a necessidade de amor - activated

16
A NECESSIDADE DE AMOR O caminho para um mundo melhor Adentrando o Novo Corpo e alma em forma Transformando resoluções em realidades 11 dicas para 2021 MUDE SUA VIDA. MUDE O MUNDO.

Upload: others

Post on 01-Dec-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A NECESSIDADE DE AMORO caminho para um mundo melhor

Adentrando o NovoCorpo e alma em forma

Transformando resoluções em realidades11 dicas para 2021

MUDE SUA V I DA . MUDE O MUNDO .

Contamos com uma grande variedade

de livros, além de CDs, DVDs e outros

recursos para alimentar sua alma, enlevar

seu espírito, fortalecer seus laços familiares

e proporcionar divertidos momentos de

aprendizagem para os seus filhos.

Para obter informações sobre a Contato

e outros produtos criados para a sua

inspiração, visite nossa página na internet

ou contate um dos distribuidores abaixo.

www.activated.org/[email protected]

Editor executivo: Ronan KeaneEditor: Mário Sant'AnaDesign: Gentian Suçi

© 2021 Activated. Todos os direitos

reservados. Impresso no Brasil. Tradução:

Mário Sant'Ana e Hebe Rondon.

A menos que indicado o contrário, todas

as referências às Escrituras na Contato

foram extraídas da “Bíblia Sagrada”–

Tradução de João Ferreira de Almeida–

Edição Contemporânea, Copyright © 1990,

por Editora Vida.

Volume 22, Número 1

Con tato pe ss oalRetrospectiva e perspectiva

Nos últimos anos, a Contato trouxe aos seus leitores artigos descrevendo pequenas cerimônias que seus contribuintes costumam realizar por ocasião da virada do ano. Algumas reúnem amigos para refletir sobre o ano que termina e

compartilhar esperanças e ideias para o vindouro.1

Nas últimas semanas, diante da chegada de 2021, tenho pensado nesses textos. Imagino que toda virada de ano seja importante para muitas pessoas, pois entendem que o novo ano pode ser melhor do anterior em muitos aspectos.

Acho que todos concordamos que 2020 foi um período atípico em muitos sentidos para todo o mundo. Por outro lado, cada indivíduo vivenciou experiências próprias e tem suas próprias perspectivas e esperanças para o novo ano. Varia de pessoa para pessoa. Cada um processa memórias e imagina o futuro a seu modo, mas acredito que seria bom dedicarmos algum tempo neste mês para abrir o coração para Deus, desabafar sobre os desafios e dificuldades do ano passado e Lhe agradecer pelas bênçãos recebidas.

Provérbios 3:6 diz: “Lembre de Deus em tudo o que fizer e Ele lhe mostrará o caminho certo”.2 No limiar do novo ano, entreguemos nossas esperanças e planos em Suas mãos, certos de que Ele sabe o que é o melhor para cada um!

Que Deus abençoe você e os seus neste mês e ao longo de todo o ano!

Mário Sant’AnaEditor

1. Alguns exemplos desses artigos são “A Vida e Cebolas” por Anjali

Miles, e “O amanhecer de um novo ano” por Andrew Mateyak.

2. NTLH

2

EDITAR A VIDADepois de combater e derrotar os demônios da insegurança e do medo de falhar, lancei-me a águas profundas quando, munido de papel e caneta, escrevi meu primeiro texto motivador.

Recostado, reli várias vezes o artigo e, satisfeito com minha modesta realização, enviei-a para uma revista de publicação mensal, esperançoso que fosse publicada.

Passado algum tempo, o editor me contatou dizendo que gostaria de imprimir meu texto. Junto com a proposta, enviou uma versão editada, ainda não final, para que eu a aprovasse. Editada?!? Ver “minha” obra alterada daquela forma provocou sentimentos diversos. Julgara-me no amanhecer de uma carreira literária promissora, mas isso desvaneceu como uma miragem logo antes de uma tempestade de areia.

Recomposto do choque inicial, tentei fazer uma análise mais objetiva da situação. A ideia central fora pre-

Por Scott Montrose

de edição. Deus, como o editor que identifica uma boa ideia latente nos rascunhos que passam por sua mesa, vê em cada um de nós um brilho promissor. E assim se empenha para, passo a passo, nos levar à condição de um artigo revisado que valha a pena ser lido. O que somos ganha dife-rentes formas por conta das nossas muitas e constantes escolhas e deci-sões; as provações da vida eliminam as partes supérfluas e superficiais, e somos aperfeiçoados e polidos pela nossa interação diária com os demais.

A exemplo do que aconteceu com meu texto, minha vida é hoje, nas mãos do Grande Editor, mais e melhor do que era no início, e Ele ainda não terminou a revisão.

Scott Montrose é membro da Família Internacional no Oriente Médio. ■

servada, as alegorias estavam intactas e o tom permanecera o mesmo. Apenas algumas partes supérfluas foram cortadas para a mensagem ser mais objetiva. Inegavelmente, a nova versão era melhor que a original.

Enquanto refletia nessas coisas, minha atenção foi atraída à foto de um anel de diamante em uma revista aberta sobre a minha mesa. Pensei no fato de que alguém havia extraído de uma mina um pedaço de rocha com aquele diamante e como mãos habili-dosas o haviam lapidado, transforma-do a pedra bruta em um belo, valioso e muito desejado objeto. Como o diamante encrustado na pedra, o tex-to tal qual o criara não era o produto final. Sim, ali havia um diamante, mas precisou ser extraído, lapidado e polido por alguém com talento.

Assim também é a vida. Somos criados como rascunhos que carecem

3

Cada indivíduo é único, singular, dotado de diferentes dons, talentos e tem diferentes habilidades. Deus sabia o que estava fazendo quando o criou exatamente como você é! Ele quer usar a sua individualidade e ajudá-lo a desenvolver os talentos que lhe deu para que possa ir além e usar a sua situação o máximo possível.

Ele quer que você seja tudo o que o criou para ser. Deseja que você se esforce para atingir a sua melhor versão, não importa qual seja o seu chamado na vida ou situação

ALCANCE

o segredo do sucesso em qualquer situação, pois faremos o melhor uso possível de nossas circunstâncias, estaremos disponíveis em qualquer ocasião, diligentes na posição em que Deus nos colocar, e, pela graça de Deus, alcançaremos o nosso potencial.

John C. Maxwell aborda a questão com muita propriedade em seu livro: Developing the Leaders around You (Desenvolvendo os Líderes à Sua Volta – Tradução livre):

Segundo especialistas, não era possível correr uma milha em menos de quatro minutos. Então, em 1954, Roger Bannister, um jovem estudante de Medicina, realizou o impossível e derrubou essa barreira. Hoje, todo velocista de alto nível é capaz de correr uma milha em menos de quatro minutos. Por quê? Porque alguém decidiu se aprimorar; alguém decidiu pagar o preço pelo crescimento pes-

1. Ver Eclesiastes 9:10.

2. A história de Soichiro Honda

pode ser encontrada aqui:

https://astrumpeople.com/

soichiro-honda-biography-a-great-

history-of-japanese-car-manufacturer.

ou contexto. Em outras palavras, Deus quer que você use seus dons específicos, talentos, experiências de vida e faça com eles o melhor que estiver ao seu alcance; não se contente com a metade ou quase tudo, mas busque fazer o máximo e o melhor com qualquer tarefa que realizar.1

Por que não fazer o melhor? Muitas vezes, realizações admiráveis resultam de centenas e até milhares de pequenos sacrifícios e de decisões corretas aliadas a muito trabalho árduo. Tudo de valor tem um custo que frequentemente envolve muita perseverança diária, independentemente das circunstâncias e sentimentos.

Toda pessoa grandiosa e detentora de grandes feitos labutou durante anos com dedicação, visão, sacrifício, determinação e diligência. Se aprendermos isso, encontraremos

TODO O SEU

POTENCIAL

4

soal; alguém decidiu liderar. E, como resultado, criou o ambiente ideal para os que vieram depois dele.

A superação de obstáculosVocê pode estar desanimado e as

coisas talvez não estejam dando certo. Pois bem... segue-se outra história de alguém que transformou os maiores obstáculos e dificuldades que a vida lhe apresentou em degraus para o sucesso.

Em 1938, quando o Sr. Honda era estudante, usou tudo o que possuía para criar um pistão especial, com o objetivo de vendê-lo para a Toyota. Trabalhou no seu projeto dia e noite, muitas vezes dormindo na oficina. Chegou a penhorar as joias da esposa para manter seu projeto.

Quando finalmente apresentou à Toyota a peça que desenvolvera, ouviu que ela não estava à altura dos padrões de qualidade da empresa. Voltou a estudar por mais dois

A escassez de gasolina no pós-guerra impossibilitou aquele empreendedor de dirigir seu carro para conseguir alimentos para sua família. Então ele decidiu acoplar um pequeno motor à sua bicicleta.

Recebeu tantos pedidos para uma “bicicleta motorizada” que quis abrir uma fábrica, mas faltava-lhe capital. Escreveu uma carta para as 18 mil lojas de bicicletas no Japão na época, informando-as da sua invenção. Con-venceu 5 mil delas a participarem com capital para a construção da fábrica.

Certa vez, ele disse: “Muitos sonham com o sucesso. Na minha opinião, o sucesso é resultado de repetidos fracassos e aprendizados. O sucesso é apenas 1% do seu trabalho, o resto é audácia para superar os obstáculos.2

Este artigo foi adaptado da série Roadmap, para a formação de liderança cristã. ■

anos para aprimorar seu projeto e posteriormente conseguiu um contrato de fornecimento que tanto queria.

Então veio a Segunda Guerra Mundial e ele não conseguia o concreto para construir uma fábrica onde pudesse fabricar seu produto em massa. Junto com sua equipe, criou um novo tipo de concreto e ergueu o prédio.

A fábrica da Honda foi bombardeada e teve de ser reconstruída duas vezes. Quando as bombas caíram na fábrica, Honda e sua equipe recolheram as partes de metal espalhadas pela propriedade e as denominaram “presentes do presidente Truman”, pois lhe forneceram a matéria-prima para seu processo de manufatura.

Posteriormente um terremoto arrasou a planta e ele teve que vender sua linha de produção para a Toyota.

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração — Colossenses 3:23 NVI

5

FORCAS Cada ano na nossa vida deve contar. Deve ser como subir um degrau na escada, nos levando a um nível um pouco mais alto. Não devemos viver dois anos no mesmo plano.

Muitos cristãos ficam fracos e cansados em suas tarefas e deveres. A rotina é intensamente cansativa. As tarefas são extensas e extenuantes; a vida é triste em sua monotonia, e o trabalho muitas vezes parece vão. Semeamos e não colhemos. Enfrentamos decepções e desânimo em muitos pontos. As esperanças promissoras de hoje tornam-se as flores murchas de amanhã.

1. Adaptação de texto publicado em

1913. Fonte: https://gracegems.org/

Miller/strength_for_a_new_year.htm.

2. João 14:1

3. Isaías 41:10

4. Salmo 55:22

5. João 14:27

6. 2Coríntios 12:9

7. Isaías 40:31

Há dias em que estamos desanimados, exaustos, atormentados por preocupações, atribulados com as inúmeras distrações da vida, cansados e desfalecidos por conta dos muitos fardos que levamos. Sentamos com nossa Bíblia e Deus nos fala de alegria em Suas palavras:

“Não se turbe o seu coração.”2

“Não temas, Eu estou contigo.”3

“Lança os teus cuidados sobre o Senhor.”4

“Deixo-vos a Minha paz; Minha paz vos dou.”5

“A Minha graça te basta.”6

E enquanto refletimos nessas palavras, o cansaço some; sentimos que estamos ficando fortes; a esperança revive; a coragem retorna. Quem lê a Bíblia —entendendo-a como a Palavra do próprio Deus—, ouve Sua voz nessas promessas, garantias, mandamentos, conselhos e é continuamente fortalecido.

Mas há algo melhor do que isso. O próprio Deus […] entra em nossas vidas com todo o Seu amor

e graça. O profeta nos diz: “Ele dá esforço ao cansado, e renova as forças a quem não tem nenhum vigor”. Isso significa nada menos de que há uma importação direta da força divina para os filhos de Deus na terra que estão cansados e desfalecendo. É uma revelação maravilhosa. Diz-nos que recebemos o poder do próprio Cristo em nossa fraqueza, vindo da Sua plenitude para preencher a nossa carência.

Alguém pode permanecer ao nosso lado em nossos problemas e nos tornar um pouco mais fortes por meio de empatia e amor, de encorajamento e alegria, mas não pode transferir nem um pouquinho da sua própria força ou alegria ao nosso coração. Cristo, no entanto, nos dá força e transmite a Sua própria vida. O que a videira é para o ramo, Cristo é para nós. Se o galho é ferido de alguma maneira, machucado, quebrado e abalado, a videira transfere da sua vida pela seiva à parte ferida para suprir a

PARA UM NOVO ANO

6

perda e curá-lo. É isso que Cristo faz. Dá esforço ao cansado. Sua força é aperfeiçoada em nossa fraqueza. Quanto maior a nossa necessidade, mais a graça de Cristo abunda em nós. Portanto, há bênçãos que nunca receberemos até que experimentemos provações. Nunca conheceremos o consolo de Deus até passarmos pela tristeza. E conforme aprendermos o que é dor, aprenderemos também como Deus dá força e consolo.

Como podemos ter certeza de receber essa força prometida? A resposta é: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças.”7 O que é esperar no Senhor? É confiar em Deus pacientemente, acreditar no Seu amor, aceitar Sua orientação, manter-se próximo ao Seu coração, viver em comunhão constante com Ele, apoiando-se em Seu braço e obtendo Sua ajuda.

Devemos continuar com o nosso trabalho, com a nossa luta, com o que fazemos e no nosso serviço, certos de que, esperando em Deus, sempre

FORCAS Por J. R. Miller1

renovaremos nossas forças. Estamos em comunicação viva com Aquele que chama pelo nome as estrelas, Suas criações, que mantém o universo em existência, que não Se cansa nem Se esgota. Ele nos apoia o tempo todo, com toda a Sua plenitude de vida e toda a Sua força. Tudo que é tirado de nossas vidas é instantaneamente de alguma forma renovado, porque Ele dá força ao cansado.

Deus faz brilhar Sua luz em todo o ano que ainda desconhecemos. Não pode haver experiência alguma ao longo do ano para a qual não teremos a força. Deus nunca nos dá um dever, sem antes nos dar a força necessária para cumpri-lo. Jamais nos impõe um fardo sem nos apoiar. Nunca manda uma tristeza sem nos enviar o consolo para enfrentá-la. Não nos chama a um serviço, sem nos prover condições de fazê-lo. Só precisamos esperar em Deus, e então receberemos toda a força que precisaremos, conforme prosseguirmos, dia após dia.

A mensagem de Deus para o mundo em momentos como este sempre é: “Você não está realmente no comando. Você pode pensar que vai estar pronto para o próximo, mas nunca estará. O mundo não está sob seu controle; mas sob o Meu. Você precisa recorrer a Mim; você não tem todos os recursos necessários para administrar a própria vida; precisa da Minha sabedoria e da Minha ajuda.”

Em cada desastre, sejam os ataques de 11 de setembro ou a COVID-19, Deus está dizendo às pessoas: “É uma questão de tempo para Eu acabar com tudo isso. Mas, por enquanto, este mundo está quebrado. Toda vez que você acha que não precisa de Mim e que consegue dar a volta por cima, surgirá algo assim para lembrar-lhe que está enganado, pois você precisa de Mim.” — Tim Keller ■

NOVO ANO

7

de bondade para com aqueles que cruzam nosso caminho no decorrer de um dia ou nas comunicações virtuais que se tornaram nosso novo normal na era da COVID-19.

Acredito sinceramente que se todos fizermos um pequeno esforço para sermos cordiais, verbalizarmos encorajamento, formos socialmente afáveis e ajudarmos mais, o “clima” do mundo melhorará e todos respiraremos um pouco mais facilmente. Se tentássemos não criticar as pessoas, mas víssemos seu valor independentemente da condição social, aparência ou qualquer outro

A NECESSIDADE DE AM R

Por Gabriel García V.

“Todos precisam de amor” diz outra música dos anos sessenta.2 E com os incontáveis conflitos sociais, surtos de violência, gritos de indignação, o flagelo da pandemia, junto com os “vírus” do egoísmo, egocentrismo, interesses pessoais e outras doenças de nossos dias, o que mais precisa-mos é de amor.

O amor que se traduz em ações, amor que estende a mão, que é amigo e gentil, que se coloca no lugar do outro e encontra uma maneira de ajudar sempre que possível. “Uma necessidade real, muito real de amor” a ser demonstrada por atos

Neste mundo de dor, há uma necessidade de amor, uma necessidade real, muito real de amor... Ame seu irmão... uma neces-sidade de amor, uma necessidade de coração.” Essas palavras traduzidas da famosa canção do cantor colom-biano Juanes refletem a necessidade universal da humanidade por amor.1

1. La tierra, por Juanes e a banda

Ekhymosis

2. Love Makes the World Go Round, por

Deon Jackson

3. Ver Filipenses 2:2–4.

4. Es tiempo de cambiar, por Juanes

8

der o nome do atendente e sempre cumprimentá-lo com gentileza.

“Bom dia, Sr. Liborio. Como vai?”Se via algo positivo que pudesse co-

mentar, ela mencionava. “Oh, o senhor cortou o cabelo! Caiu-lhe muito bem.”

Por meio de atos simples, comunicou consideração por ele enquanto pessoa. Meses se passaram e o seu Liborio começou a mudar. Agora ele é mais suave, gentil e até gosta de contar piadas para ela.

“Quando alguém conta uma piada para você, é sinal de confiança”, diz Margaret.

Proponho uma Campanha de Amor ao som de Juanes e de muitos outros músicos que nos motivam com a mensagem em suas canções. Sejamos mais gentis, amáveis e mais humildes com os que estão à nossa volta. Pensar que somos melhores que os outros é arrogância. Como o apóstolo Paulo ensinou, devemos considerar os ou-tros superiores a nós mesmos.3

Tal como Margaret, acredito sinceramente que cada pouquinho de bondade, cortesia e respeito que dividimos com os outros terá um grande impacto para recuperarmos o amor que se perdeu entre nós. Em todo lugar, onde quer que formos, busquemos dar vida aos versos de Juanes: “É hora de mudar os pensamentos de todos, ódio por amor. É hora de mudar.”4

Ao demonstrarmos amor às pessoas, nós lhes mostramos Jesus, que pode trabalhar em suas vidas e as motivar a se juntarem a nós em nossa campanha de amor. Juntos, podemos transformar esse mundo frio e insensível em um lugar mais caloroso, amoroso e um pouco mais como o céu.

Gabriel García V. é o editor da edição em espanhol da Contato e membro da Família Internacional no Chile. ■

preconceito com o qual possamos ser tentados, haveria menos reações violentas, mais diálogo e mais perdão.

Minha amiga Margaret me contou sobre um homem carrancudo e irri-tadiço que trabalha no estacionamen-to onde ela costuma deixar seu carro. Certa manhã, ela tentava sem sucesso operar o controle remoto para abrir o portão do estacionamento. Quando pediu ajuda ao atendente do esta-cionamento, recebeu uma resposta brusca: “A senhora não está usando o controle da maneira correta.”

No final, Margaret aprendeu a usar o equipamento, mas ficou pensando na atitude daquele homem. Por que ele agiu daquela maneira? Será que se sentia humilhado na frente das pessoas que alugavam vagas ali no prédio? Será que era tratado sem gentileza? O que poderia ser?

Então se lembrou do ditado “Um pouco de amor vai longe” e decidiu adotar uma atitude positiva, apren-

Muitas vezes, subestimamos o poder de um toque, um sorriso, uma palavra gentil, um ouvido atento, um elogio honesto ou um pequeno ato de cuidado, todos com o potencial de mudar uma vida. — Leo Buscaglia (1924–1998)

Se você tiver bondade no coração, realizará atos de bondade —sejam eles aleatórios ou planejados—, que tocarão o coração dos outros aonde quer que você vá. A bondade se torna para você um modo de vida. — Roy T. Bennett

Não nos cabe bancar o juiz, o júri, determinar quem é digno de nossa bondade e quem não é. Precisamos apenas ser gentis,

incondicionalmente e sem segundas intenções, mesmo — ou melhor, especialmente — quando preferiría-mos não ser. — Josh Radnor (n. 1974)

Bondade significa construir pontes em vez de muros. — RAKtivist

O fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. — Gálatas 5:22–23

Tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. — 1 Pedro 3:8 NVI

9

AGORA E PARA SEMPRE

Muitos iniciam o ano com uma dose de apreensão com o que o futuro reserva para eles mesmos, seus familiares e para o mundo como um todo. É reconfortante saber que, independentemente dos problemas ou dificuldades que possam surgir, Jesus quer nos ajudar a superar todos. Se O tiver recebido como Salvador, poderá contar com Seu cuidado especial adicional.

Para mim, algumas das passagens mais emocionantes nos Evangelhos se encontram nos capítulos 14 a 17 de João. Jesus estava passando um tempo com Seus seguidores mais próximos, conversando com eles, ensinando-lhes, orando por eles e os encorajando. Ele os preparava para Sua iminente ausência do plano físico e explicava-lhes que o Seu Espírito,

porém, estaria sempre ao lado deles.Lembrou-lhes que Ele era a

passagem para chegarem ao Céu,1 e que lhes prepararia um lugar lá.2 Prometeu atender às suas orações,3 falou-lhes do Espírito Santo4 e lhes prometeu paz sobrenatural.5

Instruiu-lhes também sobre a importância de permanecerem espiritualmente próximos dEle, para terem o tipo de vida que lhes desejava6 e os chamou amigos.7

Instigou-os a disseminar Seu amor, Sua verdade, vinculou a essa incumbência a promessa de atender aos seus pedidos e operar maravilhas por intermédio deles.8 Prometeu-lhes graça, paz nas tribulações e proclamou confiantemente que vencera o mundo,9 isto é, a falta de Deus que caracteriza este mundo temporário.

Por Maria Fontaine

Depois, orou pelos discípulos: “Pai, não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal [do Diabo]. Eles não são do mundo, como Eu do mundo não sou. Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo.”10

Não é fácil viver no mundo sem ser lançado de um lado para o outro pelas “ondas” dos pesares que nele existem, mas também não é impossível. O segredo é manter os olhos em Jesus, “autor e consumador da nossa fé”11 e confiar que Ele não o deixará afundar.12

Jesus prometeu ficar com você agora e sempre, sob quaisquer circunstâncias,13 e nada pode separá-lo do Seu amor.14

Maria Fontaine e seu marido, Peter Amsterdam, são diretores da Família Internacional, uma comunidade cristã. Adaptado do artigo original. ■

1. Ver João 14:6.

2. Ver João 14:2–3.

3. Ver João 14:13–14.

4. Ver João 14:16,26.

5. Ver João 14:27.

6. Ver João 15:1,3–5.

7. Ver João 15:15.

8. Ver João 15:8,16.

9. Ver João 16:33.

10. João 17:15–18

11. Hebreus 12:2

12. Ver Mateus 14:25–31.

13. Ver Hebreus 13:5.

14. Ver Romanos 8:37–39.

10

MINHA ALMA DE QUARENTENA

Não havia percebido o quanto estava ocupada até parar. Nem notara como era importante para mim ir a lugares e estar perto das pessoas até que me vi impedida de fazer essas coisas. Nunca pensara que estava me estressando com as atividades diárias até que, devido às restrições da COVID-19, não havia mais atividades, e tive de ficar em casa.

Então decidi cavar fundo e aprender o que era fonte de contágio e o que não era. Passei a lavar intensamente minhas mãos, lembrando do que havia tocado e que parte do meu corpo havia tido contato com qualquer coisa que pudesse estar contaminada. Minuciosamente, passei a desinfetar maçanetas e interruptores de luz, limpar o chão, confeccionar máscaras e seguir uma rotina rigorosa sempre que tinha de sair de casa. — Tudo isso para proteger a mim e minha família.

Além disso, passei muito mais tempo assistindo aos telejornais.

Pesquisei online para saber o que estava acontecendo e tentar prever como seria o futuro. Além de todas as minhas preocupações e esforços, provavelmente também passei muito tempo procurando coisas para me entreter e manter minha mente ocupada, porque era muito difícil ficar parada. Demorou um pouco para estabelecer as novas rotinas de uma vida mais tranquila e simples, aprender a ser seletiva sobre o que assistia, ouvia e limitar o tempo gasto pensando na pandemia

Passei a despender mais tempo no meu jardim. Cuidava dos brotos e via as flores desabrocharem. Esse meu novo mundo era mais silencioso, com menos trânsito, aviões, me deixava ouvir canções de pássaros e o badalar dos sinos da igreja. Aprendi o poder do santuário, um lugar aonde ir, sem ninguém à minha volta, sem mídia, protegida do contágio do medo e da ansiedade que assola o mundo lá fora.

Conforme meu mundo se tornava menor, minha vida interior se tornava um pouco maior. Ao filtrar os outros pensamentos, pude

comungar com Deus em meu coração e encontrar esse lugar de paz no meio da tempestade. Senti como se estivesse passando pelo fundo da agulha sobre o qual Jesus falou1 e entrando no reino dos céus, desfazendo-me de alguns dos pesos e preocupações que me prendiam e vendo a vida um pouco mais claramente.

Então, enquanto peço a Deus por aqueles que sofrem, morrem e lidam com a perda de entes queridos, de renda ou de segurança e por minha própria proteção, tenho a bênção de encontrar um lugar para colocar minha alma em quarentena e protegê-la dos ataques virais do medo e da ansiedade. Em tempos mais difíceis de escuridão, a luz de Deus brilha mais intensamente para nos guiar e nos manter através de tudo.

Joyce Suttin é professora aposentada, escritora e vive em San Antonio, nos EUA. Confira seu blog em https://joy4dailydevotionals.blogspot.com/. ■

Por Joyce Suttin

1. Ver Mateus 19:24.

11

ADENTRANDO O NOVO

Por Milutin Bunčić

Já pensou em praticar um novo esporte, aprender a tocar um instrumento musical ou de alguma outra forma sair da sua zona de conforto para fazer algo novo e diferente? Talvez seja um desejo antigo sempre impedido de se realizar por uma coisa ou outra. Bem, deixe-me contar uma história curta e verdadeira.

Há algum tempo, eu estava diante de uma situação muito desafiadora. A pressão no meu local de trabalho era enorme e afetou minha vida pessoal. Senti que precisava de algo que me desafiasse de forma física a ponto de eu simplesmente ficar cansado demais para pensar no meu trabalho e assim ser capaz de relaxar.

Decidi me matricular em uma academia local. Aos 49 anos na época, alguns me considerariam velho demais para começar um regime de fitness. Com certeza, os treinamentos foram cansativos e eu estava tão

fora de forma que era difícil fazer uma sequência de três flexões. Mal consegui chegar em casa depois da primeira sessão de treinamento.

Pensei que me sentiria um bobo treinando com pessoas muito mais jovens e atléticas, mas as que conheci enquanto malhava eram amigáveis, tranquilas e extremamente solidárias. O lema delas era: “Nunca desista” e me pareceu que Deus me enviara para lá para fortalecer não apenas meu corpo, mas também meu espírito.

Depois dos três primeiros meses fazendo duas sessões semanais de treinamento, passei a frequentar a academia três vezes por semana e, seis meses depois, passei para cinco sessões semanais. Minha saúde melhorou incrivelmente.

Como eu esperava, os exercícios eram tão intensos que não pensava nos meus problemas enquanto treinava. Não só me sentia mais forte fisicamen-

te, mas meu bem-estar espiritual esta-va melhorando e eu estava em melhor forma para enfrentar meus desafios.

Com certeza, ler a Palavra de Deus é a melhor maneira de fortalecer nosso espírito, mas Ele também usa outras coisas para nos ajudar. Nesse caso, foi o exercício físico. Deus está sempre do nosso lado, porque nos ama, quer o melhor para nós e deseja nos ajudar a alcançar nossos objetivos. Mas não pode fazer a nossa parte por nós, quer isso seja ir para a academia, pegar aquele violão que você não toca há anos, começar aquele projeto que você está adiando, ou qualquer que seja a situação

O fato é que se eu consegui, você também consegue. Levante-se e comece.

Milutin Bunčić é professor de inglês, tradutor e intérprete na Hungria. ■

12

As pessoas são, em diferentes graus, insatisfeitas consigo mesmas e com suas circunstâncias, o que não é necessariamente ruim, visto que o progresso depende de certa dose de insatisfação e, para nos tornarmos tudo que precisamos ser, devemos sonhar em ser mais. O problema é que muitos param por aí. Por quê?

Imagino que muitas vezes por não se julgarem capazes de realizar plenamente seus sonhos. E, de modo geral, não estão errados. A força de vontade e o trabalho árduo podem promover algumas mudanças, tais como atingir uma meta de vendas ou perder uns quilos, mas e as mudanças maiores, como as interiores, que sabemos nos farão pessoas mais felizes e melhores? Muitas vezes, são as mais difíceis de conquistar

Dizemos a nós mesmos que não somos bons o bastante e erramos

demais. Colecionamos tantas tentativas fracassadas que nos perguntamos de que adianta insistir e concluímos que nos faltam os elementos necessários para melhorar de fato!

Jesus resumiu a mensagem com grande simplicidade quando disse: “Para os homens é impossível, mas não para Deus; para Deus todas as coisas são possíveis.”1 O segredo é nos colocarmos em Suas mãos e deixar que Ele faça o impossível por nós, conosco ou, em alguns casos, apesar de nós. Talvez sejamos pequenos, fracos e incapazes, mas existe um Deus muito grande, forte e capaz esperando por uma oportunidade para dar uma mão. Com a Sua ajuda, essas mudanças essenciais supostamente “impossíveis” se tornam mais fáceis do que poderíamos imaginar.

Keith Phillips foi editor-chefe da Contato por 14 anos, de 1999 a 2013. Ele e sua esposa,

Uma mudança que c meça no coraçãoPor Keith Phillips

É possível escolher entre permanecer na segurança ou avançar rumo ao crescimento. A escolha pelo crescimento deve ser feita repetidamente; o medo precisa ser superado recorrentemente. — Abraham Maslow (1908–1970)

♦Embora ninguém possa voltar e recomeçar do zero, qualquer um pode começar agora e determinar um fim diferente. — James R. Sherman

♦[Cristo] me disse: “A Minha graça te basta, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” … Pois quando estou fraco, então é que sou forte. Posso todas as coisas nAquele que me fortalece. — 2 Coríntios 12:9–10; Filipenses 4:131. Marcos 10:27

Caryn, agora trabalham com os sem-teto nos EUA. ■

13

5. Trabalhe com Deus. Toda mudança exige a superação de mentalidades negativas e certos padrões de comportamento, o que nem sempre é fácil. Mas é possível, se pedir a ajuda de Deus e seguir Sua orientação.

6. Monitore o seu progresso. Registre seu avanço usando um diário ou uma tabela. Registros precisos ajudam também a identificar pontos fracos.

7. Peça ajuda. Conte a um amigo o seu plano e peça ajuda. Prestar contas a alguém o incentivará a perseverar em suas resoluções, mesmo nos momentos difíceis.

8. Não desanime por causa dos erros. Haverá reveses e dias menos produtivos. Aproveite isso para se lembrar que sozinho não alcançará a sua meta. Aproxime-se de Deus e

TRANSFORMANDO

RESOLUÇÕES E

M

REALIDADESPor Ronan Keane

Aqui estão algumas dicas para transformar suas resoluções de Ano Novo em mudanças duradouras em sua vida:

1. Faça uma lista das suas metas e escolha de três a cinco que considere mais importantes. Ore e confirme sua escolha com Deus. Ele sabe o que é melhor.

2. Seja realista. Uma meta deve forçá-lo a se superar, mas, precisa ser viável. Estipule um prazo razoável para cada uma delas.

3. Não tente fazer tudo de uma só vez. Concentre-se no primeiro item da lista por algum tempo, para então passar para o segundo, sem perder o progresso obtido no primeiro passo.

4. Ore. A oração libera ajuda espiri-tual para você alcançar suas metas.

apoie-se mais nEle. O dia de amanhã será uma nova oportunidade!

9. Determine-se ir até o fim. Se estiver levando a mudança a sério, aguentará até o fim, mesmo que demore para alcançar suas metas.

10. Visualize a vitória. Imagine regularmente como será a sua vida depois de alcançar sua meta. Pense nas vantagens e como vai se sentir muito mais feliz, saudável ou produtivo.

11. Recompense-se a cada meta alcançada. O verdadeiro prêmio será o sentimento de realização e os benefícios gerados pela mudança. Entretanto, aliar um prêmio físico à meta pode tornar o processo ainda mais agradável. ■

14

1. Ver João 16:13, 2 Timóteo 2:15,

Tiago 1:5.

2. 2 Coríntios 5:17 NTLH

3. Romanos 6:4

4. Efésios 4:24 NTLH

Li algo outro dia que não sai da minha cabeça: “O sistema que existe está configurado para obter exatamente os resultados que você está recebendo hoje.” Desde então, tenho tentado me desafiar a ter reações diferentes do que normalmente teria.

Por exemplo: meu marido e eu parecemos discutir principalmente sobre as mesmas coisas de sempre e praticamente da mesma forma. Às vezes, sinto que um desentendimento pode muito bem ser uma reprise do anterior. Numa noite de sábado, senti todas as minhas frustrações familiares e emoções despontando. Eu sabia exatamente como as coisas iriam acontecer, a frustração, a irritação e, na sequência, os pedidos de desculpas.

MUDARPor Marie Alvero

De repente, pensei: E se eu simplesmente pular direto para as desculpas? Mudei minha expressão, com toda sinceridade pedi desculpas e dei minha contribuição para nossa situação. Meu marido demorou um pouco para acreditar em mim, mas foi rápido para deixar a raiva de lado também. Com isso, salvamos a noite. Fiquei grata por ter tentado algo novo.

Outro exemplo tem a ver com in-termináveis e acaloradas discussões nas redes sociais. Mais uma vez, ocorreu--me tentar algo radicalmente diferente. Saí de todas as mídias sociais e apaguei os aplicativos no meu telefone. Fiz uma lista de leitura de artigos e livros cobrindo ambos os lados de algumas questões e comecei a lê-las para poder chegar a conclusões mais informadas.

Pensei: se realmente quero ser guiada pelo que Deus promete,1 a única maneira é me educar, aprender a ouvir e ver aonde Ele me guia. Ainda não tenho uma compreensão abrangente de algumas questões e tenho certeza de

que este será um processo contínuo, mas sinto que estou crescendo em compreensão em vez de continar a me sentir presa e indefesa.

A Palavra de Deus nos promete Seu poder de ocasionar mudança: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.”2 “Vivamos uma vida nova “.3 “ Vistam-se com a nova natureza.”4

Esses versículos se referem à transformação pela qual nos tornamos seguidores de Jesus. O termo “velho” não diz respeito apenas a quem éramos antes de conhecermos Jesus, mas compreende também quem somos agora, quando agimos sem Sua orientação. Minhas reações naturais, fraquezas e hábitos não me definem. O que importa é quem sou desde que Jesus me transformou.

Marie Alvero foi missionária na África e no México. Atualmente, vive com o marido e os filhos na Região Central do Texas, nos EUA. ■

Você pode começar esta jornada de transformação convidando Jesus a entrar em seu coração por meio de uma simples oração:

Querido Jesus, acredito que Você é o Filho de Deus e que morreu por mim, para que eu pudesse ser perdoado pelas coisas erradas que fiz e viver eternamente com Você no céu. Por favor, entre na minha vida e me ajude a aprender a depender de você. Amém

15

A DIFERENÇACom amor, Jesus

Imagine-se em uma mata viçosa, densa e convidativa. Você observa cada detalhe à sua volta, tentando reencontrar aquela sensação de êxtase que vivenciou em outras ocasiões em que ali esteve, mas desta vez os pássaros não estão cantando, a brisa não está agitando as folhas e o riacho parou de correr. Tudo está parado, congelado no tempo e sem vida. Você está na floresta, mas vê tudo como se fosse uma foto pendurada na parede.

Agora torne a imaginar a mesma cena, só que desta vez, você encontra tudo o que esperava. Os pássaros entoam alegremente seus cânticos, o ribeiro produz seu burburinho costumeiro, você ouve o farfalhar das folhas, sente a brisa soprar no cabelo, inspira o cheiro da mata depois da chuva e sente o tapete úmido da relva sob seus pés.

O contraste entre as duas cenas equivale à diferença entre ter informações a Meu respeito e Me conhecer de fato; entre ouvir e ler sobre Mim, e ter um relacionamento direto e pessoal Comigo. Um é estático, o outro, vibrante, transbordando com emoção e amor. Um é vazio, o outro satisfaz a todos os seus sentidos. Um pode ajudá-lo a ser uma pessoa melhor, mas o outro o completará.

Meu amor está à sua espera. Não gostaria de partilhar de tudo que tenho reservado para você? Estou a uma oração de distância. Apenas abra o coração que farei nEle Minha morada.