a tecnica das citações

10

Upload: cindy-silva

Post on 24-May-2015

3.047 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

“As citações são elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelam úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio”. (SEVERINO, 2009, p. 174).

As citações diretas não podem ultrapassar três linhas.

Já de acordo com Costa (2011, p. 50): “A parte transcrita deverá ser feita de forma literal, sem abreviações ou modificações. A citação, nesse caso, poderá acontecer no início, no meio ou no fim”.

As citações diretas não podem ultrapassar três linhas.

Dando esclarecimentos sobre esse tipo de citação no texto Costa (2011), destaca:

Deveremos considerar que, para esse tipo de citação, diminuir-se-á o tamanho da letra para um número inferior ao que estamos usando no texto (11), bem como usar espaço simples entre as linhas e um maior espaçamento no antes e depois do parágrafo da citação, para que o espaçamento entre a última linha da citação e a primeira do parágrafo seguinte volte a 1.5cm. (p. 51).

Os autores Severino (2009, p. 175) e Costa (2011, p. 49) apontam excelentes exemplos e mais esclarecimentos sobre a técnica das citações, por isso, sugere-se a consulta desses manuais quando da escrita de quaisquer trabalhos acadêmicos.

COSTA, Marcos Roberto Nunes. Como normatizar trabalhos acadêmicos: projetos, monografias, e artigos. Recife: Fundação Antônio dos Santos Abranches, 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23° ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.