planalto beirão news: boletim 45 - abril | maio | junho 2013

8
NEWS BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO BEIRÃO Abril I Maio I Junho 2013 Nº 45

Upload: associacao-de-municipios-da-regiao-do-planalto-beirao

Post on 28-Oct-2015

359 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO BEIRÃOVale da Margunda | Borralhal3465-013 Barreiro de BesteirosTel. 232 870 020 | Fax 232 870 021email: [email protected]: www.amr-planaltobeirao.ptFICHA TÉCNICAEdição:Associação de Municípiosda Região do Planalto BeirãoDirecção:António de Figueiredo PereiraRedacção:Luis AbrantesJosé PortelaConcepção e Produção Gráfica:Alínea SeguinteTiragem:1000 exemplares

TRANSCRIPT

Page 1: Planalto Beirão News: Boletim 45 - Abril | Maio | Junho 2013

NE

WS

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO BEIRÃO

Abril I Maio I Junho 2013 Nº 45

Page 2: Planalto Beirão News: Boletim 45 - Abril | Maio | Junho 2013

44º número da RevistaPlanalto Beirão News

Janeiro I Fevereiro I Março 2013

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOSDA REGIÃO DO PLANALTO BEIRÃO

Vale da Margunda | Borralhal3465-013 Barreiro de Besteiros

Tel. 232 870 020 | Fax 232 870 021email: [email protected]: www.amr-planaltobeirao.pt

FICHA TÉCNICA

Edição:Associação de Municípiosda Região do Planalto Beirão

Direcção:António de Figueiredo Pereira

Redacção:Luis AbrantesJosé Portela

Concepção e Produção Gráfica:Alínea Seguinte

Tiragem:1000 exemplares

Nota de Abertura

Com a chegada dos meses de Verão, regista-se na nossa região um aumento significativo na produção de resíduos sólidos urbanos.

Na região do Planalto Beirão o fenómeno da emigração tem uma grande incidên-cia, o que faz com que se verifique um elevado aumento da população durante estes meses, motivado pelo regresso dos emigrantes para as suas férias. Este sig-nificativo aumento populacional faz com que inevitavelmente se registe também um aumento considerável na produção de resíduos, o que pode causar alguns constrangimentos ao nível da deposição e recolha dos mesmos.

Apesar de neste período do ano, se efectuar um reforço ao nível dos meios de re-colha de RSU no sentido de dar resposta a este aumento de produção, é também muito importante que haja uma colaboração por parte dos cidadãos para minimi-zar os efeitos deste fenómeno. Para isso deixamos aqui algumas indicações:

Separe todas as embalagens e deposite-as no ecoponto. Em casos de grandes quantidades (festas ou outros eventos) pode também levá-las ao Ecocentro do seu município. Deposite sempre os resíduos no contentor apropriado, dentro de um saco fe-chado. Após depositar os seus resíduos, deixe sempre a tampa do contentor fechada. É a melhor forma de evitar cheiros desagradáveis. Não deposite resíduos fora dos contentores. Se eventualmente o contentor se encontrar cheio, procure outro nas proximidades.

Ajude-nos a manter a sua localidade limpa e saudável. Sem a sua compreensão e colaboração tal não será possível.

NE

WS

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO BEIRÃO

Janeiro I Fevereiro I Março 2013 Nº 44

2

Page 3: Planalto Beirão News: Boletim 45 - Abril | Maio | Junho 2013

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO BEIRÃO

NE

WS

3

Número Verde Planalto BeirãoA Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão disponibiliza desde o passado mês de Junho o número verde gratuito

800 209 316.Este número está disponível de segunda a sexta das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 horas e destina-se ao esclarecimento de questões relacionados com os serviços prestados, nomeadamente:

Recolha de resíduos sólidos urbanos Recolha selectiva Recolha de monstros

Relativamente à recolha de monstros, resíduos volumosos tais como electrodomésticos, móveis e colchões, sempre que tenha em sua casa um resíduo deste tipo, deverá contactar os nossos serviços pelo número verde, de modo a agendar a sua recolha.

800 209 316

Page 4: Planalto Beirão News: Boletim 45 - Abril | Maio | Junho 2013

4

A Central de tratamento mecânico e biológico do Planalto Beirão, está dimensionada para receber e tratar 130.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano. Actualmente, estão-se a processar em média 27 toneladas de rsu por hora.Esta unidade, equipada com tecnologia de ponta, é composta por uma linha de pré-tratamento e triagem, com a finalidade de separar o máximo de resíduos recicláveis, encaminhando-os de seguida para as diversas fileiras do sector da transforma-ção de matérias-primas. Inicialmente, os resíduos são crivados, passando por túneis rotativos e são, posteriormente, sujeitos a uma triagem manual onde são retirados os resíduos mais volumosos. Após esta operação, sistemas mecânicos de abertura de sacos e separadores balísticos permitem a separação da massa de resíduos em várias fracções: finos, planos/leves e rolantes/pesados.

TRATAMENTO MECÂNICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (1º Semestre de 2013)

Page 5: Planalto Beirão News: Boletim 45 - Abril | Maio | Junho 2013

NE

WS

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO BEIRÃO

5

Os separadores magnéticos retiram os metais, os separadores ópticos separam as embalagens de plástico e de papel/cartão e os trituradores vão regularizando a granulometria da massa de resíduos.Os materiais recicláveis captados neste processo de triagem são enfardados e encaminhados para a indústria recicladora através das diversas entidades gestoras. Os elementos rejeitados são enviados para aterro sanitário ou, futuramente para sistemas de valorização de resíduos alternativos.

No 1º Semestre de 2013, recuperaram-se cerca de 1.520 toneladas de resíduos recicláveis das 42.770 toneladas que deram entrada no Centro de tratamento de rsu do Planalto Beirão.Isto significa que foi reciclado 3,6%, do conteúdo do contentor dos rsu.Ora, estes números, embora modestos, já demonstram que o investimento iniciado há vários anos atras, dá hoje os seus primeiros frutos, baseados na reciclagem dos nossos resíduos urbanos, em prol da redução da deposição dos mesmos em aterro sanitário.

96,4%  

2,4%   1,2%  

Recolha  indiferenciada  de  rsu  /  1º  Semestre  2013  

RSU   Plas0co  reciclado  (1.008  ton.)   Metal  reciclado  (512  ton.)  

Page 6: Planalto Beirão News: Boletim 45 - Abril | Maio | Junho 2013

6

No 1º Semestre de 2013, a Ecobeirão retomou para reciclagem, cerca de 2.554 toneladas de resíduos de embalagens, provenientes da recolha selectiva de ecopontos e ecocentros.

Este resultado, distribuído por 1450 toneladas de vidro, 744 de papel e cartão, 323 de plástico e 38 de metal, para além de animador é demonstrativo de que, a adesão da população a causas ambientais como a da reciclagem, contínua em crescimento.

No actual período de escassez de recursos energéticos, a reciclagem traduz um vasto conjunto de benefícios ambientais e económicos para a comunidade em geral, através da redução da quantidade de resíduos depositados em aterro sani-tário, bem como através da poupança de recursos naturais e do reaproveitamento de matérias-primas.

É por isso urgente, aderir o mais cedo possível à recolha selectiva, adoptando uma atitude cada vez mais consciente e disponível, de forma a tomar as decisões adequadas no que diz respeito ao destino dos resíduos que produzimos.

RECOLHA SELECTIVA(1º Semestre de 2013)

Page 7: Planalto Beirão News: Boletim 45 - Abril | Maio | Junho 2013

NE

WS

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO BEIRÃO

7

A partir de agora pode seguir-nos também no Facebook. Basta fazer “gosto” na nossa página para ter acesso a notícias e in-formação genérica sobre a nossa actividade.

Esta será também uma forma de aumentar a proximidade e interactividade com a comunidade, essenciais para o melhor desempenho dos nossos serviços.

PLANALTO BEIRÃO DISPONÍVEL NO FACEBOOK

Page 8: Planalto Beirão News: Boletim 45 - Abril | Maio | Junho 2013