ppt 23 darwinismo

24

Upload: nuno-correia

Post on 30-May-2015

2.090 views

Category:

Technology


3 download

TRANSCRIPT

Page 2: Ppt 23    Darwinismo
Page 3: Ppt 23    Darwinismo

Em Dezembro de 1931 iniciou-seum novo e brilhante capítulo nahistória da Biologia. Um jovemnaturalista inglês, de 22 anos, Charles Robert Darwin [1809-1882], partia a bordo de um navio da armada britânica, o HMS Beagle.

Page 4: Ppt 23    Darwinismo
Page 5: Ppt 23    Darwinismo

O que Darwin viu na viagem ?

Page 6: Ppt 23    Darwinismo

Raciocínio Geológico (Geologia 10º)

Dados da Biogeografia

As teorias são um produto

da mente humana...

...surgem como resultado deum conjunto de vivências de

acontecimentos e deconhecimentos que

indivíduos questionadores e motivados experimentam.

Page 7: Ppt 23    Darwinismo

identificou em Jedburgh, na Escócia, aquilo a que hoje chamamos uma "discordância" - uma superfície de erosão que separa dois corpos rochosos de idades diferentes.

Esta superfície representa, portanto, um hiato temporal entre doisepisódios distintos de formação de sequências de camadas geológicas.

As discordâncias provam que existem forças geológicas em acção duranteperíodos de tempo incomensuravelmente longos. Conforme Hutton afirmou: "não há vestígios de um começo - nemperspectiva de um fim."

A superfície de discordância da Praia do Telheiropode ser observada ao longo das escarpas daCosta Vicentina, cerca de 5 km para Norte do Cabo de S. Vicente (Sagres, Portugal).

Page 8: Ppt 23    Darwinismo

a Terra era incomensuravelmenteantiga, não tinha nenhum princípio e não havia nenhuma indicação de que caminhasse para um fim, econtinuaria interminavelmente a atravessar ciclos geológicosinfindáveis, caracterizados por elevações e abatimentossucessivos de grandes blocos de terra ligados ao mar.

William Whewell, o grande filósofo de Cambridge, ele próprio muito interessado em geologia, chamou a esta abordagem da Terra «uniformitarismo».

Page 9: Ppt 23    Darwinismo

Sem Lyell é provável que nãotivesse existido Darwin: nãoteria havido percepções intelectuais, nem viagem doBeagle tal como é habitualmente entendida. Os pensamentos de Darwincomeçaram a rondar a ideia deque as pequenas alteraçõespodem produzir grandes efeitos.

Janet Browne

Page 10: Ppt 23    Darwinismo

engenheiro e geólogo britânico, constatou que todas as camadas rochosas que examinava continham conjuntos específicos de fósseis e que essas associações fossilíferas variavam de estrato geológico para estrato geológico, verticalmente, ao longo das sequências de camadas.

Page 11: Ppt 23    Darwinismo

a sucessão vertical dasassociações de fósseis era um poderoso instrumento para a cartografia geológica, pois os conjuntos de fósseiscaracterísticos de cada idadeeram constantes, independentemente do tipode rocha que os continha.

Page 12: Ppt 23    Darwinismo

Os fósseis são vestígios de organismos do passadopreservados no registo geológico, nas rochas.

Há fósseis muito recentes, mas na maioria dos casos são extremamente antigos, datando de há centenas de milhões de anos (Ma.).

A formação de fósseis é umfenómeno geológico comum. Em principio, todos os materiaisorgânicos podem fossilizar. Contudo, nem todas as formas devida do passado foram preservadas como fósseis.

Page 14: Ppt 23    Darwinismo

A grande diversidade de seres vivos e o aspecto exótico que, por vezes, assumem algumas espécies, bem como aconstatação de gue a fauna e aflora diferem de continente para continente e das montanhas para os desertos, constituemelementos relevantes na formulação da teoria de Darwin.

Page 15: Ppt 23    Darwinismo

Família Rheidae Família Struthionidae

A ocorrência de

semelhanças

nítidas entre

organismos de

regiões

geográficas muito

distantes;

Page 18: Ppt 23    Darwinismo
Page 19: Ppt 23    Darwinismo
Page 20: Ppt 23    Darwinismo

O estudo das áreas de distribuição das diferentes espécies faz salientar dois casos distintos:

A ocorrência de semelhanças nítidas entre organismos de regiões geográficas muito distantes;

A ocorrência de grande diversidade específica em indivíduos distribuídos em zonas geográficas muito próximas.

Page 21: Ppt 23    Darwinismo

O atol é uma ilha em forma deanel feita de corais e outrosinvertebrados, em forma aproximadamente circular, constituindo em seu interior umalagoa.

Estrutura circular de coralcontendo uma laguna interior, semnenhuma aparente conexão comas rochas da Crosta.

Page 22: Ppt 23    Darwinismo

Um atol começa pela formação de um recife costeiro de corais aoredor de uma ilha vulcânica.

À medida que esta ilha vaiafundando o recife vai se acumulando e crescendo para fora em busca de águas mais ricasem nutrientes e transformando-se em um recife de barreira.

A parte central, com menor circulação de água fica preservada como uma laguna interior.

Page 24: Ppt 23    Darwinismo