a taxa de frequência de acidente

5
A Taxa de Frequência é uma forma de a empresa determinar qual a previsão de acidentes para um milhão de horas trabalhadas. O cálculo da taxa tem como sabe a NBR (Norma Brasileira) 14280 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). OS ACIDENTES DE TRAJETO ENTRAM NA TAXA DE FREQUÊNCIA? Não. Para calcular a taxa usamos apenas os acidentes que ocorrem na empresa. Afinal, é esse tipo de acidente que trabalhamos para evitar. Eles são o foco do nosso trabalho. A Taxa de Frequência é uma estimativa que pode dar ótimos parâmetros de como a gestão de segurança e saúde do trabalho da empresa está se for feita regularmente. É uma ótima possibilidade de avaliarmos a eficácia do trabalho de segurança na empresa. Onde: TF = Taxa de Frequência. N = Números de Acidentados: Você pode optar por levar em consideração tanto somente os com afastamento, quanto os sem afastamento ou os dois. Falamos mais sobre essa escolha no vídeo.

Upload: zuilton-guimaraes-silva-guimaraes

Post on 14-Apr-2017

545 views

Category:

Engineering


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: A taxa de frequência de acidente

A Taxa de Frequência é uma forma de a empresa determinar qual a previsão de acidentes para um milhão de horas trabalhadas.

O cálculo da taxa tem como sabe a NBR (Norma Brasileira) 14280 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

 OS ACIDENTES DE TRAJETO ENTRAM NA TAXA DE FREQUÊNCIA?

Não. Para calcular a taxa usamos apenas os acidentes que ocorrem na empresa. Afinal, é esse tipo de acidente que trabalhamos para evitar. Eles são o foco do nosso trabalho.

 

A Taxa de Frequência é uma estimativa que pode dar ótimos parâmetros de como a gestão de segurança e saúde do trabalho da empresa está se for feita regularmente. É uma ótima possibilidade de avaliarmos a eficácia do trabalho de segurança na empresa.

Onde:

TF = Taxa de Frequência.

N = Números de Acidentados: Você pode optar por levar em consideração tanto somente os com afastamento, quanto os sem afastamento ou os dois. Falamos mais sobre essa escolha no vídeo.

H = Horas Homens de Exposição ao Risco: O período de horas trabalhadas pelos empregados no período determinado para o cálculo.

 

Page 2: A taxa de frequência de acidente

 

No vídeo estaremos fazendo o cálculo da Taxa de Frequência passo a passo. E no final do vídeo ainda deixamos um exercício para que possa resolver e assim, potencializar o seu aprendizado.

Como calcular a Taxa de Frequênc

EXEMPLO.A empresa UFGD registrou 8 acidentes do trabalho em determinado mês, sendo um de trajeto. Nessa empresa, trabalham 380 empregados, com jornada mensal de 20 dias, com 8 horas/dia de trabalho. Para a presente demanda, a taxa de frequência é de:

(A) 115. (B) 131,57. (C) 87,71. (D) 115,13. (E) 131.

Page 3: A taxa de frequência de acidente

TF= N(NÚMERO DE ACIDENTES NO TRABALHO, SEM INCLUIR O DE TRAQJETO)X100000/H (NÚMERO DE HORAS-EMPREGADOS EXPOSTOS).

TF=7X1000000/380X8X20=115,13

COMO CALCULAR A TAXA DE FREQUÊNCIA E GRAVIDADE – DE MANEIRA SIMPLES setembro 22, 2015  AntonioDicas para você fazer o cálculo da taxa de frequência e da taxa de gravidade de maneira simples.Se você tem dificuldades em fazer o cálculo, veja estas dicas com exemplos práticos, para você nunca mais errar.

Taxa de frequência

É o número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.

 

 

Em que:

TF – taxa de frequência

N – número de acidentes

HHT – horas-homem de exposição ao risco

EXEMPLO: Em uma indústria aconteceram 5 acidentes no mês, com os trabalhadores expostos a 20.000 horas ao risco. Qual é a taxa de frequência?

Dados:

Números de acidentes: 5

Horas-homem de exposição ao risco: 20.000

Page 4: A taxa de frequência de acidente

 

 

 

Dica: Os acidentes de trajeto devem ser tratados à parte, não sendo incluído no cálculo usual das taxas de frequência e gravidade.

Taxa de gravidade

É o tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.

 

 

Em que:

TG – taxa de gravidade

T – tempo computado

HHT – horas-homem de exposição ao risco

EXEMPLO: Em uma indústria aconteceram 5 acidentes no mês, sendo que resultou em 10 dias perdidos e 6000 dias debitados, com os trabalhadores expostos a 20.000 horas ao risco. Qual é a taxa de gravidade?

Dados:

Dias perdidos: 10

Dias debitados: 600

Horas-homem de exposição ao risco: 20.000

 

 

 

Tempo computado = dias perdidos + dias debitados.

Page 5: A taxa de frequência de acidente

Dias perdidos = dias de afastamento do trabalho, em virtude de lesão pessoal.

Dias debitados = dias que se debitam, por incapacidade permanente ou morte, para o cálculo do tempo computado.

Números de acidentes = acidentes com ou sem perda de tempo acorrida no mês.

Se você ainda ficou com dúvidas assista este vídeo que fiz. Você vai aprender a fazer os cálculos das taxas de frequência e gravidade, de maneira simples e rápida.

NDICE DE ACIDENTADOS É o número que exprime a combinação da taxa de freqüência com a taxa de gravidade, usado para classificar o resultado da atividade de segurança. IA= (F + G)/ 100 Sendo : F= taxa de freqüência G= taxa de Gravidade