a guerra fria de paz armada a rev. chinesa

109
A Guerra Fria De Paz armada até a Revolução Chinesa

Upload: nelia-salles-nantes

Post on 04-Jun-2015

145 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

A Guerra Fria

De Paz armada até a Revolução Chinesa

Page 2: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

A Paz Armada:

Page 3: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Neste período aconteceu a Paz Armada: Tanto Estados Unidos, quanto União Soviética se envolveram numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Para manter um equilíbrio de forças e assim, evitar um ataque do inimigo.

Page 4: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 5: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Nesta época, foram formados dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.

Page 6: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.

• Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

Page 7: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

A Corrida Espacial:

Page 8: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Os dois países corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com uma cachorrinha dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço.

Page 9: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Laika:

Page 10: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 11: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Missões Russas:

• Em 03 de Novembro de 1957, o Sputnik 2 tornou-se o segundo satélite lançado pelos soviéticos com destino á orbita terrestre e o primeiro a transportar um ser vivo: a cadela Laika. O satélite tinha 4 m de altura e 2 m de diâmetro. Laika estava ligada a aparelhos que revistavam os seus sinais vitais. Um sistema de renovação do ar garantia o fornecimento de oxigênio.

Page 12: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Sputnik:

Page 13: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Os Estados Unidos lançaram o seu primeiro satélite artificial, o Explorer 1, em 1958, do Cabo Canaveral, na Florida. Tratava-se de uma aeronave cilíndrica de 14 quilos e 15 cm de diâmetro.

Page 14: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Yuri Gagarin:

Page 15: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Depois das primeiras missões bem sucedidas com pequenos satélites artificiais, incluindo experiências com ausência de gravidade em animais, a União Soviética e os Estados Unidos iniciaram o desenvolvimento de programas para transportar seres humanos para o espaço.

Page 16: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• O primeiro homem a ser colocado em órbita a uma altitude de 315 km, foi o soviético Yuri Gagarin, em Abril de 1961, único tripulante da Vostok 1, uma aeronave com cerca de 5 toneladas e uma minúscula cabine. Gagarin deu uma volta em redor do planeta na sua cápsula e disse: “A Terra é azul.”.

Page 17: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Valentina Tereshkova:

Page 18: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• O programa Vostok, da União Soviética, lançou aeronaves para o espaço entre Abril de 1961 e Junho de 1963. Ao todo, seis cosmonautas foram colocados na órbita terrestre. A 16 de Junho de 1963, a Vostok 6 transportou a primeira cosmonauta do mundo, Valentina Tereshkova, numa viagem conjunta com a Vostok 5.

Page 19: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Durante a missão, foram realizadas investigações médicas e analisadas questões relativas ao desenvolvimento das aeronaves, As aeronaves são utilizadas ainda hoje, inclusive para enviar astronautas para a Estação Espacial Internacional.

Page 20: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Lançamento de foguetes:

Page 21: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Missões norte-americanas:

• Na corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, os norte-americanos desenvolveram, entre 1959 e 1963, o programa Mercury, base para o bem sucedido programa Apollo, que, em 1967, levaria o homem à Lua. A cápsula da Mercury era minúscula, com menos de 2 metros cúbicos.

Page 22: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 23: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Em Maio de 1961, três chimpanzés foram enviados para o espaço para testar as condições de sobrevivência. O programa utilizou dois tipos de foguete: o Redstone, para voos suborbitais, e o Atlas, usado nas cinco viagens orbitais. O foguete Little Joe tinha a função de testar a torre de salvação e abortar da missão.

Page 24: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Nas primeiras viagens espaciais usaram-se animais como tripulantes. Eles testaram as condições de sobrevivência antes de enviar homens para o espaço Ham foi o primeiro chimpanzé a viajar no espaço. Monitorizado por sensores médicos Ham sobreviveu sem problemas à vida no espaço. A aeronave foi controlada à distância.

Page 25: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Ham:

Page 26: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Em 05 de Maio de 1961, Alan Shepard tornou-se o primeiro astronauta a viajar a bordo de uma aeronave Mercury.

• Gordon Cooper comandou a última missão Mercury, de 22 órbitas, e finalizou a fase operacional do projeto em Maio de 1963.

Page 27: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Alan Shepard:

Page 28: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Gordon Cooper:

Page 29: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Apollo 11:

Page 30: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 31: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Neil Armstrong:

Page 32: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Edwin “Buzz” Aldrin:

Page 33: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Michael Collins:

Page 34: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 35: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 36: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Pegada de Neil Armstrong:

Page 37: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Em 20 de julho 1969, o Homem pisou o solo lunar. O momento histórico coube a Neil Armstrong, o primeiro a caminhar na Lua e disse: “ Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigante para a Humanidade.”.

Page 38: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• A viagem da Apollo 11 durou quase 200 horas. Foram utilizados dois módulos - um orbital (Columbia) e outro lunar (Eagle). Ambos estavam acoplados ao foguete Saturn V. Eles ficaram na Lua por 21 horas e 38 minutos. E voltaram à terra em 24 de Julho de 1969.

Page 39: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Doze astronautas norte-americanos deixaram os seus passos impressos na superfície lunar. Além disso, trouxeram para a Terra quase 400 quilos de rochas e amostras do solo para investigações posteriores. Deste modo, cada uma das viagens além de contribuir com informações sobre o satélite natural da Terra, impulsionou o desenvolvimento da ciência

Page 40: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• espacial e fomentou o desejo de levar a cabo novas expedições a outros destinos do sistema solar. O Programa espacial nunca parou. Ele existe até hoje, com vários satélites enviados a vários planetas do sistema solar e também foi construída a Estação espacial Internacional, que está em pleno funcionamento.

Page 41: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Caça às Bruxas ou Marcarthismo:

Page 42: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Senador Joseph McCarthy :

Page 43: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Durante a Guerra Fria, tanto Estados Unidos quanto União Soviética, utilizaram os meios de comunicação disponíveis na época (rádio,cinema,televisão, jornais, revistas em quadrinhos, revistas, livros) para divulgar sua ideologia.

Page 44: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Nos Estados Unidos, o Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta.

Page 45: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 46: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível.

Page 47: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Eles perseguiram seus opositores e também criaram símbolos de suas ideologias a serem seguidos pelos países aliados.

Page 48: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Entre 1950 e 1954, os métodos da Comissão para identificar os suspeitos foram levados ao extremo por seu então diretor, Joseph McCarthy (1908-1957), que contava com o auxílio do chefe do FBI, Edgard Hoover e do então presidente Richard Nixon.

Page 49: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Não à toa, a também chamada "caça às bruxas" foi batizada de macarthismo. McCarthy agia no limite da legalidade, pagando testemunhas e levantando acusações sem prova. A imprensa, a intelectualidade, o exército, o Congresso e, principalmente, Hollywood foram seus alvos.

Page 50: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Vários escritores, roteiristas, atores e diretores de Hollywood foram perseguidos acusados de Comunismo. Charles Chaplin, preferiu voltar para a Inglaterra; outros trocaram de nome e usaram pseudônimos para continuar trabalhando. Diplomatas estrangeiros, físicos, professores universitários também foram acusados e perseguidos pelo Comitê de Atividades Anti-Americanas.

Page 51: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Ethel e Julius Rosenberg:

Page 52: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Os físicos Julius e Ethel Rosenberg foram condenados à morte em 1951. Eles foram os primeiros civis americanos executados por crime de espionagem, acusados de mandarem para a URSS um esboço da bomba atômica e informações sobre ela. Após a morte do casal, foram levantadas dúvidas sobre as acusações. A população dos estados Unidos passou a exigir o fim da Caça às Bruxas.

Page 53: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Charles Chaplin:

Page 54: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Símbolos ideológicos da Guerra Fria:

Page 55: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

James Bond – Sean Connery

Page 56: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Rocky IV:

Page 57: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 58: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 59: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

Page 60: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 61: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

CIA:

Page 62: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Comitê de Segurança do Estado:

Page 63: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 64: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

A Guerra da Coréia :

Page 65: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 66: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• No final da 2ª Guerra Mundial, em 1945,os países vencedores dividiram a Coréia em duas zonas de influência, com o sul ocupado pelos norte-americanos e o norte dominado pela União Soviética. A Coreia foi dividida pelo Paralelo 38º, firmado como marco divisor na Conferência de Potsdam..

Page 67: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 68: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Em 1947, na tentativa de unificar a Coréia, a ONU cria um grupo não autorizado pela URSS, para reunir a Coreia através da realização de eleições em todo o país. Esta iniciativa não funcionou e, no dia 09 de setembro de 1948, a zona soviética anuncia sua independência como República Democrática Popular da Coréia, mais conhecida como Coréia do Norte.

Page 69: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• A partir de então, a região foi dividida em dois países diferentes - o norte socialista, apoiado pelos soviéticos; e o sul, reconhecido e patrocinado pelos EUA. Os governos dos EUA e da URSS continuam a reivindicar o controle total do território coreano. A fronteira entre as duas Coréias torna-se um ponto explosivo e delicado, de pura tensão.

Page 70: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 71: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Começa a luta doutrinária, as propagandas ideológicas viajam de um ponto a outro dos dois países. Até que, no dia 25 de junho de 1950, alegando uma suposta transgressão do Paralelo 38º, o exército da Coréia do Norte invade o Sul, dominando sua capital, Seul, em 03 de julho.

Page 72: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• A ONU não aceita esse ataque e manda suas tropas, lideradas pelo general americano Douglas MacArthur, para expulsar os comunistas, que pretendem unificar a Coreia e torná-la comunista. A URSS não intervém diretamente, apenas fornece ajuda militar.

Page 73: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 74: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 75: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 76: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• No mês de setembro, as forças das Nações Unidas tentam resgatar o litoral da região oeste, sob o domínio dos norte-coreanos, e chegam perto de Seul, onde se acontece uma das principais batalhas, e depois de poucas horas as tropas entram na cidade de Seul, com cerca de cento e quarenta mil soldados, contra setenta mil soldados da Coréia do Norte.

Page 77: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 78: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• O resultado é inevitável, vencem as forças sob o comando dos EUA. Com o domínio do Sul, as tropas da ONU seguem o exemplo dos norte-coreanos e também ultrapassam o Paralelo 38º. Seguem então na direção da Coréia do Norte, entrando logo depois em sua capital, Pyongyang, ameaçando a fronteira chinesa ao acuar os norte-coreanos no Rio Yalu, sede de intensa batalha.

Page 79: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 80: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 81: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• O governo chinês, ao se sentir em perigo, envia trezentos mil homens em socorro da Coréia do Norte, entrando assim na Guerra e colocando em risco a paz mundial. As tropas chinesas forçam o General MacArthur a recuar e, em 04 de janeiro de 1951, conquistam Seul, dominando o Sul.

Page 82: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Durante quase três anos, aconteceu uam guerra sangrenta. A paz foi assinada finalmente em 27 de julho de 1953, através do Armistício de Panmunjon. A fronteira foi mantida no paralelo 38º; foi criada uma região desmilitarizada entre as duas Coréias, mas até hoje não se chegou a uma resolução decisiva neste território, e a tensão permanece, com ameaças constantes pairando no ar.

Page 83: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 84: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

A Revolução Chinesa:

Page 85: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 86: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

China antes da revolução:

• No século XIX, durante o imperialismo, a China foi dominada e explorada pelas potências européias, principalmente pelo Reino Unido (Inglaterra). A Inglaterra, além de explorar a China economicamente, interferia nos assuntos políticos e culturais do país. Os imperadores eram submissos à dominação européia.

Page 87: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 88: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• A distribuição das terras produtivas chinesas também era um outro problema para o país, pois quase 90% estavam nas mãos de grandes proprietários rurais (espécies de senhores feudais).

• Entre 1898 e 1900 um ato de rebeldia contra a dominação estrangeira ocorreu na China.

Page 89: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

A Revolta dos Boxers:

Page 90: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 91: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Os boxers fizeram uma revolta de caráter nacionalista que foi duramente reprimida pelas tropas estrangeiras. Este conflito ficou conhecido como Guerra dos Boxers.

• Em 1908, Sun Yat-sen fundou o Partido Nacionalista (Kuomintang) cujo principal objetivo era fazer oposição à monarquia e ao domínio europeu no país.

Page 92: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

A Revolução Nacionalista:

• Em 1911, com o apoio de grande parte dos militares chineses, Sun Yat-sen foi proclamado primeiro presidente da República Chinesa. Porém, em várias regiões do país comandadas por grandes proprietários rurais ocorreram resistências, mergulhando a China num longo período de guerra civil.

Page 93: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 94: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Em 1925, com a morte de Sun Yat-sen, ocorreu uma disputa pelo controle do Kuomintang, que acabou por se fundir com o Partido Comunista Chinês.

• Em 1927, o general Chiang Kai-shek assumiu o poder do Kuomintang e, no comando das tropas chinesas, começou a combater os opositores da República, entre eles os grandes proprietários rurais e comunistas.

Page 95: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Chiang Kai-shek

Page 96: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

A longa marcha:

Page 97: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 98: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 99: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Os conflitos entre nacionalistas e comunistas ficou suspenso apenas na Segunda Guerra Mundial, quando combateram, juntos, o Japão que tentava conquistar a China

Page 100: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Tropas chinesas durante a 2ª Guerra:

Page 101: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 102: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

• Quando a guerra terminou e os japoneses foram expulsos da China, as tropas nacionalistas de Chiang Kai-shek voltaram a perseguir e combater os comunistas de Mao Tse-tung, reiniciando o conflito armado.

Page 103: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 104: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 105: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Mao Tse-Tung:

Page 106: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

A Revolução Comunista:

• Em 01 de outubro de 1949, os comunistas tomam o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-Tung como chefe supremo. Transformada num país comunista, a China passou por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras.

Page 107: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 108: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa
Page 109: A guerra fria  de paz armada a rev. chinesa

Stalin e Mao: