palestra - semiótica

15

Upload: leandro-de-souza

Post on 27-Jun-2015

138 views

Category:

Marketing


3 download

DESCRIPTION

Palestra ministrada em universidades com objetivos de refletir através de exemplos práticos o poder da Semiótica em peças publicitárias.

TRANSCRIPT

Page 1: Palestra - Semiótica
Page 2: Palestra - Semiótica

Profissional com experiência de 8 anos, designer com experiência em manipu-lação e edição de imagens, analista de marketing, marketing digital (Google Adwords, Adwords Editor, Google Ana-lytics, Facebook ADS, Métricas, Plane-jamento e execução de ações WEB) e mídias sociais.

Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propagan-da, especialização em google adwords, mídias sociais e Tratamento e Edição de imagens e empreendedorismo.

CLIENTES/EMPREGADORES:

1. CHB Sistemas 2. 3atos comunicação3. Kriar Gestão de Pessoas

*Missão:

Dar vida a ideias e projetos relacionados à comunicação e arte, que tenham uti-lidade, funcionalidade e que façam bem às pessoas e empresas, proporcionando prazer e colaborando para a ampliação da qualidade de vida e resultados de suas vidas e negócios, sendo temente a Deus e dedicado à família e amigos, gerencian-do sempre meu equilíbrio mental, espir-itual, físico e emocional, olhando sempre para o planeta Terra como minha casa.

ABOUT...

Page 3: Palestra - Semiótica
Page 4: Palestra - Semiótica

Bertrand (2003, p.21), de uma “[...] abordagem relativista de um sentido, se não sempre incompleto, pelo menos sempre pendente nas tramas do discurso”.

SEMIÓTICA...

Page 5: Palestra - Semiótica
Page 6: Palestra - Semiótica

abobora, princesa, ratos, uma suposta rua, homem (atendente), lado dianteiro de uma lanchonete, brilhos, bolsa com a marca da empresa, um único sapato, caixa de texto com o slogan da campanha e fonte preta.

Percebe-se a experiência em que a campanha queria transmitir, que a agilidade da empresa em trazer seu lanche, no mesmo instante em que seu encanto acabaria, nos exatos 00:00. A campanha tem também um slogan que chama você a lanchar no Mc não importando quem seja ou que horas seja.

A campanha usou dos aspectos de sensibilidade e de efeitos, que dão ao publico a sensação de contos de fadas.

FONTE: http://oestranhomundodapublicidade.blogspot.com.br/2012/10/v-behaviorurldefaultvmlo.html

PRIMEIRIDADE...

SECUNDIDADE...

TERCEIRIDADE...

Page 7: Palestra - Semiótica

Greimas propôs a seguinte trama narrativa: alguém (SUJEITO) deseja alcançar algo (objeto de valor), na jornada é ajudado por algo/alguém (ajudante), e é atrapalhado por algo/alguém (oponente); dois outros elementos estão em cena: o ‘destinateur’: quem ou o quê empurrou o herói para o objetivo, e o receptor: quem ou o quê recebe o objeto de valor uma vez que este é conquistado.

TRAMA...

Page 8: Palestra - Semiótica

PLAYBOY:

o sujeito homem quer o objeto de valor que é o prazer e o destinador desse objeto é a revista (quem apresenta a mulher para que o homem tenha praz-er – ele não quer a mulher, ele quer o prazer que a revista o faz querer através da mulher). A mulher aqui é a ajudante na narrativa.

FONTE: http://pt.slideshare.net/carolcasali/semitica-narrativa-greimasiana

Page 9: Palestra - Semiótica

http://www.youtube.com/watch?v=hubD31XaHqU

Page 10: Palestra - Semiótica

Empreendedor X Gestor...CASES (Clube do Tiro, Esteira)

CRIATIVIDADE X INOVAÇÃO...

Page 11: Palestra - Semiótica
Page 12: Palestra - Semiótica
Page 13: Palestra - Semiótica

0,21 x 50.OOO,OO DE ROI | VERSATILIDADEADWORDS...

Page 14: Palestra - Semiótica

ETIMOLOGIA / PAINEL SEMÂNTICO...

Page 15: Palestra - Semiótica

PNL E COMUNICAÇÃOSentidos/Representação/Estado/Fisiologia/Comportamento