

_pg 12

Governador Marcelo Déda recebe comitiva da ACESEFoto: Marcelle Cristinne

ACESE entregará documento para candidatos a prefeito

2

MAIO/JUNHO 2012

Gestão 2011/2013

Presidente Alexandre Santana Porto; 1º vice-presidente Mauricio Vieira Sampaio Vasconcelos; 2º vice-presidente Marco Aurélio Pinheiro Tarquínio; 3º vice-presidente Mirian Nunes Carvalho; 4º vice-presidente Wladimir Alves Torres;5º vice-presidente Juliano César Faria Souto;6º vice-presidente Tiago Fonseca Teixeira.

Jornalista Responsável: Gilmara Almeida - MTB/SE 764 Agência: iNova C&M - (79) 2107.8553Direção de Arte/Produção Gráfi ca: iNova C&MImpressão: Sercore Artes Gráfi cas Tiragem: 1.000 exemplares

Endereço ACESE: Rua José do Prado Franco, 557 | Centro - Aracaju - SETel: (79) 3205-9767

Expediente

EPalavra do Presidente

Esse ano, nós que fazemos a ACESE vivemos um momento atípico, tendo em vista a comemoração

dos 140 anos da instituição de classe mais antiga do Estado. No último mês de maio iniciamos de forma mais intensa a nossa programação comemorativa, a qual apresentamos durante um dos nossos tradicionais almoços, quando reunimos mais de 250 associados, e de forma muito especial, conseguimos levar quase todos os ex-presidentes vivos da nossa centenária instituição. No mesmo dia, fomos recebidos em audiência especial com o Governador Marcelo Déda, que abriu espaço em sua atarefada agenda para nos receber.

A partir desse dia, iniciamos uma série de visitas a autoridades, apresentando a programação dos 140 anos e buscando maior aproximação com a ACESE. Nos últimos 30 dias, também fomos recebidos pelo vice-governador, Jackson Barreto, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Emanoel Nascimento, pelo Magnífico Reitor da UFS, Josué Passos Subrinho, pelo Secretário do Desenvolvimento Econômico, Saumíneo Nascimento e pela presidente do Banese, Vera Lúcia. Continuaremos nossas visitas a instituições públicas ao longo de todo o ano, mostrando o papel da ACESE no desenvolvimento econômico do Estado e destacando os 140 anos de existência dessa, que é a quinta Associação Comercial do país.

Além das visitas institucionais, a programação dos 140 anos será extensa e vocês poderão ler em detalhes neste boletim, que traz nesta edição, uma nova mudança de formato, ficando mais fácil a leitura e com um número de páginas maior. Mesmo com a intensidade das atividades comemorativas, continuamos cumprindo nossa agenda de discussão das demandas empresariais com a SEFAZ; continuamos atentos ao crescimento da arrecadação de impostos, que essa semana bateu mais de R$ 800 bilhões, 11 dias antes que no ano passado, e de olho nas eleições municipais deste ano, quando receberemos no mês de agosto, três dos cinco candidatos e apresentaremos sugestões e propostas. Também cobraremos compromisso daqueles que desejam governar nossa cidade.

Enfim, espero que todos apreciem a leitura desse nosso segundo boletim, que traz informações gerais, mas acima de tudo, é uma prestação de contas aos nossos associados daquilo que essa diretoria, sob minha liderança, tem feito em prol dos nossos associados e do desenvolvimento da atividade empresarial.

Boa leitura!

EDesde o dia 26 de maio, quando do registro

dos 140 anos da ACESE, diversos parlamentares sergipanos da esfera municipal e federal registraram a importância da data em suas respectivas bancadas. A centenária entidade recebeu monções de reconhecimento e homenagem do Senado Federal e outra da Câmara de Vereadores de Aracaju. A homenagem do Legislativo Municipal é de autoria do Vereador e presidente da casa, Emanuel Nascimento, de aplausos pelo trabalho realizado ao longo de quase um século e meio. Ele ressalta a importância da ACESE no fomento da economia sergipana. Ainda no âmbito municipal, a ACESE recebeu os parabéns da vereadora Miriam Ribeiro, que usou a tribuna da casa para homenagear a centenária entidade. Já a monção do Senado, foi uma indicação do senador sergipano Eduardo

Amorim, através do requerimento 524, que fez um discurso no dia 5 de junho, lembrando do papel da ACESE e da importância da entidade para o desenvolvimento econômico do Estado. Amorim solicitou à presidência do Senado o envio de votos de congratulações em nome do presidente Alexandre Porto.

Ainda no mês de junho, o Jornal da Câmara publicou nota sobre o discurso do deputado federal Laércio Oliveira em homenagem a ACESE. “Laércio Oliveira afirmou que a ACESE consolidou sua atuação como agente catalisador de ideias e de projetos em favor do desenvolvimento sergipano. A associação, segundo o parlamentar, esteve presente nos principais momentos da história de Sergipe e, em 1918, forneceu alimentos às vítimas de epidemia de gripe espanhola que assolou o estado”, informou a nota.

No mesmo período, o deputado federal André Moura também usou a tribuna da Câmara para homenagear a ACESE pela passagem dos 140 anos. André ressaltou o trabalho do atual presidente Alexandre Porto e a reputação da entidade, construída ao longo destes 140 anos. Moura enfatizou a capacidade conquistada pela ACESE de “agir com determinação, firmeza, independência em favor dos mais legítimos interesses dos associados que compõem o setor produtivo de Sergipe, fazendo a defesa sistemática da imagem do empresário como agente de transformação, cuja conduta deve estar sempre pautada na ética e na responsabilidade social”.

A Assembleia Legislativa também destacou a data e encaminhou documento de autoria dos deputados Goretti Reis, Adelson Barreto, Susana Azevedo, Conceição Vieira e Zé Franco parabenizando a ACESE pelas 14 décadas de trabalho. Tal documento foi subscrito pelos parlamentares Angélica Guimarães, Arnaldo Bispo, Garibalde Mendonça, Gilson Andrade, Gustinho Ribeiro.

Parlamentares parabenizam ACESE

por Gilmara Almeida

Alexandre Porto @APorto75 @APorto75

3

MAIO/JUNHO 2012

Com as ruas entupidas de carros, engarrafamentos gigantescos mesmo em cidades de médio porte e o transporte coletivo sempre deficiente, mobilidade urbana virou a temática da moda, sobretudo em véspera de eleição municipal, período onde se proliferam as mais falsas e inexequíveis promessas.

Que tal simplificar essa história, didaticamente? Então vamos ser cartesianos ao examinar o problema, buscando as suas causas e as possíveis soluções.

Nas economias desenvolvidas, e agora também nas emergentes, os carros sempre foram sonhos de consumo. Quanto mais acessíveis, mais consumidores se tornam felizes e exigentes proprietários de veículos. A primeira das exigências: quem tem carro quer ter o privilégio de andar em vias sem conviver com engarrafamentos e trânsito lento, daí exigir que as administrações públicas se virem para construir viadutos e novas vias, enlarguecer outras, enfim, gastar fortunas dos seus limitados orçamentos em obras cada vez mais complexas e caras.

Como esses setores da sociedade são influentes, terminam por pautar a mídia e os políticos, fazendo com que todos, como se papagaios fossem, fiquem a repetir pseudo-soluções sem se dar ao trabalho de se debruçar sobre sua efetividade.

Com a entrada em circulação de 3,5 milhões de novos veículos por ano nas cidades brasileiras, as “soluções” apresentadas para resolver o problema da mobilidade urbana equivalem a enxugar gelo: uma intervenção urbana ameniza o problema aqui, até que, pouco tempo depois, ele reaparece mais à frente.

Feita essa opção por tentar dar comodidade ao transporte individual, sacrificam-se os investimentos no transporte coletivo. No Brasil essa obtusidade é mais acentuada e eis o maior exemplo: a maior malha de metrô do país, em São Paulo, tem 74 km, enquanto Santiago do Chile, com menos da metade da população, tem 94 km. Basta dirigir um carro nas duas cidades para perceber o que significa essa diferença.

Para completar essa tragédia urbana, o lobby da indústria automobilística sempre consegue fazer com que o governo adote medidas que garantam suas vendas (sobretudo as recorrentes desonerações tributárias) sem, obviamente, afetar as abusivas margens de lucro (os carros mais caros do planeta proporcionam as maiores lucratividades). É fato que a carga tributária brasileira é estratosférica, mas reduzí-la para setores que abusam dos preços é prejudicar os potenciais beneficiários dos impostos, ou seja, a sociedade.

Há ainda outro agravante: a proliferação indiscriminada, e sob o olhar complascente dos órgãos de trânsito, de toda espécie de

veículos motorizados de duas rodas, pilotados por kamikazes que ajudam a infernizar o trânsito das cidades e a engordar as estatísticas de acidentes de trânsito.

Em resumo, o modelo que adotamos no Brasil não vai resolver, sequer minimizar, a problemática da mobilidade urbana. Pior, sem investimentos no transporte coletivo, restará o amargo remédio da adoção de medidas restritivas ao livre trânsito, como os já comuns pedágios urbanos adotados em algumas metrópoles do mundo.

E por fim, mas não menos importante, recomendo poupar seus ouvidos sempre que algum político oportunista apresentar proposta mirabolante para enfrentar o pré-colapso da mobilidade urbana nas cidades brasileiras.

*Jorge Santana é engenheiro

e foi secretário de Estado do

Desenvolvimento Econômico, da

Ciência e Tecnologia e do Turismo

em Sergipe

Com a entrada em circulação de 3,5 milhões de novos veículos por ano nas cidades brasileiras, as “soluções” apresentadas para resolver o problema equivalem a enxugar gelo

Mitos da mobilidade urbana

por Jorge Santana,foto Alfredo Moreira

4

MAIO/JUNHO 2012

O SEBRAE já confirmou apoio à ACESE para formação de uma missão empresarial sergipana que participará do 22º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil - CACB. Com o tema “Brasil de Resultados” o evento acontecerá em Belém nos dias 3,4 e 5 de setembro no hotel Hilton juntamente com o 11º Congresso da Federação das Associações das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Pará - Faciapa.

O SEBRAE vai subsidiar parte das despesas da viagem e a outra parte será de responsabilidade do associado. A CACB já confirmou a palestra do economista chefe de Políticas Sociais,

ACESE e SEBRAE organizam missão empresarial para o Congresso da CACB

O CJE-SE realizou no dia 25 de maio, com o apoio da ACESE o Dia da Liberdade dos Impostos e Respeito ao Contribuinte. A ação objetivou conscientizar a população da alta carga tributária que é paga até na hora da refeição. Quatro restaurantes, dois em Aracaju, um em Malhador e um em Itabaiana, fecharam parceria com o movimento e concederam descontos de 32% - valor referente aos impostos – nas refeições do dia. No Brasil, mais de 200 cidades realizaram a mesma ação simultaneamente.

Dia da liberdade dos Impostos e Respeito ao Contribuinte

por Gilmara Almeida

O CJE - Aracaju realizará no dia 31 de

agosto, das 14h às 20h, no Mercure Hotel, o

4º Encontro de Jovens Empreendedores, que

reunirá jovens empreendedores de todo o país.

O evento é mais uma atividade que integra

a programação comemorativa aos 140 anos

da ACESE. Antecedendo o Encontro, nos dias

29, 30 e 31 pela manhã, jovens empresários

de todo o país participam, em Aracaju, da

Assembléia Geral Ordinária da CONAJE – AGO.

4º ENCONTRO DE JOVENS EMPREENDEDORES

da Fundação Getúlio Vargas e responsável pelas pesquisas de inclusão social no Brasil, que

resultaram no levantamento sobre “A nova classe média”, Marcelo Neri.

O tema do encontro está relacionado à melhoria da capacidade competitiva do empreendedor, que impactaria no crescimento econômico do país. “A ideia não é esperar ações do governo, mas ajudá-lo a encontrar saídas para quem faz negócios. O Brasil pode progredir muito com menos tributos e mais flexibilidade na legislação trabalhista”, explicou o presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli, que conduziu a reunião da diretoria na manhã de hoje.

Durante o congresso, que tem público previsto de mil pessoas, haverá espaço para

discussões dos projetos da CACB, como o Empreender, a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), Programa de Geração de Receitas e Serviços (Progerecs) e o Integra. Além disso, também está programada a realização do 1º Encontro Pan-Amazônico.

Além da reunião do Conselho Diretor da CACB, marcada para o dia 03 de setembro, às 15h, vai acontecer no Congresso, durante a manhã do dia 4, em eventos paralelos, o 10º Encontro Nacional do Empreender; o 7º Workshop de Mediação e Arbitragem – CBMAE; 9º Encontro Nacional de Mulheres Empresárias; o Encontro Progerecs para presidentes e executivos das Federações; o Encontro do Comércio Exterior e o Encontro do Integra.

Informações no www.cacb.org.br

*Com dados da ASCOM CACB

da Fundação Getúlio Vargas e discussões dos projetos da CACB, como o

5

MAIO/JUNHO 2012

Aproveitando os ensejos alusivos aos 140 anos da ACESE, a entidade empresarial vem defendendo a criação do Conselho da Mulher Empresaria, como forma de agrupar as mulheres empreendedoras e fortalecer ações vindas deste grupo, assim como ocorre com o Conselho de Jovens Empreendedores – CJE.

Visando aglutinar mulheres empresárias para integrar o Conselho, o presidente, Alexandre Porto, trouxe a Aracaju a presidente

Uma comissão da ACESE vai elaborar ao longo do mês de julho documento com pauta de sugestões para os candidatos à prefeitura de Aracaju. O documento terá como relator o empresário Luiz Eduardo de Magalhães e será entregue aos três primeiros candidatos indicados pelas pesquisas, que também serão convidados a participar de um almoço com

ACESE terá Conselho da Mulher Empresária

ACESE entregará documento para candidatos a prefeito

do Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina, Neiva Suzete Dreger Kieling, que palestrou para um grupo de 30 mulheres na tarde do dia 24 de maio.

O Conselho é sucesso em diversos estados do país e Neiva Kieling veio a Aracaju explicar o funcionamento da entidade em Santa Catarina, bem como o modelo aplicado nas ações que visam dinamizar o papel da mulher no mundo empresarial. O projeto conta com o apoio e trabalho da vice-diretora da ACESE Mirian Nunes, que já está formando comissão para criar o estatuto e fundar oficialmente o Conselho da Mulher empresária em Sergipe. Participe! Informações 3205-9767.

por Gilmara Almeida,

por Gilmara Almeida,

os associados no mês de agosto. Neste mês serão realizadas três edições do Almoço com Negócios, e com base no sorteio realizado pela diretoria da ACESE o candidato João Alves Filho será o convidado do Almoço do dia 10/08; Valadares Filho o do dia 17/08 e Almeida Lima do dia 31/08. Cada candidato poderá levar até dez convidados pessoais e terá 30 minutos para apresentar seu programa de governo. As perguntas serão feitas no papel por escrito e, serão apresentadas em bloco de três para o

palestrante, através de um mediador. O objetivo da ACESE é promover um momento de debate com os candidatos, onde os empresários poderão questionar sobre os projetos voltados para o desenvolvimento econômico da capital, bem como entregar o documento com as indicações de demandas do ponto de vista empresarial. Aquele associado que desejar sugerir algum item para o documento, deve enviar sugestão para comunicaçã[email protected]

6

MAIO/JUNHO 2012

O auditório Terra Caída do Centro de Convenções de Sergipe foi pequeno para o número de empresários e contabilistas que participaram, na tarde da última terça-feira, da segunda edição do Fórum Fisco e Contribuinte. Com tema “Fisco Eletrônico: Sistema Público de Escrituração Digital – SPED”, o Fórum tem como objetivo, promover a integração do Fisco estadual com empresários de todos os segmentos comerciais. O presidente da ACESE, Alexandre Porto, participou da abertura do Fórum e ressaltou que o evento é fruto de diálogo produtivo dos empresários com a SEFAZ, bem como a importância do

Bons resultados no Fórum Fiscoe Contribuinte

aprendizado sobre as inovações tecnológicas aplicadas para os empresários.

O Secretário Adjunto, Antônio Fernando Monteiro Marcelino, lembrou que as novas tecnologias trouxeram desafios para todos: empresários, contabilistas e até para as Fazendas. “Os estados e municípios tiveram que redobrar esforços, em material humano e recursos tecnológicos para acompanhar as exigências da união. Esse encontro é de grande importância para que possamos debater as dificuldades e os pontos onde é necessário melhorar para se adequar”, afirma.

Os temas das palestras foram: “Tecnologia da informação e relação fisco-contribuinte”, proferida pelo auditor da Sefaz Erivaldo Santos,

e “SPED Fiscal - Escrituração Fiscal Digital: Características e elementos”, ministrada pelo auditor Sávio Henrique Gomes. A programação também permitiu um espaço para debates, permitindo aos participantes o esclarecimento de dúvidas.

Nos dias 20 de junho e 04 de julho foram realizadas outras edições do Fórum com o mesmo tema, tendo em vista que muita gente não conseguiu se inscrever para o primeiro dia de apresentação e debate do tema. Além disso, a SEFAZ e as entidades empresariais estão se empenhando para realizar o mesmo Fórum em alguns municípios entre eles, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Itabaianina, Nossa Senhora das Dores, Propriá e Estância.

por Gilmara Almeida

Análises da FIES/UFS constataram, com base nos dados da Energisa, que houve crescimento no consumo de energia elétrica de 4,6%, na comparação entre abril de 2012 e o mesmo mês de 2011. O consumo de energia elétrica, em abril de 2012, no estado chegou a 194,6 Gigawatt-hora (Gwh), representando leve recuo de 1,7%, em relação ao mês anterior. Já o consumo industrial, somado aos consumidores livres, resultou em 86,8 Gwh, no mês analisado, sendo 5,2% menor quando confrontado com março. Comparando com o mesmo mês do ano anterior (abril/2011), o consumo apresentou elevação de 4,6%.

Balanço do consumo de energia elétrica em Sergipe

O total de energia consumido pelas residências e pelo comércio, no estado, atingiu 74,8 Gwh e 42,6 Gwh, respectivamente. Em relação ao mês anterior, o consumo residencial sofreu leve aumento de 0,5%, enquanto o consumo do comércio recuou 1,6%. Analisando a evolução anual, o consumo das residências e o consumo comercial se expandiram 3,6%, e 9,2%, respectivamente. No campo foram consumidos 11,2 Gwh, em abril, uma elevação de 72,3% na base de comparação anual. Em relação ao mês anterior, houve aumento de 10,9%.

Fonte: Energisa. Elaboração: NIE/FIES. *Sergipe Econômico

7

MAIO/JUNHO 2012

Nos meses de maio e junho aconteceram as reuniões mensais realizadas entre a SEFAZ e as entidades empresariais. Neste período foram discutidos diversos assuntos de interesse do setor. O Código de Defesa do Contribuinte, o SPED Fiscal e Nota da Gente estavam na pauta tendo a SEFAZ informado que está enviando avisos para as grandes empresas que não estão repassando as informações do Programa Nota da Gente a respeito da inaptidão para o programa, tendo em vista a falta de envio de informações mensais para o fisco.

A SEFAZ esclareceu ainda que o processo para substituição tributária de novos itens está em andamento e que neste segundo semestre brinquedos, papelaria e ferramentas também passarão pelo processo de substituição. Sobre as dúvidas que foram apresentadas pelo SINDPESE sobre o ATO COMTEP a superintendente Silvana Lima sugeriu que fosse agendada uma nova reunião apenas com o setor do fisco e com o Sindicato por se tratar de um tema mais específico, sendo que a reunião aconteceu a contento da categoria. “Estas reuniões são sempre muito produtivas, mas principalmente, estabelecem ações preventivas em relação aos empresários e o Fisco, no entanto, precisamos estar atentos aos prazos estabelecidos, principalmente do SPED Fiscal, uma vez que estes não serão novamente prorrogados”, afirma o presidente Alexandre Porto.

Em junho, durante a reunião foi feito um breve balanço do Programa Nota da Gente, dos resultados do Seminário sobre o SPED Fiscal, cuja avaliação é positiva e para atender à demanda foram realizadas mais duas edições do Fórum sobre o SPED Fiscal, no último dia 20/06 e 04/07. A pedido da ADAS e ASES a SEFAZ fará uma reavaliação da lista de itens contidos na cesta básica de Sergipe, tendo em vista a necessidade de incluir alguns produtos que integram essa lista em outros estados, bem como a retirada de produtos já não utilizados. As reuniões mensais na SEFAZ é resultado da iniciativa da ACESE e tem trazido bos resultados para todo setor empresarial.

por Gilmara Almeida

Empresários mantém agenda de reuniões coma SEFAZ

Reunião Sefaz Maio Reunião Sefaz Junho

A arrecadação de tributos e demais receitas federais em Sergipe apresentou crescimento nominal (a preços correntes) de 35,9%, no mês de abril, se comparado a março de 2012. A análise feita pelo Boletim Sergipe Econômico, em parceria com o Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Receita Federal do Brasil (RFB). Em abril, foram recolhidos R$ 184,9 milhões entre impostos, contribuições federais e demais receitas de âmbito federal, assinalando expansão (em termos nominais) de 14,2% sobre o mesmo mês de 2011.

Arrecadação Federal em Sergipe cresce 35,9%

O Supersimples, modalidade que reúne oito tributos em um único boleto e reduz em até 40% os impostos para micro e pequenas empresas, acaba de superar a marca de R$ 150 bilhões arrecadados.

Desde agosto de 2007, quando foi implantado em todo o País, já gerou R$ 151,7 bilhões, sendo R$ 27,5 bilhões em ICMS para os Estados, R$ 11 bilhões em ISS para os municípios e pouco mais de R$ 113 bilhões para a União.

“É um excelente exemplo de mini-reforma tributária. Empresários pagam alíquotas menores e, com o aumento da formalização, a arrecadação também cresce, ao contrário do que alguns setores temiam antes da implantação do Simples”, destaca Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

Supersimples atinge a marca de R$ 150 bilhões em arrecadação

Fonte: Isto É Dinheiro

Fonte: Isto É Dinheiro

por Guilherme Barros

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira o fim da multa extra de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos casos de demissão sem justa causa. A proposta ainda passará pelo plenário do Senado em regime de urgência e depois terá que ser avaliada pela Câmara dos Deputados.

A mudança na lei não afeta a multa de 40% que as empresas são obrigadas a pagar aos empregados nos casos de demissão, que faz parte da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e continuará sendo paga normalmente.

Os 10% extras foram criados em 2001 para reequilibrar as contas do Fundo depois que uma decisão judicial determinou a recomposição dos valores do FGTS, prejudicados pelos planos econômicos Verão e Collor I. Nesse período, as empresas precisavam pagar 50% do valor do fundo do trabalhador em caso de demissão, sendo 40% para o demitido e 10% para o Fundo.

De acordo com o relator do projeto, senador Romero Jucá (PMDB-RR), as contas do Fundo foram saneadas em 2012 e não há por que manter a multa extra. Nos últimos dois anos, os recursos extras pagos pelas empresas apenas excedem o que seria a arrecadação normal do Fundo e oneram as empresas.

Se aprovadaa lei, o final da cobrança extra só entra em vigor em 1º de junho de 2013.

CCJ do Senado aprova fim de multa extra do FGTS

8

MAIO/JUNHO 2012

8

Almoço destaca programação festiva pelos 140 anos da ACESE

dos três livros mais antigos; passeio ciclístico e distribuição de mudas de árvores e plantas. Confira a programação completa nesta edição do ACESE News e pelo www.acese.org.br

O almoço festivo contou com as presenças ilustres de dois ex-presidentes das décadas de 60 e 70: o SR. Antônio Prudente, que presidiu a entidade no biênio 1962/1964, e o Sr. Josias Passos, que no auge dos seus 98 anos, participa de todos os eventos da ACESE. Ele presidiu a entidade em dois mandatos que foram de 1975 a 1979. “Apesar de todos os dias ir à loja, já não costumo ir para eventos assim, mas meu filho ressaltou a importância vir. A ACESE é motivo de orgulho para todos nós que a presidimos”, comenta.

A 4ª edição do Almoço com Negócios promovido pela ACESE no dia 25 de maio teve um formato especial, tendo em vista as comemorações pelos 140 anos da entidade empresarial mais antiga do estado. Autoridades sergipanas, associados e a imprensa em geral, participaram do evento que abriu simbolicamente as comemorações alusivas às 14 décadas de trabalhos dedicados ao desenvolvimento econômico de Sergipe.

Após uma audiência especial com o governador e 11 dos 14 ex- presidentes vivos, o 45º líder da ACESE, Alexandre Porto e a comitiva seguiram para o Almoço, onde ele apresentou aos convidados a vasta programação alusiva aos 140 anos. Com cerca de 20 eventos especiais a programação comemorativa envolve atividades institucionais, culturais, históricas, esportivas, de responsabilidade social e ambientais.

Entre as atividades estão o 1º Forró da ACESE, que aconteceu no dia 30, na Casa de Forró Cariri; O Prêmio de Jornalismo ACESE 140 anos; a edição especial do Prêmio Líderes e Vencedores; a criação do Conselho da Mulher Empresária, o Selo dos Correios; o Cartão OI; o Livro contando a história da ACESE entre os anos 90 e os dias atuais, bem como, a reedição

Biênio 2011/2013Alexandre Porto

Biênio 2009/2011Sadi Gitz

Biênio 2005/2006Jorge Santana

Biênio 1999/2001Ancelmo de Oliveira

Biênios 1993/1997Manuel Prado

Biênios 1975/1979Josias Passos

Biênio 1962/1964Antonio Prudente

por Gilmara Almeidafotos Alfredo Moreira

9

MAIO/JUNHO 2012

PROGRAMAÇÃO FESTIVA DOS 140 ANOS DA ACESECALENDÁRIO DE ATIVIDADES – 2012

Diversos participantes do almoço se pronunciaram em relação ao importante papel da ACESE para a sociedade sergipana. O ex-governador e tradicional associado da ACESE, Albano Franco, lembrou momentos importantes da história da entidade e ressaltou o significativo resultado das ações empreendidas pela Associação, em favor dos empresários e da economia sergipana, parabenizando o presidente Alexandre Porto pela programação comemorativa.

O dia foi muito especial para todos que trabalham e dirigem a ACESE. O presidente Alexandre Porto ressaltou o quanto é prazeroso administrar uma entidade com tamanhas realizações, e como se sente honrado em dar sequencia aos trabalhos de homens como Jorge Santana, Ancelmo Oliveira, Manoel Prado e tantos outros. Alexandre agradeceu a sua equipe pelo empenho em realizar todas as demandas com colaboração e dedicação. “Para mim, que sou o mais jovem líder frente à ACESE, emotivo de muito orgulho e tamanha responsabilidade dirigir um período tão importante, de comemoração aos 140 anos. Esta é uma data histórica, e por isso traçamos um plano de comemoração tão abrangente”, afirma.

_ HISTÓRIA...

Fundada no dia 26 de maio de 1872, a partir da iniciativa de grandes homens, liderados pelo português Antônio Martins de Almeida. O movimento associativo no Brasil datava de 1811, quando foi fundada a Associação Comercial da Bahia, seguida de várias outras, estando Sergipe entre as 10 mais antigas do país. Na época, Aracaju tinha apenas 17 anos de fundada e possuía pouco mais de 5 mil habitantes e cerca de 50 casas comerciais. Desejavam os empresários redução de tributos, acesso a crédito e melhoria na infra estrutura ferroviária e portuária. Confira detalhes da história no www.acese.org.br

LOGOMARCA COMEMORATIVA

Criada especialmente para ser utilizada durante todo o ano para ressaltar os 140 anos da ACESE.

BOLETIM IMPRESSO ACESE NEWS Publicação impressa bimestral que tem como finalidade levar aos associados notícias locais e nacionais de interesse comum.

NOVO SITE DA ACESEEstá em fase de elaboração e deverá ser lançado entre os meses de julho e agosto, com a finalidade de se modernizar e gerar maior interatividade com o associado.

SELO DOS CORREIOS

Os Correios lançarão um selo especial em homenagem ao 140 anos da mais antiga entidade empresarial sergipana no mês de novembro.

CARTÃO TELEFÔNICO OIA grande parceira OI, lançará no mês de Julho um Cartão especial com a Imagem do octogenário prédio da ACESE, em homenagem aos 140 anos.

CONSELHO DA MULHER EMPRESÁRIA – CMEA ACESE reuniu mulheres empresárias para incentivar a criação do Conselho da Mulher Empresária em Aracaju com a participação da presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina, Neiva Suzete Dreger Kieling.

CONSELHO DE JOVENS EMPREENDEDORES

A ACESE apoia as ações do CJE-SE. Este ano, destaque para Dia da Liberdade de Impostos, Reunião Ordinária - R.O, Feirão do Imposto e Semana Global do Empreendedorismo.

PROGRAMA TERRA SERIGY A Edição do programa global Terra Serigy, exibido no dia 02 de junho, homenageou a ACESE contando a história da entidade empresarial nestes 140 anos.

ORGANIZAÇÃO, DIGITALIZAÇÃO E EXPOSIÇÃO DO ACERVO DE FOTOS E DOCUMENTOS DA ACESEVisando preservar a história da ACESE, todo o acervo de fotos e documentos será digitalizado.Livro em homenagem aos 140 anos da ACESEReedição das três edições da história da ACESE e lançamento de um novo livro relatando os fatos no período da década de 1990 até os dias atuais.

ÁLBUM MEMÓRIAS DE ARACAJU

Apoio à publicação do fotografo José Expedito de Souza, que conta a história fotográfica de Aracaju, imagens de ontem e de hoje.

PINTURA E ILUMINAÇÃO DO PRÉDIO DA ACESESerá feita pintura de todo o prédio e sua fachada com previsão de abertura para visitação no dia 30 de outubro.

CAMPANHA SÓCIO AMIGO

Realização de campanha entre os associados com sorteio de prêmios como incentivo para aqueles que apresentarem novos sócios para a entidade.

PRÊMIO DE JORNALISMO ACESE 140 ANOS A ACESE vai premiar três categorias: Impresso, Eletrônico Televisivo e Eletrônico via Internet. O tema do Prêmio é “O papel da ACESE para o desenvolvimento econômico de Sergipe”.

CONCURSO DE DECORAÇÃO NATALINA Em parceria com a TV Sergipe, será realizado um concurso de decoração natalina entre empresas e condomínios.

SEMANA DE APRESENTAÇÕES NATALINAS Promoverá em parceria com diversas entidades e com a Prefeitura de Aracaju, uma semana de apresentações natalinas com corais aracajuanos.

CAMPANHA PARA DOAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS Visa arrecadar entre os associados, instrumentos musicais que serão doados ao Instituto Canarinhos.

DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES E PLANTAS

Em eventos alusivos aos 140 anos serão distribuídas mudas de árvores e plantas para contribuir com a preservação ambiental. ALMOÇO COM NEGÓCIOS O tradicional encontro dos empresários o Almoço com Empresários foi remodelado e fundido com o Café com Negócios, passando a ser denominado Almoço com Negócios.

REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CACBAcontecerá em Aracaju reunião da CACB, trazendo à capital sergipana presidentes das Federações Empresariais e Comerciais de todo o país.

1º FORRÓ ACESE De forma inédita a ACESE realizou no dia 30 de maio, na Casa de Forró Cariri, com a animação da Banda Forrozão Catolé, o 1º forró da ACESE.

PRÊMIO LÍDERES E VENCEDORES Realizado a cada dois anos, de modo especial homenageará os ex-presidentes da ACESE. Um reconhecimento público ao trabalho voluntário desenvolvido junto à entidade.

PASSEIO CICLÍSTICO Com apoio da TV Sergipe será realizado no mês de setembro, o Passeio Ciclístico da ACESE.

FESTA COMEMORATIVA DOS 140 ANOS DA ACESESerá realizada no mês de Novembro, com local a ser definido. Este será o momento culminante das comemorações.

10

MAIO/JUNHO 2012

Empresários e associados ACESE participaram ativamente do debate com o superintendente do Setransp José Carlos Amâncio sobre a ‘Gestão do Vale Transporte nas Empresas’, realizado no dia, 11 de maio, durante a terceira edição do almoço com Negócios. As principais dúvidas dos empresários foram direcionadas para direitos e deveres atrelados à gestão do vale, que tem como finalidade garantir o direito do colaborador de ir e vir para o trabalho.

Em Aracaju, atualmente existem 160 mil cartões de Vale-transporte que geram em torno de quatro milhões de transações mensalmente. Já o cartão estudantil tem o registro de cerca 70 mil emitidos só em Aracaju. Segundo José Amâncio, o sistema de transporte público passou por uma fase de adaptação com a digitalização do sistema no período de 2007 e 2008. “Esse processo representa um grande avanço no setor, inclusive para estudantes,

Gestão do Vale Transporte é apresentada para empresários

idosos, portadores de deficiência e servidores da Guarda Municipal, Bombeiros, Polícias Militar e Civil que passaram a ser identificados pelo sistema através da impressão digital”, lembra.

A lei estabelece que o vale transporte deve ser utilizado apenas para ir e vir de suas atividades laborais, dando ao empregador o direito de demitir por justa causa, em caso de má utilização do mesmo. O atual sistema permite que empregador e empregado tenham controle via internet de toda movimentação do cartão, inclusive as linhas utilizadas e o número de passagens pagas diariamente. “O Sistema Automático de Bilhetagem Eletrônica – SABE – no Transporte Coletivo por Ônibus, é muito importante para a gestão dos serviços, atendendo à necessidade de ter informações rápidas e confiáveis sobre a operação do sistema, com vistas à diminuição de evasão de receitas”, esclarece Amâncio.

Após a implantação do novo sistema, quando o vale deixou de ser de papel e passou

a ser digital, segundo o superintendente, a redução da venda irregular foi de 25%. Ele assegura que essas pessoas passaram a pagar a passagem com dinheiro, e que não houve perdas para o sistema. A expectativa de José Amâncio é de que a partir de 2013, todos os usuários do sistema tenham o cartão Mais Aracaju, ou seja, mesmo quem utiliza o ônibus eventualmente, terá que ter o cartão. Com isso, eles esperam reduzir ainda mais o número de assaltos registrados nos ônibus da capital.

Para o presidente da ACESE, Alexandre Porto, a palestra foi de fundamental importância para esclarecer aos empresários sobre direitos e deveres do empregador e do empregado, no que diz respeito ao uso do vale. “Mais uma vez a ACESE cumpre seu papel institucional de trazer a debate um tema importante e que enriqueça o conhecimento dos nossos associados. Em um ano especial, em que completa 140 anos, estamos ainda mais atentos aos assuntos atuais e que interessam aos empresários”, ressalta.

por Gilmara Almeidafotos Alfreto Moreira

11

MAIO/JUNHO 2012

Mais de 200 empresários associados compareceram à 5ª edição do Almoço com Negócios, realizada no dia 06 de julho, no Mercure Hotel Aracaju. Mantendo a missão de promover debates atuais e de interesse dos empresários, esta última edição do almoço apresentou aos participantes os ‘Aspectos Atuais das Relações Trabalhistas’, através da palestra do advogado e ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho – TST -, Dr. Simpliciano Fontes.

O palestrante ressaltou em sua palestra diversos pontos de destaque da consolidação das Leis do Trabalho – CLT – ressaltando princípios legais de direito, bem como algumas dificuldades encontradas na década de 80 para cumprir certos direitos, tendo em vista o fato de que a interpretação da Lei era restritiva.

Entre os princípios das leis trabalhistas o palestrante ressaltou o objetivo de fazer

garantir aos trabalhadores a cidadania e a dignidade da pessoa humana. Segundo Simpliciano Fontes, ao longo dos anos se observaram mudanças e avanços qualitativos na Justiça e no direito trabalhista. Ele chama a atenção para a necessidade do empregador acompanhar a visão mais plural que tem sido discutida em todo o país.

“É muito bom ter uma oportunidade como essa de tratar destes aspectos trabalhistas com os empresários, e o nosso objetivo aqui

Aspectos atuais das relações trabalhistas por Gilmara Almeidafotos Alfreto Moreira

é trazer uma nova visão relativa ao direito do trabalho, a qual está em debate em todo pais, de forma mais plural em todos os setores empresariais”, afirma o palestrante que também falou sobre assédio moral, dano moral não decorrente do assédio, terceirização, o trabalho escravo e o ponto eletrônico.

Na avaliação do empresário, Lúcio Flávio, a participação nesta edição do almoço foi enriquecedora. “O que a gente leva, é a sensibilidade e o cuidado que precisamos ter com nossa equipe de trabalho. A palestra nos trouxe muitos alertas, uma visão que muitas vezes não teríamos se não tivéssemos ouvido de uma pessoa tão experiente no setor. Excelente palestra que nos trouxe esclarecimentos”, afirma

Diversos associados aprovei taram a oportunidade para tirar dúvidas sobre direitos e deveres dos trabalhadores. O

presidente da ACESE, Alexandre Porto, ressaltou a importância de trazer a debate assuntos como esse, que é de grande relevância para que o empresário possa conhecer a forma de se prevenir e agir com seus

colaboradores. “Uma palestra esclarecedora, de um sergipano de grande relevância nacional, aspectos que muito nos orientou e nos atualizou acerca do tema”, ponderou Porto, ao agradecer os esclarecimentos do Dr. Simpliciano. Ele também destacou a necessidade dos empregadores terem consciência da Lei, para que haja meios de se encontrar um ponto de equilíbrio para o cumprimento dos deveres dos empresários enquanto empregadores.

É muito bom ter uma oportunidade como essa de tratar destes aspectos trabalhistas com os empresários...

12

MAIO/JUNHO 2012

Na manhã do dia 25 de maio, o governador Marcelo Déda recebeu em audiência especial o presidente da ACESE, Alexandre Porto, acompanhado de 11 dos 14 ex-presidentes vivos da ACESE. Ao todo, a mais antiga entidade empresarial sergipana já contou com a administração de 45 presidentes, contando com o atual, e mais jovem líder a assumir a entidade.

A reunião extraordinária se deu pela passagem dos 140 anos da ACESE, registrada no sábado, 26, durante a qual Marcelo Déda ressaltou a importância da entidade na história empresarial e econômica de Sergipe. “É uma honra receber uma comitiva formada por homens de tamanha grandeza e importância na história da economia do nosso estado, a exemplo do senhor Josias Passos do qual eu ouço falar desde criança”, declarou.

Durante a audiência realizada no Palácio de Veraneio, o presidente da ACESE apresentou ao governador a programação comemorativa pelas 14 décadas, ressaltando ações culturais, esportivas, históricas, ambientais e de preservação da memória da entidade. Na oportunidade, o

Diretoria e ex-presidentes da ACESE visitam autoridades sergipanase apresentam programação dos 140 anos

ex-presidente Jorge Santana pediu apoio a Déda para a edição de um livro contando a história da ACESE, que abrangerá a década de 90 até os dias atuais, uma vez que três edições antigas relatam a história até este período – sendo que estas serão reeditadas -, bem como apoio para pintura e iluminação do octogenário prédio onde funciona a Associação, ao que o governador de pronto respondeu positivamente. “Eu e o Governo estamos à disposição para tudo o que estiver ao nosso alcance. É um orgulho associar a marca do Governo às comemorações de uma data de tamanha importância”, enfatizou.

Na oportunidade, o governador, em seu nome da primeira dama Eliane Aquino, convidou todos os ex-presidentes e suas esposas para um jantar no Palácio de Veraneio, em comemoração aos 140 anos da ACESE. “É um orgulho presidir uma entidade com tamanha credibilidade e importância econômica para o Estado. As palavras do governador Marcelo Déda nesta manhã, nos deixam ainda mais orgulhosos e enaltecidos por tal reconhecimento”, afirma Porto.

Foto: Marcelle Cristinne

Foto: Marcelle Cristinne Foto: Marcelle Cristinne

Foto: Marcelle Cristinne

O presidente da ACESE, Alexandre Porto, acompanhado de uma comitiva formada por ex-presidentes e membros da atual diretoria visitou o presidente da Câmara Municipal de Aracaju,

Emanuel Nascimento destaca a importância da ACESE

Governador Marcelo Déda garante apoio

Foto: Eribaldo Martins

Emanuel Nascimento, na manhã do dia 3 de julho. A visita de cortesia foi para apresentar ao vereador da capital – que já encaminhou uma monção parabenizando a entidade empresarial – a programação alusiva aos 140 anos, bem como, para convidá-lo a participar dos eventos. Emanuel destacou a importância da ACESE para a capital sergipana.

Durante o encontro, que contou com a presença do vereador Ivaldo José, os representantes da ACESE falaram da importância da entidade e do seu papel no desenvolvimento econômico do estado. As dificuldades de estacionamento no centro de Aracaju, e a necessidade de incentivo para que o setor privado invista em estacionamentos particulares também foi assunto citado.

Alexandre Porto, Dilermando Júnior, Mirian Nunes, Manuel Prado, José Moura Filho, Fernando Carvalho e Ancelmo Oliveira reforçaram o agradecimento pela homenagem feita por Emanuel Nascimento pelo aniversário da entidade, bem como o convite para que ele e os vereadores participem dos eventos comemorativos.

13

MAIO/JUNHO 2012

Diretoria e ex-presidentes da ACESE visitam autoridades sergipanase apresentam programação dos 140 anos

por Gilmara Almeida

O presidente da ACESE, Alexandre Porto, acompanhado dos vice-presidentes Mirian Nunes e Wladmir Torres, e dos membros do Conselho Superior Sadi Gitz, Fernando Carvalho, Ancelmo Oliveira e Manuel Prado Vasconcelos visitaram no dia 12 de junho, o vice-governador Jackson Barreto. Em um momento de descontração a comitiva da ACESE apresentou ao anfitrião a programação alusiva aos 140 anos. Da entidade que é a mais antiga representação associativista em Sergipe, e está entre as dez primeiras do país.

A vasta história da centenária entidade despertou a curiosidade de Jackson Barreto, que se surpreendeu ao conhecer detalhes da história do período em que a ACESE foi criada: Aracaju tinha apenas 17 anos e não tinha mais que cinco mil habitantes. “Todo processo de desenvolvimento da nossa cidade se deu através da atividade comercial. A base de sustentação da capital de São Cristóvão para Aracaju foi a economia, facilitando o embarque e desembarque dos produtos da província. Então, a ACESE é uma entidade que prestou, ao longo dos anos, muito serviço ao povo sergipano. Vocês estão no papel correto de buscar as autoridades para que participem do evento”, declarou o vice-governador.

História da ACESE desperta a curiosidade de Jackson Barreto

*Com informações da ASN

No dia 30 de junho o presidente da ACESE, Alexandre Porto, acompanhado dos diretores Mirian Nunes, Tiago Teixeira, Maurício Vasconcelos, Marco Pinheiro e wladimir Torres visitaram o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia – SEDETEC – Saumíneo Nascimento. A visita teve como pauta principal, dar as boas vindas ao secretário e desejar boa sorte frente a esta pasta, além de outros assuntos de interesse da classe empresarial.

Na oportunidade, a comitiva solicitou ações de fortalecimento e continuidade às reuniões do Conselho do Desenvolvimento do Comércio – CDC -, para o qual Saumíneo defende uma “pauta propositiva e objetiva, que traga resultados concretos ao setor”. Também foi solicitado ao secretário, uma maior ênfase da SEDETEC em relação a ações direcionadas para os setores do comércio e de serviço.

A criação do Código de Defesa do Contribuinte - que nacionalmente é um projeto do deputado federal Laércio

Saumíneo Nascimento é convidado a participar das comemorações

Jackson se disponibilizou para apoiar e contribuir com o lançamento e reedição dos livros que contam a história da ACESE e se comprometeu em participar da ampla programação que compõe as comemorações alusivas aos 140 anos e que se estendem até dezembro. O presidente da Acese fez questão de formalizar o convite ao vice-governador para que ele faça parte dos eventos que acontecerão no segundo semestre.

Na oportunidade Alexandre Porto apresentou ao vice-governador os pleitos solicitados ao governador Marcelo Déda no dia 25 de maio, no Palácio de Veraneio. “Além da republicação dos livros que contam a história da ACESE, também pedimos o apoio do Instituto Banese na revitalização do prédio onde funciona a Acese, localizado na rua José do Prado Franco. Com 85 anos de construído, o casarão é um dos mais belos prédios da capital sergipana”, relatou o presidente da Associação, Alexandre Porto. Que também na oportunidade também agradeceu ao vice-governador pela disponibilidade em atender a instituição.

Oliveira, e em Sergipe, o deputado Zeca da Silva está comprometido em apresentar o projeto - também esteve entre os assuntos tratados na reunião, assim como a retomada dos debates das Comissões Temáticas do Fórum das MPE’s, cujo calendário foi cancelado para reorganização de datas.

A comitiva aproveitou a oportunidade para convidar Saumíneo a participar das comemorações dos 140 anos da ACESE, bem como, para ser um dos palestrantes do Almoço com Negócios no segundo semestre.

...defendo uma pauta propositiva e objetiva, que traga resultados concretos ao setor.

14

MAIO/JUNHO 2012

Alegria e muita dança no salão foram as marcas do 1º Forró da ACESE, realizado no dia 30 de maio, na Casa de Forró Cariri. De forma pioneira a ACESE promoveu para seus associados, mais um encontro festivo que integra o calendário alusivo aos 140 anos da mais antiga entidade associativsita do estado. O sucesso do evento deixa a certeza de que a iniciativa foi positiva e a expectativa de que em

2013, o clima de forró voltará a proporcionar mais encontros entre os associados.

Mais de 300 pessoas entre associados, colaboradores, convidados e parceiros marcaram presença e fizeram da noite um momento familiar. Embalados pelos ritmos nordestinos que foram do xote ao tradicional forró pé de serra, todos dançaram no embalo da animação da banda Forrozão Catolé. “O forró faz parte da nossa vida. A ACESE está de parabéns pela iniciativa. Muitas entidades já fazem seu forró e nós associados da ACESE merecíamos esse presente. Estão de parabéns, foi ótimo. Ano que vem queremos mais”, afirma a associada Ester Oliveira.

Com tanta animação, em um ambiente familiar, foi difícil ficar parado. O salão, sempre repleto de casais de todas as idades, confirmava o sucesso da iniciativa. “A diretoria

está de parabéns por inovar e realizar um calendário festivo para este ano, que é especial, já que a ACESE completa 140 anos. O ambiente é muito agradável e a alegria do forró contagia. Aprovada a iniciativa”, avalia o membro do Conselho Deliberativo da ACESE Willian Alves.

A noite foi curta para a alegria e energia de quem estava na festa. O aconchego do

salão do Restaurante e Casa de Forró Cariri e o clima festivo da época foram o complemento especial para a alegria dos convidados da

noite. “Sempre planejamos fazer um forró para o nosso associado. Este ano, aproveitando o ensejo dos 140 anos, colocamos nossos planos em prática e foi ótimo. O evento foi aprovado por todos e nosso associado compareceu e trouxe sua família. Isso é o mais importante”, opina a executiva da ACESE Jacqueline Lima.

Para o presidente da ACESE, Alexandre Porto, a iniciativa promoveu um momento de encontro descontraído e bastante familiar, além de ser uma ação de preservação das nossas culturas nordestinas. “O forró faz parte da nossa vida, e este é um momento de muita alegria por promovermos para o nosso associado uma festa como esta. É mais uma comemoração pelos 140 anos da ACESE e temos a certeza que diante do sucesso do forró desta noite, em 2013, nos econtraremos em mais uma noite como esta”, enfatiza.

Descontração e muita animação marcam o1º Forró da ACESE

14

por Gilmara Almeidafotos Alfredo Moreira

Sempre planejamos fazer um forró para o nosso associado...

15

MAIO/JUNHO 2012

O memorialista, economista e fotógrafo José Expedito Souza, lançou no dia 04 de julho, na Sociedade Semear, o livro intitulado ‘Memórias de Aracaju’, que tem como conteúdo um acervo fotográfico da cidade de Aracaju da década de 1970 até os dias atuais. A obra conta ainda com um texto do saudoso e imortal Luiz Antônio Barreto. A obra contou com o apoio da ACESE.

O álbum retrata a Aracaju de 40 anos atrás, mostrando o ontem e o hoje da capital sergipana, bem como, o processo de evolução urbana e arquitetônica da cidade. O livro subdivide a cidade e a identifica em partes: avenidas e ruas, bodegas e outros negócios e residências, retratando a través de imagens as modificações sofridas ao longo dos anos.

Através do olhar poético e saudosista do memorialista o álbum traz 340 imagens que relembram o passado e levam a uma análise das mudanças realizadas ao longo dos anos e que muitas vezes, passam desapercebidas aos nossos olhares apressados. “O álbum Memórias de Aracaju ativa a minha memória afetiva, trazendo de volta as imagens das areias brancas e finas das dunas que adornam

Terra Serigy conta história da ACESE

ACESE apoia lançamento de obra ‘Memórias de Aracaju’

No dia 2 de junho, a TV Sergipe exibiu em seu programa semanal Terra Serigy a história dos 140 anos da ACESE. Com entrevistas realizadas com alguns dos ex-presidentes e empresários sergipanos que representaram a Associação em períodos de destaque da sua trajetória, associados, parceiros e amigos puderam lembrar detalhes marcantes. O programa feito pelos repórteres Vítor Belém e Thiale Acrux, e pela competente equipe da TV Sergipe, está lindo e enriqueceu nosso conhecimento sobre a história da mais antiga entidade empresarial de Sergipe. Se você não viu, ainda pode assistir ao vídeo pelo site da TV Sergipe http://g1.globo.com/se/sergipe/

por Gilmara Almeida

*Com informações do SESC-SE e do G1 Sergipe

a cidade, dos bondes, das marinetes, as palmeiras centenárias da antiga Rua de Simão Dias, o jogo de bola na Praça da Bandeira e na Baixa Fria, que adentram através da minha retina de menino curioso, vindo do interior, e que dormitam no meu cérebro, retornam mais amiúde a cada dia e estão a povoar cada vez mais as minhas lembranças”, afirma Expedito.

A obra é a realização de um sonho de longas datas, planejado e desenhado há quase 40 anos, e muito se ouviu falar deste sonho na época em que seu autor fazia parte do quadro de colaboradores da ACESE. Ao relembrar a evolução do sonho até a sua realização, Expedito afirma que “uma simples foto tem o poder de imortalizar uma época e contar para as gerações futuras a sua importância, atestando, que a memória e a fotografia estão interligadas de forma única”.

Continuam abertas até 31 de agosto as inscrições para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) 2012. O objetivo do evento é reconhecer as experiências que promovem o aumento da produtividade nos negócios por meio da disseminação de conceitos e técnicas de gestão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos pontos de atendimento do Sebrae no estado ou pelo site www.premiompe.sebrae.com.br.

O prêmio é promovido pelo Sebrae Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).A premiação é concedida nas categorias indústria, comércio, agronegócio, serviços de turismo, serviços de TI, serviços de saúde, serviços de educação e outros serviços. Podem

Ao efetuar a inscrição, os candidatos preenchem um questionário de autoavaliação tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade, composto por uma parte obrigatória e três opcionais. Os documentos são avaliados pela comissão técnica estadual, que selecionará as empresas que serão classificadas para uma visita com base nas respostas do questionário, nas informações adicionais e nos resultados da empresa.

Após a visita, a comissão analisará os relatórios dos avaliadores e selecionará os finalistas. Dentre estes, uma banca de juízes determinará os vencedores da etapa estadual. Os premiados passam a ser reconhecidos como exemplos de gestão alinhados aos princípios da excelência mundial, além de ter o direito de

As empreendedoras que possuem uma trajetória profissional que possa servir de exemplo para outras mulheres podem se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto nos pontos de atendimento do Sebrae ou pela internet, no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br.

O prêmio é dividido em três categorias: proprietárias de micro ou pequenas empresas; empreendedoras individuais e membros de grupos de produção formais (cooperativas e associações). A seleção é feita por meio de etapas estadual e nacional. Para concorrer, a empreendedora precisa apenas contar a sua história de mulher empreendedora.

As vencedoras terão seus exemplos contados em todo o país em forma de cursos, livro e vídeo, além de receberem como prêmios cursos do Sebrae e viagem para participação em evento de reconhecimento e de um seminário a ser realizado em Brasília. A vencedora da etapa nacional receberá ainda uma viagem de capacitação para o exterior de até oito dias de duração.

Em Sergipe, quem venceu a fase estadual da edição de 2011 do prêmio foi a empreendedora Edilene de Oliveira Silva na categoria proprietária de micro ou pequena empresa. Ousadia e determinação foram essenciais para que abrisse seu próprio negócio, a empresa Propriá Madeiras.

O Prêmio Mulher de Negócios é uma realização Sebrae, Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais, Fundação Nacional de Qualidade e Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal. Informações pelo telefone (79) 2106-7734 e e-mail [email protected]

Prêmios MPE Brasil e Sebrae Mulher de Negócios estão com inscrições abertas

Diagnóstico

Mulher de Negóciosparticipar da disputa as micro e pequenas empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões e com pelo menos um ano fiscal.

As empresas inscritas poderão também optar por se candidatar ao ‘Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social’, que considera a atuação daquelas que tenham ações voltadas à preservação do meio ambiente, desenvolvimento das comunidades em que atuam e relacionamento com clientes, fornecedores e investidores. Outra opção é disputa pelo ‘Destaque em Inovação’, dedicado aos empreendimentos promotores de um ambiente capaz de estimular a inovação de seus produtos, serviços, processos ou modelo de gestão.

utilizar a marca MPE Brasil na comunicação de suas atividades.

Os vencedores estaduais disputam a etapa nacional, participam do evento de reconhecimento e de um seminário a ser realizado em Brasília no primeiro trimestre de 2013. “ Para os participantes, a disputa é uma excelente oportunidade para avaliar o seu posicionamento no mercado, além de garantir uma consultoria especializada. Todos os inscritos recebem um relatório informando os pontos positivos e as oportunidades para melhorar, o que garante uma chance de potencializar os negócios”, explica o gestor estadual do prêmio, Adeilson Leite. Informações na Unidade de Gestão Estratégica do SEBRAE Sergipe pelo telefone (79) 2106-7734 e e-mail [email protected]

por Wellington Amarantefoto Alfredo Moreira