a república republica 582.pdf · de trânsito mais seguro e humanizado”. o encontro reuniu...

4
Informativo do Diário Oficial do Rio Grande do Norte Natal, 18 de julho de 2017 • TERÇA- FEIRA ANO 3 • NÚMERO: 582 A República O governador Robinson Faria recebeu, na última semana, os prefeitos dos municípios de Severiano Melo, Dr. Da- goberto Bessa Cavalcante, e de Caraú- bas, Juninho Alves, para reafirmar que não fechará nenhum hospital do Rio Grande Norte, já que ambos estavam apreensivos com essa possibilidade. “O governo em nenhum momento dis- se que fecharia qualquer dessas unidades. Muito pelo contrário, fui até Brasília e ga- ranti R$ 150 milhões para trazer melhorias, reformar, reequipar e promover qualidade aos hospitais regionais de todo estado”, ra- tificou o Chefe do Executivo Estadual. Para Dr. Dagoberto, a palavra do gover- nador irá tranquilizar a população que es- tava preocupada com os boatos sobre um possível fechamento. O governo afirma que o documen- to assinado com o Ministério Públi- co tem por objetivo avaliar o sistema de atendimento e promover ajustes no perfil das unidades hospitalares do es- tado dando a elas funções que melhor couberem na sistemática do SUS. Governo trabalha para recuperar e reabilitar hospitais dentro da estratégia de regionalização do atendimento à saúde O governador Robinson Faria se reu- niu com o superintendente do Sebrae/ RN, José Ferreira de Melo Neto, e dire- toria do órgão Governo e Sebrae discutem projetos para o desenvolvimento de negócios no RN Pag 2 O Governo do Estado garantiu, em Brasília, junto ao Governo Federal, renovação da permanência da força de intervenção penitenciária no RN Estado busca apoio do Ministério da Jus- tiça para reforçar sistema penitenciário Pag 3 A República traz, hoje (18), um pouco da história de Porto do Mangue, um dos mais recentes municípios do Rio Grande do Norte #Nós, o RN: Porto do Mangue Pag 4 Governador durante reunião com prefeitos Governo reafirma compromisso de não fechar hospitais do RN Foto: Demis Roussos

Upload: ngotuyen

Post on 09-Nov-2018

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A República republica 582.pdf · de trânsito mais seguro e humanizado”. O Encontro reuniu diretores e técnicos ... naram um terno de compromisso de adesão ao projeto “Nós

Informativo do Diário Oficial do Rio Grande do NorteNatal, 18 de julho de 2017 • TERÇA- FEIRAANO 3 • NÚMERO: 582

A República

O governador Robinson Faria recebeu, na última semana, os prefeitos dos municípios de Severiano Melo, Dr. Da-

goberto Bessa Cavalcante, e de Caraú-bas, Juninho Alves, para reafirmar que não fechará nenhum hospital do Rio Grande Norte, já que ambos estavam apreensivos com essa possibilidade.

“O governo em nenhum momento dis-se que fecharia qualquer dessas unidades. Muito pelo contrário, fui até Brasília e ga-ranti R$ 150 milhões para trazer melhorias, reformar, reequipar e promover qualidade aos hospitais regionais de todo estado”, ra-tificou o Chefe do Executivo Estadual.

Para Dr. Dagoberto, a palavra do gover-nador irá tranquilizar a população que es-

tava preocupada com os boatos sobre um possível fechamento.

O governo afirma que o documen-to assinado com o Ministério Públi-co tem por objetivo avaliar o sistema de atendimento e promover ajustes no perfil das unidades hospitalares do es-tado dando a elas funções que melhor couberem na sistemática do SUS.

Governo trabalha para recuperar e reabilitar hospitais dentro da estratégiade regionalização do atendimento à saúde

O governador Robinson Faria se reu-niu com o superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto, e dire-toria do órgão

Governo e Sebrae discutem projetos para o desenvolvimento de negócios no RNPag

2

O Governo do Estado garantiu, em Brasília, junto ao Governo Federal, renovação da permanência da força de intervenção penitenciária no RN

Estado busca apoio do Ministério da Jus-tiça para reforçar sistema penitenciárioPag

3

A República traz, hoje (18), um pouco da história de Porto do Mangue, um dos mais recentes municípios do Rio Grande do Norte

#Nós, o RN: Porto do ManguePag

4

Governador durante reunião com prefeitos

Governo reafirma compromisso de não fechar hospitais do RN

Foto: Demis Roussos

Page 2: A República republica 582.pdf · de trânsito mais seguro e humanizado”. O Encontro reuniu diretores e técnicos ... naram um terno de compromisso de adesão ao projeto “Nós

A República

2

18 DE JULHO 2017

Trânsito

O diretor geral do Departamento Es-tadual de Trânsito do RN (Detran), Júlio César Câmara, representou o

Órgão, em Brasília, durante a realização do 57º Encontro Nacional dos Detrans. O even-to, promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), teve como tema “20 anos de CTB: Desafios na Construção de um sistema de trânsito mais seguro e humanizado”.

O Encontro reuniu diretores e técnicos dos departamentos estaduais de trânsito de todo o país, além de representantes do Governo Federal, do legislativo e entida-des da sociedade organizada que atuam na área de tráfego, legislação viária e afins. Na ocasião, foram discutidos e analisados o atual cenário do trânsito brasileiro, as mu-danças necessárias no sistema e o reflexo das mesmas para os condutores e demais entes que fazem parte do trânsito.

Durante o evento, os assuntos versaram so-

bre a implantação de sistemas do Denatran, talonário eletrônico, exame toxicológico, si-mulador de direção veicular, placas Merco-sul, cursos de reciclagem, aulas noturnas em vias públicas e ações conjuntas para a redu-ção no índice de acidentes com motociclistas. “É um momento importante, pois os debates promovem experiências exitosas que vão ser levadas para todos os estados, sempre com objetivo de proporcionar mais segurança e humanizar cada vez mais o trânsito brasilei-ro”, comentou o direto Júlio César Câmara.

No 57º Encontro Nacional, representan-tes dos 27 órgãos estaduais de trânsito assi-naram um terno de compromisso de adesão ao projeto “Nós somos o trânsito”, que tem o intuito de intensificar ações que minimi-zem o índice de mortalidade no trânsito do Brasil. Dentro do cronograma do even-to, também foi promovido o 1º Encontro das Operações Lei Seca do Brasil.

negócios isonômi-co, protegendo os contribuintes do RN e PB, que cum-prem regularmen-te suas obrigações tributárias, contra a concorrência desleal na comer-cialização de mer-cadorias, coibindo o não recolhimen-to dos tributos de-vidos, o que reflete negativamente na i mp l e m e nt a ç ã o das políticas públi-cas voltadas para a população, nas áre-as de saúde, segu-rança e educação.

De acordo com a equipe da SE-T-RN que partici-pou da operação, através da Subco-ordenadoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Sumati), tem sido privile-giado a intensi-ficação de ações conjuntas entre a SET/RN, os Fisco de outros Estados e órgão de Seguran-ça Pública.

A Secretaria de Estado da Tributa-

ção (SET) e Secre-taria de Estado da Receita da Paraíba (SER-PB) realiza-ram, esta semana, uma operação con-junta com a finali-dade de apreender mercadorias que transitam pelos dois estados sem d o c u m e n t a ç ã o fiscal ou em situa-ção irregular. Este trabalho resultou na apreensão de uma carreta trans-portando, irregu-larmente, 595 mil maços de cigarros de fabricação na-cional sem docu-mentação fiscal.

O resultado des-ta operação é fruto da integração na fiscalização e mo-nitoramento do trânsito de merca-dorias dos estados do RN e PB.

As ações de fis-calização integra-das resultam em um ambiente de

O governador Robinson Faria se reuniu com o superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo

Neto, e diretoria do órgão. Em pauta, projetos em andamento para o desenvol-vimento dos negócios de microempreen-dedores no Rio Grande do Norte.

Durante a reunião, Robinson Faria e a diretoria do Sebrae falaram sobre parce-rias entre os dois órgãos que beneficiam a economia do RN. Entre eles, o grupo destacou a Rede Simples, um sistema in-formatizado da Junta Comercial que fa-cilita a abertura de empresas, e o projeto “Despertar” em conjunto com Secretaria de Educação do Estado, que leva o ensino

do empreendedorismo a 112 escolas, em 84 municípios, beneficiando mais de qua-tro mil alunos.

Robinson Faria destacou que o gover-no investe em um ambiente favorável à abertura de novos negócios em diversas áreas econômicas. “Nossa gestão é parcei-ra dos empreendedores e trabalhamos na geração de emprego e renda diariamente. Para isso, contamos com a parceria do Sebrae para desenvolver projetos impor-tantíssimos em todo o estado nas áreas do agronegócio, comércio, serviços e indústria”, afirmou o governador.

Ainda no encontro, foram discutidas novas propostas para aquecer ainda mais

o setor econômico. O superintendente do Sebrae sugeriu a criação de uma Lei Ge-ral da Micro e Pequena Empresa do RN e de um programa de Energia Solar para microempresários. “São ações que podem incentivar o surgimento e crescimento de novos negócios”, disse José Ferreira. Ele ainda acrescentou que “o mercado mostra sinais de recuperação e deve melhorar o saldo de empregos no segundo semestre deste ano.

De acordo com dados do Sebrae/RN, o estado potiguar possui 151.816 peque-nos negócios, sendo a maioria relaciona-da ao comércio varejista, representando 8,01% do total.

Desenvolvimento

Representrantes dos 27 órgãos estaduais de trânsito durante encontro

Governo e Sebrae discutem projetos para o desenvolvimento de negócios no RNFiscalização

Direção do Detran/RN participar do 57º Encontro Nacional dos Detrans

Robinson Faria durante reunião com diretoria do Sebrae/RN

Operação conjunta entre os Fiscos do RN e PB apreende 595 mil maços de cigarro

Foto: Demis Roussos

Page 3: A República republica 582.pdf · de trânsito mais seguro e humanizado”. O Encontro reuniu diretores e técnicos ... naram um terno de compromisso de adesão ao projeto “Nós

A República

3

18 DE JULHO 2017

Sistema Penitenciário

Executivo

As obras para requalificação da primeira das 11 praças de Natal contempladas no PAC

Cidades Históricas começaram. A Praça do Estudante, localizada por trás do Banco do Brasil da Cidade Alta deverá ser entregue com novo paisagismo, nova pintura e ilumina-ção, recuperação de monumentos e projeto moderno de acessibilidade nos próximos três meses. Será assim com outras dez praças e mais dois pontos de área pública do Centro Histórico de Natal contemplados no PAC Cidades Históricas.

O valor para todos esses bene-fícios na Praça do Estudante é de pouco mais de R$ 403 mil. A pró-xima praça contemplada ainda será definida, conforma autorização da

Caixa Econômica Federal. O total de recursos, da ordem de R$ 10 milhões, sem contrapartida do Estado, está ga-rantido. O projeto foi elaborado por intermédio do Governo do RN via Secretaria de Estado do Turismo do RN. O convênio para execução das obras, fiscalizadas pela Secretaria de Infraestrutura, está previsto para até dezembro de 2018.

“Conseguimos a primeira libera-ção dos recursos do PAC para Natal. O intuito deste projeto das praças é dinamizarmos o sítio histórico com o bom uso dos espaços públicos, aliando cultura, história e turismo”, analisou o titular da pasta estadual de Turismo, Ruy Gaspar. O valor apro-ximado do orçamento dos projetos elaborados via Setur RN inclusos no

O governador Robinson Faria realizou despa-chos administrativos

com prefeitos de três muni-cípios das regiões Agreste e Central. Ele atendeu o prefei-to de Monte das Gameleiras, Jailton Félix, a prefeita de Ge-orgino Avelino, Stela Barbosa e o prefeito de Rui Barbosa, Francisco Felipe da Silva.

Com o prefeito Jailton Félix o Governador encaminhou pleitos referentes à perfuração de poços para abastecimento de água, saneamento básico, construção de barragens e re-forço na segurança. A prefeita de Georgino Avelino solicitou a recuperação da RN 02, es-trada que liga o município à BR-101, reformas do ginásio poliesportivo e da delegacia de polícia e a atuação do pro-grama Microcrédito do Em-preendedor.

O prefeito do município de Rui Barbosa solicitou a repo-sição de um ônibus escolar, a extensão da rede de abasteci-mento de água da comunida-de Gameleira até a comunida-

PAC Cidades Históricas é de R$ 25 milhões, sem contrapartida do Esta-do, e incluem também a restauração do Teatro Alberto Maranhão e da Es-cola de Dança do TAM, estes últimos ainda sem garantia de recursos pelo Governo Federal.

Foram encaminhados ao Minis-tério da Cultura (MinC) 16 projetos potiguares para concorrer ao PAC Ci-dades Históricas, ainda em 2013, em um total de aproximadamente R$ 100 milhões. Destes, R$ 78 milhões per-tenciam a projetos elaborados pela equipe da Setur RN. O total aprovado no MinC corresponde a R$ 43 mi-lhões, sendo R$ 25 milhões de proje-tos da Setur RN, ou 58% do total. O restante são projetos da Prefeitura de Natal e UFRN.

de Acauã, que vai beneficiar 25 famílias, e a perfuração de poços artesianos.

Robinson Faria afirmou que a administração estadual vem trabalhando fortemente para atender todo o Estado e que esforços estão sendo feitos para superar as difi-culdades financeiras. “Apesar da crise, da redução dos re-passes federais, estamos re-alizando investimentos nos municípios. Levamos ações que favorecem a produção e geração de renda como o Microcrédito do Empreen-dedor, apoio e tecnologia às atividades da agropecuária, à agricultura familiar e ao ar-tesanato. Estamos investindo na melhoria das escolas, das unidades da rede de saúde, oferecendo moradias aos ser-vidores públicos, perfurando poços para minimizar a falta de água, recuperando estra-das. Todas estas são ações diretas nos municípios que estão beneficiando a popula-ção do nosso Estado”, afirmou o Governador.

Governo do RN inicia requalificação de praças do Centro Histórico de Natal

O Governo do Estado garantiu, em Brasília, junto ao Governo Fede-ral, renovação da permanência da

força de intervenção penitenciária no RN. A fim de tratar desta e de outras reivindi-cações, a secretária-Chefe do Gabinete Ci-vil, Tatiana Mendes Cunha, e o Secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Mauro Albuquerque, participaram de audiência com o Ministro da Justiça e Segurança Pú-blica, Torquato Jardim.

A reunião teve como principal obje-tivo garantir a renovação da portaria da força-tarefa de intervenção penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e a convocação de agentes peni-tenciários de outros estados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), para continuidade das ações na Penitenci-ária Estadual de Alcaçuz.

Segundo o Secretário de Justiça Esta-dual, há interesse do Governo Federal em manter a força no Estado. “A audiência foi bastante exitosa e houve uma sinalização de que a força de intervenção será mantida

no Estado até concluirmos a convocação dos novos agentes penitenciários”, disse.

Acompanhados pelo General Araú-jo Lima, presidente da comissão de ela-boração do Plano Diretor do Sistema Penitenciário do RN, a secretária-Che-fe aproveitou a ocasião para convidar o Ministro, em nome do Governador Ro-binson Faria, a participar do lançamento do Plano Diretor.

"O plano diretor do sistema prisional é um marco para a história do RN. O Go-vernador Robinson Faria se empenhou pessoalmente para garantir sua realização e sem dúvida ele será um divisor de águas, no que diz respeito à organização, planeja-mento e estratégia do Sistema", afirmou a chefe do Gabinete Civil.

Ainda no Ministério da Justiça, os secretários do Governo do RN estive-ram em reunião com o Secretário Na-cional de Segurança Pública (SENASP), General Santos Cruz, e o Diretor Ge-ral do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Coronel Severo.

Estado busca apoio do Ministério da Justiça para reforçar sistema penitenciário

Robinson encaminha pleitos de municípios das regiões Agreste e Central

Praça do Estudante

Infraestrutura

Secretários acompanhados pelo Ministro da Justiça, Torquato Jardim, e pelo General Araújo Lima

Page 4: A República republica 582.pdf · de trânsito mais seguro e humanizado”. O Encontro reuniu diretores e técnicos ... naram um terno de compromisso de adesão ao projeto “Nós

A República

4

18 DE JULHO 2017

Atraídos pela movimentação cotidiana causada pelo pe-queno porto marítimo locali-

zado à beira de um mangue, várias fa-mílias de trabalhadores em atividades marítimas deram início a um povoa-mento que devido a sua localização, recebeu o nome de Porto do Mangue.

A prosperidade alcançada com a pesca, a extração vegetal e o cultivo de pequenas lavouras impulsionou o

crescimento do povoado. A luta pela emancipação política

contou com a participação de toda a comunidade e de várias lideranças regionais.

No dia 28 de dezembro de 1995, através da Lei nº 6.851, Porto do Man-gue teve suas terras desmembradas do município de Carnaubais, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Fonte: IBGE

Porto do Mangue

#Nós, o RN

BANCA CALÇADÃOPrincesa Isabel - Tel. 8706-8853

BANCA ATHENEUPetrópolis - Tel. 8894-1432

BANCA CIDADE DO SOLPetrópolis - Tel. 3202-4484

BANCA NORDESTÃO

Lagoa Nova - Tel. 3222-3991

BANCA NORDESTÃOZona Norte - Tel. 3214-7070

BANCA CCAB SULCidade Jardim - Tel. 3207-2277

BANCA REVISTA E TABACARIAPonta Negra - Tel. 3602-1025

CASA DA REVISTAMossoró - Tel. 3314-1521

BANCA TIO PATINHASAv. Rio Branco - centro - Tel. 8872.8747 / 8872.9637

BANCA PONTO DO LEITORAv. João Medeiros Filho - Tel. 3214.7070

Locais de venda do DOE e a RepúblicaTelefones Úteis

Expediente

O conteúdo jornalístico d’A República é produzido pelas assessorias de comunicação social do Governo do Estado e só poderá ser repro-

duzido mediante a autorização.

Fale Conosco

RedaçãoAv Camara Cascudo 355 Ribeira CEP. 59025-280Telefone: (84) 3232-6795Email: [email protected]

Assinatura3232-6786

Robinson Mesquita de FariaGovernadorFábio Berckmans Veras DantasVice Governador

Assessoria de Comunicação Social

Juliska AzevedoAssessora

Suzy NoronhaDiretora Geral

Julia FernandesEditoraJohn KleitonProjeto Gráfico e Diagramação

Banco de fotos do Governo do Estado

A República

Departamento Estadual de Imprensa

Foto: Canindé Soares