a museologia: ciência social

13
A Museologia: A Museologia: Ciência Social Ciência Social Consideramos que existem Consideramos que existem tantos modelos museográficos tantos modelos museográficos como museus. como museus.

Upload: teresa-bock

Post on 09-Jul-2015

178 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

segunda parte da palestra proferida na aula inaugural do curso de museologia em 1991, Instituto de Museologia de São Paulo - IMSP

TRANSCRIPT

Page 1: A Museologia: Ciência Social

A Museologia:A Museologia:

Ciência SocialCiência Social

Consideramos que existem Consideramos que existem tantos modelos museográficos tantos modelos museográficos

como museus.como museus.

Page 2: A Museologia: Ciência Social

As normas museológicasAs normas museológicas

A museologia adota, dentro dos A museologia adota, dentro dos princípios que comporta a ciência princípios que comporta a ciência normativa, uma flexibilidade tanto normativa, uma flexibilidade tanto mais acurada quanto ampla é a mais acurada quanto ampla é a diferenciação entre as realidades de diferenciação entre as realidades de base das quais extrai seus elementos base das quais extrai seus elementos de análise de análise

Page 3: A Museologia: Ciência Social

UMA DISCIPLINA ACADÊMICAUMA DISCIPLINA ACADÊMICA

A museologia, constituída como A museologia, constituída como ciência, deve ser qualificada como ciência, deve ser qualificada como ciência social, não só porque se baseia ciência social, não só porque se baseia nas relações entre museu e público, nas relações entre museu e público, mas pelo contexto e pela dinâmica do mas pelo contexto e pela dinâmica do museu, que é algo essencialmente museu, que é algo essencialmente social. social.

Page 4: A Museologia: Ciência Social

O objeto tridimensionalO objeto tridimensional

De fato, o museu abriga em suas De fato, o museu abriga em suas coleções objetos que respondem à coleções objetos que respondem à elaboração humana, tanto no elaboração humana, tanto no passado, como na atualidade, e passado, como na atualidade, e constituem o material de análise que é constituem o material de análise que é oferecido ao espectadoroferecido ao espectador

Page 5: A Museologia: Ciência Social

Perspectiva dos anos 90Perspectiva dos anos 90

Apesar de ciência relativamente nova Apesar de ciência relativamente nova e incipiente, podemos afirmar que a e incipiente, podemos afirmar que a museologia é uma disciplina histórica, museologia é uma disciplina histórica, pois tem por objeto a análise de uma pois tem por objeto a análise de uma realidade histórico-social de ampla realidade histórico-social de ampla tradição, determinada por postulados tradição, determinada por postulados que se estendem no tempo e no que se estendem no tempo e no espaço.espaço.

Page 6: A Museologia: Ciência Social

A museologia reflete os níveis A museologia reflete os níveis de desenvolvimento socialde desenvolvimento social

Além disso, é um aporte do nosso Além disso, é um aporte do nosso atual nível de civilização que leva em atual nível de civilização que leva em si mesmo a autoconsciência da si mesmo a autoconsciência da perspectiva histórica. perspectiva histórica.

Page 7: A Museologia: Ciência Social

As funções dos museusAs funções dos museus

Em outras palavras, a museologia, como Em outras palavras, a museologia, como ciência histórica, é um importante suporte ciência histórica, é um importante suporte da nossa cultura atual, com a qual da nossa cultura atual, com a qual contribui com uma nova riqueza, mediante contribui com uma nova riqueza, mediante sua contínua busca de novos caminhos sua contínua busca de novos caminhos para ampliar a divulgação dos para ampliar a divulgação dos conhecimentos adquiridos pela conhecimentos adquiridos pela humanidade, assim como os resultados de humanidade, assim como os resultados de sua sensibilidade artística.sua sensibilidade artística.

Page 8: A Museologia: Ciência Social

Organizando museusOrganizando museus

Tratando-se de encontrar raízes, dizemos que a Tratando-se de encontrar raízes, dizemos que a museologia tece sua origem, de um lado, na museologia tece sua origem, de um lado, na consciência reflexiva que o homem possui da consciência reflexiva que o homem possui da sua própria atividade histórico-social e, de outro, sua própria atividade histórico-social e, de outro, na necessidade de estruturar centros culturais na necessidade de estruturar centros culturais em parte preexistentes – os museus – de uma em parte preexistentes – os museus – de uma maneira científica, ordenando com coerência maneira científica, ordenando com coerência todos os materiais que aí se apresentam, todos os materiais que aí se apresentam, concernentes ao mundo da arte, da história, da concernentes ao mundo da arte, da história, da ciência e da técnica.ciência e da técnica.

Page 9: A Museologia: Ciência Social

A dinâmica museística e o A dinâmica museística e o objeto museológicoobjeto museológico

Na análise da museologia como Na análise da museologia como ciência ou como disciplina científica, ciência ou como disciplina científica, observa-se a presença de todos os observa-se a presença de todos os dados e características como sujeito, dados e características como sujeito, como objeto, como sentido, como como objeto, como sentido, como meios e finalidades que a constituem meios e finalidades que a constituem como tal.como tal.

Page 10: A Museologia: Ciência Social

Exatamente a tensão entre sujeito e objeto tem Exatamente a tensão entre sujeito e objeto tem sido o fator de maior influencia na dinâmica sido o fator de maior influencia na dinâmica museística.museística.

A museologia confirma o homem como sujeito A museologia confirma o homem como sujeito primordial de museu, que, em qualquer caso, se primordial de museu, que, em qualquer caso, se move ainda com certas reservas entre o move ainda com certas reservas entre o domínio e a dependência com respeito ao domínio e a dependência com respeito ao objeto.objeto.

Page 11: A Museologia: Ciência Social

Documentação museológicaDocumentação museológica

A peça museística ou o objeto e seu tratamento A peça museística ou o objeto e seu tratamento oferecem de sua parte outro campo de importante oferecem de sua parte outro campo de importante projeção da museologia, que abrange desde o projeção da museologia, que abrange desde o estudo científico e a classificação sistemática das estudo científico e a classificação sistemática das coleções até sua projeção material.coleções até sua projeção material.

Visto em duplo sentido temos, de uma parte, o Visto em duplo sentido temos, de uma parte, o objeto museológico que necessita o tratamento objeto museológico que necessita o tratamento necessário para a sua defesa frente aos agentes necessário para a sua defesa frente aos agentes físicos externos, por meio de técnicas físicos externos, por meio de técnicas especializadas nas quais se apóia a museologia e especializadas nas quais se apóia a museologia e que constituem a conservação e a restauração. que constituem a conservação e a restauração.

Page 12: A Museologia: Ciência Social

De outra parte, é necessária a tutela De outra parte, é necessária a tutela frente ao freqüente fenômeno da falta de frente ao freqüente fenômeno da falta de consciência coletiva que ignora a forma consciência coletiva que ignora a forma adequada de tratamento de um patrimônio adequada de tratamento de um patrimônio cultural que lhe pertence.cultural que lhe pertence.

Page 13: A Museologia: Ciência Social

O conceito de Museologia (parte 2O conceito de Museologia (parte 2))

Palestra proferida no Instituto de Museologia de São Paulo – Palestra proferida no Instituto de Museologia de São Paulo – IMSP- (1991)IMSP- (1991)

Profa. Dra. Teresa Cristina de Andrade Bock Profa. Dra. Teresa Cristina de Andrade Bock

Mestre em Museologia pela Escuela NacionalMestre em Museologia pela Escuela Nacional

ENCRyM – INAH-SEP - Mexico DF. Mex (1982)ENCRyM – INAH-SEP - Mexico DF. Mex (1982)