a vida humana é um mistério que - adautomatos.com.br · slide 2 . ... o encontro de maria com...

19

Upload: vuongmien

Post on 12-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O A vida humana é um mistério que demonstra o grande poder de Deus.

O Apesar de toda sua ciência e tecnologia, o homem não é capaz de definir o exato instante em que veio a surgir como ser, pois ninguém sabe o momento em que foi concebido, como também é incapaz de definir o exato instante em que vem a deixar este mundo com a morte.

www.portalebd.org.br Slide 2

O A vida humana começa com a concepção, ou seja, no momento em que as células sexuais de nossos pais biológicos se encontram e ocorre a fecundação. A partir daí já há vida, o que é cientificamente demonstrado.

O Entretanto, apesar disto, muitos têm, inexplicavelmente, defendido o aborto, como se o embrião ou o feto que está no ventre materno fosse tão somente parte do corpo da mulher.

www.portalebd.org.br Slide 3

O A Igreja, enquanto agência do reino de Deus na terra, enquanto povo de Deus santo e separado, deve, ao anunciar o evangelho, defender a vida humana, inclusive a vida intrauterina.

O Para tanto, a Igreja deve usar não só de palavras mas de gestos concretos para impedir esta matança diabolicamente engendrada na nossa civilização ( I Pe.2:9).

www.portalebd.org.br Slide 4

O O aborto é a expulsão espontânea ou provocada do feto antes do sexto mês de gestação, antes que o feto possa sobreviver fora do ventre materno.

O A Bíblia não deixa de mencionar o aborto, palavra que aparece algumas vezes no texto bíblico, exatamente com a ideia da expulsão do feto antes que possa sobreviver fora do ventre materno, tanto que se dá ao aborto a conotação de vida frustrada, de vida fracassada.

www.portalebd.org.br Slide 5

OTextos bíblicos que falam de aborto:

a) Jó 3:16;

b) Sl.58:8;

c) Ec.6:3.

www.portalebd.org.br Slide 6

O A Bíblia claramente indica que a vida humana começa com a concepção, antes mesmo do parto. Vejamos alguns exemplos (I):

a) Ainda no ventre de Rebeca, Esaú e Jacó lutavam (Gn.25:22,23);

b) Na lei de Moisés, a morte do feto era crime (Ex.21:22);

c) O salmista diz que há vida no ventre materno e que o processo de nossa formação é dirigido pelo próprio Deus (Sl.139:12-14);

www.portalebd.org.br Slide 7

O A Bíblia claramente indica que a vida humana começa com a concepção, antes mesmo do parto. Vejamos alguns exemplos (II):

d) A chamada do profeta Jeremias se deu quando ele ainda era feto (Jr.1:5);

e) As profecias messiânicas falam da concepção do Salvador (Is.7:14; 49:1,5);

f) Cumprindo a promessa feita através do profeta Isaías, Deus manda o anjo Gabriel anunciar a Maria a concepção do Salvador (Lc.1:31-33).

www.portalebd.org.br Slide 8

O A Bíblia claramente indica que a vida humana começa com a concepção, antes mesmo do parto. Vejamos alguns exemplos (III):

g) O encontro de Maria com Isabel, quando, então, os dois fetos, respectivamente, Jesus e João Batista, demonstraram a evidência de que a vida se inicia com a concepção (Lc.1:39-45);

h) O próprio apóstolo Paulo, a quem Jesus revelou coisas diretamente (I Co.11:23), afirmou, com convicção, que foi escolhido por Deus ainda antes de sair do ventre de sua mãe (Gl.1:15).

www.portalebd.org.br Slide 9

O O início da vida humana, portanto, conforme nos ensinam as Escrituras, dá-se com a concepção, de forma que o embrião já é uma pessoa e como tal deve ser tratada, tendo pleno direito à vida e se constituindo em pecado a sua eliminação.

O Isto vale tanto para o feto como para os embriões surgidos das inseminações artificiais.

www.portalebd.org.br Slide 10

O A expulsão espontânea é um fato estranho à vontade da mãe ou de outrem, o chamado “aborto natural”, não traz qualquer implicação ética, pois se trata de um desígnio divino ao qual temos apenas de nos conformar.

O O aborto acidental, aquele ocasionado por um problema de saúde da própria mãe ou algum acidente, que precipita a expulsão do feto, igual é eticamente irrelevante (I Sm.4:19,20).

www.portalebd.org.br Slide 11

O O chamado aborto provocado é um verdadeiro ato de matar, em que, alguém, com ou sem o consentimento da mãe, provoca a expulsão do feto do ventre materno, impedindo que venha a completar seu desenvolvimento e possa nascer.

O No Brasil, apesar dos muitos movimentos que existem buscam a legalização do aborto em nome da “saúde da mulher” ou da “liberdade da mulher”, o aborto ainda é crime, conforme se vê dos artigos 124 a 127 do Código Penal.

www.portalebd.org.br Slide 12

O Embora seja crime, a lei brasileira, entretanto, isenta de pena:

a) o “aborto necessário”, ou seja, aquele aborto que é praticado para salvar a vida da gestante, numa opção entre a vida da gestante e do feto;

b) o “aborto sentimental ou humanitário”, ou seja, o aborto nos casos em que o feto é produto de estupro da gestante;

c) o “aborto nos casos de fetos anencéfalos”, permitido por decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADPF 54, um perigoso precedente para a liberação do “aborto eugênico”, destruição de vidas de pessoas doentes ou deficientes.

www.portalebd.org.br Slide 13

O A questão da utilização de embriões humanos em pesquisas científicas, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, na ADI 3510, é outra violação à vida humana.

O Aceitar a manipulação dos embriões é negar-lhes a condição de seres humanos, o que, entretanto, contraria a própria definição bíblica de quando começa a vida humana.

www.portalebd.org.br Slide 14

O A vida humana é uma dádiva de Deus, é algo sobre o que os homens não têm qualquer domínio.

O As atitudes recentes que permitem o aborto e a eliminação de embriões apresentam diversas justificativas mas são, à luz da Bíblia, demonstrações da autossuficiência humana, de sua rebeldia contra Deus e de sua submissão ao pecado e ao seu desejo (Gn.4:7).

www.portalebd.org.br Slide 15

O O que deve a Igreja fazer ante a questão do aborto?

a) Pregar o evangelho, notadamente para adolescentes e jovens que são os primeiros alvos da propaganda e da prática abortista;

b) Assistir as grávidas, notadamente aquelas que tiveram gravidezes indesejadas, buscando convencê-las a não abortar;

www.portalebd.org.br Slide 16

O Neste convencimento para que não se faça o aborto, a Igreja não deve apenas usar de palavras, mas, sim, de gestos concretos (I Co.2:4,5; I Jo.3:18), como a própria assistência à gravidez e o próprio encaminhamento da criança para um lar substituto

O Com relação à eliminação de embriões, deve a Igreja conscientizar os casais que farão uso da inseminação artificial das suas implicações éticas e da conduta que deve ter um casal cristão, procurando também se fazer ouvir aos casais não crentes.

www.portalebd.org.br Slide 17

O Em termos sócio-políticos, a Igreja jamais deve deixar de se pronunciar e de buscar influenciar as decisões políticas, no sentido de impedir, isto em termos de Brasil, que seja aprovada qualquer legislação abortista ou que menospreze a vida humana.

O Por ocasião das eleições, deve buscar saber a posição de cada candidato a respeito do tema e orientar o povo de Deus a que não compactue com qualquer movimento ou grupo que defenda o aborto, dada a sua contrariedade à Palavra de Deus. A Igreja deve buscar tudo o que é lícito na sociedade e aborrecer o mal (Fp.4:8, Rm.12:9)

www.portalebd.org.br Slide 18

www.portalebd.org.br Slide 19