a mordomia ecológica

17
Meio Ambiente UMA VISÃO BÍBLICA SOBRE A ECOLOGIA COLABORAÇÃO: ELIAS BISPO

Upload: elias-bispo

Post on 17-Aug-2015

111 views

Category:

Environment


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: A mordomia ecológica

Meio AmbienteUMA VISÃO BÍBLICA SOBRE A ECOLOGIA

COLABORAÇÃO: ELIAS BISPO

Page 2: A mordomia ecológica

Mordomia EcológicaEsse assunto veio à lume com a chegada de um encarte na Revista Ultimato, sobre a organização cristã não-governamental “A Rocha Brasil”, que tem como objetivo:

“A Rocha Brasil (ARB) é uma organização cristã ambientalista que tem como vocação a educação ambiental, o trabalho com comunidades e a conservação.”A Rocha Brasil faz parte d’A Rocha Internacional (presente em outros 19 países) e está no Brasil desde 2006, tendo como principal projeto a educação ambiental e mobilização social nas igrejas evangélicas, capacitando pastores, missionários, educadores e líderes comunitários para se envolverem de forma prática nas questões socioambientais locais.http://www.arocha.org/pt/

Page 3: A mordomia ecológica

Mordomia Ecológica Como comunidade cristã, o que devemos fazer para recusar aos homens, o direito de violar a nossa Terra?

Page 4: A mordomia ecológica

À luz da Bíblia, onde reside a nossa esperança no enfrentamento da crise ambiental?

Page 5: A mordomia ecológica

Temas de interesse A Mordomia Ecológica - 07/06

◦ – aspectos introdutórios ao tema

A Crise Ecológica e a Educação Ambiental – 14/06◦ - tomada de consciência individual e coletiva

A Visão Cristã da Criação – 28/06◦ - como humanos, não somos separados do mundo, mas dele fazemos parte, sob o senhorio

de Deus

Uma Cura Substancial para a Criação – 05/07◦ Como devemos entender a restauração propiciada por Jesus Cristo em relação ao Universo?

Page 6: A mordomia ecológica

Bibliografia Poluição e a morte do homem

◦ Francis A. Shaeffer – Ed. Cultura Cristã

A Criação redimida◦ Fred Van Dyke – Ed. Cultura Cristã

Saber Cuidar – ética do humano – compaixão pela Terra ◦ Leonardo Boff – Ed. Vozes

Revista Ultimato◦ artigos específicos

Site: http://www.arocha.org/pt/

Page 7: A mordomia ecológica

A Mordomia EcológicaGênesis 1:1, 11, 12, 20, 21, 24-31

Page 8: A mordomia ecológica

Leitura Bíblica 1.No princípio Deus criou os céus e a terra.2.Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.11.Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies". E assim foi.12.A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.20.Disse também Deus: "Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu".21.Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.22.Então Deus os abençoou, dizendo: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra".

Page 9: A mordomia ecológica

24.E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie". E assim foi.25.Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.26.Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".27.Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.28.Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".29.Disse Deus: "Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.30.E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão". E assim foi.31.E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

Page 10: A mordomia ecológica

Contextualização Após séculos de exploração da natureza, a “Ecologia” tem ocupado espaços na mídia e na agenda governamental e de ONGs.

1. Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano - Estocolmo (Suécia), 1972. Primeiro grande evento com líderes mundiais.

2. Convenção de Viena para Proteção da Camada de Ozônio - Viena (Áustria), 1985. Versou sobre a redução de gases CFC.

3. Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio de Janeiro (Brasil), 1992. A mais importante, influente e reconhecida Conferência, 178 países – Declaração do Rio de Janeiro – Agenda 21.

4.Conferência da Terra - Paisagens, Solos e Biodiversidade: desafios para um bom viver” - www.conferenciadaterra.com

Page 11: A mordomia ecológica

“Ecologia:estudo das inter-relações entre organismos e o seu meio físico” - Amabis

“Pela palavra ecologia, queremos designar o conjunto de conhecimentos relacionados com a economia da natureza - a investigação de todas as relações entre o animal e seu ambiente orgânico e inorgânico, incluindo suas relações, amistosas ou não, com as plantas e animais que tenham com ele contato direto ou indireto, - numa palavra, ecologia é o estudo das complexas inter-relações, chamadas por Darwin de condições da luta pela vida”. Ernest Haeckel, em 1870

Page 12: A mordomia ecológica

Há falta de cuidado... “Enfrentamos uma crise civilizacional generalizada. Precisamos de um novo paradigma de convivência que funda uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um novo pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo o que existe e vive”. Leonardo Boff

a) ... em relação a vida das crianças, das quais 250 milhões são usadas como mão-de-obra para a produção em todo o mundo;

b) ... em relação aos pobres e marginalizados da humanidade, pois temos mais de 1 bilhão de pessoas flageladas pela fome crônica;

c) ... pela sorte dos desempregados e aposentados, que somam milhões excluídos do processo de produção e/ou consumo, considerados “zeros econômicos”;

Page 13: A mordomia ecológica

Há falta de cuidado d) ... pelo estímulo a generosidade humana, agravado pelo individualismo gerado pela economia neoliberal e o consumismo desmesurado;

e) ... em relação a vida e a sua fragilidade, pois até meados do século em curso, mais metade das espécies animais e vegetais ora existentes terão desaparecido da nossa casa comum, a Terra, em face do envenenamento dos solos, da contaminação do ar, da dizimação das florestas e cerrados, da poluição das águas, dos rios, das calotas polares e dos oceanos.

Um princípio de autodestruição está em ação, quase que liquidando o sutil equilíbrio do nosso planeta.

Page 14: A mordomia ecológica

Respostas cristãshttps://www.youtube.com/watch?v=dzlGkeAOSoE

Page 15: A mordomia ecológica

Há necessidade de respostas cristãs, pois...

1. ... “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém” (Sl 24:1), mas os cedros do Líbano, que eram uma parte da terra que o salmista conhecia, se foram.

2. ... “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Sl 19:1), mas em muitos locais do mundo, como São Paulo, Pequim, Cidade do México, o firmamento se tornou obscurecido por uma névoa marrom-amarelada.

3. ... “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” (Gn 1:31), hoje, porém, muitas das criaturas de Deus estão ameaçadas, postas em perigo e desaparecendo da terra para sempre.

4. ... Como cristãos, em nossas igrejas, temos reconhecido a Deus como Criador, mas “temos falhado em zelar pela sua criação”, consoante escreveu Fred Van Dyke.

Page 16: A mordomia ecológica

O cristão e o seu papel de mordomo 1. A assunção do nosso papel como mordomos é a estrada de volta à obediência e à ordem de Deus para “cuidar do jardim e o guardar” (Gn 2:15).

2. Há muitas maneiras de iniciarmos essa restauração. A redenção final da criação aguarda o retorno do nosso criador. Entretanto, as nossas ações hoje podem revelar a nossa reverência e obediência ao Deus que realizará essa redenção e sustentará a criação pela palavra do seu poder.

3. Diante dessa visão, as nossas discussões em torno do tema devem nos conduzir a glorificação de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e à “cura substancial de sua criação”, no dizer de Francis A. Schaeffer.

4. Proclamemos o nosso amor a ambos: a Deus e a sua Criação. Deus é o Criador e Sustentador do nosso mundo. Deus tem concedido aos seres humanos o privilégio e a responsabilidade de administra-lo cuidadosamente. Façamos a nossa parte.

Page 17: A mordomia ecológica

Reflexão1.Como podemos viver extraindo recursos limitados de um meio ambiente que está encolhendo, e o que dizer sobre o amanhã?

2.A criação de Deus significa para Ele o mesmo que significa para nós?

3.Como nós temos contribuído para minimizar os impactos ambientais da nossa existência?

Motivo de Oração

Pela tomada de consciência individual e coletiva em relação a mordomia ambiental.