a crise do século xiv - a peste negra

3
A Crise do Século XIV - A Peste Negra 1. Conceitos: Crise do século XIV - é a expressão que designa um conjunto de factores e eventos ocorridos no século XIV e que aceleraram o declínio do feudalismo e o fim da Idade Média na Europa Ocidental. Recessão económica - Período de diminuição da actividade económica. Peste Bubónica - Mais conhecida por Peste Negra, a Peste Bubónica é uma doença pulmonar transmitia ao homem através da pulga do rato preto. 2. A Peste Negra (1348): A peste negra afectou a Europa em 1348, sendo a epidemia que mais a atingiu. Vinda do oriente, apareceu pela primeira vez em Messina, Itália, através dos barcos de comércio. Pensa-se ter sido atravéz da pulga do rato preto que a epidemia começou. as pessoas eram infectadas por picadas das pulgas ou via oral. Tinham sintomas invulgares que começavam por: pequenas manchas negras á volta de casa picada de pulga, gânglios inflamados no pescoço, axilas e virilhas, febres altas, calafrios e enjoos. A doença espalhava-se tão rápido sobre o corpo que o doente morria em dois ou três dias. A Peste percorreu as grandes vias de comunicação, atravessou a Europa, atingindo a Escandinávia e Moscovo. Pensa-se que em poucos anos matu ½ ou ⅓ da população europeia, espalhando o terror e fazendo com que comunidades cidades desaparecessem por completo.

Upload: ana-almeida

Post on 12-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

trabalho de hca

TRANSCRIPT

Page 1: A Crise do Século XIV - A Peste Negra

A Crise do Século XIV - A Peste Negra

1. Conceitos:Crise do século XIV - é a expressão que designa um conjunto de factores e eventos ocorridos no século XIV e que aceleraram o declínio do feudalismo e o fim da Idade Média na Europa Ocidental.Recessão económica - Período de diminuição da actividade económica.Peste Bubónica - Mais conhecida por Peste Negra, a Peste Bubónica é uma doença pulmonar transmitia ao homem através da pulga do rato preto.

2. A Peste Negra (1348):A peste negra afectou a Europa em 1348, sendo a epidemia que mais a atingiu. Vinda do oriente, apareceu pela primeira vez em Messina, Itália, através dos barcos de comércio. Pensa-se ter sido atravéz da pulga do rato preto que a epidemia começou. as pessoas eram infectadas por picadas das pulgas ou via oral. Tinham sintomas invulgares que começavam por: pequenas manchas negras á volta de casa picada de pulga, gânglios inflamados no pescoço, axilas e virilhas, febres altas, calafrios e enjoos. A doença espalhava-se tão rápido sobre o corpo que o doente morria em dois ou três dias.A Peste percorreu as grandes vias de comunicação, atravessou a Europa, atingindo a Escandinávia e Moscovo. Pensa-se que em poucos anos matu ½ ou ⅓ da população europeia, espalhando o terror e fazendo com que comunidades cidades desaparecessem por completo. Estas altas taxas de mortalidade provocaram desequilíbrios na cidade, no estado, nas fronteiras sociais e implicou a transferência de populações entre aldeias e regiões, modificando os circuitos comerciais e criando novos ricos.A peste criou horror e a imaginação da população devido a sua intensidade e poder de devastação - matava rapidamente e não poupava ninguém. O medo e o desespero fizeram com que algumas populações procurassem ‘’bodes expiatórios’’ entre judeus e leprosos, que chegaram a ser massacrados por isso. Encontramos outras reacções nas manifestações de expiação que se multiplicaram, tal como o ressurgimento

Page 2: A Crise do Século XIV - A Peste Negra

das peregrinações aos locais piedosos, nos donativos à Igreja e nas cerimónias com procissões e flagelações colectivas.Contudo deve-se à Peste Negra a expansão da construção de hospitais, albergarias e leprosarias, a partir das doações feitas pela população.Os médicos e farmacêuticos desconheciam a cura da peste e pensavam que estariam imunes se estivessem totalmente vestidos (com luvas, botas, máscaras) o que não era verdade.

3. Quais as alterações políticas, económicas e sociais provocadas pela Peste Negra? A Peste Negra fez várias alterações políticas, económicas e sociais. Criou desequilíbrios nas cidades, pôs em causa o feudalismo, mudou os circuitos comerciais fazendo aparecer novos ricos e desvalorizou-se a moeda. Devido à grande mortalidade e à mudança constante de aldeias e regiões por parte da população houve também uma quebra demográfica. Construíram-se hospitais, albergarias e leprosarias com o dinheiro doado pela população.

4. Bibliografia:PINTO, Ana Lídia; MEIRELES, Fernanda; CAMBOTAS, Manuela Cernadas - História e Cultura da Arte, 2ª parte, 2011

Wikipédia, 1-04-2012, (http :// pt . wikipedia . org / wiki / Peste _ negra )