acentuaÇÃo.docx

2
REVISANDO A GRAMÁTICA OXÍTONA: quando a sílaba mais forte da palavra é a primeira (de trás para frente). Ex: POR-TU-GUÊS - a sílaba mais forte é "GUÊS", ou seja, a primeira de trás para frente. PAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a segunda de trás para frente. Ex: IN-CON-SIS-TEN-TE - a sílaba mais forte é "TEN", ou seja, a segunda de trás para frente. PROPAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a terceira (de trás para frente). Ex: PA-RA-LE-LE-PÍ-PE-DO; a sílaba pronunciada com mais força e "PÍ", isto é, a terceira de trás para frente. Não se usa mais o acento no i e no u tônicos, nas palavras paroxítonas, quando vierem depois de um ditongo Veja nos exemplos abaixo como fica a grafia de algumas palavras: baiuca ; bocaiuva ; cauila ; feiura . Mas atenção à exceção: Se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (sozinhos na sílaba ou seguidos de s ), o acento permanece. - Exemplos: tui ui ú, tui ui ús, Pi au í, t ei ú. Ditongo: é o encontro de uma vogal (forte) e uma semivogal (fraca) em uma mesma sílaba. Ex: pai (pai), muito (mui-to), frequente (fre-quen-te), saudade (sal-da-de) etc. Hiato: fenômeno em que ocorre o encontro de duas vogais (fortes), estando em sílabas separadas. Ex: hiato (hi-a-to), Haiti (Ha-i-ti), país (pa-ís = região) Paroxítonas: quando a sílaba mais forte (tônica) recai na penúltima sílaba. Ex: palavra, severo, presidente. Oxítonas: quando a sílaba tônica é a última.

Upload: betrine-najyla

Post on 07-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ACENTUAÇÃO.docx

REVISANDO A GRAMÁTICAOXÍTONA: quando a sílaba mais forte da palavra é a primeira (de trás para frente). Ex: POR-TU-GUÊS - a sílaba mais forte é "GUÊS", ou seja, a primeira de trás para frente.

PAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a segunda de trás para frente. Ex: IN-CON-SIS-TEN-TE - a sílaba mais forte é "TEN", ou seja, a segunda de trás para frente.

PROPAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a terceira (de trás para frente). Ex: PA-RA-LE-LE-PÍ-PE-DO; a sílaba pronunciada com mais força e "PÍ", isto é, a terceira de trás para frente.

Não se usa mais o acento no i e no u tônicos, nas palavras paroxítonas, quando vierem depois de um ditongo 

Veja nos exemplos abaixo como fica a grafia de algumas palavras: baiuca; bocaiuva; cauila; feiura.

Mas atenção à exceção: Se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (sozinhos na sílaba ou seguidos des ), o acento permanece. 

- Exemplos: tui ui ú, tui ui ús, Pi au í, t ei ú.

Ditongo: é o encontro de uma vogal (forte) e uma semivogal (fraca) em uma mesma sílaba. Ex: pai (pai), muito (mui-to), frequente (fre-quen-te), saudade (sal-da-de) etc.

Hiato: fenômeno em que ocorre o encontro de duas vogais (fortes), estando em sílabas separadas.Ex: hiato (hi-a-to), Haiti (Ha-i-ti), país (pa-ís = região) 

Paroxítonas: quando a sílaba mais forte (tônica) recai na penúltima sílaba. Ex: palavra, severo, presidente. 

Oxítonas: quando a sílaba tônica é a última. Ex: você, café, talvez. 

Os ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas. Veja alguns exemplos : assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.obs 1: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis obs 2: o acento no ditongo aberto "eu" continua: chapéu, véu, céu, ilhéu.