a vitÓria do servo de deus

18
Isaias 53:7 a 12 * A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

Upload: tv-alterosa-sul-de-minas

Post on 23-Jun-2015

456 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ministração para o culto sobre Fé na Igreja do Evangelho Quadrangular, sito à Rua Nossa Senhora do Carmo, 468 - Madeirópolis - Divinolândia de Minas/MG

TRANSCRIPT

Page 1: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

Isaias 53:7 a 12

*A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

Page 2: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

“Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã. Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto por causa dos pecados do nosso povo. Foi sepultado ao lado de criminosos, foi enterrado com os ricos, embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira. O SENHOR Deus diz: ‘Eu quis maltratá-lo, quis fazê-lo sofrer’. Ele ofereceu a sua vida como sacrifício para tirar pecados e por isso terá uma vida longa e verá os seus descendentes. Ele fará com que o meu plano dê certo. Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados. Por isso, eu lhe darei um lugar de honra; ele receberá a sua recompensa junto com os grandes e os poderosos. Pois ele deu a sua própria vida e foi tratado como se fosse um criminoso. Ele levou a culpa dos pecados de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados.”

Isaias 53:7 a 12

Page 3: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

FOMOS CHAMADO

S PARA VENCER E VENCEMO

S MEDIANTE

A FÉ NA PALAVRA DE DEUS!

Page 4: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

O Cesto e a ÁguaDizem que isto aconteceu em um mosteiro chinês muito tempo atrás. Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou:- Mestre, por que devemos ler e decorar a Palavra de Deus se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? Somos obrigados a constantemente decorar de novo o que já esquecemos.

Page 5: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

O mestre não respondeu imediatamente ao seu discípulo. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois ordenou ao discípulo:- Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui.O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava nada.

Page 6: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

O mestre perguntou-lhe:- Então, meu filho, o que você aprendeu?O discípulo olhou para o cesto vazio e disse, jocosamente:- Aprendi que cesto de junco não segura água.O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo de novo. Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou-lhe:- Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu? O discípulo novamente respondeu com

sarcasmo:- Que cesto furado não segura água.O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa. Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto de tanto descer e subir as escadarias. Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo:

Page 7: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

- Então, meu filho, o que você aprendeu?O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado:- O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo.

Page 8: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

O mestre, por fim, concluiu:

- Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia que você lê, o que importa, na verdade, é que no processo a sua mente e a sua vida ficam limpos diante de Deus.

Page 9: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

Ao falarmos sobre fé, devemos ter em mente

sempre o exemplo de Cristo e entender que devemos viver

o padrão de excelência diante de Deus, o que

somente conseguimos se:

Page 10: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

“Não se amoldem ao padrão deste

mundo, mas transformem-se

pela renovação da sua mente”.

Romanos 12:2, NVI

Page 11: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

A única maneira da nossa mente ser renovada é quando deixamos a Palavra de Deus limpar as coisas que o mundo coloca nela. Se você perceber, o mundo garante que as suas mensagens sejam constamente repetidas a fim de que elas sejam inculcadas em nossas mentes. Mesmo que não concordemos, acabamos como que dessensibilizados para o pecado que o mundo está promovendo.

Page 12: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

Mas Paulo nos diz que não devemos deixar que sejamos moldados por esses padrões, mas devemos renovar a nossa mente. O que é renovar? É fazer com que algo velho volte a ser novo; é restaurar a forma de algo que foi deformado.

Page 13: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

A nossa mente depois de “bombardeada” diariamente com os conceitos mundanos acaba “deformada”, por isso devemos fazer o esforço para trazê-la à forma correta. Paulo diz em 1 Coríntios 2:16: “Nós, porém, temos a mente de Cristo”. Esta é a forma correta que a nossa mente deve ter, a mente de Cristo. O próprio Paulo nos dá algumas dicas para renovar a nossa mente:

Page 14: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

A primeira dica é entregar o domínio dos nosso pensamentos à Cristo (”levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”, 2 Coríntios 10:5). Devemos reconhecer que, se Cristo é nosso Senhor, devemos a Ele a obediência em todos os aspectos de nossa vida, inclusive de nossos pensamentos. Este versículo nos diz que devemos anular todo tipo de pensamento que coloca em dúvida a soberania e o amor de Deus através de Cristo e submeter nossos pensamentos ao controle de Cristo.

ENTREGAR O DOMÍNIO DOS NOSSOS PENSAMENTOS A CRISTO

Page 15: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

A segunda dica é não deixar os pensamentos vazios, mas ativamente escolher o que pensar: “Finalmente irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4:8 NVI). Martinho Lutero dizia que a mente vazia é a oficina do diabo. Não deixe sua mente divagar sem objetivo, traga-a à obediência de Cristo pensando no que é bom.

ESCOLHER ATIVAMENTE O QUE PENSAR

Page 16: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

A terceira dica é meditar e memorizar a Palavra de Deus. O Salmo 1 fala que o segredo do homem que é bem-sucedido no que faz é que ele tem prazer na lei de Deus e medita nela dia e noite. A meditação bíblica, no entanto, não é uma atitude passiva de concentração, mas uma busca ativa de oportunidades de colocar em prática a palavra que está sendo meditada e memorizada. Esta é a grande diferença entre aqueles que conhecem muitas passagens bíblicas de cor e os que colocam em prática as poucas passagens que conseguem memorizar.

MEDITAR E MEMORIZAR A PALAVRA DE DEUS

Page 17: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

Vale a pena este esforço. Ao nos apropriarmos da mente de Cristo através da renovação da nossa mente pela meditação e prática da Palavra de Deus poderemos experimentar, nas palavras do apóstolo Paulo, a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nós.” (Romanos 12:2).

Page 18: A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

(Vinícios Torres - Esta mensagem foi publicada no site originalmente em 05 de Julho de 2002, o apresentação atual contém alguns grifos e

acréscimos feitos pelo Pastor Cleiton Juventino – twitter: @pastorcleiton http://www.pastorcleitonjuventino.wordpress.com)

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2009/04/05/o-cesto-e-a-agua/