a voz da ilha - maio 2010

12
JORNAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - RUA 10, 46 - ILHA DOS ARAÚJOS - GOV. VALADARES/MG - WWW.PAROQUIADAILHA.COM.BR Ano XLVI - nº 722 - Governador Valadares - Maio/2010 - Distribuição gratuita A Voz da Ilha Nós vos louvamos, Pai do céu, e vos bendizemos pelo cuidado com que as mães continuam a cercar de amor e carinho nossa vida. Nós vos pedimos: aben- çoai todas as mães! Fazei que descubram o vos- so amor no trato com os filhos. Que elas sejam sempre carinhosas e pacientes na hora do aborrecimento. Que sejam firmes, quan- do é preciso corrigir; alegres mesmo nas dificuldades. Que elas nos mostrem sem- pre o caminho do bem e da fé. Nós vos pedimos, tam- bém, por aquelas mães que vivem esquecidas ou pas- sando por sofrimentos e an- siedades: concedei-lhes vos- sa ajuda divina e o apoio de que tanto precisam! Este apoio e esta com- preensão lhes sejam dados, também, por parte da famí- lia, esposo e filhos! Não deixeis, Senhor, que a ingratidão e as dificulda- des da vida as desanimem! Que a Virgem Maria, a mais perfeita de todas as mães, seja sempre uma es- trela indicando o caminho para o bem e para o alto. Senhor, vos agradecemos pelas nossas mães: que tudo de bom e de melhor que exis- te no mundo, seja para elas! Em carinhos, amor, bonda- de, felicidade, paz! Que elas possam encontrar em vós, Senhor, a felicidade de servir e, assim, dia após dia, vos louvar e bendizer. Amém! Oração para as mães MÃE DE DEUS, ABENÇOA TODAS AS NOSSAS MÃES!

Upload: paroquia-da-ilha

Post on 10-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

Jornal A Voz da Ilha, da Paróquia N. S. Aparecida, de Governador Valadares

TRANSCRIPT

Page 1: A Voz da Ilha - maio 2010

JORNAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - RUA 10, 46 - ILHA DOS ARAÚJOS - GOV. VALADARES/MG - WWW.PAROQUIADAILHA.COM.BR

Ano XLVI - nº 722 - Governador Valadares - Maio/2010 - Distribuição gratuita JORNAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - RUA 10, 46 - ILHA DOS ARAÚJOS - GOV. VALADARES/MG - WWW.PAROQUIADAILHA.COM.BR

Ano XLVI - nº 722 - Governador Valadares - Maio/2010 - Distribuição gratuita

A Voz da Ilha

Nós vos louvamos, Pai do céu, e vos bendizemos pelo cuidado com que as mães continuam a cercar de amor e carinho nossa vida.

Nós vos pedimos: aben-çoai todas as mães!

Fazei que descubram o vos-so amor no trato com os filhos.

Que elas sejam sempre carinhosas e pacientes na hora do aborrecimento.

Que sejam firmes, quan-do é preciso corrigir; alegres mesmo nas dificuldades.

Que elas nos mostrem sem-pre o caminho do bem e da fé.

Nós vos pedimos, tam-bém, por aquelas mães que vivem esquecidas ou pas-sando por sofrimentos e an-siedades: concedei-lhes vos-sa ajuda divina e o apoio de que tanto precisam!

Este apoio e esta com-preensão lhes sejam dados, também, por parte da famí-lia, esposo e filhos!

Não deixeis, Senhor, que a ingratidão e as dificulda-des da vida as desanimem!

Que a Virgem Maria, a mais perfeita de todas as mães, seja sempre uma es-trela indicando o caminho para o bem e para o alto.

Senhor, vos agradecemos pelas nossas mães: que tudo de bom e de melhor que exis-te no mundo, seja para elas! Em carinhos, amor, bonda-de, felicidade, paz!

Que elas possam encontrar em vós, Senhor, a felicidade de servir e, assim, dia após dia, vos louvar e bendizer. Amém!

Oração para as mães

MÃE DE DEUS, ABENÇOA TODAS AS NOSSAS MÃES!

Page 2: A Voz da Ilha - maio 2010

2 Abril/2010A Voz da Ilha

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Jhoner M. ResendeCRF/MG - 11001

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

artigos odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados e Domingos: 19h30 / Domingo: 9h com crianças.- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira quinta-feira do mês, respon-sáveis; Pe. Paulo ou Diretoria do Apostolado da Oração.- Toda última terça-feira do mês no Grupo de Oração.- Grupo de Oração Jesus e Maria: Toda terça-feira às 19h 30.- Atendimento paroquial (Secretaria):de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.- Atedimento pastoral: Terça-feira: visita as doentes / Quarta e quinta-feira, das 9h às 11h.- Sexta-feira: confissão individual de 9h às 11h.

Jornal da Paóquia Nossa Senhora Aparecida - Ilha - (33) 3275-1720Rua 10, 46 - Ilha dos Araújos - www.paroquiadailha.com.br

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesEquipe de Comunicação: Maria Lúcia Cotta Soares / Sandra Pitanga

Diagramação: Fausto Gomes (3083-5765)Impressão: Inforgraf (3275-5444)

AGENDA PAROQUIAL

MAIO

Dia 01 - Feriado - Dia do trabalhador - Missa pelos traba-lhadores e abertura do Mês de maio com coração da Ima-gem de Nossa Senhora e barraquinhas após a missa.Dia 03 - Reunião do Pe. Paulo com os Ministros da EucaristiaDia 05 - Reunião do Conselho Pastoral às 20h30 Dia 06 - Adoração e Bênção do Santíssimo às 16hDia 07 - Primeira Sexta-feira do mês - Missa do Coração de Jesus às 19h30Dia 08 - Reunião com os Coroinhas às 9h30 - Reunião da Equipe Diocesana de Catequese às 14hDia 09 - Dia das MãesDia 13 - Abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional em Brasília - Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento às 19h30Dia 16 - Solenidade da Ascensão do Senhor De 17 a 22 - Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - Missa todos os dias às 19h30Dia 23 - Solenidade PentecostesDia 30 - Solenidade da Santíssima Trindade

JUNHO

Dia 03 - Solenidade Corpus Chisti

Dias 04/05/06 - FIJ (Formação Integral de Jovens)

palavradopároco

Maria, mãe da Igreja

No decorrer dos milênios do cristianismo. Maria foi agraciada com os mais di-

versos títulos, que sinalizam a grande e terna devoção dos seres humanos à mãe de Deus. Nenhum deles, certamente, é mais cristológico do que chamá-la de Mãe da Igreja. Diz o Catecismo da Igre-ja Católica, no parágrafo 964: “O papel de Maria para com a Igreja é insepará-vel de sua união com Cristo, decorren-do diretamente dela”. E continua, argu-mentando com a Lumen Gentium: “Esta união de Maria com seu Filho na obra da Salvação manifesta-se desde a hora de sua concepção virginal até sua morte”. Se há uma identificação perfeita entre o Cristo e a Igreja, consequentemente a mãe de Jesus é a mãe da Igreja.

Maria compreendeu tal missão e não negou à Igreja a sua proteção materna, a qual desde os primeiros dias – como se lê em Atos – estava ao lado dos após-tolos, naqueles momentos de muitos desafios. E, a patir daí, ela já não se desvincula dos seguidores do seu Filho. Na Igreja universal de todos os tempos, nas Igrejas locais e de todas as latitudes, o amor a Maria plenifica o coração dos Cristãos. De quantas Igrejas ela é pa-droeira! Quantos países lhe são consa-grados! Quantas “Marias” existem em toda a terra, porque a largueza do seu coração acolhe não apenas o povo de Deus, mas humanidade toda por quem Jesus deu o seu sangue.

Que neste mês de maio, especial-mente dedicado a ela, desperte nos se-res humanos essa dimensão mariana, de modo que acreditem no seu amor mater-no e invoquem o seu auxílio – por que Maria, mãe da Igreja, é a medianeira de todas as graças no plano da salvação.

É meu desejo imenso que o nosso jornal A Voz da Ilha do mês de maio possa ser de grande utilidade para os nossos queridos paroquianos e leitores, ajudando-os a conhecer, amar e imitar um pouco mais a Maria, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe.

Neste mês de maio, que além das sin-gelas devoções e homenagens maria-nas, saibamos agradar a Mãe de Cristo servindo e agradando ao seu Filho É ela mesma quem nos pede: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”

Que ao receber este jornal você pos-sa fazer uma boa leitura e que com ele chegue até você e especialmente a todas as mães, pela intercessão de Maria, as bênçãos de Deus e os nosso cumprimentos. Este é o melhor presente que podemos oferecer a você, mamãe, no seu dia.

d. Geraldo majella agnelo

Cardeal arcebispo de salvador

Fraternamente Pe. Paulo

Page 3: A Voz da Ilha - maio 2010

Abril/2010 3

XVI CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONALTema:“EUCARISTIA, PÃO DA UNIDADE DOS DISCÍPULOS

MISSIONÁRIOS” - Lema: “FICA CONOSCO, SENHOR”

Oração do XVI Congresso Eucarístico Nacional

“A Santíssima Eucaristia nos oferece uma ocasião singular no momento atual para encontrar respostas verdadeiras e satisfatórias diante da cultura atual (...) na busca de uma nova síntese para sua experiência de globalização”. (Apresentação do Texto–Base de João Braz de Avis).

A realização do XVI Congresso Eucarístico Nacional de 13 a 16 de maio de 2010, em Brasília, é

motivado pelos 50 anos da fundação da Ca-pital e da Arquidiocese, nascidos no mesmo dia 21 de abril de 1960.

O tema do congresso “Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários”, é um apelo à reflexão dos discípulos para que se encontrem com Cristo na Eucaristia. A partir deste encontro, nasce a força da missionarie-dade dos anunciados de Jesus Cristo. O tema está em plena sintonia com as conclusões da V Conferencia de Aparecida. A intimidade com Jesus permite formar uma interioridade do coração missionário. Jesus, no centro da vida do cristão, em especial com a sua pre-sença vivificante e transformadora, impele para o anuncio missionário.

O lema do congresso “fica conosco Se-nhor” (Lc 24, 29) reporta o discípulo à experi-ência de Emaús. Encantados por Jesus, os dis-cípulos sentiam fortíssimo ardor que os levou a dizer: “fica conosco Senhor” (Lc 24- 29).

Empolgados pela experiência vivifi-cadora que Jesus lhes transmitiu, voltaram correndo para Jerusalém para relatar o ocor-rido. O congresso quer ser essa experiência de aproximação e intimidade com Jesus. Quer reascender o ardor interior para trans-formar os discípulos em anunciadores. É necessário anunciar Jesus.

Sendo a eucaristia presença da Vida vi-vificante que atinge o ser humano na sua to-talidade, está programado um Simpósio de bioética, em que se fará proclamação solene da crença na vida com valor incalculável. Desta forma, o tema do congresso fortale-cerá o anuncio a favor da vida, a partir da vida de Jesus, e a crença de que é possível vislumbrar a vida com fé e ética. Para mais informações, acesse: www.cen2010.org.br.

Pe. Helmo César Faccioli, cmf, é páro-co do Santuário do Imaculado Coração de Maria em São Paulo - Fonte revista Ave Mara - Ano 112.

Sintetizamos na logomarca algumas realidades do XVI Congresso Eucarístico Nacional que nos parecem indis-

pensáveis para explicar o tema e o lema escolhidos:A cruz, contendo em seu centro a hóstia branca partida, nos

chama para penetrar no mistério da Eucaristia a partir do mistério pascal de Jesus. Sua paixão, morte e ressurreição são a fonte de onde nasce a Eucaristia. A cruz transforma-se, pois, em ostensório que nos assegura a realidade das palavras de Jesus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus irmãos”. (João 15, 13)

A Hóstia partida: corpo e sangue do Senhor, a Eu-caristia é a própria presença do Senhor vivo no meio de seu povo. Distribuído para todos, esse pão constrói a unidade da Igreja, torna-se ali-mento que produz vida abundante e ensina aos que a recebem a ser irmãos e irmãs que incluem os mais pobres, os mais fracos, os solitários, os doentes, os desiludidos e os excluídos.

Os raios convergentes e divergentes, de diversas, cores, suge-rem a grandeza e a centralidade da Eucaristia, “o mistério da fé”, e, ao mesmo tempo, apontam para a diversidade e a unidade dos

discípulos de Cristo que, quanto mais se aproximam da Eucaris-tia, mais exprimem a unidade da Igreja, sem dissolver a riqueza de sua diversidade.

As três figuras humanas lembram, em parte, os quatro evange-listas, obras de arte posicionadas na frente da Catedral de Brasília.

Lembram ainda a comunidade dos discípulos que está de frente para a Eucaristia. Sugerem-nos

também o grande mistério de Deus-Amor, a Santíssima Trindade, fonte de onde nasce o

amor encarnado, Nosso Senhor Jesus Cris-to. Desse mistério a Eucaristia nos torna semelhantes.

A Catedral de Brasília: obra de arte re-conhecida mundialmente, a que mais identifi-

ca a capital federal, ponto de unidade da Igreja Particular, lembra a sede do XVI CEN e é um

sinal da Igreja viva que se alimenta da Eucaristia.As cores brancas, dourada e vermelha são cores eucarísticas

indicando a hóstia consagrada, a divindade do Senhor e seu san-gue derramado por nosso amor.

João Braz de Aviz - Arcebispo de Brasília

Significado da Logomarca do XVICongresso Eucarístico Nacional

onde nasce a Eucaristia. A cruz transforma-se, pois, em ostensório que nos assegura a realidade das palavras de Jesus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus

A Hóstia partida: corpo e sangue do Senhor, a Eu-caristia é a própria presença do Senhor vivo no meio de seu povo. Distribuído para todos, esse pão

incluem os mais pobres, os mais fracos, os solitários,

está de frente para a Eucaristia. Sugerem-nos também o grande mistério de Deus-Amor, a

Santíssima Trindade, fonte de onde nasce o

conhecida mundialmente, a que mais identifi-ca a capital federal, ponto de unidade da Igreja

Particular, lembra a sede do XVI CEN e é um sinal da Igreja viva que se alimenta da Eucaristia.

Senhor Jesus, Tu és o Caminho!Em meio a sombras e luzes, alegrias e

esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos.

Fica conosco, Senhor!

Tu és a Verdade!Desperta nossas mentes e faze arder nossos

corações com a tua Palavra. Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.

Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!Fica conosco, Senhor!

Tu és a Vida!Abre nossos olhos para te reconhecermos no “partir o Pão”, sublime

Sacramento da Eucaristia! Alimenta-nos com o Pão da Unidade.Sustenta-nos em nossa fragilidade. Consola-nos em nossos sofrimen-

tos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.Fica conosco, Senhor!

Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,No vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos

missionários! Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser: alegres no Caminho para a Terra

Prometida! corajosas testemunhas da Verdade libertadora!promotores da Vida em plenitude!

Fica conosco, Senhor! Amém!

Page 4: A Voz da Ilha - maio 2010

4 Abril/2010A Voz da Ilha

Rua Trinta e Seis, 497 - Ilhas Telefone: (33) 3277-4951

Gov. Valadares

Leve essa qualidade para seu município

Tempo PascalJesus sobe aos céus...

... e envia o Espírito Santo.

As coroas da Páscoa

A celebração da páscoa da ressurreição do Senhor encerra-se com a Ascensão

e a comunicação do Espírito Santo no Do-mingo de Pentecostes.

A Ascensão é a exaltação de Jesus Cristo pelo Pai. Cristo foi exaltado não porque retornou ao céu. Foi exaltado porque cumpriu com amor a sua magnífica missão. Nada do que precisava ser feito deixou de se realizar. Cristo foi fiel ao extremo. Foi fiel, porque foi coerente. Pregou de tal forma e viveu tão intensamente seu próprio ensinamento que transformou sua missão em Evangelho, isto é, a boa-notícia para o povo. Uma missão assim ex-traordinariamente cumprida devia ser celebrada com a exaltação que só o Pai sabe fazer.

O Espírito Santo é fruto delicioso de toda a história da salvação. É o amor mútuo entre o Pai e o Filho. Por isso, Jesus devia voltar ao céu para, de lá, ele e o Pai comunicarem tal amor. O Espírito Santo é caracterizado com dois símbo-los do mesmo amor. O sopro e a linguagem que todos entendem.

O Evangelho de João, capítulo 20, versículos 19 a 22, compara o amor com o ar que a gen-te sopra. Sem o ar, ninguém vive. Sem o amor, ninguém é santo. Como o sopro de ar, o amor é o principio da vida. Como foi na criação da pessoa humana no paraíso.

Lucas no livro Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículos de 1 a 13, compara o amor com a linguagem que todos falam e, sobretudo, na qual todos se entendem. Quem está abrasado pelo amor muda totalmente seu relacionamento com as pessoas. João e Lucas apresentam, de forma diferente, a comunicação do dom maior do mis-tério da Páscoa: o amor!

(...)

Ascensão do Senhor

A 7ª semana da Páscoa começa com a As-censão do Senhor ao céu e termina com a

vinda do Espírito Santo Consolador. Nas três pri-meiras semanas Jesus foi visto. Nas três ultimas, Ele deixa aos discípulos suas recomendações e sobe para o Pai. No centro, Ele se revela como o Bom Pastor. A Páscoa termina cinquenta dias de-pois, com o envio do Espírito Santo, a revelação de Deus ao ritmo de nossa história.

At. 1,1-11 - Jesus ressuscitado despede-se e sobe ao céu. Terminou o seu tempo de presença física entre nós. Agora Ele sobe para enviar o Es-pírito Santo Consolador. Com a força do Espírito, os discípulos serão testemunhas de Jesus em todo o lugar. A recomendação é que aguardem em Je-rusalém porque lá se realizara a promessa do Pai. Aqui, o texto sagrado entende como promessa do Pai o envio do Espírito Santo, e já não mais terra e descendência. Por isso, o Reino de Israel que os discípulos querem ver restaurado recebe um novo significado. Não se trata de um pedaço de terra em algum lugar deste mundo, mas o mundo todo como Reino de Deus.

Mc 16,15-20 - Despedido-se dos seus, Jesus os envia como missionários para o mundo todo. O Evangelho deve ser anunciado a todos. Ha-verá quem vai se opor ao Evangelho, mas mui-tos, mesmo sem conhecer a pessoa de Jesus e a missão da sua Igreja, poderão crer nos grandes valores defendidos por Jesus, e vivê-los. Outros vão acreditar de forma explicita e completa, e se unirão formando uma comunidade de discí-pulos, renovados no mesmo batismo. Estes es-tão a serviço dos demais, para que a fé humana que eles têm não se perca diante dos desenganos da vida. Em beneficio dos outros, os discípulos expulsarão demônios e farão coisas maravilho-

sas. Eles saíram pelo mundo afora e sua palavra chegou até nós que, por nossa vez, a levamos adiante. É nossa vocação anunciar o Evangelho até o fim do mundo com o nosso modo de viver, a caridade, a solidariedade, o nosso empenho em favor da humanidade para que todos tenham vida em plenitude.

Solenidade de Pentecostes

Jesus sobre ao céu e envia o Espírito Santo. Até então, tínhamos recebido a revelação

de Deus, o Pai, que existe desde sempre e se apre-sentou a Moisés como “Aquele que é”. Vivemos também a revelação de Jesus Cristo, o Emanuel, Deus conosco, situado no nosso espaço e no nos-so tempo. Agora Deus se revela no ritmo da nossa história, como o Sopro de Vida presente em toda parte. Renascemos na Páscoa e nos tornamos fi-lhos do Vento, imperceptíveis, presentes em toda parte na plena liberdade do Espírito.

Jo 20,19-23 - O Evangelista São João conta que no dia da ressurreição Jesus apareceu aos discípulos que estavam reunidos no Cenáculo e soprou sobre eles dizendo: “Recebam o Espírito Santo”. Nesse momento eles recebem o dom do Espírito para introduzirem no mundo o perdão.

Jo 15,26-27; 16,12-15 - Tendo subido ao céu, Jesus envia, da parte do Pai, o Espírito da Ver-dade, que vem como Defensor. Ele nos esclare-cerá, iluminando a nossa inteligência e o nosso coração, para percebermos sempre mais tudo o que Jesus ensinou. Por isso pedimos que Ele en-vie dos céus um raio de luz, lave o que está sujo, regue o que está seco e cure o que está doente; dobre a nossa dureza, aqueça o frio e nos guie no escuro. Que o Espírito venha e encha os nos-sos corações com os seus sete dons.

Page 5: A Voz da Ilha - maio 2010

Abril/2010 5

Rua São Paulo, 417 - Centro - Gov. Valadares - MG

BANHO,TOSA

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Crianças, familiares e eduCadores se unem por uma vida mais humana e feliz.

foi assim: na manhã de 21 de abril, p.passado, a partir das 8:00 h , os pais foram chegando, motivados por um convite: conhecer e participar da rotina das crianças, compartilhando as atividades nos espaços onde tudo acontece.

na chegada, de mãos dadas, rezaram a ora-ção que Jesus ensinou, para abençoar a manhã. depois, a cada visita a um ambiente da Creche, os pais recebiam cartões com mensagens sobre as quais serão baseadas o projeto institucional deste ano: “VALORIZANDO A VIDA”.

no dia 13 de abril, p.passado, as famílias das crianças do Cedes - Creche da ilha - se reuniram para um bate-papo sobre a sexualidade infantil com

Como sabemos, o Cedes - Centro de educação e desenvolvi-mento social da ilha - Creche da ilha - sempre, ao longo de seus 17 anos de existência, procurou realizar sonhos junto à comunidade a qual pertence. um grande avanço foi a criação da Creche, bem como a construção de sua sede própria. e agora, um sonho a mais realizado: Curso de Computação (informática), já em funcionamen-to. são 60 jovens, de até 18 anos, atendidos inicialmente. mas o sonho não acaba aí, pois já estamos formando as turmas de infor-mática para a terceira idade, ou seja, melhor idade, para iniciar dia 10 de maio. as inscrições estão abertas e nós aguardamos vocês.

outros cursos estão programados para atendê-los. Balé, jazz (de 07 a 12 anos). violão e flauta (de 07 a 15 anos). Capoeira (de 03 a 15 anos) e atividades de cidadania.

o Cedes está sempre com novos focos de atendimento contem-plando crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Venham participar conosco. Inscrições abertas: CEDES - rua Quatorze, 850 - Ilha dos Araújos.

a vocês que, no dia a dia, estão sempre pensando no bem estar da família, que se desdobram no cumpri-mento de vários papéis: es-posa, mãe amorosa, dona de casa, trabalhadora, atu-ante no exercício das mais diversas profissões, que-remos expressar o nosso carinho e admiração.

em cada ambiente, brinquedoteca, parque, biblioteca, os pais interagiram com os filhos, brincando, contando histórias, se divertindo numa experiência rica que fazia despontar sor-risos em todos.

Quando passaram pelo refeitório, com muita alegria e descontração, participaram de um lan-

Abril de novidades no CEDES

Meninos e meninas: somos diferentes, mas amigos

Dia das Mães - 09 de Maio de 2010

Sonho Real

che, com pães, frutas e um delicioso arroz doce.na sala da psicóloga, um gostoso bate-papo so-

bre família. foi um momento muito especial.depois de dez ambientes visitados e dez cartões

em mãos, os pais deixavam registrado o que acha-ram dessa oportunidade. vejam alguns depoimen-tos:

- Eu achei muito bom, aprendi muitas coisas boas com as professoras. Eu precisava muito de passar esse tempo com meu filho. Eu só tenho que agradecer a vocês e pedir que continuem sempre fazendo esse ótimo trabalho. Eu tenho muito con-fiança em vocês. (Fernando, pai do Cauã)

- Esse encontro foi muito bom para aprendermos ouvir e agir na hora certa, como cuidar dos filhos e a cada dia aprendermos uma lição de vida e até como vivermos melhor com a família. Por isso temos que participar. (Maria Aparecida, mãe de Jaqueline).

- Eu fiquei feliz com a estrutura mostrada. O ambiente é bem eficaz para a educação de minha filha. Estão de parabéns todos os colaboradores e parceiros. Espero que um dia eu possa fazer parte de uma obra como essa. Parabéns a todos. (Már-cio, pai de Anna Clara).

- Só Jesus Cristo poderá retribuir o carinho, o conforto, amizade, compreensão, que vocês têm com minha filha. Obrigada por tudo. Minha filha che-ga muito feliz em casa, todos os dias. (Alessandra, mãe de Danielly).

- Agradeço o trabalho que é elaborado, pois as-sim como é importante para a formação da minha filha, é também para as outras crianças.Que Jesus os abençoe. (Lorna Cristina, mãe da Maité).

a psicóloga. Tema atual e que levanta muitos questionamentos.foram colocados as diferenças entre meninos e meninas. a

forma de cuidado com o corpo, o respeito ao desenvolvimento das crianças, os limites e a forma de lidar com a curiosidade normal nessa faixa etária.

foi discutida, ainda, a importância da criança ter um espaço na hora do banho, na hora de dormir sendo preparada para sua individu-alidade e de escolher com cuidado com quem deixar as crianças, isto é, que seja uma pessoa de confiança da família. outros pontos foram levantados e o momento foi bastante proveitoso para todos.

ao final do encontro com as famílias, foi realizado uma votação para a escolha do próximo tema que será trabalhado, sendo esco-lhido: limiTes.

Mãe: são três letras, apenas, As desse nome bendito:Também o céu tem três letrasE nelas cabe o infinito

Para louvar a nossa mãe,Todo o bem que se disser, Nunca há de ser tão grandeComo o bem que ela nos quer.

Palavra tão pequenina, Bem sabem os lábios meusQue és do tamanho do céuE apenas menor que Deus

(Mário Quintana)

MÃES, parabéns pelo seu dia!

Page 6: A Voz da Ilha - maio 2010

6 Abril/2010A Voz da Ilha

dicasdesaúde Clarissa p. C. fernandes - Farmacêutica

Clarissa p. C. fernandes - Farmacêutica

DesidrataçãoÁgua

A água é um elemento fundamen-tal para nossa saúde, tanto para o interior quanto para o exte-

rior de nosso corpo. Mais de 60% de nos-so organismo é constituído de água, e ela participa de muitas funções vitais, dentre elas temos: regulação da temperatura corporal, eliminação de toxinas através da urina e transpi-ração, modelação do bolo fecal, pro-cesso de respira-ção, e distribuição de muitos nutrien-tes pelos diversos órgãos do nosso corpo. Com pouca água, todo nosso organismo é pre-judicado podendo gerar diversas doen-ças, o que em alguns casos pode ser muito grave e até mesmo le-var a morte, como no caso da desidratação.

A desidratação é a perda excessiva de água e pode ocorrer quando há diarréia, vômito, pouca ingestão de água, excesso de bebida alcoólica, exercícios físi-cos, e outros.

Alguns sintomas da desidratação são: olhos fundos, boca seca, perda de elasticida-de da pele, em bebês, moleira afundada, fral-

da seca por mais de 3 horas e irritabilidade.Em cidades quentes como Governador

Valadares o cuidado deve ser maior, muitas pessoas podem até mesmo estar desidrata-das sem perceber. Os especialistas sugerem que se deve tomar 2 litros de água por dia,

podendo variar de acor-do com a rotina. Por

exemplo, se a pes-soa � zer uma corri-da, ou outro exercí-cio físico, o volume de água ingerido deve ser maior. Uma dica para sa-ber se está ingerin-do uma boa quan-tidade de água é observar a urina, se estiver escura, concentrada, é sinal que se está ingerin-do pouca água, se estiver clarinha, é sinal de quantidade adequada de água.

Outra forma de manter o organismo

hidratado é consumir alguns alimentos que são

fontes indiretas de água, como verduras e frutas cruas.

Existem alguns casos que a quantidade de água atrapalha a saúde, mas são mais ra-ros, e isso só deve ser considerado se o mé-dico � zer essa restrição.

casos pode ser muito grave e até mesmo le-var a morte, como no

A desidratação é a perda excessiva de água

manter o organismo hidratado é consumir

Em caso de desidratação,

beba soro caseiro:

Diluir em 1 (um) copo d’água fi ltrada e fervida 1 (uma)

pitada de sal e 3 (três) pitadas de açúcar, misture bem.

Ofereça à vontade em peque-nas quantidades, a cada 20

minutos e após cada evacuação líquida, se houver diarréia.

DICAS DE SITE: www.saudevidaonline.com.br

boasaude.uol.com.br

www.sitemedico.com.br

Page 7: A Voz da Ilha - maio 2010

Abril/2010 7

lecionando em cursos técnicos de enfermagem, higiene dental e radiologia, um tema curioso desperta a atenção dos alunos, futuros profissionais de saúde, o atendimento humanizado.

você deve estar pensando, “o que é isso?”. nas últimas déca-das o papel dos profissionais de saúde tem sido incrementado por novos conhecimentos científicos e pelas constantes mudanças tec-nológicas na área de saúde, assim como seus avanços nas políticas públicas.

Como a proposta destas políticas pública estão voltadas para a pre-venção e promoção de saúde, aquele modelo biomédico ( o homem centrado na doença) dos sé-culos passados vão sendo eliminados e os profissionais de saúde começam a en-xergar os pacientes não só reduzidos a vírus e bac-térias, mas como pessoas, que são seres humanos, aci-ma de qualquer doença.

os profissionais da área da saú-de de um modo geral têm o papel não somente de executar os procedimentos técnicos, mas de cuidar do paciente para que ele não tenha seqüelas físicas e emocio-nais. o cuidar em saúde depende daquilo que so-mos com os outros.

a humanização dos serviços de saúde implica mu-danças do modo como se concebe o usuário do serviço - de objeto passivo a sujeito; de necessitado de atos de caridade àquele que exerce o direito de ser usuário de um serviço que ga-ranta ações técnicas eticamente seguras, prestadas por trabalha-dores responsáveis.

na perspectiva hospitalar, por exemplo, quando deparamos com a situação em que o paciente encontrar-se todo cheio de equipa-mentos e máquinas ligadas ao corpo, que são necessários para sua sobrevivência, devemos entender que ele está em local estra-

nho, sendo cuidado por pessoas estranhas, perdendo sua intimi-dade e principalmente com dor. não podemos dirigir toda nossa atenção apenas aos equipamentos, mas prestar atenção devida nas expressões dos pacientes, pois estas transmitem coisas que as máquinas não são capazes de dizer.

humanizar o atendimento não é apenas chamar a paciente pelo nome, nem ter um sorriso nos lábios constantemente, mas, além disso, também compreender seus medos, angústias, incertezas dando-lhe apoio e atenção permanente.

na realidade, a humanização do atendimento, seja em saú-de ou não, deve valorizar o respeito afetivo ao

outro, deve prestigiar a melho-ria na vida de relação entre

pessoas em geral.parece estranho fa-

lar em humanização com seres huma-nos, já que huma-nizar deveria fazer parte da natureza do homem, todavia

é relevante que este assunto seja trabalha-

do para que as práticas profissionais passem a ser

menos alienadas e menos preconceituosas, facilitando as

relações humanas, tornando-as menos frias e individualistas.

o processo de humanização parte de alguns princípios, como o ambiente físico em

que o paciente está inserido, a comunicação esta-belecida com o paciente, à relação profissional-pacien-

te-familiares e a relação do profissional com a equipe de tra-balho. portanto humanizar é um processo vivêncial que englobam

todas as pessoas, tendo como objetivo dar o tratamento que o paciente merece enquanto pessoa humana.

humanização é usar nossa humanidade para cuidar da humani-dade do outro.

HUMANIZAÇÃO

Jaqueline de souza alves - psicóloga (Crp - 30425) - pós-graduada em

atendimento integral a família. atendimento clínico individual, grupo, palestras.

Telefones: (33) 9191-6129 / 8444-3426

Aviario da IlhaMERCEARIA E SACOLAO

RUA 12, 26 - 3275-1191

Como a proposta destas políticas pública estão voltadas para a pre-

saúde começam a en-xergar os pacientes não só reduzidos a vírus e bac-térias, mas como pessoas, que são seres humanos, aci-ma de qualquer doença.

os profissionais da área da saú-de de um modo geral têm o papel não somente de executar os procedimentos técnicos, mas de cuidar do paciente para que ele não tenha seqüelas físicas e emocio-nais. o cuidar em saúde depende daquilo que so-

a humanização dos serviços de saúde implica mu-danças do modo como se concebe o usuário do serviço - de

disso, também compreender seus medos, angústias, incertezas dando-lhe apoio e atenção permanente.

na realidade, a humanização do atendimento, seja em saú-de ou não, deve valorizar o respeito afetivo ao

outro, deve prestigiar a melho-ria na vida de relação entre

pessoas em geral.

assunto seja trabalha-do para que as práticas

profissionais passem a ser menos alienadas e menos

preconceituosas, facilitando as relações humanas, tornando-as

menos frias e individualistas.o processo de humanização parte de

alguns princípios, como o ambiente físico em que o paciente está inserido, a comunicação esta-

belecida com o paciente, à relação profissional-pacien-te-familiares e a relação do profissional com a equipe de tra-

Page 8: A Voz da Ilha - maio 2010

8 Abril/2010A Voz da Ilha

apostoladodaoração

o mês de maio é rico em re-flexões que podem e devem alimentar nossa vida espiri-

tual, apostólica e afetiva. neste mês de maria, a mãe de Jesus, da igreja e de todos nós, queremos nos unir ao santo papa, as intenções que ele nos propõe neste mês mariano: - para que se ponha um fim ao triste e perverso comercio de seres humanos, que en-volve, infelizmente, milhões de crian-ças. e que os ministros ordenados, os religiosos, as religiosas e os leigos comprometidos no apostolado, sai-bam inspirar entusiasmo missionário nas comunidades a eles confiados.

Queremos agradecer a deus por to-das as mães: jovens, de meia-idade, velhinhas, negras, brancas, casadas, solteiras, pobres, ricas, biológicas, adotivas, cansadas, trabalhadoras, doentes, na terra ou no céu! Que o sa-grado Coração de Jesus e o de maria abençoem a todas e a cada uma!

fica aqui o nosso carinho, nosso amor, nossas preces e nosso abraço.

maria fraga - ao

Aniversariantes de maio

Parabéns que Jesus Ressuscitado Perma-neça no coração e na vida de vocês!

05 - Maria da Conceição F. Caldas05 - Rosalina R. Ribeiro / 11 - Célia

Henrique de Castro / 12 - Ruth Soares / 24 - Olga Ferreira de Arruda

Com Maria, no Apostolado da OraçãoMãe Maria! Roga por nós!

Eunice Vieira (D.ª Nicinha)

Maria de Lourdes Barbalho

Maria da Conceição Neves“Que nos precederam no céu, nossa eterna saudade, vocês continuarão

vivas em nossas lembranças.”

As nossas irmãs e com-panheiras de Oração:

Quando deus olhou o mundo, e precisou de uma mulher para revelar seu filho, encontrou maria!

mocinha simples, pura, vivendo na humildade do anonimato, entretanto, mulher-modelo.

aceitou o plano de deus sem hesitações, embora não estives-se compreendendo: “eis que conceberás e darás à luz a um filho, ao qual darás o nome de Jesus”. (cf. lc 1, 26ss.).

reconheceu que seria difícil, irregular: “Como acontecerá isto, pois eu não conheço homem?!”

naquele momento, percebeu que haveria problemas, exigiria sacrifícios, mas aCeiTou. disse “sim”.

todo o “sim” traz consequências: sacrifícios, renúncias, en-cargos... Contudo, ela não hesitou:

“EIS A SERVA DO SENHOR. FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A tUA PALAVRA”.

foi a primeira apóstola. a primeira missionária. Gerou o filho de deus para dá-lo ao mundo!

o “sim” de maria É para Todos nÓs, CrisTÃos, liçÃo e eXemplo pra fazermos da oBediÊnCia À vonTade do pai,

o Caminho e o meio da prÓpria sanTifiCaçÃo.

Somos convidados a imitar Maria. Mãe e modelo da Igreja!

em nossa jornada de cristãos, ela é a presença feminina que

cria o ambiente de família, o desejo de acolhimento, o amor e o respeito à vida.

maria, mãe, desperta o coração do filho adormecido em cada homem. assim nos leva a desenvolver a vida do Batismo pela qual nos tornamos filhos. e com preocupações maternas, faz crescer em nós a fraternidade, levando a igreja a sentir-se, realmente uma família – como a sagrada família de nazaré, primeira igreja, sob os cuidados de maria.

mãe de Cristo, toda a sua existência é uma plena comunhão com seu filho, desde o seu “sim” ao desígnio divino. aceitou-o livremente na anunciação, e foi fiel ao compromisso assumido com o plano de deus, acompanhando Jesus sem fraquezas ou desânimos – mulher forte, mesmo na pobreza, no sofrimento, na fuga, no exílio... até ao martírio do Calvário.

mãe de Jesus Cristo e nossa mãe: participou da sua obra não apenas como fruto redimido, mas cooperadora ativa da re-denção - gerou o Cristo, gerou também o Evangelho!

em nossa caminhada, maria será sempre a mãe educadora da fé cuidando para que o evangelho nos penetre intimamente, transforme nossa vida de cada dia e produza em nós, frutos de santidade... “façam tudo o que ele mandar...” (cf. Jô 2,5).

maria: modelo de doação, fidelidade, amor, fé, oração... mestra de vida espiritual para todo o cristão, ela nos convida a seguir em tudo, com plena docilidade, a vontade do pai.

“NÃO SE PODE FALAR DE IGREJA SEM QUE EStEJA PRESENtE MARIA”.

Presença de oração e de serviço: assim nos aparece ela na

visita a sua prima isabel, quando o seu espírito glorifica a deus com expressões de humildade, de fé e de esperança no “maG-nifiCaT” (cf. lc 1, 46-55).

o magnificat é espelho da alma de maria - “Grandes coisas me fez o Todo-poderoso”.

É o cântico que anuncia o novo evangelho de Cristo, manifes-tando-se como modelo para os que não aceitam passivamente as injustiças, e conscientemente - sem alienação - proclamam com ela que deus “exalta os humildes”, e se for o caso, “derru-ba os poderosos de seus tronos”...

Em oração e serviço, aparece maria também em Caná, onde ao manifestar ao filho as dificuldades da família, com insistên-cia delicada e confiante, preocupada em ajudar, obteve um efei-to da graça: Jesus realiza seu primeiro milagre, e confirma na fé os seus discípulos, que creram nele”. (cf. Jo 2, 1-12).

Presença orante de Maria no cenáculo, com os discípulos, aguardando o espírito santo prometido: rezando, ajudando, es-perando! (cf. at 1, 14).Atitude de quem confia e se entrega - desânimo nem comodismo.

MÃE APÓStOLA, ROGAI POR NÓS!

maria é mulher. É a bendita entre as mulheres. nela, deus dignifica a mulher, elevando-a a dimensões inimagináveis. em ma-ria o evangelho penetrou a feminilidade, redimiu-a, exaltou-a.

isto é de importância fundamental para o horizonte cultu-ral, em que a mulher deve ser valorizada muito mais, e em que suas tarefas sociais se estão definindo com mais clareza e amplidão.

maria é uma garantia para a grandeza da mulher; mostra a forma específica do “ser mulher”, com essa vocação de ser alma - dedicação que espiritualiza a carne, e que encarna o espírito.

a igreja que tem consciência de que, o que importa é evan-gelizar não de maneira decorativa, como um verniz superficial, mas evangelizar no fundo, na raiz, na cultura do povo, volta-se para maria, para que o evangelho se torne cada vez mais cora-ção; tempo de novo pentecostes, a que maria preside com sua oração, confiante na ação do espírito santo que abre caminhos sempre renovados.

Que em Cada um de nÓs haJa a alma de maria para Bendizer o senhor, e esTeJa o seu espiriTo para

eXulTar em deus... e assim, TamBÉm em nÓs, e aTra-vÉs de nÓs, ConTinuarÁ a fazer “Grandes Coisas o

Todo poderoso” - sanTo É o seu nome!

SOBRE A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA, FALA-NOS OS NOVOS EStAtUtOS DO AO: (N° 3)

“os membros do apostolado da oração veneram com filial amor a Bem-aventurada virgem maria, mãe da igreja, ligada tão intimamente à obra da redenção. para imitar o exemplo dela, que de coração generoso se consagrou totalmente, como serva do senhor, à pessoa e à missão de seu filho, façam a deus o oferecimento próprio por meio dela, pois que é a nossa media-neira junto ao seu filho. rezem cada dia o terço do rosário, ou pelo menos um mistério, e recomendem com insistência ao seu Coração materno, todas as preocupações da igreja.”

fonte: aposTolado da oraçÃo Como? por qê? para quê? - hilda shineider - ed. loyola / Textos baseados em

puebla - 282 à 303, e “Culto da virgem maria” de paulo vi).

Page 9: A Voz da Ilha - maio 2010

Abril/2010 9

NOSSA PRÓXIMA REUNIÃO SERÁ NO DIA 11 DE MAIO ÀS 19h30

TELE-JÓIAS - COSERTOS

Chamem-me / Appelez-moiVoku Min / Call Me

Rua 20, 251 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374Jairinho busca e entrega

dízimodízimodízimo

07 - Maria de Fátima Bahia / 07 - Fanciana Esteves dos Santos

13 - José Mauro da Silva / 24 - Maria Olga Ferreira de Arruda

Aniversariante do mês de Maio

Parabéns e que Deus ilumine todos os dias de sua vida!

05/06 - Michell Henriques Guerra

e Juliane Oss dos Santos

Quem conhecer impedimento contra esses casamentos, está obrigado em consciência a denunciá-los ao pároco.

QUEREM SE CASAR

Pastoral do Dízimo Pe. Cristovam Yubel

Dízimo é um sinal de compro-misso e � delidade com Deus, com a Igreja e com os pobres.

Jesus, na sua bondade in� nita, instituiu a sua Igreja, para ela evangelizar, catequizar, servir e santi� car. E, para que ela possa de-sempenhar a sua vocação evangelizadora no mundo, necessita de recursos mate-riais e esses recursos devem provir de nós, seus � lhos, que somos e formamos a Igreja viva de Cristo aqui na terra. Com o Dízimo você ajuda a transformar a Igreja para que ela seja cada vez mais unida e fraterna, a � m de que possa cumprir a sua missão evangelizadora como Jesus a quer.

Agradecemos a você, dizimista, pela sua fé, pelo seu amor e gratidão teste-

munhados através do dízimo devolvido, graças a ele, está sendo possível manter as Pastorais e a Evangelização na sua trí-plice dimensão, como você pode conferir no demonstrativo � nanceiro.

Continue sendo � el e obediente à Pa-lavra de Deus e você verá as Suas bênçãos sobre você em todas as áreas da sua vida. Seja perseverante e ofereça sempre a Deus o seu dízimo como Oração concreta de amor, fé e gratidão. Fale aos outros da sua alegria em ser dizimista, seja você também um evangelizador partilhando a sua ex-periência como dizimista para que outros possam imitá-lo(a).

“Deus ama quem dá com alegria” (2 Cor 9,7).

25 - Adertônio Cesário e Neuza Coelho

Aniversário de Casamento

Parabéns.... Felicidades! Que Deus derrame sobre cada um de vocês muitas bênçãos.

Nós, da Pastoral do Dízimo, desejamos nesta data querida, parabenizar todas as Mães pelo seu dia, rogamos a Deus que

as proteja e ilumine e dê motivações para continuar amando a todos que estão a

sua volta. Parabéns! Que Deus nos dê a alegria de sempre contar com a sua presença em nosso meio.

São os votos da Pastoral do Dízimo

Page 10: A Voz da Ilha - maio 2010

10 Abril/2010A Voz da Ilha

Em Eclesiástico 50:24, lemos o convite à ora-ção: “Orai ao Deus de

todas as coisas, que fez grandes coisas pela terra toda, que mul-tiplicou nossos dias desde o seio materno, e usou de misericórdia para conosco.”

Entre muitos ensinamentos de Jesus, encontramo-lo falando aos discípulos: “assentai-vos aqui en-quanto eu vou orar”, em outra oportunidade, falou: “vigiai e orai para que não entreis em tentação” eu ainda, “ Pai se for possível afas-ta de mim este Cálice”. Certo é que Jesus orava sempre e fazia da sua oração uma íntima comunicação com o Pai. Ele disse também que o que pedíssemos a Deus em seu Nome, nos seria dado, pois Ele é

Nosso Intercessor junto a Deus Pai e expiação dos nossos pecados.

Através da oração diminuímos o nosso sofrimento e podemos mu-dar a vida das pessoas. Em João 3:16 encontramos coisas que são agradáveis a Deus; por exemplo: caridade, visita aos doentes e ne-cessitados, doação e oração como dádivas do seu amor para nos aju-dar a vencer o pecado, uma vez que o pecado é a transgressão da Lei de Deus. Para tal, Jesus nos ensina o caminho e nos deixou seu legado: “amai-vos como eu vos amei, assim todos saberão que vós sois os meus amigos” – Aprende-mos assim, que amar o próximo é a melhor oração.

Confrade Élcio Fava

Por várias vezes os jovens da nossa comunidade manifes-

taram o desejo de ter uma missa onde eles próprios pudessem com-por a equipe de celebração nos di-versos ministérios: de comentarista, de música, de leitores, de salmista... como outrora fazíamos.

No Domingo do Bom pastor, tive-mos a alegria de realizar a primeira de missa de 2010, organizada pelos jovens e adolescentes em nossa Paró-quia. Foi um momento de festa entre nós. Primeiro, celebrávamos o ani-versário natalício do nosso querido Pastor, Pe. Paulo, segundo, a reali-zação da missa da juventude. Com a boa notícia de que ela passa a acon-tecer aos quartos domingos do mês

Foi um marco relevante para os nossos jovens e com certeza, para toda a comunidade. Nossos jovens e adolescentes estão super felizes, esperamos que cada vez mais eles se entusiasmem e assumam o papel

deles na comunidade, especialmente na assembléia litúrgica. Cremos que serão daqui pra frente muitas cele-brações festivas com a alegria que só o jovem tem.

Todos jovens ficaram admirados com a parábola que o padre Paulo disse, sobre a ovelha e o cabrito! To-dos nós temos um pouco de cabrito!

Queremos andar com as próprias pernas e aí quebramos a cabeça!

É difícil ser ovelha, porque não é fácil ser dócil e obediente à voz do Bom Pastor.

Foi uma missa que tocou não só os jovens, mas a todos nós!

Deus abençoe seu ministério padre Paulo! Que nosso Senhor Jesus Cris-to lhe conceda muitos anos de vida e sabedoria! Contamos com a sua ajuda para seguirmos em frente! - (Próxima missa dos jovens no dia 23/05 às 19h30 - Solenidade de Pentecostes).

Tios e encontristas do E.A.C. 2010

espaçovicentino - sspv

Convite à Oração

Missa dos Jovens e Adolescentes

Queremos agradecer a todos que se compadeceram de nós em nossa dor e rezaram por nós.

Obrigado ao Pe Paulo pelo seu amor e dedica-ção paternal para com seus filhos, paroquianos. O senhor, Pe Paulo ,foi muito importante para esta nossa vitória!

Nosso filho Henrique está aqui hoje, vivo, gra-ças a Deus que na sua infinita misericórdia inclinou o seu ouvido e ouviu as nossas orações.

Foi muita angústia que vivemos, mas incontáveis bênçãos que recebemos. Aprendemos que ao ramo que dá frutos, o Agricultor limpa e poda para que ele produza mais frutos (Jo 15,1) e assim pudemos, na dor, mas cheios de esperança, experimentar a pro-messa feita por Jesus Cristo, quando dois ou mais se unirem na oração, em meu Nome, o Pai vai atendê-

los, e Deus nos provou mais uma vez, o seu poder e a sua fidelidade para com aqueles que nele confiam.

Que a vida do Henrique seja vivda para a maior honra e glória do Deus único e verdadeiro, que ele seja para o mundo o testemunho vivo do poder e da misericórdia de Deus que pela inter-cessão de Nossa Senhora, nos merecimentos de Jesus Cristo não permitiu que ele morrese, mas vivesse "a fim de que saibam à evidência, e pela observação compreendam, que foi a mão do Se-nhor que fez tal prodígio e o Santo de Israel quem o realizou". (Is 8,20)

A todos que se solidarizaram conosco na nos-sa dor, agradecemos de coração pedindo a Deus que os abençõe e assim, se alegrem conosco por mais esta vitória de Deus.

Henrique, Marcela, Lédia, Ibraim e Fernanda.

Esta Vitória é nossa! Que Deus seja louvado!

Page 11: A Voz da Ilha - maio 2010

Abril/2010 11

AgendA dACAtequese

catequese

MAIO04/05 - espiritualidade com os Catequistas14/05 - reunião de Coordenadores18/05 - reunião com os pais do Catecumenato eucarístico.

ANIVERSARIANtES

Pré-catecumenato:04 - vitor augusto o. Barros

05 - larissa p. assis10 - maria alice l. vigiano15 - diego Brandão pacini

18 - natasha pereira Queiroz s. machado18 - Camila B. mendes lott

24 - Júlia millen da silveira C. de oliveira26 - Camila marques de C. pereira

27 - arthur félix i. fullone8 - felipe maia machado

28 - lucas magalhães B. mourão30 - nilza Clara pontes G. souza

31 - larissa reis de souza

Catecumenato Eucarístico:15 - arthur amaral leocádio26 - Beatriz rodrigues fialho

Perseverança:14 - nathália de spirito reis18 - Bernardo mendes hott

28 - maria elisa andrade mendes28 - hugo railer Garcia nogueira

31 - Gabriella de fátima silva murani31 - Yhully rizila dos anjos pereira

Catequistas:18 - maria emilia d. naves reis

ANIVERSARIANTES COROINHA

Parabéns a ANIVERSARIANTE COROINHA, que Deus derrame sobre você muitas bênçãos pela intercessão de São Tarcísio e de São Domingos Sávio aumentando-lhe a piedade e o desejo sincero de Servi-lo sempre com alegria.

28 - Maria Elisa

No jardim da vida que vocês colham sempre as flores que exalam o amor, a ternura, a bondade e a alegria. Parabéns! Felicidades!

Ecoando...

Page 12: A Voz da Ilha - maio 2010

12 Abril/2010A Voz da Ilha

Tia RitaGaleria InfantilGaleria Infantil

Tia Rita

Rua Israel Pinheiro, 2417 - Fone: 3271-1156Rua Peçanha, 396 - Tel.: 3271-5506

Ponta de estoque: Rua 32 - 105 - Ilha - Fone: 3275-2585GV Shopping - Loja 163 - Fone: 3272-4180

Rua Afonso Pena, 2566 (esquina com dom Pedro II) Fone (33) 3271-7240 Fax (33) 3271-3510 - gov. Valadares

LABORATÓRIOFARRERAS VALENTI

Para garantia da qualidade de seu exame são necessárias orientações especiais. Consulte seu

médico ou o laboratório antes da coleta de material.fazemos Coleta domiCiliar

e m p r e s a certificadaiso 9001:2008

Dia 04 de Maio, Vitor Augusto O. Barros soprou mais uma vela. Que brilhe

a luz de cristo sobre você e sua família. Parabéns!

“JESUS É A FONTE DE VIDA”.Leia João 7, 37-39 e encontre no caça-palavras

12 atitudes daquele que tem sede de Deus.

Paz / Amor / Justiça / Partilha / Comunhão / HonestidadePerseverança / Generosidade / Amizade / Bondade / Perdão / AlegriaJoão Eduardo Novais, filho de Juliana e José Carlos, completou 09 anos dia 29

de abril. Neto de José Carlos Novais e Tereza. Zezinho e

Beth. Parabéns, que Deus te abençoe hoje e sempre.

No dia 14 de Abril, Ana Luiza Oliveira

Barros fez 10 anos. Parabéns! Seja muito Feliz! Que a alegria seja sua companhia

e a de seus familiares também.

Gabriela Cruz Filha de Rinaldo Martins e Valeria, completará 04 aninhos dia 13 de maio.

Neta de Vilson Cruz e Silvia. Parabéns! Que Deus te abençoe hoje e sempre.