a caminho da evolução - :: ceal-df :: · mocidade espírita conscientiza jovens sobre a...

8
www.cealdf.org.br Edição Nº XXII - Ano VI - abril/maio/junho de 2008 A caminho da evolução Em um mundo de provas e expiações, a humanidade necessita cultivar a caridade para colher os frutos dos Mundos de Regeneração A paz do mundo começa em mim É necessário colocá-la em nossas vidas Meio Ambiente é tema de gincana no CEAL Mocidade Espírita conscientiza jovens sobre a preservação ambiental e a solidariedade Salão de palestras públicas Momentos de tratamento e conforto espiritual

Upload: dangduong

Post on 16-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.cealdf.org.br Edição Nº XXII - Ano VI - abril/maio/junho de 2008

A caminho da evoluçãoEm um mundo de provas e expiações, a humanidade necessita cultivar a caridade para

colher os frutos dos Mundos de Regeneração

A paz do mundo começaem mimÉ necessário colocá-la emnossas vidas

Meio Ambiente é tema degincana no CEALMocidade Espírita conscientizajovens sobre a preservaçãoambiental e a solidariedade

Salão de palestras públicasMomentos de tratamento econforto espiritual

As cartas, críticas ou sugestões podem ser enviadas para oe-mail: [email protected]

Uma expressão habitual:Nosso Centro

Certa noite, ao chegar na Casa Espírita, umcompanheiro disse: “encontrei um amigo com problemas, elhe recomendei que viesse ao Nosso Centro”. Essa expressãofez com que meditássemos sobre o assunto.

Por que Nosso Centro?Freqüentamos uma Casa Espírita porque nos

sentimos bem como participantes ou assistidos. Masconhecemos, de verdade, o Nosso Centro?

Será que nós, trabalhadores e freqüentadores doCentro Espírita André Luiz, conhecemos Nossa Casa,sabemos quem a fundou e quais as suas atividades?

Pois é, chegamos ao CEAL, encontramos tudo limpo,organizado. Na entrada, são distribuídas mensagens que,como gotas de sabedoria, vão-nos equilibrando pouco a pouco.Somos sempre recepcionados por voluntários que nosatendem prontamente. Além do apoio moral e espiritual, vocêsabia que o André Luiz está oferecendo até apoio emocionalpara os médiuns?

Há também, murais de avisos e de divulgação deeventos. O curioso é que poucos os lêem, e com freqüência,neles há informações importantes Para conhecermos melhorNosso Centro, o Jornal Raio de Luz, na editoria Fique porDentro, temos divulgado os trabalhos realizados na Casa.

Será que lembramos que o Centro é uma pessoajurídica e tem compromissos legais, fiscais, e prestadeclarações aos órgãos oficiais? Sabemos o valor dasdespesas mensais, sobre manutenção, limpeza e segurança?E as obras de ampliação da Casa? Mais espaço, maisconforto... Com tantas despesas, será que temos consciênciada proveniência de tais recursos? Qual tem sido nossaparticipação e nosso comportamento perante a Casa que nosacolhe? Para VOCÊ que leu esta reportagem, que talprocurar a Livraria e se informar sobre as possibilidades decolaboração com o CEAL?

Após esse esboço do que acontece no CEAL,propomos freternalmente que nos UNAMOS com Jesus, nastarefas do Nosso Centro. A terceira Revelação é a Doutrinado auxílio mútuo, tendo como um de seus lemas:TRABALHO, SOLIDARIEDADE e TOLERÂNCIA.

Ante os problemas e dúvidas do dia-a-dia,recebemos orientação do Atendimento Fraterno. No salãoAndré Luiz são proferidas palestras esclarecedoras, comesmero e preparo cuidadosamente antecipados. Há salas deestudo da doutrina, de evangelização infantil e ainda deassistência espiritual, com equipes formadas especialmentepara nosso melhor atendimento. O CEAL dispõe de umabiblioteca de empréstimo, que nos oferece livros selecionadosda Doutrina Espírita.

Envidemos todos esforços para manter e ampliar asbênçãos espirituais, concessões magnânimas de nossoMestre Jesus, que Nossa Casa, Nosso Centro, o CentroEspírita André Luiz tem nos dado há tantos anos.

Adaptado do texto de Octavio Caúmo Serrano, publicadooriginalmente em Semeador –FEESP, junho 1991

Expediente

Presidente: Antônio VillelaDiretor de Comunicação: Mauro AssisJornalista: Priscilla França (MTB – 6989 DF)Revisor: Niquele SiqueiraDiagramação e Arte: João Moura e Ricardo TelesColaboradores: Madalena Guedes, Maria Auxiliadora M.Marques (Dorinha), Arlete Guimarães, Ricardo Teles, Brasil CourySobrinho, Leandro Arrais, Maria Conceição, Bruno FabrícioRocha, Luiz Reis.

Editorial

2

Homenagem ao Dia das Mães

2

Atendimento ao Público

Palestra Pública

2ª e 4ª feiras - 19:45 hs5ª fei ra - 15:45 hsDomingo - 16:45 hs

Atendimento Fraterno

2ª a 6ª feiras - 19:30 às 21 hs5 ª f e i r a - 16 a s 1 7 : 3 0 e19:30 às 21 hsDomingo - 17 às 18:30 hs

Livraria

2ª a 6ª feiras - 08 às 12 hs /13:30 às 17:30 hs /19 às 21:30hsSábado - 8 às 12 hs /15 às 18 hsDomingo - 8 às 12 hs /15 às 19 hs

Biblioteca

2 ª a 5 ª f e i r a - 1 9 : 3 0 à s21:30 hs6ª fei ra - 19:30 às 21 hsSábado - 17 às 18:30 hsDomingo - 9:30 às 11 hs /17 às 18 hs

Personalidades

André Luiz, um grande reveladorAutor de grandes obras complementares sobre a Doutrina Espírita, André Luiz divulgou, como

um repórter, a relação entre o mundo espiritual e o material

ssim discorre Emmanuel, no prefáciodo livro “Nosso Lar”, em outubro de

1943, sobre a identidade de André Luiz: “Porvezes o anonimato é filho do legítimoentendimento e do verdadeiro amor. Pararedimirmos o passado escabroso, modificam-se tabelas da nomenclatura usual nareencarnação. Funciona o esquecimentotemporário como bênção da DivinaMisericórdia.” Afirma Emmanuel que AndréLuiz, médico em sua mais recenteencarnação, aderiu ao anonimato para não

A

ferir corações amados, envolvidos ainda nos velhos mantosda ilusão.

André Luiz desencarnou em razão de um câncer noestômago, conseqüência de uma vida desregrada e de umaconduta equivocada quando encarnado. Permaneceu duranteoito anos no Umbral, como suicida. Isso a despeito de, navida carnal, ter realizado cerca de seis mil atendimentosgratuitos. Como nos diz o apóstolo Paulo: “se não houveramor...”.

André Luiz narra em “Nosso Lar” que as preces deuma velhinha, sua paciente, lhe ajudaram muito na tão penosapassagem pela regiões umbralinas. Ressalta assim, que nãohá uma boa ação sequer que passe despercebida aos olhosde Deus. Por mais que falhemos em nossas missões, muitosdaqueles que de alguma forma foram por nós beneficiadosnos retribuirão com preces de carinho e amor, que grandealento dão a nosso espírito.

Após sua jornada no Umbral, foi transportado paraa colônia Nosso Lar, onde se recuperou e passou a trabalharnas Câmaras de Retificação, do Ministério da Regeneração.

No livro ele nos relata sua volta ao lar terreno, quaseuma década após seu desencarne, encontrando sua ex-esposacasada. Decepciona-se num primeiro instante; porém, játendo adquirido algum conhecimento espiritual e entendendoque o amor é a linguagem universal e que não devemos ternenhum sentimento de posse, passa a tratar fluidicamente omarido de sua ex-mulher, vítima de pneumonia. André Luizfoi reconhecido, na volta a Nosso Lar, como alguém que jáaprendeu a conjugar o verbo amar na linguagem divina.

Por intermédio da mediunidade de Chico Xavier,André Luiz nos legou importantes conceitos e revelações nolivro Nosso Lar, considerado um passo adiante nosfundamentos revelados pelos espíritos superiores a AllanKardec. André Luiz narra as dificuldades e sofrimentos queexperimentam os desencarnados ao se depararem fora docorpo que animavam, não só pela ignorância em relação ao

Plano Espiritual, mas, sobretudo, por suaconduta no plano material.

Sob a supervisão de Emmanuel eBezerra de Menezes, André Luiz, com estilodireto e claro, conquistou muitos leitores eestudiosos pela rica descrição do PlanoEspiritual. Em seus relatos, mostra acontinuidade da vida após a morte física, querepresentou consolo para muitos

, ao saberem queas verdadeiras afeições são eternas e

indissolúveis, e que não se desfazem após a desencarnação.A respeito da verdadeira identidade de André Luiz,

existem suposições de que poderia ter sido Carlos Chagasou Oswaldo Cruz, ambos renomados médicos brasileiros.Entretanto, a situação de desencarne destes ocorreu de formadiferente daquela narrada por André Luiz em suas obras.

André reuniu e analisou em suas obras trajetórias devida com naturezas diversas, para o bem e para o mal, e decada uma delas extraiu importantes lições. Tornou-se assimum grande repórter da vida no Mundo Maior, proporcionando-nos, por intermédio da abençoada psicografia de Chico Xavier,conhecimentos que trazem ainda mais luz e consolo sobre amorte e a vida no mundo espiritual.

O espírito André Luiz foi apresentado a Chico Xavierem 1941 e, após dois anos de contatos para “afinaçãofluídica” entre o médium e o espírito comunicante, surgiu olivro Nosso Lar em 1943, originando uma série de obrasconhecidas entre os espíritas de todo o mundo.

A escolha do nome do espírito André Luiz comoPatrono da Casa foi de uma felicidade muito grande, umavez que o personagem une, entre seus atributos cristãos, amedicina espiritual, o consolo, o conhecimento, oesclarecimento, e, acima de tudo, o amor fraternal em Cristo.

Adaptado por Brasil Coury Sobrinho do texto original “Quemfoi André Luiz”, publicado na Revista Espírita Allan Kardec,ano XII, n° 50.

3

4

Cultura

Meio ambiente é tema de gincana no CEALMocidade Espírita Andre Luiz conscientiza jovens sobre a preservação ambiental

A Mocidade Espírita André Luiz– MEAL está realizando a 1ª GincanaEspírita da Casa, focando temasimportantes e atuais, como aconservação do meio ambiente e adivulgação da Doutrina Espírita.

Com a realização da Gincana,os organizadores visam promover aconfraternização, a conscientizaçãoambiental e o estudo da DoutrinaEspírita, com atividades baseadas naspremissas do Espiritismo. Quatroequipes estão participando da gincana:Natureza, Sollares, Vitamina C e Eco!,com 20 participantes cada. 

As provas estão divididas emtrês modalidades: Coletiva, Olimpíadasda MEAL e Encerramento.

As atividades da modalidadeColetiva consistem em: arrecadação dealimentos, de livros espíritas e demateriais recicláveis, super enigma,prova cultural e obreiros do CEAL. Aarrecadação de alimentos tem comodestino a Campanha Auta de Souza. Osmateriais recicláveis coletados serãovendidos a empresas do setor, cujarenda será, integralmente, revertida

para as obras do CEAL. Os livrostambém já têm destino certo. Com adoação dos livros será possível criar oacervo da MEAL, bem como aumentaro número de livros da biblioteca daCasa.

Na modalidade Olimpíadas, asprovas agrupam diversas atividadesesportivas, com o objetivo deproporcionar a confraternização e adisputa solidária.

O Encerramento, última fase dagincana, está previsto para o dia 28 dejunho.

De acordo com Leandro Arrais,a Doutrina Espírita está sendotrabalhada durante as provas,principalmente na modalidade Obreirosdo CEAL. Com isso é possível fazercom que os jovens conheçam eparticipem dos trabalhos da Casa. Jácomo resultado dessas atividades, 25jovens auxiliaram trabalhosbeneficentes da Casa André Luiz. ParaArrais, as provas abrangem tambémcaridade, respeito e amor ao próximo,premissas básicas do Espiritismo.

Até agora a Gincana jáarrecadou 160 kg de alimentos e cercade 8,5 kg de pilhas, o que equivale,aproximadamente, a 600 pilhas ebaterias que serão recicladas demaneira correta.

Para maiores informaçõessobre os dados, o regulamento e asprovas, acesse o sitehttp://geofisico.spaces.live.com

O Centro Espírita André Luizfirmou parceria com a WebTV doConselho Espírita Internacional – CEI,e agora passa a transmitir suaprogramação. A TV é interativa pelaInternet e resulta da união, em âmbitomundial, das AssociaçõesRepresentativas dos MovimentosEspíritas Nacionais, presentes em maisde 30 paises, hoje com sede em Brasília.

A partir do acesso on-line, otelespectador poderá assistir àprogramação em casa, no trabalho e emhorários alternativos. A programaçãodiária da TVCEI é composta porpalestras e por diversos programasespíritas feitos por instituições ecolaboradores de todo o Brasil. Ainiciativa da parceria visa oferecer aovisitante do site do CEAL-DF mais umafonte de informação confiável e de

Está no site qualidade, na incansável missão da Casapela divulgação da Doutrina Espírita.Acesse e assista à programação!www.cealdf.org.br

4

Visão Espírita

5

A paz no mundo começa em mimSeja em qualquer idioma, a palavra “paz” reluz, evoca calma, amizade, tolerância e equilíbrio.

É necessário apreendermos o seu significado e colocá-la em nossas vidas

A maioria dos seres humanosdeseja a paz no mundo. Paz de verdade,daquele tipo que respeita todos os seres,religiões e escolhas. Uma paz sempreconceitos, sorridente, que não seestressa no trânsito, na final docampeonato ou quando o mundosimplesmente lhe vira as costas. Masessa paz é resultado de uma construçãocoletiva, envolvendo pessoas,comunidades, igrejas e povos, quedevem se empenhar para construí-la,em vez de se limitar a desejá-la. Afinal,paz é planta rara. Nasce antes, muitoantes, no coração dos que aspiram porela.

“A paz do mundo começa emmim. Se tenho amor, com certeza soufeliz. Se faço o bem ao meu irmão, tenhoa grandeza dentro do meu coração”,cantarola Nando Cordel, inspirado peloverdadeiro espírito da paz. SábioNando. Matou a charada. Love is theanswer. Nando faz coro com JohnLennon, aquele sonhador que não queriasonhar sozinho. Nando e Lennon estãoem companhia de muita gente queescolheu o amor e a paz comoestandartes: Francisco de Assis, ChicoXavier, Gandhi, Gibran e Jesus, como oSenhor da Paz.

Afinal, o que é mesmo essa tãofalada paz? Acredite, muitos misturamas coisas. Ou seja, há pelo menos doismilênios deveríamos ter entendido quea paz não pode ser fabricada, imposta,criada artificialmente. A pazsimplesmente é.

Ah! mais uma: a confusão entrepaz e silêncio. Tem gente que acredita

nisto: que estar em paz é ficar quieto,caladinho. Deveriam entender que paznão é simplesmente a ausência debarulho, pois enquanto há silêncio porfora, a alma está sobrecarregada deruídos. O tormento interno de muitagente está lá, berrando por trás dasbocas lacradas.

E tem mais, há também os queacreditam que apaz é ausência debrigas, conflitos erusgas. Não sedeixe enganar.Tem muitocarneiro por aí –de fala mansa eolhar compassivo– que guarda umlobo debaixo da lã.Quantas vezes apessoa fica em silêncio só porque temmedo de expressar sua opinião. Equantas vezes a raiva está bemcamuflada sob uma aparênciatranqüila? Quem vê cara, não vêcoração.

Há ainda os que acreditam queestar em paz é ter dinheiro para vivertranqüilo. E por trás do vidro do carroblindado, das grades, cercas elétricashaverá mesmo sossego de espírito? Seráisso a paz?

Conclusão: não se podeconfundir paz com preguiça,displicência, comodismo, covardia,conforto material. Paz é estado deespírito permanente. Quem a vive nãoperturba o mundo nem se deixa

perturbar por ele. A questão é: comoiniciar o processo? Talvez com umtreinamento diário de autoconhecimento,auto-educação...

Reserve tempo para você efaça reflexões. Que tal umlevantamento e análise das coisas,pessoas e situações que lhe exasperam?Pense em alternativas para não perder

a calma,experimente seuslimites, treine apaciência, exerciteo equilíbrio. Afórmula não émilagrosa, maspode deixar vocêmais preparadopara situaçõesfuturas. Estabeleçam e t a s p a r a

conquistar a paz. Mas tenha calma, anatureza não dá saltos. O perdão e oautoperdão devem estar ao alcance damão quando as coisas não derem certo.Use e abuse da compaixão, datolerância, dos pensamentos positivos edo relaxamento. Tudo isso fortalece aatmosfera de paz interior e reforçaatitudes serenas. Quando esses hábitosse consolidarem e a serenidade forobtida sem esforço, aí você será umcandidato a se tornar exemplo para omundo, pois, quem deseja a paz domundo deve se empenhar para serexemplo vivo dessa paz.

Texto de Sonia Zaghetto, com adaptações.In: Revista Guia Lotus. Caderno BemViver. 2007.

“ Não se pode confundir pazcom preguiça, displicência,comodismo, covardia, confortomaterial. Paz é estado de espíritopermanente.”

5

Em meados de 1969, a Casa Espírita André Luiz -CEAL começou suas primeiras atividades na regiãoadministrativa do Guará. De lá para cá, a Casa passou porinúmeras mudanças. Contudo, o CEAL sempre reuniu aquelesque buscam auxílio, conforto e conhecimento na DoutrinaEspírita. E um dos pontos de encontro para celebrar econhecer a Doutrina é o Salão de Palestras Públicas AndréLuiz.

O Salão, que leva o nome do mentor espiritual daCasa, é o local onde são realizadas as palestras públicas.Ministradas por trabalhadores da Casa e de outros CentrosEspíritas, as palestras tratam de temas que esclarecem dúvidassobre os mais diversos assuntos, tendo sempre como esteioas obras basilares da Codificação Espírita, escritas por AllanKardec, conforme afirma Maria Auxiliadora MoreiraMarques, mais conhecida por Dorinha, uma fiel trabalhadorada Casa André Luiz.

Além dos esclarecimentos e da congregação emnome do Cristo, são proporcionados no Salão de Palestrasoutros benefícios àqueles que necessitam de auxílio. Deacordo com Arlete Guimarães, o público é recebido porequipes espirituais prontas para ajudar, aplicando tratamentosadequados a cada caso. “Os tratamentos dependem muitode nossos pensamentos, fé, esperança e também do nossomerecimento”, declara.

A partir da leitura do Evangelho Segundo oEspiritismo e da realização da prece inicial, os problemasindividuais são identificados pela Espiritualidade Superior, que

dá início à aplicação dos tratamentos, que fortalecem econfortam. As Palestras públicas também representam a portade entrada para os recém-chegados à Casa, geralmenteadvindos do Atendimento Fraterno.

Ao final de cada palestra, os participantes sãoencaminhados à Sala de Passes, terminando o processo detratamento espiritual do dia.

Há quatro anos, o preparo de ambiente é realizadocom músicas em todas as palestras públicas, antes do iníciodo evento, com o objetivo de proporcionar um climaharmônico, de concentração, de reflexão e de sintonia com aEspiritualidade.

Outro foco do preparo de ambiente é a divulgaçãoda Doutrina por meio da arte. Em muitos casos as melodiassão recebidas mediunicamente. Segundo Madalena Guedes,“desde o início, a música conquistou o público, que demonstrougostar muito desses momentos, porquanto a música acalmae encanta a todos”.

Com freqüência, alguns médiuns confirmam, por meioda vidência, cenas de rara beleza e amor: vêem a entrada decoros, de corais e de crianças cantando.

As apresentações musicais são realizadas pelo GrupoArtístico Musical, pelo Coral Irmã Scheilla do CEAL e pormúsicos convidados. No final da Palestra, outros dois númerosmusicais são apresentados, acalmando e preparando ospresentes para o recebimento do Passe, para que assim sejamconcluídos os trabalhos.

Palestras Públicas no Salão André LuizMomentos de tratamento e conforto espiritual

Fique por dentro

Tarde de tortasA tradicional Tarde Beneficente de Tortas promovida peloCentro Espírita André Luiz há dez anos, aconteceu no dia 18de maio. O evento é um dos mais esperados pelo públicotodos os anos. Em cada edição chega a ser registrada aparticipação de mais de 600 pessoas. A Tarde de Tortasaconteceu no salão de Múltiplas Funções, ao lado da Feirado Guará.

Aconteceu no CEALA obra continua ...

A Comissão de Obras do CEALestá planejando, com o auxílio deuma equipe de engenheiros, aaquisição e a futura instalação deum elevador, que atenderá os seisandares do bloco D. Osinteressados em colaborar comdoações devem procurar a livrariado CEAL.

Distribuidora deDoces Oliveira

Artigos para festas, doces em geral, brinquedose descartáveis no atacado e no varejo

QE 07 Bl. H Lj 07 - Galeria Karim - Guará I - DF.Tel. (61) 3568-3632 / 3381-3078

6

7

Assuntos Doutrinários

A caminho da evoluçãoEm um mundo de provas e expiações, a humanidade necessita cultivar a caridade para colher

os frutos dos Mundos de Regeneração

A evolução do homem seprocessa lenta e continuamente,sob o olhar do Criador que ofertaa todos a benção da graduação afim de, um dia, adentrarem osmundos celestes.

Enquanto simples eignorantes os espíritos situam-senos Mundos Primitivos, fazendouso limitado do seu livre-arbítrio.Essas crianças espirituais, àmedida que aprendem as liçõesapropriadas, adquirem méritos epreparam-se para deixar o estágioinicial.

A Terra já venceu a faseprimitiva e hoje acolhe espíritos em provas e expiações. Noterceiro milênio que se inicia, estará apta para elevar-se aograu dos Mundos de Regeneração. Muitos candidatos serãoreprovados e, de acordo com as leis de evolução, deixarão aEscola Terra para se adaptarem a outras, para assimrecomeçarem as lições esquecidas.

Ao avançarmos moral e intelectualmente,venceremos a jornada iniciada há milênios. Não nos faltaauxílio para desenvolver os potenciais, dependendo apenasdo bom uso que fizermos do livre arbítrio. Portanto, ocrescimento individual depende da própria vontade, pois naseara do Pai cada um colherá segundo suas obras.

A fim de indicar-nos o caminho do bem, o Pai nosofertou, como modelo maior a ser seguido, o Mestre Jesus.Nestes difíceis momentos de transição pelos quais passa ahumanidade, cabe-nos fundamentar nossos conhecimentosnas leis maiores que regem a vida, se quisermos avançar emdireção aos Mundos Regeneradores. Somente os que decidemseguir Jesus terão como vencer as barreiras que se erguemdurante a jornada. Poucos aceitam essa verdade, embora,um dia, todos terão de promover a própria evolução.

Muitos, intelectualmente evoluídos, desprezam as leismorais, agindo com egoísmo, orgulho, ambição... Não avaliamos problemas que geram para si e seus semelhantes. Uma

vez no plano espiritual,prosseguem nos seusdesmandos. Cansados desofrer, inapelavelmenterecorrerão a Jesus, que lhesconcederá novasoportunidades deregeneração. Agraciados pelalei de Causa e Efeito, poderãorenascer limitados pordeficiências específicas. Soba bênção da dor, ressarcirãoseus delitos. De conquista emconquista, enriquecerãopensamentos, emoções esentimentos.

A misericórdia divina se faz presente por meio deseus mensageiros e de seus protetores, que representam oelo de luz entre a criatura e o criador. Fiéis às leis divinas,não impõem, não oprimem e não interferem no livre-arbítriode seus tutelados. Eles muito se esforçam para evitar quenão nos envolvamos em situações contrárias aosensinamentos de Jesus, embora nem sempre obtenham êxito,pois o canal de comunicação com os protetores espirituais,não raro, fica interditado com os entulhos da descrença, darevolta e do desrespeito. Para nos sintonizarmos com eles,faz-se mister a vigilância de pensamentos, palavras e atos.

O auxílio solicitado chega sempre por mãosprotetoras, no momento exato, de acordo com o devidomerecimento. Os mentores espirituais não nos substituemno que podemos realizar com as próprias forças. Só atenderãoaos apelos quando não interferirem nas provas ou expiações.

O Pai sabe o que é melhor para as suas criaturas.Ameniza a escalada do espírito ao colocá-lo na vida emsociedade. É no convívio social e fraterno que o homempartilha vivências que o impulsionam ao progresso.

Adaptação do texto “Elos de Luz”, de A. Merci Espada Borges,Revista Reformador, dez. 2007.

7

Eu vivia brigando com meus companheiros debrinquedos. E voltava para a casa queixando-me deles. Issoocorria, as mais das vezes, com Beto, o meu melhor amigo.Um dia procurei mamãe para queixar-me do Beto e ela meouviu e disse:

- Vai buscar a sua balança e os blocos.- Mas o que tem isso a ver com o Beto?- Você verá... Vamos fazer uma brincadeira.

Obedeci e trouxea balança e os blocos.Então ela disse:

- Primeiro vamoscolocar neste prato dabalança um bloco pararepresentar cada defeitodo Beto. Conte-me quaissão.

Fui relacionando-os e certo número deblocos foi empilhadodaquele lado.

- Você não tem nada mais a dizer? Eu não tinha e elapropôs:

- Então você vai, agora, enumerar as qualidades dele.Cada uma delas será um bloco no outro prato da balança.

Eu hesitei, porém ela me animou dizendo:- Ele não deixa você andar em sua bicicleta? Não

reparte o seu doce com você?Concordei e passei a mencionar o que havia de bom nocaráter de meu amiguinho. Ela foi colocando os blocos do

outro lado. De repente eu percebi que a balança oscilava.Mas vieram outros e outros blocos em favor do Beto. Deiuma risada e mamãe observou:

- Você gosta do Beto e ficou alegre por verificar queas suas boas qualidades ultrapassam os seus defeitos. Issosempre acontece, conforme você mesmo vai verificar aolongo de sua vida.

E de fato. Através dos anos aquele pequeno incidentede pesagem temexercido importanteinfluência sobre meusjulgamentos. Antes decriticar uma pessoa,lembro-me daquelabalança e comparo seuspontos bons com osmaus. E, felizmente,quase sempre há umav a n t a g e mcompensadora, o quefortalece em muito aminha confiança.

A Balança

Criptograma - Descubra a frase

,

i d n m t

v z r h çe g o u f

s l a c

- - - - - - - - - - - - - - - - - - , - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Texto Extraído de:RODRIGUES, Wallace Leal V. E Para o Resto da Vida... São Paulo:Casa Editora O Clarim. 1992.