a construção social do conceito antropológico de cultura.docx

4
A construção social do conceito antropológico de cultura Definição : é tudo que consiste nas sociedades humanas, seu modo de produção econômica, suas descobertas e invenções, suas técnicas, suas organizações políticas e jurídicas, seus sistemas de parentescos, seus sistema de conhecimento, suas crenças religiosas, sua língua, sua psicologia e suas criações artísticas. Origem etmológica do termo cultura:latim:colo,colui,cultum, colere= cultivar Dicionário Aurélio; oito diferentes conceitos. o terceiro é complexo de padrões de comportamentos das crenças das instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade. Temos aqui algumas definições segundo alguns sociólogos: Eduard Tylor – é todo complexo de conhecimento, crenças arte , leis, moral,costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos. Malinowski – são sistemas funcionais para dar contas das necessidades básicas dos seres humanos. Levistraws - é um sistema simbólico de uma criação que se acumula na mente humana. Clifford Geertz – conjunto de mecanismo de controle, planos receitas, regras, instruções para governar o comportamento humano. Marshall Sallins – a organização da experiência e da ação humana através de instrumentos simbólicos.

Upload: arisvaldo-leite

Post on 21-Jan-2016

98 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A construção social do conceito antropológico de cultura.docx

A construção social do conceito antropológico de cultura

Definição : é tudo que consiste nas sociedades humanas, seu modo de produção econômica, suas descobertas e invenções, suas técnicas, suas organizações políticas e jurídicas, seus sistemas de parentescos, seus sistema de conhecimento, suas crenças religiosas, sua língua, sua psicologia e suas criações artísticas.

Origem etmológica do termo cultura:latim:colo,colui,cultum, colere= cultivar

Dicionário Aurélio; oito diferentes conceitos. o terceiro é complexo de padrões de comportamentos das crenças das instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade.

Temos aqui algumas definições segundo alguns sociólogos:

Eduard Tylor – é todo complexo de conhecimento, crenças arte , leis, moral,costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos.

Malinowski – são sistemas funcionais para dar contas das necessidades básicas dos seres humanos.

Levistraws - é um sistema simbólico de uma criação que se acumula na mente humana.

Clifford Geertz – conjunto de mecanismo de controle, planos receitas, regras, instruções para governar o comportamento humano.

Marshall Sallins – a organização da experiência e da ação humana através de instrumentos simbólicos.

Roberto da Mata – é um mapa, um receituário,um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam,classificam e modificam o mundo e a si mesmas.

Cultura as vezes, é confundida com a aquisição de conhecimento,com educação com erudição.A cultura é informação,é a reunião de conhecimentos aprendidos teoricamente e também na prática que se passa aos semelhantes.

O ser humano recebe a cultura dos seus antepassados, pois ela é também ma herança social, mas cada pessoa também é capaz de fazê-la mudar, ou seja,o ser humano recebe a cultura e a remode-la, pois a cultura não é algo imodificável,não é fixa.a sociedade humana tem a capacidade de questionar seus próprios padrões de comportamentos.qualquer sistema cultural está num

Page 2: A construção social do conceito antropológico de cultura.docx

contínuo processo de modificação.basta comparar os padrões de comportamentos moral ontem e hoje,ou os padrões de beleza.

A cultura é tudo que aprendemos e compartilhamos com nossos semelhantes. ela é relativa, não existe cultura boa ou ruim, superior ou inferior.

Cada cultura é diferente da outra.nesse sentido, a cultura do povo brasileiro é totalmente diferente do povo asiático,pois nossos costumes, religião e vestimentas são diferentes dos deles e também os nossos padrões culturais são outros.

Por meio da cultura o homem consegue sobreviver, pois aprende técnicas para a sua sobrevivência.

Todos possuem cultura, em qualquer tempo e em qualquer lugar; a única exceção é o recém- nascido, pois ainda não teve tempo suficiente para recebê-la.

Também os povos não civilizados possuem cultura, pois a cultura não se baseia somente na linguagem escrita, ele é transmitida socialmente, em geração a geração;é uma herança social, que independe da escrita.

As funções da cultura

A cultura determina as ações e as regras da vida na sociedade, modelando e dirigindo a nossa condição humana.

Todo povo tem a sua forma de ver a vida, criando valores para os indivíduos que compõem essa sociedade.

Exemplificando em todos os povos,em todas as culturas encontramos uma forma de casamento: para alguns deve ser monogâmico,para outros, é aceitável a poligamia: em algumas culturas é inaceitável o casamento de pessoas do mesmo sexo, no entanto, em outras,já é aceito. O casamento para determinadas culturas deve ocorrer em função do sentimento de amor, em outras deve-se pensar apenas no interesse econômico.

A cultura determina os valores de uma sociedade, diz se determinado ato é correto ou não, qual deve ser o comportamento adequado de uma mulher ou de um homem perante certos fatos; determina o que uma” mãe de família” pode ou não fazer, diz se um ato é coisa de homem ou de mulher.

Assim, acultura tem como função determinar o comportamento em sociedade de uma comunidade, dizendo o que se deve vestir,dançar,comer,pensar etc.

Mudanças culturais e aculturação

A mudança cultural ocorre quando acontece qualquer tipo de alteração na cultura. Essa mudança pode ser pequena ou de grandes proporções alterando

Page 3: A construção social do conceito antropológico de cultura.docx

toda uma cultura. Pode ainda ser aceita facilmente ou por resistência. as mudanças podem ocorrer por vários motivos; dentre deles contatos com outros povos, tecnologia, intempéries da natureza.

Dar-se o nome de aculturação ás mudanças culturais que ocorrem quando duas culturas diferentes entram em contato. Ou seja é o processo de interação que ocorre entre duas ou mais culturas,quando uma cultura, ou ambas absorve traços da outra ou outras,e incorpora como parte integrante da sua, adaptando-os á sua realidade.

A cultura é transmitida de geração a geração