a evolução do darwinismo

6
A EVOLUÇÃO DO D ARWINISMO Trabalho elaborado por: Tiago Filipe Matias Nº11 Ano/Turma: 11º/A

Upload: uma-especie-de-blog

Post on 28-Jul-2015

708 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: A evolução do darwinismo

A EVOLUÇÃO DO

DARWINISMO

Trabalho elaborado por: Tiago Filipe Matias Nº11

Ano/Turma: 11º/A

Page 2: A evolução do darwinismo

António Bracinha Vieira: Nascido a 1941 em Lisboa é considerado um dos mais importantes médicos psiquiatras, antropólogos e professores universitários portugueses.

Estudou na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa onde se especializou em psiquiatria.

Charles Robert Darwin :Nascido a 12 de Fevereiro de 1809 em Inglaterra, faleceu a 19 de Abril de 1882 (73 anos). Darwin começou a se interessar por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina.

Page 3: A evolução do darwinismo

Fixismo: teoria “aceite” até ao século XVlll, esta defende que as espécies uma vez formadas se mantêm inalteráveis .

Evolucionismo: teoria surgida no século XlX, que considera que as espécies atuais são o resultado de transformações lentas e sucessivas sofridas pelas espécies ao longo do tempo.

Fixismo vs Evolucionismo

Page 4: A evolução do darwinismo

EvolucionismoLamarck vs Darwin

Lamarck baseia-se na lei do uso e desuso que diz que ao utilizarmos um determinado órgão ou musculo esse vai-se desenvolver, caso contrario se não for utilizado vai sofrer um atrofiamento.

A segunda lei de Lamarck baseia-se na herança dos caracteres adquiridos , isto é as alterações que um individuo sofre sobre a primeira lei serão transmitidas à descendência.

Segundo Darwin todas as espécies possuíam uma variabilidade intraespecífica, onde apenas sobreviviam os mais aptos.

Todos os outros são eliminados.

Page 5: A evolução do darwinismo

Após a sua passagem pelas várias ilhas do arquipélago das Galápagos. Darwin identificou varias espécies de tentilhões, em cada ilha os tentilhões tinham se adaptado de forma a maximizar as suas características, desenvolveram uma plumagem de acordo com o meio, e um bico de acordo com a sua alimentação. Atualmente sabe-se que estas mudanças também podem ocorrer por mutações génicas.

Darwin, as espécies e a sua variabilidade intraespecífica

Page 6: A evolução do darwinismo

Ao ficar privado de comida o antepassado ancestral da baleia foi forçado a procurar por alimento dentro começando primeiro por peixes mortos e em seguida tentado ele mesmo capturar peixes, ao longo deste lento processo ele adquiriu uma cauda mais forte, os seus membros posteriores primeiramente alongaram e desenvolveram uma membrana entre os dedos até que deixaram de existir.

O Rodhocetus é o elo de ligação com a baleia e o seu ancestral, o rodhocetus passou para o mar graças ao seu desenvolvimento dos rins que passaram a filtrar a agua salgada que passou a ser excretada pela urina.

Dorudon, um ser mais pequeno e com um ouvido interno melhorado prevaleceu nas aos rasas dos oceanos que estavam em mudança o que levou à extinção do Basilosaurus.

A partir deste momento o Dorudon migrou para os mares gélidos dos pólos onde teve a oportunidade de se evoluir adaptando-se ao meio numa forma “definitiva”.

A evolução das Baleias