a co mp a n h e o ca l e n d á ri o d e a u l a s e p ro ... · *identificar os diferentes níveis...

16
Edital 1 e 2 de Recuperação de Biologia – 1º Bimestre Nome: _____________________________________nº ______ 9 o Ano ________ Disciplina:_________________________ Professor: Amanda, Marco e Thierry INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO 1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue juntamente com o Edital. 2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas. 3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova. Conteúdos da recuperação UNIDADE 1 - O MUNDO EM QUE VIVEMOS Capítulo 1 - Introdução à Biologia e ao estudo da biosfera (pág. 16 a 48) Biologia: ciência da vida; O que é ecologia; A atmosfera e o efeito estufa. Capítulo 2 - Estrutura dos ecossistemas, fluxo de energia e ciclo da matéria (pág. 49 a 66) Habitat e nicho ecológico; Os componentes estruturais de um ecossistema; Cadeia e teia alimentar; Os níveis tróficos; Modelo de fluxo energético. Objetivos da recuperação *Compreender o significados dos diferentes conceitos ecológicos: fatores bióticos e abióticos, hábitat, nicho, população, comunidade e ecossistema. *Identificar os diferentes níveis tróficos presentes em cadeias e teias alimentares. *Classificar os seres vivos em relação aos níveis tróficos que ocupam. *Reconhecer a importância dos decompositores como agentes de reciclagem de nutrientes. *Identificar casos de desequilíbrio ecológico e prever possíveis consequências ao meio ambiente a curto, médio e longo prazo. *Analisar o fluxo energético ao longo de cadeias e teias tróficas. *Compreender e explicar o efeito estufa e o fenômeno de aquecimento global, assim como prever possíveis consequências ambientais Descrição do trabalho 1 a parte - Faça um mapa conceitual do conteúdo estudado para a prova mensal e descrito acima. Este esquema deve relacionar todos os conteúdos estudados. 2 a parte - Após rever o conteúdo, resolva os exercícios anexados.

Upload: dangkhanh

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Edital 1 e 2 de Recuperação de Biologia – 1º Bimestre

Nome: _____________________________________nº ______ 9o Ano ________

Disciplina:_________________________ Professor: Amanda, Marco e Thierry

INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue juntamente com o Edital. 2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas. 3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

Conteúdos da recuperação

UNIDADE 1 - O MUNDO EM QUE VIVEMOS Capítulo 1 - Introdução à Biologia e ao estudo da biosfera (pág. 16 a 48) Biologia: ciência da vida; O que é ecologia; A atmosfera e o efeito estufa. Capítulo 2 - Estrutura dos ecossistemas, fluxo de energia e ciclo da matéria (pág. 49 a 66) Habitat e nicho ecológico; Os componentes estruturais de um ecossistema; Cadeia e teia alimentar; Os níveis tróficos; Modelo de fluxo energético.

Objetivos da recuperação *Compreender o significados dos diferentes conceitos ecológicos: fatores bióticos e abióticos, hábitat, nicho, população, comunidade e ecossistema. *Identificar os diferentes níveis tróficos presentes em cadeias e teias alimentares. *Classificar os seres vivos em relação aos níveis tróficos que ocupam. *Reconhecer a importância dos decompositores como agentes de reciclagem de nutrientes. *Identificar casos de desequilíbrio ecológico e prever possíveis consequências ao meio ambiente a curto, médio e longo prazo. *Analisar o fluxo energético ao longo de cadeias e teias tróficas. *Compreender e explicar o efeito estufa e o fenômeno de aquecimento global, assim como prever possíveis consequências ambientais

Descrição do trabalho 1a parte - Faça um mapa conceitual do conteúdo estudado para a prova mensal e descrito acima. Este esquema deve relacionar todos os conteúdos estudados. 2a parte - Após rever o conteúdo, resolva os exercícios anexados.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS – 1º e 2º MOMENTO - 1º BIMESTRE - 2018

Nome: _______________________________________ Nº______ 9º Ano _______

Data: ___ / 04 / 2018 Professor(a): ________________________

Nota: ____________

1. (FAC. SANTA MARCELINA - Medicina - modificada) Analise a teia ecológica

abaixo.

a) De acordo com a teia

ecológica, escreva uma

cadeia alimentar

formada por quatro

níveis tróficos.

b) Considerando as

relações tróficas

contidas nessa teia,

teria maior chance de

sobrevivência nesse ambiente a mosca ou a lesma? Justifique sua resposta

baseando-se na teia fornecida.

2. No início de sua existência, a Terra era um planeta bem diferente do atual. Com

o aparecimento dos seres vivos, há cerca de 3,5 bilhões de anos, uma nova

entidade passou a fazer parte da constituição de nosso planeta. Além da

litosfera, da hidrosfera e da atmosfera, passou a existir a biosfera, representada

pelos seres vivos e pelo ambiente em que vivem. Nesse contexto, sobre os

fundamentos da ecologia, defina:

a) hábitat e nicho ecológico.

b) espécie e população.

c) comunidade e ecossistema.

3.(G2) Considere a cadeia alimentar de uma comunidade terrestre representada

na figura a seguir e responda:

a) Por que a vegetação ocupa o início dessa cadeia? b) Se houvesse, nessa comunidade, um desequilíbrio ecológico que acarretasse

uma drástica diminuição dos consumidores primários o que ocorreria com as outras populações?

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O texto que se segue foi extraído de Xadrez, truco e outras guerras , de José

Roberto Torero. Servimo-nos de algumas de suas estruturas para introduzir a(s) questão(ões) seguintes.

"Os abutres, sábios animais que se alimentavam do mais farto dos

pastos, já começavam a sobrevoar a ala dos estropiados quando o General mandou que acampassem. Naquela tarde assaram trinta bois, quantidade ínfima para abastecer os homens que ainda sobravam... O plano dos comandantes era assaltar fazendas da região e tomar-lhes o gado...

À noite a ração foi ainda mais escassa, e, para enganar a fome, fizeram-se fogueiras para assar as últimas batatas e umas poucas raízes colhidas pelo caminho. Como o frio também aumentava, surgiu um impasse: quem ficaria perto do fogo: os coléricos, que logo morreriam, ou os sãos, que precisavam recuperar as forças para a luta?"

TORERO, J. Roberto. Xadrez, truco e outras guerras

4. (UFG) "Os abutres, sábios animais que se alimentavam do mais farto dos

pastos (...)" Os abutres são animais consumidores que participam de modos diferentes nas

diferentes cadeias alimentares.

a) Esquematize uma cadeia alimentar onde os abutres ocupem o terceiro nível trófico. Indique, com uma seta, o fluxo de energia dessa cadeia.

b) Explique a função dos decompositores nas cadeias alimentares. 5. (UNESP) Observe o esquema adiante, que especifica uma teia alimentar e os

seres que dela participam.

a) Que elemento pertence a mais de um nível trófico na teia apresentada? b) Qual é o papel desempenhado pela planta nesta teia? 6. Faça uma ilustração com legenda explicativa sobre o efeito estufa e cite duas

consequências do excesso deste fenômeno. Explique, ainda, o que como

funciona o mercado de créditos de carbono.

Edital 3 de Recuperação de Biologia – 1º Bimestre

Nome: _____________________________________nº ______ 9o Ano ________

Professores: Amanda, Marco e Thierry

INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue juntamente com o Edital. 2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas. 3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

Conteúdos da recuperação

UNIDADE 1 - O MUNDO EM QUE VIVEMOS Capítulo 1 - Introdução à Biologia e ao estudo da biosfera (pág. 16 a 48) Biologia: ciência da vida; O que é ecologia; A atmosfera e o efeito estufa. Capítulo 2 - Estrutura dos ecossistemas, fluxo de energia e ciclo da matéria (pág. 49 a 66) Habitat e nicho ecológico; Os componentes estruturais de um ecossistema; Cadeia e teia alimentar; Os níveis tróficos; Modelo de fluxo energético.

Objetivos da recuperação *Compreender o significados dos diferentes conceitos ecológicos: fatores bióticos e abióticos, hábitat, nicho, população, comunidade e ecossistema. *Identificar os diferentes níveis tróficos presentes em cadeias e teias alimentares. *Classificar os seres vivos em relação aos níveis tróficos que ocupam. *Reconhecer a importância dos decompositores como agentes de reciclagem de nutrientes. *Identificar casos de desequilíbrio ecológico e prever possíveis consequências ao meio ambiente a curto, médio e longo prazo. *Analisar o fluxo energético ao longo de cadeias e teias tróficas. *Compreender e explicar o efeito estufa e o fenômeno de aquecimento global, assim como prever possíveis consequências ambientais *Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais e verbais, interpretando os textos e relacionando-os ao conteúdo científico do seu dia a dia. *Desenvolver a postura de estudante, além de valorizar o registro e a pesquisa como forma de estudo.

Descrição do trabalho Após rever o conteúdo estudado no bimestre (relendo o livro didático, revendo seu caderno, refazendo os exercícios propostos no bimestre, revendo as provas e etc), resolva os exercícios anexados em folha de bloco, com atenção, cuidado e capricho.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA – 3º MOMENTO - 1º BIMESTRE - 2018

Nome: _______________________________________ Nº______ 9º Ano _______

Data: ___ / __ / 2018 Professores: Amanda, Marco e Thierry

Nota: ____________

1. (UFJF) As figuras a seguir mostram relações tróficas em duas comunidades (A e B). Utilize as figuras para responder aos itens que se seguem:

a) A comunidade A corresponde a uma rede trófica e a comunidade B corresponde a uma cadeia trófica. Explique essa afirmativa. b) Qual das duas comunidades continuará funcionando após a perda de uma população de organismos consumidores? Justifique sua resposta. c) No caso da comunidade A ser contaminada por um metal pesado, qual animal irá apresentar maior concentração desse poluente? Justifique sua resposta. 2. (FUVEST) O diagrama a seguir é uma pirâmide de energia.

a) O que representa a largura de cada nível do diagrama? b) Por que a largura de um nível não pode ser maior que a do nível abaixo dele? 3. (UFPR) Com o aumento do comércio globalizado entre países, damos oportunidade para que espécies que outrora existiam em uma região do planeta se dispersem para áreas onde não existiam previamente. Foi assim com o mexilhão-dourado, uma espécie de molusco originário do sudeste asiático que encontrou condições perfeitas para sua sobrevivência em águas continentais da bacia do Prata. Essa espécie, provavelmente, veio de “carona” na

água usada como lastro em navios mercantes. Conseguiu se estabelecer em rios argentinos, brasileiros e uruguaios, causando enormes problemas ambientais e econômicos. O sucesso de estabelecimento dessa espécie na América do Sul (e de outras espécies consideradas exóticas em locais onde não existiam previamente) depende da inter-relação entre dois conceitos ecológicos: nicho ecológico e habitat . Assim:

a) Defina esses dois conceitos (nicho ecológico e habitat ) de forma objetiva. Nicho ecológico : Habitat :

b) Explique como uma análise integrada desses dois conceitos permite prever o risco de

colonização de um determinado ambiente por uma espécie exótica. 4. (UFRJ) Os gráficos a seguir mostram as variações na concentração de dióxido de carbono atmosférico (gráfico 1) e as variações no nível dos oceanos (gráfico 2) em décadas recentes. As medições de anteriores a 1950 foram obtidas no gelo da calota polar e as demais, diretamente na atmosfera.

a) Para cada gráfico, apresente uma causa das variações observadas. b) Estabeleça a relação entre os fenômenos representados nos dois gráficos.

Edital 4 de Recuperação de Biologia – 2º Bimestre

Nome: _____________________________________nº ______ 9o Ano ________

Professores: Amanda, Marco e Thierry

INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue juntamente com o Edital. 2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas. 3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

Conteúdos da recuperação

Unidade 1 - O mundo em que vivemos *Capítulo 2 – Ciclo do Nitrogênio (pág. 59 e 60) *Capítulo 3 – Comunidades e populações (pág. 67 a 81) Sucessão ecológica.Interações entre populações de uma comunidade

Objetivos da recuperação *Analisar o ciclo biogeoquímico do Nitrogênio. *Identificar, comparar e analisar as diferentes interações ecológicas. *Reconhecer os processos de sucessão primária e secundária, assim como analisar as etapas desses processos.

Descrição do trabalho Após rever o conteúdo estudado no bimestre (relendo o livro didático, revendo seu caderno, refazendo os exercícios propostos no bimestre, revendo as provas e etc), resolva os exercícios anexados em folha de bloco, com atenção, cuidado e capricho.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA – 4º MOMENTO - 2º BIMESTRE - 2018

Nome: _______________________________________ Nº______ 9º Ano _______

Data: ___ / __ / 2018 Professores: Amanda, Marco e Thierry

Nota: ____________

1. (UNICID - Medicina) O esquema ilustra de forma simplificada o ciclo do nitrogênio.

a) Qual o número da seta que não deveria existir no esquema? Justifique sua resposta. b) Qual o número da seta que indica a ação das bactérias desnitrificantes? Por que o

elemento nitrogênio é importante para todos os seres vivos? 2. (UERJ - modificada) Biólogos da UERJ desvendam segredos dos corais de Búzios Os moradores locais, preocupados com os danos que os barcos ancorados nas praias do balneário, a poluição do mar e a venda excessiva de corais no comércio local poderiam trazer para a fauna marinha da região, resolveram procurar ajuda. (Adaptado de "O Globo", 24/09/2000). Explique por que corais são exemplos de colônias ecológicas e diferencie colônia de sociedade, definindo e citando exemplos. 3. (USCS - Medicina - modificada) Nesta semana, vieram à tona as primeiras fotografias de uma nova ilha que se formou no sul do oceano Pacífico, depois da erupção de um vulcão submarino no arquipélago polinésio de Tonga.

a) Espera-se que, com o passar dos anos, essa ilha desenvolva um ecossistema a

caminho de uma comunidade clímax. Caso isso ocorra, o processo poderia ser classificado como sucessão primária ou como sucessão secundária? Justifique sua resposta, explicando a diferença entre sucessão primária e sucessão secundária.

b) No processo de sucessão, quais são os organismos que primeiro se instalam em solos rochosos? Justifique.

4. (UNIRIO - modificada) "Em relação ao que foi outrora, nossa terra transformou-se num esqueleto de um corpo descarnado pela doença. As partes gordas e macias desapareceram e tudo o que resta é a carcaça nua." (Platão) Apesar do constante movimento do homem em direção à simplificação e a destruição dos ecossistemas, já notado por Platão no século IV antes de Cristo, a natureza apresenta mecanismos contrários a essa tendência. Os impactos, sejam antrópicos ou naturais, são absorvidos, e a natureza tende a se reestruturar, atingindo o máximo de complexidade que o ambiente permitir. Como exemplo de reestruturação de ecossistemas há o processo de assoreamento em pequenas lagoas, ilustrado nas etapas do esquema a seguir.

a) Analise a sequência de etapas e responda: a1- Qual o nome que se dá à substituição de comunidades que ocorre ao longo do processo? a2- Como se denomina a etapa IV? b) A produtividade líquida de um ecossistema é determinada pela biomassa acumulada ao longo de um período, sendo resultado da diferença entre a taxa fotossintética e a taxa de respiração. Sabendo-se que a produtividade líquida varia ao longo do processo, qual deve ser a proporção entre as taxas fotossintética e de respiração quando esse processo atingir a última etapa? Explique.

Edital 5 de Recuperação de Biologia – 2º Bimestre

Nome: _____________________________________nº ______ 9o Ano ________

Professores: Amanda, Marco e Thierry

INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue juntamente com o Edital. 2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas. 3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

Conteúdos da recuperação

Unidade 1 - O mundo em que vivemos *Capítulo 2 – Ciclo do Nitrogênio (pág. 59 e 60) *Capítulo 3 – Comunidades e populações (pág. 67 a 81) Sucessão ecológica.Interações entre populações de uma comunidade. Ecologia de populações.

Objetivos da recuperação *Analisar o ciclo biogeoquímico do Nitrogênio. *Identificar, comparar e analisar as diferentes interações ecológicas. *Reconhecer os processos de sucessão primária e secundária, assim como analisar as etapas desses processos. *Analisar a dinâmica de populações.

Descrição do trabalho Após rever o conteúdo estudado no bimestre (relendo o livro didático, revendo seu caderno, refazendo os exercícios propostos no bimestre, revendo as provas e etc), resolva os exercícios anexados em folha de bloco, com atenção, cuidado e capricho.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA – 5º MOMENTO - 2º BIMESTRE - 2018

Nome: _______________________________________ Nº______ 9º Ano _______

Data: ___ / __ / 2018 Professores: Amanda, Marco e Thierry

Nota: ____________

1. (UFF) Analise o esquema do ciclo do nitrogênio apresentado abaixo.

a) Preencha as lacunas a, b, ce d com o número correspondente a estes quatro compostos do ciclo do nitrogênio: 1-Nitrato , 2-Amônia , 3-Nitrito e 4-Gás Nitrogênio .

b) Qual a importância das bactérias X para esse ciclo e, consequentemente, para as práticas agrícolas?

c) Que reação química, ou biotransformação, ocorre com o nitrogênio na presença das bactérias Y?

2. (USCS - Medicina) As fotografias A e B retratam algumas interações ecológicas observadas na savana africana, envolvendo uma leoa (Panthera leo ), uma hiena (Crocuta crocuta ), três abutres (Gyps africanus ) e uma carcaça de gnu (Connochaetes taurinus ).

a) Admita que, após a cena retratada em A, a hiena consiga se alimentar do gnu abatido pela leoa. Tal fato poderá ocorrer em função de duas interações ecológicas: uma harmônica e outra desarmônica, ambas envolvendo a leoa e a hiena. Nomeie e descreva-as resumidamente. b) Explique o conceito de nicho ecológico tendo em vista a cena retratada na fotografia B. 3. (FAC. SANTA MARCELINA - Medicina) O rompimento da barragem de uma mineradora, em Mariana (MG), trouxe tragédia às populações afetadas e grande impacto ambiental. A liberação da lama provoca a pavimentação de uma grande área, porque a lama seca forma uma espécie de cimento. Em razão da grande quantidade de resíduos, a secagem completa do material poderá demorar dezenas de anos.

(http://brasilescola.uol.com.br. Adaptado.)

Suponha que uma área como a apresentada na foto passe por um processo de recuperação ambiental e que, ao longo das décadas, a sucessão ecológica resulte em uma comunidade clímax.

a) No caso proposto, como é denominado o processo de sucessão ecológica que, com o passar do tempo, permitirá o estabelecimento de uma nova comunidade biológica na área degradada? Justifique sua resposta.

b) Reproduza, no plano cartesiano abaixo, uma única linha contínua que represente a

variação da biomassa e a variação da biodiversidade ao longo da sucessão ecológica e após o estabelecimento da comunidade clímax.

4. (UFPR) Considere, na figura a seguir, que a linha tracejada representa o CRESCIMENTO POTENCIAL de uma população em condições ideais e que a linha cheia é o CRESCIMENTO REALIZADO na natureza por essa mesma população.

a) O que representa, ecologicamente, o valor K? b) Cite três fatores que podem acarretar a diferença entre o crescimento potencial e o realizado.