revolta da armada

9
(1893 – 1894) REVOLTA DA ARMADA

Upload: luanads18

Post on 24-Dec-2015

29 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Slide Revolta da Armada

TRANSCRIPT

(1893 – 1894)REVOLTA DA ARMADA

• A Revolta da Armada foi um movimento de rebelião ocorrido em 1893 e liderado por algumas unidades da Marinha Brasileira contra o governo do presidente Floriano Peixoto.

O QUE FOI?

Revolta da Armada (1893/94), retratando as fortificações, os soldados e o armamento utilizado, sem, contudo, apresentar cenas do embate.

• Em novembro de 1891, registrou-se como reação à atitude do presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca que, em meio a uma crise institucional, o fechamento do Congresso. 

A PRIMEIRA REVOLTA DA ARMADA

Presidente da República Marechal Deodoro da Fonseca.

• Unidades da Armada na baía de Guanabara, sob a liderança do almirante Custódio de Melo, sublevaram-se e ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro.

• Com a renúncia de Deodoro, que ocorreu apenas nove meses depois do início de seu governo, o vice-presidente Floriano Peixoto assumiu o cargo (1892).

Almirante custódio de Melo, um dos líderes da Revolta da Armada.

• Teve início com uma agitação encabeçada por alguns generais, que enviaram uma carta ao presidente Floriano Peixoto ordenando-lhe que convocasse imediatamente novas eleições, em obediência à Constituição.

• O movimento retratava a insatisfação da Marinha, que se sentia politicamente inferior ao Exército.

A SEGUNDO REVOLTA DA ARMADA

"Concidadãos,Contra a Constituição e contra a integridade da própria Nação, o chefe do Executivo [Floriano Peixoto] mobilizou o Exército discricionariamente, pô-lo em pé de guerra e despejou-o nos infelizes estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Contra quem? Contra o inimigo do exterior, contra estrangeiros? Não. O vice-presidente armou brasileiros contra brasileiros; levantou legiões de supostos patriotas, levando o luto, a desolação e a miséria a todos os ângulos da República (...).Sentinela do Tesouro Nacional como prometera, o chefe do Executivo perjurou, iludiu a Nação, abrindo com mão sacrílega as arcas do erário público a uma política de suborno e corrupção. (...)Viva a Nação Brasileira! Viva a República! Viva a Constituição!Capital da República, 6 de setembro de 1893.Contra-Almirante Custódio José de Melo." (in: Jornal do Brasil)

• Em março de 1894 o Presidente da República, amparado pelas forças do Exército brasileiro, pelo Partido Republicano Paulista e contando com uma nova frota de navios obtida com urgência no exterior, abafou o movimento.

Forças do Exército Marinho brasileiro.

A Revolta da Armada foi um levante dos integrantes da marinha e da nação do sudeste, que reivindicaram seus interesses por meio da constituição de 1891. A partir das informações dessa constituição, toda uma ideia revoltosa foi posta em prática, para a destituição do governante da época.

No fim, os revoltosos não foram bem sucedidos em suas vontades, acabando assim, mortos, ou presos pelo grande contingente de soldados e alguns navios superpotentes do estrangeiro. Com isso, deu-se fim a essa revolta que, como a maioria acontecida nesse solo sul-americano, era a favor dos poderes da elite e não do povo.

 

CONCLUSÃO

1. ALMANAQUE DE HISTÓRIA. 4ª edição. ABRIL: São Paulo. 2012.

2. INFOESCOLA. Disponível em: < http://www.infoescola.com/historia/revolta-da-armada/>. Acessado em: 20 julho 2014.

3. HISTÓRIA DO BRASIL. Disponível em: < http://www.historiadobrasil.net/resumos/revolta_armada.htm>. Acessado em: 20 julho 2014.

REFERÊNCIAS