a estrutura da terra

24
A Estrutura da terra Parte 1 Professor: Herbert Galeno Blog: herbertgaleno.blogspot.com.br www.youtube.com.br/herbertmiguel

Upload: colegio-sagrado-coracao-de-jesus-colegio-das-irmas-teresina

Post on 09-Feb-2017

355 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Estrutura da terra

A Estrutura da terra Parte 1

Professor: Herbert GalenoBlog: herbertgaleno.blogspot.com.brwww.youtube.com.br/herbertmiguel

Page 2: A Estrutura da terra

As dinâmicas das camadas da litosfera

• A litosfera é a camada da Terra que compõe a sua superfície sólida. Trata-se da mais fina das camadas do planeta, sendo considerada uma espécie de “casca” do mundo. Possui uma profundidade que varia entre 5 e 100 km, correspondendo a 2,4% do raio da esfera terrestre.

Page 3: A Estrutura da terra

Placas tectônicas• De acordo com a teoria da Deriva Continental, a

crosta terrestre é uma camada rochosa descontínua, que apresenta vários fragmentos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Essas placas compreendem partes de continentes e o fundo dos oceanos e mares.

Page 4: A Estrutura da terra

Tipos de rochas

• ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.

Page 5: A Estrutura da terra

• Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário.

Page 6: A Estrutura da terra

•  Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).

Page 7: A Estrutura da terra

Agentes endógenos

Page 8: A Estrutura da terra

Agentes endógenos: Vulcanismo

Page 9: A Estrutura da terra

Isostasia• Isostasia, ou movimento

isostático, é o termo utilizado em Geologia para se referir ao estado de equilíbrio gravitacional, e as suas alterações, entre a litosfera e a astenosfera da Terra. Esse processo resulta da flutuação das placas tectónicas sobre o material mais denso da astenosfera, cujo equilíbrio depende das suas densidades relativas e do peso da placa. 

Page 10: A Estrutura da terra

Terremotos e Tsunamis• Os terremotos só existem porque a crosta, a parte mais

externa da Terra (a crosta terrestre), é “rachada” em inúmeros blocos, que são denominados de Placas Tectônicas. Essas placas flutuam sobre um líquido muito quente e pastoso, chamado de magma (é aquele que os vulcões expelem!)• Em razão dessas flutuações, essas placas estão em

constantes movimentos e, eventualmente, encontram-se, provocando os terremotos. O local onde eles surgem (no subsolo) é chamado de hipocentro, e o lugar na superfície terrestre onde eles primeiro se manifestam é chamado de epicentro.

Page 11: A Estrutura da terra

Quando os terremotos ocorrem em regiões localizadas no oceano, podem provocar osTsunamis, que são ondas gigantes que invadem o litoral de alguns países e provocam caos e destruição.

Page 12: A Estrutura da terra

Estrutura Geológica parte II

Professor: Herbert GalenoBlog: herbertgaleno.blogspot.com.brwww.youtube.com.br/herbertmiguel

Page 13: A Estrutura da terra

A litosfera – camada rochosa do planeta Terra –

apresenta inúmeras dinâmicas e variações. A

sua composição estrutural, contudo, é classificada em

três diferentes tipos de estruturas geológicas que

se dividem em todo o mundo: os crátons (ou

escudos antigos), as bacias sedimentares e

os dobramentos modernos (ou cadeias

orogênicas).

Page 14: A Estrutura da terra

•  dobramentos modernos encontram-se em áreas que apresentam conhecidas cadeias montanhosas, como a Cordilheira dos Andes, a oeste da América do Sul; as Montanhas Rochosas, na América do Norte; os Alpes, na Europa; e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia.• As bacias sedimentares, por outro lado, distribuem-se em

diferentes partes do mundo, existindo também no território brasileiro. Elas recobrem cerca de 75% da superfície terrestre e são caracterizadas pela sua formação na Era Paleozoica (500 milhões de anos atrás), com a acumulação dos sedimentos gerados pelo desgaste das rochas em função da ação dos agentes externos de formação do relevo.• Por fim, temos os crátons, que são popularmente conhecidos

como escudos cristalinos e maciços antigos, nomes dados aos seus dois subtipos. Sua formação é a mesma dos dobramentos modernos, no entanto, como são mais antigos, sofreram maiores desgastes dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, os mesmos que originaram as bacias sedimentares. O terreno é tão antigo que apresenta as mais antigas rochas encontradas no planeta.

Page 15: A Estrutura da terra

Tempo Geológico e tempo histórico•Quando falamos em tempo geológico,

referimo-nos a uma escala de tempo que costuma ser medida nos milhões ou até bilhões de anos, tal a classificação das eras geológicas e seus respectivos períodos. Já quando falamos em tempo histórico (incluindo, aí, a Pré-História), referimo-nos ao período de surgimento da humanidade, o que corresponde ao uso de medidas de dezenas, centenas e até milhares de anos.

Page 16: A Estrutura da terra

Tempo Geológico

Page 17: A Estrutura da terra

Tempo Geológico

Page 18: A Estrutura da terra

Tempo histórico

Page 19: A Estrutura da terra
Page 20: A Estrutura da terra
Page 21: A Estrutura da terra
Page 22: A Estrutura da terra
Page 23: A Estrutura da terra

Formas de relevo

Page 24: A Estrutura da terra