a arte de josé malhoa

22
José Vital Branco Malhoa, nasceu nas Caldas da Rainha em 28 de Abril de 1855 e faleceu em Figueiró dos Vinhos, a 26 de Outubro de 1933 Com apenas 12 anos entrou para a escola de Belas Artes, e todos os anos ganhou o primeiro prémio, devido às suas enormes faculdades e qualidade artísticas. Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro. Foi pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo integrado o Grupo do Leão. Destacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística Impressionista. Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi condecorado com a Grã- Cruz da Ordem de Santiago. Em 1933, ano da sua morte, foi criado o Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha.

Upload: biaesteves

Post on 01-Jul-2015

1.495 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Arte de José Malhoa

José Vital Branco Malhoa, nasceu nas Caldas da Rainha em 28 de Abril de 1855 e faleceu em Figueiró dos Vinhos, a 26 de Outubro de 1933Com apenas 12 anos entrou para a escola de Belas Artes, e todos os anos ganhou o primeiro prémio, devido às suas enormes faculdades e qualidade artísticas.

Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro. Foi pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo integrado o Grupo do Leão. Destacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística Impressionista. Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago. Em 1933, ano da sua morte, foi criado o Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha.

Page 2: A Arte de José Malhoa

O primeiro dinheiro que ganhou como artista, foi com vários desenhos da inundação da Ribeira de Santarém, para a revista “O Ocidente”, desenhos que colmatavam a falta de fotos que ilustrassem a tragédia. Talvez tenha sido uma premonição, aquilo que viria a ser a sua pintura, tendo sido considerado, um historiador de Portugal do seu tempo, oferecendo-nos com a sua obra uma visão privilegiada do nosso País

MALHOA: O MAIS “PORTUGUÊS”

DOS NOSSOS PINTORES

Page 3: A Arte de José Malhoa

Atelier do Artista (1893-1894)

Page 4: A Arte de José Malhoa

Grupo do Leão (1855- 1933)

Page 5: A Arte de José Malhoa

Cocegas (1904)

Page 6: A Arte de José Malhoa

Bebados (1907)

Page 7: A Arte de José Malhoa

Fado (1910)

Page 8: A Arte de José Malhoa

Praia da Maças (1918)

Page 9: A Arte de José Malhoa

Clara (1918)

Page 10: A Arte de José Malhoa

Outono (1919)

Page 11: A Arte de José Malhoa

Emigrante

Page 12: A Arte de José Malhoa

Desalento

Page 13: A Arte de José Malhoa

Corar a Roupa

Page 14: A Arte de José Malhoa

Conversa com vizinho

Page 15: A Arte de José Malhoa

A Sombra

Page 16: A Arte de José Malhoa

Ai Credo!

Page 17: A Arte de José Malhoa

As Papas

Page 18: A Arte de José Malhoa

As Promessas

Page 19: A Arte de José Malhoa

Cheia na Ribeira

Page 20: A Arte de José Malhoa

Sesta dos Ceifeiros

Page 21: A Arte de José Malhoa

Varanda dos

Rouxinois

Page 22: A Arte de José Malhoa

Vou ser Mãe

F i m