a interface dos d humanos direito internacional · da faculdade de direito da universidade federal...

14
A INTERFACE DOS DIREITOS HUMANOS COM O DIREITO INTERNACIONAL TOMO II

Upload: danghanh

Post on 15-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A InterfAce dos dIreItos HumAnos com o

dIreIto InternAcIonAl

tomo II

A InterfAce dos dIreItos HumAnos com o

dIreIto InternAcIonAl

tomo II

MÁRIO LÚCIO QUINTÃO SOARESMÉRCIA CARDOSO DE SOUZA

(OrganizadOres)

Belo Horizonte2016

341.2 A interface dos direitos humanos com o direito internacional: I61 tomo 2 / Mércia Cardoso de Souza, Mario Lúcio Quintão t.2 Soares (Orgs.). Belo Horizonte: Arraes Editores, 2016.2016 p.327 ISBN: 978-858238-218-9

1. Direito internacional. 2. Direitos humanos. 3. Direitos humanos internacionais. 4. Multiculturalismo. 5. Direitos humanos internacionais. I. Souza, Mércia Cardoso de (Org.). II. Soares, Mario Lúcio Quintão (Org.). III. Título.

CDD(23.ed.)–341.2 CDDir – 341.272

Belo Horizonte2016

CONSELHO EDITORIAL

Elaborada por: Fátima Falci CRB/6-nº 700

É proibida a reprodução total ou parcial desta obra, por qualquer meio eletrônico,inclusive por processos reprográficos, sem autorização expressa da editora.

Impresso no Brasil | Printed in Brazil

Arraes Editores Ltda., 2016.

Coordenação Editorial: Produção Editorial e Capa:

Revisão:

Fabiana CarvalhoDanilo Jorge da SilvaResponsabilidade do Autor

mAtrIz

Rua do Ouro, 136, Sala 406 – Bairro Serra Belo Horizonte/MG - CEP 30220-000

Tel: (31) 3031-2330

fIlIAl

Rua Senador Feijó, 154/cj 64 – Bairro Sé São Paulo/SP - CEP 01006-000

Tel: (11) 3105-6370

www.arraeseditores.com.br [email protected]

Álvaro Ricardo de Souza CruzAndré Cordeiro Leal

André Lipp Pinto Basto LupiAntônio Márcio da Cunha Guimarães

Bernardo G. B. NogueiraCarlos Augusto Canedo G. da Silva

Carlos Bruno Ferreira da SilvaCarlos Henrique SoaresClaudia Rosane Roesler

Clèmerson Merlin ClèveDavid França Ribeiro de Carvalho

Dhenis Cruz MadeiraDircêo Torrecillas Ramos

Emerson GarciaFelipe Chiarello de Souza Pinto

Florisbal de Souza Del’OlmoFrederico Barbosa Gomes

Gilberto BercoviciGregório Assagra de Almeida

Gustavo CorgosinhoJamile Bergamaschine Mata Diz

Janaína Rigo SantinJean Carlos Fernandes

Jorge Bacelar Gouveia – PortugalJorge M. LasmarJose Antonio Moreno Molina – EspanhaJosé Luiz Quadros de MagalhãesKiwonghi BizawuLeandro Eustáquio de Matos MonteiroLuciano Stoller de FariaLuiz Manoel Gomes JúniorLuiz MoreiraMárcio Luís de OliveiraMaria de Fátima Freire SáMário Lúcio Quintão SoaresMartonio Mont’Alverne Barreto LimaNelson RosenvaldRenato CaramRoberto Correia da Silva Gomes CaldasRodolfo Viana PereiraRodrigo Almeida MagalhãesRogério Filippetto de OliveiraRubens BeçakVladmir Oliveira da SilveiraWagner MenezesWilliam Eduardo Freire

V

AdrIAnA GreGorut

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Alex IAn PsArskI cAbrAl Professor Universitário. Doutorando em Direito Público Internacional pela Ponti-fícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Ciências Jurídico-Interna-cionais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

crIstIAne HelenA de PAulA lImA cAbrAl

Doutoranda em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Mestra em Ciências Jurídico-Internacionais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Especialista em Direito Público. Professo-ra Universitária.

dAnIelle AnnonI

Doutora em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professora Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Direitos Humanos junto ao CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos nas Relações Interna-cionais junto ao CNPq. Pesquisadora do projeto de pesquisa Direito Internacional dos Refugiados e o Brasil: Um Estudo dos Direitos Reconhecidos pelo Brasil aos Refugiados e como se dá o Acesso à Justiça em caso de Violação, financiado pelo CNPQ - MCTI/CNPQ/Universal 14/2014. Responsável pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello pela UFSC. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Sistema Interame-ricano e Europeu de Direitos Humanos. Tribunais Internacionais e direitos huma-nos. Direito internacional dos Direitos Humanos, direito humanitário e conflitos armados, direito internacional de refugiados e migrantes.

dAvId bArbosA de olIveIrA

Especialista em Filosofia Moderna do Direito pela UECE. Mestre Direito Cons-titucional pela UFC. Doutor em Direito pela UFPE. Professor Adjunto I da FEAAC-UFC.

sobre os Autores

VI

eduArdo c. b. bIttAr

Livre-Docente e Doutor, Professor Associado do Departamento de Filosofia e Teo-ria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos - ANDHEP (2009-2010).

GAbrIelle bezerrA sAles

Advogada, graduada e mestre em Direito pela UFC- Universidade Federal do Cea-rá, doutora em Direito pela Universidade de Augsburg, Alemanha, professora de Direitos Humanos e Fundamentais, coordenadora geral do curso de graduação em Direito da Unichristus- Centro Universitário Christus e, atualmente, doutoranda em Bioética na Universidade do Porto- Portugal.

HenrIque WeIl Afonso

Doutor em Direito (PUC Minas). Pesquisador PNPD/CAPES no Programa de Mestrado em Direito Agroambiental da UFMT. Professor universitário.

José AuGusto lIndGren Alves

Diplomata, atualmente Cônsul Geral do Brasil em Barcelona. Foi Chefe da Divisão das Nações Unidas (1991-95), primeiro Diretor do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília (1995-6) e Coordenador Nacional para a Aliança de Civilizações, das Nações Unidas (2008-2011). No exterior, foi Cônsul Geral em S. Francisco (Estados Unidos, 1997-2002), Embaixador em Sófia (Bulgária, 2002-6), Em-baixador em Budapeste (Hungria, 2006-8) e Embaixador em Sarajevo (Bós-nia e Herzegovina, 2011-2014). Desde 2002, é membro, a título pessoal, agora em quarto mandato, do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial (CERD), das Nações Unidas, em Genebra. Autor de diversos livros, entre os quais Os Direitos Humanos na Pós-modernidade (S. Paulo, Perspectiva, 2005), Viagens no Multiculturalismo (Brasília, FUNAG, 2010) e Os Novos Bálcãs (Bra-sília, FUNAG, 2013).

José mAurIcIo vIeIrA fIlHo

Bolsista da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT) no Programa de Doutoramen-to em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coim-bra e Centro de Estudos Sociais (CES), em Portugal. Mestre em Relações Interna-cionais, com especialização em Estudos da Paz e da Segurança pela Universidade de Coimbra e Bacharel em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza, no Brasil.

leonArdo vAlles bento

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Auditor da Controladoria-Geral da União (CGU). Professor da Unidade de Ensino Supe-rior Dom Bosco (UNDB)

VII

mArIA cArolInA de AssIs noGueIrA

Mestre em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa. Especialista em Direito Internacional pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela UniFMU. Advogada e autora de diversos livros jurídicos.

márIo lúcIo quIntão soAres Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Conselheiro Federal da OAB. Consultor da CAPES.

mArtonIo mont’Alverne bArreto lImA

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Doutor e Pós-Doutor em Direito pela Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main. Pro-curador-Geral do Município de Fortaleza, de 2006 a 2012. Coordenador Nacio-nal da Área de Direito na CAPES de 2011 a 2014. Professor Titular da Univer-sidade de Fortaleza e Procurador do Município de Fortaleza. Publicou artigos e livros no Brasil, Alemanha, Grécia, México e Portugal. Traduziu publicações científicas e preside o Instituto Latino Americano de Estudos sobre Direito, Política e Democracia.

mércIA cArdoso de souzA

Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Ge-rais – PUC Minas. Doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Graduada em Serviço Social pela Universidade Esta-dual do Ceará - UECE e Direito pela UNIFOR. Auxiliar Judiciaria do TJCE. Membro do Instituto Latino Americano de Estudos sobre Direito, Política e Democracia.

monIcA teresA costA sousA

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pro-fessora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Avaliadora do MEC/INEP.

otAvIo AuGusto cAnçAdo trIndAde

Doutor em Direito pela UnB. Diplomata.

PAtrícIA nAbuco mArtuscellI

Mestre e graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (IREL/UNB). Membro do Núcleo de Estudos Latino-americanos (NEL/UnB), do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Deslocados Ambientais (NEPDA/UEPB) e do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Vulnerabilidades (UNISANTOS). Doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e Bolsista CAPES.

VIII

sArAH dAyAnnA lAcerdA mArtIns lImA

Doutoranda em Direito pela Universidade de Coimbra - UC; Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Bacharel em Direito e Especialista em Direito Internacional pela Universidade de Fortaleza – Unifor; Professora do curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará – Fic.

sIlvIA PImentel

Professora doutora de Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e integrante do Comitê das Nações Unidas sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (Comitê CEDAW).

tHeresA rAcHel couto correIA

Doutora em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e Gradua-ção em Direito pela Universidade de Fortaleza (1999). Foi professora assistente da Universidade de Fortaleza (2003-2008) e professora da UniChristus (2006-2008). Bolsista do programa PRODOC/CAPES na Pós-Graduação em Direito da Univer-sidade Federal do Ceará (2008-2012). Professora Adjunta de Direito Previdenciário da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (2013- atual). Atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Corte Interamericana de Direitos Humanos, Direito Previdenciário.

WAldImeIry corrêA dA sIlvA

Doutora em Direito Internacional e Relações Internacionais. Professora e pesquisa-dora da Universidad Loyola Andalucía, Sevilla/Espanha.

IX

sumárIo

PreFÁCiO ................................................................................................................. Xii

CaPítulO 1A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS DAS NAÇÕES UNIDAS E A FORMAÇÃO DO SISTEMA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: ROMPENDO PARADIGMAS DO DIREITO INTERNACIONALDanielle Annoni, Theresa Rachel Couto Correia ............................................. 1

CaPítulO 2A JUSTIÇA TRANSICIONAL BRASILEIRA E A LUTA POR RECONHECIMENTO ESTATUTÁRIO DOS MILITARES ANISTIADOSDavid Barbosa de Oliveira ..................................................................................... 14

CaPítulO 3JUSTIÇA, COSMOPOLITISMO E DIREITOS HUMANOSEduardo Bittar .......................................................................................................... 51

CaPítulO 4UMA NAÇÃO ENTORPECIDA: OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PSIQUÍCA NO BRASILGabrielle Bezerra Sales ........................................................................................... 67

CaPítulO 5DIÁLOGOS COM O PASSADO:APONTAMENTOS DA HISTORIOGRAFIA JURÍDICA CRÍTICAHenrique Weil Afonso ............................................................................................. 81

CaPítulO 6A HEGEMONIA LIBERAL CULTURALISTA NO DISCURSO DOS DIREITOS HUMANOS José Augusto Lindgren Alves ................................................................................ 101

X

CaPítulO 7AS MUDANÇAS NAS ESTRATÉGIAS DE MISSÃO DE PAZ DA ONU: UMA ANÁLISE DE “A AGENDA PARA A PAZ” À “NOVA PARCERIA”José Maurício Vieira Filho .................................................................................... 128

CaPítulO 8PRINCÍPIOS INTERNACIONAIS DO DIREITO HUMANO DE ACESSO A INFORMAÇÕES PÚBLICAS Leonardo Valles Bento, Monica Teresa Costa Sousa ...................................... 141

CaPítulO 9DIREITO INTERNACIONAL DOS APÁTRIDASMaria Carolina de Assis Nogueira ..................................................................... 155

CaPítulO 10O BRASIL E O SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS: O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE NA AÇÃO PENAL N. 470Mário Lúcio Quintão Soares, Alex Ian Psarski Cabral, Cristiane Helena de Paula Lima Cabral ........................................................... 173

CaPítulO 11MULTICULTURALISMO, DIREITOS HUMANOS, POVOS INDÍGENAS E O DIREITO À TERRA NO BRASILMartonio Mont’Alverne Barreto Lima, Mércia Cardoso de Souza .............. 197

CaPítulO 12A APLICAÇÃO EXTRATERRITORIAL DE TRATADOS DE DIREITOS HUMANOSOtávio Augusto Cançado Trindade ..................................................................... 216

CaPítulO 13CRIANÇAS SOLDADO E O DIREITO INTERNACIONAL: ALGUMAS REFLEXÕES Patrícia Nabuco Martuscelli ................................................................................. 232

CaPítulO 14HUMANIZAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL: AS RECOMENDAÇÕES GERAIS DOS COMITÊS DE DIREITOS HUMANOS DA ONU E SEU PAPEL CRUCIAL NA INTERPRETAÇÃO AUTORIZADA DAS NORMAS DE DIREITO INTERNACIONALSílvia Pimentel, Adriana Gregorut ...................................................................... 261

XI

CaPítulO 15FORCED STERILIZATION OF WOMEN: CRIMES AGAINST THE REPRODUCTIVE RIGHTS AT THE INTERNATIONAL LEGAL LEVELSarah Dayanna Lacerda Martins Lima ............................................................. 279

CaPítulO 16DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS DESDE A PERSPECTIVA DA ASSISTÊNCIA ÀS VÍTIMASWaldimeiry Corrêa da Silva ................................................................................. 296

XII

PrefácIo

Esta obra, que ora se publica, intitulada “A interface dos Direitos Humanos com o Direito Internacional”, Tomo II, demonstra que a pesquisa séria deve resul-tar de seminários e debates, transformada em textos científicos de especialistas em Direito Internacional, especificamente dos Direitos Humanos.

O Direito Internacional, hoje, está em crise, em face da questão dos refugia-dos na Europa, quando os Estados não logram proteger e promover os direitos básicos da pessoa humana. Vários conceitos jurídicos pertinentes à lógica de tutela da dignidade humana devem ser repensados.

Trata-se de contribuição para o mundo jurídico da linha de pesquisa “Direi-tos humanos, processo de integração e constitucionalização do Direito Internacio-nal”, do PPGD da PUC Minas, na qual o docente e coordenador se insere.

Os textos, minuciosamente escolhidos, trazem reflexões sobre a eficácia nor-mativa do Sistema Internacional dos Direitos Humanos, sob a perspectiva de sua recepção no ordenamento jurídico pátrio.

Os tópicos discutidos abordam os seguintes temas: a frágil Justiça transicional brasileira; o Direito Internacional dos apátridas; a aplicação extraterritorial dos trata-dos de Direitos Humanos; a historiografia jurídica crítica; o controle de convenciona-lidade na Ação Penal n. 470; as recomendações gerais dos comitês da ONU e seu papel na interpretação autorizada das normas de Direito Internacional; o enfrentamento ao tráfico de pessoas sob a perspectiva da assistência às vítimas; a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a formação do Sistema Internacional de Proteção dos Di-reitos Humanos; a questão de crianças, como soldados, e o Direito Internacional; a esterilização forçada de mulheres; a justiça, o cosmopolitismo e os Direitos Humanos; o direito humano de acesso às informações públicas; a hegemonia liberal culturalista no discurso dos Direitos Humanos; a mudança nas estratégias de missão de paz da ONU; o multiculturalismo, os povos indígenas e o direito à terra no Brasil; os direitos das pessoas com deficiência psíquica no Brasil; o direito à alimentação; e a presença da pessoa humana no contencioso interestatal na Corte Internacional de Justiça.

Os autores dos textos são pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, especificamente da França, de Portugal, da Suíça e da Espanha.

Ademais, a obra conta com a contribuição teórica dos convidados de honra, Doutor José Augusto Lindgren Alves, Cônsul Geral do Brasil em Barcelona (Espanha) e Doutora Sílvia Carlos da Silva Pimentel, Perita do Comitê para a Eliminação da

XIII

Discriminação das Mulheres das Nações Unidas - CEDAW (ONU, Nova Iorque), a quem prestamos as devidas homenagens.

A publicação da obra, ora apresentada, insere-se na busca da constitucionali-zação do Direito Internacional sob a perspectiva da internacionalização dos trata-dos internacionais de Direitos Humanos no Estado brasileiro, consolidando, dessa maneira, a proposta teórica prevista no Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Minas, na linha de pesquisa em que os organizadores estão vinculados.

Ademais, gostaríamos de agradecer aos autores que contribuíram para a concre-tização desta obra: Adriana Gregorut (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil), Alex Ian Psarski Cabral (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil), Cristiana Helena de Paula Lima Cabral (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil), Danielle Annoni (Universidade Federal do Paraná, Brasil), David Barbosa de Oliveira (Universidade Federal do Ceará, Brasil), Eduardo Bittar (Universi-dade de São Paulo, Brasil), Gabrielle Bezerra Sales (Centro Universitário Christus, Bra-sil), Henrique Weil Afonso (Faculdades Damas, Brasil), José Augusto Lindgren Alves (Cônsul Geral do Brasil em Barcelona, Espanha - Ministério das Relações Exteriores, Brasil), José Maurício Vieira Filho (Universidade de Coimbra, Portugal), Leonardo Valles Bento (Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, Brasil), Maria Carolina de Assis Nogueira (Universidade de Lisboa, Portugal), Mário Lúcio Quintão Soares (Pon-tifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil), Martonio Mont’Alverne Barreto Lima (Universidade de Fortaleza, Brasil), Mércia Cardoso de Souza (Universidade de Fortaleza, Brasil), Mônica Teresa Costa Sousa (Universidade Federal do Maranhão, Brasil), Otávio Augusto D. Cançado Trindade (Diplomata, Ministério das Relações Exteriores, Brasil), Patrícia Nabuco Martuscelli (Universidade de Brasília, Brasil), Sílvia Pimentel (Integrante do Comitê da CEDAW/ONU - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil), Sarah Dayanna Lacerda Martins Lima (Universidade de Coimbra, Portugal), Theresa Rachel Couto Correia (Universidade Federal do Ceará, Brasil), e Waldimeiry Corrêa da Silva (Universidade Loyola Andalucía, Espanha).

Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil, dezembro de 2015

MÁRIO LÚCIO QUINTÃO SOARESDoutor e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Professor e Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas; Conselheiro da OAB; Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior.

MÉRCIA CARDOSO DE SOUZAMestre em Direito Público pela PUC Minas; Doutoranda em Direito Constitucional pela UNIFOR; Bolsista de Mestrado da CAPES (2010-2012); Pesquisadora visitante (Estágio de investigação pré-doutoral) no Departamento de Estudios Internacionales da Universidad Loyola Andalucía, Sevilha, Espanha (2015-2016); Auxiliar Judiciária (TJCE); Professora da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC); Pesquisadora nas áreas de Direito Internacional Público e Direitos Humanos, com ênfase na proteção internacional e constitucional da pessoa humana.