ação e missão - março

12
Março/Abril 2010 Ano 6 Nº 31 Rádio União FM 87.9 MHz Programa Semeando Esperança - 11 às 12 horas Pela internet Pelo jornal Ação e Missão Pelo telefone www.pauloapostolo.com.br [email protected] (47) 3434-1091 ( Aproveite os meios de comunicação que a paróquia oferece Pais, respeitando o ritmo de seus filhos PÁGINA 3 Nossa paróquia contra a Dengue PÁGINA 12 Festas de padroeiro nas comunidades: São José e Nossa Senhora de Lourdes PÁGINAS 6 E 7 Ano Sacerdotal PÁGINA 9 “Sim, Cristo Ressuscitou e, com Ele, ressuscitou a nossa esperança” Papa João Paulo II “Sim, Cristo Ressuscitou e, com Ele, ressuscitou a nossa esperança” Papa João Paulo II

Upload: murilo-reinert

Post on 10-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Ação e Missão do mês de março

TRANSCRIPT

Page 1: Ação e Missão - Março

Março/Abril 2010 • Ano 6 • Nº 31

Rádio União FM 87.9 MHzPrograma Semeando Esperança - 11 às 12 horas

Pela internet Pelo jornal Ação e MissãoPelo telefonewww.pauloapostolo.com.br [email protected] (47) 3434-1091(

Aproveite os meiosde comunicação quea paróquia oferece

Pais,respeitando o ritmo de seus filhos

PÁGINA 3

Nossa paróquia contra aDengue

PÁGINA 12

Festas depadroeiro nascomunidades:

São José eNossa Senhora

de LourdesPÁGINAS 6 E 7

Ano Sacerdotal

PÁGINA 9

“Sim, Cristo Ressuscitou e, com Ele,ressuscitou anossa esperança” Papa João Paulo II

“Sim, Cristo Ressuscitou e, com Ele,ressuscitou anossa esperança” Papa João Paulo II

Page 2: Ação e Missão - Março

Ação e Missão • Março/Abril 2010

2 Opinião

E D I T O R I A L

M E N S A G E M D O P Á R O C O

TOQUE DE DEUSAmigo leitor, nesta primeira edição

do ano, queremos refletir com você, sobreo “toque de Deus" em nossas vidas!

O toque de Deus vem ao encontro denossos corações, pensamentos, palavras,atitudes. Quer encontrar espaço nas parti-lhas que fazemos, nas iniciativas que temosem prol do bem comum; nas disposiçõesque temos em compreender o outro, nasdedicações que oferecemos aos que estão dealguma forma precisando de apoio, respeitoe força, podemos resumir este "Toque deDeus" em Amor, pois, Deus é amor!

Somos convidados a tomar consciênciado quanto Deus se importa conosco, doquanto Ele nos ama e, diariamente, nos tocacom seu genuíno e pleno amor.

A partir desta descoberta e percepção,precisamos nos impulsionar a repartir osbenefícios que recebemos por parte deste"toque" que aos olhos da fé, são reais eimensamente bons. Atentos a isso, a cami-nhada humana tende a nos envolver con-cretamente na direção do encontro daque-les que nos rodeiam, pois, muitas pessoas,talvez só sentirão este tão precioso "toque"através de nosso jeito de acreditar, viver etestemunhar.

O amor, que é o próprio Deus, seencontrar espaço em nós, não deixará quefiquemos parados e estagnados, nos farávibrantes e entusiasmados pela vida!

Então, busquemos perceber e ser estetoque de Deus, assim produziremos frutosem nossas vidas e na vida daqueles quecaminham ao nosso lado, respondendo aproposta do Mestre que nos diz: "Eu sou avideira; vós, os ramos. Quem permanecerem mim e eu nele, esse dá muito fruto; por-que sem mim nada podeis fazer"(Jo 15,5)

Niete Alves de Oliveira, Comunidade Papa João XXIII

Anuncie no Ação e Missão Por telefone: 3434-1091

Por e-mail: [email protected]

AÇÃO E MISSÃO – Jornal da Paróquia São Paulo Apóstolo – Rua Ponte Serrada, 440 – Comasa – Joinville/SC – Fone: (47)3434-1091 E-mail: [email protected] Coordenação: Padre Vilnei Carlos Pscheidt. Equipe Pastoral daComunicação: Isa Gonçalves, Padre Vilnei e Maurici. Responsáveis pelo Patrocínio: Coordenadores CPP e CPC. Projeto gráfico e diagramação: Girardi Junior Editora (3028-4877) – Impressão: Grafinorte. Tiragem: 3.000 exemplares.

Que a graça e a paz de Nosso SenhorJesus Cristo esteja contigo e a tua família!

Neste ano de 2010, em nossa ParóquiaSão Paulo Apóstolo, estamos trabalhandocom três prioridades pastorais, que são:Pastoral Familiar, Grupos Bíblicos de Refle-xão e a Juventude.

Sobre a Pastoral Familiar, queremosenfatizar a dimensão da sacralidade dafamília, sendo esse local o lugar da IgrejaDoméstica, ou seja, lugar onde está à pre-sença de Deus e a sua vontade de realizarem cada família seu plano de amor. Quere-mos estar em sintonia com Deus, para queas nossas famílias sejam preservadas, cui-dadas e santificadas pela graça de Deus.Nesse processo cada um de nós é responsá-vel, a fim de termos famílias mais santas,engajadas no trabalho pelo Reino de Deus,cada um fazendo a sua parte para o bemcomum. Com isso queremos de modo con-creto, ter ao menos um casal por comuni-dade, nos trabalhos da Pastoral Familiar,preparar uma Noite da Família e realizar

Retiros de Casais. Que Deusilumine esses nossos propósi-tos e façamos a nossa parte.

Sobre a Juventude, quere-mos olhar com carinho cadajovem, para que nossa juventu-de, durante esse ano de 2010,possa fazer verdadeiramente uma experiênciaprofunda do amor e da ternura de Deus.Vivendo num mundo marcado pelo indivi-dualismo, materialismo e hedonismo que tan-to assola os nossos jovens nessa caminhada,precisamos como igreja, oferece-los um lazersadio, uma convivência fraterna, retiros eencontros que possam ajudá-los no discipula-do do Senhor e no amor profundo pela Igreja.Sejamos nós os primeiros incentivadores denossa juventude.

Com os nossos Grupos Bíblicos deReflexão, que são151 em nossa Paróquia SãoPaulo Apóstolo, sermos uma força viva naIgreja, pois, são milhares de pessoas que aomesmo tempo, passam alguns momentosrefletindo a Palavra de Deus e querem atra-

vés de sua vida em comuni-dade traduzir em atitudeaquilo que nós rezamos erefletimos em nossos GruposBíblicos de Reflexão. Sejavocê um participante fiel, epersevere no caminho do

Senhor. Deus quer ver em nós atitudes decaridade fraterna num testemunho de vidaque leve em primeiro lugar a minha conver-são e consequentemente levando a outrosnesse caminho de discipulado

Portanto, com alegria, ânimo e força,vamos na graça de Deus caminharmos como Senhor Jesus Cristo, seguindo os seus pas-sos, num amor pela Igreja fazendo aconte-cer essas três prioridades em nossa Paró-quia São Paulo Apóstolo, a Pastoral Fami-liar, Juventude e os nossos Grupos Bíblicosde Reflexão.

Deus abençoe a todos, o meu abraçofraterno, que pela intercessão de NossaSenhora de Fátima, Deus derrame as maisabundantes graças sobre vós. Amém

Padre Vilnei Carlos Pscheidt

M E N S A G E M D O B I S P O

No início da Quaresma, que constitui umcaminho de treino espiritual mais intenso, aLiturgia propõe-nos três práticas penitenciaismuito queridas à tradição bíblica e cristã – aoração, a esmola, o jejum – a fim de nos predis-pormos para celebrar melhor a Páscoa e destemodo fazer experiência do poder de Deus que,como ouviremos na Vigília pascal, "derrota omal, lava as culpas, restitui a inocência aospecadores, a alegria aos aflitos. Dissipa o ódio,domina a insensibilidade dos poderosos, pro-move a concórdia e a paz" (Hino pascal).

De fato a Quaresma traz à mente osquarenta dias de jejum vividos pelo Senhor nodeserto antes de empreender a sua missãopública. Lemos no Evangelho: "O Espíritoconduziu Jesus ao deserto a fim de ser tentadopelo demônio. Jejuou durante quarenta dias equarenta noites e, por fim, teve fome" (Mt 4,1-2). Como Moisés antes de receber as Tábuasda Lei (cf. Êx 34, 28), como Elias antes deencontrar o Senhor no monte Horeb (cf. 1 Rs19, 8), assim Jesus rezando e jejuando se pre-parou para a sua missão, cujo início foi umduro confronto com o tentador. Toda sua vidafoi uma consagração a Deus Pai.

Com a quarta-feira de cinzas, a Igreja ini-ciou o período quaresmal de 2010, tempo depreparação para a celebração da Páscoa,momento alto da liturgia e da vida da Igreja aolongo do ano. Com ela iniciamos a Campanhada Fraternidade Ecumênica, que quer no levar auma nova prática de solidariedade com o tema:"Economia e Vida" e com o lema: "Vocês nãopodem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24).

Já no início, com a imposição das cinzas,ouvimos a exortação de Jesus: "convertei-vos e

crede no Evangelho!". Em todo operíodo quaresmal renovam-seos apelos à conversão, ao aban-dono do pecado, à renovação dafé, à produção de frutos de justi-ça e caridade, a progredir noconhecimento de Jesus Cristo, acorresponder ao seu amor por uma vida santa.

Durante este tempo, a Igreja exorta todosos cristãos a realizarem os "exercícios quares-mais" - o jejum, a esmola e a oração. Natural-mente, estes exercícios devem fazer parte davida do cristão ao longo de todo o ano: mas naquaresma devemos praticá-los mais intensa-mente, também como forma de penitência.

Pelo jejum, recordados que "não só depão vive o homem, mas de toda palavra quevem da boca de Deus" (Mt 4,4), somos incita-dos a desapegar o coração de todos os bensque acaso nos impeçam de amar e servir aDeus acima de todas as coisas. Praticado reta-mente, o jejum faz sentir a precariedade e afugacidade da vida neste mundo e ajuda aordenar nossa existência para Deus. O jejumcorporal faz parte das práticas de quase todasas religiões, que lhe dão um significado sagra-do. Também a Igreja o indica aos cristãos,especialmente no tempo da quaresma.

Por esmola entendemos a caridade, comtodas as suas variantes e implicações. De fato, acaridade "apaga a multidão dos pecados" (cf1Pd 4,8); ela é sinal da autenticidade da nossa féem Deus e a expressão mais coerente do segui-mento de Jesus. "Quem não ama, permanecena morte pois, como é possível dizer que seama a Deus, que não se vê, se não se ama o pró-ximo, que se vê" (cf 1Jo 4,20).

O exercício da oraçãoindica todas as formas de rela-cionamento pessoal com Deus.Pela oração entramos emcomunhão com Deus, diantede quem nos reconhecemoscriaturas e filhos. A oração

humilde e confiante é expressão de verdadeiraadoração de Deus, que deixa de ser um princí-pio abstrato, ou uma força cósmica da qual nosqueremos apossar e passa a ser reconhecidocomo um tu pessoal, a quem ouvimos, comquem falamos, que adoramos e louvamos e aquem recorremos com confiança filial. Jesusrezou e ensinou a rezar. Sem oração, a vida cris-tã torna-se abstrata e corre o risco de se conver-ter num extenuante esforço pessoal de busca daperfeição ética sem esperança nem alegria. Aoração autêntica é reconhecimento que sóDeus é Deus e que somos apenas criaturas. Aoração decorre do primeiro e mais importantemandamento da lei de Deus.

Quem foi à escola recorda que os "exer-cícios" são parte importante do aprendizado. Avida cristã é dom e graça, que acolhemos commuita alegria e gratidão; mas também é exerci-tação diuturna, que requer empenho e perse-verança. De fato, ninguém está livre de tenta-ção e pecado, de retrocesso e abandono docaminho de Jesus Cristo. Os exercícios quares-mais, transformados em virtude, nos tornamfortes na fé e eficientes nas obras boas, comoconvém a filhos e filhas de Deus.

A Quaresma é um tempo de graça ereconciliação com Deus; e que a caridade pas-toral no serviço ao povo de Deus se convertamem abundantes bênçãos e alegrias para todos.

Dom Irineu Roque Sherer

Page 3: Ação e Missão - Março

Pais, Respeitando o ritmo de nossos filhos

O estilo de vida que muitos de nós pais nossubmetemos em função das exigências da socie-dade moderna, faz com que mesmo involunta-riamente atropelemos etapas na vida de nossosfilhos. Cada criança tem um ritmo de aprendiza-do e uma capacidade de desenvolver habilida-des que são próprias de cada idade em que elaestiver vivendo. Não adianta querer exigir delamais do que ela possa dar naquele momento.

"A pressa não é uma característica dacriança. Ela tem muito mais prazer durante arealização de um trabalho que ao vê-lo pronto. Épor isso que imediatamente depois de empilharvárias caixinhas, derruba tudo e começa denovo. A criança gasta mais tempo empilhandoque admirando o trabalho acabado. O prazernão está no produto final." TIBA (1996).

É muito comum encontrarmos pais e maisespecificamente mães que querem fazer tudopara seus filhos em função da pressa. Atropelaretapas da vida de uma criança pode causar-lhesensações de que é incapaz de realizar algo.Além disso, dedicações exageradas ou solicitu-des extremas por parte dos pais podem levar acriança a trocar a sensação do prazer que seriaobtido com a realização de alguma atividadecom a do prazer de meramente receber algopronto. Esta atitude pode levá-la a um compor-tamento de estar sempre pedindo algo para sesentir bem. É preciso muito cuidado para evitartais atitudes e ir confiando responsabilidades àcriança, de modo que ela possa ir se desenvol-vendo enquanto pessoa. E isto deve começar emsituações simples do cotidiano, como por exem-plo, tomar banho sozinha, se servir nas refeições,

fazer suas tarefas escolares, organizar seu quarto,seus armários, entre outras.

Outro aspecto importante dentro destecontexto é não traçar comparações entre irmãosdiante de cada um deles, pois isto poderia gerarcomplexos de inferioridade entre eles. Cadacriança tem seu ritmo e deve ser respeitadacomo tal. É preciso, portanto, que lhe confiemosresponsabilidades, evitando que se acomode,mas respeitando sempre o ritmo dela naquelemomento de sua vida.

Artigo extraído do livro: "Disciplina, limite na medida certa" - Içami Tiba, Editora Gente, São Paulo, 57ª edição, 1996.

1º Conselho Diocesano da Pastoral FamiliarEquipe paroquial da PastoralFamiliar, com muita alegria,recebeu e participou do 1ºConselho Diocesano daPastoral Familiar, queaconteceu em nossa paróquia,na comunidade Papa JoãoXXII, no dia 27 de fevereiro.

Ação e Missão • Março/Abril 2010

Pastoral Familiar 3

“É muito comumencontrarmos pais e maisespecificamente mães que

querem fazer tudo paraseus filhos em função dapressa. Atropelar etapasda vida de uma criança

pode causar-lhesensações de que é

incapaz de realizar algo”.

Page 4: Ação e Missão - Março

Carnaval CristãoNo dia 16 de fevereiro aconte-

ceu no Centro de Pastoral Pe. Faus-to da Paróquia o 1º Carnaval Cris-tão, cerca de 200 jovens marcarampresença. Para animar a noite tive-mos a presença de duas grandesbandas católicas, Banda Totus Tuuse Línguas de Fogo, garantindo mui-ta animação e sadia diversão. Parafechar a noite com chave de ouro,padre Vilnei fez um momento deadoração ao Santíssimo com a

juventude presente. Só nos restaagradecer a todos que participarame nos ajudaram para a realizaçãodeste lindo evento.

Coordenação Paroquial da Juventude

Torneio de Futsal e Vôlei

Noite da pizza

Realizamos, no dia 7 de março, no Caicdos Espinheiros um torneio de futsal e vôlei;contamos com a presença de grupos dejovens, crismandos e jovens que já fizeram ouque irão fazer o Rejaaf.-Retiro de Jovens Ami-gos no Amor Fraterno.

Torcida foi o que não faltou, tivemos atéa presença de alguns pais. A melhor torcidaentre os grupos de jovens que ganhou umaNoite da Pizza, foi o grupo PCC - PrimeiroComando de Cristo da Comunidade NossaSenhora dos Navegantes, a escolha foi bemacirrada, pois tivemos torcidas fantasiadas ecom muita animação. Os times campeões doprimeiro lugar de Futsal e Vôlei que levaramos troféus pra casa foram: Futsal: Bob Esponja- Com. Nossa Senhora Aparecida e Vôlei:Mojopa - Com. Papa João XXIII.

Melhor torcida do torneio de futsal e vôleida Pastoral da Juventude foi o "Grupo deJovens PCC – Primeiro Comando deCristo", da comunidade Nossa Sernhorados Navegantes, o grupo recebeu comoprêmio uma "noite da pizza" no últimodia 13 de março! Parabéns!

1ª Missa e Vigília da RenovaçãoCarismática Católica Jovem. Aconteceu em nossa Paróquia no dia26/02 a 1ª Missa e Vigília da Renovação Carismática Católica Jovem.Teremos esse encontro toda últimasexta-feira do mês na Comunidade São Paulo Apóstolo, com início às23:00 com a Santa Missa e após Vigíliaaté às 4 horas da manhã. Participe!

Vem aí...Missa e Vigília Jovem!TODA 4ª SEXTA-FEIRA DECADA MÊS! Local: Matriz – São Paulo Apóstolo. Horário:23 horas. Venha Jovem! Cristo espera por você!

Encontrão do RejaafDia 28 de março às 16horas no Centro de Pastoral daParóquia Jovem, você nãopode ficar de fora!

Encontrão dos Gruposde Jovens da ParóquiaDia 18 de abril às 15 horas noCentro de Pastoral da Paróquia Após o encontrão "MissaJovem" na matriz às 19 horas.Venha e participe conosco!

8º REJAAFDias 4, 5 e 6 de junho.Mais informações na secretaria paroquial!

1ª Volta Ciclística dos JovensPrepare sua bicicleta e seufôlego, para a 1ª VoltaCiclística dos Jovens, iráacontecer no dia 01/05,teremos premiação para abicicleta mais enfeitada.

MOJOPA • Movimento Jovem daPapa - Com. Papa João XXIIISábado às 17:45

JUCMA • Com. Nossa SenhoraAparecida. Sábado às 19 horas

JEM – Jovens Esperança doMundo • Com. São Francisco deAssis. Sábado às 19:30

JPP - Jovens a Procura da Paz •Com. São José. Sábado às 19:00

PCC Jovem – Primeiro Comandode Cristo Jovem • Com. NossaSenhora dos Navegantes.Domingo às 17:30

JUC - Jovens Unidos em CristoCom. Nossa Senhora do RocioSábado às 19:30 (após a missa)

Nossa Senhora de Lourdes –Início do Grupo dia 17 de abril às 19:30

São Paulo Apóstolo: início doGrupo dia 27 de março às 18hs

Participe dos Grupos de Jovens

Ação e Missão • Março/Abril 2010

4 Juventude

"Somos chamados àeternidade", recorda Papaaos jovens

Bento XVI lembrou aosjovens um elementoessencial para a elaboraçãodo projeto de vida.

"Somos chamados àeternidade. Deus nos crioupara estar com Ele, parasempre. Isso vos ajudará a darsentido pleno às vossasescolhas e a agregarqualidade à vossa existência".

O direcionamento faz parteda mensagem que o Pontíficeescreveu por ocasião daJornada Mundial daJuventude deste ano, que serácelebrada nas dioceses detodo o mundo no Domingode Ramos, 28 de março.

Page 5: Ação e Missão - Março

Escute todos os dias de Segunda a Sexta-feira das 11 hs às 12 hs o nosso

Programa SEMEANDO ESPERANÇA, na Rádio União 87,9 FM !!!

A evangelização está no ar!Mercado

VAAS LISBOAPAPELARIA E PRESENTES

R: SEBASTIÃO S. DE BORBA, 145

ESPINHEIROSF: 3439 3463

Baltazar Buschller, 515Espinheiros

Fone: 3453 2825

Retiro Interparoquial para Animadores dos Grupos Bíblicos de Reflexão

O retiro interparoquial foi ummomento de muita integração e unida-de para as paróquias São Paulo Apóstoloe Imaculada Conceição, experiência deque juntos podemos fazer nossa missãocom mais entusiasmo e dinamismo,buscando cada vez mais sermos discí-pulos e apóstolos de Jesus Cristo.

O tema trabalhado e refletido noretiro, que foi assessorado por padre JoãoIlson do Santuário Senhor Bom Jesus deAraquari, foi "Espiritualidade do Anima-dor". A espiritualidade não se fala se vive.O animador é um mensageiro da paz, epara melhor cumprir tão importantepapel e ter credibilidade para isso, é pre-ciso aprimorar seu modo de ouvir, escu-tar, dialogar e acolher o outro, sendoassim um semeador de ternura e damensagem de Deus. Cada pessoa deveser o centro de atenção para o animador,deve ser olhado com especial atenção.Não podemos nos fechar para o outro,pois, muitas vezes somos a mensagemmais próxima de Deus na vida desta pes-soa. Precisamos cultivar a paciência parajuntamente com o povo seguir em dire-ção a Deus, testemunhando a fé, o amore a gratuidade, sendo presença amiga,orante e perseverante, assim, o animadorestará respondendo de maneira concreta

ao chamado de Deus de colaborar naconstrução de seu reino. A espiritualida-de do animador deve ser fundamentadana vida de Jesus Cristo, e a oração diáriadeve ser o combustível para que estaespiritualidade seja concreta e faça trans-bordar em nossas ações aquilo que, naoração, buscamos e experenciamos, só

assim, seremos animadores e não "desa-nimadores" pois, mais do que falar énecessário testemunhar na vida uma fémadura e verdadeira. "O animador é aalma do Grupo!"

Raquel Reis Valentim, Coordenação GBR - Paroquial

Missa em São Francisco do SulNo dia 1 de fevereiro,em missa na tenda da

Pastoral do Turismo, São Francisco do Sul, napraia da Enseada, aproximadamente 60 pessoasde nossa paróquia se fizeram presentes demaneira muito concreta e participativa, ficandoresponsável pela liturgia, ministros, coroinhas,juntamente com os Grupos Bíblicos de Reflexão.Momentos como esse, são realmente muitoimportantes, pois, ajudam no fortalecimentoda caminhada de todos nós!

Ação e Missão • Março/Abril 2010

GBR 5

Retiro, foiassessorado pelopadre João Ilson,do SantuárioSenhor Bom Jesusde Araquari, queabordou o tema"Espiritualidade do Animador".

Page 6: Ação e Missão - Março

Ação e Missão • Março/Abril 2010

6 Comunidade São José

Dia 19 de março, a Igreja,espalhada pelo mundo todo,recorda solenemente a santidadede vida do seu patrono São José.

Esposo da Virgem Maria,modelo de pai e esposo, protetorda Sagrada Família, São José foiescolhido por Deus para ser opatrono de toda a Igreja de Cristo.

Seu nome, em hebraico, sig-nifica "Deus cumula de bens".

No Evangelho de SãoMateus vemos como foi dramáti-co para esse grande homem deDeus acolher, misteriosa, dócil e

obedientemente, a mais supremadas escolhas: ser pai adotivo deNosso Senhor Jesus Cristo, oMessias, o Salvador do mundo.

"Quando acordou, José fezconforme o anjo do Senhor tinhamandado e acolheu sua esposa"(Mt 1,24).

Da mesma forma, hoje SãoJosé acolhe a Igreja, da qual é opatrono. E é grande intercessorde todos nós. Que assim comoele, possamos ser dóceis à Pala-vra e à Vontade do Senhor.

São José, rogai por nós!

São José,rogai por nós!

É uma grande alegria ter em nossa paróquia uma comunidade com o padroeiroSão José! Para celebrar e bendizer a Deus por esta graça aconteceu no dia 7 marçouma missa em honra ao padroeiro, que reuniu várias famílias desta comunidade !

Page 7: Ação e Missão - Março

Ação e Missão • Março/Abril 2010

Comunidade N. S. Lourdes 7

Uma comunidade sempre dispostaQuando se fala em festa a primeira

impressão é alegria. Na comunidade Nos-sa Senhora de Lourdes temos um grupoque sempre está disposto a alegrar. Nafesta da Padroeira nossa equipe brilhouna acolhida na noite do pastel fechamoscom chave de ouro, na procissão da festae na carreata pelas ruas, foi emocionantequando passávamos e as pessoas joga-

vam pétalas de flores na imagem de nossaPadroeira Nossa Senhora de Lourdes,pedindo saúde e paz. Somos felizes porter este dom de acolher com alegria aspessoas. Agradecemos a Deus e o pessoaldo batuque que nos acompanha e a todosos que participaram da festa.

Domício de Debona

Tudo com Jesusnada sem Maria

A R C.C. tem uma frase que resume oque aconteceu na festa da padroeira,"Tudo com Jesus nada sem Maria", este foio sentimento que nos motivou para que afesta fosse um sucesso, em participação econtribuição.

A missa da saúde reuniu muitosfiéis e seus entes queridos que vivem arealidade da enfermidade num momen-to de intensa fé, oração e alegria. O trí-duo de nossa festa, começou dia 10 defevereiro, com a abertura do ano sacer-dotal, onde contamos a história de nos-so pároco, padre Vilnei, e no final coroa-mos a Nossa Senhora de Lourdes. Acelebração penitencial que aconteceu

na sexta feira também foi um momentomarcante de renovação. No sábadoaconteceu a missa da família e Dizimo,e o domingo, dia oficial da festa foicoroado com uma ótima participaçãode toda a comunidade.

É com muita alegria que agradece-mos a doação e colaboração de cada umpara que tudo estivesse tão bem organiza-do, também às famílias e as pastorais quecontribuíram na venda dos votos das can-didatas a rainha, enfim, a todos que parti-ciparam e prestigiaram de alguma forma.Que Jesus e Maria abençoe a todos.

A coordenação.

Fiquei muitofeliz e surpresacom a minhacolocação,agradeço atodos que meapoiaram, queme ajudaram avender e a

comprar os votos. Mas, eu espero quetodos se lembrem, que a verdadeirarainha é Aquela, que está ao lado deDeus, nossa Mãe Maria. A minhagratidão e homenagem são para Ela.

Monica Nurnberg - Rainha

Fiquei felizquando fuiconvidada paraser candidata arainha da festada NossaSenhora deLourdes fuieleita a

1°Princesa. Agradeço a todos que meajudaram e pelo convite.

Naiara Tamires - 1ª Princesa

Fiquei muitofeliz com oconvite para sercandidata arainha da festa,tive muito apoiode minhafamília e amigos.A festa em si

estava muito bonita e organizada. Nacarreata percebi como tem pessoas demuita fé, senti a emoção das pessoascom suas casas enfeitadas esperando apassagem de Nossa Senhora deLourdes. Isso nos motiva cada vez maisa participar da comunidade.

Katia Rosa - 2ª Princesa

Page 8: Ação e Missão - Março

No dia 27 de fevereiro/2010 nacomunidade Papa João XXIII acon-teceu o primeiro "Encontro Paro-quial de Formação de Catequese".Estiveram reunidos noventa cate-quistas de todas as comunidades denossa paróquia. Esta formação tevecomo objetivo estudar o novomodelo de catequese, que desde2005, na 43ª Assembléia Geral dosBispos do Brasil, já vem sendo discu-tida e refletida, através do DOC.97publicado pela CNBB 'INICIAÇÃO AVIDA CRISTÃ'e para nos assessorar,contamos com a presença de nossopároco, padre. Vilnei,

Neste estudo se fez umaexplanação sobre a importânciade conhecermos a Palavra deDeus, vivenciá-la, amá-la e tam-bém reforçamos em nós senti-mentos, do quanto é importanteconhecer Jesus, aderir ao seu pro-jeto, e, de fato, fazer de Cristo o

centro da catequese nos tornandoverdadeiramente seus seguidores,para a partir deste testemunho,ser sinal do amor que Ele mesmoquer para todos.

Na Iniciação Cristã são viven-ciados os três sacramentos distin-tos: Batismo, Eucaristia e Confir-mação(crisma) e como preparaçãoaos catequizandos é oferecido ocatecumenato, ou seja, tempo pró-prio para a catequese,permeado deCelebrações e Ritos próprios.

O que queremos na nossaParóquia é estudar como fazer nos-sa Catequese ficar sempre melhorinspirando-nos no catecumenatoque foi sem dúvida tão frutuoso noinicío da Igreja de Jesus Cristo.

“Propomos que o processocatequético de formação, adotadopela Igreja para a iniciação cristã,seja um desafio a ser encarado portodos, com coragem e criatividade

(...)Ou educamos na fé, colocandoas pessoas realmente em contatocom Jesus Cristo e convidando-aspara seu seguimento, ou não cum-priremos nossa missão evangeliza-dora” (Doc. De Aparecida n.287)

Lourival e Ursula/Roberto e Edna,Coordenação Paroquial de Catequese

Primeira formação paroquial de catequese

"A iniciação cristã é um desa-fio que devemos encarar com deci-são, com coragem e criatividade,ou não cumpriremos nossa missãoevangelizadora" (n. 287) DOC 97.

O catequista é chamado a serum missionário do Projeto do Paianunciado por Jesus Cristo, e comcerteza, seu exemplo de amor, ter-nura e carinho deixará marcas nocoração de quem lhe será confiado.Queremos deixar aqui algumasdicas de pequenos gestos quepodem ajudar nesta missão deevangelizar do catequista!

Acolhida • Acolher bem quemchega, expressando a importânciaque esse alguém tem para o grupo.

Sorriso de cumplicidade • Utilizar osorriso com gratuidade, comunican-do-se somente pela expressividade dorosto, sem necessidade de explicações.

Cumprimento mais demorado •Demonstrar um sentimento purode valor pela presença, sem pressa,se importando com o outro.

Elogio sincero • A regra é sim-ples, fala pouco, mas fala bem. Umelogio sincero vale por mil palavrasde bajulação.

Saber ouvir • Não interromperquando o outro está falando, dar-lhe atenção e tempo para exportudo o que quer falar.

Exemplo que fará a diferença na vida de muitos!

CATEQUISTAAção e Missão • Março/Abril 2010

8 Catequese

Page 9: Ação e Missão - Março

LYCRI MALHAS

Lycra - Renda - Malha -Elanca - Cotton e toda

linha de ginástica e aviamentos para

Moda Íntima e Praia

Rua Victor Konder, 1145Lateral Papa João XXIII

Bairro Iririú

Fone: (47) 3437-1318Fone/Fax: (47) 3473-9213

Rua Tenente Paulo Lopes, 504Boa Vista - Joinville/SC

Fone/Fax: 47 3434-2481

Ferramentaria, projeto e execução Dispositivos, moldes, matrizes

Ferramentais para fundição

[email protected]

Rua Albano Schimidt 4182 Boa Vista - Joinville

Fone/fax: 3027-1187

NBR ISO 9001

Cidade do Vaticano, (Rádio Vaticano) A amizade com Cristo é elemento funda-

mental de toda vocação ao sacerdócio: é o queescreve Bento XVI na mensagem para o 47º DiaMundial de Oração pelas Vocações, que será cele-brado no dia 25 de abril próximo, domingo do“Bom Pastor”.

No documento publicado, o pontífice sedetém sobre o tema da edição deste ano: "O tes-temunho suscita vocações", e reitera que ossacerdotes são chamados a ser "sinal de contradi-ção" no mundo de hoje.

"A fecundidade da proposta vocacionaldepende primariamente da ação gratuita deDeus", mas, observa o papa, "é favorecida tam-bém pela qualidade" daqueles que responderamao chamado do Senhor.

Quando segue Jesus, "em plena fidelidadeao Evangelho", todo consagrado se torna "sinalde contradição" para o mundo, cuja lógica fre-quentemente é inspirada pelo materialismo, oegoísmo e o individualismo".

E ressalta que imitar Cristo, identificar-secom ele é "o ideal da vida consagrada, teste-munho do primado absoluto de Deus na vida ena história dos homens". Um testemunho quepode "suscitar noutras pessoas o desejo de, porsua vez, corresponder com generosidade aoapelo de Cristo".

Em seguida, o papa evidencia na mensa-gem que "o elemento fundamental e comprova-do de toda vocação ao sacerdócio e à vida consa-grada é a amizade com Cristo".

De fato, se o sacerdote é o "homem deDeus", que a Ele pertence e ajuda a amá-Lo,"não pode deixar de permanecer no seu

amor, reservando tempo para a escuta dasua Palavra".

Por isso – observa o papa – a oração é "oprimeiro testemunho que suscita vocações".O segundo aspecto da consagração sacerdo-tal – lê-se na mensagem – é "o dom total de simesmo a Deus".

Daí – acrescenta – "brota a capacidade parase dar depois àqueles que a Providência lhe con-fia no ministério pastoral, com dedicação plena,contínua e fiel" e "com a alegria de fazer-se com-panheiro de viagem de muitos irmãos, a fim deque se abram ao encontro com Cristo".

Terceiro aspecto: o sacerdote deve ser "-homem de comunhão", aberto a todos, capaz defazer caminhar unido todo o rebanho que a bon-dade do Senhor lhe confiou, ajudando "a superardivisões, sanar lacerações, aplanar contrastes eincompreensões, perdoar as ofensas."

Mais uma vez, no Ano Sacerdotal, Bento XVIobservou que "os jovens se virem os sacerdotesisolados e tristes, com certeza não se sentirãoencorajados a seguir o seu exemplo". Levados aconsiderar que tal possa ser o futuro de umpadre, veem aumentar a sua hesitação.

Torna-se importante, pois – exorta o SantoPadre – "realizar a comunhão de vida, que lhesmostre a beleza de ser sacerdote."

Que os religiosos e sacerdotes sejam fiéis àsua vocação, transmitindo a alegria de servirCristo, e convidando todos os cristãos a respon-derem à vocação universal à santidade – afirmao pontífice. (RL)

Artigo extraído do site da Rádio Vaticano em17/02/2010. www.radiovaticano.org.br

Para ser testemunha crível,

Sacerdotedeve viver em amizade com Cristo

Ação e Missão • Março/Abril 2010

Ano Sacerdotal 9

Supermercado

Santa Fé

Page 10: Ação e Missão - Março

Ação e Missão • Março/Abril 2010

10 Aconteceu

C O M E R C I A L PRAIA GRANDEMat. Elétrico • Hidráu licoTintas • Ferragens • Mat.

Escolar • Arti gos parapresentes • Xerox •

Uti lidades para o seu lar

Aproveite grande promoçãode MATERIAL ESCOLAR

Rua Vicente Celestino, 515Espinheiros - Fone: 3434-2109

Filmagem em Geral, Limpezasde fitas, fotos, transferimos

sua filmagem de fita para DVD

Rua Pasteur, 583 - Iririú[email protected]@zipmail.com.br

Fone: (47) 3434-2607Cel. 8406-2330

Formação para Liderenças, no dia 2 de fevereiro, na comunidade Papa João XXIII

No dia 6 de março, na paróquia São Paulo Apóstolo, aconteceu a Formação para MinistrosO Mutirão da Comunicação da América Latina e Caribeaconteceu de 4 a 7 de fevereiro em POA/RS

MercadoOmega

R. Paranaense, 384Bairro Comasa

F:3434-1762

VerticalMagazine

R. Sebastião S. de Borba,548 – Espinheiros

F: 3434 2208

Page 11: Ação e Missão - Março

Ação e Missão • Março/Abril 2010

Agenda 11

Senhores leitores, Meunome é Marlene de SousaBonelli e já fui catequista deprimeira eucaristia e de crismana Paróquia "São Paulo Aposto-lo". Essa foi uma das razões queme levou a fazer a faculdade depsicologia.

Sou formada pela ACE –Associação Catarinense de Ensi-no e atuo como psicóloga clini-ca, atendo também comovoluntária na Paróquia, nas ter-ças-feiras no período da manhã.

A partir desta ediçãotenho o prazer de usar esseespaço para trazer até vocês umpouco de conhecimento deuma das ciências mais impor-tantes para nossa vida, a psico-logia. Ela do nosso dia a dia,nosso modo de pensar, agir einteragir com as outras pessoas.Está presente, por via doinconsciente, até mesmoquando dormimos. Nossa qua-lidade de vida, depende muitomais de nosso equilíbrio psico-lógico do que nos damos conta.

A edificação de nossaestrutura psicológica começaainda no ventre materno e vaise completando ao longo davida, no contato com a família,posteriormente nos contatossociais nos deparando comperdas e ganhos, tristeza e ale-grias, enfim somando expe-riências de nosso cotidiano. Ofato é que estamos em cons-tante construção, construção

essa que só será finalizadapela morte.

O objetivo maior de todosnós é a felicidade, no entantoestamos traçando caminhosque nos distanciam cada vezmais dela. A cada dia olhamosmais para fora de nós mesmos.Estamos tão absorvidos com oque temos , com o que quere-mos ter ou em comparar-noscom os outros que esquece-mos de perceber quem somos.Preocupamo-nos tanto com aaparência que nos esquecemosda essência.

Planejamos as férias,diversão, lazer, buscamos cons-tantemente prazeres, mas namaioria das vezes essas expec-tativas nos levam a frustraçãodo vazio, nada nem ninguémnos preenche, uma sensaçãoangustiante de uma busca nun-ca alcançada.

Por que esperar para serfeliz amanhã?

Já pensou que o amanhãnunca chega, o amanha sem-pre será amanha. Que tal per-ceber mais o hoje, olhar aoredor, entender melhor o cená-rio de sua vida e compreenderque a felicidade pode estar aquie agora, no sorriso do filho, nocompanhia da companhei-ra(o), no prazer de contar, ain-da,com a presença de seu pais.Curta-os nada é eterno, daqui aum minuto o agora já é passa-do e você pode não ter mais aoportunidade de viver essemomento. Seja feliz já, nãoespere ou planeje a felicidade,ela caminha ao seu lado, oudentro de você. As vezes preci-samos de ajuda profissionalpara constatar isso. Não aceitea infelicidade, ela adoece.

Nossas maiores angústiassão oriundas da simples faltade nexo entre nossas atitudes enossos valores internos, princi-palmente aqueles que nosforam passados na nossa pri-meira infância.

Nossa finalidade será tra-zer um tema novo, semprerelacionado a psicologia e auma melhor qualidade de vida,a cada publicação do jornal.Ficaremos honrados tambémcom sua participação, envian-do sugestões ou criticas atra-vés do nosso email.

Marlene de Sousa Bonelli Email: [email protected]

Por que esperar para ser feliz amanhã?Curso pais e padrinhos

Batismos na Paróquia São Paulo Apóstolo

Curso de noivos

Dias:

17 abril

15 maio

19 junho

17 julho

21 agosto

18 setembro

16 outubro

20 novembro

11 dezembro

• Horário: 14:00 às 20:00

• Documentos necessários:

• RG de cada pessoas que fará o curso

• Comprovante de residência

• Comprovante do dízimo

• Se não for dizimista contribuir com R$ 3,00 por pessoa

• Validade do curso: 3 anos

• Observação: As inscrições abrem nasemana que antecede o curso.

Mais informações, secretaria paroquial 3434-1091

Mais informações secretaria paroquial 3434-1091

DIA DO MÊS LOCAL HORÁRIO

1º Domingo Com. N.Sra.Lourdes 9:00

2º Sábado Com.São Paulo Apóstolo 17:00

2º Domingo Com.São Paulo Apóstolo 9:30

3º Domingo Com.N.Sra.Lourdes 9:00

4º Domingo Com.Papa João XXIII 9:00

5º Domingo Com.N.Sra.Lourdes 9:00

Mais informações, secretaria paroquial 3434 1091

Dias:

24 abril

26 junho

28 agosto

23 outubro

04 dezembro

• Horário: 13:30 às 22:00• Documentos necessários para inscrição:

RG de cada pessoa• Comprovante de residência• Contribuição de R$ 20,00(casal)• Validade 1 ano.• Observação: As inscrições abrem na

semana que antecede o curso

Formação de ministrosEstar sempre buscando

conhecimento e formaçãonos leva a sevir com maisentusiasmo e dedicação aoreino de Deus! Na intenção decontribuir nesta busca nossaparóquia está preparando ummomento precioso a todos osministros .

Tema: Sacramento de Iniciação Cristã.Assessor: Frei Geraldo Carmonera, OFM CapDia 10 de abrilLocal: Centro de Pastoral Pe. Fausto Horário: 14 horas

“O objetivo maior de todos nós é afelicidade, noentanto estamostraçando caminhosque nos distanciamcada vez mais dela”

Page 12: Ação e Missão - Março

Ação e Missão • Março/Abril 2010

12 Fé e Vida

Combater a dengue não é uma tarefa fácil. Se não mobilizarmos, daqui a pouco adengue pode aparecer. Chuva e calor favorecem o mosquito transmissor da dengue. Porisso, precisamos da ajuda de todos para eliminar e evitar os focos do mosquito e nãodeixar que as epidemias de dengue cheguem na nossa Paróquia.

Medidas simples desde que feitas todos os dias, geram bons resultados. Além deproteger a sua família você pode ajudar a sua comunidade. Conheça aqui tudo sobre adengue e ajude-nos nesse combate. A hora de agir é agora!

Nossa Paróquia contra a dengueO combate não pode parar. Junte sua família e seus vizinhos na luta contra a dengue

• Modo de transmissão • A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mos-quito Aedes aegypti ou Aedes albopictus. (ambos dafamília dos pernilongos) infectados com o vírus transmis-sor da doença. A transmissão nos mosquitos ocorrequando ele suga o sangue de uma pessoa já infectadacom o vírus da dengue. Após um período de incubação,que inicia logo depois do contato do pernilongo com ovírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto atransmitir a doença.

• Nos seres humanos, o vírus permanece em incubaçãodurante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Sóapós esta etapa, é que os sintomas podem ser percebi-dos. É importante destacar que não há transmissão atra-vés do contato direto de um doente ou de suas secreçõescom uma pessoa sadia. O vírus também não é transmiti-do através da água ou alimento.

• Prevenção • A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar

o nascimento do mosquito, já que não existem vacinasou medicamentos que combatam a contaminação.Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles esco-lhem para a reprodução.

• A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa,parada em qualquer tipo de recipiente. Como a prolifera-ção do mosquito é rápida, além das iniciativas governa-mentais, é importantíssimo que a população também

colabore para interromper o ciclo de transmissão e conta-minação. Para se ter uma idéia, em 45 dias de vida, umúnico mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

• Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água,barris, tambores tanques e cisternas, devidamentefechados. E não deixar água parada em locais como:vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garra-fas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas,bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos decimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos ebambus, buracos de árvores, além de outros locais emque a água da chuva é coletada ou armazenada.

• É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviveraté 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado oovo estiver seco. Caso a área receba água novamente,o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em umespaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importanteeliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

O que é a Dengue?A dengue é uma doença infecciosa

febril aguda causada por um vírus da

família Flaviridae e é transmitidaatravés do mosquito Aedes aegypti,

também infectado pelo vírus.Atualmente, a dengue é considerada

um dos principais problemas desaúde pública de todo o mundo.