a semiótica na educação física uva - quixeramobim

12
SLIDE ELABORADO COMO PRÉ-REQUISITO DA DISCIPLINA “LINGUAGEM CORPORAL DANÇA E MOVIMENTO NA ESCOLA”. CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA 7º SEMESTRE, TURMA 260130. UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU – UVA/IDJ - CAMPUS AVANÇADO DE QUIXERAMOBIM – CEARÁ. SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR ANTONIO MARTINS DE ALMEIDA FILHO

Upload: prof-antonio-martins-de-almeida-filho

Post on 05-Jun-2015

838 views

Category:

Education


10 download

DESCRIPTION

A semiótica na educação física uva - quixeramobim

TRANSCRIPT

Page 1: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim

SLIDE ELABORADO COMO PRÉ-REQUISITO DA DISCIPLINA “LINGUAGEM CORPORAL DANÇA E MOVIMENTO NA

ESCOLA”. CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA 7º SEMESTRE, TURMA 260130. UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO

ACARAU – UVA/IDJ - CAMPUS AVANÇADO DE QUIXERAMOBIM – CEARÁ. SOB ORIENTAÇÃO DO

PROFESSOR ANTONIO MARTINS DE ALMEIDA FILHO

Page 2: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim

Os índios - No Brasil colônia - Osprimeiros habitantes, os índios, derampouca contribuição a não ser osmovimentos rústicos naturais tais comonadar, correr atrás da caça, lançar, e oarco e flecha. Na suas tradiçõesincluem-se as danças, cada uma comsignificado diferente: homenageando osol, a lua, os Deuses da guerra e dapaz, os casamentos etc. Entre os jogosincluem-se as lutas, a peteca, a corridade troncos entre outras que não foramabsorvidas pelos colonizadores. Sabe-se que os índios não eram muito fortese não se adaptavam ao trabalhoescravo.

Page 3: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim
Page 4: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim

Os negros e a capoeira - Sabe-se que vierampara o Brasil para o trabalho escravo e asfugas para os Quilombos os obrigava a lutarsem armas contra os capitães-do-mato,homens a mando dos senhores de engenhoque entravam mato a dentro para recapturaros escravos. Com o instinto natural, os negrosdescobriram ser o próprio corpo uma armapoderosa e o elemento surpresa. A inspiraçãoveio da observação da briga dos animais edas raízes culturais africanas. O nomecapoeira veio do mato onde entrincheiravam-se para treinar."Um estranho jogo de corpo dos escravosdesferindo coices e marradas, como sefossem verdadeiros animais indomáveis". Sãoalgumas das citações de capitães-do-mato ecomandantes de expedições descritas nospoucos alfarrábios que restaram. Rui Barbosamandou queimar tudo relacionado àescravidão.

Page 5: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim
Page 6: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim

Brasil Império - Em 1851 a lei de n.º 630inclui a ginástica nos currículos escolares.Embora Rui Barbosa não quisesse que opovo soubesse da história dos negros,preconizava a obrigatoriedade daEducação Física nas escolas primárias esecundárias.

Brasil República - Essa foi uma épocaonde começou a profissionalização daEducação Física.

Os anos 70, marcado pela ditadura militar,a Educação Física era usada, não parafins educativos, mas de propaganda dogoverno sendo todos os ramos e níveis deensino voltada para os esportes de altorendimento.

Nos anos 90 o esporte passa a ser vistocomo meio de promoção à saúdeacessível a todos manifestada de trêsformas: esporte educação, esporteparticipação e esporte performance.

A Educação Física finalmenteregulamentada é de fato e de direito umaprofissão a qual compete mediar econduzir todo o processo

Page 7: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim
Page 8: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim

Os passos da profissão:1946 - Fundada a FederaçãoBrasileira de Professores deEducação Física.1950 a 1979 - Andou meioesquecida com poucos einfrutíferos movimentos.1984 - Apresentado 1º projeto delei visando a regulamentação da

profissão.1998 - Finalmente a 1º desetembro assinada a lei 9696regulamentando a profissão comtodos os avanços sociais fruto demuitas discussões de base esegmentos interessados.

Page 9: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim

Bem, a Educação Física nasceucomo uma disciplina cujo objetivoera disciplinar os indivíduos a partirdos seus corpos. Ou seja: aEducação Física estáhistoricamente atrelada a ummétodo de dominação do indivíduo.

Mas hoje em dia podemos encontraralguns autores, como Medina, quedefine Educação física não só comoo estudo do corpo em movimento,mas sim um conjunto entre mente ecorpo.

objetivo dessa disciplina não é fazercom que as pessoas saibam jogarbasquete, mas sim que elasconsigam vivenciar essa prática,compreender sua origem, estruturarreflexões sobre o meio em quevivemos.

Page 10: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim
Page 11: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim

È a ciência geral dossignos e da semioseque estuda todos osfenômenos culturaiscomo sistema designificação .

Artes visuais, musicas,fotografia, cinema,culinária, gestos,religião, ciência e etc.

Page 12: A semiótica na educação física   uva - quixeramobim

EDNALDO DA SILVA LIMA FABRICIO OLIVEIRA DA SILVA ANTONIO FRANCISCO RONIELE

RODRIGUES PEREIRA