a beleza do serviço diaconal

Upload: claudemir-pedroso

Post on 07-Jul-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 A Beleza Do Serviço Diaconal

    1/2

    A beleza do serviço diaconal

    Conheça a origem do diaconato e a sua importância dentro da igreja

     Na igreja primitiva a palavra diácono e suas variações eram utilizadas em sentidoamplo. Mas, em alguns textos bíblicos, encontramos o substantivo “diácono” sendoempregado para nomear um tipo de oício existente na igreja, a !ue "aulo c#amou dediaconato e aos !ue tin#am essa ocupaç$o, diáconos.

     Na opini$o de alguns te%logos, a origem deste oício, está descrita no livro de &tos '.()*, cerca de '+ anos depois de risto. Nesse texto - apresentada a eleiç$o de sete #omens!ue deveriam “servir as mesas”, en!uanto os ap%stolos icariam com a responsabilidadede orar e ministrar a "alavra. ntretanto, para servir esses #omens deveriam “ter boareputaç$o e serem c#eios do spírito /anto e sabedoria” 0v.12. 3s escol#idos para esseimportante trabal#o oram4 st5v$o, 6ilipe, "r%coro, Nicanor, 7im$o, "ármenas e

     Nicolau.

     8ois ou tr5s anos depois dessa eleiç$o, o ap%stolo "aulo escreve uma carta aos crentesem 6ilipos e sa9da os santos e tamb-m os bispos e diáconos 06ilipenses (.(2. :sso nosaz saber !ue nessa -poca, mais ou menos '; ou '1 anos depois de risto, já existia odiaconato. 3 ap%stolo tamb-m escreve a 7im%teo, pastor da igreja em B No livro de &tos '.;

  • 8/18/2019 A Beleza Do Serviço Diaconal

    2/2

    “D...E nt$o os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram4 N$o -razoável !ue n%s abandonemos a palavra de 8eus para servir as mesas.” Nesse texto overbo servir 0dia@onein no original2 cont-m a mesma raiz da palavra “diáconos” e“diaconato” nos textos de ( 7im%teo 1.=)(1 e 6ilipenses (.(.

    ? B &tos ('.();

    “Fecomendo)vos a nossa irm$ 6ebe, !ue está servindo G :greja de encr-ia, para !ue arecebais no /en#or como conv-m aos santos, e a ajudeis em tudo !ue de v%s vier a

     precisar, por!ue tem sido protetora de muitos e de mim inclusive.”

    & ideia concentrada neste texto, cujo original, existe a orma “diá@onon” - !ue 6ebe prestava serviços G igreja. N$o temos certeza se ela era uma assistente social, umasocorrista dos pregadores, uma itinerante, mas podemos concluir !ue era uma serva."aulo se reere a ela destacando sua !ualidade “dia@onal” 0obs.4 6ebe era solteira2.

     Nas cartas a 7im%teo e aos 6ilipenses o termo diácono e suas outras ormas aparecemdando)nos a entender a exist5ncia do oício diaconal, pois nos ala detal#adamentesobre pessoas escol#idas criteriosamente para exercerem o diaconato ou o c#amadooício de diácono 0ler 6p (.( e (7m 1.=)(12.

    O diácono é alguém !ue se coloca G disposiç$o da igreja como servo desta, para servi)la e !ue tamb-m presta serviços diretos a minist-rios de 8eus, ou minist-rios da igreja0Fomanos ('.(, ;2. "aulo recomenda 6ebe para a igreja de Fomanos declarando !ue elaservia como diaconisa na :greja de encr-ia.

    O diácono é uma pessoa ue se coloca G disposiç$o no minist-rio da parte de 8eus emavor dos #omens 0mais claramente ministrador do evangel#o2. "odemos observar navida de Aesus “ministro da circuncis$o” 0Fomanos (?.=2, de "aulo e &polo “servos eministros da "alavra” 0( oríntios 1.?2 e de "aulo e 7im%teo “servos e ministros da"alavra” 06ilipenses (.(2, exemplos de servos de 8eus !ue exerceram o diaconato comzelo e amor.

     /e voc5 tem o c#amado do /en#or para servi)lo em nossa igreja como diácono oudiaconisa, procure o pastor.