a inércia e o ativismo

3
A INÉRCIA E O ATIVISMO - Façamos o que estiver ao nosso alcance, crendo que Deus fará o restante. Muitos dos nossos erros estão relacionados a atitudes extremas. Enquanto algumas pessoas são preguiçosas, outras são excessivamente ativas. Um vive paralisado, enquanto o outro não para jamais. A bíblia nos orienta contra a preguiça e contra o ativismo (no sentido do trabalho excessivo). Salomão escreveu: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso. Olha para os seus caminhos e sê sábio” (Pv.6.6). Não podemos usar a fé como desculpa para a inércia ou para a omissão. Deus não fará aquilo que for da nossa responsabilidade. A oração é importante e necessária, mas não substitui a ação adequada. Diante do Mar Vermelho, Deus disse a Moisés: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem” (Ex.14.15). A palavra de Deus nos fala sobre o valor da ação e do trabalho. Entretanto, ela também nos ensina sobre o descanso e a nossa dependência de Deus, sabendo que há um tempo adequado para cada propósito (Ec.3). Os israelitas podiam e deviam marchar. Contudo, não poderiam abrir o mar nem destruir o exército inimigo. Devemos semear, mas não nos compete fazer nascer e crescer a planta. A lei de Deus para Israel diz: “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nele não farás nenhuma obra ” (Ex.20.9- 10). Aparentemente, o tempo para o trabalho seria muito maior do que para o descanso. Entretanto, devemos lembrar que o trabalho era apenas diurno (exceto para os sentinelas). A preguiça é um erro, mas é também errado pensar que tudo se resolverá pelo nosso trabalho, esforço e capacidade. Esta seria uma atitude humanista e incrédula.

Upload: claudemir-pedroso

Post on 10-Nov-2015

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

A INRCIA E O ATIVISMO -

Faamos o que estiver ao nosso alcance, crendo que Deus far o restante.

Muitos dos nossos erros esto relacionados a atitudes extremas. Enquanto algumas pessoas so preguiosas, outras so excessivamente ativas. Um vive paralisado, enquanto o outro no para jamais.A bblia nos orienta contra a preguia e contra o ativismo (no sentido do trabalho excessivo).

Salomo escreveu: Vai ter com a formiga, preguioso. Olha para os seus caminhos e s sbio (Pv.6.6).

No podemos usar a f como desculpa para a inrcia ou para a omisso. Deus no far aquilo que for da nossa responsabilidade. A orao importante e necessria, mas no substitui a ao adequada.Diante do Mar Vermelho, Deus disse a Moiss: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem (Ex.14.15).

A palavra de Deus nos fala sobre o valor da ao e do trabalho. Entretanto, ela tambm nos ensina sobre o descanso e a nossa dependncia de Deus, sabendo que h um tempo adequado para cada propsito (Ec.3).

Os israelitas podiam e deviam marchar. Contudo, no poderiam abrir o mar nem destruir o exrcito inimigo.Devemos semear, mas no nos compete fazer nascer e crescer a planta.

A lei de Deus para Israel diz: Seis dias trabalhars e fars toda a tua obra, mas o stimo dia o sbado do Senhor teu Deus; nele no fars nenhuma obra (Ex.20.9-10). Aparentemente, o tempo para o trabalho seria muito maior do que para o descanso. Entretanto, devemos lembrar que o trabalho era apenas diurno (exceto para os sentinelas).

A preguia um erro, mas tambm errado pensar que tudo se resolver pelo nosso trabalho, esforo e capacidade. Esta seria uma atitude humanista e incrdula.Esse tipo de erro levado, muitas vezes, para a espiritualidade, o que faz com que muitos acreditem que sero salvos pelas obras. Paulo ensinou aos efsios que a salvao vem pela graa de Deus (Ef.2.8-10).O mesmo texto motiva os salvos prtica das boas obras. O que no adianta fazer sem ser.

Muito tempo depois, uma nova carta foi escrita quela igreja, onde se l: Conheo as tuas obras e o teu trabalho... Trabalhaste pelo meu nome e no te cansaste. Tenho, porm, contra ti que deixaste o teu primeiro amor (Ap.2.2-4).

Uma frase comum a todas as cartas do Apocalipse esta: Conheo as tuas obras. Aquelas comunidades eram muito ativas. Apesar disso, havia entre elas muitos problemas e pecados. Ativismo sem santificao pode ser algo intil e perigoso. Obras sem amor perdem sua razo de ser e podem causar muitos males. Assim tambm a orao sem f, a doao sem generosidade e o agradecimento sem gratido. Muitas boas obras so feitas com motivaes erradas. A caridade que se faz para o benefcio prprio, no seria apenas um disfarce para o egosmo? O trabalho cristo no pode ser mecnico, mas a viva manifestao do Esprito Santo em ns.

No podemos considerar que a vida crist seja um conjunto de atividades ou simplesmente uma espcie de prestao de servios para Deus. claro que devemos servi-lo, mas, antes de tudo, precisamos conhec-lo. Um dos aspectos perigosos do ativismo o trabalho sem conhecimento suficiente. o fazer sem saber.

Jesus Cristo poderia ter pregado o evangelho e feito milagres durante os 33 anos que viveu aqui na terra. Entretanto, no foi assim. O tempo da sua vida foi dividido e organizado de acordo com o propsito de cada poca.

Depois de ter escolhido seus discpulos, Jesus poderia t-los enviado pelo mundo afora para pregar, mas isto s aconteceu depois de 3 anos de ensino e aps o recebimento do Esprito Santo.

Jesus fez em 3 anos o que nenhum de ns faria em 30. Finalmente, ele fez em 3 dias o que no faramos em 3000 anos. Guardadas as prerrogativas divinas, temos na vida do Mestre um grande ensinamento sobre propsito, foco, tempo certo, aprendizado e poder . Assim, ele conseguiu, em pouco tempo, grande resultado, com eficincia e eficcia.

sempre importante lembrarmos o episdio envolvendo Marta e Maria (Lc.10.38-42). Marta estava to atarefada que no tinha tempo para ouvir o Senhor Jesus. Este um dos piores aspectos do ativismo: a falta de tempo para Deus. Estamos to ocupados fazendo a obra de Deus, que no nos dedicamos ao Deus da obra.

Jesus no disse que Marta estava fazendo coisas erradas ou praticando pecados. Ela estava ocupada com seus afazeres domsticos, quem sabe preparando algo para o prprio Jesus, mas at as atividades boas e certas podem ser prejudiciais quando nos afastam de Deus.

Existe o risco de fazermos tantas coisas, enquanto deixamos de lado o mais importante; Podemos fazer muito e no ser exatamente o que Deus mandou. Algumas pessoas trabalham tanto que no acompanham o crescimento dos filhos. Ganham o mundo e perdem a alma.O excesso de trabalho pode ser normal em algumas ocasies, por uma questo de necessidade ou responsabilidade. importante, porm, que tal situao seja de curta durao. Muitas vezes, o ativismo fruto da ansiedade e da cobia. Trabalhamos mais para termos mais dinheiro e comprarmos mais coisas.

Todo o trabalho do homem para a sua boca, contudo nunca satisfaz a sua cobia (Ec.6.7).

Faa alguma coisa, mas no tente fazer tudo. Trabalhe, descanse, mas cuide tambm da famlia e da sade. Alm de trabalhar, importante crer e esperar.

Alguns precisam trabalhar mais; outros precisam descansar. De vez em quando necessrio interromper o corte das rvores para amolar o machado. Que Deus nos d discernimento e nos ajude a encontrar o ponto de equilbrio.

Pr. Ansio Renato de Andrade