a vontade de deus para o seu povo É que sejamos … · o pr. john stott escreveu acerca de três...

19
A VONTADE DE DEUS PARA O SEU POVO É QUE SEJAMOS CONFORMES À IMAGEM DE CRISTO TEXTO I João 2:6

Upload: lamphuc

Post on 29-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A VONTADE DE DEUS PARA O SEU

POVO É QUE SEJAMOS

CONFORMES À IMAGEM DE CRISTO

TEXTO

I João 2:6

INTRODUÇÃO

“Sejam meus imitadores, como eu

sou de Cristo” I Coríntios 11:1.

“Portanto, sejam imitadores de Deus,

como filhos amados” Efésios 5:1.

“De fato, vocês se tornaram nossos

imitadores e do Senhor, pois, apesar

de muito sofrimento, receberam a

Palavra com alegria que vem do

Espírito Santo” I Tessalonicenses 1:6.

“Seja a atitude de vocês a mesma de Jesus Cristo, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se....” Filipenses 2:5-11. “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. (Romanos 8:29 NVI)

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. ” II Coríntios 3:18 NVI “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.” I João 3:2 NVI

O Pr. John Stott escreveu acerca de três perspectivas:

1. PASSADO – Romanos 8:29 O propósito ETERNO de Deus, pelo qual fomos predestinados, em outras palavras, a predestinação eterna de Deus. O significado é que “em Cristo”, o Senhor Deus nos restaurou;

2. PRESENTE – II Coríntios 3:18 O propósito HISTÓRICO de Deus, pelo qual estamos sendo transformados pelo Espírito Santo, ou seja, a transformação contínua em nós pelo Espírito Santo. É pelo Espírito Santo que somos transformados;

3. FUTURO – I João 3:2 O propósito FINAL ou ESCATOLÓGICO de Deus, pelo qual seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é, quer dizer que, na eternidade, seremos semelhantes a Jesus, porque haveremos de vê-lo como Ele é.

Esses três propósitos se unem e apontam para um mesmo objetivo: A CONFORMAÇÃO DO HOMEM À IMAGEM DE CRISTO. RESUMINDO: O propósito eterno da predestinação divina de nos tornar como Cristo, torna-se a obra contínua de Deus em nós para nos transformar, por intermédio do Espírito Santo, porque haveremos de vê-lo como Ele é. I João 2:6

SE NOS DIZEMOS CRISTÃOS, TEMOS DE SER SEMELHANTES A CRISTO. SOMOS CHAMADOS A SEGUIR O SUPREMO EXEMPLO DE HUMILDADE QUE ELE NOS DEU AO DESCER DOS CÉUS PARA A TERRA EM SUA ENCARNAÇÃO. Filipenses 2:5-8 Admirável humildade Humilhação auto imposta.

2. PRECISAMOS SER SEMELHANTES A CRISTO EM SUA PRONTIDÃO PARA SERVIR. “Ora, se eu, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo” João 13:12-15.

3. TEMOS DE SER SEMELHANTES A CRISTO EM SEU AMOR. “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. ” Efésios 5:2 NVI. Andar em amor – Toda a nossa conduta deve ser caracterizada pelo amor. “Ele se entregou a si mesmo por nós”, uma clara alusão à cruz. Paulo está nos conclamando a sermos semelhantes a Cristo, ou seja, amarmos com amor altruísta que se doa.

A ENCARNAÇÃO, o LAVAR OS PÉS DOS DISCÍPULOS, o CRISTO CRUCIFICADO, esses três acontecimentos na vida de Cristo nos mostram claramente o que significa, na prática, seremos conformes à imagem de Cristo.

4. TEMOS DE SER SEMELHANTES A CRISTO EM SUA ABNEGAÇÃO PACIENTE. I Pedro 2:18-25 O pano de fundo da Primeira Epístola de Pedro é a perseguição. Cada um dos cinco capítulos traz a palavra sofrimento. Pedro escreveu algo sobre sofremos com Cristo. Os escravos cristãos foram instados a, se castigados injustamente, suportarem e não retribuírem o mal com o mal.

Pedro diz que para isto mesmo fomos chamados, pois Cristo também sofreu, deixando-nos o exemplo, para seguirmos os seus passos. Este chamado para sermos semelhantes a Cristo em meio ao sofrimento injusto pode perfeitamente se tornar cada vez mais significativo à medida que as perseguições são comuns neste mundo decaído.

5. TEMOS DE SER SEMELHANTES A CRISTO EM SUA MISSÃO. “Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao Mundo” João 17:18 NVI. “Novamente Jesus disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio" João 20:21 NVI. A missão dos cristãos no mundo deve ser semelhante à do próprio Cristo. “Eu vos envio ao mundo”. Do mesmo modo como Cristo entrou em nosso mundo, nós também devemos entrar no mundo das outras pessoas.

CONCLUSÃO E APLICAÇÕES 1. A SEMELHANÇA DE CRISTO E O SOFRIMENTO. II Timóteo 3:12 - Mateus 5:3-12 O sofrimento faz parte do processo de transformação que Deus faz em nós para que nos assemelhemos a Cristo. Seja qual for a natureza do sofrimento – uma decepção, uma frustração, ou qualquer outra tragédia dolorosa, precisamos tentar enxerga-lo à luz de Romanos 8:28,29. Romanos 8:28 – Deus está continuamente operando para o bem do seu povo; Romanos 8:29 – O seu bom propósito é nos tornar semelhantes a Cristo.

2. A SEMELHANÇA DE CRISTO E A EVANGELIZAÇÃO. Nosso trabalho de evangelização tantas vezes fracassa, e há várias razões. Uma, porém, se destaca – é que não somos parecidos com o Cristo que anunciamos.

3. A SEMELHANÇA DE CRISTO E A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO EM NÓS. Por nossas próprias forças jamais seremos semelhantes a Jesus. Deus nos enviou o Espírito Santo para habitar em nós. O propósito de Deus é nos tornar semelhantes a Cristo. O modo como Deus nos torna conformes à imagem de Cristo é enchendo-nos com seu Espírito.

4. O TRABALHO DE SERMOS TRANSFORMADOS À SEMELHANÇA DE CRISTO ENVOLVE O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO.