a voz da ilha - junho 2009

12
JORNAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - RUA 10, 46 - ILHA DOS ARAÚJOS - GOV. VALADARES/MG - WWW.PAROQUIADAILHA.COM.BR Ano XXVIII - nº 712 - Governador Valadares - Junho/2009 - Distribuição gratuita A voz da Ilha O Papa Bento XVI convocou a Igre- ja para a celebra- ção de um Ano Sacerdotal com o tema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacer- dote”. A abertura será no dia 19 de junho, festa do Cora- ção de Jesus e dia de Santifi- cação do Clero. (Página 7). “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria”. (Jr 3,15) Programação do Tríduo do Coração de Jesus e festa de Corpus Christi, em nosso pároco informa,na página 3

Upload: paroquia-da-ilha

Post on 07-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A Voz da Ilha - Junho 2009 Informativo mensal da Paróquia N. S. Aparecida, na Ilha dos Araujos em Governador Valadares-MG.

TRANSCRIPT

Page 1: A Voz da Ilha - Junho 2009

JORnAL DA PARÓquIA De nOssA senHORA APAReCIDA - RuA 10, 46 - ILHA DOs ARAÚJOs - GOV. VALADARes/MG - WWW.PAROquIADAILHA.COM.BR

Ano XXVIII - nº 712 - Governador Valadares - Junho/2009 - Distribuição gratuita

A voz da Ilha

O Papa Bento XVI convocou a Igre-ja para a celebra-

ção de um Ano Sacerdotal com o tema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacer-dote”. A abertura será no dia 19 de junho, festa do Cora-ção de Jesus e dia de Santifi-cação do Clero. (Página 7).

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu

coração, os quais vos apascentarão com inteligência e

sabedoria”. (Jr 3,15)

Programação do Tríduo do Coração de

Jesus e festa de Corpus Christi, em

nosso pároco informa,na

página 3

Page 2: A Voz da Ilha - Junho 2009

� Junho/�009A Voz da Ilha

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Jhoner M. ResendeCRF/MG - 11001

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

espaçolitúrgico

Corpus Christi: Cristo que passa!Fonte: Catequese caminhando. Ano XV nº 188, maio de 2008

Dom Murilo S.R. Krieger, scj. Arcebispo de Florianópolis - SC

Entrar na CidadE

Quando estava próximo o dia dos pães sem fermento, tradicional festa judaica, em que se imolava o cordeiro pascal, Jesus disse a Pedro e a João: “Ide e preparai-nos a ceia da Páscoa” (Lc 22,8). Desejando dados mais concretos so-bre essa celebração, eles lhe perguntaram onde ela deveria acontecer.

Jesus, em resposta, mandou-os entrar na cida-de, assegurando-lhes que lá outras pessoas lhes dariam informações mais precisas.

Mandou-os entrar na cidade... Na solenidade de Corpus Christi (nome litúrgico: Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo), quem entra em nossa cidade é Jesus. Percorre nossas ruas, é aclamado e adorado, numa celebração marcada pela fé.

Mais do que entrar em Florianópolis, Belo Ho-rizonte, Recife, Salvador ou em sua cidade, ele quer, na realidade, entrar em nossas casas, par-ticipar da vida de nossas famílias e ter um lugar especial em nosso coração. Essa é a razão de ser dos tapetes, cantos e orações desse dia; esse é o motivo da Procissão de Corpus Christi.

Em cada uma de nossas cidades, Jesus quer comer a Páscoa com seus discípulos — e nós somos esses seus discípulos. Comer a Páscoa é

fazer uma experiência de fraternidade. Nossa ci-dade deve ser um lugar de solidariedade e de par-tilha. Onde está presente o amor de Cristo, não há lugar para o ódio, para a injustiça e para a opres-são. Onde há opressão, injustiça e ódio, ali Crista ainda não tem espaço.

Entrando em nossa família, Jesus ensina-nos que seu gesto de comunhão é possível porque ele nos perdoa. Não há comunhão sem perdão; sem perdão não há aliança. Jesus vem, pois, ensinar-nos a perdoar: perdoar o esposo, a esposa e o filho; o vizinho, o companheiro de trabalho e o colega de escola.

Entrando em nosso coração, o Senhor vem propor-nos uma aliança. Ele se oferece, oferece sua amizade, seus dons, seus sacramentos e sua Igreja. E o que nos pede? Pede-nos fideli- d a d e ao ba-

tismo; pede-nos coerência de vida, entusiasmo por sua pessoa e dinamismo missionário.

Esse dinamismo é tanto mais necessário quan-do se sabe que há muitos que ainda não conhecem suas riquezas e seu amor e, por isso, não o acei-tam como Senhor.

PrEsEnça dE Cristo

Corpus Christi é, pois, a celebração da presen-ça de Jesus Cristo em sua Igreja, no sacramento da Eucaristia, sob as aparências do pão e do vi-nho. Em cada Missa, no momento da consagra-ção, Cristo, na pessoa do celebrante, diz: “Tomai e comei, isto é o meu corpo... Tomai e bebei, isto é o meu sangue” (Mt 26,26-28).

Além de se oferecer ao Pai pela humanidade, oferece-se a todos como alimento de vida, garan-tindo-nos que “quem comer deste pão viverá eter-namente; o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo” (Jo 6,51-52).

Na procissão de Corpus Christi, é Cristo que passa em nossas cidades. Vamos acolhê-lo?!

Page 3: A Voz da Ilha - Junho 2009

Junho/�009 3

palavradopároco

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados e Domingos: 19h30 / Domingo: 9h com crianças.- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira quinta-feira do mês, respon-sáveis; Pe. Paulo ou Diretoria do Apostolado da Oração.- Toda última terça-feira do mês no Grupo de Oração.- Grupo de Oração Jesus e Maria: Toda terça-feira às 19h 30.- Atendimento paroquial (Secretaria):de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.- Atedimento pastoral: Terça-feira: visita as doentes / Quarta e quinta-feira, das 9h às 11h.- Sexta-feira: confissão individual de 9h às 11h.

Para saber da programação do Ano Paulino na Comunidade São Paulo (Paroq. São José) acesse o site www.paroquiadailha.com.br

Jornal da Paóquia Nossa Senhora Aparecida - Ilha - (33) 3275-1720Rua 10, 46 - Ilha dos Araújos - www.paroquiadailha.com.br

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesEquipe de Comunicação: Maria Lúcia Cotta Soares / Sandra Pitanga

Diagramação: Fausto Gomes (3083-5765)Impressão: Inforgraf (3275-5444)

AGENDA PAROQUIAL

- JUNHO - MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUSDia 01 - Retomada da 9ª Semana do Tempo Comum do ano LitúrgicoDia 05 - Primeira sexta feira - Missa adoração e Bênção com o Santíssimo às 19h30Dia 06 - Reunião dos coroinhas - 10h - Reunião da equipe Diocesana de Catequese às 14hDia 07 - Solenidade da Santíssima TrindadeDia 10 - Reunião do Clero - Reunião do Conselho Pastoral às 20h30Dia 11 - Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo com Exposi-ção do Santíssimo as 16h para adoração até às 18h30 (das 16 às 17h - Responsável Apostolado da Oração - das 17 às 18h - Responsáveis Ministros da Eucaristia) - Missa Solene às 19h30 com procissão interna e Bênção do Santíssimo Sacramento.Dia 13 - Festa de Santo Antônio na CatedralDias 16/17/18 - Tríduo do Sagrado Coração de Jesus Terça - primeiro dia - junto com o Grupo de Oração Jesus e Maria às 19h30Quarta - segundo dia - Na missa da comunidade às 19h30Quinta - terceiro dia - Adoração ao Santíssimo Sacramento às 16hDia 19 - Solenidade do Sagrado Coração - Abertura do Ano Sacerdotal, missa às 19h30 - Ato de desagravo e Bênção com o Santíssimo.Dia 25 - Reunião com os Pais de todos os catequizandos, às 19h30 - Para estudo do texto base do Ano CatequéticoDia 28 - Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo - Encerra-mento do Ano PaulinoEncontrão do Apostolado da Oração no Colégio Imaculada às 13h30.

- JULHO Dia 02 - Adoração e Bênção do Santíssimo com o Pe. Paulo ás 16hDia 03 - Primeira Sexta feira - Missa às 19h30

Tendo encerrado o Tempo Pascal, no dia 31 de maio, com a Sole-

nidade de Pentecostes, retornamos ao tempo comum da nossa caminhada li-túrgica e entramos no mês de junho, que vem cheio de momentos marcantes na caminhada da nossa Igreja. Lembra-mos que junho é um mês muito querido do nosso povo brasileiro, primeiramen-te por causa do devocionário popular, onde todo ele é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, “a escola da humil-dade e da mansidão e a fonte que sacia a nossa sede de Deus”. Neste ano, A festa do Coração de Jesus acontece no dia 19, ocasião em que será feita a abertura do Ano Sacerdotal convocado pelo Santo Padre o papa. Em seguida vem a festa do Sagrado Coração de Maria, no dia 20. Já no dia 11, celebraremos a festa do Corpo e Sangue de Cristo, dando tes-temunho da nossa fé na presença viva e real de Jesus na Eucaristia. No dia 13 a nossa cidade para, a fim de celebrar Santo Antônio, padroeiro da cidade de Governador Valadares, da nossa Dioce-se e da paróquia da Catedral, no dia 24,

o nascimento de São João Batista e 28 o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo, quando estaremos também encerrando o Ano Paulino. Vimos assim, que não nos falta neste mês motivação para estar-mos bem unidos a Jesus e entrarmos na intimidade do seu coração, que nos diz: “Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu far-do, e eu lhes darei descanso, carreguem a minha carga e aprendam de mim, por-que sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas.” (Mt 11,28e29 cf ed. Pastoral)

Com este convite de Jesus, fazemos chegar às mãos dos nossos paroquianos, paroquianas e leitores, o jornal a Voz da Ilha do mês de junho. Esperamos que as suas notícias possam nos alegrar e seus ensinamentos possam instruir-nos no caminho para o discipulado. A todos e todas desejo uma boa leitura e que façam bom proveito deste nosso trabalho pre-parado com muito carinho para você.

Junho, muitos motivos para festejar

Fraternalmente Pe. Paulo

Page 4: A Voz da Ilha - Junho 2009

� Junho/�009A Voz da Ilha

cedescedes

Projeto “TEMPO DE VIVER”

Só elas envelhecem?...

Às vezes eu penso que só as mu-lheres envelhecem... Só elas assu-

mem que viver é um privilégio e viver bem tem muito a ver com as nossas escolhas.

Nos grupos de idosos que hoje se multi-plicam em todas as cidades, os homens não comparecem ou são minoria. Entretanto, é comum encontrar os chamados pré-idosos, pessoas que, sem preconceitos, se incluem de forma preventiva naquele ambiente - sempre as mulheres.

Também não é raro encontrar, por ai, gente nova/velha ou gente velha/nova. E sem aquela de jovem de espírito. Não. Jo-vem é jovem. Idoso é idoso - com muita idade, experiência, sabedoria e, logicamen-te, com um propósito de vida: sonhar e rea-lizar esse sonho, o que nem sempre é fácil.

A vida nos é pródiga de oportunida-des. Cabe a cada um decidir se aproveita todas ou só uma delas, desperdiçando o seu “Tempo de Viver”.

Sabemos que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando muito e o Bra-sil, dentro de alguns anos, será um país de velhos. Insisto. Só as mulheres envelhe-cem? Grande equívoco. Homens e mulhe-res envelhecem. Não de forma homogênea. Para cada um há que se considerar as in-terferências, ou seja, fatores econômicos, sócio-afetivos, culturais e outros. Iniciam o processo de envelhecimento assim que nas-

cem, podendo durar mais ou menos tempo e até que se descubra a poção mágica da eter-na juventude - melhor, soro ante-idade.

Apesar disso, a vida segue em frente, num constante recomeçar, como nos ver-sos de Ivan Lins:

“Começar de novo e contar comigo “Vai valer a pena ter amanhecido”.Para recomeçar é preciso aprender a

viver cada momento como se fosse único; abraçá-lo com disponibilidade, entusias-mo, aberto a novos conhecimentos, no-vas experiências e aprendizagens, livre de qualquer preconceito.

Você, idoso ou idosa , tem valor e me-rece atenção, respeito.

O CEDES- Centro de Educação e De-senvolvimento Social – (Creche da Ilha) co-loca à disposição dos interessados atividades variadas de condicionamento físico, lazer , arte e cultura além de acompanhamento psicológico. Os idosos, homens e mulheres, cientes de suas capacidades, possibilidades e limitações, podem contribuir para o sucesso do PROJETO ”TEMPO DE VIVER“, como orientador e aprendiz da vida.

A decisão é de cada um. A alegria será nossa.

(Ivanilde M.GrobérioPresidente do Cedes)

Atividades no Cedes(Creche da Ilha)

Projeto “Brincado de Poesia”

A Creche da Ilha iniciou um projeto que envolve o mundo da poesia.

A poesia é parte integrada e essencial na formação da leitura e da es-crita. Conforme Ligia Aver-buck (l982), a poesia além de ser para desenhar, pensar, criar, colorir, brincar com palavras, intentar e apren-der. É através da poesia que a criança desenvolve sua imaginação e criatividade.

Dentro desta perspecti-va as professoras da creche estão trabalhando várias poesias com as crianças

de escritores como Vinicius de Moraes, Cecília Meireles e etc...Uma vez por se-mana cada sala faz apresentação da poe-sia trabalhada na semana com as crianças. Uma das primeiras apresentações foi feita pela turma da professora Verônica com a poesia “ A bailarina de Cecília Meireles”, onde as crianças se apresentaram junto com duas Bailarinas profissionais (Letícia e Dayane) que vieram abrilhantar nosso trabalho, trazendo para as crianças alegria e fantasia para esta momento.

Depois foi a vez das crianças do 2º período - turno matutino que participaram do projeto, declamando e dramatizando a poesia - “Minha Enxadinha” (Coelho Neto). (Foto abaixo).

A culminância deste projeto será rea-lizado no mês de agosto na “Festa da Fa-mília”, onde será apresentado um sarau de poesias para as famílias.

JUNHO - Tempo de Festa na Creche da Ilha: Destaque para o dia 05 de junho

Programação:1 - Comemoração do Dia Mundial do meio-ambiente: - Exposição de trabalhos das crianças e passeata até a praça Itatiiaia na Ilha;2 - Aniversário da Creche, 17 anos a serviço da comunidade: - Mural “Histórico da Creche”; - Apresentação da Banda de Música do 6º BPM de Gov.Valadares; - Entrevista: jovens falam de seu tempo na Creche, hoje CEDES: (próxima edição)

JUNHO - Tempo de Festa na Creche da Ilha: Destaque para o dia 05 de junho

Page 5: A Voz da Ilha - Junho 2009

Junho/�009 �

Qual opinião importa mais?O mês de maio findou-se, e com ele as barraquinhas da

Ilha, mas ficou a certeza de que a cada ano as nossas barraquinhas estão melhores, mais crianças, adoles-

centes, adultos, idosos, famílias inteiras que veem prestigiar a nossa comunidade. Muitos participam das celebrações e se encantam com a igreja e a liturgia, outros tomam parte somen-te das barraquinhas e ali se encontram com os amigos, fazem novas amizades, deixam as crianças se divertirem na boca do palhaço ou na pescaria, quem gosta marca um bingo, outros preferem o lado da música, mais sossegado, e daí pra frente ninguém segura tanta gente degustando as deliciosas gulosei-mas ali servidas acompanhadas de um suco, um refrigerante ou apenas uma água mineral, provando a todos e especialmente aos mais jovens que alegria é um estado de espírito e dispensa qualquer bebida alcoólica e outras drogas. Foi só alegria, gente bonita, gente educada que sabe festejar!.

Nosso agradecimento primeiro vai para todos aqueles e

aquelas que nos prestigiaram com a sua presença, a sua par-ticipação é que faz a festa, e o nosso objetivo é primeiramente criar um ambiente alegre e saudável de confraternização entre as várias gerações.

Agradecemos a todos que fizeram suas doações e patrocí-nios em favor das nossas barraquinhas ou quermesses, como preferir.

Agradecimentos do fundo do coração aos organizadores e co-ordenadores, (geral e das barracas) como também a todos os que participaram das equipes das barracas.

Um “obrigadão bem grandão” aos catequizandos, crianças e adolescentes que ajudaram nas barracas da pescaria e na boca do palhaço.

Tudo muito bom, com promessa de ser melhor em outubro.

Nem a infeliz idéia da catedral de antecipar os seus festejos nos atrapalhou.

Quem tem bom gosto, provou e aprovou, e não foram poucos

os elogios para todas as guloseimas: pastel, cachorro quente, doces e tortas, os caldos, (nota mil), o churrasco, o angu a

baiana, sem comentários (já foram feitos muitos elogios pesso-almente à equipe, eu vi e sou testemunha!), do macarrão (hum, que loucura!!! a equipe ficou até verde com tanto trabalho, ou seria reflexo do periquito?)

Revelação das barraquinhas. Todos os anos a sempre a sur-

presa de alguém que se revela e se destaca no seu serviço, este ano não poderia ser diferente e a revelação foi a nova equipe do canjicão que aprendeu direitinho da nossa querida Maria Helena e sua equipe, que a pedido médico está recarregando as bate-rias, mas mesmo assim não deixou de participar das compras e orientar a nova turma. Eu mesmo, numa visita, ouvi dela elogios à nova equipe do canjicão e principalmente a sua aprovação am-pla e irrestrita ao dito cujo.

Sendo assim eu me calo, ou melhor, me calo nada, digo para

todos que quiserem ouvir, com eco de mais um cento de pesso-as de gosto não duvidoso,(que tem convicção e não pretensão), que a quermesse da Ilha sempre teve e continua tendo o melhor canjicão de GV.

Obrigado Maria Helena, pela sua ajuda e por você ter feito es-

cola. Torcemos e rezamos pela sua recuperação e para que você esteja junto à comunidade o quanto antes. O mesmo desejamos ao nosso amigo Geraldo Mourão, que este ano não pode trabalhar na barraca do churrasco, por motivos de saúde. Vocês fazem mui-ta falta, sarem logo.

Por fim, só me resta pedir a Deus que abençoe e recompen-se a todos, a todas e a cada um e cada uma pelo seu trabalho generoso. Em nossos agradecimentos incluímos as equipes do bingo, da música, da limpeza e da ordem. Parabéns a todos!...

E mesmo que uns não queiram, eu, pe. Paulo e toda a equipe do A Voz da Ilha damos a última palavra: aPROvadíSSiMO!!!

Page 6: A Voz da Ilha - Junho 2009

6 Junho/�009A Voz da Ilha

Membro da soc. Brasileira de RPG

Juber Neves da SilvaOAB - 113.734

causas cíveis e trabalhistas

Av. rio doce, 1025 - Bairro ilhaGovernador Valadares - mG

apostoladodaoração Fonte: Pe. Francisco Sehnem, SCJRevista Brasil Cristão

Pedra angular dos devotos do CoRAÇão de JESUSA pedra angular é a que faz o fechamento e dá

segurança a toda a cons trução. Nós devotos do Coração de Jesus podemos fazer muitas

coisas, realizar obras as mais di versas, participar nos trabalhos pastorais de nossa Igreja. Mas se não tiver-mos momentos de parada, de reabastecimento, se não encontrarmos tempo para estar com o Senhor, em pou-co tempo, provavelmente, não saberemos mais porque e por quem estamos trabalhando. Padre Dehon, Fundador dos Padres do Coração de Jesus, falando da Eucaristia e da Adoração, dizia:

“Todos os apóstolos do Evangelho que eu conheço e que não vivem da Eucaristia fazem apenas um trabalho medíocre e pregam uma palavra sem sentido”.

A Adoração como pre sença, fazer-nos presentes a Je-sus presente na Eucaristia, como contemplação e oração constitui a pedra angular para todos aqueles que desejam le var o amor de Cristo aos seus irmãos e irmãs. Sem a Adora ção, o resto de nossas preo cupações e traba-lhos, mesmo a nossa luta em favor dos po bres e sofre-dores não dariam o resultado esperado porque quem dá eficácia ao nosso trabalho é Ele, é o Senhor.

Se lermos com atenção os Evangelhos, percebe-remos que Jesus Chamou os Após tolos para estarem com Ele e depois enviá-los em missão. Quero convi-dá-los a reler uma passagem do Evangelho escrito por São João: “No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E avistando Je sus que ia passando, disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus’. Os dois dis cípulos ouviram-no falar e seguiram a Jesus. Vol-tando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: ‘Que pro curais?’ Disseram-lhe: ‘Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?’‘Vinde e vede’, respondeu -lhes Ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima (16 horas).”

“Vinde e vede” é ainda hoje o convite para todos aqueles que querem seguir o Mestre e continuar a Sua Obra. João nos diz que naquele dia, eles fica ram com Je-sus. E, no dia se guinte, um deles (André) foi à procura de seu irmão e o convi dou para vir com ele e conhecer Jesus, o Messias. Quem tem tempo para estar com Jesus, falar com Ele e, princi palmente aprender com Ele, sentirá necessidade de chamar os outros para que também eles pos sam conhecer Aque le que está sendo a razão de sua vida.

Na Eucaristia, no encontro com o Senhor, encontrare-mos o alimento para a nossa vida e nosso apostolado. So-mente aquele ou aquela que tiver tem po para estar com o Senhor, so mente os que tiverem os olhos fixos no Senhor

crucificado que deu a vida por nós e que agora continua presente entre nós na Eucaristia, podem sustentar a sua luta até o fim.

Uma lenda Copta diz que um monge estava muito pre ocupado porque tantos candidatos apareciam no Mos-teiro e, logo em se guida, iam embora nova mente. E foi perguntar a um monge velhinho: “Por que tantos homens vêm ao Mosteiro e, logo voltam outra vez para casa?” O velhinho respondeu: “Acontece com os monges o mesmo que se dá com os cães de caça. Um deles vê uma lebre e sai correndo e latindo com todas as forças. Todos os ca-chorros que estão na vizinha se alvoroçam e saem corren-do e la tindo. Mas da qui a pouco não sabem mais por que estão correndo e latindo, ficam com vergonha e voltam para casa. Somente aquele que viu a lebre vai persegui-la até alcançá-la. Somente aquele que tiver lançado o seu olhar sobre o Senhor Crucificado e acreditado n‘Ele, vai susten tar a luta até o fim”.

Só quem pôs os olhos no Coração de Cristo e crê no Seu amor vai continuar até o fim. E, na Eucaristia te-

mos a nossa chance de encontrarmos com o Coração de Cristo. No sacrifício Eucarístico torna-se presente toda a Vida de Cris to, mas especialmente a Sua oferta’ sobre a Cruz. Quando, na Eucaristia, nos deixamos atrair pelo ato redentor de Cristo, bebemos de certa maneira da fonte do Seu Coração aberto.

E quando na Eu caristia encontramos o Senhor que Se oferece e Se faz dom por nós, a nossa resposta só pode ser a nossa entrega pessoal e total a Ele. A resposta à ofer-ta total de Cris to exige a nossa oferta, a Ele, a união a Ele na Sua oferta ao Pai pela humanidade.

Nosso encontro com Cristo na Celebração Eucarísti-ca e mesmo na Adoração Eucarística (sempre em estreita ligação com o Sacrifício Eu carístico) deve transformar o nosso coração, abrir-nos para o amor a Deus, mas tam-bém para o amor aos irmãos e ir mãs. Devemos nos lem-brar que o Cristo da Eucaristia é o mesmo que tem um olhar de ternura e de misericórdia para, com os pobres, os pecadores, os marginalizados...

E, nos momentos que re servamos para Ele, nas ho-ras em que nos fazemos presentes ao Cristo presente na Eucaris tia, nós queremos pedir a Ele que nos dê um cora-ção seme lhante ao d’Ele.

“Somente aquele ou aquela que tiver tempo para es-tiar com o Senhor na Eucaristia, pode sustentar a sua luta até o fi m”.

A oração: “Fazei o nos so coração semelhante ao vos-so”, nos recorda o profeta Ezequiel: “Eu vos darei um coração novo, infundirei em vós um espírito novo. Tira-rei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de car ne” (Ez 36, 26).

O coração de pedra, o co ração endurecido, é insen-sível à necessidade dos homens; se fecha no círculo do próprio eu. O coração novo, o cora ção semelhante ao Coração de Jesus, é um coração aberto. A sua abertura se manifesta na silenciosa e discreta ajuda do homem ao homem; leva, im pele para o serviço do irmão, ao trabalho

nas organizações de assistência, mas também deverá dar seus efeitos nas ati vidades sociais e políticas.

A transformação de nos so coração dar-se-á, sobretu do, no nosso encontro com o amor de Cristo na Eucaristia, na Missa e na Adoração. Cos tumo dizer que a Eucaristia é a mensagem mais perigosa, mais revolucionária da Igreja. Aquele ou aquela que en-tende a Eucaristia e assim mesmo decide tomar parte nela, re ceber o Cristo na comunhão, ficar na Sua Pre-sença em ado ração, não pode mais ficar parado(a). A Eucaristia nos compromete!

No encontro com o Cristo, presença do amor misericordioso na Euca ristia, nós aprenderemos a amar como Ele amou, sem interesses, sem pergun tar se os ou-tros merecem ou não, sem perguntar se vão se lembrar daquilo que fizemos por eles ou se vão retribuir. Ele nos amou porque quis, para ver-nos fe lizes, e deu a vida por nós. Deixou-nos a Eucaristia, para que também nós pu-déssemos encontrá-lo e com Ele apren der a amar.

Somente se nós apren dermos a amar como Cristo amou poderemos falar ao co ração das pessoas e fazer com que elas continuem a crer que Deus é Pai nos ama.

“Todos os apóstolos do Evangelho que eu conheço e que não vivem

da Eucaristia fazem apenas um trabalho medíocre e pregam

uma palavra sem sentido”.

Parabéns!... Felicidades!... Que o Sagrado Coração de Jesus, as abençoe e as guarde dentro de seu “Coração Misericordioso”!... Zeladora - Maria da Glória de assis

aniversariantes do Mês de Junho05 - Nicolina B. Dias

13 - Helfec Dutra (Rosa)30 - Lúcia L. D. Murta

Page 7: A Voz da Ilha - Junho 2009

Junho/�009 �

amaiamaiPapa convoca um Ano Sacerdotal

O Papa Bento XVI, durante a audiência concedida aos participantes da Plenária da Congregação para o Clero, quinta-feira, 16, convocou um Ano Sacerdo-

tal, por ocasião do 150º aniversário da morte do Santo Cura de Ars, a quem proclamará como padroeiro de todos os sa-cerdotes do mundo. A abertura do Ano Jubilar Sacerdotal será no próximo mês de junho, dia 19, festa do Sagrado Coração de Jesus, dia de oração pela santificação do Clero. O encerra-mento do ano será no Encontro Mundial Sacerdotal, na praça de São Pedro, em Roma, em junho de 2010.

Com o tema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacer-dote”, o Papa quer promover a espiritualidade sacerdotal e ajudar os sacerdotes a perceber cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade con-temporânea.

Durante este ano sacerdotal deverá ser publicado um Dire-tório para os confessores e diretores espirituais, bem como um resgate dos textos do Sumo Pontífice Bento XVI, sobre a vida e o ministério dos presbíteros numa perspectiva missionária.

* A AMAI - Associação de Moradores e Amigos da Ilha, com muito esforço, hu-mildade e perseverança conseguiu que no último dia 18/05 fossem iniciadas as obras de limpeza da orla e reforma do calçadão.

* Muitas foram as solicitações dirigi-das ao sEMoV na pessoa do seu diretor sr. Cezar Coelho e em reunião com o presidente danilo Gomes de souza e de-mais membros da associação, consegui-ram agendar e concretizar a realização de tais trabalhos.

* Fora alguns contratempos como

o embargo dos trabalhos pela polícia do meio ambiente (o referido embargo ocor-reu com o intuito de se fazer a capina da orla preservando mudas que foram plan-tadas recentemente, para recuperação da mata ciliar), todos os trabalhos de limpe-za da orla e reforma do calçadão, limpe-za e manutenção das praças estão sendo realizados como combinado, dando a Ilha o valor e zelo que ela merece.

* a aMai registra um agradecimento especial ao sr. Cezar Coelho, pela recep-tividade, atenção e presteza em receber sua diretoria e atender suas solicitações.

Politicagem de oportunistas - na Ilha Não!!!

Infelizmente, diante da grandeza e re-levância da limpeza da orla e conserto do calçadão, um determinado “vereador” na tentativa de tirar todo o mérito da AMAI, atribuiu “a ele”, a realização de tais obras. Definitivamente não precisamos deste tipo de político !!!

Temas debatidos na reunião do dia 02 de junho:

* Reunião extraordinária da AMAI para selecionar as 03 maiores prioridades da Ilha, que serão apresentadas no Orçamento Parti-cipativo - marcada para o dia 16/06/09.

* Convocação de uma Assembléia Geral com todos os moradores da Ilha que acontece-rá no dia 18/06/09 às 19h30 no Garfo Clube.

Depende de todos nós!Por meio do Orçamento Participativo 2010, podemos participar e definir onde e

como investir o dinheiro público em Governador Valadares. Cada Associação de Bairro se reúne em assembléia com os moradores e definem

quais são as prioridades do seu Bairro.Para conseguirmos viabilizar tais prioridades é importante a participação de todos

os moradores no dia do Orçamento Participativo, para que consigamos a verba neces-sária à realização das mesmas.

Alguns projetos como cobertura da passarela da ponte, calçamento de algumas ruas de pé de moleque e conserto das redes pluviais, serão apresentados.

Venha você e traga sua família, seus amigos. Juntos, somos mais fortes!

Dia 18 de junho às 19h30 no Garfo Clube.

Campanha de contribuiçãoPara continuar lutando pelo nosso bairro, precisamos da participação de todos! Con-forme anunciado na edição anterior, estaremos neste mês de junho, percorrendo as casas para colhermos as autorizações de doação na conta da água no valor a partir de R$2,00 (dois reais). Participe doe... e faça da Ilha o melhor lugar para se viver.

Page 8: A Voz da Ilha - Junho 2009

� Junho/�009A Voz da Ilha

A gripe e o resfriado são doen-ças causadas por vírus e atin-gem constantemente a popula-

ção, principalmente nesta época do ano, onde devido à temperatura mais baixa, as pessoas se concentram em locais mais fechados e tendem a ficar mais próxi-mas umas das outras. Apesar de terem sintomas parecidos, gripe e resfriados são doenças diferentes e causados por vírus diferentes, e os sintomas na gripe se manifestam de forma mais grave. O vírus da gripe é o Influenza e o do res-friado é o Rinovirus. Os principais sin-tomas dessas doenças são: coriza (“nariz escorrendo”), obstrução nasal, espirros, tosse, febre, dores (cabeça, músculos, ouvidos, garganta e articulações), fadiga e fraqueza. Geralmente são auto-limita-das, o próprio organismo reage e com-bate o vírus. Mas em pessoas debilitadas (idosos, portadores de doenças crônicas como do coração, dos pulmões, dos rins, diabetes, câncer, AIDS, imunodeprimi-das, gestantes no 2° e 3° trimestres de gravidez e recém-nascidos) elas podem evoluir para um quadro grave, podendo levar ao óbito.

dicasdesaúde

Dicas De site: www.saude.gov.br

drauziovarella.ig.com.br

Clarissa Pina - FarmacêuticaReferência: FERNANDES, Clarissa Pina de Carvalho. Atenção Farmacêu-tica na gripe e no resfriado. 2006. 42 f. Monografia (Especialização em

Atenção Farmacêutica) – Faculdade Newton Paiva, Belo Horizonte, 2006.

Gripe ou resfriado? o que fazer?Como prevenir contra essas doenças? A principal forma de prevenção são as

medidas higiênicas, visto que a contami-nação se dá através do contato com se-creções de pessoas contaminadas. POR-TaNTO, LavaR BEM aS MÃOS E COM FREQÜÊNCia É a FORMa MaiS EFiCaZ dE PREvENiR. E se já estiver com a do-ença tome medidas para evitar transmiti-la a outras pessoas como: usar lenços de papel descartáveis ao invés do pano para limpar o nariz, proteger o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar contatos íntimos, não usar mesmo copo ou talhe-res, manter cozinha e banheiros limpos, evitar aglomerados de pessoas.

Contra a gripe temos mais uma arma

que é a vacina. a vacina funciona?A vacina não é 100% eficaz, pois é

feita para combater os 3 tipos de vírus da gripe mais predominante. Mas quem toma a vacina, mesmo que seja contami-nado, sofrerá menos com os sintomas. Para idosos com mais de 60 anos, a va-cina é gratuita.

Como posso tratar da gripe e resfriado? No caso da gripe e resfriado o trata-

mento se dá, diminuindo o desconforto dos sintomas. Mesmo fazendo o uso dos medicamentos, essas doenças du-rarão o tempo que tem que durar. Deve-se observar qual sintoma que incomoda e tratá-lo, por exemplo com analgésicos e antitérmicos para as dores e febre, antialérgicos para a coriza, lavar o nariz com soro fisiológico e beber muito líqui-do. É iMPORTaNTE QUE aS PESSOaS NÃO SE dEiXEM LEvaR PELaS PRO-

PaGaNdaS dE MEdiCaMENTOS COM FÓRMULaS “MiLaGROSaS”, E EviTEM aO MÁXiMO TOMaR MEdiCaMENTOS SEM NECESSidadE.

Quando devo ir ao médico?Todas as pessoas que se incluem no

quadro de pacientes debilitados (citados acima) devem procurar um médico logo no início. Além disso aquelas pessoas que os sintomas persistirem por mais de 7 dias também devem procurar um médi-co para avaliar se não se trata de outros vírus ou doenças.

Page 9: A Voz da Ilha - Junho 2009

Junho/�009 9

dízimodízimodízimo

Há muitos anos, já faz parte do nosso ca-lendário paroquial dar uma pausa nas

atividades ordinárias, reuniões, encontros e cele-brações de grupos para nos reunirmos com Maria e os Apóstolos, fazendo da nossa igreja um verda-deiro cenáculo, onde nos preparamos para a festa de Pentecostes, rezando, escutando a Palavra de Deus, refletindo-a e nos alimentando do mesmo Pão e do mesmo Cálice.

É bonito ver que os fiéis da nossa paróquia, até mesmo as crianças, já entenderam a importân-cia desta Semana e acorreram mais uma vez em grande número em todos os dias.

Este ano, a Semana de Oração pela Unida-de dos Cristãos de 24 a 30 de maio, com o tema “Unidos na tua mão”, teve o seu momento for-te com a Celebração Eucarística diária, dentro da qual rezamos pedindo os dom do Espírito Santo e fizemos uma catequese mistagógica sobre cada um dos sete dons. Também foram feitas preces em favor da Unidade dos Cristãos, salientando que esta unidade começa entre nós cristãos católicos, bispos, clero, leigos, nas diversas pastorais e mo-vimentos e dentro da própria assembléia celebra-tiva que não pode ser exclusiva. Foram momentos muito significativos na nossa preparação para a Solenidade de Pentecostes.

No dia 27, os jovens do Catecumenato Cris-mal receberam o livro da Palavra de Deus, ao que disseram Amém, e cantaram: “Palavra não foi feita para dividir ninguém, Palavra é a ponte onde o amor vai e vem”, sabendo que a Bíblia é o livro por ex-celência na catequese. Ao final da celebração eles receberam a unção catecumenal, concluin-do a primeira etapa na caminhada do Catecu-

menato Crismal. No dia 30 celebrou-se a missa da vigília e pe.

Paulo chamou a atenção para frase de São Paulo na carta aos Romanos: “o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza”(Rm 8,26). Ligando a mesa da Palavra com a mesa da Eucaristia, o ministério de música, com a assembléia, cantou durante a distri-buição da comunhão: “Quem tiver sede venha a mim e beba, e do seio de quem crê em mim, hão de brotar torrentes de água viva, jorrando sempre, sem jamais ter fim”. É a promessa de Jesus no Evangelho de São João 7,37.

Já a solenidade de Pentecostes, como nos exige a liturgia, foi de uma beleza, simplicidade e emoção contagiantes no seu sentido espiritual. Pe, Paulo destacou em sua homilia: “o Pentecos-tes Cristão não é a festa do Espírito Santo em si, a vinda do Espírito Santo representa o ponto alto do Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Cristo. Não é um fato isolado, é a festa que dá coroamento à Páscoa de Cristo, cumprindo a fi-delidade de Jesus que prometeu aos apóstolos que eles seriam batizados no Espírito Santo, e este Es-pírito os conduziria na verdade.”

Que o Espírito nos faça testemunhas e continuadores da missão que Jesus nos con-fiou, que ele nos torne verdadeiros discípulos e missionários.

Semana de oração pela Unidade dos Cristãos Unidos na Tua Mão

Neste mês de junho o nosso COROINHA ANIVERSARIANTE é o THIAgO MOTA dE PAulA, que aniversaria no dia 07/06 .

Parabéns Thiago, desejamos que deus derrame sobre você muitas bênçãos pela intercessão de São Tarcísio e de São domingos Sávio, aumentando-lhe

a piedade e o desejo sincero de servi-lo sempre com alegria.

Aviario da IlhaMERCEARIA E SACOLAO

Rua 12, 26 - 3275-1191

Page 10: A Voz da Ilha - Junho 2009

10 Junho/�009A Voz da Ilha

renovaçãocarismática

Acredite: Você pode mudar o mundo

Certa manhã um escritor cami-nhava por uma praia. De repente

avistou uma pessoa que corria à beira do mar e fazia uns gestos que se as-semelhavam a uma dança. O escritor aproximou-se e viu um homem que ia pegando estrelas do mar, uma a uma, e as jogava de volta às águas. Ele perguntou ao homem:

- Que é que você está fazendo?

- Estou jogando estrelas de volta ao mar - respondeu o ho-mem.

E o escritor continuou:- São milhares de estrelas, e você con-

seguirá salvar muito poucas, não vai fazer diferença...

Nesse momento o homem olhou para

o escritor, abaixou-se, pegou uma estrela e jogou-a de volta ao mar, dizendo:

- Para essa fez diferença.O escritor ficou pensando naquilo o resto do dia. No dia seguinte resolveu

voltar à praia e ajudar o homem a jogar estrelas de volta ao mar.

Agora já eram dois... Tal-vez dali a algum tempo fossem quatro, depois oito...

Uma visão sem ação é apenas um sonho.

Uma ação sem visão é apenas um passatempo.

Mas uma visão com ação... pode mudar o mundo!

Fonte: (Para que minha vida se transforme. Maria

Salette/Wilma Ruggeri. 17ª edição- Ed. Verus)

“Aproveitamos a oportunidade para transmitir nossos sinceros agradecimentos às pessoas e empresas que colaboram com doações para o êxito das barraquinhas de maio, o que certamente contribuiu

para mudar o mundo dos beneficiados da ação benemérita.”

(Macarrão Periquito; Barbosa e Marques; Photomania; Coimbra Imóveis, Elétrica JK; Martins Andrade, Hotel Príncipe; Mafrian Abatedouro São Geraldo; Farmácia Indiana; Holly Place; Casa dos Milhões; Odebrecht;

Precoce; Oficina São Lucas; Casa Realeza; Multiparts Informática - Multifone; Pizzaria Porto Bello; City Car; Evolução Veículos; Exata

Chenicals Ind. e Com. Ltda; Depósito de Material de Construção Brasão)

“Rogamos a Deus que abençoe e recompense a todos vocês pela ajuda que nos foi proporcionada que as suas bênçãos recaiam em

todas as áreas de suas vidas: pessoal, (atingindo a sua mente, o seu espírito e o seu físico), familiar e empresarial e que em todas elas

vocês tenham muita prosperidade. Declaramos a Vitória de Jesus Cristo sobre vocês e seus empreendimentos”.

10 - Ticiano Bastos / 23 - Elzuila Silva / 25 - Fernando

Parabéns! Que Deus os abençoe sempre.

Aniversariantes do mês de junho

GRUPO DE ORAÇÃO JESUS E MARIA

Coordenadora: Aristéia R. Melgaço

Colaboradora: Gilca Maria de Carvalho Almeida

Edificar a Família

A lei é necessária, mas sempre se mostrou com eficaz para construir relaciona mentos

humanos de qualidade. As melhores leis humanas balizam os relacionamentos, mas são insuficien tes para motivar o comportamento humano mais elevado.

Modernamente, os que querem ex-cluir Deus e impor o laicismo, deses-truturar a família original e le gitimar qualquer forma de agrupa mento, im-plantando uma liberdade desligada da responsabilidade, criam grandes di-ficuldades para a formação inte-gral de pessoas. A insuficiência da lei para construir relacio-namentos se torna cada vez mais evidente.

As novas legislações sofrem pres sões do laicismo, da ganância econô-mica e do poder e assim vão se afas tando da justiça. A legis-lação quase sem-pre chega atrasa-da. Primeiro acontecem grandes desvios de recur sos, devastações de florestas, explosão de violências, delinquência de meno res, etc., e atrás vêm as discussões e proposições de novas leis.

Também a Lei de Deus não foi su-ficiente para cativar e atrair o ser hum-ano para o projeto do Criador e para os relacionamentos de qualidade. Foi ne-cessário que o próprio Deus vies se até nós e concretamente, com sua vida, nos trouxesse o recurso maior e cativante - o amor gratuito e decidi do. Mas essa for-ma de amar precisa ser mais difundida e aplicada na formação integral das pesso-as e das famílias.

É grande a carência de amor nos re-

lacionamentos. Muito se fala, mas pouco se experimenta do amor deci são - aquele que ama também nos momentos difíceis. Para amar é pre ciso experimentar o amor de Deus. Isso é requisito também para educar-se e ser educador; para casar e iniciar uma família. Os pais são os pri-meiros educadores. É neles que, primei-ro, os filhos precisam conhecer e viver o

amor, elemento base da formação.Muito do que não se conse-

gue pela lei, pode ser consegui-do pelo amor, em termos de

relacionamen tos humanos edificantes. E a família é

o lugar planejado por Deus para ser escola de relacionamento amo-

roso, de vivên-cia de valores que edificam

a comunidade e a sociedade. O Papa Bento XVI proclama insistentemen te

a importância da experiência pes soal

do amor de Deus. “Amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis, mas am-bos vivem do amor prove niente com que Deus nos amou pri meiro” (Deus Caritas Est, 18).

O Sacramento do Matrimônio é a base da família no projeto de Deus. A base dessa experiência é Jesus Cristo. Por vontade de Deus, o casal sacramen-tado tem a missão de mostrar o amor, primeiro aos filhos, mas também ao mundo. E como é honrosa essa mis são! Mas quantos a compreendem?

Que o senhor, nosso Criador, nos ajude a aprender isso o quanto antes!

Insuficiência da lei e excelência do amor na edificação da família

João Bosco e Aparecida Eunides Fonte: Revista Ave Maria - março de 2009

truturar a família original e le gitimar qualquer forma de agrupa mento, im-plantando uma liberdade desligada da responsabilidade, criam grandes di-ficuldades para a formação inte-gral de pessoas. A insuficiência da lei para construir relacio-namentos se torna cada vez

As novas legislações sofrem pres sões do laicismo, da ganância econô-mica e do poder e assim vão se afas tando da justiça. A legis-lação quase sem-

amor, elemento base da formação.Muito do que não se conse-

gue pela lei, pode ser consegui-do pelo amor, em termos de

relacionamen tos humanos edificantes. E a família é

o lugar planejado por Deus para ser escola de relacionamento amo-

roso, de vivên-cia de valores que edificam

a comunidade e a sociedade. O Papa Bento XVI proclama insistentemen te

a importância da

teLeFaX:3271-1301

Page 11: A Voz da Ilha - Junho 2009

Junho/�009 11

Shantala é uma mas-sagem para bebês, muito comum no

oriente, e que já está fa-zendo parte da nossa cultura. Na Índia, esse é um conheci-mento tradicio-nal, passado de mães para filhas, e tão corriqueiro quanto amamentar. Sua essência consis-te na intensa e afetuosa transferência de amor da mãe para seu filho.

A massagem foi “descober-ta” pelo médico francês Frédéri-ck Leboyer, que trouxe para o Oci-dente nos anos 70.

Leboyer nomeou a massagem de Shantala em homenagem à jovem mãe, que encontrou massageando seu bebê na viagem que fez a Calcutá em 1976. Leboyer ficou encantado pela forma afetuosa, concentrada, rituali-zada, com que Shantala se dedicava à massagem do filho.

A massagem após o nascimento é a continuação da relação do contato ínti-mo que existia entre a mãe e o bebê.

A prática da Shantala desenvolve a interação mãe-filho/pai-filho, trazen-do benefícios para ambos. Seu toque

sutil e carinhoso é capaz de acalmar, evitar cólicas, gases, doenças, insô-nia, melhorar a digestão e até mesmo o nascimento dos dentes. Aumenta o poder sensorial e a ligação afetiva, proporcionando ao bebê momentos de bem-estar.

O pai praticante da Shantala tem mais facilidade e confian-ça para lidar com o bebê, pois passa a conhecer melhor o seu corpinho, aumentando assim

seus laços familiares.Shantala proporciona

momentos mágicos de intimidade e conforto

para pais e bebês.

hantala é uma mas-sagem para bebês, muito comum no

oriente, e que já está fa-zendo parte da nossa cultura. Na Índia, esse é um conheci-

mães para filhas, e tão corriqueiro quanto amamentar. Sua essência consis-te na intensa e afetuosa transferência de amor da mãe para seu filho.

A massagem foi “descober-ta” pelo médico francês Frédéri-ck Leboyer, que trouxe para o Oci-dente nos anos 70.

sutil e carinhoso é capaz de acalmar, evitar cólicas, gases, doenças, insô-nia, melhorar a digestão e até mesmo o nascimento dos dentes. Aumenta o poder sensorial e a ligação afetiva, proporcionando ao bebê momentos de bem-estar.

O pai praticante da Shantala tem mais facilidade e confian-ça para lidar com o bebê, pois passa a conhecer melhor o seu corpinho, aumentando assim

seus laços familiares.Shantala proporciona

momentos mágicos de intimidade e conforto

para pais e bebês.

Você sabe o que é Shantala?

Grupo Renascer Para a glória de deus e o bem da comunidade, o grupo

renascer está completando 7 anos de existência. a todos os integrantes do grupo renascer, meu

carinhoso abraço de parabéns. Zilma

Junho de 2009

Sem eles você não seria quem é hoje.

FELiZ aniVErsÁrioAproveite esta data para fazEr um balanço

de sua vida. Repense os seuserros e relembre os seus acertos. Perdoe-se

pelos fracassos e orgulhe-se de suas vitórias.Saiba que, erros acertos fraCassos e vitórias são a história

de sua vida. E por isso dEvem ser valorizados por igual.

“Glória da luz e milagres de amor (...) de repente, em plena sordidez, foi-me dado contemplar um espetáculo

da mais pura beleza!” ( Frédérick Leboyer)

Juliana Cotta F. Soares - Professora de ShantalaGestar e Nascer - Fone: 33 3271 1449/ 9111 0333

Page 12: A Voz da Ilha - Junho 2009

1� Junho/�009A Voz da Ilha

Tia RitaGaleria InfantilGaleria Infantil

Tia Rita

Rua Afonso Pena, 2566 (esquina com Dom Pedro II) Fone (33) 3271-7240 Fax (33) 3271-3510 - Gov. Valadares

LABORATÓRIOFARRERAS VALENTI

Para garantia da qualidade de seu exame são necessárias orientações especiais. Consulte seu

médico ou o laboratório antes da coleta de material.fazemos Coleta domiCiliar

e m p r e s A certificAdAisO 9001:2008

Rua Israel Pinheiro, 2417 - Fone: 3271-1156Rua Peçanha, 396 - Tel.: 3271-5506

Ponta de estoque: Rua 32 - 105 - Ilha - Fone: 3275-2585GV Shopping - Loja 163 - Fone: 3272-4180

Rua São Paulo, 417 - Centro - Gov. Valadares - MG

BANHO,TOSA

catequese

Ecoando...

AGenDA DA CAtequeseAnIVeRsARIAntes De JunHO

encontre no caça-palavras sete atitudes geradoras de vida.

Perdão

acolhida

Paciência

compreensão

tolerância

Verdade

Diálogo

Pedro Oliveira Neto, completou

seu primeiro aninho no dia

02/06. Filho de Marcelo e Leiliane.

Parabéns!!! Felicidades!!!

os 10 mandamentos daquele que faz a vontade de Deus

1 - Amar a Deus acima de todas as coisas.2 - Amar o próximo.3 - Honrar pai e mãe.4 - Ir à Igreja.5 - Ser obediente.6 - Fazer o Bem.7 - Preservar o mundo e a vida.8 - Ser solidário.9 - Respeitar os mais velhos.10 - Promover a paz.

Turma do Mini-Jovem / Catequistas: Vivian e Diana

17/06 - Reunião de Coordenadores, 20h25/06 - Encontro Catequético Paro-quial com os Pais da Catequese e Pastorais às, 19h30

Pré-catecumenato: 02 - José Candido Naves

08 - Ana Luisa Martins Albéfaro

Perseverança: 03 - Luiza Almeida Ferreira / 09 - Iolanda Andrade Valentim / 09 - Santiago Faria Viana e Mello

09 - Raissa Cotta Torres / 05 - Lucas Alves de Melo

10 - Bárbara Leal Silva / 11 - Ingrid Vicente Ferrari

15 - André Perázio Givisiez Fonseca / 25 - Vitória dos Santos Dias / 27 - Karla Cristina Campos de Andrade28 - Diêgo Carvalho Schenatto / 29

- Luiz Félix Neto

Catecumenato Eucarístico: 20 - Renata Siqueira de Souza

Catequistas e ajudantes:26 - Nayara Machado Almeida

12 - Rita de Cássia Pinto Baldim

Que a luz de Deus brilhe todos os dias em suas vida

PARABÉNS!!! FELICIDADES!!!

“O Reino de Deus é como um grão de mostarda”.Leia Marcos 4, 26-34.

Complete a frase com as palavras do quadro.VIDA - AMOR - SIMPLES - MOSTARDA

um ___________ gesto de ____________ é como um grãozinho de _____________,

pequeno, mas é um grande gerador de _____________.