a empresa inteligente na economia da experiÊncia … · e operações de finanças e riscos. a...

25
A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA PARA O SETOR DE SERVIÇOS BANCÁRIOS Promovendo excelentes experiências do cliente por meio de soluções personalizadas fornecidas em escala e como serviço SAP Industries White Paper | Setor bancário

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA PARA O SETOR DE SERVIÇOS BANCÁRIOS

Promovendo excelentes experiências do cliente por meio de soluções personalizadas fornecidas em escala e como serviço

SAP Industries White Paper | Setor bancário

Page 2: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

SAP Industries White Paper | Setor bancário© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados. 2

Page 3: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

BEM-VINDOS

SAP Industries White Paper | Setor bancário3

“O setor bancário 4.0 verá os bancos repensando o setor bancário do zero. A experiência humana será a nova revolução na economia da experiência. Isso afetará a forma como os bancos interagem com os clientes e administram produtos bancários tradicionais, processos e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o sucesso na era digital. Os bancos mudarão para se parecerem e operarem mais como empresas de tecnologia, fornecendo serviços bancários e não bancários afins na medida em que se tornarem plataformas digitais. A inteligência impulsionada por dados diferenciará os prestadores de serviços financeiros líderes daqueles menos bem-sucedidos, o que inclui bancos e novos concorrentes não bancários.”

Falk RiekerVice-presidente global, Setor bancárioSAP SE

Prezados clientes e parceiros,

O surgimento das plataformas digitais inteligentes transformou as expectativas dos consumidores. Seja planejando férias, fazendo compras, reservando um voo ou até comparando taxas hipotecárias, os consumidores agora esperam uma experiência fácil, instantânea e fluida.

Essas experiências digitais apontam o caminho para os bancos reinventarem o papel deles na vida dos clientes – e permanecerem relevantes e competitivos nos próximos anos. A mudança será radical, afetando a interação entre bancos e clientes e a gestão de processos e produtos bancários tradicionais. E embora viabilize novos produtos e serviços, exigirá novas tecnologias, talentos e uma nova mentalidade para alcançar o sucesso.

Foi-se o tempo em que os bancos podiam simplesmente relaxar e esperar que os clientes fossem até uma agência para fazer negócios. Impulsionados pelo domínio da mobilidade, agora os bancos devem agir mais como empresas de tecnologia e de mídias sociais. Eles precisam ser sempre ágeis e adaptáveis em tempo real. Em suma, nosso setor precisa abraçar uma transformação radical nos negócios motivada pela adaptação a mudanças técnicas, culturais e organizacionais.

Para sobreviver à entrada dos gigantes tecnológicos e a novos concorrentes que estão desbravando o caminho na vida financeira das pessoas, é necessário um olhar atento às forças externas e um intenso foco em prioridades estratégicas internas.

Externamente, o mundo enfrenta desafios sociais, econômicos e ambientais que estão remodelando a economia. A inclusão financeira tornou-se um desafio mundial e a confiança nas instituições está no nível mais baixo. Simultaneamente, as expectativas dos clientes estão crescendo, a transformação digital apresenta desafios organizacionais, a concorrência vem de setores inesperados e a globalização de mercados e talentos exige novos níveis de flexibilidade.

Mesmo assim, os bancos estão em posição privilegiada, com acesso às informações financeiras mais privadas de seus clientes. Os bancos que puderem salvaguardar, analisar e aproveitar com eficiência esses dados operacionais (dados O) e de experiência (dados X) para melhorar o atendimento aos clientes assumirão a liderança. Mas, para alcançarem o sucesso, terão que consolidar sistemas fragmentados e setorizados e criar uma visão única de cada cliente, que seja acessível a toda a organização. Eles devem adotar novas tecnologias inteligentes e estar dispostos a consolidar ou aposentar sistemas legados. E devem assumir uma posição mais proativa para entender as experiências dos clientes e estar onde for preciso, sempre que necessário.

Identificamos quatro prioridades estratégicas cruciais para seguir adiante:

Conectividade perfeita

Inteligência impulsionada por dados

Eficácia operacional

Insights financeiros e controle de risco

Para executar essas prioridades, os bancos precisam de um entendimento realista dos clientes e do ambiente para tomar decisões, resolver problemas e gerenciar cuidadosamente a experiência do cliente. Em decorrência disso, o gerenciamento de dados se tornará um diferencial competitivo.

Até 2025, uma parte significativa das receitas bancárias serão provenientes de serviços não bancários. Os bancos serão uma plataforma de serviços digitais com uma ampla gama de serviços bancários e não bancários. Deixarão de ser um lugar onde as pessoas armazenam seus ativos com mais segurança para se tornarem parceiros financeiros capazes de fazer recomendações personalizadas com base em histórico financeiro, experiências e preferências dos clientes, além de se tornarem câmaras de compensação para uma série de serviços de parceiros.

Os bancos líderes aprenderão como integrar processos anteriormente isolados, tecnologias inteligentes e dados reais de clientes e parceiros. Para reter os bons talentos, os bancos de maior sucesso oferecerão também experiências do colaborador para manter os funcionários engajados e inspirados.

O setor bancário fornece serviços vitais à sociedade; nosso impacto está prestes a aumentar. Entretanto, para alcançar esse potencial, os bancos precisam se tornar empresas inteligentes para responder ao aumento das expectativas dos clientes, aproveitar os dados e analisar atentamente os próprios processos. O setor bancário precisa ter coragem para se reinventar – ou corre o risco de ficar para trás.

Este relatório faz uma análise detalhada das tendências que moldam nosso setor e do caminho para a inovação.

O mundo está mudando com velocidade sem precedentes e nosso setor está em posição de ser um fator decisivo do progresso. Juntos, podemos causar um impacto positivo e duradouro.

Atenciosamente,

Falk RiekerVice-presidente global Setor bancárioSAP SE

Acesse mais informações sobre as últimas tendências tecnológicas no setor de serviços bancários.

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 4: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

ÍNDICE

SEU FEEDBACK É IMPORTANTE PARA NÓS!Queremos saber como você classificaria este documento.

Clique aqui

3 Bem-vindo

5 Nosso lugar no novo mundo

6 Abrindo caminho para inovaçõesnos modelos de negócios

7 Quatro prioridades para o sucesso

8 Conectividade perfeita

10 Inteligência impulsionada por dados

12 Eficiência operacional

14 Insights financeiros e controle de risco

16 Principais tecnologias

18 Chegando lá: uma abordagem em fases

19 Early adopters digitais assumem a liderança

20 Estrutura da SAP para a Empresa Inteligentena economia da experiência

21 Como planejar a jornada rumoà Empresa Inteligente

22 O vasto ecossistema da SAP movimentando o mundo para entregar valor em menos tempo

23 A SAP está comprometida com a inovação

24 Recursos

SAP Industries White Paper | Setor bancário4© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 5: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Nosso lugar no novo mundo5

As estratégias digitais são revolucionárias e mudam as regras dos bancos.

O Discovery Bank está usando as tecnologias mais recentes e processos inovadores projetados para fornecer o primeiro banco global com orientação comportamental. Ao vincular as taxas de juros diretamente com o comportamento financeirodos usuários, o Discovery Bank permite queos clientes obtenham juros maiores sobre investimentos e juros menores sobre crédito,de acordo com a melhoria do comportamento financeiro dos usuários, além de fornecer aos clientes um ecossistema de recompensasatrativo na forma de descontos dinâmicos que intensificam ainda mais os incentivos ao usuário.

O Compartamos é um banco que oferece serviços de microcrédito, como empréstimos, depósitos, seguros e serviços de pagamento no México. Usando a tecnologia SAP®, o Compartamos consegue fazer análises de rentabilidade e perda em tempo real em ofertas de microcrédito provenientes de contas móveis, gerando melhores decisões sobre produtos financeiros e ofertas de clientes.

O Bank of Queensland (BOQ) precisou encontrar uma plataforma de tecnologia que permitisse receber feedbacks dos colaboradores com rapidez e facilidade e analisá-los de uma maneira que viabilizasse a ação individual dos gerentes. Com acesso mais rápido aos resultados por meio de painéis de feedback, os gerentes agora conseguem ver claramente em que eles precisam trabalhar e colocar em prática os planos de ação. Em decorrência disso, a pontuação de engajamento dos colaboradores do BOQ aumentou significativamente em um período de três anos.

81%de 132 tomadores de decisões do setor bancário e de seguros afirmaram que gerenciamento de dados e iniciativas de insights foram prioridades na transformação digital1

Os “mega temas” globais estão afetando o setor de serviços bancários e promovendo novas oportunidades de crescimento.

NOSSO LUGAR NO NOVOMUNDO

O setor de serviços bancários está sendo reformulado por quatro grandes tendências.

A busca pela inclusão financeira exige que os bancos assumam um papel de liderança na prestação de serviços financeiros a clientes menos favorecidos, criando oportunidades para pessoas, negócios e economias. A inclusão financeira é um dos principais facilitadores da redução da pobreza e do aumento da prosperidade, promovendo:

Maior bem-estar social e econômico para as pessoas

Mais lucros, aumento de competitividade e crescimento dos negócios

Aumento do crescimento econômico e redução das desigualdades (renda e gênero) nas economias

Expectativas elevadas dos clientes: Os clientes querem e esperam mais dos bancos. Atualmente os bancos estão tentando entender como disponibilizar ofertas, produtos e serviços personalizados além das transações bancárias, proporcionando a melhor experiência ao cliente.

Dados como nova moeda: Atualmente a análise de dados nos bancos é fragmentada e dispersa, tornando muito desafiadora a compreensão em profundidade das necessidades e experiências do cliente. Os bancos gastam muitos recursos para reduzir dados duplicados e criar uma visão única de cada cliente, desde o histórico até o comportamento, a experiência e a intenção do usuário.

“Plataformificação” do setor bancário: Está surgindo nos bancos um novo tipo de modelo de negócios plug-and-play que permite que vários participantes (produtores e consumidores) se conectem ao banco, interajam entre si e criem e troquem valores.

Evolução dos bancos para empresas de tecnologia: Os bancos estão revendo e mudando estruturas organizacionais, tecnologias e culturas para operar mais como empresas de tecnologia do que como bancos.Além disso, para competir por talentos com empresas já estabelecidas de tecnologia é preciso entender e oferecer a melhor experiência ao colaborador.

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 6: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Sof

isti

caçã

o te

cnol

ógic

a –

mac

hine

lear

ning

, in

telig

ênci

a ar

tific

ial,

chat

bot

s, s

ervi

ços

dig

itai

s

Experiência pessoal digital do cliente

Experiência do cliente baseada no produto

Dados descentra-lizadosdos clientes

Dados como nova moeda

Acesso a sistema fechado

“Plataformificação” –APIs abertas

Sistemas descentralizados

Bancos como empresas de tecnologia

Figura 1: Curva de transformação do setor bancário

Oferta de produtos com sofisticação e personalizaçãoBaixo

Alto

Abrindo caminho para inovações nos modelos de negócios6

Até 2025, o papel e os fluxos de receita dos bancos serão totalmente transformados (veja a figura 1). Uma parte significativa das receitas bancárias serão provenientes de serviços não bancários. E os bancos funcionarão como plataformas para serviços digitais.

Esses serviços refletirão uma ampla gama de serviços bancários e não bancários relacionados para fornecer serviços de ponta a ponta (E2E) orquestrados pelo banco. Soluções digitalizadas atenderão os clientes a qualquer hora, em qualquer lugar. Esses serviços serão desde simples serviços de pós-vendas até modelos mais complexos de resultados-como-serviço e monetização de ativos de dados que os bancos podem gerar com base nos negócios que operam.

A gestão da experiência surgirá como um principal motivador e um diferencial do banco. Para concretizar essa visão, os bancos devem integrar e aumentar a transparência dos próprios processos e operações E2E.

Os bancos, agora e no futuro, precisam ter um entendimento realista da experiência dos clientes. E também precisam de um ambiente no qual possam aprender com essas informações, tomar decisões, resolver problemas e gerenciar cuidadosamente a experiência do cliente. Ao migrarem tarefas humanas para sistemas habilitados por machine learning, os bancos poderão liberar a mão de obra necessária para definirem e buscarem modelos de negócios inovadores e transformadores, tornando-se, assim, empresas inteligentes.

“Desenvolver um modelo de negócios de serviços de omniconsultoria e facilitação requer a criação de operações bancárias inteligentes e perfis de clientes. Isso será impossível, a menos que os bancos desenvolvam conexões com o ecossistema para dados mestre abertos (cliente).”2

ABRINDO CAMINHO PARA INOVAÇÕES NOS MODELOS DE NEGÓCIOS

95%das empresas de serviços financeiros acreditam que a migração dos processos de negócios para a nuvem aumentará significativamente a capacidade de transformar digitalmente todo o ecossistema3

95%dos inovadores em serviços financeiros acreditam que a adoção do Big Data e de tecnologias de funções analíticas em tempo real os ajudará a alcançar as metas de transformação digital4

83%das organizações inovadoras começaram a jornada rumo à transformação digital, em comparação com apenas 66% de outras organizações5

62%das empresas financeiras atualmente estão investindo, expandindo ou atualizando investimentos em nuvem6

93%das empresas inovadoras acreditam que as tecnologias de nuvem terão um impacto na melhoria e eficácia da prestação dos serviços7

69%dos clientes do setor bancário são “não promotores” com base no Net Promoter Score8

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 7: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Quatro prioridades para o sucesso7

QUATRO PRIORIDADES PARA O SUCESSOOs bancos que gerenciarem bem a experiência dos clientes se diferenciarão no mercado. Identificamos quatro prioridades estratégicas necessárias para que as organizações do setor bancário transformem seus negócios.

Conectividade perfeita

Inteligência impulsionada por dados

Eficácia operacional

Insights financeiros e controle de risco

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 8: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Quatro prioridades para o sucesso8

Os usuários esperam cada vez mais que a plataforma de seu banco vá além dos serviços bancários, disponibilizando ofertas e serviços integrados, correspondentes e em parceria. Na economia da experiência, os usuários procuram os bancos como uma plataforma para outras necessidades além de serviços financeiros.

A visão

Até 2025, o setor bancário será um negócio baseado na experiência do cliente. Os clientes terão acesso fácil a serviços em qualquer dispositivo, com base em um conjunto detalhado de produtos individualizados para o cliente (veja a figura 2). Eles poderão consumir serviços bancários e não bancários sem dispor de conhecimento detalhado do setor e dos jargões dos serviços financeiros por meio da intenção do produto e dos resultados desejados.

Se um cliente estiver insatisfeito com a experiência proporcionada, os bancos precisarão entender rapidamente o motivo e intervir antes que o cliente saia do banco e haja perda de receita.

A jornadaOs bancos seguirão em direção a esse objetivo, vinculando ilhas de informações operacionais e de experiência para criar uma visão unificada do cliente por meio de várias tecnologias (APIs). Depois, com visualizações virtuais sobre sistemas divergentes usando tecnologias in-memory e de nuvem, os bancos prestarão serviços e venderão produtos aos clientes. Em seguida, os bancos criarão produtos para um cliente individualizado – únicos e específicos para esse cliente, com atributos baseados em experiências e resultados e não em recursos do produto.

Os clientes esperam mais de seus bancos. Querem experiências semelhantes a outros sites de varejo comercial – que sejam fáceis de usar e com recomendações personalizadas de produtos e serviços.

CONECTIVIDADE PERFEITA

das empresas inovadoras acreditam que as tecnologias de nuvem ajudarão a aumentar a velocidade das análises9

91%

Figura 2: Futuro das conexões perfeitas

Hoje

Segmentação

Futuro

Cliente individual

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 9: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Quatro prioridades para o sucesso9

CONECTIVIDADE PERFEITA

Reimagine as experiências do cliente com conectividade perfeitaOs clientes têm exigido que os bancos proporcionem experiências semelhantes àquelas oferecidas em interações de varejo e mídias sociais na economia da experiência. Os bancos estão respondendo com novos produtos e serviços que oferecem essas experiências tranquilas. Esses novos produtos e serviços impactam toda a dinâmica dos negócios, não apenas o front-office. Os bancos devem abordar os processos E2E em todos os departamentos e linhas de negócios (LoBs) para oferecer experiências, produtos e serviços aprimorados ao cliente. Os bancos devem atrair, cultivar e fidelizar os clientes proporcionando um ambiente multicanal integrado. Devem analisar o comportamento e o ponto de vista de cada cliente para ter êxito na era digital. Essa visão do estilo de vida determina quando e onde os produtos são criados e quais serviços são oferecidos para atender às necessidades do cliente.

Fonte: SAP Performance Benchmarking

CENÁRIO TRADICIONAL: CAMPANHAS MANUAIS DE MARKETING

UM NOVO MUNDO COM A SAP: GESTÃO DE MARKETING EM TEMPO REAL NA NUVEM

PRINCIPAIS GERADORES DE VALOR

Campanha de marketing aplicada

Se outros mercados ainda estiverem segmentados, o processo retornará ao código de TI e teste.

A LoB define a necessidade de dados de TI para avaliar métricas de sucesso.

O processo retorna ao código de TI e aos processos em lotes de teste.

Códigos de TI e processos de teste

Esse processo se destina à recuperação de dados de marketing direcionado.

A LoB deve limpar e validar os dados de teste obtidos.

A LoB deve fornecer reiteradamente instruções à TI para correção dos dados recuperados até estar satisfeita.

A LoB consome dados da métricade sucesso

As métricas de sucesso são relatadas à gerência com base no segmento para o qual a campanha foi direcionada.

Cada campanha segue um processo semelhante ao anterior.

Novas campanhas começam do zero.

Justificativa de negócio da LoB

Novos produtos no mercado são definidos com métricas de sucesso.

A LoB também identifica e define os sistemas que precisam de acesso e a necessidade de dados para a campanha, exigindo profundo conhecimento da estrutura de sistemas.

Os dados em nuvem dos clientes agora têm uma única fonte para sistemas divergentes (internos, mídias sociais, terceiros), permitindo acesso em tempo real por meio das ferramentas da SAP de engajamento do cliente digital (DCE) sem necessidade de um conhecimento profundo da estrutura de sistemas.

A segmentação da campanha e o direcionamento dos clientes são definidos em tempo real usando tecnologia DCE e Big Data.

Campanhas granulares iterativas são executadas em dias, não em meses, possibilitando ao banco mais segmentação imediata de critérios de campanha na nuvem sem restrições de TI.

O machine learning pode ser aplicado aos resultados da campanha, reduzindo a dependência de análise humana e da próxima melhor oferta.

As métricas de sucesso fluem na campanha, possibilitando que o banco ajuste ainda mais os segmentos e as campanhas em várias entradas, sem necessidade de desenvolvimento de TI.

Novas campanhas são criadas e implementadas rapidamente sem dependências de TI.

Mais rapidez no processo de negócio, da conclusão da justificativa até a avaliação da campanha

Mais exatidão e ofertas personalizadas, gerando mais conversões de produtos e uma redução significativa no abandono do aplicativo

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 10: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Quatro prioridades para o sucesso10

Pessoas e empresas demandam soluções que sejam criadas para atender exigências específicas e para diferenciá-las. Por outro lado, os clientes não estão dispostos a pagar mais que uma solução padrão, o que leva os bancos a migrar de modelos de produtos rígidos para abordagens que incluam plataformas e personalização e permitam customização escalável.

A visão Até 2025, os bancos usarão funções analíticas profundas de dados para ter um real entendimento das experiências, dos desejos e dos objetivos dos clientes (veja a Figura 3). Esse insight permitirá o uso mais inteligente do capital e acelerará o crescimento da receita. Os bancos usarão os dados de maneira inteligente para monitorar fatores de risco e posicionar proativamente produtos e serviços com base na voz do cliente, ajudando a reduzir a rotatividade e aumentar a receita. Os bancos terão uma mudança cultural interna transformadora conforme os incentivos forem se alinhando em torno da manutenção dos clientes.

A jornadaOs bancos seguirão em direção a esse objetivo aplicando machine learning e IA aos dadosoperacionais (dados O) e de experiência (dados X). Assim conseguirão criar, simular e prever vários cenários de negócios e impactos financeiros usando funções analíticas profundas de dados em tempo real para entender o comportamento vinculado à intenção do cliente e do mercado. Para alcançar a mudança cultural necessária, os incentivos de desempenho evoluirão da venda individual de produtos para uma pontuação agregada de satisfação do cliente correlacionada ao modelo individualizado de cliente.

Quando as experiências e as necessidades do cliente são levadas a sério, é possível notar que uma abordagem dificilmente se ajusta a todos.

INTELIGÊNCIA ORIENTADA POR DADOS

Futuro

Venda de produtos

Figura 3: Futuro da inteligência orientada por dados

Hoje

Venda de resultados

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 11: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Quatro prioridades para o sucesso11

INTELIGÊNCIA ORIENTADA POR DADOS

Reinvente a inteligência orientada por dados com análises em tempo realTodo banco precisa de capacidade de computação para realizar algoritmos complexos com grandes conjuntos de dados operacionais e de experiência e comportar análises oportunas em tempo real. Todos do banco devem ter acesso aos dados que precisem, quando e onde for necessário. Isso se aplica também ao restante do ecossistema. Os diretores de compliance devem poder monitorar o histórico de transações em tempo real para garantir que estão sendo seguidas políticas e procedimentos. Os banqueiros devem poder ver o histórico do cliente para avaliar riscos de crédito e garantir o desempenho das tarefas de gestão de relacionamento, como abordar uma experiência ruim do cliente. Os bancos devem poder realizar o processamento centralizado de aplicativos, independentemente da origem, em um mundo multicanal digital. Devem poder reagir rapidamente, graças a um alto grau de automação. As decisões devem ser baseadas em informações precisas e completas do cliente, fornecidas por meio de processamento automatizado de aplicativos e integração perfeita de clientes.

Fonte: SAP Performance Benchmarking

CENÁRIO TRADICIONAL

CENÁRIO DO NOVO MUNDO

PRINCIPAIS GERADORES DE VALOR

Mais rapidez no lançamento de produtos no mercado

Redução nos custos com pesquisa e desenvolvimento

Aumento na receita com novos produtos

É oferecido ao cliente um produto individualizado pelo sistema de canais, sob medida para atender a necessidades específicas e comportamentos dos bancos

Opções de produtos e alternativas de preço gerenciadas por regras de sistema

Processo E2E fluido entre canal, sistemas de produtos e contabilidade, permitindo simulações dos custos

Atualizações automáticas de alterações contratuais e precificação específicas do cliente

Solicitação do cliente para oferta de conta personalizada

Satisfação elevada do cliente com entrega de produtos personalizados pelos mesmos custos dos produtos padronizados

Todas as opções existem separadamente como um produto, resultando em inconsistência e erros na gestão downstream de produtos

Catálogo de produtos com um número limitado de opções e listas de preços disponíveis

Definições exclusivas do produto com diferentes preços e recursos, impossibilitando a simulação antecipada dos custos

Infinidades de definições de produtos para cada combinação possível, gerando um baixo nível de padronização de processos e altos custos de manutenção

Produto predefinido pela gestão de marketing e produtos

Processos e entrega de produtos ineficazes, caros e propensos a erros

Ciclo de feedback da experiência do cliente

Melhor entendimento das experiências e necessidades dos clientes

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 12: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Quatro prioridades para o sucesso12

A visãoAté 2025, os bancos terão menos silos de dados e estarão mais conectados aos clientes por meio de serviços personalizados e melhores experiências.Essa visão conectada fornecerá desenvolvimento ágil do produto e ação responsiva que trará o surgimento de produtos com base em resultados – produtos que os clientes consomem de acordo com o que eles querem. O aproveitamento de insights de clientes e colaboradores para reduzir ineficiências e antecipar oportunidades gerará fidelidade, evitará rotatividade e aumentará as receitas. A replicação de dados será substituída pela conectividade em tempo real, acessível de qualquer lugar na nuvem, possibilitada pela manutenção em tempo real. A tomada de decisão será viabilizada pelos dados O e dados X em tempo real protegidos por blockchain e fornecidos por meio da nuvem. A latência reduzirá significativamente, permitindo maior eficiência operacional (veja a Figura 4).

A jornadaOs bancos investirão nas funcionalidades e nos recursos necessários para interagir por meio de plataformas e canais preferenciais. Os bancos incorporarão machine learning e tecnologias de IA para aproveitar e administrar dados O e dados X. Ao automatizar atividades humanas de baixo valor –como reconciliação comercial, correspondência de transações e ajustes de Razão – os bancos melhorarão a eficiência dos colaboradores e aproveitarão talentos e habilidades pessoais para realização de tarefas de alto valor e geradoras de receitas. Por fim, os bancos adotarão o blockchain para um banco de dados distribuído para que as janelas de manutenção e os processos em lote sejam limitados e os clientes não tenham paralisações. O blockchain virou o jogo retirando os dados de trás do firewall, tornando a informação disponível para fontes externas e disponibilizando um panorama completo – viabilizando o “banco aberto” em tempo real.

Os bancos precisam disponibilizar experiências, produtos e serviços centrados nos clientes, com uma visão de 360 graus deles viabilizada por operações bancárias automatizadas e otimizadas, e um sistema de compliance, risco e finanças com integração simplificada em todos os negócios do setor comercial e de varejo.

EFICÁCIAOPERACIONAL

95% das empresas de serviços financeiros acreditam que a migração dos processos de negócios ou E2E para setores da nuvem aumentará significativamente a capacidade de transformar digitalmente todo o ecossistema10

Hoje

Processos manuais baseados em lotes

Futuro

Contínuo

Figura 4: Representação digital completa de produtos ao longo do ciclo de vida

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 13: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Quatro prioridades para o sucesso13

EFICÁCIA OPERACIONAL

Reinvente a eficiência operacional por meio da gestão de riscos em tempo realUm núcleo digital é uma arquitetura de TI que oferece estabilidade e confiabilidade de longo prazo para os principais processos empresariais e também proporciona flexibilidade para se adaptar rapidamente a novas oportunidades, desafios e regulamentações. Essa base sólida oferece uma única fonte de verdade, o que, por sua vez, permite a flexibilidade da inovação para acomodar coisas como novos modelos de negócios, novas regulamentações e eventos de negócios, como fusões e aquisições.

Fonte: Benchmark de desempenho da SAP

CENÁRIO TRADICIONAL: REDUÇÃO DE RISCOS MANUAL

UM NOVO MUNDO COM A SAP: GESTÃO DE RISCO EM TEMPO REAL NA NUVEM

PRINCIPAIS GERADORES DE VALOR

Aprimorar a experiência do cliente Reduzir fraudes e riscos Ampliar o crescimento da receita

Fonte única de gestão de riscos

Streaming de dados na nuvem para uma única visão do cliente em tempo real, e as análises podem ser automatizadas e reportadas em tempo real com o envio de alertas a vários empresários para gestão imediata de riscos.

Ferramentas analíticas para gestão de riscos em tempo real

A análise transacional é usada para padrões, atributos de canal, comportamento do cliente, valores atuais e históricos, velocidade e tendências de padrões históricos.

A análise em tempo real de intenção e comportamento dos clientes é baseada em dados internos, dados de terceiros, mídias sociais, histórico do navegador e informações de cookies.

Cenários hipotéticos prospectivos

O cálculo de cenários hipotéticos prospectivos usa posicionamento de riscos em tempo real, seja exposição de mercado, avaliação de ativos, exposição de responsabilidade ou reservas de caixa, com uma única fonte de dados na nuvem.

Gestão de riscos orientada por lotes

Uma estrutura de produto em silos provoca gestão de riscos no nível do produto e não no nível do cliente.

O relatório manual é gerado em lote para revisão humana e avaliação.

Funções analíticas manuais e processos de risco

Visões agregadas limitadas ou inexistentes das interações de clientes nos diversos canais e produtos tornam a previsão de intenções do cliente e as necessidades de capital difíceis ou impossíveis.

Resposta lenta às condições do mercado

Processos baseados em lotes não refletem as rápidas mudanças do mercado, gerando palpites inteligentes sobre a gestão de riscos, provocando excesso ou insuficiência de capital e reservas.

Falta de integração de sistemas

Diferentes aplicativos legados e descentralização de dados impossibilitam o foco integral na experiência e na jornada do cliente.

O sistema de contas independente exclusivamente para dados de clientes dificulta o mapeamento desses dados.

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 14: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Quatro prioridades para o sucesso14

Os bancos precisam atender às exigências regulatórias com facilidade e flexibilidade para manter os custos baixos. Os processos atuais são altamente reativos e manuais – os bancos empregam toda a força de trabalho para cumprir o complianceregulatório. Usando dados X e dados O, os bancos podem entender as tendências com mais eficiência para possibilitar processos decisórios aprimorados, reduzir riscos e aumentar os lucros.

A Visão Até 2025, os bancos migrarão para diários universais vinculados por blockchain e fornecidos pela nuvem (veja a Figura 5). Os diários universais permitirão melhor acesso aos dados regulatórios e de negócios, possibilitando que os bancos tenham mais agilidade e rapidez de resposta aos requisitos de insights e controles financeiros. Os bancos usarão funções analíticas preditivas, aprimoradas com uma visão mais precisa sobre exposição e gestão de fraudes para melhorar a detecção de fraudes, aumentar a transparência dos dados e possibilitar maior compliance regulatório. Terceiros fornecerão contratos e recursos contábeis além dos recursos

bancários, permitindo que os bancos atendam às exigências regulatórias a partir de uma simples fonte de dados conforme reduzem a necessidade de capital humano. Os bancos, no entanto, ainda garantirão que a força de trabalho existente esteja engajada e inspirada.

A jornadaOs bancos seguirão na direção desse objetivo, adotando um conjunto abrangente de ferramentas de tecnologia, processo e governança. Isso possibilitará que dados O e dados X sejam transmitidos para essas ferramentas, simulando posições e condições financeiras de mercado em tempo real e permitindo aos bancos prever vários cenários de negócios e impactos financeiros. Os bancos distribuirão essas ferramentas e controles em todas as fronteiras e fusos horários, reduzindo riscos específicos de mercado e aumentando a transparência de dados e o compliance regulatório. Por fim, os bancos permitirão que terceiros, como fintechs, compartilhem dados para ter insights e controles avançados por meio de APIs, possibilitando que o pessoal efetivo se envolva em atividades de maior valor agregado.

INSIGHT FINANCEIRO E CONTROLE DE RISCOOs bancos precisam manter processos e sistemas atualizados em tempo real em um ambiente regulatório complexo.

90% dos tomadores de decisões na nuvem das empresas de serviços financeiros acreditam na importância do software que integra uma cadeia de valor E2E em uma nuvem do setor.11

Figura 5: O futuro dos insights financeiros e controle de risco

Hoje

Reativo e manual

Futuro

Diários universais

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 15: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Quatro prioridades para o sucesso15

INSIGHTS FINANCEIROS E CONTROLE DE RISCO

Reinvente insights financeiros e controles de risco com uma única fonte da verdadeA capacidade de responder rapidamente é um elemento essencial da administração de um banco. Para fazer isso, simulação, previsão e recursos analíticos são componentes importantes. Os dados são cruciais para obter insights e tomar decisões. Esse insight deve estar em um nível granular, assim os tomadores de decisão terão os detalhes necessários para entender tendências, oportunidades e riscos e realizar rapidamente análises hipotéticas usando algoritmos preditivos. É necessário que os bancos mantenham processos e sistemas atualizados em tempo real em um ambiente regulatório complexo. Eles precisam atender às exigências regulatórias com facilidade e flexibilidade para manter os custos baixos.

Fonte: Benchmark de desempenho da SAP

CENÁRIO TRADICIONAL: PROCESSOS MANUAIS PARA GESTÃO DE DADOS FINANCEIROS

UM NOVO MUNDO COM A SAP: UMA ÚNICA FONTE DA VERDADE EM TEMPO REAL

PRINCIPAIS GERADORES DE VALOR

Análise de fraudes após o fato

Sistemas legados isolados de outros canais, resultando em uma visão limitada da exposição à fraude e necessidade de mitigação para limitar esse risco

Sistemas isolados em todo o banco

Muitos sistemas legados que fornecem soluções pontuais isoladas de outros sistemas

Sistemas legados não abertos para compartilhamento de dados ou fornecendo recursos mínimos de compartilhamento de dados

Bancos dependendo da TI para fornecer serviços personalizados e isolados

Funções analíticas manuais e processos de risco

Determinar o comportamento e a intenção do usuário executando processos manuais em vários sistemas, normalizando os dados e realizando análises, gera previsões obsoletas

Processos manuais que dificultam a adaptação às novas regulamentações

Resposta lenta à concorrência

Sistemas isolados de gestão de oferta que não fornecem uma visão de 360 graus da atividade e das possíveis intenções do cliente, acarretando oportunidades perdidas de vendas e de geração de receitas

Mais controle sobre a experiência do cliente, gestão de oferta e comportamento e intenção do cliente

Gestão de dados em tempo real, permitindo melhor gestão e redução de fraudes, bem como campanhas de vendas que sejam mais relevantes para o usuário

Visão completa do cliente na nuvem

O portfólio SAP Cloud permite que um banco processe várias fontes de dados de diversos sistemas (internos, terceiros, mídias sociais e assim por diante) em uma visão de 360 graus do cliente em tempo real.

Funções analíticas e gestão de fraudes em tempo real

Forneça avaliações de risco detalhadas em tempo real usando dados O e dados X para reduzir fuga, rotatividade e abandono.

Identifique comportamento de fraude em tempo real, minimizando previsões de situação e perda financeira.

Vendas e serviços em tempo real na nuvem

Aumente a visão da LoB de perfis, experiências, preferências e atividades do cliente.

Crie ofertas personalizadas de produtos e campanhas com base no comportamento do usuário no site do banco, bem como fora do site na nuvem.

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 16: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

PRINCIPAISTECNOLOGIAS

Tecnologias inteligentes prometem trazer grandes benefícios, como ganhos de produtividade e eficiência, viabilizando novos modelos de negócios inovadores e novos fluxos de receita. As seguintes tecnologias inteligentes são fundamentais para ajudar os bancos a responder ao mercado global de serviços financeiros em rápida evolução.

Inteligência artificial e machine learningMachine learning e inteligência artificial permitem que os algoritmos “aprendam” a partir dos dados existentes e alcancem os melhores resultados possíveis sem programação explícita. Quando o algoritmo é treinado, pode prever resultados futuros com base em novos dados. As empresas podem aproveitar essas funcionalidades para eliminar tarefas manuais repetitivas, como gestão de tíquetes de atendimento e determinação automática de classificações, encaminhamentos e respostas. Elas podem ser usadas também para antecipar comportamentos dos clientes – como encerramentos de conta e cancelamentos de cartão de crédito – com insights instantâneos de dados transacionais e pontos de interação digital.

Funções analíticas avançadasA integração de funções analíticas avançadas –incluindo conscientização situacional em temporeal de experiências negativas de clientes – em

aplicativos permite que usuários de negócios analisem rapidamente os dados e orientem melhor a tomada de decisões. Usuários capacitados obtêm visibilidade imediata de operações e feedbacks dos clientes. Podem simular o impacto das decisões de negócios por meio de melhor gestão dos riscos e melhores resultados. As funções analíticas preditivas de dados estruturados e não estruturados fornecem insights de 360 graus do cliente, permitindo que os bancos se antecipem ao comportamento deles, respondam às necessidades, prevejam o próximo melhor passo ou a oferta de produto e envolvam os clientes rapidamente em tempo real.

O ritmo atual dos avanços tecnológicos impacta profundamente a forma como os bancos se transformam para responder às ameaças da concorrência e ao ambiente regulatório e, ao mesmo tempo, aprimoram a experiência do cliente.

Principais tecnologias16© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 17: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

BlockchainTecnologia inovadora relativamente recente, o blockchain está revolucionando a movimentação e o armazenamento de valor com a criação de uma cadeia de dados transacionais inalterados. O modelo de confiança de blockchain, por meio de consenso digital maciçamente distribuído, pode reformular as cadeias de suprimentos e o comércio na economia digital, por exemplo, digitalizando documentos de conhecimento de carga como parte do processo internacional de transporte marítimo.

IA conversacionalAvanços em machine learning estão permitindo que os algoritmos se tornem altamente precisos no entendimento da linguagem natural e no reconhecimento de imagem e voz, útil especialmente em atividades de pós-serviço e call center. As interfaces de voz serão as preferidas nos aplicativos de última geração, permitindo maior simplicidade,

mobilidade e eficiência, aumentando a produtividade dos trabalhadores e reduzindo a necessidade de treinamento. Bots de experiência do cliente para serviços e comércio fornecem uma maneira humanizada de interação dos clientes com os bancos. O resultado é o aumento na satisfação do cliente e melhores experiências graças à facilidade do consumo pelo uso de técnicas de machine learning para processamento de linguagem natural.

Automação de processos robóticosA automação de processos robóticos simplifica tarefas e processos repetitivos baseados em regras em uma empresa e reduz os custos usando robôs de software replicando digitações ou tarefas específicas. A automação libera os colaboradores para se envolverem em tarefas que agregam maior valor, resultando em aumento na satisfação do colaborador.

97%dos bancos dizem que têm como foco a experiência do cliente12

94% dos líderes estão investindo em Big Data e funções analíticas13

25%de redução de atritos, realizando chamadas proativas para clientes de risco com base em modelos preditivos14

20%de economia nas despesas de capital promovida pela adoção de programas de computador inteligentes que conseguem resolver e até mesmo antecipar problemas complexos15

60%das tarefas humanas serão automatizadas até 202516

99%de precisão no reconhecimento de voz e vídeo até 202017

360.000 horasde redução em trabalho manual usando um sistema de IA para automatizar tarefas18

Principais tecnologias17© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 18: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Chegando lá: uma abordagem em fases

Figura 6: Prioridades estratégicas em todas as linhas de negócios

Inteligência impulsionada por dados

Insights financeirose controle de risco

Conectividade perfeita

Eficácia operacional

Engajamento do cliente digital

Operações bancárias

Rede de serviços financeiros

Finanças e risco

Recursos Humanos

Gestão de todas as despesas

HojeExperiência genérica do cliente

FuturoExperiência do cliente omnichannel personalizada

HojeProcessos manuais, complexos e de vários níveis do ciclo completo de Compras

FuturoProcessos de procurement e pagamentos sincronizados eautomatizados para operações simplificadas

Experiência do cliente

Feedbackdo colaborador

Ciclo completo de Compras

Gestão de ofertas

Conectividade dos bancos

Insightsfinanceiros

HojeOfertas isoladas de produtos e empréstimos

FuturoOfertas instantâneas de empréstimos no ponto de venda usando dados em tempo real

HojeSoluçõescustomizadasde ponto a ponto

FuturoConectividade perfeita em tempo real entre o ERP corporativo, os sistemas de procurement e os bancos

HojeInsights em tempo real limitados usando consultas otimizadas

FuturoPesquisas e respostas instantâneas para qualquer pergunta

HojeFragmentado e não unificado

FuturoImplementação rápida do feedback dos colaboradores

HojeProdutos bancários generalizados

FuturoOfertas de produtos altamente personalizados

HojeFragmentação por tipos de despesa

FuturoGestão completa das despesas em todas as categorias

Seleçãode produtos

Funções Analíticasda força de trabalho

Gestãode despesas

Marketing digitalGestão de caixa

e serviços de pagamentoPlataforma de dados

de serviços financeiros

HojeCampanhas simplese em massa

FuturoMarketing direcionado preditivo usando tecnologias de IA

HojeServiços e aplicativos fragmentados

FuturoPlataforma e serviços digitais de ponta a ponta em tempo real

HojeSilos de dados fragmentados com vários modelos de dados

FuturoModelo de dados unificado com suporte à gestão de dados federados

HojeInsights limitados sobre resultados

FuturoInsights sobre possíveis resultados por meio de funções analíticas preditivas

HojeProcessos demorados de várias fases

FuturoProcessos digitais simplificados

HojeSilos em que cada fornecedor é administrado separadamente

FuturoGestão de propostas automatizada

IntegraçãoRecrutamento

de talentosGestão

de fornecedoresFeedback

dos clientesProcessamento de empréstimos

Livro Razão auxiliarde produtos financeiros

HojeProcesso oportunista de feedback do cliente

FuturoProcesso integrado de feedback do cliente

HojeAlto grau de intervenção manual

FuturoFábrica com processamentodireto usando machine learning

HojeLivro Razão auxiliar de produtos únicos e GAAP único

FuturoLivro Razão auxiliar de multiprodutos e Multi-GAAP

HojeProcessos de seleção muito longos e candidatos que desistem

FuturoMachine learning para direcionar candidatos às vagas

HojeRespostas reativas às exigências regulatórias

FuturoMachine learning para automatizar atividades como “conheça seu cliente”, “anti lavagem de dinheiro”, Lei Patriótica entre outros

HojeGestão de riscos com base em dados históricos

FuturoFunções analíticas preditivas em relação aos indicadores de desempenho estabelecidos do fornecedor

ConformidadeGestão de carreiras

e sucessõesGestão de riscos de fornecedores

Operações ConformidadeRelatórios

financeiros

HojeProcessos em lote

FuturoProcessos em tempo real e disponibilidade de dados

HojeSistemasfragmentados

FuturoProcessos baseados em Blockchain que geram transparência e compliance

HojeMuitos processos paralelos e replicação de dados com esforço manual significativo de reconciliação

FuturoProcessos completos usando técnicas de machine learning

HojeGestão insuficiente de carreira e retenção de talentos

FuturoMachine learning para identificar os colaboradores-chave para desenvolvimento

CHEGANDO LÁ: UMA ABORDAGEM EM FASESAs organizações se tornarão Empresas Inteligentes por meio de três abordagens distintas, à medida que aprimoram suas prioridades estratégicas para atender à visão da empresa. Elas vão:

Otimizar o que já fazem, implementando um núcleo digital estável e escalável para tornar os processos mais transparentes e integrados

Ampliar os processos atuais conectando-os ao mundo real usando tecnologias de IoT

Transformar os negócios usando um fluxo constante de dados, que viabiliza novos modelos de negócios voltados aos serviços (Veja a Figura 6)

18© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 19: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Chegando lá: uma abordagem em fases19

Como alcançar essas prioridades estratégicas?

Comece reinventando os negócios junto com seus clientes. Depois, trace um caminho para alcançar mais otimização e automação inteligente para simplificar o negócio, liberar os recursos e investir em programas de transformação ainda mais digitais e identificar novos modelos de negócios e fluxos de receita.

Pressões de margem e complexidades regulatórias são um desafio constante para os bancos. Sistemas legados, fusões e aquisições, junto com mudanças em tecnologia, em modelos de negócios e aumento nas expectativas dos clientes, exigem adaptação constante.

Os bancos precisam responder à demanda crescente dos clientes e ainda cumprir todas as regulamentações e requisitos de relatórios.

EARLY ADOPTERSDIGITAIS ASSUMEM A LIDERANÇA

“Qual é o interesse de sua empresa ou organização em adotar a nuvem do setor para cada uma dessas prioridades de transformação digital de ponta a ponta?”

32%

43%

48%

41%

38%

49%

39%

37%

46%

49%

Canais digitais e móveis

Processos de finanças e riscos

Suporte aos negócios

Rápido lançamento no mercado

Gestão de dados e insights

Interessado Muito interessado

Figura 7: Setor bancário e de seguros

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 20: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

A estrutura da SAP para a Empresa Inteligente20

S

Figura 8: SAP® Intelligent Enterprise Framework

ESTRUTURA DA SAP PARA A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIAA maioria das organizações sabe o que está acontecendo nos negócios, mas elas nem sempre sabem o motivo.

Elas sabem o que está acontecendo porque têm sistemas que capturam dados O – informações sobre transações do cliente, cadeia de suprimentos, produção, despesas e atividades da força de trabalho. Podem ver esses dados por meio de dashboards e relatórios. Podem ver as tendências e prever o que acontecerá em seguida.

Mas, para influenciar os próximos passos, as empresas precisam de dados sobre as interações das pessoas com os produtos e os negócios. Os dados X capturam crenças, emoções, opiniões e percepções – o “porquê” de algo acontecer. E quando as empresas sabem por que algo está acontecendo, podem tomar uma decisão fundamentada sobre a melhor maneira de responder.

Para vencer na economia da experiência, as empresas inteligentes conectam experiências com operações. Elas usam tanto dados X como dados O para orientar as decisões de negócios. As empresas inteligentes reúnem insights sobre clientes, colaboradores, produtos e marcas em todos os pontos de contato. Elas usam tecnologias poderosas para automatizar e integrar dados, processos e aplicativos, permitindo detectar riscos, tendências e oportunidades. E agem com inteligência em todas as áreas da empresa. (Veja a figura 8).

Somente a SAP tem estratégia, expertise e soluções para disponibilizar essa visão, permitindo que as Empresas Inteligentes transformem insights em ação.

Desenvolvimento e integração de aplicativos

Banco de dados e gestão de dados

Tecnologias inteligentes

Funções analíticas

DadosO

Experiência Inteligência

DadosX

Cliente Finanças

Procurement

Cadeia de suprimentos

Produção

RH

Cliente

Colaborador

Produto

Marca

Operações

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 21: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Como planejar o caminho para a Empresa Inteligente21

Na economia digital, tecnologias inteligentes e processos de negócios integrados promovem a transformação digital.

Para se tornar uma Empresa Inteligente eficaz, você precisa de um plano completo. Isso inclui a criação de um roadmap empresarial inteligente e um planejamento de implementação com melhores práticas comprovadas e opções de implementação que promovam a otimização para inovação contínua com foco em resultados inteligentes.

COMO PLANEJAR A JORNADA RUMO À EMPRESA INTELIGENTE

A jornada completa para se tornar uma Empresa Inteligente

Padronizar e inovar Abordagem de empresa-

modelo para acelerar a adoção com soluções setoriais modelo

Design thinking e protótipos rápidos e tangíveis

Inovações setoriais co-projetadas, entregues com agilidade

Simplificar e inovar Reformulação do

trabalho, bem como de modelos e processos de negócios

Metodologia SAP Intelligent Enterprise Framework como guia para a transformação digital

Roadmaps de inovação baseados em valor

Administrar os negócios com suporte global Experiência global

única e consistente

Suporte completo –on premise, na nuvem ou com abordagem híbrida

Otimizar para concretizar o valorBenefícios constantemente capturados e realizados da transformação digital

Desenvolver e lançarcom melhores práticas comprovadas

Planejarbem para administrar expectativas

Executar todos os modelos de implementação

Otimizar para inovação contínua

Para avançar com velocidade e agilidade, mantenha o foco em dados digitais em tempo real e combine o know-how da solução e expertise em processos específicos do setor com funções analíticas de dados para definir e entregar a arquitetura de referência digital certa. Nesse contexto, uma abordagem de empresa-modelo tem como objetivo simplificar e aumentar a velocidade da jornada de transformação digital.

As empresas-modelo representam a forma ideal de padronização para uma determinada linha de negócios ou setor. Elas são criadas em soluções SAP pré-configuradas com base nas melhores práticas suportadas pela SAP, junto com o conteúdo empresarial que engloba nossa experiência e expertise nos setores. Elas fornecem uma linha de base abrangente e são fornecidas com aceleradores para turbinar projetos de transformação digital.

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 22: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

O vasto ecossistema da SAP articulando o mundo para promover valor em menos tempo22

Nosso amplo ecossistema bancário atende nosso clientes ao:

Nosso ecossistema de parceiros inclui, entre outras organizações:

Impulsionar e expandir em todo o mundo nossa estratégia de lançamento no mercado

Oferecer uma ampla gama de suporte e serviços de implementação

Oferecer soluções de terceiros complementares e inovadoras

Atender empresas de qualquer porte, em qualquer lugar do mundo

Oferecer um fórum independente para posicionamento de mercado, influência e conhecimento

Possuir conjuntos de habilidades amplos e diversificados, comprovados por anos de atendimento aos nossos clientes

O VASTO ECOSSISTEMA DA SAP MOVIMENTANDO O MUNDO PARA ENTREGAR VALOR EM MENOS TEMPO

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 23: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

A SAP está comprometida com a inovação23

A SAP ajuda os bancos a se tornarem empresas inteligentes – fornecendo aplicativos de negócios integrados, que usam tecnologias inteligentes e podem ser estendidos na SAP Cloud Platform para entregar valor comercial sem precedentes.

A SAP ESTÁ COMPROMETIDA COM A INOVAÇÃO

Dez anos de visão de inovaçãoA SAP fornece soluções empresariais e redes de negócios totalmente inteligentes que vão além dos limites das empresas e promovem negócios orientados por objetivos. Estas soluções serão a simbiose mais empática entre a inteligência de máquina e a criatividade humana.

Cobertura setorial abrangenteA SAP viabiliza cobertura abrangente da cadeia de valor do setor bancário por toda a empresa. Com um roadmapsetorial bem-definido, a SAP é o parceiro preferencial do setor bancário.

Oferta de serviços comprovados

Reunindo inovadores de nível mundial, expertise em setores e novas tecnologias, casos de uso comprovados e métodos de design thinking, ajudamos os bancos a desenvolver inovações que causem impacto em larga escala.

Sistemas empresariais autônomos

Ecossistemas de negócios auto-organizáveis

Novos mercados e modelos de negócios

Nossos clientes dão suporte a mais de 140 milhões de contas bancárias ativas em todo o mundo

Clientes do setor bancário mundial administram mais US$ 70 trilhões em ativos

Suporte a todas as linhas de negócios em uma única plataforma

Metodologias comprovadaspara promover a inovação, desde a reinvenção da experiência do cliente até o aprimoramento das operações

Inovação fomentada por um ecossistema de inovação gerenciada da SAP

Habilidade para desenvolver sua própria cultura e capacidade de inovação

Saiba mais

SAP.com para o setor bancário

SAP Digital Business Services

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 24: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Recursos24

RECURSOS

1. “Emerging Opportunities to Deploy Industry Processes in the Cloud”, um artigo sobre posicionamento de mercado da Forrester Consulting, contratado pela SAP, julho de 2018.

2. Jan van Vonno et al., “IDC’s Digital Use Case Map for Financial Services”, IDC, patrocinado pela SAP, agosto de 2018.

3.–7. “Emerging Opportunities to Deploy Industry Processes in the Cloud”, um artigo sobre posicionamento de mercado da Forrester Consulting, contratado pela SAP, julho de 2018.

8. Pesquisa da Qualtrics, fevereiro de 2017.

9.–11. “Emerging Opportunities to Deploy Industry Processes in the Cloud”, um artigo sobre posicionamento de mercado da Forrester Consulting, contratado pela SAP, julho de 2018.

12. Jim Marous, “2017 Retail Banking Trends and Predictions”, Relatório digital do setor bancário, dezembro de 2016.

13. “SAP Digital Transformation Executive Study: 4 Ways Leaders Set Themselves Apart”, um estudo do SAP Center for Business Insight e Oxford Economics, 2017.

14. Michael Grebe et al., “Customers Steer Digital Trends Driving Retail Bank Transformation”, BCG, maio de 2016.

15. Mike Blalock, “The Future of AI in Banking”,Rede de colegas de TI da Intel, abril de 2017.

16., 17. Mala Anand, “SAP Leonardo: A Closer Look at a Year of Innovation”, SAP, junho de 2018.

18. Prasad Chintamaneni, “How Banks Can Use AI to Reduce Regulatory Compliance Burdens”, Cognizant, junho de 2017.

Observação: todas as fontes citadas como “SAP” ou “SAP Performance Benchmarking” são baseadas em nossa pesquisa com clientes no programa de benchmarking e em outras interações diretas com clientes.

Abaixo estão as referências de pesquisas externas que serviram de base para este artigo.

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Page 25: A EMPRESA INTELIGENTE NA ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA … · e operações de finanças e riscos. A implementação de novas tecnologias e talentos será necessária para alcançar o

Studio SAP | 51737ptBR (20/02)

© 2020 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida de alguma forma ou com qualquer finalidade sem a autorização expressa da SAP SE ou de uma empresa afiliada da SAP.

As informações contidas neste documento podem ser alteradas sem notificação prévia. Alguns produtos de software comercializados pela SAP SE e por seus distribuidores contêm componentes de software exclusivos de outros fornecedores. As especificações nacionais dos produtos podem variar.

Estes materiais são fornecidos pela SAP SE ou por empresas afiliadas da SAP com propósito meramente informativo, sem declaração ou garantia de qualquer espécie, assim a SAP ou suas empresas afiliadas não se responsabilizam por erros ou omissões relativos aos mesmos. As únicas garantias pelos produtos ou serviços da SAP SE ou das empresas afiliadas da SAP são as explicitamente especificadas em declarações de garantia contidas nos respectivos produtos e serviços, quando cabíveis. Seu conteúdo não deve ser interpretado como constituição de garantia adicional.

Especificamente, a SAP SE ou suas empresas afiliadas não estão obrigadas a seguir nenhuma direção no curso dos negócios especificada neste documento ou em qualquer apresentação relacionada, nem a desenvolver ou lançar qualquer funcionalidade ali especificada. Este documento, ou qualquer apresentação a ele relacionada, e a estratégia e possíveis futuros desenvolvimentos, produtos e/ou direções e funcionalidade de plataforma da SAP SE ou de suas empresas afiliadas estão sujeitos a alterações e podem ser alterados pela SAP SE ou por suas empresas afiliadas a qualquer momento, por qualquer razão e sem prévio aviso. As informações contidas neste documento não constituem compromisso, promessa ou obrigação legal de fornecimento de qualquer material, código ou funcionalidade. Qualquer declaração com vistas ao futuro está sujeita a vários riscos e incertezas que podem produzir resultados efetivamente diferentes dos esperados. Os leitores ficam alertados a não basear indevidamente suas decisões de compra nesse tipo de declaração.

SAP e outros produtos e serviços da SAP aqui mencionados, bem como seus respectivos logotipos são marcas comerciais ou registradas da SAP SE (ou de uma empresa afiliada da SAP) na Alemanha ou em outros países. Todos os outros nomes de produtos e serviços mencionados são marcas registradas de suas respectivas empresas.

Consulte https://www.sap.com/brazil/about/legal/trademark.html e veja outros avisos e informações sobre a marca registrada.

www.sap.com/contactsap

Follow us

SEU FEEDBACK É IMPORTANTE PARA NÓS!Queremos saber como você classificaria este documento.

Clique aqui

Siga-nos