a dualidade do yin e yang

2
A Dualidade do Yin e Yang! Acesse http://www.nitportalsocial.com.br/2014/02/nit-portal- social-artigo-dualidade-do.html Existe um conflito no âmago dos seres humanos, entre o que somos e o que queremos ser. Na experiência humana, existe a vida e a morte que não é nada Severina; o bem e o mal, sendo o primeiro a presença de Deus e o segundo, a Sua ausência; a esperança e a resignação, como numa Santa como Bernadete, que mesmo sendo vítima da tuberculose e sentindo dores horríveis no seu corpo, orava pelos que ainda não tinham encontrado a Deus. A maioria de nós nega nossa natureza dualista, mas ela se encontra bem enraizada em nossos interiores. Os conceitos básicos originam-se da ideia de dualidade, ou seja, as formas da energia existentes no Universo possuem dois polos que se complementam. Essas duas forças são representadas pelo Yin e Yang.São os dois princípios cósmicos primários do Universo. É a representação do positivo e do negativo que se complementam: Yang= princípio ativo, diurno, luminoso, quente; Yin= princípio passivo, noturno, escuro, frio. São duas forças complementares que compõe tudo o que existe no Universo. A civilização humana avançou muito, principalmente tecnologicamente, mas emocionalmente, estamos iguais aos primeiros homens que pisaram este planeta. A dualidade está onde nós estamos. Esse conceito Yin-Yang gera muitas aplicações na vida de cada um de nós. Vamos encontrar esse conceito aplicado na Medicina Tradicional Chinesa que busca o Equilíbrio perfeito, isto é, para termos corpo e mente saudáveis precisamos estar em equilíbrio entre Yin e Yang. Vale destacar que nenhum dos dois é mais importante que o outro ou melhor que o outro, nenhum pode existir sem o outro, são equiparados ao TODO. Yin = mente intuitiva, complexa. Yang= intelecto racional, claro. Yin= simboliza o repouso. Yang= simboliza o

Upload: niteroi-portalsocial

Post on 27-Jul-2015

54 views

Category:

Spiritual


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: A dualidade do yin e yang

A Dualidade do Yin e Yang!

Acesse http://www.nitportalsocial.com.br/2014/02/nit-portal-social-artigo-dualidade-do.html

Existe um conflito no âmago dos seres humanos, entre o que somos e o que queremos ser. Na experiência humana, existe a vida e a morte que não é nada Severina; o bem e o mal, sendo o primeiro a presença de Deus e o segundo, a Sua ausência; a esperança e a resignação, como numa Santa como Bernadete, que mesmo sendo vítima da tuberculose e sentindo dores horríveis no seu corpo, orava pelos que ainda não tinham encontrado a Deus.

A maioria de nós nega nossa natureza dualista, mas ela se encontra bem enraizada em nossos interiores. Os conceitos básicos originam-se da ideia de dualidade, ou seja, as formas da energia existentes no Universo possuem dois polos que se complementam. Essas duas forças são representadas pelo Yin e Yang.São os dois princípios cósmicos primários do Universo. É a representação do positivo e do negativo que se complementam:

Yang= princípio ativo, diurno, luminoso, quente;

Yin= princípio passivo, noturno, escuro, frio.

São duas forças complementares que compõe tudo o que existe no Universo. A civilização humana avançou muito, principalmente tecnologicamente, mas emocionalmente, estamos iguais aos primeiros homens que pisaram este planeta. A dualidade está onde nós estamos. Esse conceito Yin-Yang gera muitas aplicações na vida de cada um de nós. Vamos encontrar esse conceito aplicado na Medicina Tradicional Chinesa que busca o Equilíbrio perfeito, isto é, para termos corpo e mente saudáveis precisamos estar em equilíbrio entre Yin e Yang. Vale destacar que nenhum dos dois é mais importante que o outro ou melhor que o outro, nenhum pode existir sem o outro, são equiparados ao TODO. Yin = mente intuitiva, complexa. Yang= intelecto racional, claro. Yin= simboliza o repouso. Yang= simboliza o movimento. Yin= a tranquilidade contemplativa do sábio. Yang= a vigorosa ação criativa do rei.

Ao contrário do pensamento ocidental, onde os opostos se opõem, sem qualquer relação entre eles, como se fossem duas coisas separadas, a compreensão oriental do Yin e Yang convida-nos a perceber que a dualidade é a verdadeira unidade, porque os opostos não podem existir um sem o outro.

Adaptação Kazuhiro Shiatsu

"Tudo na vida tem que ser equilibrado, se você pensar somente com seu emocional, você será impulsivo, se pensar somente com a razão, será insensível. Equilibre os dois e assim você terá a melhor resposta para tudo.”Inochi

Page 2: A dualidade do yin e yang

Ana Porto/Sergio Honorato

Gestores