a célula animal e suas organelas

20
A célula animal e suas organelas Equipe Trafegando Intracelularmmente - TI

Upload: equipeti

Post on 08-Jul-2015

117.932 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Aula completa explorando a célula animal e suas organelas.

TRANSCRIPT

A célula animal e suas organelas

Equipe Trafegando Intracelularmmente - TI

Como tudo começou...• Em 1663, o cientista inglês Robert Hooke dedicou-se à

observação da estrutura da cortiça, para tentar descobrir o que fazia dela um material tão leve e flutuante. Então, teve a idéia de cortá-la em fatias finas o bastante para que pudessem ser observadas ao microscópio*. Através das lentes de aumento, ele constatou que a cortiça era formada por um grande número de cavidades, que ele chamou de “células”. Porém apenas em 1839 Schleiden e Schwann, através de suas observações, estruturaram a Teoria Celular, aonde é dito que cada ser vivo é constituido por unidades fundamentais: as células.

* O microscópio foi inventado pelo cientista Christopher Cock.

Quer saber mais? Acesse: http://www.invivo.fiocruz.br/celula/teoria_03.htm

Fig. 1 - Primeiro microscópio inventado por Christopher

Cock.

Fig 2 - Estrutura da cortiça observada por Robert

Hooke.

A célula animalPor possuir carioteca, ou seja, uma membrana isolando o núcleo do citoplasma, a célula animal é chamada de eucarionte.

Quer saber mais sobre células procarionte x eucarionte? Acesse: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biocelulas.php

Fig.3 – Nucleo envolto pela carioteca

• Composição

Água

Essencial para o funcionamento da célula. É responsável por 70% do volume celular e atua em todos os processos bioquímicos da célula. Atua como solvente e no transporte de diversas moléculas através da membrana e pelo citoplasma.

Sais minerais

Importantes reguladores químicos. Na+, Ca2+, K+ e Cl- são alguns dos principais reguladores químicos da célula, importantes no transporte transmembrana, nas sinapses de células neuronais, entre outros.

Carboidratos

Também chamados de glicídios ou açúcares, são formados por carbono, hidrogênio e oxigênio é um composto orgânico que fornece energia para a célula, através da formação de mono, di ou polissacarídeos. Participa nos processos de oxidação, além da formação de diversas estruturas celulares.

Quer saber mais sobre Mono, Di e Polissacarídeos? Acesse: http://www.infoescola.com/nutricao/carboidrato/

Lipídios

Também formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. São insolúveis em água e muito importantes na formação de vesículas, no fornecimento de energia e é um dos compostos principais da membrana celular. Simples (óleos, cera e gordura) ou compostos (fosfolipideos).

Proteínas

Formadas por cadeias de aminoácidos, são compostos orgânicos de alto peso molecular. Representam de 50% a 80% do peso seco da célula, sendo então o composto mais abundante da matéria viva. Participa de diversos processos e estruturas, como na formação do citoesqueleto, transporte de moléculas, na defesa do organismo, entre outros.

Quer saber mais sobre proteínas e ácidos nucleicos? Acesse:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica14.php

http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/bioquimical

Ácido Nucleico

Formado por cadeias de nucleotídeos, de alta massa molecular e podem ser de fita única ou dupla . Composto por ácido fosfórico, açucares, bases purinicas e pirimidínicas. Ocorre em todas as células vivas, pois é a macromolécula responsável pelo armazenamento, transmissão e tradução da informação genética.

Ácido Desoxirribonucléico (DNA)

Formado pela união de 4 tipos de nucleotídeos, adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T) e possui duas cadeias alfa helice. A maior parte dessa molécula se encontra no núcleo, formando os cromossomos. Responsável pela hereditariedade.

Ácido Ribonucleico ( RNA)

Constituído pela pentose ribose, o ácido fosfórico e as bases citosina, uracila (ausente no DNA), adenina e guanina. Possui apenas uma cadeia helicoidal e pode se apresentar como RNAm (mensageiro), RNA ribossomico e RNAt (de transferencia). É o principal componente dos vírus, responsável pelas suas principais funções.

Quer saber mais sobre DNA e RNA? Acesse:

http://www.colegioweb.com.br/biologia/o-acido-ribonucleico-arn-ou-rna.html

Adenosina Trifosfato (ATP)

Composto derivado de nucleotídeo, onde a base é uma adenosina e a ribose é o açúcar. A adenosina se une a 3 fosfatos, formando o radical trifosfato, e armazenando energia nessas ligações. É a molécula que disponibiliza a energia para os processos metabólicos celulares.

Quer saber mais sobre o ATP? Acesse:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica2.php

O citoplasma e suas organelas

O citoplasma

Matriz viscosa presente entre a membrana plasmática e a carioteca. Sustenta o núcleo e todas a organelas nele presente. Pode mudar sua viscosidade, de citosol a citogel, dependendo de diversos fatores, a temperatura é um deles. Formado por água, proteínas, enzimas e íons.

Quer saber mais sobre o citoplasma e suas organelas? Veja as video aulas:http://www.youtube.com/watch?v=5g4LW9veYC8

...e as suas organelas

A célula animal possui organelas presentes no citoplasma responsáveis pelo mais diversos processos intracelulares. São elas: Nucléolo, núcleo celular, ribossomos, vesículas, reticulo endoplasmático rugoso (RER), reticulo endoplasmático liso (REL), complexo de golgi, microtúbulos, mitocôndrias e vacúolo.

Apesar desse grande número de organelas, nessa aula daremos enfase apenas que tem papel direto no transporte intracelular de vesículas. São elas: Reticulo Endoplasmático e Complexo de Golgi.

Desenho:

De acordo com o desenho:

1. Nucléolo;2. Núcleo celular;3. Vesículas;4. Ergastoplasma ou Retículo endoplasmático rugoso (RER);6. Complexo de Golgi;7. Microtúbulos;8. Retículo Endoplasmático Liso;9. Mitocôndrias;10. Vacúolo;11. Citoplasma;12. Lisossomas;13. Centríolos.

Quer saber mais sobre todas as organelas? Acesse:http://bio-trabalho.blogspot.com/2010/01/organelas-celulares.html

Retículo Endoplasmático Formada a partir da invaginação da membrana plasmática;

Sua estrutura membranosa forma uma complexa rede de canais interligados;

Morfologia tubular ou de pilhas achatadas;

Atua como rede de distribuição de substâncias dentro da célula;

Tem como função a síntese de proteínas e lipídios, desintoxicação do organismo e armazenamento de substância;

Dividido em Retículo endoplasmático rigoso ou granuloso (RER) e reticulo endoplasmático liso (REL).

Retículo Endoplasmático Rugoso ou Granuloso (RER)

Constituído por cisternas achatadas e paralelas, com ribossomos aderidos a sua face externa;

Tem papel fundamental na síntese de proteínas;

Muito presente em células que sintetizam e exportam proteínas, como as células pancreáticas que produzem e exportam insulina e glucagon;

As proteínas produzidas pelos ribossomos, dentro de vesículas, pelo Complexo de Golgi, passando pelos tubos do REL.

Retículo Endoplasmático Liso (REL)

Sintetiza lipídeos, principalmente os que constituem a camada bilipídica (fosfolipideos) e os formadores de esteróides (estrogenio, testosterona e progesterona);

Produzem moléculas que modificam substãncias tóxicas ao organismo, evitando danos;

Muito presente no fígado, aonde substâncias tóxicas como o álcool e medicamentos, são metabolizadas;

Armazenamento de moléculas.

Quer saber mais sobre o reticulo endoplasmático? Acesse:http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/1551/reticulo-endoplasmatico-liso-e-rugoso

Complexo de Golgi

Formado por unidades, os dictiossomas, que estão ligados entre si. Cada dictiossoma é composto por um conjunto de sacos ou cisternas discóides e aplanadas, cercadas de vesículas secretoras de todos os tamanhos;

Encontrado em células animais e vegetais, formando o acrossoma (“cabeça do esperrmatozóide), os lisossomos e a lamela média (parede celular nos vegetais);

Localizado entre a membrana plasmática e o retículo endoplasmático, recebe proteínas sintetizadas nos ribossomas do RER, e as transforma, mandando essas proteínas para toda a célula;

Muito presente nas células pancreáticas e intestinais.

Quer saber mais sobre o complexo de golgi? Acesse:http://www.brasilescola.com/biologia/complexo-golgi.htm

Transporte Intracelular: Retículo Endoplasmático → Complexo de Golgi

Moléculas sintetizadas no RER e no REL são mandadas ao Complexo de Golgi, chegando a ele pela sua face CIS; Ao chegar ao Complexo de Golgi, essas moléculas vão ser empacotadas em vesículas que brotam continuadamente de cada lamela; Essa vesícula se fundirá a lamela seguinte e assim por diante, já que tais não possuem comunicação entre si; Ao chegar na sua face TRANS, as moléculas produzidas poderão ter diversos destinos, ou serão mandados à membrana (exocitose), ou participarão dos processos intracelulares (endocitose); Tais moléculas sintetizadas poderão ser secretadas dentro de vesículas, ligadas a outras proteínas ou então ligadas a lisossomas.

Quer saber mais sobre organelas e transporte intracelular? Acesse:Resumão!

Visualize:

Bons estudos!

Equipe Trafegando Intracelularmente - TI