a prova oficial e este simulado - cursosolon.com.br · a prova oficial e este simulado ... outras...

12
A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO A prova de conhecimentos marcada para 19 de maio divide-se em QUATRO PARTES: 1) Redação dissertativo-argumentativa (de 15 a 20 linhas). 2) Questões de Conhecimento Comum (Informática + Atualidades + ECA). 3) Questões de Fundamentos da Educação (similar ao do concurso anterior). 4) Questões de Conhecimento Específico (conf.a opção de disciplina do candidato no ato da inscrição). Observação : Esta prova simulada contém conteúdo comum a todas as áreas, ou seja, contempla os itens 1, 2 e 3 acima. Outras fases : Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula didática com duração de 20 minutos com dois avaliadores, sendo um professor e o outro pedagogo. Por fim, se- rão avaliados os títulos, em que serão levados em conta conclusão de curso superior, cursos de extensão, experiência profissional, entre outros. Baixa concorrência : Houve em torno de 100 mil candidatos inscritos (essa foi a última prévia anunciada pela organizadora PUC-Paraná) para as 13.771 vagas abertas. Isso corresponde a uma concorrência geral em torno de 7,2 pessoas por vaga. Curso Sólon Concursos www.CursoSolon.com.br Aulas & Apostilas

Upload: vucong

Post on 24-Nov-2018

234 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO

A prova de conhecimentos marcada para 19 de maio divide-se em QUATRO PARTES:

1) Redação dissertativo-argumentativa (de 15 a 20 linhas).

2) Questões de Conhecimento Comum (Informática + Atualidades + ECA).

3) Questões de Fundamentos da Educação (similar ao do concurso anterior).

4) Questões de Conhecimento Específico (conf.a opção de disciplina do candidato no ato da inscrição).

Observação: Esta prova simulada contém conteúdo comum a todas as áreas, ou seja, contempla os itens

1, 2 e 3 acima.

Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula didática

com duração de 20 minutos com dois avaliadores, sendo um professor e o outro pedagogo. Por fim, se-

rão avaliados os títulos, em que serão levados em conta conclusão de curso superior, cursos de extensão,

experiência profissional, entre outros.

Baixa concorrência: Houve em torno de 100 mil candidatos inscritos (essa foi a última prévia anunciada

pela organizadora PUC-Paraná) para as 13.771 vagas abertas. Isso corresponde a uma concorrência geral

em torno de 7,2 pessoas por vaga.

Curso Sólon Concursos www.CursoSolon.com.br

Aulas & Apostilas

Page 2: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

Prova Simulada SEED-Paraná 2013 – Resolvida & Comentada (Mgá)

www.CursoSolon.com.br 2 Aulas & Apostilas

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – Capítulo 1: Tendências e Concepções Pedagógicas Professora Luciana

01. De acordo com Libâneo (1990), as tendências pedagógicas surgem de movimentos sociais e filosóficos em determi-nado período histórico. Para o autor, a prática pedagógica do professor é norteada pelos pressupostos teóricos, pois das tendências originam as metodologias que orientam o trabalho escolar. Diante disso, numere a coluna da direita, relacionando cada tendência pedagógica ao conceito apresentado.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

(A) 2 – 4 – 3 – 5 – 1.

(B) 1 – 5 – 2 – 3 – 4.

(C) 3 – 2 – 4 – 5 – 1.

(D) 5 – 2 – 3 – 1 – 4.

(E) 1 – 3 – 4 – 2 – 5.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONCEITO

1- PROGRESSISTA LIBERTÁRIA

2- PROGRESSISTA LIBERTADORA

3- HISTÓRICO-CRÍTICA

4- LIBERAL TRADICIONAL

5- LIBERAL TECNICISTA

( ) ...apresenta o saber escolar, mas valoriza as aprendizagens do meio e a livre expressão como forma de demonstrar a luta contra opressão imposta pelo Estado.

( ) ...desconsidera as transformações e necessidades decorren-tes ao longo da história humana e defende a ideia da forma-ção de indivíduos competentes e competitivos no mercado de trabalho, como meio de manter a ordem social vigente

( ) acredita que o currículo deve ser organizado a partir das práticas dos movimentos populares e não das necessidades vividas em cada momento histórico e contexto social. Então, as mudanças advêm por meio da análise crítica da realidade vigente.

( ) ...defende a ideia de que aprender significa apropriar-se dos conhecimentos clássicos culturais e históricos desenvolvidos pela humanidade, objetivando-os na prática social para trans-formá-la.

( ) ...escola para todos difundindo a instrução, transmissão de conhecimentos acumulados pela humanidade de forma sis-tematizada.

Page 3: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

Prova Simulada SEED-Paraná 2013 – Resolvida & Comentada (Mgá)

www.CursoSolon.com.br 3 Aulas & Apostilas

02- Os pressupostos de Piaget e Vigotski contribuem com os estudos da gênese do desenvolvimento humano e, conse-quentemente, com o processo de ensino e aprendizagem dos indivíduos em período de escolarização, pois apontam os caminhos para a organização da prática pedagógica. Diante disso, relacione o autor com suas ideias, numerando a co-luna da direita.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

(A) 2 – 1 – 2 – 1 – 2.

(B) 2 – 2 – 1 – 1 – 2.

(C) 1 – 1 – 1 – 2 – 2.

(D) 1 – 2 – 1 – 1 – 2.

(E) 2 – 1 – 2 – 2 – 1.

03- Na discussões atuais propostas pela SEED-PR (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) o conceito de inclusão engloba todos aqueles que apresentam alguma necessidade especial ou se distancia do modelo socialmente esperado. Portanto, a inclusão para todos pode ser assim compreendida:

(A) escola democrática que respeita e atende as necessidades de cada um, garantindo o acesso e a permanência do indivíduo no ambiente escolar.

(B) Pessoas com deficiência são aquelas portadoras de lesões cerebrais graves e irreversíveis, por isso não apresentam condi-ções de serem incluídas na escola regular.

(C) aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, mas sua inclusão depende das condi-ções em que a escola impõe pautada em documentos oficiais governamentais.

(D) Atualmente, as iniciativas predominantes são as salas de recursos em escolas públicas, as quais conseguem atender toda a demanda de alunos com necessidades especiais por meio de um trabalho sistematizado.

(E) Aos professores que atendem aos alunos com necessidades especiais cabe o papel de cuidador e defensor das causas da inclusão, atuando como o profissional que busca nos cursos de especialização a qualidade para o ensino democrático.

AUTORES PRESSUPOSTOS

1- PIAGET

2- VIGOTSKI

( ) O domínio da linguagem abre caminhos para a aquisição dos saberes e dos bens culturalmente constituídos e socialmente determinados. Para alcançar esta conquista é preciso dominar os instrumentos da cultura le-trada.

( ) Os conhecimentos nascem no ser humano e se formam por internaliza-ção ou reconstrução das aprendizagens adquiridas na interação com o objeto de estudo.

( ) Promover nos alunos os motivos que direcionam a busca pelo saber erudito em um processo de humanização gradativo e contínuo.

( ) O ensino deve ser organizado de forma que os saberes científicos so-breponham as informações imediatas, avançando nas aprendizagens que antecedam ao desenvolvimento.

( ) O social não antecede ao desenvolvimento do pensamento, tampouco exerce papel fundamental na formação do indivíduo.

Page 4: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

Prova Simulada SEED-Paraná 2013 – Resolvida & Comentada (Mgá)

www.CursoSolon.com.br 4 Aulas & Apostilas

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Cap.2: Estrutura Educacional Brasileira Professora Luci

04. Segundo o Art. 4o da LDB – de 1996 a Educação, dever

do(a) ..................................... e .................................. inspira-da nos princípios de liberdade e nos ideais de solidarie-dade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

(A) Família e do Estado

(B) Família e da Sociedade

(C) Família e da Escola

(D) Estado e da Sociedade

(E) Sociedade e da Escola

05. Com relação a educação de jovens e adultos (EJA) na LDB 9.394/96, a idade para a realização do exame supleti-vo é:

(A) No nível de conclusão do ensino fundamental, para maio-res de 15 anos.No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 20 anos.

(B) No nível de conclusão do ensino fundamental, para maio-res de 15 anos.No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 21 anos.

(C) No nível de conclusão do ensino fundamental, para mai-ores de 15 anos.No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 17 anos.

(D) No nível de conclusão do ensino fundamental, para mai-ores de 15 anos.No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 18 anos.

(E) No nível de conclusão do ensino fundamental, para maio-res de 16 anos.No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 18 anos.

06. Com relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvi-mento da Educação Básica e de Valorização dos Profis-sionais da Educação - FUNDEB é correto afirmar que:

I. Terá duração de 14 anos, o FUNDEB atenderá os alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio e da e-ducação de jovens e adultos e será implantado de forma gradativa.

II.O novo fundo contará com recursos de outros impostos hoje não distribuídos para esse fim e a complementação da U-nião será maior.

III.Além dá parcela complementada pela União, o FUNDEB é constituído por 20% de uma cesta de impostos e transfe-rências constitucionais de Estados e municípios.

IV. A Constituição Federal / 1988 estabelece que a União deve usar 20% e os estados e municípios 30% no mínimo da re-ceita resultante dos impostos na manutenção e desenvol-vimento do ensino.

V. A utilização dos recursos destinados ao FUNDEB – será no mínimo de 60% para a remuneração dos profissionais do magistério da educação básica. O restante dos recur-sos em outras despesas de manutenção e desenvolvimen-to da educação básica pública.

É correta apenas, a afirmativa:

(A) I, II e V

(B) II, III, IV e V

(C) III e V

(D) I, II, III, IV e V

(E) I, III e IV

07. O ENSINO segundo a LDB de 1996- Artigo 4º alterado pela Lei 12.796 04 de abril de 2013- deve ser obrigatório, público e gratuito. Art. 4º - O dever do Estado com educa-ção escolar pública seta efetivado mediante a garantia de: Marque um x na resposta correta.

I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:

a) pré-escola;

b) ensino fundamental;

c) ensino médio.

II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade;

III - atendimento educacional especializado gratuito aos edu-candos com deficiência, transtornos globais do desenvol-vimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino;

IV - acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e mé-dio para todos os que não os concluíram na idade própria;

VIII - atendimento ao educando, em todas as etapas da edu-cação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assis-tência à saúde.

È correto apenas o que se afirma em:

(A) I, II e III

(B) I, II e IV

(C) I, III e VIII

(D) I, II, III, IV e VIII

(E) III, IV

Page 5: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

Prova Simulada SEED-Paraná 2013 – Resolvida & Comentada (Mgá)

www.CursoSolon.com.br 5 Aulas & Apostilas

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Cap.3: Elementos da Prática Pedagógica Professora Adriana

08. A prática pedagógica é uma prática social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos, e inserida no contexto da prática social. A partir desta constatação leia as questões sobre tais elementos e assinale a alternativa correta:

(A) A prática pedagógica é uma dimensão da prática social. É sabido que a prática social está imbuída de contradições e de características sócio-culturais predominantes na socie-dade.

(B) A prática pedagógica e o exercício da participação coletiva são processos desvinculados da ação docente.

(C) As dimensões social e política da prática pedagógica en-volve estritamente os alunos e seus responsáveis.

(D) A prática pedagógica é o elemento fundamental do pro-cesso de ensino e aprendizagem e diz respeito á atuação da equipe pedagógica.

(E) A prática social vivida pelos alunos atua de modo indepen-dente da prática pedagógica realizada na e, pela escola.

09. O processo político por meio do qual as pessoas en-volvidas no processo de ensino e aprendizagem discu-tem, deliberam, planejam, solucionam problemas é medi-ado pela Gestão Democrática e garantido por força de lei. De acordo com as especificidades legais da Gestão De-mocrática assinale a alternativa correta.

(A) A Constituição Federal de 1942 definiu a organização da escola pública por meio da Gestão Democrática.

(B) O Plano Nacional da Educação de 2001 foi o primeiro documento legal a discorrer sobre Gestão Democrática.

(C) O novo Plano Nacional da Educação 2011-2020 será o primeiro marco legal da Gestão Democrática.

(D) No artigo 206, inciso IV a Constituição federal de 1988 prevê: “a gestão democrática na forma de lei e apresenta os princípios sobre os quais se darão a educação formal no Brasil.

(E) A Gestão Democrática foi legalizada pela lei 5692/71.

10. A participação da comunidade na organização de edu-cação básica se dá mediante consolidação das Instâncias Colegiadas. A partir de tal afirmação assinale a alternativa correta.

(A) As instâncias Colegiadas favorece a atuação centralizado-ra do Gestor Escolar.

(B) O Conselho Tutelar é uma Instância Colegiada que favore-ce a participação da família.

(C) As Instâncias Colegiadas são instrumentos que favorecem a participação de todos os envolvidos no processo educa-cional e favorece a superação de ações individuais.

(D) O trabalho realizado pela equipe pedagógica não tem implicações das Instâncias Colegiadas.

(E) Os membros das Instâncias Colegiadas são indicados pelo diretor da escola.

INFORMÁTICA

Professor Valdir

11. A figura abaixo ilustra uma planilha que está sendo editada no BrOffice Calc, a partir da sua configuração padrão, para controle do corpo docente de uma facul-dade. A coluna A contém os nomes do corpo docente, e a coluna B, a respectiva titulação.

A fórmula a ser aplicada na célula B10, para contabili-zar o total de docentes com titulação de Mestrado é

(A) =CONT.SE(B3;B8;Mestrado)

(B) =CONT.SE(B3:B8;"Mestrado")

(C) =TOTAL.SE(A3:B8;Mestrado)

(D) =TOTAL.SE(A3;B8:Mestrado)

(E) =SOMA(A3:B8:"Mestrado"

12. O Writer é um processador de textos do pacote BrOffi-ce. Assinale a alternativa abaixo que apresenta uma ferramenta que permite copiar uma formatação de um texto do documento para outro sem copiar o conteúdo

(A) copiar especial

(B) colar especial

(C) pincel

(D) caracteres especiais

(E) galeria

13. Considerando o BrOffice Writer 3.2 em sua configura-ção padrão e idioma português-brasil, com um frag-mento de sua janela ilustrado abaixo, determine o no-me da ferramenta apontada com uma seta preta.

(A) Ferramenta de recuo antes do texto

(B) Ferramenta de ajuste da margem esquerda

(C) Ferramenta de inserção de símbolos

(D) Ferramenta de recuo da primeira linha

(E) Ferramenta de tabulação

Page 6: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

Prova Simulada SEED-Paraná 2013 – Resolvida & Comentada (Mgá)

www.CursoSolon.com.br 6 Aulas & Apostilas

14. O Impress é um processador de apresentações onde o usuário pode criar e exibir apresentações profissionais. Considerando os conhecimentos do Impress, marque a opção abaixo que indica uma maneira de colocar o slide no modo de apresentação. (A) Pressionar F5 no teclado (B) Pressionar CTRL+A no teclado (C) Clicar no menu Exibir e depois na opção Projetar em tela (D) Clicar no menu Arquivo e depois na opção Apresentar

Slides (E) Pressionar F1 no teclado

ECA – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Professor Christian

15. Assinale a correta de acordo com o ECA: (A) Uma pessoa com dez anos de idade é considerada ado-

lescente. (B) Uma pessoa com doze anos de idade completos é consi-

derada criança. (C) Uma pessoa com doze anos de idade incompletos é con-

siderada adolescente. (D) O ECA é aplicado somente às pessoas até dezoito anos

de idade incompletos. (E) Excepcionalmente, admite-se a aplicação do ECA para as

pessoas entre dezoito e vinte e um anos. 16. Assinale a incorreta de acordo com o ECA: (A) É garantido o acesso à escola pública e gratuita próxima

da residência da criança ou do adolescente. (B) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente

ensino médio, obrigatório e gratuito. (C) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente

progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.

(D) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.

(E) O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

17. De acordo do ECA, assinale a correta: (A) É possível trabalho na condição de aprendiz, a partir dos

14 anos de idade. (B) Entende-se por família natural aquela que se estende para

além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, for-mada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afe-tividade.

(C) Para os efeitos de aplicação de medidas referentes ao ato infracional, deve ser considerada a idade do adolescente à data do fato.

(D) Criança pode receber medidas protetivas e socioeducati-vas.

(E) A internação em caso de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa possui prazo máximo de 3 meses.

ATUALIDADES

Professor Thiago

18. (PUC) Leia o fragmento de notícia abaixo e assinale a única assertiva cujas palavras completam CORRETAMENTE o texto:

(1) foi destituído da presidência do (2) em processo relâmpago de impeachment votado na noite de sexta-feira, 22 de junho de 2012, armado pela oposição de (3) no Senado - foram 39 votos a favor da cassação, 4 contra e duas ausências. O pro-cesso à la 'tapetão' abriu uma crise política no país, com vá-rios protestos de organismos internacionais.

Fonte: Caros Amigos, 23 de junho de 2012.

(A) 1 – Frederico Franco; 2 – Haiti; 3 – direita.

(B) 1 – Fernando Lugo; 2 – Paraguai; 3 – esquerda.

(C) 1 – Frederico Franco; 2 – Haiti; 3 – esquerda.

(D) 1 - Fernando Lugo; 2 – Paraguai; 3 – direita.

(E) 1 – Frederico Franco; 2 – Paraguai; 3 – direita.

19. O novo Código Florestal, que passou, neste ano, pelo crivo da Câmara e do Senado, vem causando grande po-lêmica e opiniões contraditórias: ruralistas (proprietários de terra, produtores rurais) e ambientalistas têm posições contrárias. Considerando que esta questão foi elaborada, ainda antes, da aprovação do novo texto no Senado, assi-nale a alternativa correta a respeito dos pontos polêmi-cos, nas discussões.

(A) Os ruralistas concordam com a manutenção das regras relativas às Áreas de Preservação Permanente – APP, principalmente nas propriedades que sofreram, em tempos passados, desmatamento extensivo até a margem dos ri-os, mas discordam do princípio da compensação de áreas desvinculadas da propriedade.

(B) Os ambientalistas defendem a manutenção da Reserva Legal, optando pela redução das Áreas de Preservação Permanente, que não seriam tão importantes para a manu-tenção do equilíbrio ambiental.

(C) Ruralistas e ambientalistas reconhecem que, no Brasil, a ampliação das áreas agrícolas não é necessária, pois as tecnologias avançadas promovem um aumento da produti-vidade e da produção em geral, sem que seja necessário ocupar novas terras. Portanto, estão acordes com relação ao aumento das áreas preservadas.

(D) A Reserva Legal é a parcela de terras dentro de cada propriedade rural que deveria manter a vegetação original para garantir a biodiversidade da área, protegendo sua fauna e flora. Sua extensão varia de acordo com a região do país, sendo maior na Amazônia, tanto nos biomas de floresta como de cerrado e menor em outras regiões. A dimensão dessa área de Reserva Legal são pontos polê-micos na elaboração do novo Código Florestal.

(E) Os ambientalistas lutam pela manutenção do princípio da compensação, isto é, que o agricultor possa arrolar como Reserva Legal uma área situada em outro local e bioma, não necessariamente vinculada à propriedade ou ao tipo de vegetação da área explorada.

Page 7: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

Prova Simulada SEED-Paraná 2013 – Resolvida & Comentada (Mgá)

www.CursoSolon.com.br 7 Aulas & Apostilas

20. Assinale a alternativa que melhor resume a situação econômica mundial.

(A) A propalada crise econômica, na realidade, só atingiu os países do chamado “Primeiro Mundo”. As economias e-mergentes e pobres não só não foram abaladas como ex-perimentam um grande crescimento.

(B) Em muitos países vive-se uma grave crise. No primeiro mês de 2009, nos Estados Unidos da América, a produção industrial e a utilização da capacidade instalada diminuiu. A crise atingiu também parte dos países europeus, princi-palmente os de economia mais fraca como é o caso da Espanha e da Grécia, O desemprego é uma grande amea-ça.

(C) O Brasil foi um dos únicos países emergentes não atingi-dos pela crise econômica. As imensas reservas cambiais

estão garantindo a superação das dificuldades e possibili-tando um aumento das vagas no mercado de trabalho e o crescimento da produção.

(D) Os países asiáticos permanecem imunes à instabilidade dos mercados ocidentais. A crise imobiliária repercutiu muito pouco na China e no Japão. O aumento do consumo interno, naqueles países, tem garantido a manutenção dos índices industriais e o pleno emprego.

(E) Rússia, em virtude do seu modelo socialista, não foi atingi-da pelo terremoto que varreu as economias capitalistas após a derrocada dos preços dos imóveis nos Estados U-nidos e a imediata repercussão nas Bolsas de Valores.

REDAÇÃO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA: Professoras Rosângela / Aletheia

EDUCAÇÃO INFANTIL

Lei da pré-escola é avanço. E tirá-la do papel, um desafio

Em 2011, país tinha mais de 1 milhão de crianças de 4 e 5 anos fora das salas de aula. Para que lei se concretize,

será preciso investimento robusto de municípios e parce-ria com governo federal (Lecticia Maggi)

A mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que reduz de 6 para 4 anos a idade míni-ma obrigatória para ingresso na escola, é vista como um avan-ço por especialistas. Do ponto de vista pedagógico, a alteração não precisa ser motivo de preocupação para os pais. Ao con-trário. "A educação infantil é primordial. Todos os estudos, tanto nacionais como internacionais, mostram que as crianças bem atendidas pela escola nos primeiros anos de vida têm mais chances de ter um bom aproveitamento no ensino funda-mental e de concluir o ensino médio na idade adequada", afir-ma a professora da USP Maria Regina Maluf, especialista em alfabetização e pós-doutora em psicologia. O maior desafio é fazer com que as modificações determinadas pela lei federal saiam do papel. Dados recentes apontam para mais de um milhão de crianças de 4 e 5 anos longe das salas de aula no Brasil. E a maior parte da responsabilidade de incluí-las - ou do ônus de não fazê-lo - não será da União, mas dos prefeitos.

Sancionada pela presidente Dilma Rousseff na última semana, a Lei 12.796 estabelece que a educação básica deve ser obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos, e dividida entre pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Os municípios têm até 2016 para garantir vaga a todos os pequenos de 4 e 5 anos - que devem ter carga anual mínima de 800 horas, distri-buídas por no mínimo 200 dias letivos. Pela constituição fede-ral, é de esfera municipal a incumbência de oferecer educação infantil em creches e pré-escolas.

Segundo os últimos dados disponíveis da Pesquisa Na-cional por Amostra de Domicílios (Pnad), tabulados pelo movi-mento Todos pela Educação, em 2011, havia no país quase 4,7 milhões de crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola. Destas, 74,8% estavam em instituições públicas, sendo mais de 90% da rede municipal. Outras 1.050.560 crianças encontravam-se longe dos bancos escolares. Em estados como Rondônia e Amazonas, a taxa de atendimento nesta faixa etária atingia pouco mais da metade do total de possíveis alunos: 53,3% e 66,4%, respectivamente. Sobre este montante de excluídos é que os prefeitos terão de atuar, com investimen-tos robustos que contemplem desde a infraestrutura das esco-

las, até a formação de professores. Tarefa que, na visão de especialistas, não será nada fácil. "Do ponto de vista orçamen-tário, se não houver um regime de colaboração do governo federal com os municípios, será dificílimo para os prefeitos atenderem essa lei. O governo federal geralmente ajuda com a construção de escolas, mas inclusão não é só construir prédios e colocar as crianças dentro. A parte que realmente custa caro é investir na formação de professores e pagar o salário deles e de funcionários", considera Rubens de Camargo, professor da USP e ex-secretário de educação das cidades de Suzano e São Carlos, no interior de São Paulo.

Conforme informações do Fundo de Manutenção e De-senvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Pro-fissionais da Educação (Fundeb), em 2012, o custo médio estimado por aluno da pré-escola, de tempo parcial, foi de 2.440,85 reais por ano. Tomando como base este valor, a inclusão das mais de um milhão de crianças custaria aos co-fres públicos cerca de 2,5 bilhões de reais anuais. Neste cená-rio, Priscila Cruz, diretora do Todos pela Educação, tem posi-cionamento semelhante ao de Camargo: "Se não for criado um programa nacional que apoie os municípios na construção e manutenção de pré-escolas e na formação de professores, corre-se o risco de que essa seja mais uma das leis que ‘não pegam’ no país. Para a educação, é gravíssimo". Segundo ela, há a possibilidade - nada desejável, é claro - de que próximo a 2016 os prefeitos peçam para esticar o prazo de cumprimento da lei. "Infelizmente, essa lei não prevê sanções em caso de descumprimento; diferentemente, por exemplo, do que aconte-ce com a Lei de Responsabilidade Fiscal", afirma.

Quem serão os professores de todas essas crianças e de que forma eles serão treinados é outro ponto chave da discussão – e que também deve custar caro. Um boletim ela-borado pela coordenadoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em janeiro de 2011, estimou que seriam necessários quase 100.000 novos docentes para a inclusão de todas as crianças de 4 e 5 anos que, na ocasião, ainda estavam fora da escola. Atrair novas pessoas para o magistério não é simples e envolve, inevita-velmente, a reestruturação e valorização da carreira docente. O atual piso nacional para professores da educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) é de 1.567 reais por uma jornada de 40 horas semanais. "Com a nova lei das emprega-das domésticas, algumas já estão ganhando mais do que pro-fessor. Daqui a pouco, teremos uma crise generalizada por causa da falta de profissionais", acredita Priscila.

Page 8: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

Prova Simulada SEED-Paraná 2013 – Resolvida & Comentada (Mgá)

www.CursoSolon.com.br 8 Aulas & Apostilas

Para a formação dos futuros educadores, especialistas apontam a necessidade de reformulação dos cursos de peda-gogia. "Hoje, os cursos têm apenas uma disciplina voltada à educação infantil e não qualificam adequadamente os docentes para lidar com crianças de fase pré-escolar", afirma Maria Maluf. Ela ressalta o grande equívoco de se considerar que educação infantil é sinônimo de brincadeira. Não é. A pré-escola deve propiciar o desenvolvimento da linguagem oral e das relações com o mundo por meio de experimentações com objetos, desenhos, formas e cores.

"A partir dos 4 anos, a criança já consegue aprender o nome das letras e a escrevê-las. É o momento de ouvir e con-tar histórias. Pode-se brincar, mas devem ser brincadeiras sempre direcionadas e com propósitos", afirma Maria. A pré-escola é o ciclo responsável por desenvolver habilidades que

serão fundamentais para o progresso escolar do aluno. Não se pode esquecer, no entanto, que crianças de 4 anos ainda não têm (e nem devem ter) total autonomia. Por isso, o recomen-dável, segundo a educadora, é uma professora para no máxi-mo 15 alunos.

A determinação de ingresso na escola aos 4 anos, vale lembrar, não é nova e já consta em emenda constitucional de 2009. O que houve foi uma atualizando da LDB , de 1996, à luz da constituição federal. O grande desafio, portanto, não é tor-nar o ensino infantil obrigatório - aprovar a lei é a parte mais fácil de todo o processo -, mas sim criar condições mínimas de oferecer educação de qualidade a essas crianças.

(http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/lei-da-pre-escola-e-avanco-e-tira-la-do-papel-um-desafio)

PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura do texto e do seu conhecimento de mundo, elabore um texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO no qual explicite a sua opinião sobre a mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que reduz de 6 para 4 anos a idade míni-ma obrigatória para ingresso das crianças na escola. Produção entre 15 e 20 linhas.

RASCUNHO: Título: __________________________________________________________________________

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

Page 9: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

Prova Simulada SEED-Paraná 2013 – Resolvida & Comentada (Mgá)

www.CursoSolon.com.br 9 Aulas & Apostilas

REDAÇÃO – TEXTO DEFINITIVO (de 15 a 20 linhas)

Seu nome: _______________________________________________________________ Turma:___________

Título: _____________________________________________________________________________________

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

-

21.

22.

23.

Page 10: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

Prova Simulada SEED-Paraná 2013 – Resolvida & Comentada (Mgá)

www.CursoSolon.com.br 10 Aulas & Apostilas

Respostas Comentadas – Prova Maringá(PR)

FUNDAMENTOS (Cap.1) – Profª Luciana

01 B De acordo com as ideias defendidas na tendência Libertária, o conhecimento somente será validado se fizer parte do cotidiano, se for utilizado no dia a dia e pelas vias de uma concepção pedagógica da livre expressão. A tendência Tecnicista defende a ideia de manter a ordem social vigente (capital) por meio da produção de indivíduos competen-tes e competitivos no mercado de trabalho, desconsiderando as transformações e necessidades sócio, política e econômica. Desvaloriza a teoria e enfatiza o aprender fazendo. Na tendência Progressista libertadora, se propõe que alunos e professores tomem consciência da realidade em que estão inseridos para buscar a transformação social, ou seja, identificar a origem dos problemas e as possibilidades de superação (RIBEIRO, 2001). Para a ten-dência Histórico-Crítica, é preciso defender os interesses do grande contingente da sociedade brasileira, explorada pela classe dominante (CHAVES, 2004), pois somente pela revolução do conhecimento a realidade será transfor-mada. A tendência Liberal Tradicional está calcada em uma visão humanista - centrada no homem – e visão peda-gógica - centrada no professor, ou seja, o professor é o transmissor do conhecimento e os alunos aqueles que ad-quirem este conhecimento de modo disciplinar e nada questionador.

02 E Segundo Vigotsky (2000), a conquista da linguagem pelo homem marcou a história do seu desenvolvimento. Por meio da linguagem, o indivíduo providencia os instrumentos para a solução das tarefas mais difíceis, onde signos e palavras promovem a socialização entre as pessoas. Portanto, O desenvolvimento dos processos psicológicos supe-riores origina-se do social e tomará formas mais complexas a partir do momento em que a criança é inserida no contexto escolar, mediada pela ação planejada do professor, pois o “[...] professor, neste aspecto, constitui-se como mediador entre os conhecimentos científicos e os alunos, fazendo movimentar as funções psicológicas superiores destes, levando-os a fazer correlações com os conhecimentos já adquiridos e também promovendo a necessidade de apropriação permanente de conhecimento cada vez mais desenvolvido e rico” (FACCI, 2004, p. 210). Então, cabe ao educador organizar a prática pedagógica de tal forma que não dificulte tampouco facilite a aprendizagem dos alunos, pois segundo Vigotsky (2000), ensinar aos alunos aquilo que eles já dominam é tão prejudicial quanto ensinar aquilo que eles ainda não têm condições de aprender. Já os estudos de Piaget, o faz acreditar que assim como cada função do organismo possui uma estrutura específica, também, existiriam estruturas específicas para o ato de aprender. A partir disso, o autor defende a ideia de que a criança constrói, de forma gradativa e sequencial, suas próprias estruturas cognitivas, passando de um estágio de desenvolvimento para outro. Deste modo, para Piaget o pensamento da criança se forma de dentro para fora, pois o ser humano não nasce com os conhecimentos, são eles que nascem no ser humano por internalização ou reconstrução.

03 A Na discussões atuais propostas pela SEED-PR (Sec. de Estado da Educação do Paraná) o conceito de inclusão não se restringe em incluir apenas as pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental, mas para todos aqueles que apresentam alguma necessidade educacional especial ou se distancia do modelo socialmente esperado.

FUNDAMENTOS (Cap.2) – Profª Luci

04 A De acordo com a Constituição de 05/10/1988, a educação é dever do Estado e da família. Mas segundo a LDB de 1996 primeiro é dever da Família e depois do Estado, portanto, não existe um cumprimento da Lei maior que é a Carta Magna de 1988 no seu Artigo 205.

05 D Trata-se aqui da antecipação da idade para realização dos exames supletivos, pois na lei anterior era – LDB 5.692/71 – ao nível de conclusão do ensino de 1º grau, para os maiores de 18 anos; ao nível de conclusão do ensi-no de 2º grau, para os maiores de 21 anos. Agora na LDB 9.394/96 é de 15 e 18 anos respectivamente.

06 A Isso está no documento do FUNDEB de 2007 e instituído pela emenda Constitucional n.º 53, de 19 de dezembro de 2006 e regulamentado pela medida provisória 339, de 28 de dezembro do mesmo ano, convertida na lei 11.494, de 20 de junho de 2007.

07 D Trata-se de novas mudanças na LDB 9.394/96 de 1996 no seu Artigo 4º alterado pela Lei 12.796 04 de abril de 2013- deve ser obrigatório, público e gratuito. Art. 4º - O dever do Estado com educação escolar pública sera efeti-vado mediante a garantia dos itens novos.

Page 11: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

Prova Simulada SEED-Paraná 2013 – Resolvida & Comentada (Mgá)

www.CursoSolon.com.br 11 Aulas & Apostilas

FUNDAMENTOS (Cap.3) – Profª Adriana

08 A Trata-se de compreender o processo pedagógico como uma ação política que envolve todos os âmbitos da socieda-de: social, político e econômico.

09 D A Constituição Federal de 1988, no artigo 206, explicita como exigência legal a gestão democrática das escolas públicas. Esta obrigatoriedade não se estende para estabelecimentos particulares.

10 C A Gestão Democrática se consolida por meio das Instâncias Colegiadas. Elas se constituem em instrumentos que favorecem a participação de toda a comunidade escolar: professores, alunos, funcionários, pais e comunidade local.

INFORMÁTICA – Prof.Valdir

11 B No Calc, a função cont.se pode ser utilizada para contar o número de células em um intervalo que possuam um determinado conteúdo. No exemplo desta questão o objetivo é contar em um intervalo (B3:B8) o número de vezes que aparece a palavra mestrado. Então a função deve ser construída assim =CONT.SE(B3:B8;"Mestrado"), generi-camente falando ficaria assim =CONT.SE(intervalo;critérios).

12 C A ferramenta Pincel que aparece na barra de ferramentas de formatação do Writer (figura abaixo), permite copiar uma formatação sem copiar conteúdo.

13 E A ferramenta apontada na figura abaixo é a ferramenta de tabulação presente na régua do Writer.

14 A Diante do processador de apresentações Impress, se o usuário pressionar a tecla de função F5 no teclado o slide será exibido no modo de apresentação. O modo de apresentação exibe o slide em tela inteira, este modo é adequa-do para que a aula ou palestra seja exibida ao público.

ECA – Prof.Christian

15 E De acordo com o art. 2º do ECA (Lei8.69/90) considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Assim, com dez anos é considerada criança, com doze completos é adolescente, com doze incompletos é criança. E, de acordo com o parágrafo único deste artigo, nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

16 B O acesso à escola pública e gratuita próxima da residência da criança ou do adolescente está previsto no art. 53, V do ECA. Os deveres do Estado, no que diz respeito à educação, estão no art. 54 do ECA. Dentre eles, a modalidade de ensino obrigatório e gratuito, pelo Estatuto, é o ensino fundamental, cabendo ao Estado assegurar a progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade do ensino médio. Creches e pré-escolas, pelo ECA, são para crianças dos 0 aos 6 anos. E direito público subjetivo, em síntese, significa aquele que se pode exigir que o Estado o preste.

17 C Pelo ECA, é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz (art. 60 ECA), diferentemente da Constituição, que dispõe sobre a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos (art. 7º, XXXIII CF). Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer

Page 12: A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO - cursosolon.com.br · A PROVA OFICIAL E ESTE SIMULADO ... Outras fases: Depois da prova de conhecimento, os candidatos também passarão por uma aula

Prova Simulada SEED-Paraná 2013 – Resolvida & Comentada (Mgá)

www.CursoSolon.com.br 12 Aulas & Apostilas

deles e seus descendentes (art. 25 ECA). A idade do adolescente deve ser considerada à data do fato, não impor-tando quando ele pensa/ cogita cometer o ato, nem quando a vítima vem a falecer (art. 104 ECA). Criança só recebe medidas protetivas (art. 105 e 101 do ECA). A internação em caso de ato infracional cometido mediante grave ame-aça ou violência a pessoa possui prazo máximo de 3 anos (art. 121, §3º do ECA).

ATUALIDADES – Prof.Thiago

18 D Após uma série de conflitos agrários no Paraguai, a força policial reprime com violência um movimento na região de Curuguaty, como resultado deste enfrentamento a oposição de direita paraguaia, com apoio do então vice-presidente propõe a cassação do presidente Fernando Lugo. O processo foi julgado em menos de 48 horas e o então presidente é deposto, o processo foi questionado por diversas autoridades internacionais, que passaram a classificar o evento como golpe político. Após o ocorrido o Paraguai foi afastado do Mercosul e ainda se mantém isolado politicamente na América do Sul.

19 D As maiores discussões em torno do novo código são as Áreas de Preservação Permanente (APP’s), das Reservas Legais, e da anistia para os grandes proprietários. Lembrando que APPs (Áreas de Preservação Permanente). O novo Código Florestal estabeleceu em sua redação original uma diminuição da faixa mínima a ser mantida pelos produtores rurais e a permissão de determinadas culturas em morros, beneficiando pequenos proprietários, que ficarão isentos de reflorestar áreas desmatadas.

20 B Em 2008 o mercado dos EUA foi assolado por uma profunda crise, que teve início no setor imobiliário e depois se espalhou por toda economia atingindo com maior força os países da Europa. Atualmente os países mais fracos do mercado europeu passam por programas de recuperação econômica, adotando medidas de austeridade fiscal, que no primeiro momento contribui para o aumento das taxas de desemprego no continente.

A alternativa “a” está incorreta, pois mesmo os países que ainda experimentam um processo de crescimento eco-nômico, sentiram, mesmo que em menor intensidade os efeitos imediatos da crise já no biênio 2008/2009 com retra-ção dos PIBs. A assertiva “c” o Brasil, sentiu alguns dos efeitos da crise, ainda em 2008 o PIB brasileiros sofreu uma significativa redução, porém nos anos seguintes sua economia conseguiu atingir uma trajetória de crescimento. Na alternativa “d” o fato discorrido se aplica somente à economia japonesa, que sofreu uma forte estagnação e foi ultra-passada pela gigante economia chinesa, sendo que esta última foi pouco impactada pela crise. Finalmente a alter-nativa “e” comete um grave desvio histórico visto que o modelo socialista na Rússia teve seu fim no começo da década de 1990, quando da fragmentação da URSS em 1991.

REDAÇÃO – Professoras Rosângela e Aletheia

SUGESTÃO DE COMO ESTRUTURAR UMA REDAÇÃO

1o parágrafo Apresentação da temática, que deve ser retomada ao longo do texto. INTRODUÇÃO

2o parágrafo Apresentar um argumento. Desenvolva a argumentação da seguinte for-

ma: Afirmação + Explicação + Discussão (Posicionamento) DESENVOL- VIMENTO

3o parágrafo Apresentar segundo argumento. Acrescentar fato-exemplo.

4o parágrafo

Faça a síntese da temática abordada. Dependendo da forma como foi conduzida a argumentação, retome a ideia colocada no início (reafirman-do o posicionamento) ou apresente possíveis soluções.

CONCLUSÃO

Outras dicas: Veja o MEMOREX cor-de-rosa entregue aos alunos.

Você discorda do gabarito? Então envie seu recurso, devidamente fundamentado, para

[email protected]