a ti, ó deus, espera o louvor em sião. com coisas ... · estudo bíblico 4 refrigério 110 mai.-...

16
Revista Formativa e Informativa www. refrigerio.net Ano 20 Edição n.º 110 Bimestral Maio - Junho 2006 A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas tremendas de justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; Tu és a esperança de todas as extremidades da terra, e daqueles que estão longe do mar. Coroas o ano da tua bondade; distilam sobre os pastos do deserto, e os outeiros cingem-se de alegria (Salmo 65: 1, 5, 11 e 12).

Upload: dinhdien

Post on 19-Jan-2019

243 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Revis

taF

orm

ati

va

eIn

form

ati

va

ww

w.re

frig

eri

o.n

et

Ano

20E

diçã

on.

º11

0B

imes

tral

Mai

o-

Junh

o20

06

A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas tremendas de justiça nosresponderás, ó Deus da nossa salvação; Tu és a esperança de todas as extremidades daterra, e daqueles que estão longe do mar. Coroas o ano da tua bondade; distilam sobreos pastos do deserto, e os outeiros cingem-se de alegria (Salmo 65: 1, 5, 11 e 12).

Page 2: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Agradecemos aos Irmãos que voluntariamente têm sustentado este Ministério. NIB (Banco Popular):.Após depósito dê-nos conhecimento para emissão de recibo.0046-0115-23986900111-17

ESTUDO BÍBLICO

Saldo do número anterior: Neg. € 533Donativos recebidos:Ig. Braga .............. 10 Ig. Madalena .......... 45 Ig. Silveiro ................... 50Ig. Silvalde........... 25 Ig. Brito................... 20 Ig. Carvalho ................ 150Ig. Palhal ............. 20 Ig. Cacia ................ 28 Ig. Alumiara ................ 45Ig. Eiras ............... 80 Ig. Ervideira............ 20 Ig. Sernelha ................ 10Ofertas Individuais 160

Refrigério 110

Mai.-Jun. 2006

Editorial

FICHA TÉCNICA

Periódico bimestral visando a informaçãoe edificação do povo de Deus

Propriedade

Director:

Editor:

Redactor:

Administração:

Colaboradores regulares:

Impressão:

Comunhão de Igrejas de Irmãos em Portugal (CIIP)Internet: www.ciip.netE-mail: [email protected]

CarlosFerreiraAlves

Samuel Pereira

Joel Timóteo Ramos Pereira

Avenida João de Deus, 14864500-389 Espinho - PortugalTelefones: 22 7343652 e 22 7115086E-mail:

Manuel Ribeiro, António Calaim, Jayro Gonçalves eSamuel Oliveira

Gráfica MonumentoRua doAreal, 4528 S. João de Ver VFRTelefone 256 312037

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

©t

Todos os artigos e anúncios parapublicação no Refrigério devem ser enviados até ao dia 10 decada mês ímpar. À Comissão de Publicações doDepartamento de Comunicações da CIIP assiste o direito derejeitar publicidade que colida com as actividades dasAssembleias de Irmãos.

Copyrights: Autorizamos e incentivamos a divulgação,no todo ou em parte, dos estudos e ar igos publicados,desde que a fonte seja citada. Os artigos assinados são daresponsabilidade individual. Os artigos que nãocorrespondam à linha doutrinária e informativa deste jornal,não serão publicados.

Registo Ministério JustiçaDepósito Legal :Tiragem:

Custo de cada exemplar:Sustentado através de ofertas voluntárias

sob n.º 28021.402/88

2.000 exemplares

€ 1,75

FINANÇAS

VISITE NA INTERNET

Ao longo da vidaque o Senhor nospermite ter na

terra, todos nós fazemose alguns se

fazem nossos .Nesta relação alguns

são verdadeirosque nos ajudam,

compreendem, animam edão uma palavra deincentivo para a vida.No entanto tambémtemos alguns quenos incomodam, nosperturbam e até emalgumas vezes nos afligem com as suasatitudes.Estes dois tipos de marcam a nossavida, seja pela sua constante presença ou pelasua ausência.Porem outros há que são especiais,normalmente são pouquíssimos, com quemmutuamente confidenciamos os nossospensamentos, ideias, projectos, desilusões eglórias. São pessoas exclusivas,verdadeiros, por vezes mais chegados a nósque a nossa própria família. São mais queirmãos, são dádivas de Deus. "Em todo tempoama o , e na angústia se faz o irmão."Prov. 17.17.É um privilégio ter um especial everdadeiro. A amizade e o sentimento deconfiança entre os torna-nos pessoasfelizes e motivados para a vida.

A Igreja local é o espaço ideal para se fazer. A razão principal é que todos temos

um comum: O Senhor Jesus Cristo,nosso amado Salvador.

O crente quando vivecom esteespecial diariamentena sua vida é feliz e fazo outros felizes. Osentimento que temosde que estenos amava antes queo conhecêssemos éf a c t o r p a r a n o ssentirmos atraídos porEle e vivenciarmos uma m b i e n t e d everdadeira paz eharmonia na igrejalocal.

Jesus um dia confirmou esta sua amizade pornós: :"Já não vos chamo servos, porque oservo não sabe o que faz o seu senhor; mastenho-vos chamado porque tudoquanto ouvi de Meu Pai vos tenho dado aconhecer." João 15.15.

Lembremo-nos que quando todos buscam osseus interesses pessoais, Ele busca o nosso...Mesmo que o por absurdo, o abandonemos,Ele não nos abandona. Ele nos amainsistentemente, apesar de sermos o quesomos. É mesmo .

Jesus é uma referência par cada um de nóssem paralelo.E os irmãos em Cristo são … É estaatitude que leva os incrédulos a conheceremJesus como Salvador. João 13.35Tu sentes este na tua vida?

amigosamigos

amigosamigos

amigos

amigos

amigos

amigos

amigo

amigo

amigos

amigosAmigo

Amigo

Amigo

amigos

AMIGO

amigos

.amigo

Jesus é nosso Amigo

2

Por Samuel Pereira

VISITE NA INTERNET

www.refrigerio.net

www.irmaos.net | www.casadeoracao.info

www.luz-net.com/aieas/

www.irmaos.net/ie-silvalde/

www.evangelicaolarias.org

www.irmaos.net/ie-sintra/

Asua Igreja gratuitamente na Internet

Versão digital desta revista. Inclui edições anteriores.

Portal de informações, estudos e recursos dos crentesdas Assembleias de Irmãos (Casa de Oração) emPortugal.

Sítio Internet da Igreja Evangélica em Águas Santas(Monte doArco).

Sítio Internet da Igreja Evangélica em Silvalde.

Sítio Internet da Igreja Evangélica em Olarias / Lisboa.

Sítio Internet da Igreja Evangélica em Sintra.

Consulte os termos e as várias possibilidades, emwww.irmaos.net/hosting/. Oferta limitada.

Page 3: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

Evangelização

3

Anne Graham é filha de Billy Graham. Trata-se,talvez, do maior ganhador de almas para DEUSainda vivo.

Numa entrevista no famoso programa americano EarlyShow, o entrevistador Jane Clayson perguntou a AnneGraham:“

”.

Eis a resposta da filha de Billy Graham:"Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com oque aconteceu, tanto quanto nós.Durante muitos anos, nós temos dito para DEUS nãointerferir nas nossas escolhas, sair do nosso governo esair de nossas vidas.Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que ELE,calmamente nos deixou.Como poderemos esperar que DEUS nos dê a SuaBênção e Sua Protecção se exigimos que Ele não seenvolva connosco.Eu sei que há muita gente falando a respeito do dia 11de Setembro de 2001, mas um atentado assim, como oocorrido, realmente faz pensar.À vista dos acontecimentos recentes.... ataquesterroristas, tiroteio nas escolas etc, creio que tudocomeçou desde que Madeline Murray O' Hare (que foiassassinada e seu corpo encontrado recentemente) sequeixou de que era impróprio faze-ser oração nasescolas americanas como se fazia tradicionalmente, enós concordamos com a sua opinião."

Depois disto, alguém disse que seria melhor, também,não ler mais a Bíblia nas escolas. A Bíblia, que ensinaque não devemos matar, não devemos roubar edevemos amar o nosso próximo como nós mesmos. Enós concordamos!Logo depois, o Dr. Benjamin Spock, disse que nãodeveríamos bater nos nossos filhos quando eles secomportassem mal, porque as suas personalidades emformação, ficariam distorcidas, e, poderíamosprejudicar sua auto-estima (O filho do Dr. Spockcometeu suicídio). E nós dissemos: "Um perito nesteassunto deve saber o que está falando", e então,concordamos com ele!

Depois, alguém disse que os professores e osdirectores das escolas não deveriam disciplinar osnossos filhos quando eles se comportassem mal.

Os administradores escolares, então, decidiram quenenhum professor, nas escolas, deveria tocar numaluno quando se comportasse mal, porque não queriampublicidade negativa, e não queriam ser processados(Há uma grande diferença entre disciplinar e tocar,bater, dar socos, humilhar, chutar etc). E nósconcordamos com tudo!

Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossasfilhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem, eque nem precisariam contar aos pais.Aceitamos esta sugestão sem ao menos questioná-la!!Em seguida, algum membro da mesa administrativaescolar, muito sabido, disse que, como rapazes serãosempre rapazes, e que como homens iriam acabarfazendo o inevitável, que então, deveríamos dar aosnossos filhos tantas camisinhas quantas elesquisessem, para que pudessem divertir-se à vontade,não precisando dizer aos seus pais que eles as tinhamobtido na escola.E nós dissemos, "está bem"!!

Depois, alguns dos nossos oficiais eleitos, disseramque não teria importância alguma o que nós fazemosem privado, desde que estivéssemos cumprindo comos nossos deveres.Concordando com eles, dissemos que para nós nãofaria qualquer diferença o que uma pessoa fizesse emparticular, incluindo o nosso presidente da República,desde que o nosso emprego fosse mantido e a nossaeconomia ficasse equilibrada. Então, alguém sugeriuque imprimíssemos revistas com fotografias demulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisasadia, e uma apreciação natural da beleza do corpofeminino. E nós também concordamos!!Depois, uma outra pessoa levou isto um passo maisadiante, e, publicou fotos de crianças nuas, e foi maisalém ainda, colocando-as à disposição na Internet. Enós dissemos: "está bem, isto é democracia, e eles têmdireito de ter a liberdade de se expressar e fazer isso"!!A indústria de entretenimento então disse: "Vamosfazer shows de TV e filmes que promovam profanação,violência e sexo ilícito. Vamos gravar música queestimule o estupro, drogas, assassinato, suicídio etemas satânicos". E nós dissemos: "Isto é apenasdiversão, e não produz qualquer efeito prejudicial.Ninguém leva isso a sério mesmo, então que façamisso!!!"

Agora, perguntamos por é que os nossos filhos não têmconsciência, e por que não sabem distinguir entre obem e o mal, o certo e o errado... por que não lhesincomoda matar pessoas estranhas ou seus próprioscolegas de classe ou a si próprios?Se analisarmos tudo isto seriamente, iremos facilmentecompreender: nós colhemos exactamente aquilo quesemeamos!!!

Uma menina escreveu um bilhetinho para DEUS,dizendo: "Senhor, por que não salvaste aquela criançana escola?"Aresposta DELE: "Querida criança, não medeixam entrar nas escolas!!!"É triste como as pessoas simplesmente culpam DEUSe não entendem que o mundo está caminhando para oinferno!É triste como cremos em tudo que os jornais e a TVdizem, mas duvidamos do que a PALAVRA DE DEUSnos diz!!!

É triste como todo o mundo quer ir para o céu, desdeque não precise crer, nem pensar ou dizer qualquercoisa que DEUS ensina!!!É triste como alguém diz: "Eu creio em DEUS", masainda assim segue a satanás, que por sinal, também"crê" em DEUS!!!

Somos rápidos para julgar mas, não queremos serjulgados! É triste ver como o material imoral, obsceno evulgar corre livremente na Internet, mas uma discussãopública a respeito de DEUS é suprimida, rapidamente,na escola e no trabalho!!!

É triste ver como as pessoas ficam inflamadas arespeito de Cristo no domingo, mas depois setransformam em cristãos invisíveis pelo resto dasemana!!!"

Como é que DEUS teria permitido, algo horrorosoassim, acontecer no dia 11 de Setembro?

Deus foi expulso ?

finançasfinançasfinançasfinanças

OF

ER

TA

Com o envio deste cupão (ou fotocópia), receberá gratuitamente o que assinalar:

Um Evangelho de S. João (da Bíblia);

Um Curso Bíblico por Correspondência;

Uma Visita Nossa (território nacional).

Poderá também fazer este pedido via e-mail para:

Remeta para Refrigério, Rua do Penedo, 24, 4405-589 Valadares.

Nome:____________________________________________________________________________________

Endereço:_________________________________________________________________________________

C.Postal:______ -_____________ Idade_____ Tel.:________________. E-mail: __________________________

[email protected]

Page 4: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Estudo Bíblico

4Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

Muitas mensagens comoventes estarãosendo proclamadas ao redor domundo nos dias da chamada “semana

santa”, fazendo ecoar conceitos diversospertinentes à paixão, à morte e à ressurreiçãodo Senhor Jesus Cristo. Algumas meramenteretóricas e vazias de conteúdo espiritual.Outras valiosas, por focarem os benefícios devalor eterno que advêm da Cruz. Com efeito,nada transcende, na história da humanidade, aimportância dos momentos dantescos dosquais o Senhor Jesus foi protagonista sobre oCalvário! É no Calvário que se concretiza onotável e eterno propósito divino da Redençãodo pecador.

Paulo enfatiza a importância da mensagem daCruz ao afirmar: “

. Sublime poesia, traduzida porWilliam Anglin, destaca, com feliz propriedade,as bênçãos que advêm da Cruz

(HC574).

A gloriosa mensagem da cruz, destacada porPaulo em todo o seu ministério, é

magistralmente exposta no expressivo quadroque Pedro pinta do Calvário em I Pe 2:21-24.Vamos contemplá-lo, discernindo seteaspectos das bênçãos que fluem do Calvário.

(v. 21)Sobre o Calvário Cristo exibe o exemplosupremo de quem sofre o mal por sempre terfeito o bem. Em Is 52:13-53-12 encontramosuma notável exposição profética dessecomportamento do Senhor Jesus, acentuandoesse aspecto fundamental da Obra Redentora.Asua experiência como o Servo-Sofredor, paraser o Salvador eficaz, transforma ossofrimentos de seus seguidores de desgraçaem privilégio! Mas o que enaltece sobremodo asua condição de Sofredor é a Suavoluntariedade na postura assumida. FoiSofredor voluntário, por amor, valorizando aObra que realizou para a nossa Redenção.Tornou-se, assim, ademais, um digno exemplopara nós, afim de que sigamos os seus passos(v.21) Como diz Pedro, se suportarmos osofrimento por termos feito o bem, isso élouvável diante de Deus, pois para isso fomoschamados (v.20).

- (v.22)A Palavra deDeus declara

de forma expressiva e inequívoca aimpecabilidade de Cristo, sem deixar qualquerpossibilidade de exceções. E é esse fato que Ocredenc iou cabalmente para tornareternamente válida a nossa Redenção. Veja1:19; At 3:14; II Co 5:21; Hb 4:15; 7:26; I Jo 3:5.Embora revestido de humanidade suanatureza era impecável e, na sua experiênciade vida, jamais pecou (“

-Hb 4:15). Esse aspecto nos traz a preciosa

lição da essencial prática da santidade emnossa experiência de vida. É a santidade acredencial indispensável para que o nossoserviço para Deus seja fiel e por Ele aceito, sobo risco de sermos considerados por Cristohipócritas e, por isso, reprovados (Mt 23:27).

-(v.23a)É da índole do ser humano o revide, orevanchismo e a vingança. Ninguém quer levardesaforo para casa. Que beleza incomparávelo meu Senhor exibe no Calvário, namanifestação da Sua Suave atitude, perantetanta injustiça e maldade, tão rancoroso eimerecido castigo e tão atroz sofrimento quelhe foram impingidos! Em todo o seu ministérioe s s a f o i a c a r a c t e r í s t i c a d o s e ucomportamento. Que essa bela lição nos sirvapara que o nosso carácter revele a beleza deCr i s to . Ace i t emos a sua p rec iosarecomendação em Mt 11:29: “

Ahumilde mansidão é atitude que demonstra aautêntica espiritualidade.

-(v.23b)Na sua vida ministerial o Senhor Jesus nosdeixa exemplos notáveis da sua submissãocompleta à vontade do seu Pai, nocumprimento solene da missão que lheincumbia. Veja Jo 4:34; 5:30; 6:38-40; Mt 26:42.Nada, absolutamente nada, o fez desviar-se doalvo solene da Redenção, em que pese o altopreço que teve que pagar para chegar lá: oCalvário! Mas o que mais nos comove écontemplar a silenciosa submissão do nossoSenhor no culminante momento do seu viljulgamento, da sua paixão e da sua mortesobre a Cruz! Deixou o seu caso nas mãos deDeus, que sempre julga retamente. Seja maisessa preciosa lição do Calvário, a SublimeSubmissão de Cristo, o estímulo para quevivamos totalmente submissos à vontade doSenhor, sejam quais sejam as circunstâncias,para abrimos espaço ao glorioso caminho davitória na vida cristã.

A mensagem da cruz éloucura para os que estão perecendo, maspara nós que estamos sendo salvos, é o poderde Deus”

: “Bendita aCruz de Cristo, Santíssimo lugar! A tua sombrasanta eu quero descansar e meditar, contrito,no amado Salvador, ali, por mim, sofrendo cominfinito amor. Na santa Cruz de Cristo encontroeterna paz; seu sangue derramado Justiçasatisfaz. Sim, tenho já descanso e paz decoração, pois sobre a cruz foi feita pra mimexpiação. A cruz é sempre a glória e o tema delouvor de todos que confiam no Santo Sofredor.Na cruz eu vejo a prova da compaixão de Deus,e vejo ali aberto caminho para os céus”

“Cristo sofreu em vosso lugar”

“não cometeupecado, nemdolo algum seachou em suaboca”

como nós, passou portodo o tipo de tentação, porém, sem pecado”

“quando ultrajado, não revidava, com ultraje;quando maltratado, não fazia ameaças”

aprendei de Mim,porque sou manso e humilde da coração”.

“Entregava-se Àquele que julga rectamente”

1.

. - 4. -

O Sofrimento voluntário de Cristo

AS a n t i d a d ecredenciadade Cristo

ASuave atitude de Cristo

ASublime Submissão de Cristo2

3 -

A Mensagem da CruzPor Jayro Gonçalves

“(I Cor. 1:18)

A mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo,mas, para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”

Page 5: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

Estudo Bíblico

5

5. -

6. -

O eficiente Suporte vicário de Cristo

Cristo, Supridor da vitalidade espiritual

Cristo, Supervisor Suficiente7. -

- (v.24a)Não sabemos se Cristo era um homemfisicamente forte. Em Jo 19:17 lemos que ele,carregando a sua cruz, saiu para o lugarchamado Calvário. Mas nos outros Evangelhoslemos que um cireneu, chamado Simão, foiconstrangido a carregar a cruz por ele. Isso nosleva a concluir da sua fragilidade física parasuportar o peso do madeiro. O seu corpo nãopode carregar o madeiro, mas suportou todo opeso dos nossos pecados sobre o Calvário!Glória a Deus por isso! Pedro mostra aí ocaráter vicário da expiação. Cristo, como ocordeiro sacrificial do VT, morreu por nossospecados; o inocente pelos culpados. Aexpiação foi completa! A justiça divinasatisfeita. O preço foi pago! A Redenção eternado pecador viabilizada! Esse aspecto daMensagem da Cruz nos dá a segurança dessaeterna Redenção (Hb 9:12). Vivamosalegremente essa bendita esperança!

(v.24b)O “viver para a justiça” é o propósito de Deuspara cada um dos redimidos. Diz Is 53:11 que“

. Em consequência da

morte de Cristo na cruz, os cristãos estãoposicionalmente mortos para o pecado, paraque levem vida nova e se apresentem a Deuscomo instrumentos da justiça (Rm 6:11-13). Éisso que Deus espera de cada um dos que sedizem cristãos. Esse “viver para a justiça” sedefine adequadamente como manifestação de“vitalidade espiritual”. Em Jo 10:10 o Senhorafirmou que veio para que tenhamos vida emabundância. A Mensagem da Cruz nosresponsabiliza, como novas criaturas, filhos deDeus, a vivermos para a justiça, manifestando“vitalidade espiritual”. Cristo, levou em seucorpo os nossos pecados sobre o madeiro,afim de que morrêssemos para os pecados evivêssemos para a justiça. Ele é o Supridordessa nova vida.

“-(v.25)

O conceito aí suscitado por Pedro de Pastor eBispo, no fecho do lindo quadro do Calvário quenos apresenta, relaciona-se com a profecia emIs 53 sobre as ovelhas desgarradas.As ovelhastinham-se desviado do Pastor e agora voltaramao Bom Pastor, que é Cristo. O Senhor disseque o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas(Jo 10:11). O Calvário é a evidência irreversíveldessa afirmação. Temos aí confortadoramensagem da restauração das ovelhas ao

aprisco do Bom Pastor. Mas, também, amensagem do Calvário afirma a garantia daconstante e suficiente Supervisão do SenhorJesus na nova e abençoada condição das Suasovelhas. É o que Ele afirma em Jo 10:27-28:“

Como é bom saberque contamos sempre com essa SuficienteSupervisão e assistência constante.Contemplemos esses aspectos expressivos doquadro do Calvário, maravilhosamente pintadopor Pedro. Que a Mensagem da Cruz nelevista nos leve a manifestar, cada dia, em nossavida, a beleza de Cristo, no usufruto dasindizíveis bênçãos que fluem do Calvário!

“carregando ele mesmo em seu corpo, sobre omadeiro”

“para que nós, mortos para os pecados,vivamos para a justiça -

Ele verá o fruto do penoso trabalho da suaalma e ficará satisfeito”

vos convertestes ao Bispo e Pastor dasvossas almas”

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu asconheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vidaeterna; jamais perecerão, e ninguém asarrebatará da minha mão”.

CRISTO HABITANDO EM NÓS

Em Cristo, sou um filho de Deus livre, vivendouma vida humana normal, mas morto para opecado. Entregue a mim mesmo sou um fraco

escravo da carne, que me obriga a viveregoisticamente neste mundo egoísta. Apesar de serregenerado e receber o baptismo do Espírito Santomuitas vezes percebemos que em nosso viver diárioencontramos inúmeras pressões e problemas.

Certa vez, quando era jovem, fui hospitalizadodevido a uma confusão causada pelo futebol. Egraças a Deus por isso! De repente compreendicomo era egocêntrico. O Futebol era tudo era paramim, mas havia alguma coisa errada, em algumponto. Estava enxergando o pecado em suaessência. Depois um homem perguntou-me se eupertencia a Cristo. Se ele tivesse perguntado sepertencia a alguma igreja teria dito sim. Mas aCristo? uma pessoa? Então compreendi que, semCristo, meu destino era o inferno.

Pela primeira exerci fé pessoal, genuína, pedindoperdão de meus pecados a Deus, e, como numrelâmpago, entendi que meus pecados tinham sidoapagados. Agora, Jesus era meu Salvador pessoal.Deus era meu Pai, e meu lar era o céu. Issosignificou uma mudança radical para um jovemcomo eu, que era fanático por futebol.

Mas embora eu soubesse que era nova criatura emCristo, ainda teria que acertar algumas coisas.Assim como Paulo, eu já podia dizer que tinha prazerna lei de Deus no tocante ao homem interior. Massabia também pelo conhecimento de meus actos,que meu ser interior renovado tinha amarrado a si a“carne”- meus desejos carnais e minha alma, ouseja, a reacções emocionais no dia a dia. Haviaressentimentos, cobiças, ódios, temores,depressões, orgulho e tudo o mais.

Agora meu relacionamento com Deus forarestaurado em decorrência do novo nascimento emCristo, mas ainda me considerava um ser humanoindependente vivendo à parte dele. Segui por essenovo caminho de um viver cristão, buscando nele o“socorro” para minhas aflições e tentações. Observeo grito na palavra “socorro”para minhas aflições etentações, por outras palavras, sendo uma novapessoa em Cristo, cria que ele poderia tornar-me umhomem melhor, mais paciente, mais maduro, commais amor. Livre de temores, ressentimentos, eoutros pecados. Dando o passo da santificação pelafé eu iria tornar-me uma pessoa santa na verdade.Meus olhos continuavam voltados para mim mesmoamando-me a mim mesmo em união com Deus.

Entregue a mim mesmo, sou um. fraco, um escravoda carne, que me obriga a viver egoisticamenteneste mundo egoista. Jesus, o homem perfeito

disse: “Eu nada posso fazer de mim mesmo, o Paique permanece em mim faz as suas obras”e “Eu e oPai somos um”

APÓS A NOSSA CONVERSÃO, UM EGO REMIDON Ã O P O D E E X I S T I R S E PA R A D O EINDEPENDENTE DE DEUS. Não se trata de eu metornar alguma coisa mas de terALGUEM em mim.Sou apenas um vaso,uma vasilha de BARRO,um recipiente.Serei, Senhor, sereiO que Tu quiseres que eu seja.Farei, Senhor, fareiO que Tu quiseres que eu façaIrei, Senhor, ireiAonde quiseres que eu vá.

Horácio Santiago

testemunho

Page 6: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Actualidade

6Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

Lordi é o nome do grupo finlandês de rockpesado que venceu a 51ª edição dofestival da Eurovisão com o tema “Hard

Rock Hallelujah”, revelando um sinal evidenteque os tempos também estão a mudar no maiorconcurso europeu da canção.Os primeiros 50 anos do famoso evento foramconsagrados a culturas locais, à diversificadaexpressão linguística europeia e a um palcoque serviu para expressar alegria e harmoniaentre povos amigos. Os tempos mudaram umavez que se abriu uma nova porta e não é de umguarda-roupa para uma fantasia inofensiva. Apartir de agora podemos esperar ver todo o tipode produções musicais nos palcos daEurovisão.

Um site de uma estação de rádio finlandesasustenta que “gostar de música de criaturasc o m a s p e c t o d e m o n í a c o n ã o é ,evidentemente, o mesmo que aprovar oDiabo”. Não será se elas forem a um baile demáscaras. Os Lordi escolheram o aspecto, oestilo de música, a letra e se num trabalhoanterior cantaram ,agora estão a mandar aqueles que não sejuntam a eles ão sóaparecem diabólicos em palco como cantamuma linguagem condizente

.

De qualquer maneira entre um anjo e Lúciferprovavelmente não haverá alguém muitoatraente.Mas o que na verdade me impressiona nestavitória é que as músicas românticas ou alegresque normalmente correm os palcos dasfestividades do Eurovisão sofreram umaderrota muito pesada. Podemos afirmar que oódio triunfou sobre o amor. Todo aquele esforçode solistas e bandas caiu por terra como umcastelo de cartas. Afinal, o que realmenteimporta ao participar nesta grande festa é estarpresente, mas este ano a maior derrota detodos os outros participantes é terem perdidopara “Hard Rock Hallelujah”. E a maior derrotade todos os países foram os pontos concedidosà participação finlandesa.

Dos Lordi vêm também as reflexões deconhecidos espelhos e talvez de algo quetenhamos deixado entrar dentro de nossascasas.

referiu Mr Lordi ovocalista do grupo. De facto, com o tempo vema aceitação de novas formas de entretenimentoe a mudança de exigências que oscilam entre oBambi e os Senhores da Guerra ou osDestruidores.Como diz a clássica canção(Enquanto o tempo passa)

espec ia lmente quando os zombiesreconhecem ter ido à Eurovisão “comocomedores de carne num café vegetariano”. Enós oferecemos-lhes a carne de graça.

“Um sucesso monstro na Eurovisão” foi amanchete de alguns e de facto “o Hulkdo Inferno” (uma das designações de Mr Lordi)deve ter ficado terrificado com a sua vitória e oguitarrista “Morte Viva” deve ter dito Amen (seunome artístico). Então Mr Lordi e Amen sãodois cérebros dos famosos cinco e é de esperarque o último diga sempre ámen ao seu Lordi.Esta inspiração bíbl ica não é novaespecialmente quando sabemos quem é ogrande imitador de Deus. Se há alguma coisaque escapa aos cabeçalhos jornalísticos é a

batalha espiritual, mas aqueles que estãoconscientes desta realidade reconhecem aexistência desta guerra.

A Igreja perdeu esta batalha e Lordi sabe-omuito bem.

Sim fomos apanhados sem guarda, olhávamospara outro lugar qualquer, temos estandodistraído com tantas coisas, temos tido medode proclamar o lado bonito da canção, temostido medo de ser explícitos demais, temos tidomedo de não sermos comerciais. Como elessabiam tão bem que naquela “noite depecadores” estávamos tão “aleijados”. KeithGreen com o seu piano e voz poderosa diria”chega!”. Se ele ainda estivesse vivoprovavelmente teria pedido cidadania inglesa eporia o pé no palco do próximo festival ecantaria uma incrível canção cristã sem temeras críticas, sem ter medo de afirmar que

no lugar de

.

A primeira boa notícia é que já conhecemos ofim da história e isso faz-nos incrivelmentefelizes. “Graças a Deus, que nos dá a vitória porintermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” eque “por sua morte, destruísse aquele que temo poder da morte, a saber, o diabo”.

A segunda boa notícia é que não precisamosdo Keith Green uma vez que temos tão bonscompositores, músicos e cantores que podemlevantar bem alto os seus talentos e estaremaptos para o desafio, “Revesti-vos de toda aarmadura de Deus, para poderdes ficar firmescontra as ciladas do diabo”, e estejampreparados para enfrentar a luta, ganhem evoltem a pôrAleluia no lugar certo!

“O Diabo é um derrotado”

“direito para o Inferno”. N

(Asas nas minhas costasTenho cornos na cabeçaOs meus caninos estão afiadosE os meus olhos estão vermelhoNão propriamente um anjoOu aquele que caiu

Agora escolhe juntar-te a nósou vai direito para o Inferno)

“As crianças adoram-nos, somosparecidos com os seus jogos”

As Time goes by“este tempo em que

vivemos / dá-nos motivo de apreensão”,

media

“Os santos estão aleijadosNesta noite de pecadoresPerdidas estão as ovelhas,sem luz para as dirigir”.

“O que precisamos é da luzDa luz do Cristo ressurrecto”“Tudo o que precisamos é de relâmpagosCom poder e força”

SuiçaOrlando Pedro Esteves

Page 7: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006Departamento Missionário

7

Por Frank Smith

AD A

mados Irmãos da CIIP e todas asigrejas evangélicas em comunhão noSenhor, estivemos 6 anos no México e

agora Deus nos enviou mais para o Sul , para oCaribe-Belize. Aqui encontrámos um ministériomais bonito pois como è um país muitopequeno. A “Remar” é muito conhecido e sesente mais apoio da sociedade e do governo,mas como sabem o apoio não é suficiente etemos que trabalhar duro para poder cobrir asnecessidades do ministério.Aqui o ambiente é tranquilo, respiramos um armais puro, há muito campo e mar. Quanto àcidade não existe muita desordem, hà droga ealgum roubo mas não hà perigo nas ruas.Temos uma quinta para homens em 1ª fase deprograma e 3 casas para a segunda fase,t e m o s a l g u n s c a s a i s e r a p a r i g a scolaboradoras, elas distribuem pequenosalmoços nos bairros pobres às crianças etemos também refeitórios para almoços.A “Remar” desde Espanha nos enviacontentores c/comida, roupa, móveis, etc.,para nosso uso e para venda.

Queremos agradecer-lhes as vossascontínuas ajudas em ofertas e orações,sabendo que têm sido de muita bênção paranós e ânimo pois o inimigo já tem tentado demuitas maneiras impedir a obra de Deus.Gostaríamos que divulgassem mais a obra daRemar Missões pois através dela, muitascrianças estão a ser alimentadas, tanto no pãocomo com a Palavra de Deus nos países doterceiro mundo.Oramos para que o Senhor toque os coraçõespara que deixem tudo e venham servi-loestendendo mais o reino de Deus aqui na Terra... porque para isso fomos chamados. Vosamamos no Senhor.

esejo compartilhar convosco como oSenhor me tem abençoado através doestudo da Sua Palavra e das

oportunidades que me tem dado de a ministrara outros, uma vez que sois parte de tudo isto,através do vosso apoio em oração, sustento eamor fraternal.Este ano estou ad i s c i p u l a rsemanalmente, umamenina de 10 anos eduas senhoras. Amenina costumavavir ao Clube Olímpicoaqui na Lagoa, maseste ano não pode,devido ao seu horárioescolar.Uma das senhoras está a voltar agora paraDeus e à igreja depois de alguns anos deafastamento. A outra senhora, por questões detrabalho só pode assistir ao culto de oração daIgreja e sente necessidade de saber mais.Deus tem-me dado, ainda o privilégio de poderpartilhar a Sua Palavra em reuniões deSenhoras nestes últimos meses.Graças a Deus tivemos um acampamento deCarnaval (jovens) e de Páscoa (crianças-75),cheio de bênçãos espirituais e o privilégio dever frutos da Pregação da Palavra.

Peço as vossas orações por mim e pela equipada Palavra da Vida, pelo meu trabalho com osClubes Olímpicos no encorajamento etreinamento dos líderes e ajuda em diversosClubes, pela preparação dos Acampamentosde Verão, pela preparação da celebração dos30 anos da PV em Portugal no dia familiar, 15de Junho. E, mais do que tudo, que seja fiel aoSenhor, na pregação do Evangelho, porquepara isso Ele nos “designou”:”para que vades edeis frutos o vosso fruto permaneça” (João15:16)Agradeço a Deus e a vós o vosso amor em

Cristo , as vossas

.

mados, primeiramente agradeço asvossas orações e a vossa contribuiçãopara o meu sustento na Escola Bíblica.

Estou muito grato a Deus pela vossa ajuda.Já pude conhecer a Igreja que fica responsávelpor mim, aqui no Brasil, os irmãos são muitohospitaleiros.Na escola os professores são muito amigos ecompreensivos, têm-me ajudado muito naadaptação e na aprendizagem das matérias.O meu visto é para um ano, depois tenho querenovar para mais um ano, e assimsucessivamente, até que acabe. Em relaçãoaos colegas e irmãos, a minha relação comeles tem sido muito boa, eles têm-me ajudadomuito na adaptação para que eu possa sentir-me em casa.

Sara e Vítor.orações e o vosso apoio.

I Co. 15:57-5

Tenho aulas de terça a sábado no período damanhã, no domingo, Evangelismo pela manhã,à noite reunião Dominical.Irmãos estou muita grato a vocês e espero umdia estar convosco antes de ir para o meu paíspara agradecer pessoalmente o que têmcontribuído para a minha permanência naescola. Sei que Deus tem um propósito com aminha vida em S.Tomé e Príncipe, como seique foi Deus que me trouxe até aqui, e vai-mepreparar para o fim que Ele quer.Orem por mim.

Por Frank Smith

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO DA CIIP

Secretário Executivo: Secretários Adjuntos Tesoureiro:Comissão NorteComissão Centro:Comissão Sul:

António Calaim; : SilvérioAlmeida e CarlosAntunes; José Água:SilvérioAlmeida, JoaquimAlves e Daniel Oliveira

CarlosAntunes, Daniel Carvalho, Jorge Carvalho, Helena Sequeira e Eunice ReisJosé Água, Anabela Canelas, Ludovina Santos, Nuno Fonseca, João Paulo Xavier e Orlando Esteves

Apartado 131, P-2725-901 MEM MARTINS FUNDO MISSIONÁRIO CGD-SINTRA ESTEFÂNIA - 2145017614930

Sara e Vítor Ramalho

Élia Catarino Gioprix Rodrigo Tomé

Page 8: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Departamento Missionário

8Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

Seguiram por barco para S. Toméduzentas (200) Bíblias adquiridas noBrasil pelo Irmão Enilton que se

encontra em S. Tomé e Príncipe a ajudar osirmãos no ministério. Seguiram também roupasboas ofertadas pela Igreja Missionária deOlhão. Um volume de meio metro cubico.Oremos para que os nossos irmãos sejamabençoados com estas dádivas.

o dia 4 de Junho, será celebrado maisuma vez o Dia de Pentecostes.Nessedia queremos convidar os irmãos a

celebrar o nascimento da Igreja e a lembraremeste ano a Evangelização das Pessoas Idosos.Pedimos aos Irmãos para se lembraremdaqueles que chegaram a uma idadeavançada, muitas vezes sós e dependentessão abandonados por familiares e pelaSociedade.Há trabalhos muito meritórios entre as nossasIgrejas e citaremos:1-Associação Vida Nova em Pardilhó2-Lar Cristão de S. Sebastião de Guerreiros3- SerAlternativa em Sintra.Os seus trabalhos e ministério são preciososaos olhos do Senhor e desafiamos as igrejas alevantarem as suas vozes em Oração. Queseja levantada uma oferta para estesministérios.

ntre os dias 9-11 Março de 2006, oDepartamento de Missões da AliançaEvangélica Portuguesa promoveu a II

Conferência de Treinamento de Líderes doProjecto Missão Global 2015.

O evento teve lugar nas instalações do HotelPraia Mar em Carcavelos, Cascais, e juntoucerca de 100 líderes de 17 distritos do país edas duas regiões autónomas da Madeira e dosAçores.A maioria dos participantes saíram deCarcavelos comprometidos com a visão dealcançar o mundo, a partir do seu distrito,crendo que a Grande Comissão de JesusCristo em Mateus 28:18-20.

1.Como surgiu a oportunidade de ir aMoçambique?

2. Qual era a tua maior expectativa àchegada a Moçambique?

3. Como é a Igreja Evangélica emMoçambique?

4. Como é que um projecto de curto-prazose transformou num projecto de longoprazo?

5. Quando e como é que isso vai acontecer?

No inicio do ano passado, um casal dem i s s i o n á r i o s r e c é m c h e g a d o s aMoçambique, conhecendo a área deministério em que temos estado envolvidos,começaram a falar a líderes locais sobre autilização do desporto como uma ferramentapara atingir as crianças e jovens que não têmqualquer ligação com as igrejas. A ideia foimuito bem recebida, e surgiu o convite paraensinar num seminário de 5 dias no mês deNovembro, tendo em vista a realização deum evento no verão de 2006.

Eu não fazia a menor ideia de como ia serrecebido pelos Moçambicanos, sendo euportuguês e tendo em conta o muito poucoque sabia da história portuguesa no querespeita à descolonização. O que eu temiaera que houvesse um sentimento de grandemágoa e alguma revolta em relação aosportugueses, por isso cheguei a um paístambém com algum “sentimento de culpa” epronto para pedir desculpa pelas coisasmenos boas que eventualmente tenhamosfeito. Fiquei absolutamente espantadoquando a reacção foi exactamente a oposta,e fomos recebidos melhores do quequalquer outro povo que tem entradonaquele país. Em vez do “vão-se embora”,foi o “por favor, voltem!”.

Do muito pouco que vimos e ouvimos nacidade de Maputo, e correndo o risco defazermos uma avaliação pouco fiável,diríamos que existem muitas igrejasevangélicas, muitas pessoas nas igrejas,mas um grande défice na formação doslíderes, tanto a nível de capacidades deliderança como ao nível de formaçãoteológica. Daí advém um problema deensino deficiente, que muitas vezes misturaos princípios bíblicos com as própriastradições “místicas” do povo. A maiornecessidade não são os evangelistas mas

os ensinadores da Palavra de Deus.

Essa é a parte melhor da história! Naverdade, já alguns anos que o MDI emPortugal tem sentido a sua responsabilidadepara com os países africanos de expressãoportuguesa. Durante diversas vezes, temosidentificado pessoas nestes países,proporcionando-lhes oportunidades detreinamento nas diversas áreas deministérios desportivos em conferências e

encontros internacionais. Este projecto deajuda a Moçambique surgiu nessa lógica deestarmos em Portugal e podermos ser umaplataforma de ajuda a estes países, pelanossa situação privilegiada relativamente apartilharmos a mesma língua, e termos maisrecursos. O que não estávamos à espera éque esta experiência de 2 semanas emNovembro tivesse abalado tanto os nossoscorações, tanto o meu como o da Alice, aoponto do nosso entusiasmo ter levado aliderança do MDI a desafiar-nos paraconsiderarmos mudar para Moçambique eestabelecer de raiz um ministériosemelhante ao que vimos desenvolvendoem Portugal.

Não é um processo rápido! Primeiro,queremos ter a certeza que Deus está bemenvolvido nisto. Toda a família está muitoanimada, e desejamos muito ir. Os amigos efamiliares têm nos encorajado muito e dadoa maior força. Temos pedido por todo o ladoas orações para que Deus torne claro queesta é a sua vontade para as nossas vidas.Depois, uma vez confirmada a vontade deDeus, é o processo de levantamento desustento financeiro necessário parafazermos a mudança, colocar todas ascoisas no contentor e entrarmos no avião!Pode demorar meses ou anos.

N

E

Ajuda a S. Tomé

Jorge e Alice Pratas

Dia de Pentecostes

Projecto Missão Global 2015

Page 9: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

Evangelização

9

Por Orlando Pedro Esteves

A Câmara Municipal de Lisboa resolveufazer um leilão de jazigos em dois dosmaiores cemitérios em Lisboa. Este facto

não teria importância de destaque se os preçoslicitados não tivessem chegado aos 8.300 euros ometro quadrado sendo os mais “baratos” naordem dos 2.500 euros, isto quando o valor médiodo metro quadrado na habitação para os vivos, naregião metropolitana de Lisboa, é de 1.470 euros.

É milenar a importância que o ser humanoconcede à sepultura assim como é antigo odesejo que os ricos sempre tiveram de podercomprar o melhor lugar na terra como que adesejar o melhor lugar no céu.Se olharmos para as sete maravilhas do mundo

antigo vemos logo àcabeça a Grandepirâmide de Gize, umícone cu l tu ra l daantiguidade, o orgulhodo Egipto. Construídapelo faraó Khéops,e s t a m a g n í f i c aconstrução segundo

um historiador “colocou para sempre Gize nocoração da devoção funerária, uma cidade dosmortos que reduziu de significância as cidadesdos vivos em redor.”

Ao percorrermos a listadas sete maravilhasdetemo-nos na quinta,o M a u s o l é u d eHalicarnasse. Estaconstrução grandiosafoi o túmulo do rei deCaria (Ásia menor),u m a p r o v í n c i adependente do ImpérioPersa. E à semelhançade todos os grandes

túmulos foi um poderoso que o mandou construir,o rei Mausole, que viria a emprestar o seu nomepara o étimo funerário utilizado universalmente.

Em 1974 o mundo arqueológico espantou-se coma impressionante descoberta do “Exército deTerracota” na China. Quando Qin Shi Huangascendeu ao poder com apenas 11 anos deidade, no ano 256 a.C. precisou somente de 25

anos para subjugar todos os estados rebeldes doleste, tornando-se o primeiro imperador da China.Segundo o historiador Sima Qian (Séc 1 a.C.)“como um bicho-da-seda devora uma folha deMoreira, assim Qin Shi Huang foi anexando osreinos do seu império.”E s t e p r o p ô s - s etransformar o seu paísde maneira que o seulegado ficasse nas mãosdos seus descendentes“ m i l a n o s m a i s ” .Introduziu o alfabetoún i co , s tanda r i zoupesos e medidas (incluindo a largura das rodasdos carros) mandou construir a Grande Muralha edecretou a destruição de todos os livros(partidário da doutrina iniciada por umgrupo de pensadores chineses que fazia tábuarasa do passado, da tradição: “o mais importanteé o que o homem é, não o que deveria ser”). Éneste contexto que este imperador chinês, noesplendor da sua vida anseia ardentementeperpetuar a sua condição de poderio, mesmoapós a sua morte. Este espectacular achadoarqueológico está situado dentro do mausoléu deXi'as que se estende por 56 km2. O seu túmulocom 115 m de altura, oito mil estátuas de soldadose cavalos em terra cota, estende-seordenadamente num comprimento de 1,5 km. Foipreciso mais de 30 anos e um esforço humano demais de meio milhão de almas para a edificaçãodesta necrópole . Acred i ta-se que ostrabalhadores que prepararam o túmulo eassistiram ao enterramento, no final da cerimóniaforam enterrados vivos dentro do mausoléu.

Outra obra imponente é oTaj Mahal (1630 A.D.) emAgra, na Índia. Estamesquita-mausoléu foierigida por Shah Jahan, oV Imperador Mogu lMuçulmano, para honrara memória da sua amada.E s t a m a g n í f i c aconstrução tornou-se umícone do fenómenoreligioso, uma imagem demarca do Islão, “uma jóia

da arte muçulmana na Índia” Bernard Weber, nasua ambiciosa campanha global de escolher as 7Novas Maravilhas do Mundo (www.n7w.com), oTaj Mahal é uma das 21 candidaturas em votação.

Muitos exemplos podem-se descobrir parailustrar a necessidade humana de venerar amorte, de a temer por a desconhecer. O poder e afalta dele estabelecem a diferença entre ocomprar o “melhor lugar” e o despojo humilde docorpo humano. É sabido que ao longo da história,aos reis foi proporcionado as melhores exéquiasfunerárias e um lugar de repouso condigno, noentanto no tempo dos romanos, em Jerusalém,um homem a quem chamaram “Reis dos judeus”foi sepultado num túmulo emprestado. De factoele foi um rei sem espada e foi por isso que o seupovo não o reconheceu. Esperavam dele umlibertador mas ele veio como Príncipe da Paz.“Designaram-lhe a sepultura dos perversos, mascom o rico esteve na sua morte, posto que nuncafez injustiça, nem dolo algum se achou na suaboca”. (Isaías 53:9)Pensarmos que algumas das mais magníficasconstruções do ser humano foram impulsionadaspor intenções fúnebres e de aspiração a uma vidapara além da morte, de preferência com a mesmagrandeza que a terrena. O esforço financeiro esobretudo, humano, foi grande demais. Milhõesde seres humanos foram escravizados paraconstruir pirâmides, túmulos, mausoléus paraque alguns pudessem ser sepultados numa vãesperança, para perpetuarem os seus nomes,para que os seus reinos permanecessem vivos ese encontrassem noutra vida com a mesmaexuberância e poder. No entanto ninguémprecisou sacrificar a sua vida para construir umtúmulo imponente para aquele que é“Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai daEternidade” (Isaías 9:6). “Assim causaráadmiração às nações, e os reis fecharão a suaboca por causa dele; porque aquilo que não lhesfoi anunciado verão, e aquilo que não ouviramentenderão”. (Isaías 52:15). Ele foi o Rei dos Reisque se sacrificou por amor de todos e no túmuloemprestado permaneceu apenas três dias,porque “tragada foi a morte na vitória. Onde está,ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, atua vitória?” (I Coríntios 15:54-55).

legista

Um túmulosem preço

Page 10: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Estudo Bíblico

10Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

O Apostolo João no Apocalipse cap. 20, ealguns profetas, falaram acerca desses milanos em que o Senhor vai governar o Homemneste planeta chamado terra. Isso acontecerálogo a seguir á Sua descida do Céu , com todosos seus santos ,de que nos fala o profetaZacarias cap. 14: 4, 5, e 9.Vai ser o cumprimento das promessas de Deusa Abraão, e sua descendência. Aosverdadeiros Hebreus, ou Israelitas. Essapromessa foi extensiva também a nós osgentios, através daObra expiatória do Senhor Jesus Cristo nacruz. Pois a partir dessa Obra, todo aquele queNele crer será salvo, e participante de toda aSua Glória. Nós, crentes salvos temos umaideia muito vaga do que vai ser a nossa vida no.Além. Porem á medida do nosso crescimentoespiritual, o Senhor nos vai mostrando erevelando, através da Sua Palavra e do SeuEspírito, muito do que vai ser. Por exemplo: Osque fazem parte da Igreja do Senhor, já estãoressuscitados, quando o Senhor vier parareinar, e o Senhor dará uma coroa ou galardãoconforme a sua parte na missão que foiincumbido. Em Lucas 19 .2 na parábola dos 10servos, e das 10 minas, o Senhor comorecompensa lhe disse: Bem está servo bomporque no mínimo foste fiel, sobre 10 cidadesterás autoridade. O Senhor nos dá a entenderque se vai cumprir o que Maria disse no seucântico - Lucas 1. 51-54 : Depôs do trono ospoderosos, e elevou os Humildes. Ou seja: Vainos colocar como seus ministros a governar aterra durante o milénio.

A nossa missão será conforme a nossafidelidade enquanto vivemos no corpo físico.Vemos uma prova disto em Moisés e Elias.Vieram do Céu ao monte da transfiguraçãocom a missão de conversar com o SenhorJesus. Sabemos que falaram sobre a suacrucificação. A Palavra do Senhor não nos dizmuito acerca do que iremos fazer durante omilénio, mas em Apoc 2 . 26-28 diz que nosdará poder sobre as nações, e com vara deferro as regeremos. Em Apoc. 20 diz quesatanás estará preso , não podendo fazer mala ninguém . Não haverá roubos, enganos ,fome, guerras ou poluição. Os animais

carnívoros se tornarão vegetarianos, eperderão a sua ferocidade. Em Isaias 44. 6,diz: E morará o lobo com o cordeiro, e oleopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro,e o leão e a ovelha, viverão juntos, e ummenino pequeno os guiara. A vaca e a Ursapastarão juntas, e seus filhos juntos sedeitarão; e o Leão comerá palha como o boi, ebrincará com a criança de peito sobre a toca doáspide, e o já desmamado meterá a sua mão nacova do basilisco. Não se fará mal nem danoalgum em todo o monte da minha santidade,porque a terra se encherá do conhecimento doSenhor, como as águas cobrem o mar. !..... Quediferença entre o que se tem passado aqui naterra cujo príncipe é o diabo desde que oHomem pecou. O reinado do Senhor Jesusestá tão próximo!....

Brevemente o Senhorvem arrebatar a SuaIgreja, seguindo-se osjuízos apocalípticosdurante uns sete anos, e logo a seguir eleimplantará o SeuReino neste planetachamado Terra.A seguir a esses milanos cumpre-se o que

diz Pedro na Sua segunda carta 3. 10-14.Também diz a Bíblia no cap. 21 do Apocalipseque Deus criará novos Céus e nova terraporque o primeiro Céu e a primeira terrapassaram e já não existe. Creio que ser dumaperfeição tal que a mente humana não podecompreender, motivo para que cada crentetenha estas promessas grandiosas em seuscorações e procure viver sempre agradando aoSenhor.Pensai nas coisas que são de cima, e não nasque estão sobre a terra.

Eduardo Costa

Para viver em Espírito énecessário reconhecere aceitar o ministério

do Espírito Santo na sua vida.

1. O Espírito Santo habita:

2. O Ministério do Espírito Santo é

3. É a Nossa Responsabilidade

Ivan FletcherCacia - 63ªENAO (11.02.2006)

a) Em cada pessoa que nasceu de novo -nasceu espiritualmente. Gal 4: 6; Rom. 8;9,11; ICor.6: 19.b) Na Congregação dos santos - A Igreja.ICor.3:16; IICor.6:16; Efe

a) Consolar , Acompanhar, interceder a favorde…. João 14: 16,26; João 16 7.b) Ensinar todas as coisas.João 14:26; ICor.2:13; IJoão2:21.c) Guiar em toda a Verdade. João 16: 13.d) Testificar de Cristo:

1)Aos Salvos: João 15:26; 16:132) Ao Mundo através dos Salvos:

João 1 27; 16: Act. 1:8.e) Santificar. Rom. 15: 16; Tito 3: 5.f)Produzir Comunhão Cor.12:13 llCor.13.13g) Encher de Gozo, de Paz e de Esperança.Rom. 15; 13;1 Tess. 1:6.h) Produzir o Fruto do Espírito. Gal. 5: 22.i) Transformar-nos na Imagem de Cristo. IICor. 3: 18.

a) Reconhecer e aceitar esse Ministério.IICor. 6: 6; IlTim. 1:14.b) Enchermo-nos do Espírito Santo. Efe. 5:18.Louvando. Efe; 5: 19.- Dando sempre graças por tudo Efe. 5: 20.- Sujeitando-nos uns aos outros. Efe. 5: 21 a6: 9.c) Não Entristecer o Espírito. Ef. 4: 30. NemExtinguir o Espírito. 1 Tess. 5: 19.

O MILÉNIO BÍBLICO

Na oração e Perseverança

A Vitória sempre se alcança.

E no estender da mão,

Há sempre Consolação

Quando Triste o coração,

Em luta ou aflição,

Na Jornada está Jesus,

Que nos ajuda e conduz.

Nos “ais” e no clamor,

Reconhecer no Senhor

O Único que satisfaz,

È sentir consolo e Paz.

Meu Jesus que cada dia,

Aos teus pés com alegria,

Orar e adorar, Te possa eu,

Para minha vida, aqui, ser céu.

.Alcino Cruz

Page 11: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

Vida Cristã

11

TIAGO 5:11

odos nós sabemos que este mundo é ummundo de sofrimento, (não obstantehaver aqueles que prometem o paraíso

aqui na terra). Claro que não olvidamos quetudo tem origem no pecado, pois a entrada dopecado no mundo trouxe todo o tipo desofrimento incluindo a própria morte. Quandoaceitei o Senhor Jesus Cristo como o meuúnico Salvador e Senhor, estava longe deimaginar no sofrimento e desprezo que meaguardava por tal decisão. É evidente que odiabo não leva a bem ter de deixar a sua presa,pois o Senhor veio libertar-nos do pecado e dasgarras de Satanás, em que á vontade deleestávamos presos.Antes de aceitarmos o Salvador deveríamosestar preparados para sofrer por Ele, como nosdiz Paulo em Filip.l:29 não somente crer Nelemas também padecer por Ele. Nós sabemosque é um grande privilégio e uma grande honrasofrer afronta pelo nome de Jesus e ser dignodisso. Act.5:41 Jesus disse Bem-aventuradossois vós, quando vos injuriarem e perseguirem,e mentindo, disserem todo o mal contra vós porminha causa. Exultai e alegrai-vos, porque égrande o vosso galardão nos céus. Mat.5:1l,12.

Quando um certo discípulo Ananias foi enviadopelo Senhor à casa onde estava Saulo orando,Act.9:10-16 o Senhor disse de Saulo, “e eu lhemostrarei quanto deve padecer pelo meuNome” e isto aconteceu na vida e Ministériomaravilhoso do grande Apóstolo das Gentes.

Basta ler II Cor.11.16.33 que nos mostraresumidamente a sua vida de sofrimento quedeve ter excedido a dos demais Apóstolos, eque foi também o que mais trabalhou, como elepróprio refere em 1 Cor 15.10 salvaguardandoque foi a graça de Deus com ele. Paulo foi umgrande imitador de Jesus e por isso tinha aautoridade para exortar Timóteo dizendo “sofre pois comigo, as aflições como bomsoldado de Jesus Cristo” dando ele próprio oexemplo, 2Tim.2.3.Ora nós não esperamos aplausos do mundo,por sermos discípulos de Cristo pois Elemesmo nos advertiu, que no Mundo seríamosaborrecidos. João 15.18.Mas há outro tipo de sofrimento, que nós nãoesperaríamos que é o vêm de dentro:incompreensões, contendas, dissenções, e,maledicência, que também Paulo sofreu nacarne, mas que soube suportar, e a suaresposta está em 2 Cor.12.15 “ainda queamando-vos cada vez mais, seja menosamado” Que exemplo! O Servo do Senhor deveser sofredor -2Tim2.14 e devemos aprender asofrer, pois se sofrermos por amor do Senhor enão por culpa nossa, como diz lPedro 2:10,11e 4:15,16 não nos devemos envergonhar,antes glorificar a Deus nesta parte.Há também o sofrimento físico, que pode advirde algumas enfermidades, e a nossa reacçãodeve ser a de confiar e esperar no Senhor e nassuas maravilhosas promessas. I Cor. 10.13Rom.8.28.Porque estou certo,(tenho a certeza) de que,

nem a morte, nem a vida, nem osAnjos, nem osprincipados, nem as potestades, nem opresente, nem o porvir, nem a altura, nem aprofundidade, nem alguma outra criatura, nospoderá separar do Amor de Deus que está emCris to Jesus Nosso Senhor, AmémRom.8:38.39

T

José Augusto Pontes

Senhor, quem são aquelesQue vão seguindo pelo caminho,Cantando alegrementeComo as aves que vão para o ninho?

Aqueles que vão seguindoTodos trajados com vestes brancasSão os que neste mundo,Sempre mostraram sus vidas santas.

Eu quero ser como um deles,Ter felicidade no coração,Seguir esse Caminho,De alegria e consolação,

O Mundo já não me interessaAminha alma está suspirando,Senhor, que bem depressaATua Gloria esteja gozando.

Alcino Cruz

Bem-aventurado o casal que vive continuando ademonstrar carinho e consideração um paracom o outro depois de muitos anos decompanheirismo.

Bem-aventurado o casal que é educado e cortêsum com o outro como é com os seus amigos..Bem-aventurados são aqueles que tem senso dehumor, pois este atributo é um grande"amortecedor de choques".

Bem-aventurado o casal que se ama e quecumpre com alegria os seus votos decasamento numa vida inteira de fidelidade erespeito mútuo.

Bem-aventurado é o casal que alcança apaternidade, pois os filhos são herança doSenhor.

Bem-aventurado é o casal que se lembra deagradecer a Deus pela comida antes de tomá-la,e que separa tempo para a leitura de Bíblia eoração diariamente.

Bem-aventurados os cônjuges que nuncalevantam a voz um para o outro e que fazem doseu lar um lugar onde palavras que ferem nãosão ouvidas.

Bem-aventurado o casal que fielmente vai á casade oração junto e que trabalha para a expansãodo reino de Deus.

Bem-aventurado o marido e a esposa que sabemlidar com suas diferenças e se ajustam sem ainterferência dos parentes.

Bem-aventurado é o casal que tem um completoentendimento sobre finanças.

Bem-aventurado é o casal que humildementededica suas vidas e seu lar a Deus em todo otempo.

Bem-aventuradosos que sofrem

As Bem-Aventurançasdos Casados

Page 12: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Vida Cristã

12Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

1.ª Parte

Co m opode an o s s a

a d o r a ç ã ocumprir o seug r a n d epropósito naera do NovoTestamento?

Que significa adorar em Espírito e em Verdade?O termo adoração é muitas vezes aplicado a tudona vida cristã… é dito que tudo em nossa vida éum acto de adoração, e tudo o que a Igreja fazdeve ser considerado um acto de adoração,porque tudo o que fazemos deve glorificar a Deusem Sua presença, com nossa voz e com nossocoração.Nesta definição podemos observar que adorar éum acto que glorifica a Deus. Devemos esperarque todos os aspectos da nossa vida glorifiquema Deus, quando estamos conscientes que ocultuamos de todo o nosso coração.Paulo incita os crentes em Colossos dizendo:“Instruí-vos, louvando a Deus, com salmos, hinose cânticos espirituais, com gratidão em vossocoração. Col.3.16.Deus prometeu, nos seus propósitos, que um diahaveria uma grande assembleia, não só de Israel,mas de todas as nações diante do Seu Trono.Is.2.2-4; 49.22; 66.18-23. Interessante: Deuschama e ajunta o seu povo para ser adorado por

ele.O Pentecostes foi a ocasião das primícias, o iniciodo grande resultado da Redenção. Pedro pregouentão a profecia do profeta Joel. O Espírito Santotinha sido derramado. A adoração da nova eratinha começado. A Igreja, a Assembleia reunidapara adoração estava louvando a Deus.

A chamada do evangelho é uma chamada para aadoração. A figura da igreja como Assembleiaadoradora é poderosamente apresentada emHebreus 12.18-29.Na adoração, na igreja de Cristo, nosaproximamos do Trono de Deus, o Juiz de todos.Quando assim acontece estamos adentro daAssembleia festiva dos santos e dos anjos.Estamos reunidos com os espíritos dos justosaperfeiçoados.Deus refere-se a seus filhos como: “Todos os quesão chamados pelo Meu Nome, os que Eu criei,para minha Gloria, e que os formei e fiz. Isaías47.7Paulo usa a mesma linguagem quando diz que “afim de sermos para louvor da Sua Gloria, nós osque de antemão esperamos em Cristo. Ef.1.12.As Escrituras referem em muitos textos que Deusnos criou para O glorificar.Os vinte e quatro anciãos no céu sentem talreverencia e alegria, prostrando-se perante oTrono de Deus e lançando as suas coroas diantedele: Dizendo: “Tu és digno de receber honra,

gloria e o poder, porque todas as coisas Tucriaste, sim por Tua vontade vieram a existir eforam criadas.Apoc. 4.11.

Porque Deus édigno de adoraçãoe quer ser adorado,tudo em nossoscultos deve serplaneado e feito,n ã o c o m op r o p ó s i t o d echamar a atençãopara nós mesmos ,nem para nos trazergloria, antes porémpara magnificar aDeus e levar aspessoas a pensarem Nele unicamente.Seria bom tomar em avaliação os várioselementos, as maneiras de realizarmos osnossos cultos dominicais e os outros…

A pregação, a oração publica, a direcção do cultoas musicas muitas delas denominadas deespeciais, a celebração da Ceia do Senhor, e atemesmo os anúncios e a colecta.Será que a forma e atitude colocadas em cadauma destas actividades está trazendo glória parao nosso Deus?Pedro diz que os dons espirituais devem serusados de modo a que “seja Deus glorificado, pormeio de Jesus Cristo”. I Pedro 4.11.

“Dava-se inicio ao grande ajuntamento dospovos para a adoração

AdoraçãoPor Joaquim Santiago

1935. Porto de Shangai. Um jovem morre num navio, vítima de umavida de excessos e libertinagem. Anos de devassidão chegavam aofim.Entre os seus pertences, as autoridades encontraram muitas cartasfechadas.Eram da sua mãe ! De acordo com os regulamentos, as cartas foramenviadas ao remetente. Aquela mulher, além de ter de lidar com anotícia da morte de seu filho, iria saber que as cartas que lhe enviaracom tanto amor não tinham sido lidas.Que jovem sem coração! Poderias pensar… e tens razão!!!É muito sério desprezar uma mãe ou o pai. Mas aquele filho ingrato erebelde colocou-se sobre o julgamento divino, pois desobedeceu aoquinto mandamento dado por Deus (Êxodo 20:12), que é relembrado no Novo Testamento: “Honra a teu pai e a tua mãe”.

No entanto há uma noticia que nos faz pensar!Acarta que o amoroso Deus enviou do céu para nós também não é igualmente desprezada?Amensagem da graça endereçada ao perdido não tem infinitamente mais valor que as ternas cartas de uma mãe para o seu filho?Lês a Bíblia Palavra de Deus, com genuíno interesse? Se não, como podes ser tão indiferente com Deus?Toma cuidado! Não ouvir o Senhor é um erro gravíssimo do qual te irás arrepender por toda a eternidade. Não é tarde para colocar as coisas em ordem.Lê e aceita mensagem da graça de Deus.

cartas de uma mãe

Page 13: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

Notícias

13

Teve lugar no dia 25 de Março nas novasinstalações do Lar a cerimónia inauguraldestas sem a presença das entidades

oficiais.Mais de uma centena de irmãos entreassociados e visitas, de diferentes igrejas,estiveram presentes.Fez as honras da casa o irmão DuarteCasmarrinha, Presidente daAssembleia Geral,começando por agradecer a presençasimpática de todos, que tornou pequeno todoaquele grande espaço da sala de estar dosutentes.O grupo Musical «Novo Caminhar» estevetambém presente e interpretou de seguidaalguns números do seu vasto reportório queencantaram todos quantos ali se reuniram.Depois usou da palavra o Presidente daDirecção do Lar, o irmão Carlos Nunes,começando por dizer que «depois de tantasdificuldades surgidas, das alterações aosprojectos que foram impostas por via da novalei reguladora dos Lares, depois de tantas lutase dores de cabeça, eis o Lar Vida Nova. Estaobra só foi possível porque algumas igrejas edois irmãos nos concederam um empréstimo,sem juros, de 8000 e 18000 contos,respectivamente. Hoje para todos nós é um diade grande gozo e de muita alegria pela obra

que temos diante dosnossos olhos com aajuda do Senhor.E s t a m o s m u i t oa g r a d e c i d o s a oSenhor, em primeirolugar, e depois a todosquantos contribuírampara que o Lar sejahoje uma realidade,s e n d o i n c l u s i v ec o n s i d e r a d o p o ra l g u m a sindividualidades umadas Instituiç5es nogénero mais bema p e t r e c h a d a s n onosso país, o quedigni f ica a nossacomunidade e a nossaregião».Foram destacados ossócios fundadores doLar e enaltecido otrabalho desenvolvidop e l a s a n t e r i o r e sdirecções do mesmo.O u t r o s p r e z a d o si r m ã o s f o r a migualmente elogiados,tais como o irmãoFranc isco SoaresMateus, a quem o Lar

deve muito pela sua inexcedível contribuiçãonas obras e boa influência junto das entidadespara que os projectos saíssem da «gaveta»,também o Eng. Filipe Mateus, pela suadedicação e dinâmica emprestados naprossecução das obras do Lar, e ainda o irmãoArmindo Freire.

O irmão Carlos Nunes garantiu que ele e o seugrupo de trabalho tudo iriam fazer, se Deus opermitir, para levar por diante a obra queiniciaram, visto que ainda faltam algumascoisas.Hoje o Lar tem capacidade para 32 utentestendo ao seu serviço 17 funcionários.O Lar espera receber ainda do PIDAC osapoios prometidos bem como do CentroRegional de Segurança Social. O Lar deveainda uma avultada quantia.No final da cerimónia foram distribuídaslembranças aos sócios Armindo Freire,Manuel Freire e também ao primeiroPresidente da Direcção do Lar, o irmão ManuelRibeiro, e ainda a Francisco Soares Mateus, osquais agradeceram muito sensibilizados.Na Assembleia-geral que se seguiu noutra salafoi aprovado o orçamento para 2006 e tratadosassuntos de interesse para o Lar.

Vários sócios pediram esclarecimentos, tendosido suficientemente esclarecidos.No final foi sugerido que fosse lavrado em actaum voto de confiança à actual Direcção do Lar,com o destaque para o Presidente CarlosNunes, que tem sacrificado muito do seu tempopara se dedicar de alma e coração ao Lar, comevidente prejuízo para a sua família e tambémpara a sua profissão.

Na verdade não existem palavras paradescrever todos os momentos passados nestefim de semana. Acredito muito que este Retiroficará marcado para sempre na nossamemória..na verdade todos pudémos sentir apresença de Deus no nosso meio de uma formabem íntima.. ;) a Ele e só a Ele todo a glória,honra e louvor se ja dado ao seunome..obrigado Pai..!! Lembro uma frase doSalomão: "Poderia faltar tudo neste Retiromenos a presença de Deus, pois éimprescindível..!!" e que de maneira a sentimos=). Agora fica um desafio para cada um denós..: que este espírito de união e comunhãocontinue entre bem presente no nosso meio,Deus tem um plano maravilhoso para estesjovens, para esta área, para a Suaigreja..amén..?!? que juntos possamos cumprira Sua vontade.. !!

Decorreu no CBE, coma presença de váriasdezenas de jovens nosdias 3 a 5 de Março de2006.No sítio da Internet daJENO (www.jeno.org),na secção da galeriainteractiva podem serv isual izadas duassequências de fotos

das várias actividades do evento.

FANTÁSTICO..!!"

Samuel da Silva Oliveira

31Março-1 e 2 de Abril de 2006

Lar Vida Nova - Pardilhó

I Congresso JENO

II Retiro Jovens Bairrada

Page 14: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Notícias

14Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

Josué 1:8- Poderíamos resumir esta exortaçãodo Senhor a uma só palavra, “Zelo”, era issoque o Senhor nosso Deus pretendia de Josué,Seu servo; o mesmo espera Ele de nós nosdias de hoje. Assim Deus nos ajude. Para alémdas reuniões semanais da Igreja: EstudoBíblico, Oração, Jovens, Ceia, Mensagem,Escola Dominical; há a registar as reuniõesmensais das senhoras, e quinzenais ás terçasfeiras, nas casas para onde são convidadas aorar. Estas reuniões tem sido muitoabençoadas. Outros crentes têm –se envolvidoem outras actividades, tais como: CIIP - Lidias -Gideões - Distribuição de literatura -Evangelismo pessoal - Visitação - AcçãoSocial.Temos recebido a visita de obreiros de outroslugares, que nos tem ajudado a enriquecerespiritualmente com mensagens vindas daparte de Deus.Também devemos mencionar o início dasobras de recuperação do edifício adquiridopara a Igreja se reunir. Esperamos do Senhormeios de poder continuar com as obras nesteano de 2006.No dia 11/02, realizou-se a maratona deoração, iniciativa dos jovens, em que eles secomprometeram a manter alguém na Casa deOração para orar durante 24 horas;27/03, foi a Festa da Ressurreição; A Igreja emuníssono louvou a Deus pela ressurreição doSenhor Jesus, Aquele que nos justifica;(Romanos 3:26)Entre 02 e 06/05, tivemos a semana de oraçãocom cultos diários, a explicar a importância daoração; foi também oportunidade para quetodos os crentes orassem perante a Igreja;26/05 - foi o passeio anual da Igreja, desta feitaao Gerês, ocasião para conviver e testemunhardo amor de Deus; Também por esta altura, 26 a29/05, os jovens organizaram um retiro namesma zona;05/06 - festejou-se o 49º aniversário da Igreja,comemorado comAcção de Graças e louvores,com participações especiais de crianças,jovens, “Sal da Terra” e Coral;03/07 - foi a vez da Escola Dominical realizar oseu passeio anual, desta feita á QuintaPedagógica em Braga; Os jovens tambémlevaram a cabo uma distribuição de literaturaem Caldelas no dia 10/07, e visitaram emRendufe a casa onde passavam férias nosanos 30 o casal B. Olver, mentor da vinda paraBraga do missionário Richard Cole;O acampamento bíblico teve lugar , em Riba deAncora entre os dias, 31/07 e 07/08;A maratona de oração para toda a Igreja, e quedecorreu durante 12 horas, realizou-se no dia24/09;

16/10- os jovens fizeram uma acção deevangelização em Ponte do Lima, visitandotambém uma família crente; Ainda os jovens,organizaram no dia 12/11, uni magusto emconjunto com jovens de outras Igrejas, etambém com descrentes, tendo desta formamais uma oportunidade de testemunhar;As senhoras organizaram o seu bazar com ofim de angariar fundos para a futura Casa deOração, entre os dias 08 e 3 1/12;Finalmente tivemos a festa de Natal já no anocivil de 2006, no dia 01/01, mais uma boaocasião para dar testemunho de várias formas,do amor do Senhor pelos homens;A “Carta Amiga”, publicação interna, funcionacorno elo de ligação com os crentes de fora deBraga e até no estrangeiro, aos quais asnotícias não chegariam se não fosse por estavia;Também o “Sal da Terra”, grupo musical, temtido um trabalho perseverante e oDepartamento Livreiro esteve sempredisponível para fornecer literatura, música oufilmes;Ao olharmos o ano que passou, temosconsciência que poderíamos ter sido mais fieis,contudo procurámos caminhar no rectocaminho do Senhor.Ora por nós, não só nas actividades espirituaismas, e também, na conclusão da nova Casa deOração. Deus te abençoe. David Vieira

Éden venceu o Prémiodo Júri do Festival"Cântico "Novo". Estasegunda edição doFestival decorreu no dia29 de Abril de 2006pelas 20:00 H, noPavilhão do Colégio

São Caetano em Braga, tendo como principaisobjectivos: evangelização através da música,convívio e divulgação à comunidadeevangélica de associações, projectos ougrupos que testemunham do amor de Deus eda Sua salvação através da música.Os grupos concorrentes à 2ª Edição foram:

, Grupo Intersound (VilaChã), Grupo NSR (Aldoar) e o Grupo LibertyForce (Porto) que concorrerão com duasmúsicas cada.

A Banda Éden concorreucom os temas "Regresso e"Um Amor Diferente" queveio a venceu o festival.Como prémio a Banda éden

ganhou a possibilidade de transmitir a suamúsica em programa próprio na RádioTransmundial de Portugal durante 6 meses.

Decorreu no dia 6 de Maio na Igreja Evangélicaem Sangalhos, o III Encontro de Coraisevangélicos, organizado pela União Bíblica.Sete grupos corais do norte ao sul de Portugalestiveram presentes, incluindo os corais daBairrada, de Coimbra e de Algueirão, todosestes dasAssembleias dos irmãos.O salão e a galeria estavam completamentecheios, cerca de 300 pessoas, e foi um tempode louvor e comunhão fraternal muitoapreciado por todos. Queremos publicamenteagradecer a todos e muito particularmente àIgreja em Sangalhos. Se Deus permitir,continuaremos no próximo ano com o IVEncontro. Para além do incentivo à leituradiária da Bíblia Sagrada, e dos CamposBíblicos, a União Bíblica tem tambémorganizado actividades como estas, queanimam e fortalecem a Igreja do Senhor, eglorificam o nome do nosso Deus: Estamos já apreparar para o dia 14 de Outubro, em Braga,um grande encontro com irmãos e dois Coraisda Galiza.

:

Banda Éden (Ovar)

Paulo Pina LeiteFotos dos corais de Bairrada, Vida Abundante, Algueirão,

Cedofeita e Coimbra

Braga - Actividades 2005

Festival "Cântico" Novo

III Encontro de Corais

Page 15: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

Informação

15

10 e 11 de JunhoConvenção Beira Vouga

.

18 de JunhoCulto de Baptismos

2 de JulhoConferencia Bíblica

Novo sítio do Departamento de Jovens, em Sangalhos a

partir das 10 horas de cada dia. Refeições acargo do Ir. Manuel Ribeiro. 234.741304

no Rio Certima, emPerrães Oliveira do Bairro, a partir das 10horas. Contacto: 234.741304.

sobre “ A Graça deJesus” organizada pela Igreja Evangélica em

Silvalde, a partir das 15.30 horas, comconvívio social e espiritual ás 17.30h. Maisinformações em www.irmaos.net/ie-silvalde/

O sítio da Internet do Departamento deJovens da CIIP está totalmente renovado,quer em grafismo, quer em conteúdo,incluindo informações e boletim de inscriçãopara o próximo Congresso Nacional deJovens.Não deixes de visitar: www.ciip.net/jovens/

RAZÃO PARA NÃOFREQUENTAR A IGREJA

Se estás espiritualmente vivo, vais gostar desteartigo! Se estás espiritualmente morto, não vaisler este artigo!

Se estás espiritualmente curioso, ainda existeesperança!

Um frequentador de Igreja escreveu para o editor de umjornal um artigo reclamando que não faz sentido ir àIgreja todos os domingos. "Eu frequento a igreja há 30anos", escreveu, "e durante este tempo eu ouvi mais de3.000 sermões. Mas, eu não consigo lembrar-me de umsequer... Assim, eu penso que é tempo perdido ir igrejae os Pastores estão a desperdiçar o tempo que lhesseria útil noutras funções!"

Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna"Cartas ao Editor". Durante semanas, recebeu epublicou cartas sobre o assunto, até que alguémescreveu este argumento:"Eu estou casado há 30 anos. Durante este tempo aminha esposa deve ter cozinhado mais de 32.000refeições. Mas, em toda a minha vida, eu não consigolembrar-me do cardápio de nenhuma destas 32.000refeições.Mas de uma coisa eu sei ... Todas elas me nutriram e mederam a força que eu precisava para fazer o meutrabalho. Se a minha esposa não me tivesse dado estasrefeições, eu estaria hoje fisicamente morto.Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja paraalimentar a minha fome espiritual, eu estaria hoje mortoEspiritualmente.Graças a Deus pelo seu cuidado na nossa nutriçãofísica e espiritual" .

In http://claudiomartos.blogspot.com

RETIROS ESPIRITUAIS DE VERÃO

livraria esperança

Outros livros que recomendamos:

Distintivos das Assembleias ...................... 3,00O Plano da Salvação................................. 4,00Auxílio ou Empecilho ? ........................... 3,50A Igreja, plano de Deus ............................ 4,00O Espírito Santo, operando ...................... 3,50O Espírito Santo, quem é ? ...................... 4,00Satanás, quem é e como opera ............... 3,00Manejando bem a Palavra ....................... 3,50

Livraria EsperançaRua Penedo, 24 - 4405-508 Vila Nova de GaiaTelefone: 93 326 2091

Lançamento«OS IRMÃOS»

Na primeira parte deste livro,temos a história do Movimentode "Irmãos". Na segundap a r t e , o s p r i n c i p a i sensinamentos bíblicos, entãoocultos, e que os "irmãos"redescobriram e trouxeram àluz. Preço: € 5,00

Actividades Especiais

Page 16: A Ti, ó Deus, espera o louvor em Sião. Com coisas ... · Estudo Bíblico 4 Refrigério 110 Mai.- Jun. 2006 Muitasmensagenscomoventesestarão sendo proclamadas ao redor do mundonosdiasdachamada“semana

Documento

16Refrigério 110

Mai.- Jun. 2006

A Sociedade Bíblica, em parceria com aCâmara Municipal de Mangualde, recordouJoão ferreira D'Almeida, o amado tradutor daBíblia para o português, nascido naqueleconcelho, com uma exposição de 6 de Maio a 4de Junho, na sala polivalente da BibliotecaMunicipal de Mangualde.Simultaneamente a autarquia de Mangualdedecidiu dar a uma rua do concelho o nome deJoão Ferreira D'Almeida.A esta iniciativa não é alheio o facto de secumprirem 325 anos sobre a tradução, para alíngua portuguesa, do Novo Testamento poraquele tradutor, em 1681.É de toda a justiça.Não valorizando o facto de que a própria ideiada lusofonia foi por Ferreira de Almeida muito

influenciada, destacava que o meioevangélico, que tanto tem aproveitado da

acção desse grande homem, sabe tão poucoa seu respeito.

João Ferreira de Almeida éum desconhecido para a vasta maioria dosportugueses e dos falantes da línguaportuguesa espalhados pelo mundo. Noentanto, este viajante português do século XVIIé o responsável pela obra literária portuguesamais divulgada de sempre na língua deCamões e Pessoa.

De seu nome completo JOÃOFERREIRA ANNES D'ALMEIDA, nasceu em1628 na localidade de Torre de Tavares,freguesia de Várzea de Tavares, perto doimportante burgo medieval de Chãs de Tavaresque chegou a ser sede do Concelho deTavares. Desde meados do século XIX que

Torre de Tavares pertence ao concelho deMangualde, o qual resultou da fusão das terrasde Tavares e deAzurara da Beira.

Desconhece-se o nome de seus pais erestantes familiares, embora se saiba que ficouórfão bastante cedo, razão pela qual terá idopara Lisboa, onde foi educado por um tiosacerdote católico romano.Ainda sem se saberporquê o jovem de Mangualde parte para aHolanda, de onde, após uma brevepermanência em Amesterdão, viaja paraBatávia, actual cidade de Jacarta, naIndonésia, em trânsito para Malaca.

Por entre o seu ministério emMalaca, onde é nomeado “visitador dedoentes” à sua ordenação como pastor daIgreja Reformada em Batávia, passando pelasua actividade missionária no Ceilão (Gale eColombo) e no sul da Índia (Costa de Malabar),e no seu regresso à Igreja em línguaportuguesa de Batávia, Almeida nunca deixoude prestar a máxima atenção ao seu principalintento: Tornar a Bíblia acessível a todosquantos falavam a língua portuguesa. Aindaem vida, receberia com grande alegria ospoucos exemplares da primeira edição do “seu”Novo Testamento impresso na Holanda(Amesterdão) em 1681. Quando faleceu, em1619, (provavelmente emAgosto) continuava atrabalhar afincadamente na obra que tinhainiciado quando tinha apenas 16 anos.

Apesar de não a ter completadoa sua tradução da Bíblia, Almeida deixou-apraticamente pronta. Desde o tal ano de 1644até 1691 (ano do seu falecimento) passaram 47anos, ou seja, ¾ da sua vida a pensar e a viverem “servir para honra e glória de Deus, bemcomo, edificação e aumento da Sua Igreja, epara a conversão e salvação dos que nenhumaoutra língua sabem além da portuguesa”, talcomo o próprio João Ferreira de Almeidaenunciou o principal objectivo da sua vida.

Nasce JOÃO FERREIRA ANNESD'ALMEIDA, em Torre de Tavares.

Com apenas 14 anos de idade, JoãoFerreira de Almeida converte-se à Fé

Reformada quando viajava de Batávia paraMalaca.

Almeida inicia a tradução do NovoTestamento a partir do latim, com consulta àsversões espanhola, francesa e italiana.

Almeida conclui a obra “Differença daChristandade…”; segundo o próprio, foi aleitura deste texto em castelhano que o motivoua converter-se à Fé Reformada.

João Ferreira de Almeida chega aBatávia proveniente de Malaca.

É concluída a tradução do NovoTestamento que será fundamentalmente umarevisão do texto de 1645.

Ainda em Batávia, João Ferreira deAlmeida é ordenado ao ministério pastoral daIgreja Reformada Holandesa, nas ÍndiasOrientais.

Almeida é enviado para a região deColombo (Ceilão) juntamente com sua esposa.

Depois de vários anos de ministério nosul da Índia, Almeida regressa a Batávia etorna-se o responsável pela Igreja portuguesa.

É finalmente terminada a tradução erevisão do Novo Testamento, estando assim otexto pronto a ser publicado.

Ao fim de muitos avanços e recuos éfinalmente impressa, em Amesterdão, aprimeira edição do Novo Testamento.

Almeida recebe ordens para seaposentar e passa a dedicar mais tempo àrevisão do Novo Testamento e à tradução doAntigo Testamento.

Almeida termina a revisão do texto doNovo Testamento e trabalha na tradução doAntigo Testamento tendo chegado ao versículo21 do capítulo 48 do livro de Ezequiel, por alturado seu falecimento a 6 deAgosto.

http://ladodela.blogspot.com

http://325dalmeida.blog.com

1628

1642

1644

1650

1651

1654

1656

1657

1663

1668

1681

1687

1691

Quem foi João FerreiraAnnes D'Almeida?

Datas Principais

DESCONHECIDO

EMIGRANTE

TRADUTOR.

VISIONÁRIO.

325 Anos«Bíblia de Almeida»

João Ferreira Annes d'Almeida