a direção municipal da ultura dispõe de um conjunto de ... · mobiliário e equipamentos...

17

Upload: dothuy

Post on 08-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de

apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de

empréstimo, a instituições, nomeadamente, de ensino ou de natureza e fins culturais.

Os interessados podem contactar a Direção Munipal da Cultura, através do endereço

eletrónico [email protected], indicando o título da exposição ou apresentação

digital pretendida, o período de empréstimo e o local a que se destina.

Ribeira Douro

As ruas e as gentes da Ribeira são aqui retratadas pelo fotojornalista Marco. Nas imagens pode apreciar-se a luz que, ao fim da tarde, penetra nas estreitas ruelas, o brilho das roupas a secar ou o casario típico.

30 fotografias a cores 20x30 cm emolduradas (50x60 cm).

Bomfim Barreiros – Fotógrafo de Arte

Série de fotografias a sépia que retratam o Porto em meados do séc.: XX. As fotografias mostram uma cidade em transformação e pormenores arquitetónicos que só os transeuntes mais atentos os descobrem.

50 fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada).

O Porto Depois de Bonfim Barreiros

Conjunto de fotografias resultantes de um projecto desenvolvido por jovens da Ribeira/Barredo, com câmaras descartáveis a preto e branco, após a visita à exposição Bomfim Barreiros: Fotógrafo de Arte.

16 molduras 50x60 cm com 4 fotografia cada.

Porto: memória fotográfica

Teófilo Rego foi um artista que deixou marca na história da fotografia portuense em meados do séc. XX. Ao longo dos tempos retratou a cidade e, são essas imagens de um Porto já transformado que formam esta exposição.

105 fotografias a preto e branco 30x40 cm emolduras (50x60).

Arte e Silêncio

A arte tumular dos nossos cemitérios em pormenores captados pelo fotógrafo Fernando Aroso são apresentados a cores em fotografias de rara beleza.

60 fotografias 20x30 cm emolduradas (50x60 cm).

O Douro sentido por Emílio Biel

Fotografias a preto e branco dos finais do séc. XIX retratando o Rio Douro e as lides a ele dedicadas.

56 fotografias 20x30 cm emolduradas (50x60 cm).

Diver.Cidade I (comunidade Ucraniana)

Projeto fotográfico desenvolvido com a comunidade Ucraniana instalada no Porto com imagens a preto e branco do Centro Histórico captadas com câmaras pinhole e imagens a cores retratando aspectos da cultura, usos e costumes, ucranianos.

30 fotografias emolduradas (50X60cm cada).

Diver.Cidade II (comunidade Turca)

Projeto fotográfico desenvolvido com a comunidade Turca instalada no Porto com imagens a preto e branco do Centro Histórico captadas com câmaras pinhole e imagens a cores retratando aspectos da cultura, usos e costumes turcos.

30 fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada).

Coleção de fotografias a preto e branco do início do séc: XX que mostram algumas personalidades da vida política e social, assim como, vários aspectos do quotidiano da cidade do Porto.

XXX fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada).

O Porto Bairro a Bairro

Fotografias de Virgílio Ferreira captadas em vários bairros sociais do Porto e apresentadas em painéis dípticos sempre com a componente humana representada numa das imagens.

15 dípticos, 50 x 100 montados em K-line.

Guedes de Oliveira: um fotógrafo do Porto

Tal como o título indica, trata-se de uma série de fotografias, a preto e branco que retratam o tema de uma forma muito particular, segundo o ponto de vista de Alberto Jorge.

58 fotografias 17x27 cm emolduradas (30x40).

Clarabóias e Lanternins do Porto

Esta exposição, com fotografias a cores de Fernando Aroso é o resultado de uma recolha exaustiva destes elementos que marcam e diferenciam os telhados do Porto.

75 fotografias 20x30 cm emolduradas (50x60 cm).

Hotéis Tradicionais do Porto

Tal como o título indica, trata-se de uma série de fotografias, a preto e branco que, de um ponto de vista muito particular (o de Alberto Jorge), o tema é bem trabalhado.

58 fotografias 17x27 cm emolduradas (30x40).

Esta colecção de fotografias retrata, a cores, aqueles lugares por onde todos passamos mas que no reboliço da cidade não nos apercebemos.

60 fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada).

Paisagem Urbana

Porto: O reencontro dos lugares

A partir das caricaturas deste artista nortenho publicadas nos jornais e revistas portuenses na primeira metade do séc. XX é retratada uma sociedade em mudança e uma cidade em reboliço.

40 caricaturas 20x30 cm emolduradas (50x60 cm) e 6 painéis 70x90cm e 80x100 cm.

Cenas da Vida Portuense – caricaturas de Manuel Monterroso

Desenho Etnográfico de Fernando Galhano—Homenagem

Exposição-homenagem a Fernando Galhano sobre desenho etnográfico. Trata-se de um vasto conjunto de desenhos ela-borados por este mestre do séc XX, membro da equipa fundadora do Museu Nacional de Etnologia. Fernando Galhano desenvolveu admiravelmente esta componente de investigação associada ao desenho etnográfico. É a partir de centenas destes esboços que hoje podemos compreender todo um universo de objectos e técnicas pertencentes a um mundo (rural) hoje já desaparecido.

Constituída por 62 telas de 2m x 1m divididos pelas temáticas: Tecnologia; Transportes; Artesanato; Engenhos de Azeite; Mobiliário e equipamentos domésticos; Arquitetura; Guiné-Bissau; Angola; Cabo-Verde; S. Tomé e Moçambique. O nº de telas pode ser ajustado à dimensão do espaço.

A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanista e literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, dez ilustradores tratam plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.

É constituída por 12 cartazes, de 100x70cm, com imagens e texto, destinada ao público em geral.

Pequena exposição, constituída por fotografias do escritor, de alguns dos seus escritos e de locais que frequentou ou por onde passou. É constituída por 12 molduras, de 70x60cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

António Nobre: o Poeta do Só

Letras e Cores: Ideias e Autores da República

Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta mostra fotográfica, representativa do que foi a imprensa periódica em 1974, no nosso país e nas então chamadas províncias ultramarinas, durante esse momento particular da nossa história contemporânea recente, tem por objectivo assinalar o primeiro quarto de século do 25 de Abril.

Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, no âmbito do 5º Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia apresenta um conjunto de reproduções fotográficas de gravuras que ilustram a obra "A Índia Portuguesa", de António Lopes Mendes.

É constituída por 23 painéis, de 100x70cm, com fotografias, destinada ao público em geral.

25 de Abril - 1º de Maio: o virar de uma página da história

A Índia Portuguesa: uma visão oitocentista

Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto no âmbito das comemorações dos 175 anos da sua Fundação, esta Exposição, tem como objectivo divulgar alguns dos documentos mais representativos e de elevado interesse cultural que integram as colecções, fundos e núcleos especiais à guarda da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

É constituída por 12 painéis, de 85x200cm, com reproduções fotográficas e texto, e é acompanhada por documentação, em suporte escrito, destinada ao público em geral.

Tendo sido produzida pelo Instituto Português do Livro e da Leitura e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta Exposição é feita a partir de textos de prosa e poesia de diversos Autores, acompanhados de imagens, alusivos a diversas regiões de Portugal Continental e Ilhas.

É constituída por 25 painéis, de 100x70cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

Tesouros da Biblioteca Pública Municipal do Porto

Palavras da Terra

Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para o percurso histórico e geográfico dos espaços urbanos em Moçambique.

É constituída por 25 cartazes, numerados, de 70x100cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

A construção territorial do Brasil

Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para o processo de construção territorial do Brasil, na qual é possível apreciar um conjunto significativo de documentos representativos das relações diplomáticas entre Portugal e Espanha na problemática da definição de fronteiras entre estes dois países e o Brasil.

É constituída por 25 cartazes, numerados, emoldurados, de 70x100cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

Espaços e cidades em Moçambique

O mundo de Pedro Nunes e de Damião de Góis: 1502-1578

Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à

Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para as grandes transformações originadas

naquele século, que marcam a aurora dos tempos modernos.

É constituída por 24 cartazes, numerados, de 100x70cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para a Vida e Obra desta figura ímpar da cultura portuguesa e brasileira.

É constituída por 25 painéis, de 100x70cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

Padre António Vieira: vida e obra

Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta Exposição, tem como objectivo chamar a atenção para a Vida e Obra desta figura ímpar da cultura portuguesa e universal.

É constituída por 38 painéis, de 70x60cm, com reproduções fotográficas e texto, destinada ao público em geral.

Camões

Esta exposição procura ilustrar a chegada das bebidas exóticas: o chá, o café e o chocolate à Europa na época dos Descobrimentos e a sua influência nos hábitos alimentares e sociais na civilização europeia.

A exposição é composta por 3 painéis das plantas do chá, do café e chocolate; 2 telas que retratam um botequim do Porto do século XIX, e o ritual do chá no Japão e por 2 vitrinas com tipologias de objetos fabricados em Portugal utilizados para o consumo destas bebidas. Destinada aos públicos escolar e geral.

Esta exposição carece de seguro das peças pela entidade que requisita.

As Bebidas Exóticas e as Artes Decorativas