estrutura física da terra

13
ESTRUTURA FÍSICA DA ESTRUTURA FÍSICA DA TERRA TERRA

Upload: jrcruzoficial

Post on 07-Jun-2015

6.299 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Estrutura física da terra

TRANSCRIPT

Page 1: Estrutura física da terra

ESTRUTURA FÍSICA DA ESTRUTURA FÍSICA DA TERRATERRA

Page 2: Estrutura física da terra

DIVISÕES INTERNA DA TERRADIVISÕES INTERNA DA TERRA

A crosta da Terra é formada por Placas tectônicas que são enormes blocos rochosos que compõem a superfície terrestre. Elas são movidas por correntes de convecção geradas pela transmissão do calor contido no interior do planeta. O calor aquece o material do manto, que dilata, torna-se mais leve e sobe. No topo, quando esfria, torna-se mais denso e tende a descer

Page 3: Estrutura física da terra

As figuras amostram a localização de vários sismos e o arranjo dos continentes sobre as Placas Tectônicas

São nessas linhas de fronteiras extremamente instáveis que se concentram os vulcões, os terremotos, as grandes cordilheiras e as profundas fossas submarinas.

Page 4: Estrutura física da terra

A costa oeste da América do Sul é um exemplo desse processo geológico, onde a placa Sul-Americana, que se move para o oeste, encontra a placa submarina Nazca, que se move para leste. Essa colisão que já dura, pelo menos, uns 130 milhões de anos, deu origem aos Andes, que, por condições específicas, é extremamente vulcânica. As provas se espalham da Colômbia até o extremo sul do continente

Page 5: Estrutura física da terra

Na área dos Andes compreendida entre o sul do Peru, sudoeste da Bolívia e norte do Chile - uma região a mais de 4.000 metros de altitude - encontra-se uma das maiores concentrações de vulcões do mundo; um exemplo são os vulcões Pallachatas no Parque Nacional Lauca, próximo à fronteira com a Bolívia: o mais alto deles, o primeiro da foto, tem 6.348 metros de altitude.

Page 6: Estrutura física da terra

Relevo submarinoRelevo submarino

Page 7: Estrutura física da terra

O relevo submarino pode ser classificado em três grandes unidades: margem continental; bacia oceânicas e sistema de cordilheiras mesoceânicas.

Page 8: Estrutura física da terra

Plataforma continental: É um prolongamento da área continental emersa (o continente) com profundidade de até 200 m apresenta-se na forma de planície submersa que margeia todos os continentes, sua extensão varia de 70 km a 1.000 km.

Talude continental: É outra unidade do relevo submarino, que se forma imediatamente após a plataforma continental. Tem origem sedimentar e inclina-se até o fundo oceânico, atingindo entre 3.000 e 5.000 metros de profundidade. O relevo do talude continental não é regular, ocorrendo freqüentemente cânions e vales submersos.

Page 9: Estrutura física da terra

Planície abissal ou bacias oceânicas : Planície abissal ou bacias oceânicas : São áreas São áreas extensas com mais de 5.000 m de profundidade. extensas com mais de 5.000 m de profundidade. Estendem-se desde o talude continental até as encostas Estendem-se desde o talude continental até as encostas das cordilheiras oceânicas. Por vezes, essa planície é das cordilheiras oceânicas. Por vezes, essa planície é interrompida por montes submarinos (com alturas entre interrompida por montes submarinos (com alturas entre 200 metros e 1.000 metros) ou mesmo por montanhas 200 metros e 1.000 metros) ou mesmo por montanhas submarinas, de origem vulcânica com elevações acima submarinas, de origem vulcânica com elevações acima de 1.000 metros, dando origem por vezes a ilhas de 1.000 metros, dando origem por vezes a ilhas oceânicasoceânicas

Page 10: Estrutura física da terra

Cordilheira oceânica: São elevações que ocorrem de forma regular ao longo dos oceanos. Estendem-se por 84 mil quilômetros no total, com uma largura por volta dos mil quilômetros. Nessa área encontramos intensa atividade sísmica (tremores) e vulcânica. A cordilheira oceânica divide a crosta submarina em duas partes, representado uma ruptura ou cicatriz produzida durante a separação dos continentes.

Fossas oceânicas: São depressões alongadas (compridas) e estreitas, com grande declividade que ocorrem ao longo das áreas de subducção de placas tectônicas, ou seja, são fendas que atingem grandes profundidades entre 7.000 e 11.037 m, onde a placa oceânica mergulha de volta para o manto.

Page 11: Estrutura física da terra

As macro formas do relevo As macro formas do relevo terrestreterrestre

Page 12: Estrutura física da terra

O relevo terrestre é fruto da atuação das grandes forças opostas a endógenas e exôgenas, sedo que a primeira é geradora das grandes formas estruturais e a segunda é responsável pelas formas esculturais.

As macroformas do relevo terretre estão representadas pelas plataformas, pelas cadeias orogênicas e pelas bacias sedimentares:

Leitura página: 25

Page 13: Estrutura física da terra

A crosta continental se constitui de uma grande variedade de tipos de rochas estruturais de diferentes idades e gênese, que são agrupadas em três grupos: Sedimentares, metamórficas e ígneas.