a ditadura civil-militar e a imprensa periódica - sequência didática

10
A Ditadura Civil- Militar e a Imprensa periódica Eduardo Amaral, Everton Cabral, Fabio Leite, João Gabriel , Vinicius Andrade, Rafael Sotolani.

Upload: joao-gabriel-albuquerque-ito

Post on 03-Aug-2015

175 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Ditadura Civil-Militar e a imprensa periódica -  Sequência didática

A Ditadura Civil-Militar e a Imprensa periódicaEduardo Amaral, Everton Cabral, Fabio Leite, João Gabriel , Vinicius Andrade, Rafael Sotolani.

Autor
aplicar de maneira mais clara os objetivos da sequencia didática. exemplificando qual a turma a ser apresentada e qual os objetivos.
Autor
DITADURA Civil-Militar
Page 2: A Ditadura Civil-Militar e a imprensa periódica -  Sequência didática

Objetivos:

Expor/explicar aos alunos do 3º ano do ensino médio o que foi o Período da Ditadura (Civil-)Militar de 1964;

Analisar os processos de construção de uma matéria jornalística;

Analisar as posições jornalísticas de grandes veículos durante o período da Ditadura e;

comparar tais posições com o posicionamento atual desses veículos.

Autor
acrescentar:processo de produção de uma reportagem jornalistica
Page 3: A Ditadura Civil-Militar e a imprensa periódica -  Sequência didática

Aplicabilidade:

Esta sequencia didática foi pensada para ser aplicada no Terceiro Ano do Ensino Médio;

Com a duração de 4 a 5 aulas;

As atividades incluem pesquisa portanto será necessário que o professor utilize algum meio de investigação como Internet, jornais (antigos e novos), biblioteca, ou qualquer lugar que possibilite a pesquisa.

Page 4: A Ditadura Civil-Militar e a imprensa periódica -  Sequência didática

Sequência didática:

1 - Exposição/explicação sobre o Período Militar no Brasil:Aula sobre o período em que se manteve a Ditadura Militar no Brasil. O que foi, motivos, visão Militar, Ditadura CIVIL-Militar, consequências;

Atividade extra*: Debate sobre o Tema;

Duração: 1 aula.

* Atividade extra dependerá da disposição de tempo.

Autor
acrescentar tempo de atividades
Page 5: A Ditadura Civil-Militar e a imprensa periódica -  Sequência didática

Sequência didática:

2 - Analisar os processos de construção de uma matéria jornalísticaAula sobre os passos que são seguidos ao se construir uma publicação jornalística. Pontos importantes a serem abordados seriam:• Temporalidade da produção;• Metodologias;• Ambientes da produção jornalística;• Edição;• Interesses;• Concessões.

OBS: É importante o aluno entender que uma produção jornalística é quase sempre feita com tempo escasso e que os veículos de comunicação estão subordinados às concessões do Governo.

Duração: 1 aula.

Autor
acrescentar tempo de atividades
Page 6: A Ditadura Civil-Militar e a imprensa periódica -  Sequência didática

Sequencia didática:

3 –Pesquisar artigos sobre o Tema:

Dividir a turma em grupos:Um grupo deverá pesquisar como a imprensa periódica se posicionava Durante a ditadura e o outro sobre as posições atuais da imprensa.

Sugestões de fontes de pesquisa:• http://memoria.oglobo.globo.com;• http://acervo.folha.com.br/;• http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx;• http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acerv

o/o-projeto/veja-outros-acervos-disponiveis-gratuitamente-para-consulta-digital/.

Duração: 1 – 2 aulas.

Autor
Acrescentar um slide com a sequencia de uma pesquisa sobre a contrução de uma produção jornalistica.
Page 7: A Ditadura Civil-Militar e a imprensa periódica -  Sequência didática

Sequencia didática:

4 – Comparação e debate sobre o posicionamentos hoje e no período:

Os resultados da pesquisa anterior serão comparados com os resultados da primeira pesquisa.

Pontos importantes a serem abordados:• Até que ponto a imprensa é imparcial;• Ditadura Civil-Militar;• Qual a validade da imprensa como fonte?• Qual a validade das concessões na posição politica

das produções jornalísticas;

Duração: 1 aula.

Page 8: A Ditadura Civil-Militar e a imprensa periódica -  Sequência didática
Page 9: A Ditadura Civil-Militar e a imprensa periódica -  Sequência didática

Fontes:

31 DE MARÇO DE 1964: Apoio ao golpe de 64 foi um erro. 2013. Elaborado por O Globo. Disponível em: <http://memoria.oglobo.globo.com/erros-e-acusacoes-falsas/apoio-ao-golpe-de-64-foi-um-erro-12695226>. Acesso em: 19 jun. 2014.

MALTA, Pedro Paulo. O Projeto Brasil Memória das Artes: Veja outros acervos disponíveis gratuitamente para consulta digital. Disponível em: <http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/o-projeto/veja-outros-acervos-disponiveis-gratuitamente-para-consulta-digital/>. Acesso em: 20 jun. 2014.

ACERVO digital Veja. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx>. Acesso em: 20 jun. 2014.

A DITADURA: As pressões da direita militar e o combate à esquerda armada levaram à construção de uma máquina de repressão política feroz e serviram de pretexto para o endurecimento progressivo do regime autoritário inaugurado pelos golpistas em 1964. Especial da Folha de São Paulo Sobre Ditadura no Brasil. Disponível em: <http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2014/03/23/o-golpe-e-a-ditadura-militar/a-ditadura.html>. Acesso em: 20 jun. 2014.

FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. 2004. Rev. Bras. Hist. vol.24 no.47 São Paulo 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000100003>. Acesso em: 23 jun. 2014.

Page 10: A Ditadura Civil-Militar e a imprensa periódica -  Sequência didática

Fontes:

STRELOW, Aline. Análise global de processos jornalísticos: uma proposta metodológica [recurso eletrônico]/Aline Strelow. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2010. 76 p. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de acesso: http://www.pucrs.br/orgaos/edipucrs (on-line);

ANTUNES, Elton. Temporalidade e produção do acontecimento jornalístico. 1997. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/1997/1325>. Acesso em: 04 jul. 2014;

DALMONTE, Edson Fernando. Presente: o tempo do jornalismo e seus desdobramentos. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100019>. Acesso em: 04 jul. 2014