a vida do fundador s.joão batista de la salle

9
Trabalho realizado por: André Santos/nº4 Trabalho para: Irmão José Figueiredo(professor de educação moral religião católica) João Batista de La Salle

Upload: andre-santos

Post on 04-Jul-2015

471 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: A vida do fundador s.joão batista de la salle

Trabalho realizado por: André Santos/nº4

Trabalho para: Irmão José Figueiredo(professor de educação moral religião católica)

João Batista de La Salle

Page 2: A vida do fundador s.joão batista de la salle

Nascença

João Batista de La Salle nasceu a 30 de Abril de 1651 em Reims (França).

Foi um sacerdote e pedagogo Francês inovador, que consagrou sua vida a formar professores destinados a formação de crianças pobres. Foi fundador de uma congregação religiosa, os Irmãos das Escolas Cristãs, ou Irmãos Lassalistas, dedicada à educação, especialmente dos mais pobres.

Page 3: A vida do fundador s.joão batista de la salle

Vocação Sacerdotal Nascido de uma família de juristas, era o filho

primogénito de Luís de La Salle e Nicolasa Moët. Seu pai lhe havia preparado uma carreira jurídica, porém João Batista escolheu a vocação religiosa. Durante a infância se comprazia em sérios exercícios espirituais, oração e leitura de livros. Desde muito cedo sentiu-se impulsionado a consagrar-se a Deus e assumir o estado eclesial. Sua firmeza e determinação convenceu seus pais a darem permissão.

Page 4: A vida do fundador s.joão batista de la salle

Dificuldades Sentimentais

Em 19 de Julho de 1671 sua mãe faleceu, e ainda sem 1 ano ter passado recebe a triste notícia que o seu pai também falecera, no dia 9 de Abril de 1972. Assim João Batista assumiu a tutela de suas irmãs e irmãos. Com isto tudo João Batista ganhou que quase um pai, o seu primo Nicolás Roland, apenas 9 anos mais velho que ele, seu primo era auxiliar na Catedral de Reims.

Page 5: A vida do fundador s.joão batista de la salle

o Vida Sacerdotal A senhora Mallefer, prima de São João Batista, neste tempo

patrocinava um projeto de abrir escolas para pobres, em colaboração com o primo Nicolás Roland. Porém a morte de Nicolás em 1678, que deixou João Batista muito triste, a sra. Mallefer interrompeu este projeto. Mas Mallefer não renuncia ao projeto e o coloca a cargo de Adrian Mayel, pessoa conhecida por seu zelo na educação cristã de crianças pobres, que se dirige a Reims com uma carta a João Batista. Em princípios de 1679, João Batista alugou uma casa e fundou uma escola gratuita. Em 1681 começa a receber professores pobres, definindo um regulamento, por primeiro sobre o modo de comportar-se, depois sobre a oração, Santas Missas e refeições.

Page 6: A vida do fundador s.joão batista de la salle

Em 1683 renunciou aos seus bens e em 25 de Maio de 1684 fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, com o objetivo de abrir escolas profissionais e lugares de educação para jovens que viviam nas ruas. Também em 1684 fundou em Reims a primeira escola para professores. Em 1688 abriu as primeiras escolas em Paris. Em 1692 criou o primeiro noviciado para os irmãos e em 1698 terminou de redigir as regras da Congregação.

Nas suas escolas introduziu diversas inovações: as lições eram dadas para um grupo, não mais tinham caráter particular; as aulas eram em francês, não mais em latim; aulas específicas de línguas modernas, matemática e ciências; os alunos eram divididos em classes por idade e conhecimento; horário definido para as aulas; escolas correcionais para jovens que haviam cometido crimes; os professores deveriam ter cursado as escolas normais. Todas modificações eram absolutas novidades na França.

Desenvolveu uma Teologia da Educação ao escrever várias obras sobre a educação escolar e espiritual, entre elas destaca-se Guia para Escolas Cristãs, um dos melhores livros de pedagogia do século XVII, que foi dominante nas escolas francesas por mais de um século. Trata-se de um livro em João Batista resumiu a experiência pedagógica sua e dos primeiros irmãos. Escreveu também vários catecismos para uso escolar. Entre os livros espirituais, deve-se destacar as meditações, onde traça um itinerários espirutal completo para professores cristãos.

Page 7: A vida do fundador s.joão batista de la salle

Confiança em Deus

Como todos os grandes projectos, a fundação do Instituto causou-lhe uma infinidade de esforços, de incompreensões, de sofrimentos( entre eles diversos com irmãos de outras Escolas Cristãs, que lhe fizeram muito mal a vários níveis, etc.) que ele suportou com coragem porque estava convencido que a obra que encetara valia a pena. A sua confiança em Deus era enorme. Recorria a Ele com frequência por meio da oração. Aprendeu, de Jesus pobre, a viver um itinerário maravilhoso de entrega a Deus nos necessitados. Renunciou a todos os seus bens. Fez-se pobre entre os pobres e considerou-se feliz quando teve que mendigar para sobreviver...

Page 8: A vida do fundador s.joão batista de la salle

• Morte Morreu na Sexta Feira Santa, a 7 de abril de 1719. A sua vida

ficou gravada nas suas últimas palavras: "Adoro em tudo a vontade de Deus para comigo". Foi canonizado em 1900 e em 1950 o Papa Pio XII proclamou-o Padroeiro de todos os Educadores.

Depois da Morte

Hoje os Irmãos De La Salle e numerosos educadores lassalistas continuam a realizar a sua maravilhosa tarefa docente em 86 nações do mundo. Os Irmãos De La Salle chegaram a Barcelinhos no ano de 1952. Em 1981 abriu o Colégio La Salle como escola aberta a todos.

Page 9: A vida do fundador s.joão batista de la salle

-Viva João Batista em nossos corações! -Para Sempre!

Obrigado por tudo FUNDADOR…