aceleração constante

2
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID 2011 ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BEZERRA CAVALCANTI Alunos (as) Bolsistas Professor Supervisor Nelson Cosme de Almeida Daiana Pereira Viana Xavier Fernanda Katiusca dos Santos ROTEIRO DE AULA EXPERIMENTAL Matéria: Física 1º ano do Ensino Médio Tópico: Aceleração constante Duração: Duas horas Queda de corpos Objetivo Demonstrar um movimento simples envolvendo a aceleração constante através da queda de corpos, de modo que através da observação e análise o aluno venha a compreendê-lo. Material Laranja Borracha Folha de papel Procedimento 1. Pegar a borracha e a laranja, cada uma em uma mão e manter a mesma altura; 2. Soltar os dois objetos ao mesmo tempo. 3. Repita o experimento com a folha de papel e outro objeto; 4. Repita novamente com a folha de papel amassada. Percebe-se que os objetos que tem maior massa caem mais rapidamente ao chão, apesar de ambos serem acelerados pela mesma

Upload: fernanda-katiusca

Post on 24-Jul-2015

204 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aceleração constante

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID 2011ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BEZERRA CAVALCANTI

Alunos (as) Bolsistas Professor Supervisor

Nelson Cosme de AlmeidaDaiana Pereira Viana Xavier Fernanda Katiusca dos Santos

ROTEIRO DE AULA EXPERIMENTAL

Matéria: Física 1º ano do Ensino Médio

Tópico: Aceleração constante

Duração: Duas horas

Queda de corpos

Objetivo

Demonstrar um movimento simples envolvendo a aceleração constante através da queda de corpos, de modo que através da observação e análise o aluno venha a compreendê-lo.

Material

Laranja Borracha Folha de papel

Procedimento

1. Pegar a borracha e a laranja, cada uma em uma mão e manter a mesma altura;2. Soltar os dois objetos ao mesmo tempo.3. Repita o experimento com a folha de papel e outro objeto;4. Repita novamente com a folha de papel amassada.

Percebe-se que os objetos que tem maior massa caem mais rapidamente ao chão, apesar de ambos serem acelerados pela mesma aceleração, a da gravidade, isso ocorre porque, quanto maior for a massa, maior aceleração o corpo irá adquirir.

Referência

VALLE, Cecília. (Coleção Ciências) Tecnologia e sociedade, 8ª Série / Cecília Valle- 1. ed.- Curitiba: Positivo, 2004.