a pequena sereia

6
Elisabete da Graça Fonseca Silva LER PARA APRENDER

Upload: itatiano

Post on 07-Dec-2015

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

livro

TRANSCRIPT

Page 1: A Pequena Sereia

Elisabete da Graça Fonseca Silva

LER PARAAPRENDER

Page 2: A Pequena Sereia

2

A pequena sereia

Em algum lugar encantado, láno fundo do mar, vivia um povo. Seurei se chamava Netuno. Ele tinha umcastelo de conchas e um lindo jardimde algas, cavalos-marinhos e outrasbelezas.

O rei tinha três belas filhas ededicava seu tempo a fazê-lasfelizes. Além de bonitas, eram donasde vozes encantadoras. A mais novatinha pele fina e delicada como uma

Page 3: A Pequena Sereia

3

pétala de rosa e seus olhos eramazuis como cristais do mar.

Ela se chamava pequena sereia.Mas andava triste e distante. Seusonho era ter pernas para poderviver com as pessoas que avistava nasuperfície. Então, certo dia,enquanto passeava, viu um navioafundando. Rapidamente, salvou ostripulantes. Um deles era um lindopríncipe.

A pequena sereia ficouapaixonada. Levou-o até a praia e,com sua voz suave, cantou umacanção para que ele se recuperasse.

Page 4: A Pequena Sereia

4

Quando o príncipe acordou dodesmaio, ela não estava mais lá. Elelembrava apenas de uma linda voz etinha certeza de que pertencia àmoça que salvara sua vida.

A pequena sereia voltou para ofundo do oceano e contou à suafamília o que tinha acontecido. Elaquis saber se poderia viver como oshumanos, pois não conseguiaesquecer o belo príncipe. Seu pai, orei Netuno, carinhosamente explicouque isso era impossível, porque elanão tinha pernas!

Inconformada, a pequenasereia foi procurar a bruxa dos

9

Page 5: A Pequena Sereia

8 5

mares. Queria ter pernas em vez deuma cauda!

A bruxa era malvada e egoísta.Por isso, disse que só faria o feitiçose recebesse algo de valor em troca.Como a pequena sereia não tinhanada para oferecer, a bruxa decidiuficar com sua linda voz.

Com pernas e contente, a moçafoi procurar o seu príncipe. Mas,cansada por nadar tanto, deitou-sena praia e dormiu. Quando acordou,o príncipe estava ao seu lado, masela não pôde dizer nada, pois estavasem voz. O príncipe a levou paradescansar em seu castelo.

Page 6: A Pequena Sereia

6

A malvada bruxa dos marespassou a carregar a voz da pequenasereia num medalhão pendurado nopescoço. Ela se transformou em umalinda moça e cantou para o príncipe.

Pensando ser a moça que osalvara na praia, o príncipe marcou ocasamento.

A pequena sereia,desconsolada, a tudo assistia semnada poder dizer. Mas, durante ocasamento, por acidente e força dodestino, o medalhão caiu no chão ese quebrou em mil pedaços. O feitiçose desfez e a bruxa foi

7

desmascarada! Depois, ela fugiuapavorada.

A pequena sereia recuperousua bela voz e começou a cantar.Encantado como nunca, o príncipepediu perdão e, ali mesmo, eles secasaram. Os dois foram muitofelizes!