a semana 34

12
VESTIBULAR Ano I - Nº 34 - Barra do Garças - MT, 17 a 25 de Novembro de 2009 - [email protected] - www.asemananoaraguaia.com As Faculdades Cathedral realiza neste sábado (29) mais um vestibular. Informações: 0800-643-4003 Superintendente do DNIT em Mato Grosso, Rui Barbosa Egual Pág. 5 Pág. 6 Superintendente do DNIT garante: anel viário sai Barra do Garças foi palco de debate para a construção do anel viário. O evento contou com participação de várias autoridades dos governos Estadual e Federal, prefeitos e sociedade organizada. A obra é fundamental com tirar o tráfego pesado do centro da cidade. Na audiência o superintendente do DNIT em Mato Grosso, Rui Egual, garantiu que a obra será entregue ainda o governo de Wanderlei Farias. O deputado Daltinho disse que o objetivo foi alcançado. A imagem abaixo registra o reflexo do trânsito caótico vivido em Barra do Garças. A cena mostra a imprudência do condutor do veículo corsa que fez conversão em local proibido, atropelando uma motociclista que foi parar em cima do veículo. Página 3 Concurso será em janeiro e fevereiro de 2010 Pág. 7 Pág. 9 Pág. 7 Meirelles afirma: usina de Barra começa produzir em 2012 Dengue: donos de casas que não permitir entrada de agentes de saúde serão multados O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, confir- mou em entrevista coletiva, na tarde de quarta-feira (25.11), a realização das provas do Concurso Público do Estado em duas etapas. Ele anun- ciou o dia 31 de janeiro como a primeira data e a segunda, no dia 21 de fevereiro. Os membros do Conselho administrativo e acionista da Cluster Bioenergia se reuni- ram no último sábado em Barra do Garças. A reunião teve por objetivo apresentar os resultados iniciais do projeto de implantação de três destilarias. Campanha de Natal mobiliza comerciantes e comunidade na arrecadação de doações Pelo quarto ano consecutivo, o Rotary Club de Barra do Garças re- aliza mais uma ampla campanha de alcance social - trata-se da “Sema- na de Arrumação”, A atividade que tem mote “Solidariedade: Um Diá- logo com a Vida” vai até o dia 18 de dezembro. Os moradores de Barra do Gar- ças devem ficar em alerta com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A Vigilân- cia Municipal Epidemiológica de Barra do Garças vai mul- tar os donos das casas que não permitir a entrada dos agen- tes de saúde nas na residências. Aragarças: emenda de Rubens Otoni beneficiará com asfalto mais de 30 ruas Uma boa notícia para cidade de Ara- garças. Emenda de autoria do deputado federal Rubens Otoni (PT) no valor de R$ 1 milhão beneficiará com pavimenta- ção asfáltica 31 vias públicas nos mais diversos bairros. Os recursos serão libe- rados por meio do Ministério do Turis- mo (MTur), que já deu parecer técnico favorável ao pleito do prefeito Marcão. Pág. 7 Trânsito mata mais do que armas de fogo Fotos: Mayke Toscano/A Semana

Upload: ronan-cicero

Post on 24-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal A Semana no Araguaia - Barra do Garças - MT

TRANSCRIPT

Page 1: A Semana 34

VESTIBULAR

Ano I - Nº 34 - Barra do Garças - MT, 17 a 25 de Novembro de 2009 - [email protected] - www.asemananoaraguaia.com

As Faculdades Cathedral realiza neste sábado (29) mais um vestibular. Informações: 0800-643-4003

Superintendente do DNITem Mato Grosso, Rui Barbosa Egual

Pág. 5

Pág. 6

Superintendente do DNIT garante: anel viário sai

Barra do Garças foi palco de debate para a construção do anel viário. O evento contou com participação de várias autoridades dos governos Estadual e Federal, prefeitos e sociedade organizada. A obra é fundamental com tirar o tráfego pesado do centro da cidade. Na audiência o superintendente do DNIT em Mato Grosso, Rui Egual, garantiu que a obra será entregue ainda o governo de Wanderlei Farias. O deputado Daltinho disse que o objetivo foi alcançado. A imagem abaixo registra o reflexo do trânsito caótico vivido em Barra do Garças. A cena mostra a imprudência do condutor do veículo corsa que fez conversão em local proibido, atropelando uma motociclista que foi parar em cima do veículo. Página 3

Concurso será em janeiro e fevereiro de 2010

Pág. 7 Pág. 9 Pág. 7

Meirelles afirma: usina de Barra começa produzir em 2012

Dengue: donos de casas que não permitir entrada de agentes de saúde serão multadosO governador de Mato

Grosso, Blairo Maggi, confir-mou em entrevista coletiva, na tarde de quarta-feira (25.11), a realização das provas do Concurso Público do Estado em duas etapas. Ele anun-ciou o dia 31 de janeiro como a primeira data e a segunda, no dia 21 de fevereiro.

Os membros do Conselho administrativo e acionista da Cluster Bioenergia se reuni-ram no último sábado em Barra do Garças. A reunião teve por objetivo apresentar os resultados iniciais do projeto de implantação de três destilarias.

Campanha de Natal mobiliza comerciantes e comunidade na arrecadação de doações

Pelo quarto ano consecutivo, o Rotary Club de Barra do Garças re-aliza mais uma ampla campanha de alcance social - trata-se da “Sema-na de Arrumação”, A atividade que tem mote “Solidariedade: Um Diá-logo com a Vida” vai até o dia 18 de dezembro.

Os moradores de Barra do Gar-ças devem ficar em alerta com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A Vigilân-cia Municipal Epidemiológica de Barra do Garças vai mul-tar os donos das casas que não permitir a entrada dos agen-tes de saúde nas na residências.

Aragarças: emenda de Rubens Otoni beneficiará

com asfalto mais de 30 ruasUma boa notícia para cidade de Ara-

garças. Emenda de autoria do deputado federal Rubens Otoni (PT) no valor de R$ 1 milhão beneficiará com pavimenta-ção asfáltica 31 vias públicas nos mais diversos bairros. Os recursos serão libe-rados por meio do Ministério do Turis-mo (MTur), que já deu parecer técnico favorável ao pleito do prefeito Marcão.

Pág. 7

Trânsito mata mais do que armas de fogo

Fotos: Mayke Toscano/A Semana

Page 2: A Semana 34

Ano I - nº 34Barra do Garças - MT

17 a 25 de Novembro de 20092

As provas do maior concurso público de Mato Grosso para 10 mil vagas, foram canceladas no último domingo. Cerca

de 270 mil pessoas faziam o concurso quan-do os organizadores resolveram cancelar a prova, depois de muita confusão. O cancela-mento ocorreu devido a problemas de distri-buição, aplicação e controle das provas. Há, também indícios que houve fraude no pro-cesso. O fato causou transtorno, aborreci-mento e revolta aos milhares de concorren-tes a uma vaga ao governo estadual. O mico do concurso público, no domingo passado, como haveria de ser natural, foi destaque na mídia nacional. Os principais sites do País no-ticiaram o fato ainda no dia da confusão.

A situação mostra a frustração dos candi-datos que há meses vêm enfrentando uma maratona de estudos para conseguir ser aprovado na tão sonhada vaga – a de servi-dor estável. Esse acidente de percurso deixa-rá muitas conseqüências irremediáveis , mas

Opinião

E X P E D I E N T E:

Diretor GeralRonan de Sá - 9213-4370RedatoraLairce Campos - DRT/MT 797Diagramação e ArteRonan de Sá Reginaldo BarachoRevisãoPolyana Nascimento

Departamento ComercialJerusa Helena - 9202-5327 (Barra do Garças)Rodrigo Spyer - 9212-4007 (Nova Xavantina)Circulação: Barra do Garças e Vale do Araguaia Tiragem desta edição: 3.000 exemplares Gráfica Multicor: Impressão e Acabamento: Os artigos assinados não representam necessaria-mente a opinião deste Jornal. Os originais recebidos, tenham ou não sido publicados, não serão devolvidos.

A Semana no Araguaia é uma publicação de Edição Publicidade. Rua Presiden-te Vargas, nº 1014 - 1º Andar - Centro - Barra do Garças - Mato Grosso - CEP: 78.600-000 - Fone: (66) 3407-2976 - CNPJ. 10.828.250/0001-78 - Email: [email protected] - www.asemananoaraguaia.com

é preciso que acrescido de um novo alento, um conjunto de medidas e cuidados seja acionada pelo Governo do Estado e que algo semelhante jamais se repita.

E neste sentido é inacreditável que uma questão tão séria seja de repente atropelada por suspeitas de vazamento. O assunto é muito sério para comportar essa possibilida-de de fraude, ou até mesmo de logística. O Governo de Mato Grosso tem o compromis-so sério de dar respostas conclusivas e ur-gentes, a fim de que as medidas punitivas não se retardem ou acabem virando pizzas. Em suma: os responsáveis devem ser puni-dos sejam com demissões ou com ações ju-diciais. Falhas, é claro que acontecem... Mas o que se viu foi uma sucessão de erros e in-cúria. À sociedade precisa de uma resposta, pois o cancelamento não prejudica só as fi-nanças públicas, mas um grande número de pessoas que acreditaram na idoneidade do concurso.

O Jornal A Semana no Araguaia saiu às ruas e fez a seguinte pergunta: QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS PARA AS VENDAS DE FINAL DE ANO, NA SUA OPINIÃO?

Enquete da Semana

Luciana Rodrigues25 Anos, vendedora

“Nós estamos preparados para corresponder com as exigências

de nossos clientes, com lançamentos de produtos”.

“A expectativa é de que tenha um bom crescimento nas vendas e movimente a cidade com um ar

de festividade”.

Joseval Bispo Assis40 anos, gerente de Loja

Maria das Graças44 anos, comerciante

“Com a confraternização do Natal, estamos tendo bons

resultados que estão suprindo todas as expectativas”.

José Maria39 anos, comerciante

“As vendas serão conseqüências da política da governo, mas creio

que serão nota dez”.

Concurso Público - é preciso apurar os fatos

Profª: Sandra Maria Alves Barbosa Melo, pedagoga especialista

em: Psicopedagogia Esp. Teoria da História e História Regional.

Considerar o meio huma-no como condição de humani-zação remete à uma visão de escola como um espaço social privilegiado de formação. A educação escolar, sistemática, intencional, deve dirigir-se primeiramente à personalida-de inteira da pessoa e, ainda que priorize o trabalho com o conhecimento, a ação pedagó-gica influi de forma abrangen-te em todas as suas dimensões. Nesse sentido, a escola deve levar em conta que as necessi-dades do aluno são de ordem diferenciada: motora, cogniti-va, afetiva e social e minimi-zar qualquer uma delas signi-fica comprometer o processo como um todo. O aluno leva para a escola características de seu ser biopsíquico indissocia-do de suas condições materiais e sociais de existência, e a es-cola, como um fator que intro-duz no cotidiano um tempo de dedicação e exige inúmeras adaptações não pode se furtar ao trabalho de ensino/aprendi-zagem descomprometido com o processo de desenvolvimen-to intelectual, social e moral, que ocorre simultaneamente à aquisição de conteúdos e dis-posição para avaliações. Fer-rari (2001).

Notamos que os alunos não percebem que um curso curso Semestral de EJA, da forma como se apresenta, con-siderado um curso de segunda linha frente às exigências do ensino regular, não dá susten-tação a tal crença. Possivel-mente, irão se sentir novamen-te excluídos, quando tentarem buscar um emprego que exige melhor qualificação ou mes-mo procurarem dar continui-dade aos estudos num patamar superior. Evidenciando o dis-tanciamento da necessidade dos jovens, essa escola não tem como prioridade alargar a compreensão que o indivíduo tem de suas condições sociais concretas e continua deixando em segundo plano uma forma-ção mais abrangente que in-cluiria, inclusive, a possibili-dade de crítica a este modelo educativo que, num espectro mais amplo, acaba recondu-zindo o sujeito a um mesmo patamar de subordinação. O curso semestral de EJA hoje é a única possibilidade de rein-serção escolar para aqueles alunos com defasagem série/idade, quer seja pelo afasta-mento dos estudos pelas exi-gências de trabalho precoce, quer seja pela exclusão do sis-tema regular de ensino por re-provações sistemáticas.

Essa constatação nos aponta, enquanto educadores, à necessidade de assumir o curso como oportunidade con-creta para os jovens e à impor-tância de avançar no significa-do do que seja instrução, contemplando em seus currí-culos a formação do homem-cidadão profissional, na pers-pectiva de uma educação como apropriação da cultura, enquanto integração de todas as atividades humanas e deter-minante da humanização. O

A escola pública como locus de formação do jovem e do adulto

convívio entre diferentes fai-xas etárias, do jovem com o aluno adulto pode ser enrique-cedor, se estiverem incluídas as necessidades do aluno jo-vem: tanto no que diz respeito à maior necessidade de movi-mentação na sala, quanto a seu ritmo de aprendizagem, prio-rizando atividades que estimu-lem parcerias, em lugar da competição com os mais ve-lhos, organizando atividades que promovam a reflexão so-bre os valores e as condutas e que propiciem a formação de vínculos positivos e respeito à forma de pensar, agir e sentir do outro.

A escola precisa ser um ambiente onde o sujeito apren-da a vida social e democrática não só pela transmissão orde-nada das lições dos livros, mas também pelas experiências da vida cotidiana, por meio de pesquisas, análise, reflexão de sua condição e troca de idéias em que possa refletir sobre a condição do outro, perceber em que aproximam ou se dis-tanciam, quais são os conflitos e quais os consensos possí-veis.

Deve propiciar aos jovens uma análise crítica da estrutu-ra social, administrativa e po-lítica, para acompanhar as mudanças sociais de seu tem-po, a fim de que não fique ali-jado da vida real e deve ainda se responsabilizar pela sua formação integral, desenvol-vendo uma postura ética, fun-dada em valores dignos de um cidadão comprometido com os problemas sociais vigentes em sua realidade. Enquanto organizadora de novas pers-pectivas para os alunos, tanto no sentido de satisfação da ne-cessidade pessoal mais ime-diata, como aprender a ler e escrever para atender à de-manda de uma sociedade le-trada e garantir a própria so-brevivência, quanto para alargar gradativamente a pers-pectiva de cidadão, num senti-do mais social, mais amplo, ao transformar sua necessidade pessoal de saber ler e escrever numa atividade de participa-ção crítica da vida em socieda-de. Cabe à escola conjugar, ao mesmo tempo, os conteúdos do ensino e as disciplinas es-colares com o gosto pela ver-dade, o espírito crítico, a cons-ciência de suas responsabilidades sociais, ob-jetivando a conquista da auto-nomia da pessoa do jovem. A equipe de professores – e o profº (ª) de cada sala em parti-cular – precisa ter em conta que sua prática pedagógica não pode se esgotar na relação conteúdo-rendimento-indiví-duo, que essa prática pode al-cançar o desenvolvimento da pessoa integrada e completa, fortalecendo a postura de cada um e a consciência dos edu-candos enquanto cidadãos e priorizando o respeito por si mesmo e pelos outros.

A terceira aula do Modulo I do curso de Gestão Publica Municipal promovido pela Fundação Ulisses Guimarães, coordenado em Barra do Gar-ças pelo Diretório Municipal do PMDB, contempla a Mo-delagem e formas de presta-ção de serviços públicos de responsabilidade do municí-pio. A modelagem representa os arranjos que melhor favo-recem a organização da sua gestão e dependem de diver-sos fatores: nível de desen-volvimento municipal; locali-zação geográfica do Município; características dos sistemas já implantados e a implantar; nível de especia-lização técnica da estrutura institucional e dos agentes públicos envolvidos com a sua gestão; capacidade de captação de recursos públicos e privados; e, opções político-estratégicas estabelecidas pelo Poder Público local.

No entanto, é indispensá-vel que a escolha da modela-gem assegure flexibilidade capaz de permitir o emprego das diversas formas de pres-tação, a fim de evitar a tão desgastada fórmula de uma única solução para serviços públicos que não possuem a mesma natureza. Daí, a pos-sibilidade do uso, ao mesmo tempo, da prestação direta ou indireta para um mesmo tipo ou diferente de serviço público.

A prestação direta se dá quando o Município o de-sempenha por si próprio, acu-

Modelagem e formas de prestação de serviços públicos

Jovelino Dallabrida é Mediador de uma turma do curso para Gestores Públicos Municipais

[email protected]

mulando as fun-ções de titular e prestador, ocor-rendo pelas vias concentrada e desconcentrada, assim como pela realização de con-trato terceirizado. Já a prestação in-direta se dá quando o Municí-pio, por meio de seu núcleo estratégico, utiliza a via da descentralização administra-tiva institucional, transferindo a execução do serviço públi-co para pessoa jurídica diver-sa, que não represente um ór-gão administrativo interno, como, por exemplo, a Secre-taria Municipal de Obras, permanecen-do, porém, com a sua titu-laridade e, por conseguinte, conservando o poder de orga-nização, de planejamento e de regula-ção/fiscaliza-ção desse ser-viço. Dessa forma, requer uma eficiência e regularidade ainda maior no forneci-mento do serviço para a po-pulação.

Na prestação direta con-centrada permite que o Muni-cípio, por meio de seu núcleo estratégico, preste o serviço público municipal sob sua in-

teira responsabili-dade, sem ultra-passar as fronteiras da Administração Pública direta. Já a prestação direta desconcentrada ocorre quando o Município atribui a um ou mais de

seus órgãos administrativos internos a execução do servi-ço, a fim de conferir eficiên-cia e regularidade à sua ges-tão em prol dos usuários. A via administrativa da descon-centração representa, portan-to, um meio pelo qual o Mu-nicípio tenta ordenar melhor as matérias administrativas entre seus órgãos administra-

tivos interno, segundo crité-rios materiais e espaciais.

Ainda na esfera da pres-tação direta, o Munic íp io , que continua a ser, ao mes-mo tempo, ti-tular e presta-dor por si dos serviços pú-blicos, poderá realizar a ter-ceirização de suas ativida-

des materiais, que não envol-vam exercício de poder de polícia. Compete a Adminis-tração Pública municipal a gestão direta dos serviços públicos, mas poderá buscar suporte da iniciativa privada

para obter prestação de ser-viços materiais e humanos.

Na administração indire-ta, o Município pode promo-ver a prestação dos serviços públicos municipais das se-guintes formas: delegação ou outorga legal à autarquia, à fundação, à empresa públi-ca ou à sociedade de econo-mia mista; delegação contra-tual ou negocial para estas pessoas ou iniciativa priva-da; ou, ainda, gestão associa-da, por meio de consórcio público ou convênio de coo-peração, com União, Estados e outros Municípios.

Cada gestor público de-verá analisar a realidade do seu município e oferecer com eficácia os serviços a ele inerentes, adotando a for-ma que melhor resultado trouxer aos munícipes. Na visão contemporânea dos serviços públicos, não basta aplicar os recursos com efici-ência, é preciso buscar o má-ximo de resultado que tais recursos podem oferecer, principalmente, por serem cada vez mais escassos dian-te das necessidades e deman-das. O núcleo de gestão e planejamento é o responsá-vel por definir qual a melhor forma de gerir os recursos públicos e buscar o menor custo e obter o máximo re-sultado.

é indispensável que a escolha da modelagem assegure flexibilidade

capaz de permitir o emprego das diversas

formas de prestação, a fim de evitar a tão

desgastada fórmula de uma única solução

para serviços públicos

Jovelino Dallabrida

Page 3: A Semana 34

Ano I - nº 34Barra do Garças - MT17 a 25 de Novembro de 2009

3PolíticaBARRA DO GARÇAS

Audiência pública defende construção do anel viário Da Redação c/ Assessoria

Audiência pública reuniu políticos municipais, estaduais, federais que reafirmaram a necessidade da construção do anel viário urgente

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Um estudo técnico realiza-do pelo Departamento Nacio-nal de Infraestrutura Terrestre (DNIT) mostrou que Barra do Garças necessita com urgência da construção do anel viário para o desvio do trânsito pesa-do do centro da cidade. Esta constatação foi reforçada du-rante a audiência pública reali-zada no último dia (13) sexta-feira, no anfiteatro Fernando Peres de Farias pela Assem-bleia Legislativa.

A audiência pública reque-rida pelo deputado estadual Adalto de Freitas Filho (PMDB) contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre elas, estavam empresários, políticos e a população em ge-ral. Para o parlamentar, a cons-trução do anel viário é um anti-go sonho da população barragarcense, pois um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores é quanto aos congestionamentos de carretas no Posto Fiscal, localizado en-tre os municípios de Pontal do Araguaia e Aragarças.

O presidente da Assem-bleia, deputado José Riva, lem-brou que é muito importante a realização dessas audiências, porque possibilita que o cida-dão também participe e ajude nas tomadas de decisões.

“Há muitas pessoas que

moram em Aragarças trabalham em Barra do Garças e necessi-tam cruzar a ponte. A demora para a liberação das carretas no Posto Fiscal é um dos entraves maiores. Também vai aliviar e muito o trânsito na cidade, pois, diariamente, passam mais de mil carretas pelo centro de Bar-ra”, destacou Daltinho.

O deputado lembrou ainda que, somente com a ação con-

junta de todas as forças políti-cas, essa obra deverá ser reali-zada. “O apoio da classe política será fundamental, principal-mente com nossos senadores e a bancada federal”.

Depois dos trabalhos da au-diência pública, ficou definido que a Assembleia Legislativa vai formular um relatório sobre a necessidade dessa obra e en-caminhar ao Ministério dos

Transportes e também ao DNIT em Brasília, com propostas e sugestões.

Prefeito defende audiên-cia - O prefeito Wanderlei Fa-rias também apoiou a iniciativa do deputado Daltinho em reali-zar essa discussão entre lide-ranças políticas e sociedade organizada e enfatizou que mesmo que pese as divergên-cias, os interesses da cidade

deve estar acima de tudo. “A prefeitura está disposta em apoiar esse projeto que só vai beneficiar o crescimento do nosso município e que teve iní-cio em 2004, quando iniciamos a pavimentação de uma aveni-da no bairro Nova Barra, mas por questões ambientais a obra foi paralizada”, finalizou o pre-feito.

Daltinho é o único defensor

do Araguaia na Assembléia, pois sabemos da importância desta obra para o Estado, com a conclusão dela a região terá um desenvolvimento socioeconô-mico considerável” frisou Riva. Representando o governador Blairo Maggi, o vice-governa-dor Silval Barbosa (PMDB), afirmou que o governo do Esta-do não medirá esforços para a realização da obra do anel viá-rio, como também outras obras que o governo tem realizado na região do Araguaia. Ele prome-teu se empenhar ao máximo para que a obra seja viabilizada o quanto antes para por fim aos caos em que as cidades enfren-tam.

O Anel Viário de Barra do Garças é um projeto do deputa-do federal Wellington Fagun-des, que vem lutando em Brasí-lia, junto ao Ministério dos Transportes e junto DNIT para que essa obra venha se tornar realidade.

O superintendente do DNIT em Mato Grosso, Rui Barbosa Egual, garantiu que a obra será entregue até 2012. "Essa obra começou em 2004, e deveria estar pronta, mas por questões políticas da antiga gestão e questões ambientais não possí-vel. "É um compromisso meu e do diretor geral do DNIT, Antô-nio Pagot, o anel viário está ga-rantido, será feito e entregue até 2012", afirmou Barbosa.

Foi assinado no último dia (13) , pelo governador do estado Blairo Maggi (PR), a ordem de serviço para o iní-cio do asfaltamento na BR-242, em Querência. O trecho de 48,18 km, a ser pavimen-tado vai até o entroncamento com a BR-158. Depois das obras, o município estará in-terligado com Cuiabá e com outras cidades da região pelo pavimento asfáltico.

O deputado federal Wellington Fagundes (PR), foi o relator do Projeto de Lei Suplementar na Câmara dos Deputados que liberou 20 milhões de reais no ano passado para o asfaltamento da BR, comemorou a deci-são, e disse que a pavimenta-ção vai trazer desenvolvi-mento e progresso à toda população da região.

Por ser uma rodovia fe-

VALE DO ARAGUAIA

BR-242: Emenda suplementar garante asfaltamentoDa Assessoria

deral, antes da ordem de ser-viço a ser assinada, foi ne-cessário primeiro que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) liberasse a licença, o que adiou ainda mais o início das obras. A população da cidade mos-trou-se animada com a che-gada do asfalto.

Também estiveram pre-sentes no evento o Diretor Na-cional de Infraestutura de Transportes (Dnit), Luiz Antô-nio Pagot, o vice-governador Silval Barbosa, além do secre-tário de infraestrutura Vilceu Marcheti e prefeitos de Que-rência, Fernando Görgen, e de Água Boa Maurício Tonhá.

O presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armaze-nagem (Frenlog), deputado federal Homero Pereira, afirmou durante o Fórum sobre Navegabilidade da Hidrovia Teles Pires Tapa-jós, que os meios de trans-portes estão completamen-te esgotados para atender a produção atual de Mato Grosso e, portanto, neces-sita com urgência de inves-timentos em infraestrutura. Pereira ressaltou ainda que “o grande projeto do Esta-do é a hidrovia Teles Pires-Tapajós”.

O Fórum, organizado pelo Movimento Pró-Lo-gística-MT, ocorreu na sede da Confederação Na-cional dos Transportes (CNT), em Brasília, e reu-niu técnicos de vários ór-gãos federais e estaduais.

O presidente da Fede-ração da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, disse que Mato Grosso já vive um apagão logístico. O produtor perde muita renda no transporte rodoviário precário.

A produção do Estado é superlativa. Em grãos são 17,4 milhões de toneladas (t); algodão, 1,4 milhões t; milho, 8,5 milhões t; carne bovina, 25 milhões de ca-beça. “Com uma produção desse porte não dá mais para continuar escoando apenas por rodovia. E sem investimentos não teremos mais como levar essa mer-

LOGÍSTICA

Em alerta, Pereira diz que Mato Grosso já vive "apagão logístico"

24 Horas News

cadoria de um lado para ou-tro”, frisou Prado.

Segundo estudos da enti-dade, investir na Teles Pires é fundamental uma vez que atenderá 38 municípios sendo 43% da produção estadual. Além desses motivos, o mo-dal permitirá crescimento nas exportações de 150% ao ano, o que representaria um incre-mento de 30% ano na econo-mia de Mato Grosso. Seriam aproximadamente R$ 9,8 bi-lhões injetados no estado so-mente com a hidrovia.

Presente no Fórum o go-vernador de Mato Grosso, Blairo Maggi, acrescentou que estudos internacionais já apontam a necessidade de ampliar em 100 milhões de toneladas de soja no mundo, “portanto a demanda pede mais produção, porém, te-

mos que fazer de forma sustentável. Por isso, in-vestimentos em logística podem determinar nosso sucesso ou insucesso de país. O nosso negócio é o combustível da vida. Não há nada mais importante do que produzir alimentos”, destacou o governador.

Participaram do Fórum o coordenador do Movi-mento Pró-Logística, Mar-cos da Rosa, os presidentes Glauber Silveira (Aproso-ja), Rui Prado (Famato), o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Luiz Pagot. Estiveram presentes ainda a CNA, Cargill, An-taq; Ministério da Agricul-tura, Aneel, ANA, AHI-MOR, Ministério dos Transportes.

Pouco mais de 3,5 mil habitantes e manchete na-cional. Não pelo lado bom, mas pelo lado negativo da corrupção que se alastra no Brasil. Essa é a cidade de Araguaiana, citada em re-portagem da revista IstoÉ da semana passada. A ci-dade está no relatório da Controladoria Geral da União (CGU), que fiscali-zou no início do mês, os repasses de recursos fede-rais para as cidades brasi-leiras com menos de 500 mil habitantes. A antiga sede do município de Bar-ra do Garças está inserida

ARAGUAIANA

Recursos de R$ 7,8 milhões são desviados de projetoDa Redação e aparece na lista “negra” da

instituição. Um mega-proje-to para produzir novilhos precoces consumiu a baga-tela de R$ 7,8 milhões da Superintendência de Desen-volvimento da Amazônia (Sudam), porém, o que cha-ma à atenção é que o projeto não saiu do papel.

De acordo com a publi-cação, o caso de Araguaiana mostra que a corrupção que existe nos pequenos municí-pios "é a força motriz de cír-culo vicioso que retroali-menta as máfias, os prefeitos, as empresas, enfim, só cri-minosos de sorte que se aproveitam da incapacidade do Estado em fiscalizar seus

recursos". Essa não é a primeira

vez que Araguaiana via manchete pelo lado negati-vo. A cidade já foi man-chete estadual pelo desvio de recursos do ITBI (Im-posto Tributável sobre Bens Imóveis), cujo resul-tado foi à cassação do ex-prefeito Pedro Simon. A IstoÉ não divulgou o nome da agropecuária responsá-vel pela fraude na Sudam.

Em Barra do Garças, um frigorífico de aves, fi-nanciando pela SUDAM aguarda há mais de 12 anos pelo início do abate, po-rém, as atividades continu-am paralisadas.

Deputado federal, Homero Pereira: Logistica é solução para MT

Governador Blairo Maggi mostra a ordem de serviço da BR-242

Seco

m/M

T

Arqu

ivo

Page 4: A Semana 34

Ano I - nº 34Barra do Garças - MT

17 a 25 de Novembro de 20094 Política

Com o voto minerva pro-ferido pelo presidente do Tri-bunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembarga-dor Evandro Stábile, o pleno do TRE/MT aprovou com ressalvas, a prestação de con-tas da candidata ao cargo de prefeita nas eleições de 2008, pelo município de General Carneiro, Magali Amorim Vilela de Moraes.

Com a decisão, a corte mantém a sentença de apro-vação com ressalvas proferi-da pelo Juiz da 47ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Otávio Vinícius Affi Peixoto, nos autos n° 265/08 e nega provimento ao recurso inter-posto pelo Ministério Públi-co Eleitoral, que pugnou pela desaprovação das contas, ao entender que a irregularidade encontrada na prestação de contas - arrecadação de re-cursos antes da abertura da conta bancária - comprome-teu a lisura da mesma.

O recurso do MPE foi um dos mais debatidos entre os membros da corte na ses-são de terça-feira (17). 'A abertura de conta bancária específica constitui condição sine qua non para a movi-mentação financeira da cam-panha, sob pena de desapro-vação das contas, conforme dispõe a Resolução TSE n. 22715/08, o dispositivo alhu-res transcrito é expresso no sentido de que as contas serão desaprovadas se houver ob-tenção de recursos antes da abertura da conta corrente, ainda que tais recursos sejam apenas estimáveis em dinhei-

Pleno mantém decisão da 47ª ZE e aprova prestação de

contas de Magali Vilela

CONTAS

Da Redação

O deputado federal Car-los Abicalil foi reeleito presi-dente do diretório estadual do partido. Ele é tido como um dos pré-candidatos do PT ao Senado. A chapa de Abi-calil deve ficar com mais de 60% dos 47 cargos da execu-tiva. O resultado é uma amar-ga derrota ao grupo da sena-dora Serys Marly, que tenta impor a candidatura "natu-ral" dela à reeleição. "Esse resultado faz com que a nos-sa chapa fortaleça no Estado e amplie a nossa representa-tividade na executiva. Isso mostra que a nossa tese foi bem aceita pelos filiados", avaliou o deputado. Com a eleição dele, Alexandre Cé-sar continua como líder do PT na Assembleia Legislati-va.

A apuração ainda termi-nou, mas Abicalil já conquis-tou 62,9% dos votos, o que

ro. Assim, não pode o juiz ig-norar o texto expresso da lei, sob pena de decidir contra le-gem e tornar letra morta o dis-positivo legal", explicou em seu voto o relator do proces-so, o juiz membro da corte, César Augusto Bearsi.

Entre os presentes no ple-no e que tiveram um posicio-namento contrário ao relator dos autos está o juiz substitu-to, Yale Sabo Mendes: 'Te-nho que razão assiste à recor-rida, pois, em se tratando de irregularidade meramente formal devidamente esclare-cida e que não comprometa a apreciação das contas apre-sentadas, é assente o entendi-mento de que estas não impe-dem a aprovação de prestação de contas", explicou.

Em seu voto, Yale citou os Acórdãos de n° 492, 36138 e 18335, oriundos de processos julgados nos Tribunais Eleito-rais dos Estados da Bahia, Pa-raná, e Mato Grosso, respecti-vamente, onde prestações de contas de candidatos com ir-regularidades semelhantes foram julgadas e aprovadas com ressalva.

PARTIDO DOS TRABALHADORES

Abicalil é reeleito, derrota grupo de Serys e mira Senado

corresponde a 4.663 eleito-res. Na segunda colocação aparece Zelandes Santiago, que obteve 19,1%, ou seja, 1.448 votos. O vereador Lú-dio Cabral conseguiu anga-riar 12,4%, o correspondente a 939 votos, sendo 735 ape-nas na Capital. Abicalil, por sua vez, perdeu apenas em

Cuiabá, onde teve 715 votos. "A diferença em Cuiabá foi pequena e vamos ampliar a nossa representação para 40% na chapa municipal. São 35 cargos no diretório da Capital". Ele aproveitou a oportunidade para cutucar Serys. "Apesar do apoio de várias chapas de aposição ao

grupo deles (da Serys), con-seguimos ampliar nossa par-ticipação e ainda vamos ven-cer o segundo turno", disse numa referência à disputa entre o atual presidente Vil-son Aguiar, do grupo de Serys, e Cido Mendonça, que conta com o apoio de Abica-lil. "O resultado desta eleição em Cuiabá mostra a insatis-fação da maioria dios filiados com a atual diretoria".

A ex-deputada estadual Vera Araújo, a Verinha, ficou na quarta posição, com 379 votos, que representam 4,5%. Na lanterna, aparece o pro-fessor Domingos Sávio, com apenas 1%, ou seja, 87 votos. A tendência é que a apuração seja finalizada até as 14h. Em Cuiabá, Sinop e Várzea Grande ficou definido que ocorrerá segundo turno. A posse das novas diretorias executivas acontece em 7 de dezembro.

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

A reunião realizada pelo Partido do Movimento Demo-crático Brasileiro (PMDB), em Curitiba, sábado dia 21, deixou mais dúvidas sobre a definição do partido para o cenário político do ano que vem. Representantes de 15 diretórios regionais assina-ram uma carta de intenção de apóiar candidatura pró-pria do partido à presidência da República e sugeriu o nome do governador do Pa-raná, Roberto Requião, se-gundo informou o deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho, que foi o único re-presentante do diretório de

PMDB assina carta de intenção para lançar Requião à PresidênciaMato Grosso no encontro.

O deputado mato-grossen-se informou que estavam pre-sentes na reunião o ex-gover-nador de São Paulo, Oeste Quércia; senador Pedro Si-mon; governador de Santa Ca-tarina, Luis Henrique; ex-mi-nistro Elizeu Padilha e o ex-ministro de Assuntos Estra-tégicos, Roberto Mangabeira Urger, onde todos afinaram um discurso de candidatura própria e elogiaram o nome de Requião. O mais entusiasmo com essa possível candidatura era o gaúcho Pedro Simon.

O deputado Daltinho considerou interessante a possibilidade de discutir uma candidatura própria do parti-

do e informou que o gover-nador Requião não fez obje-ção a união com o PT conforme quer alguns pee-medebistas, mas de que o governador demonstro pre-

ferência por uma candidatura própria do partido. “A cidade parece que está em ebulição e pode travar uma nova dis-cussão dentro do partido” destacou Daltinho.

Da Ronaldo Couto

Do RDnews

Asse

ssor

ia

Ger

aldo

Mag

ela

Deputado federal, Carlos Abicalil Senadora Serys Slhessarenko

Deputado Daltinho, presidenta do PDMB Mulher de Curitiba, Carla Shpol, ex-ministro Eliseu Padilha e o governador do Paraná, Roberto Requião

Asse

ssor

ia

Prefeita Magali tem suas contas aprovadas e continua administrando

Focu

s Pr

odut

ora

Page 5: A Semana 34

Ano I - nº 34Barra do Garças - MT17 a 25 de Novembro de 2009

5PolíticaINFRAESTRUTURA

Uma boa notícia para ci-dade de Aragarças. Emenda de autoria do deputado fede-ral Rubens Otoni (PT) no va-lor de R$ 1 milhão beneficia-rá com pavimentação asfáltica 31 vias públicas nos mais diversos bairros. Os re-cursos serão liberados por meio do Ministério do Turis-mo (MTur), que já deu pare-cer técnico favorável ao plei-to do prefeito Marcão.

“São recursos importan-tes que vão melhorar a infra-estrutura turística e urbana do município, fazendo com que alavanque o turismo na cidade que fica às margens do Rio Araguaia. O dinheiro será por meio do Programa de Infraestrutura Turística do MTur, que faz parte do Plano Nacional de Turismo, que visa prover os municípios de infraestrutura adequada para expansão da atividade turísti-ca e melhoria dos produtos e serviços ofertados”, diz Ru-bens

Ainda segundo o deputa-do Rubens Otoni, esses re-cursos são mais uma impor-tante contribuição para a administração do prefeito Marcão, também do PT, “que tem buscado ser parceiro do Governo Federal e do nosso mandato. Vamos continuar nos esforçando para levar mais recursos federais para a cidade”, conclui.

Aragarças: emenda de Rubens Otoni beneficiará com asfalto mais de 30 ruas

Marcão agradece ao deputado e já prepara a contrapartida do município

Silv

io F

otóg

rafoDa Redação c/ Assessoria

“Estamos mais uma vez agradecidos ao deputado Ru-bens, esse parceiro de Ara-garças, por mais esta emen-da. Já estamos nos preparando para participar com a nossa

O que há algum tempo só era visto em filmes de ficção já está ao alcance do inter-nauta barra-garcense: levar o computador ao Complexo Turístico do Porto Baé e acessar e-mails e sites, sem a necessidade de fios ou cabos. É a tecnologia wireless em cena.

A iniciativa de instalar o sinal partiu do vereador Júlio César, os frequentadores e moradores vizinhos ao Porto Baé poderão acessar gratui-tamente o sinal da internet 24 horas por dia. A Prefeitura de Barra do Garças instalou uma antena internet via wire-less que beneficiará, princi-palmente, quem possui note-book. O sistema ainda está em fase de testes para entrar em caráter definitivo.

Autor da indicação que resultou na implantação do sistema, o vereador ressalta que por ser o Porto Baé um local turístico e com grande número de frequentadores, a implantação da tecnologia wireless era necessária para atender não só quem mora em Barra do Garças, mas também quem está visitando a cidade.

“Em muitas cidades bra-sileiras já se tornou comum oferecer o sinal de internet gratuito em pontos turísticos, como o Porto Baé. No Rio de Janeiro e Salvador, pontos turísticos já são beneficiados com esse sistema. Porque não Barra do Garças fazer o mesmo? Foi pensando nesse

Os certificados para os formandos e mediadores do curso de Gestores Pú-blicos Municipais de Barra do Garças já foram confec-cionados e serão entregues numa cerimônia marcada para o dia 4 de dezembro, provavelmente com a pre-sença do ex-ministro e pre-sidente da Fundação Ulys-ses Guimarães (FUG), Elizeu Padilha, que foi convidado pelo deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), sába-do dia 21/11, durante en-contro nacional do PMDB em Curitiba. “Nós fizemos o convite pessoalmente ao ex-ministro para que ele veja o sucesso que está sendo os cursos do PMDB em Barra do Garças e no Mato Grosso” frisou. Se-gundo Daltinho, o ex-mi-nistro ficou de dar uma resposta se virá à entrega de 549 certificados para os formandos e 27 para os mediadores do curso. A co-ordenadora municipal da FUG, Normal dos Santos Moreira, informou que a desistência ficou abaixo de 10% dos inscritos, portan-to com um excelente apro-veitamento ao final.

Este é o segundo curso de ensino a distancia ofere-cido pela FUG em parceria com PMDB em Barra do Garças abordando sobre administração pública den-tro de uma ótica para qua-lificação de gestores públi-cos. O conteúdo agradou

contrapartida para que mais ruas sejam asfaltadas e nossa população tenha maior quali-dade de vida e que Aragarças fique mais bem estruturada”, ponderou o prefeito Marcão.

ACESSO A WEB

Sinal da internet será de graça no Porto BaéDa Redação c/ Assessoria

avanço tecnológico que leva-mos a proposta ao prefeito Wanderlei Farias e ele nos atendeu”, disse Júlio César.

Além de Barra do Gar-ças, quem será privilegiado com o sinal gratuito são os frequentadores da Avenida

Beira-Rio, em Aragarças. Testes foram feitos no local e a recepção foi considerada 100% a partir do acesso feito por meio de um notebook. Os terminais que possuem rede wireless também pode-rão ter acesso à internet.

Detran opera no horário antigoO vereador Julio Cesar

(PSDB), esteve em Cuiabá no último dia 17, onde se reuniu com o diretor do De-tran, Teodoro Moreira Lo-pes, para tratar sobre o ho-rário de funcionamento da 3ª Ciretran, que estava ope-rando das 8h às 14h. Se-gundo o vereador tucano, os proprietários de auto es-cola e despachantes esta-vam sendo prejudicados com a mudança no horário, pois muitos não conse-guiam fazer o pagamento de taxas e recolhimento de guias, em virtude dos ban-

cos que estarem utilizando o horário de verão, trazendo assim muitos aborrecimen-tos e prejuízos.

O vereador Julio Cesar, esteve acompanhado do sub-secretário de Meio Am-biente, Moacir Couto, que juntos solicitaram a mudan-ça para o horário antigo, que é das 8h às 17h. "Para quem precisa utilizar os serviços do Detran, a questão do ho-rário é fundamental, porque quase todos envolve tam-bém o serviço bancário e precisam ser conciliados", concluiu o Julio Cesar

HOMENAGEM

FUG e PMDB preparam entrega de certificados

CURSO/FORMAÇÃO

em cheio aos universitá-rios onde mais da metade dos formandos é formada por acadêmicos da Cathe-dral, Univar e Unopar de Barra do Garças, que pu-deram aproveitar as aulas como extracurriculares. Daltinho agradeceu ao empenho de sua equipe na aplicação dos cursos da FUG na pessoa da coorde-nadora municipal Norma e os demais assessores que ajudaram no curso: Odair, Aline, Getúlio, Jairo Mar-ques e Raimundo Parrião. A solenidade de entrega vai contar com a presença do coordenador regional da FUG, Rafael Belo Bas-tos e a presidente da FUG-MT, ex-deputada Teté Be-zerra; o presidente estadual do PMDB, deputado fede-ral Carlos Bezerra e o vi-ce-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.

O curso para Gestores Públicos Municipais co-meçou no dia 15 de agosto e terminou no dia 31 de outubro com destaque para participação dos uni-versitários porque as insti-tuições de ensino Cathe-dral, Unopar e Univar aceitaram o aproveitamen-to do conteúdo com aula extracurricular. Para os acadêmicos de Direito e Administração o curso va-leu para 25 horas, enquan-to para os alunos de Ciên-cias Contábeis foram 15 horas. Já a Univar e a Uno-par aceitaram o curso para abater 30 horas extracurri-culares.

Da Redação c/ Assessoria

ESPORTE

Creche receberá nome de Dom Antônio SartoO projeto de Lei nº 078 /

2009 de autoria do vereador Sávio Carvalho (PDT) e co-autoria da vereadora Andréia Santos (PR), que dispõe so-bre a denominação de logra-douro público, foi aprovado na sessão do último dia 24. A creche que será construída no Jardim Nova Barra rece-berá o nome de "Creche Mu-nicipal Dom Antônio Sarto".

Dom Antônio Sarto, ser-viu à igreja particular de Bar-ra do Garças durante 20 anos em que viveu aqui e teve par-ticipação relevante em proje-tos sociais como: Creche da Vila Maria, -das irmãs Ursu-linas-, Carpintaria Comuni-tária da Vila Maria, Constru-ção da capela do Nova Barra Sul e Norte, Jardim Palma-

Da Redação res, dentre outras."Dom Antônio Sarto, foi

cidadão que aqui conviveu todos esses anos, ,trabalhan-do pelo povo de Barra do Garças, e achamos justa a homenagem é uma forma de reconhecer seu trabalho", fri-zou Carvalho.

Ainda na mesma sessão o pedetista fez indicação ao prefeito Wanderlei Farias, solicitando que seja feito um convênio com a Fundação Amazônia Legal - ONG -, na possibilidade da doação de uma Academia para Terceira Idade (ATI), para auxiliar no tratamento de dependentes químicos, que poderá ser ins-talada na sede da ONG pró-xima ao Clube Bancrevea.

Na visão do vereador isso ajudaria no tratamento des-

sas pessoas o que traria resul-tados benéficos à sociedade.

Já na questão da venda ambulante de carnes, projeto da Friboi, Carvalho voltou dizer que muito está preocu-pado com o resultado que isso pode trazer, segundo ele muitos irão perder o empre-

go, e comerciantes irão fe-char as portas, e lembrou que a empresa colocará 22 pesso-as para trabalhar nas vãs, mas que cerca 300 perderão seus empregos, por isso, defendo uma discussão mais ampla e esclarecida para o assunto", concluiu Sávio.

Jajá quer instalação de tabela de basquete

Vereador Julio Cesar com técnicos na instalação dos equipamentos

Asse

ssor

ia

Vereador Sávio Carvalho autor do projeto de lei, que nomeou creche

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

O vereador João Carlos Sousa de Abreu -Jajá- (PR), apresentou na sessão do úl-timo dia 24, indicação ao prefeito municipal, Wan-derlei Farias, solicitando que seja colocada uma ta-bela de basquete oficial, na quadra de esporte, localiza-da na Praça Dr. Marcelo Paes Lemes, no bairro Jar-dim Amazonas.

Segundo o vereador Jajá essa reivindicação é dos jo-vens praticantes do basque-

Da Redação tebol, naquela localidade. É uma forma de incentivar a juventude praticar esportes, conseqüentemente, e man-te-las longe das drogas e outros males. "Prefiro ver nossos jovens praticando esportes em lugares públi-cos, do que envolvidos em crimes e pequenos delitos", afirmou o republicano.

O vereador também apre-sentou diversas moções de aplausos aos formandos das Faculdades Cathedral dos cursos de: Direito, Gestão Financeira, Marketing, Pe-dagogia e Administração. Vereador João Carlos de Abreu (Jajá), quer que esporte seja levado à sério

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Aula inaugural do curso de gestão pública mais de 900 pessoas presentes

Mayke Toscano

Page 6: A Semana 34

Ano I - nº 34Barra do Garças - MT

17 a 25 de Novembro de 20096

AIDSCampanhas e mais campanhas e a Síndrome da Imunodeficiência Adquiri-da, a AIDS, continua sem dar trégua a quem se expõe aos riscos. Somente este ano, mais de mil casos da doença foram registrados em Cuiabá. Os dados são parciais e até o final do ano pode subir ainda mais. Deste núme-ro, 570 são do sexo masculino e 437 são feminino. Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) , do ano de 1985 a Junho de 2008, Mato Grosso apresentou registro de 5.724 casos de AIDS. Uma das questões pontuais que vem sendo tratada como política de combate a doença é o preconceito. O tema trata a AIDS como uma doença crônica, mas, que possui tratamento e controle. “Diante disso, temos que trabalhar o aspecto do preconceito, que ainda é muito forte. O preconceito apre-senta-se como uma das maiores barreiras para quem vive com AIDS, in-terferindo até na adesão ao tratamento” - esclarece a técnica da Coorde-nadoria Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, Janaína Porto.

LICENÇA AMBIENTALA partir de dezembro Aragarças estará apta a emitir a licença ambiental para todos os segmentos, inclusive para empreen-dimentos a exemplo de postos de combustíveis, e atividades extrativistas na zona rural. O coordenador de Meio Ambiente, o biólogo e professor Gilmar Messias de Oliveira, que tam-bém preside o Conselho Municipal de Meio Ambiente, parti-cipa desde agosto da capacitação através do Programa Na-cional de Capacitação de Gestores Ambientais, lançado em julho de 2006, pelo Ministério do Meio Ambiente. Com isso, a partir de dezembro quem precisar de licença ambiental em Aragarças não necessitará mais ir à Goiânia. De acordo Gilmar Messias, a previsão é que no começo do ano que vem, have-rá o início da multiplicação dessa capacitação para a posterior formação de mais agentes no município. Assessoria

CAMPANHA CoNTRA A DENguEA campanha “Confresa Unida Contra a Dengue” chegou ao centro da cidade de Confresa, no último dia 17, localizando vários criadouros do mosquito da Dengue. A secretaria municipal de saúde sabe que o centro da cidade é o local com maior índice de infestação de larvas, os dados estatís-ticos de anos anteriores mostram uma presença de até 9% de criadouros nos estabelecimentos comerciais e residên-ciais desta área. O problema está nos depósitos que ficam na parte de trás dos imóveis e que não são vistos pelos clientes, normalmente sem cobertura tudo fica exposto às chuvas acumulando água. Há muita resistência dos pro-prietários em permitir que os agentes ambientais e agentes de saúde cheguem até os depósitos para auxiliar na locali-zação de possíveis focos. Assessoria

GeralSEMANA DA ARRUMAÇÃO

As Secretarias de Estado de Fazenda e de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, reafirmaram a norma-lidade do convênio 003, de março de 2008. O documento oferta policiamento em todos os postos fiscais do Estado para fiscalizar o trânsito pesa-do. A declaração foi do secre-tário de Fazenda, Eder Moraes, que desmentiu boatos, com origem em Barra do Garças, de que o serviço militar no posto fiscal Pontal do Araguaia havia sido cancelado.

O problema em Barra está na localização do posto fiscal, que não possibilita espaço para a construção de um pátio ade-quado para o atendimento aos caminhões que chegam ao Es-tado. Devido esta situação, o policiamento militar atua orientando e regulando o trân-sito de carretas, liberando a entrada e a saída dos cami-

Pelo quarto ano conse-cutivo, o Rotary Club de Barra do Garças realiza mais uma ampla campanha de alcance social - trata-se da “Semana de Arruma-ção”, A atividade que tem mote “Solidariedade: Um Diálogo com a Vida” vai até o dia 18 de dezembro e visa recolher agasalhos, brinquedos e calçados, en-volve toda a sociedade na grande mobilização para arrecadação das doações das peças arrecadadas. A iniciativa tem como pro-posta tornar mais alegre o Natal de milhares de pesso-as de baixa renda.

A meta desta 4ª edição é arrecadar de 14 a 17 mil pe-ças que serão distribuídas para 15 entidades filantró-picas que atuam em Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia. A mo-bilização para arrecadação da campanha conta com a participação de 41 empre-sas que estão trabalhando no recolhimento de doação e divulgação do evento so-cial. O número de arreca-dação deste ano pretender superar o do ano passado que atingiu a marca de 9.500 peças arrecadas além de distribuição de cestas básicas doadas.

O coordenador da cam-panha “Semana da Arruma-

Campanha de Natal mobiliza comerciantes e comunidade na arrecadação de doações

Da Redação ção, Jovelino Dallabrida, afirma que o Rotary espera arrecadar neste ano um número ainda maior de ob-jetos em desuso e para isso, conta com a participação de toda comunidade. “No mês de dezembro se espera um maior fluxo no recebimento de doações que, devem ser encaminhadas nos princi-pais pontos de arrecadação da campanha”, ressaltou.

AtlasBanco do BrasilBarraPharmaCDLDallasFaculdades CathedralFiskMotogarçasMóveis Gazin - Loja IMóveis Gazin - Loja IIPolicia MilitarRádio GazetaRede CEMATSICREDI AraguaiaSuper. Dois IrmãosTV Centro OesteUnimedUFMT - Campos IUFMT - Campos IIUNIVARIgreja Luterana/SikorDallabrida Contab.Caixa Econômica FederalPanificadora Pão de MelTribunal Reg. TrabalhoLubrificantes BarbosaEstilos Bijoterias

Sob a coordenação da Pre-feitura Municipal, a cidade de Barra do Garças sediou nos dias 9 e 10 a Etapa Municipal da 4ª Conferência das Cidades, preparatória e eletiva para a 4ª Conferência Estadual das Ci-dades, que será realizada em Cuiabá. As etapas municipal e estadual definem propostas que serão apresentadas na 4ª Con-ferência Nacional das Cidades, que acontecerá no período de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília.

As discussões sobre os te-mas, reuniram na Câmara Mu-nicipal, técnicos do Ministério das Cidades, prefeitos, secretá-rios municipais e representantes dos municípios que integram o Pólo de Barra do Garças, forma-do por oito municípios. O obje-tivo do evento foi formular prin-cípios e diretrizes orientadas pela Política Nacional de De-senvolvimento Urbano, com a participação da sociedade civil e Poder Público na apresentação de idéias e projetos.

Nesta 4ª Conferência, os te-mas abordados foram “Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e

Barra do Garças foi sede da 4ª Conferência das Cidades

MOBILIZAÇÃO

Controle Social” e “Avanços, Dificuldades e Desafios na Im-plementação de Desenvolvi-mento Urbano”. O advogado Edmar Júnior, procurador Jurí-dico da Prefeitura de Barra do Garças foi o responsável pela coordenação desta etapa. Na oportunidade, ele destacou a conferência como uma forma dos municípios políticas sociais como habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana, e planejamento territo-rial urbano. Dentro dos temas abordados, o eixo temático da 4ª Conferência Municipal das Ci-dades abordou a criação e im-plementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal; aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da fun-ção social da propriedade do solo direto; a integração da po-lítica urbana no território: polí-tica fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habita-ção e saneamento; relação en-tre os programas governamen-tais como Programa de Aceleração do Crescimento, Minha Vida e a política de de-senvolvimento urbano.

Da Redação

RáPIDAS

Pontos de Captação

POSTO FISCAL

Sefaz mantém convênio com a PM para fiscalizar trânsito pesado

Da Redação nhões em Mato Grosso, con-forme a capacidade de atendi-mento no posto fiscal. A permanência do serviço, mes-mo gerando custos extras ao governo, será mantida.

O secretário Eder Moraes detalha que caso este controle fosse cancelado, haveria uma superlotação de carretas na ponte sobre o rio Araguaia. A ponte foi reformada pelo Go-verno de Mato Grosso em 2007, mas teria o seu desgaste acelerado caso fosse permitido o sobrepeso.

“O Estado de Goiás tam-bém possui responsabilidade no controle do trânsito na fron-teira, porém, tem feito ‘vistas grossas’, não demonstrando nenhum tipo de solidariedade. No entanto, o governador Blairo tem compromisso com a região do Araguaia e nos de-terminou a tomar as medidas possíveis para não prejudicar a população".

Univar oferece curso de Educação FísicaVESTIBULAR

A Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (Univar) anunciou a criação do curso de Educação Física. Com in-vestimento de R$ 250 mil re-ais, a instituição passar a con-tar agora com 11ª graduação voltada para a comunidade es-colar. O anúncio foi feito na última terça-feira (24) pelo diretor-geral da Univar, Mar-celo Antônio Fuster Soler. A meta da instituição é aumentar o número de alunos matricula-dos passando de 1.200 para 2.200 alunos. O curso de Edu-cação Física com 120 vagas será ofertado nos períodos matutino e noturno, com obje-tivo de atender a clientela es-colar. As inscrições para o vestibular da Univar já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de dezembro.

O novo curso criado faz parte do Plano de Expansão e Reestruturação da Univar ini-ciado em 2007. O projeto de

Da Redação expansão foi dividido em duas etapas de processos. Na pri-meira etapa foram criados os cursos de Enfermagem, Fisio-terapia, Serviço Social e Edu-cação Física, mas este último não foi autorizado pelo Minis-tério de Educação (MEC). E na segunda etapa o plano benefi-ciou as graduações de Nutri-ção, Farmácia e por último, o de Educação Física. Segundo Soller, com a finalização destes dois novos blocos de cursos Nutrição e Enfermagem o de Educação Física foi autorizado por meio da portaria ministerial da Secretaria de Educação Su-perior nº 1.639. A publicação foi feita na última segunda-fei-ra no Diário Oficial da União.

O diretor também afir-mou que o curso de Educa-ção Física vem para atender uma demanda que está gran-de e beneficiar os trabalhado-res, oportunizando horários alternativos. Ele ressalta que a pessoa que trabalha durante o dia poderá fazer o curso de

manhã ou noite, dependendo da disponibilidade de cada um. De acordo com ele, a ex-pectativa é que as vagas do novo curso sejam todas preen-chidas, totalizando 120 alunos neste primeiro vestibular.

Entre as necessidades do corpo docente e discente do novo curso, o 11º graduação da Univar, está a adequação de estruturas físicas, com criação de novos espaços e equipa-

mentos para as práticas es-portivas. “Para o curso de Educação Física estamos in-vestindo em melhoria de es-trutura não só da Faculdade, mas do Balneário Peixinho (Centro) e convênio com a Prefeitura de Barra do Gar-ças além de investimentos em laboratórios de anatomia, biologia e química e do fisio-logia do exercício”, finalizou Soller. (LC)

Pontos de captação foram distribuídos pela cidade para a coleta de doações

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Reitor da Faculdade univar de Barra do garças, Prof. Marcelo Soler

Asse

ssor

ia

Técnicos do Min. das Cidades, prefeitos, secretários e represen-tantes dos municípios que integram o Pólo de Barra do Garças

Page 7: A Semana 34

Ano I - nº 34Barra do Garças - MT17 a 25 de Novembro de 2009

7

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, confirmou em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (25.11), a re-alização das provas do Concurso Público do Es-tado em duas etapas. Ele anunciou o dia 31 de ja-neiro como a primeira data e a segunda, no dia 21 de fevereiro. A realiza-ção de outros concursos, no mês de dezembro, e a proximidade com as datas comemorativas de final do ano inviabilizaram a realização do concurso ainda neste ano.

O Governo do Estado estabeleceu um Comitê de Acompanhamento do Concurso. A partir das de-

cisões deste comitê caberá ao Estado coordenar e ge-renciar toda parte adminis-trativa até a divulgação dos resultados, prevista para ocorrer em prazo suficiente para convocação dos apro-vados. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) será a responsá-vel pela elaboração e enca-minhamento das provas até os Correios.

A Secretaria de Estado de Administração (SAD) terá a responsabilidade de treinar os fiscais e coorde-nadores para atuarem no dia da prova. A SAD conti-nuará na condução do con-curso com apoio do Comitê de Acompanhamento.

O governador suspen-deu a realização das provas do concurso público, tão

logo tomou conhecimento da demora do início das provas, rompimento dos la-cres antes do horário e pro-blemas de logística. Maggi

aproveitou a ocasião e pediu desculpas formal-mente pelos transtornos causados com a suspen-são das provas.

Da Assessoria

GeralBARRA DO GARÇAS

O advogado Sandro Luis Costa Saggin é o novo presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Barra do Garças. Ele foi eleito na última quinta-feira (19), em elei-ção realizada na sede da en-tidade, na Rua Francisco Lira, no bairro Sena Mar-ques. Encabeçando a chapa “Evolução e Independên-cia”, ele derrotou o advoga-do Luiz Paulo Gonçalves de Resende, da chapa “Encon-tro das Águas”.

A eleição em Barra do Garças aconteceu de forma tranquila e democrática.

Uma triste realidade. A audiência pública realizada pelo Ministério Público Es-tadual (MPE) na última ter-ça-feira (17) constatou que o trânsito na cidade de Barra do Garças mata mais do que armas de fogo. O evento foi realizado com o objetivo de discutir assuntos de interesse da sociedade, porém, o trân-sito acabou chamando aten-ção diante do grande número de ocorrências registradas nos últimos anos.

De acordo com levanta-mento feito pela Polícia Militar, foram registradas 34 mortes no trânsito local contra 18 praticados por ar-mas de fogo ou branca. A avenida Ministro João Al-berto e as ruas Independên-cia e Moreira Cabral são apontadas como pontos crí-ticos. “A situação do trânsi-to em Barra do Garças é um problema antigo que, com o passar dos anos, vem se agravando. O MP tem dis-cutido com as autoridades medidas concretas”, disse a promotora de justiça, Lu-

ELEIÇÃO

Sandro Saggin é o novo presidente da subseção da OAB de Barra do Garças

Da Assessoria

Dos 188 advogados com di-reito a voto, 109 comparece-ram para exercer o direito de

adversário. Foi registrado apenas um voto nulo.

Para a eleição estadual em Barra do Garças, o advo-gado Cláudio Stábile (chapa Pela Valorização do Advo-gado) derrotou o adversário Vicente Sacaravelli (chapa OAB Independente) por 69 votos a 35. Cinco eleitores votaram nulo.

Sandro Saggin prometeu trabalhar pelo fortalecimento da classe em Barra do Garças e também fortalecer a entida-de. “A eleição acabou. Te-mos agora é que trabalhar-mos unidos e defender os interessados da advocacia”, ressaltou Saggin.

Trânsito mata mais do que armas de fogo Da Redação c/ Assessoria

ciana Rocha Abrão David.Algumas medidas cobra-

das pelo Ministério Público

em audiência realizada em março deste ano, já estão sendo adotadas pela prefeitu-

natura de convênio com a Polícia Militar para fiscalizar o trânsito, e implantação de uma nova sinalização verti-cal e horizontal. “A prefeitu-ra está trabalhando para solu-cionar os problemas que a cidade enfrenta com o trânsi-to”, disse o major PM Wla-mir Gama, coordenador mu-nicipal de Trânsito.

Já o comandante do Co-mando Regional Leste, coro-nel Valdemir Barbosa, defen-deu a construção do anel viário para desafogar o trân-sito pesado da avenida prin-cipal da cidade. Ele lamentou a violência no trânsito. “Na medida do possível, temos procurado colaborar com a realização de blitze educati-vas e punindo os motoristas infratores com a aplicação de multas. É uma realidade que queremos mudar”.

Outra questão bastante discutida foi o grande núme-ro de ocorrências envolven-do o tráfico e consumo de drogas na região de Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Os promotores atribuem a ocorrência de crimes ao uso de entorpecentes.

ra de Barra do Garças. Entre elas, a adoção de estaciona-mento para motocicletas no

Centro; proibição de conver-são à esquerda na avenida Ministro João Alberto; assi-

escolher o novo presidente da OAB. Saggin saiu vitorioso com 70 votos contra 38 do

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CERCO FECHADO

Da Redação

Concurso será em janeiro e fevereiro de 2010

Os moradores de Barra do Garças devem ficar em alerta com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da den-gue. A Vigilância Municipal Epidemiológica de Barra do Garças vai multar os donos das casas que não permitir a entrada dos agentes de saúde nas na residências para veri-ficar infestação do mosquito. Além disso, a prefeitura irá limpar os terrenos baldios e valores gastos pela adminis-tração serão incluídos no Im-posto Predial Territorial Ur-bano (IPTU) de 2010.

A medida foi anunciada na última terça-feira (24) du-rante a reunião promovida pela Secretaria Municipal de Saúde realizada para anun-ciar um pacote de medidas emergências de combate á dengue - entre elas o 3º Mu-tirão contra a doença. A ação tomada pela Secretaria Mu-nicipal de Saúde visa atender uma determinação do Minis-tério Público do município.

Para intensificar o traba-lho no combate à dengue também foram contratados 30 agentes de saúde, totali-zando 90 profissionais que atuarão no combate da doen-

Advogado Sandro Saggin será o representante da classe em Barra do garças

Maggi: os candidatos que não quiserem mais prestar o concurso público serão ressarcidos do valor da taxa de inscrição

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Acidente ocorrido no último dia 16 na Av. Ministro João Alberto com a Rua Presidente Vargas - Centro de Barra do garças-. o condutor do veículo corsa fez conversão em local proibido atropelando uma motociclista que foi parar em cima do veículo

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Dengue: donos de casas que não permitir entrada de agentes

de saúde serão multados

ça, além do apoio de diversas entidades e instituições públi-cas. Barra do Garças no mês de novembro registro 1.788 notificações de casos de den-gue. Deste total, sete são den-gue hemorrágica, com dois casos de óbitos.

Segundo a Secretaria de Saúde, os agentes estão nas ruas em busca de criadouros fazendo um trabalho de conscientização. “Se forem encontrados criadouros os moradores primeiro serão notificados e, em caso de reincidência, serão multa-dos. “Vamos atingir 100% dos bairros de Barra do Gar-ças. “Já iniciamos o trabalho no bairro Mangueira, Cam-pinas, São Benedito, fechar todos os bairros do municí-pio, fechar com uma passea-ta envolvendo todos os seg-mentos da sociedade para sensibilizar a população mostrando que a dengue mata”, afirmou a Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Sallum. Ela também afirmou que maior foco do mutirão é o lixo domiciliar . Ela exem-plifica que só na semana pas-sada no bairro Mangueira foram coletadas mais de 60 amostras de lavras para se-rem confirmadas.

Secretaria de Saúde traça nova estratégia para combater a dengue

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Page 8: A Semana 34

Ano I - nº 34Barra do Garças - MT

17 a 25 de Novembro de 20098 Economia

PRESTANDO CONTAS

Saiba onde foi aplicado o dinheiro recebido do governo federal em seu município

O Jornal A Semana no Araguaia vai ajudar você cidadão a fiscalizar onde estão sendo investidos os recursos federais recebidos pela prefeitura de seu município. Nesta edição, estamos publicando o histórico da Prefeitura de Alto Boa Vista. Os dados estão publicados no site Transparência Brasil do governo federal. Para mais informações acesse (www.portaltransparencia.gov.br).

Da Assessoria

Buscando atrair mais in-vestimentos e o aumento da ocupação da mão de obra dis-ponível, uma comitiva chefia-da pelo prefeito de Confresa, Gaspar Lazari, visitou as ins-talações da sede do laticínio Leites Piracanjuba, na cidade de Bela Vista de Goiás.

A comitiva estava com-posta também pelos vereado-res Zé Cícero, Nero e Jairo Cunha e pelos presidentes de associações de assentamentos Eranilton, Edson e Newton, que foram indicados por to-das as 23 associações para representá-los.

Também acompanhavam a comitiva os produtores de leite Ananias e Carlucio, além do superintendente do Con-sórcio de Desenvolvimento do Norte Araguaia, Dimas Melo.

A visita ao processo de in-dustrialização e distribuição da fábrica deixou a comitiva muito motivada. A empresa poderá ser a ponta da venda, que faltava para o fechamento da cadeia produtiva do leite, não só em Confresa mas em toda a região. O programa Balde Cheio, que já está sen-do implantado no município, prevê um aumento expressi-vo na produção de leite em pequenas áreas, indo de en-contro com a realidade da produção familiar.

Laticínio Piracanjuba vai se instalar em Confresa

INVESTIMENTOS

Confresa tem aproxima-damente 6.000 famílias que podem se enquadrar neste programa, muitas destas pro-priedades já começaram a tro-car o “gado branco”, de corte, por vacas de leite.

Instalação da fábrica - Em uma reunião com os proprie-tários da Piracanjuba os vere-adores puderam avaliar o grau de seriedade e a grande estru-tura com que o grupo traba-lha.

Através da Lei 057/2009 enviada pelo executivo muni-cipal e aprovada por unanimi-dade na Câmara Municipal, Confresa conquista mais uma empresa para se instalar no município. Uma área de 13 mil metros quadrados em co-modato de 20 anos, prorrogá-vel por mais 20, permite que a Piracanjuba faça ampliações de uma estrutura e equipa-mentos que já existe no local, porém sem nunca ter funcio-nado.

O laticínio Piracanjuba funcionará em Confresa com a empresa Laticínios Alto Boa Vista Ltda., que é de sua pro-priedade e está sendo transfe-rida do município de igual nome.

A unidade instalada fun-cionará com esta estrutura ini-cial até atingir uma captação de 100 mil litros por dia, quando então construirá uma nova fábrica com capacidade para 500 mil litros/dia.

Os administradores têm mais um motivo para se or-gulhar da profissão. De acor-do com o levantamento “Você no Mercado de Traba-lho”, realizado por especia-listas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os profissio-nais de Administração são os segundos mais bem pagos do país.

A pesquisa apontou que o piso salarial do setor hoje é de R$ 2.500,00 e o salário médio é de R$ 4.687,70. Um dos fatores que colaboraram com o resultado é o fato do profissional de Administra-ção possuir uma abrangência de atuação que agrega mais de 200 de segmentos. De acordo com dados do Conse-lho Federal de Administra-ção (CFA), um profissional considerado sênior chega a ganhar cerca de R$ 8 mil por mês.

A universitária Simone Donata do 4º período do cur-so de Administração da Fa-cudade Lumen ressalta que a notícia vem como um estí-mulo para enfrentar o merca-do de trabalho. “Essa pesqui-sa, inclusive, retira aquele pensamento errôneo de mui-tas pessoas em achar que o curso de Administração é so-

1. Médicos ..................................................................R$ 7.841,63 2. Administradores e diretores.................................R$ 4.687,70 3. Engenheiros ...........................................................R$ 4.464,48 4. Profissionais em pesquisa e análise econômica R$ 4.085,34 5. Técnicos e fiscais de tributação e arrecadação . R$ 3.861,00 6. Advogados e juízes................................................R$ 3.810,53 7. Agrônomos e afins ................................................R$ 3.655,73 8. Analistas de sistemas ............................................R$ 3.550,09 9. Cirurgiões-dentistas ..............................................R$ 3.493,19 10. Arquitetos ............................................................R$ 3.468,20

MERCADO DE TRABALHO

Administração é a segunda profissão mais bem remunerada do Brasil

mente para aqueles que já possuem o que administrar. É uma motivação para todos os estudantes que estão co-meçando, terminando e es-colhendo uma área a seguir”, afirma a estudante.

Marcos Morita, professor do Mackenzie de São Paulo e executivo há 15 anos em multinacionais, revela que essa boa média salarial do administrador vem de fatores como velocidade de cresci-mento das corporações, di-minuição da distância entre os concorrentes devido à glo-balização e avanço das tec-nologias que colocam as em-presas mais próximas dos consumidores. “Essas ten-dências e fatores fazem com que as empresas busquem profissionais que tenham fle-xibilidade, criatividade, vi-são integrada, antenados com as novas tecnologias, dinâ-micos e empreendedores, ca-racterísticas desenvolvidas durante o curso de Adminis-tração”, destaca Morita.

O Professor ressalta que a visão que a sociedade tem do administrador ainda é um pouco confusa devido ao le-que de possibilidades em áreas que esse profissional pode atuar. “Acredito que o papel e a importância do ad-ministrador de empresas pre-

cise ser melhor trabalhado. Pela própria flexibilidade e capacidade de adaptação do profissional, o administrador tende a adquirir a cultura da empresa ou das profissões mais fortes dentro da empre-sa. Cabe a nós, administrado-res, adotarmos um posicio-namento ímpar, salientando nossos pontos fortes e vanta-gens competitivas frente a outras profissões”, afirma Morita.

O estudo de remunera-ção das profissões foi subsi-diado com informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2007 e nas mé-

dias salariais do País. "Vamos chegar muito

mais longe", afirma Leandro Vieira, editor do www.admi-nistradores.com.br, principal veículo on-line voltado à Ad-ministração. "Não é à toa que Administração é o curso com o maior número de estudan-tes e o maior número de fa-culdades do Brasil", comenta Vieira. "Isso já é um reflexo de uma mudança cultural so-bre o papel do Administrador e a sua importância. Como diria Peter Drucker, adminis-tradores eficazes são neces-sários em toda e qualquer organização do mundo", conclui.

Da Assessoria / Fac. Cathedral

Veja o ranking com os salários médios entre as profissões

Contribuição: Profa. Esp. ADM. Ângela Cristina de Melo – Coordenadora e professora do Curso de Administração das FACULDADES CATHEDRAL de Barra do Garças - MT. Por Fábio Bandeira de Mello - www.administradores.com.brURL :: http://www.administradores.com.br/noticias/administracao_e_a_segunda_profissao_mais_bem_remunera-da_do_brasil/27527/

gaspar Lazzari visitou as instalações do Laticínio Piracanjuba, em goiás

Asse

ssor

ia

Page 9: A Semana 34

Ano I - nº 34Barra do Garças - MT17 a 25 de Novembro de 2009

9AgronegócioBIOENERGIA

Meirelles afirma: usina de Barra começa produzir em 2012

Embrapa Mato Grosso traz esperança do fortalecimento de pesquisas agropecuárias

Da Assessoria

O Estado de Mato Grosso na quinta-feira (19) deu mais um importante passo ao desen-volvimento, com o lançamento da pedra fundamental da Em-brapa Mato Grosso no municí-pio de Sinop. O governador Blairo Maggi destacou a neces-sidade do Centro de Pesquisas Agropecuárias, principalmente depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar o crescimento do Estado de 111,5% nos últi-mos 12 anos.

A Embrapa Mato Grosso terá como principal foco de pesquisa os sistemas integra-dos, na produção de culturas de florestas e animal. Ainda, ques-tões como a sustentabilidade ambiental, social e econômica da produção agropecuária da região; a dinâmica de matéria orgânica e sequestro de carbo-no, que serão profundamente estudados como forma de ga-rantir a competitividade no ce-nário nacional e internacional.

O chefe geral da Embrapa Mato Grosso, João Flávio Ve-loso, acrescentou ainda que pesquisas com as cadeias com-petitivas de grãos, como soja, milho, arroz, feijão e sorgo, fi-bras, a pecuária tanto a bovino-cultura de corte como a leiteira, suinocultura, piscicultura, api-cultura e fruticultura, além do cultivo de peças arbóreas serão priorizadas na unidade. Ele re-velou que estão previstos tam-bém a instalação de outros campos experimentais e labo-ratórios em outros pontos estra-

Silval Barbosa no lançamento da Pedra Fundamental da sede da Embrapa Mato Grosso, em Sinop

tégicos do Estado. A importância agrícola

que o Estado de Mato Grosso tem dentro do país, argumen-tou o diretor-presidente da Embrapa Pedro Arraes, vai fa-zer com que o Centro de Pes-quisas da região tenha uma transversalidade muito grande com outros Estados. “Não vai ser só este centro, as outras 41 unidades da Embrapa estarão presentes aqui. Tamanho é o desafio deste Estado”, disse Arraes, já prometendo gerar tecnologia para os diversos segmentos da economia regio-nal e se inserir dentro desse contexto, de médio, grande e pequeno produtor.

A instalação do primeiro centro da Embrapa do Estado faz parte do Programa de For-talecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa), lançado em 2008 pelo presi-

dente da República Luiz Iná-cio Lula da Silva. A unidade será construída numa área de 612 hectares localizada no Km 8 da MT-222, próxima ao cen-tro da cidade e a três quilôme-tros do aeroporto da cidade, num terreno doado pela Pre-feitura de Sinop.

Cerca de R$ 15 milhões de reais serão investidos na obra. O prefeito do município, Jua-rez Costa, comemora os inves-timentos e a geração de mais de cem postos de trabalho diretos e os indiretos. “Com este Cen-tro de Pesquisas iremos maxi-mizar o potencial da natureza, aliadas a tecnologias inovado-ras e muito trabalho”, discursou o prefeito ao complementar que com um trabalho de pes-quisa desenvolvido pela Em-brapa será possível investir em novas culturas, reduzir custos e melhorar a qualidade dos pro-

dutos dentro de um modelo de sustentabilidade.

Para o vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, o Governo atinge mais uma meta com a implantação de um cen-tro da Embrapa no Estado, que representa “a inserção de novas tecnologias, o fortalecimento da economia do Estado de Mato Grosso e crescimento da nossa economia com sustenta-bilidade”, analisou.

Participaram do ato, tam-bém a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assis-tência Social e primeira-dama do Estado Terezinha Maggi, secretário estadual de Esportes e Lazer, Baiano Filho, presi-dente da Empaer Leôncio Pi-nheiro, senadora Serys Slhes-sarenko, deputados federais e estaduais, autoridades munici-pais, socidade civil, produtores rurais e a população regional.

Mar

cos

Verg

ueir

o/Se

com

-MT

PESQUISA

Da Redação

Os membros do Conselho administrativo e acionista da Cluster Bioenergia se reuni-ram no último sábado em Barra do Garças. A reunião teve por objetivo apresentar os resultados iniciais do pro-jeto de implantação de três destilarias. No encontro ficou também definido um progra-ma preliminar de qualificação de recursos humanos para ge-ração de emprego e renda. A reunião contou com a partici-pação do Prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias.

“A idéia é que todos os conselheiros conhecessem no chão o que estamos implan-tando e para isso, percorre-mos toda região e visitamos os três locais de destilarias que serão construídas. Tam-bém visitamos o primeiro plantio de viveiro de mudas que está sendo feito na Fazen-da São Carlos e na Fazenda Eldorado”, disse o presidente do Grupo Cluster Bioenergia.

Ele também informou que a primeira destilaria será im-plantada em Barra do Garças, em torno da Fazenda São Carlos. Segundo ele, este in-

vestimento já iniciado está na ordem de R$ 5.500 milhões e o projeto já está com autori-zação da licença ambiental. “Com participação das auto-ridades do Estado e do muni-cípio de Barra de Garças a li-cença ambiental já está em curso e já está terminando a primeira fase. Este projeto não é empreendimento de um grupo de investidores , mas tem a parceria do município de Barra do Garças e produto-res rurais. Queremos que seja um empreendimento coletivo, no entanto o investimento é nosso (Cluster), porém os re-sultados disso, termos grande demanda de mão de obra qua-lificada”, destacou

Ele também ressaltou que o projeto das destilarias já está na fase de implantação. “Já passamos da fase do pro-jeto para concretizarmos a implantação das três destila-rias. Já estamos com 175 hectares de cana de açúcar terminando como plantio nos próximos 20 dias - que são as matrizes multiplicadores para o canteiro do próximo que será de 1.200 hectares”, finalizou

A falta de investimentos na área de transportes é um dos principais obstáculos para o crescimento do "próspero" setor agrícola brasileiro, se-gundo reportagem do jornal britânico Financial Times em sua edição desta segunda-fei-ra.

"Muitos ao redor do mun-do estão acompanhando avi-damente o despontar do Brasil como uma superpotência agrí-cola. Mas analistas do país di-zem que a produção está che-gando a seu limite e que o investimento necessário para o crescimento - especialmente na infraestrutura de transpor-tes - está ficando curto", diz o diário.

O correspondente do jor-nal no Brasil entrevistou fa-zendeiros em Primavera do Leste (MT), que reclamam de ter que desembolsar cerca de US$ 100 por tonelada de pro-dutos a serem transportados por terra aos portos de onde são exportados - o que, segun-do eles, custa cerca de US$ 30 nos Estados Unidos.

"Há alguns projetos de transporte ferroviário e hidro-viário em construção, mas muitas pessoas estão cansadas de esperar", afirma a reporta-gem.

Leis ambientais Além dis-

LOGÍSTICA

Transporte ruim atrasa prosperidade do agronegócioJornal "Financial Times" diz que falta investimento

em transportes e cita casos em Mato Grosso

Uol Notícias so, segundo o Financial Times, o agronegócio brasileiro é "atrapalhado" por altos impos-tos, burocracia e "uma das mais rígidas legislações am-bientais do mundo".

"As leis obrigam os fazen-deiros a preservar áreas flores-tais sem receber compensação alguma", diz o jornal.

"O setor agrícola também enfrenta barreiras comerciais, e o fortalecimento estável da moeda brasileira - especial-mente frente ao dólar - está acabando com a competitivi-dade." O diário britânico res-salta ainda que o Brasil, além de ter se tornado o maior ex-portador mundial de produtos como soja, açúcar, carne e frango, é um dos maiores pro-dutores com espaço para cres-cer.

"O país tem 72 milhões de hectares sendo cultivados e outros 172 milhões de hecta-res dedicados à pecuária. Ou-tros 96 milhões de hectares de terras cultiváveis estão dispo-níveis sem que se precise tocar em áreas de proteção ambien-tal", afirma.

Mas um dos fazendeiros entrevistados pelo jornal diz ter dúvidas sobre "como o Brasil vai cultivar esses 96 mi-lhões de hectares", apesar de acreditar que o país possa con-seguir expandir sua área pro-dutiva em cerca de 50%.

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Rona

n de

Sá/

A Se

man

a

Jornal britânico aponta falta de investimento no setor de transportes e prejuízos ao agronegócio em Mato grosso

Presidente do grupo Cluster de Bioenergia João Carlos Meirelles visitou mais uma vez Barra do garças e anunciou começo de produção em 2012

Page 10: A Semana 34

Ano I - nº 34Barra do Garças - MT

17 a 25 de Novembro de 200910 Classificados

28/NOVEMBRO - SHOW MOTO FREE STYLE "Joaninha"Local: Estádio Zeca Costa, às 16h, Barra do Garças - MT, Entrada: R$ 5,00 mais 1 kg de alimento. Show com a Banda Hélio de Brinquedo.28/NOVEMBRO - 2° COPA MATO GROSSO DE TAEKWON-DOLocal: Ginásio Arnaldo Martins, Barra do Garças - MT, ACADEMIA THE BEST...29/NOVEMBRO - 2° COPA MATO GROSSO DE TAEKWON-DOLocal: Ginásio Arnaldo Martins, Barra do Garças - MT04 DEZEMBRO - DOPA A MINALocal: Spasso Buffet, Barra do Garças - MT, Ingressos: R$ 25,00, 10 Tipos de Bebidas na Faixa. Show Sertanejo Universitário: Mar-cos e Ricardo. O Melhor do Eletrônico : Dj Vinicius

O SInE mudou para a rua Voluntários da Pátria, 29 centro - pró-ximo da prefeitura - no prédio que estava a biblioteca municipal, com instalações mais amplas, moderna e com sala de entrevista. Os interessados deverão comparecer no SInE, munidos de carteira de trabalho e documentos pessoais, para quem já é cadastrado apenas a carteira de trabalho. Telefone: 3401-1351.

SEXO FEMININO:01 vaga p/ cozinheira, para o seguinte perfil: Ter referência e dis-ponibilidade para morar em fazenda.01 vaga p/ baba, para o seguinte perfil: Ter experiência.

SEXO FEMININO OU MASCULINO:01 vaga p/ técnico segurança do trabalho, para o seguinte perfil: Ter experiência e curso01 vaga p/ técnico em informática, para o seguinte perfil: Ter experiência.01 vaga p/ office-boy, para o seguinte perfil: Ter experiência e CnH-AB.

SEXO MASCULINO:01 vaga p/ chapista de lanchonete, para o seguinte perfil: Ter ex-periência e disponibilidade para morar em primavera do leste.01 vaga p/ vaqueiro, para o seguinte perfil: Ter referência.01 vaga p/ auxiliar de estoque, para o seguinte perfil: Ter expe-riência.

COMUNICADOComunicamos às pessoas que concluíram os cursos de Assen-tador de Cerâmica e Pintor de Obras que os Certificados já se encontram no SInE, que os mesmo deverão comparecer com a Carteira de Trabalho e documentos pessoais para fazer a retirada do certificado.

B A L C Ã O D E E M P R E G O S

CARROSGol 2004/2004, 4 portas, cor cinza. Tratar Beira Rio Veícu-los. Fone: 3401-7519 Uno 99/99, 2 portas, cor pra-ta, única dona. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 Uno 96/96, 4 portas, cor bran-co, completo. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 Gol 97 modelo 98, cor branco, 2 portas. Tratar Beira Rio Veí-culos. Fone: 3401-7519 Corsa 97 modelo 98 - direção, trava e alarme. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 UNO 94/95 - básico. Tra-tar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 UNO 2007/2008, 04 portas cor branco, básico. Tratar nova Veículos, Fone: 3401-9437CORSA 98/99, 02 portas, cor vinho, básico. Tratar nova Ve-ículos, Fone: 3401-9437 UNO branco 07/08 04 portas básico R$ 19.500,00. Tratar nova Veículos, Fone: 3401-9437CORSA 97 modelo 8 - direção, trava e alarme. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519.SAVEIRO 98/98, 1.6, cor ver-de, completa. Tratar nova Veí-culos, Fone: 3401-9437

MOTOSBIZ 2003/2003 partida, cor azul. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 YBR 2005/2005,cor vermelha, completa. Tratar Beira Rio Veí-

culos. Fone: 3401-7519 CG Fan 2008/2008. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 XR Tornado 2004/2005, ver-melha.Tratar Beira Rio Veícu-los. Fone: 3401-7519 MOTO WEB/100 - SUnDOWn 2007/2007- cor prata, partida elétrica com 12.000 km ro-dados. Telefone: 3401-5454 / 9206-8139.BIZ 125 CC 2008/2008, par-tida elétrica, documentação paga, ótimo estado e única dona Liamar; telefone 9906-7782/9232-7643.CG FAn 2008/2008. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519.

DIVERSOSVENDE-SE Móveis completo para salão de cabeleireiro, To-dos semi-novos. Tratar com Wagner, no fone: 3401-9879 VENDE-SE UMA CASA no Jar-dim Ouro Fino, em frente ao clube da PRF, casa de esquina. Tratar no Fone: 9281-0144.VENDE-SE LOTE ao lado do Fórum (bairro Sena Marques). Aceito moto no negócio. Tratar Fone: (66) 9232-0182.VENDE-SE UM TERRENO no Jardim Universitário, falar com núbia no Fone: (66) 9281-3509.SERVIÇO DE BUFFET: DM Eventos: casamentos, forma-turas, eventos em geral. Falar com Damares pelo Fone: (66) 9906-6314.

Page 11: A Semana 34

Ano I - nº 34Barra do Garças - MT17 a 25 de Novembro de 2009

11

Fonte: Diretas Coquetel - Grande Midas - nº 115

SAgITÁRIo Saiba o momento certo para expressar sua opinião e tenha especial cuidado para

não ofender ninguém. A fase se apre-sentará tranqüilo ao trabalho e aos ne-gócios e no trato com o sexo oposto.

CAPRICÓRNIO Fase em que po-derá obter os resultados preten-didos em seu campo profissional, devido ao bom fluxo da lua. Pode,

também, iniciar negócios e tratar de assuntos pessoais que será bem suce-dido. Boas notícias.

AQuÁRIo Este é um ótimo perí-odo para tratar com pessoas de alta posição, personalidades go-

vernamentais e administrativas. Lucrará nos negócios relacionados com nave-gação, no comércio de atacado ou em grande escala.

PEIXES Momento em que en-frentará algumas oposições e di-ficuldades impostas por parentes,

familiares e vizinhos. Não se preocupe, pois com autoconfiança e inteligência sairá vencedor. Bom ao casamento ou união.

LEÃO Com inteligência, seu êxito será total, neste período, principal-mente no trabalho e na vida social.

Período feliz ao casamento e ao noivado e para tratar de seus interesses financei-ros. Viagens bem sucedidas.

VIRGEM Evite que seus problemas pessoais possam causar dificulda-des para a sua família. Procure pas-

sar os dias em paz que tudo deverá ru-mar para um bom caminho. Felicidade sentimental e amorosa. Cuidado com es-tranhos.

LIBRA O excesso de prazer, estimu-lantes e de trabalho que requerem grande concentração e capacidade

mental, não serão de todo favoráveis nes-te período. Bom fluxo, todavia, aos negó-cios iniciados anteriormente. Pessoas es-tranhas poderão ser úteis.

ESCORPIÃO Oposição de pessoas conhecidas não lhe afetarão neste período, pois tudo indica que terá

muito sucesso no trabalho, na vida social e elevará suas finanças através de negó-cios bem entabulados. Boa saúde e êxito amoroso.

áRIES Sucesso profissional é o que prenuncia este período para você. Poderá ter, por outro lado,

algum aborrecimento passageiro pro-vocado pelos filhos ou pais. Deverá impor sua personalidade ao tratar com terceiros.

TouRo A influência astral lhe é propicia. Bom contato com os pais, filhos, parentes e com pes-

soas de sua alta estima. Procure tam-bém, levar a paz aos mais necessita-dos lhes transmitindo otimismo e confiança.

GÊMEOS Não faça modificações repentinas, antes de uma análise prévia. Por outro lado, o fluxo é

dos melhores para trabalhar em prol de sua ascensão profissional, material e social. Será correspondido plena-mente na vida familiar.

CÂNCER Procure manter seu es-tado de ânimo mais calmo e oti-mista, nos próximos dias para

que não venha a sofrer prejuízos e em-baraços. Êxito nos estudos, pesquisas e exaltação psicológica.

Variedades

Para você distrairUm professor de química queria ensinar aos seus alunos do 2º Grau os males causados pelas bebidas alcoó-licas e elaborou uma experiência que envolvia um copo com água, outro com cerveja e dois vermes. - 'Agora alunos, atenção'! Observem os 'vermes', disse o professor, colocando um deles dentro da água. A criatura nadou agilmente no copo, como se estivesse feliz brincando. Depois, o mestre colocou o outro verme no segundo copo, contendo cerveja.. O bicho se contorceu todo, desesperadamente, como se estivesse louco para sair do líquido e depois afundou como uma pedra, absolutamente morto. Satisfeito com os resultados, o professor perguntou aos alunos: - 'E então, que lição podemos aprender desta experiência?'. - 'Joãozinho levantou a mão, pedindo para falar, e sabiamente respondeu': - Beba cerveja; você nunca terá vermes! Foi aplaudido de pé!!!

ARTES PLÁSTICASESPORTES

O vereador Celson Sou-za empreenderá uma política voltada para o progresso e qualidade de vida nos distri-tos de Vale dos Sonhos, In-dianópolis, Voadeira, Taba Azul e Toricoeje e toda zona rural.

“Povo simples, alegre, e acolhedor. Essa é a melhor descrição da população do Distrito de Vale dos So-nhos”, na visão do vereador Celson Souza.

No último dia 14, o dis-trito de Vale dos Sonhos foi contemplado com um dia de práticas esportivas para toda comunidade.

As 19h foram entregues as premiações aos vencedo-res, onde compareceram aproximadamente 700 pes-soas da comunidade. Há qual foram contempladas com um show artístico no encerramento do evento.

Ação desta forma tam-bém já foram realizados na área rural: Constância, Dis-trito de Indianópolis, Distri-to de voadeira e com certeza outras localidades serão contempladas.

Incentivando a prática continua de esportes como meio de integração das pes-soas. O vereador Celson Sousa entende que o esporte é um instrumento de trans-formação e desenvolvimen-to do ser humano. Por ser um meio eficaz para inclu-são social.

Com a proposta de mos-trar novos trabalhos de artis-tas da região, o Centro Cul-tura Vereador Valdão Varjão recebe a exposição coletiva de pintura “Fores de Frutos do Cerrado”. O evento pro-movido pela Associação dos Artistas Plásticos e Artesãos do Vale do Araguaia (Valear-te) em parceria com a Secre-taria de Cultura de Mato Grosso foi aberta na última terça-feira e podem ser con-ferida até o dia 26 de dezem-bro, de segunda a sexta-feira das 9 ás 20 h e no sábado das 17 h ás 20 h. A mostra reúne trabalhos de 20 artistas da re-gião do Araguaia. Entre os artistas que estão participan-do da mostra estão: Aluisio Marinho, Ana da Mata, Arayanna, Cida Vinhal, Cida Zocolli, Elina Moraes, Ireny Carvalho, Lucileika David, Lucimara Sales, Lourdes Henrique, Lourdes Soares,

A equipe de ciclismo de Barra do Garças conquistou seis títulos no Campeonato Mato-grossense de Moun-tain Bike (MTB). O evento que foi realizado em Cha-pada dos Guimarães, há duas semanas. Os atletas vencedoras foram: Fernan-do Alves Honório (catego-ria feminina infanto-juve-nil); Robertone Elizardo de Oliveira (Infanto-juvenil), Wilian Renatto Pecego Bri-to (Juvenil) e Lucas (Júnior. Também subiram no pódio os atletas Bruno Aguiar (Sub 23), Djari Júnior (Sub 35) e Wanderli Vilela alcan-çou a vice-liderança. “Este ano foi muito bom para nós do ciclismo conseguimos boa posição no ranking bra-

Celson Souza desenvolve ações em DistritosDa Assessoria

Barra recebe exposição coletiva de 20 artistasDa Redação

Lourdes Henrique, Lurdes Soares, Marilene Arbués, Mariza Pinto, Nina Flores, Nelcy de Assis, Oneide Ma-galhães, Odília Flores, Peô-nia Gouveia, Silvestre Sego-

bria e Simone Carvalho. O Centro Cultural fica localiza-da na Praça Salomé José Ro-drigues , Porto do Báe. Mais informações: (66) 9988-2042 e 3401-2811

MOUNTAIN BIKE

Barra-garcenses conquistam 6 títulos no campeonatoDa Redação

sileiro. É isso é motivo de orgulho para nós barra-gar-

cense”, afirmou o atleta Wanderli Vilela.

Torneios: ParTe da ManhãInfantil até 10 anosCampeão - Flamengo - (Escola Castro Alves)Juvenil até 17 anos Campeão - 9º Ano Vice -campeão - 7º Ano (Escola Castro Alves)Feminino FutsalCampeã - As feras do futsalVice-campeã - Corinthians

Torneios: ParTe da Tarde Copa dos FazendeirosCampeão-Fazenda TarumãVice-campeão - Fazenda Terra do SolArtilheiro: Valteir (Faz. Tarumã)Goleiro menos Vazado: Darlan (Faz. Paraná)

a exposição pode ser conferida até dia 26 de dezembro

atletas de Barra Garças se destacam e conseguem premiação

Asse

ssor

iaAs

sess

oria

equipe feminina campeã da competição, com vereador Celson

Vereador Celson souza apoiando o esporte amador

Arqi

uvo

Asse

ssor

ia

Page 12: A Semana 34

Ano I - nº 34Barra do Garças - MT

17 a 25 de Novembro de 200912 Social

o professor universitário da univar e empresário do ramo de comunicação, Aristóteles Cupolillo, comemora no dia 28 de novembro mais um da de vida. Receba as felicitações dos amigos e familiares.. Parabéns!!!!!!!!

o jornalista e chefe de gabinete do deputado fe-deral Wellington Fagundes, Zózimo Macedo, no último sábado (21) comemorou o aniversário em grande estilo em Brasília.

Empresários do grupo Cluster de Bioenegia em recente visita à Barra do garças. o diretor Ronan de Sá, do Jornal A Semana no Araguaia, esteve recepcionando os investidores e acionistas do grupo no aeroporto Júlio José de Campos em Barra do garças.