a h i stória da educação de surdos no brasil

1
A História da Educação de Surdos no Brasil Quando surgiu no Brasil? Uma professora, Anne Sullivan, veio do Alabama EUA, ensinar uma menina surda cega chamada Helen Keller que ficara surda aos 2 anos de idade. 1887 1855 Hernest Huet – discípulo de Michel L’ Epée que adotava o método combinado chega ao Brasil à pedido de D. Pedro II para formar a primeira escola para surdos. 1896 Com a criação do INES surgiu a possibilidade de aprimorar a Língua de Sinais do Brasil e por fim, criar a Libras – Língua Brasileira de Sinais. O professor Moura é enviado a França viajou para o Instituto Francês de Surdos (1896), a pedido do governo brasileiro, para avaliar a decisão do Congresso de Milão e concluiu que o Método Oral Puro não se prestava para todos os surdos. Século XX Criações de novas escolas – Instituto Santa Terezinha para meninas surdas (SP), a Escola Concórdia (Porto Alegre - RS), a Escola de Surdos de Vitória, o Centro de Audição e Linguagem “Ludovico Pavoni” - CEAL/LP - em Brasília-DF. 1994 2002 2005 O INES passa a ser um centro de referência nacional na surdez. O Ministro da Educação Fernando Haddad aprova o primeiro curso de nível superior bilíngue Letras/Libras no Instituto. O Decreto 5626 regulamenta a lei federal 10.436 de 24/04/2002 regulamenta e oficializa a Libras como segunda língua oficial do Brasil.

Upload: byron

Post on 06-Feb-2016

58 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Quando surgiu no Brasil ?. A H i stória da Educação de Surdos no Brasil. Hernest Huet – discípulo de Michel L’ Epée qu e adotava o método combinado chega ao Brasil à pedido de D. Pedro II para formar a primeira escola para surdos. 1855. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: A H i stória  da Educação de Surdos  no Brasil

A História da Educação de Surdos no Brasil

Quando surgiu no Brasil?

Uma professora, Anne Sullivan, veio do Alabama EUA, ensinar uma menina surda cega chamada Helen Keller que ficara surda aos 2 anos de idade.

1887

1855Hernest Huet – discípulo de Michel L’ Epée que adotava o método combinado chega ao Brasil à pedido de D. Pedro II para formar a primeira escola para surdos.

1896Com a criação do INES surgiu a possibilidade de aprimorar a Língua de Sinais do Brasil e por fim, criar a Libras – Língua Brasileira de Sinais. O professor Moura é enviado a França viajou para o Instituto Francês de Surdos (1896), a pedido do governo brasileiro, para avaliar a decisão do Congresso de Milão e concluiu que o Método Oral Puro não se prestava para todos os surdos.

Século XX Criações de novas escolas – Instituto Santa Terezinha para meninas surdas (SP), a Escola Concórdia (Porto Alegre - RS), a Escola de Surdos de Vitória, o Centro de Audição e Linguagem “Ludovico Pavoni” - CEAL/LP - em Brasília-DF.

1994

2002

2005

O INES passa a ser um centro de referência nacional na surdez.

O Ministro da Educação Fernando Haddad aprova o primeiro curso de nível superior bilíngue Letras/Libras no Instituto.

O Decreto 5626 regulamenta a lei federal 10.436 de 24/04/2002 regulamenta e oficializa a Libras como segunda língua oficial do Brasil.