a alma do campo

230
A Alma A Alma do Campo

Upload: cesar-machado

Post on 26-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Versão digital do Livro de fotografias artísticas A Alma do Campo

TRANSCRIPT

Page 1: A Alma do Campo

A Alma do CampoA Alma doCampo

Page 2: A Alma do Campo

O olhar de César MachadoDe sua origem, parte o olhar sensível para a fotografia. Entre os nove irmãos, Cesar é um dos fotógrafos da família Machado e o único que seguiu carreira no fotojornalismo. Imerso no mundo da fotografia há pelo menos 25 anos, “Gaúcho” como é conhecido transformou sua paixão pela foto em imagens únicas e exclusivas para o livro “ Alma do Campo”.Desafiador, o projeto de produção foi intenso. Ele percorreu estados, fazendas, terras, conheceu gente e virou cúmplice da alma do campo. Cerca de dez propriedades entre os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e outros foram visitadas, o que confere ao projeto uma abrangência única e a magia de poder registrar para sempre a diversidade do campo.Com seu jeito simples, gentil e amigo, ele captou sob a ótica de suas lentes a cada porteira que se abria as belezas, a diversidade, a vida dura e o encanto da agricultura e pecuaria. Conseguiu registrar as cores vivas, a natureza surgindo e o homem por trás de todo este palco, tendo como cenário a terra querida.Ao entrar em cada lugar, um certo olhar de desconfiança se fazia presente, porém ao sair, sorrisos largos, abraços e a sensação de reconhecimento e de parceria davam lugar à qualquer tipo de sentimento, outrora arredio. Esta foi a prova maior de que o produtor, o homem do campo, o agricultor, quer, precisa e se sente confortável com reconhecimento sob qualquer gesto, seja um sorriso ou um “obrigado”. Todos eles colaboraram e foram fundamentais no processo de captação de imagem para o livro. Como lição de vida, Cesar traz além de um material novo, rico e cheio de alma, a certeza de que o amor àquilo que se faz, é o que faz o agronegócio brasileiro ser o que ele é hoje. Felicidade, simplicidade e beleza foram genuinamente capturadas por César por estas andanças de terra em terra.

HistóricoNatural de Santa Cruz do Sul, Cesar Machado é um renomado fotógrafo e sobretudo, referência no agronegócio. Sob a ValePress, sua Agência Fotográfica Agrostock é um dos maiores e mais importantes banco de dados com imagens do agronegócio e todos os seus segmentos de atuação. Atualmente é fotografo do jornal Gazeta do Povo (Paraná) e teve passagens por outros veículos como: jornal Zero Hora (Rio Grande do Sul) e Agência Estado.Clientes como Nutron, Bayer, AnimalWorld, Coopavel entre outras companhias, atestam sua experiência e excelência de trabalho, no que diz respeito à imagens e registros fotográficos no mercado de agribusiness.Conta em seu portfólio com conquistas com o prêmio New Holland – o maior prêmio de fotografia do agronegócio brasileiro. Também teve três fotos selecionadas no concurso internacional Objettivo Agriculture 2009, na Itália.

Foto

/Mar

celo

Rib

eiro

Page 3: A Alma do Campo

Este livro é uma obra, escolhida para ser arte. Arte que mostra ao mundo, em especial à terra brasileira a beleza, força, magnentismo e importância do campo neste país. A Nutron tem o orgulho de ser patrona deste projeto e de apresentar este livro como o primeiro livro-fotografia que apresenta o produtor rural brasileiro.Ao redor do mundo, muitos outros livros poderão surgir, mas no Brasil este é o primeiro que traz a alma do campo à tona, expondo o que existe de mais genuíno e orginal no agronegócio, sobre a agricultura, a pecuária e a vida do produtor.Agradecemos a todas as propriedades que abriram suas portas para a equipe de produção do livro, aos apoiadores e colaboradores desta obra – que tornaram o livro realidade – e especialmente aos produtores de todo o país, que mais do que reconhecimento merecem respeito, admiração e amor, por tantas horas e vida dedicada à produção.

Agradecimentos

Minas GeraisFazenda Luanda - LeiteLocal: São João Batista da Glória

Fazenda Reunida - corteLocal: Uberaba - MG

Fazenda Sta Luzia - LeiteLocal: Região de Passos MG

Fazenda GrinpizaLocal: Campo Florido - MG

São PauloEstancia Malibu - ConfinamentoLocal: Castilho - SP

Fazenda Barra do Tietê - Gado no PastoLocal: Castilho - SP

Mato GrossoFazenda Balsamo - Gado no PastoLocal: Campo Grande

Fazenda VanguardaLocal: Nova Mutum - MT

Fazenda Aroeira - Gado no PastoLocal: Cáceres - MT

ParanáCooperativa CoopavelLocal: Cascavel PR

Cooperativa C ValeLocal: Palotina PR

Cooperativa CoopagrilLocal: Marechal Rondon - PR

Granja Nossa senhora do CarmoBoa Esperança - PR Granja PetryLocal: Marechal Rondon - PR Granja SchuwarzerLocal: Marechal Rondon - PR

Linha São RoqueLocal: Marechal Rondon - PR

Granja Kamfer - Novo 3 PassosLocal: Marechal Rondon - PR

Granja MiottoLocal: Palotina - PR Granja GenzLocal: Nova Sta Rosa - PR

Fazenda Santo Antônio - ConfinamentoLocal: Céu Azul - PR

Fazenda Pluma - AviculturaLocal: Dois Vizinhos - PR Santa CatarinaSadiaChapecó - SC

Granja AlfaLocal: Palma Sola - SC Granja InvittiLocal: Xaxim SC Granja GarbimCordilheira Alta - SC

Page 4: A Alma do Campo

A Alma do Campo4

Page 5: A Alma do Campo

No verde e amarelo brasileiro, as terras férteis deste país são as bênçãos entregues aos homens de bem. Este homem é do campo e por natureza – herança do comportamento nacional – um otimista que acredita aonde quer chegar e sabe que pode ir longe, não apenas pelas cores e paisagens que surgem de suas plantações, devolvendo um espetáculo de vida e de alegria ao mundo, mas principalmente por sua bravura, competência e amor à terra.

Incondicional, este amor se transforma em um trabalho árduo, capaz de exigir todas as atenções de uma só vez. Tanta dedicação merece reverência do Brasil e admirável reconhecimento deste produtor, que entrega todos os dias sua alma ao campo em mais de 20 horas de trabalho, que se convertem num registro mensurável, já que o agronegócio responde por 1,4% do PIB brasileiro usando apenas 9% do território nacional para produção e por 37% da mão de obra empregada do país.

A Alma do CampoA Alma...

5

Page 6: A Alma do Campo

Tanta responsabilidade, e quanta potência. O agricultor brasileiro pode ajudar a alimentar o mundo. E esta não é uma suposição, é um fato. Em 10 anos, a demanda mundial por alimentos crescerá 20% e o Brasil atenderá 40% desta demanda, sem destruir a natureza em tempos de energia renovável e valores de sustentabilidade.

Arroz, milho, feijão, soja, trigo, precisam estar à disposição do planeta pelos próximos 30 anos, para abastecer e matar a fome de mais de 9 bilhões de pessoas.

O que seria do mundo sem o agricultor? O que seria da vida de cada homem de bem sem o agricultor? A alma do campo está em cada produtor, em cada gota de suor despendida para fazer dar certo uma ou mil coisas. A alma do campo está em cada pedacinho de terra trabalhada para produzir o que o Brasil e o mundo reconhecem e aplaudem de pé. Obrigado!

Este é o primeiro livro registro, que apresenta o cotidiano, a vida, o trabalho e a real beleza – quase nunca vista pelas pessoas - historia de viver no campo, de ter a terra como fiel escudeira e parceira, de ter nas mãos o poder e a alegria de gerar alimento para o mundo.

...e o Campo

6

Page 7: A Alma do Campo

Até 2050, o planeta terá 9,3 bilhões de pessoas, consumindo alimentos, gastando energias. Mais do que necessário, é mandatório ter responsabilidade para atender a esta demanda, com técnicas de produção e de conservação em constante evolução.

Neste cenário de responsabilidades, a nutrição animal tem papel fundamental. É de conhecimento que contaminantes nos ingredientes do alimento dos animais afetam diretamente os consumidores, por isso a qualidade e a segurança são fatores determinantes para uma nutrição segura.

É importante que a produção comece na escolha da matéria prima, acompanhada de investimentos em conhecimento dos ingredientes e de seus processos produtivos, garantindo um controle maior de contaminantes. O produtor sabe que atenção especial também deve ser dada aos fornecedores, que de preferência devem vir com credenciais e um monitoramento global.

O mercado está em mudança, e a evolução é constante neste segmento. Utilizar as melhores práticas é premissa para o máximo retorno do investimento na produção animal. Equipes compostas por cientistas e especialistas nas particularidades de cada segmento, conferem trabalhos e resultados mais seguros para o produtor, empresa e investidor.

É possível encontrar no mercado softwares exclusivos para controle e gestão da produção, desenvolvidos para cada espécie, além de empresas que oferecem consultoria estratégica para todos os módulos da produção.

Na Nutrição Animal, a alta performance é obrigatória. E ser eficiente é uma necessidade. Por isso, projetos que possuam uma plataforma que equilibra o máximo em qualidade e serviços de ponta, faz diferença no resultado final.

Entender as reais necessidades de cada cliente e oferecer soluções customizadas para estas necessidades, utilizando conhecimento e alta tecnologia confere à tecnologia de produção aplicada um crescimento responsável, visando o máximo de retorno do investimento.

Tecnologiade produção

7

Page 8: A Alma do Campo

Por que do livro ?

8

Page 9: A Alma do Campo

O Livro A Alma do Campo nasceu da vontade de produzir um registro permanente de uma das maiores fontes de riqueza brasileira. Em apenas uma publicação, de forma artística e cultural, imagens representam a vida de uma figura que faz parte do cotidiano brasileiro: o agricultor.Apresentar por meio destas imagens, o dia a dia da vida no campo nas mais diversas regiões do País, mostrando as mais variadas formas de trabalho e seus encantos.Por isso, o livro além de fazer este registro inédito, valoriza com tal obra os aspectos culturais de cada região contemplada no projeto A Alma do Campo.Permitir o acesso livre ao conteúdo, com a distribuição gratuita de exemplares às secretarias de cultura das cidades registradas.São 160 páginas coloridas, com 200 imagens artísticas produzidas pelo renomado fotógrafo César Machado, que percorreu as situações cotidianas do homem do campo, transformando este trabalho em uma obra com conteúdo livre.Em cada página surge a foto do dia a dia do trabalhador rural como fundo, sobre a qual se encontra uma descritiva alusiva, sendo o título da foto. Embora seja abordado o tema rural, todo seu trabalho é dedicado aos homens que trabalham na lavoura.

9

Page 10: A Alma do Campo

10

Page 11: A Alma do Campo

“Vida no campo é serena e bela, ar puro e matas verdejantes,Pássaros e flores em estonteantes, sinfonias de trinados e cores na janela”

Pedro Paulo da Gama Bentes

11

Page 12: A Alma do Campo

“Vós os que hoje colheis, por esses campos largos, o doce fruto e a flor, Acaso esquecereis os ásperos e amargos tempos do semeador”Machado de Assis

12

Page 13: A Alma do Campo

13

Page 14: A Alma do Campo

14

Page 15: A Alma do Campo

15

Page 16: A Alma do Campo

16

Page 17: A Alma do Campo

17

Page 18: A Alma do Campo

18

Page 19: A Alma do Campo

“Por detrás das árvores não se escondem faunos, não. Por detrás das árvores escondem-se os soldados

com granadas de mão”Antonio gedeão

19

Page 20: A Alma do Campo

Responsabilidade e eficiência na produção da nutrição animal

20

Page 21: A Alma do Campo

21

Page 22: A Alma do Campo

22

Page 23: A Alma do Campo

23

Page 24: A Alma do Campo

24

Page 25: A Alma do Campo

25

Page 26: A Alma do Campo

26

Page 27: A Alma do Campo

27

Page 28: A Alma do Campo

28

Page 29: A Alma do Campo

29

Page 30: A Alma do Campo

30

Page 31: A Alma do Campo

31

Page 32: A Alma do Campo

Grãos de ouro

32

Page 33: A Alma do Campo

Alimento para o mundo

33

Page 34: A Alma do Campo

34

Page 35: A Alma do Campo

35

Page 36: A Alma do Campo

36

Page 37: A Alma do Campo

37

Page 38: A Alma do Campo

38

Page 39: A Alma do Campo

39

Page 40: A Alma do Campo

40

Page 41: A Alma do Campo

41

Page 42: A Alma do Campo

42

Page 43: A Alma do Campo

43

Page 44: A Alma do Campo

44

Page 45: A Alma do Campo

45

Page 46: A Alma do Campo

46

Page 47: A Alma do Campo

47

Page 48: A Alma do Campo

48

Page 49: A Alma do Campo

49

Page 50: A Alma do Campo

Homens….

50

Page 51: A Alma do Campo

“Não são vespas, nem besoiros, nem pássaros a assobiar. São os silvos das balas cortando a espessura do ar”

Antonio Gideão

…e máquinas

51

Page 52: A Alma do Campo

52

Page 53: A Alma do Campo

53

Page 54: A Alma do Campo

54

Page 55: A Alma do Campo

55

Page 56: A Alma do Campo

56

Page 57: A Alma do Campo

57

Page 58: A Alma do Campo

Responsabilidade que começa no campo

58

Page 59: A Alma do Campo

59

Page 60: A Alma do Campo

O homem60

Page 61: A Alma do Campo

61

Page 62: A Alma do Campo

62

Page 63: A Alma do Campo

“ Não podem fazer ideia da vida que eles levam, ali. Uma vida rural simples e dura. Levantam-se cedo porque têm muito que fazer e deitam-se cedo porque têm muito pouco que pensar”

Oscar Wilde

63

Page 64: A Alma do Campo

“Esse homem é o destemido sertanejoCorajoso, perspicaz, mas sem vaidade,Faz o bem e a caridade num lampejo! Do trabalho desse homem de bondadeResulta o pão de cada dia, com ensejo,Para todos lá do campo e das cidades”José Rosendo

64

Page 65: A Alma do Campo

65

Page 66: A Alma do Campo

Aprendem desde cedo a viver com alegriaRespeitam a natureza com muita sabedoriaPra quem nele acreditouDeus reservou uma vida em harmonia

66

Page 67: A Alma do Campo

67

Page 68: A Alma do Campo

“Eu venho vindo de uma querência distante Sou um boiadeiro errante que nasceu naquela serra O meu cavalo corre mais que o pensamento Ele vem no passo lento porque ninguém me espera”Sergio Reis

68

Page 69: A Alma do Campo

69

Page 70: A Alma do Campo

70

Page 71: A Alma do Campo

“Se esse mundo é o nosso pai o tempo é a magiaQue nos mostra a direcão sem medo nem poesia”

Almir Sater

71

Page 72: A Alma do Campo

72

Page 73: A Alma do Campo

“Ali passava boi, passava boiadaTinha uma palmeira na beira da estrada

Onde foi gravado muito coração”Sérgio reis

73

Page 74: A Alma do Campo

74

Page 75: A Alma do Campo

“Vai boiadeiro que o dia já vemLevo o teu gado e vai pensando no teu bem”

Luiz Gonzaga

75

Page 76: A Alma do Campo

Admirável gado novo

76

Page 77: A Alma do Campo

77

Page 78: A Alma do Campo

78

Page 79: A Alma do Campo

79

Page 80: A Alma do Campo

80

Page 81: A Alma do Campo

81

Page 82: A Alma do Campo

82

Page 83: A Alma do Campo

83

Page 84: A Alma do Campo

Bovinosde Corte

84

Page 85: A Alma do Campo

85

Page 86: A Alma do Campo

86

Page 87: A Alma do Campo

87

Page 88: A Alma do Campo

88

Page 89: A Alma do Campo

Quem ama, cuida

89

Page 90: A Alma do Campo

90

Page 91: A Alma do Campo

Arte viva

91

Page 92: A Alma do Campo

92

Page 93: A Alma do Campo

93

Page 94: A Alma do Campo

94

Page 95: A Alma do Campo

95

Page 96: A Alma do Campo

96

Page 97: A Alma do Campo

97

Page 98: A Alma do Campo

98

Page 99: A Alma do Campo

99

Page 100: A Alma do Campo

100

Page 101: A Alma do Campo

101

Page 102: A Alma do Campo

102

Page 103: A Alma do Campo

103

Page 104: A Alma do Campo

104

Page 105: A Alma do Campo

105

Page 106: A Alma do Campo

106

Page 107: A Alma do Campo

107

Page 108: A Alma do Campo

108

Page 109: A Alma do Campo

109

Page 110: A Alma do Campo

110

Page 111: A Alma do Campo

111

Page 112: A Alma do Campo

O movimento dos ventos

112

Page 113: A Alma do Campo

113

Page 114: A Alma do Campo

114

Page 115: A Alma do Campo

115

Page 116: A Alma do Campo

“O rio tá calmo e a boiada vai nadando Veja aquele boi berrando Chico Bento corre lá Lace o mestiço salve êle das piranhas Tire o gado da campana pra viagem continuar”Boiadeiro Errante

116

Page 117: A Alma do Campo

117

Page 118: A Alma do Campo

118

Page 119: A Alma do Campo

119

Page 120: A Alma do Campo

120

Page 121: A Alma do Campo

121

Page 122: A Alma do Campo

122

Page 123: A Alma do Campo

123

Page 124: A Alma do Campo

124

Page 125: A Alma do Campo

125

Page 126: A Alma do Campo

Genuíno poder

126

Page 127: A Alma do Campo

127

Page 128: A Alma do Campo

Êh, vida de gado, povo marcado, povo felizZé Ramalho

128

Page 129: A Alma do Campo

129

Page 130: A Alma do Campo

Bovinosde Leite

130

Page 131: A Alma do Campo

131

Page 132: A Alma do Campo

“É o comer que faz a fome”Eça de Queiroz

132

Page 133: A Alma do Campo

133

Page 134: A Alma do Campo

134

Page 135: A Alma do Campo

Poder da vida

135

Page 136: A Alma do Campo

136

Page 137: A Alma do Campo

137

Page 138: A Alma do Campo

138

Page 139: A Alma do Campo

Todo cuidado e carinho, como se fosse um dos seus

139

Page 140: A Alma do Campo

140

Page 141: A Alma do Campo

141

Page 142: A Alma do Campo

142

Page 143: A Alma do Campo

O Preto e o Branco no contraste de cores da vida, de cores do campo

143

Page 144: A Alma do Campo

144

Page 145: A Alma do Campo

Alimento para o mundo

145

Page 146: A Alma do Campo

Simples como o preto e o branco

146

Page 147: A Alma do Campo

147

Page 148: A Alma do Campo

Vigia constante da vida que está por vir

148

Page 149: A Alma do Campo

149

Page 150: A Alma do Campo

Que ao dar a benção da vida, entregou a sua...

150

Page 151: A Alma do Campo

Uma vida que nasce aos poucos, para o mundo, mas desde sempre para o campo

151

Page 152: A Alma do Campo

152

Page 153: A Alma do Campo

153

Page 154: A Alma do Campo

“o olho do dono que engorda o bolso” ou supervisão diária para que a qualidade seja impecávelz

154

Page 155: A Alma do Campo

155

Page 156: A Alma do Campo

156

Page 157: A Alma do Campo

Verdes, campos, verdes santos, verde vasto, verde do pasto

157

Page 158: A Alma do Campo

A ajuda que vem de mãos calejadas, prontas para o amanhã

158

Page 159: A Alma do Campo

O começo da vida no campo de novos bezerros

159

Page 160: A Alma do Campo

160

Page 161: A Alma do Campo

161

Page 162: A Alma do Campo

162

Page 163: A Alma do Campo

Suínos163

Page 164: A Alma do Campo

164

Page 165: A Alma do Campo

165

Page 166: A Alma do Campo

Observar o que faz parte da vida

166

Page 167: A Alma do Campo

167

Page 168: A Alma do Campo

Sagrado para alguns, abençoado por outros

168

Page 169: A Alma do Campo

169

Page 170: A Alma do Campo

170

Page 171: A Alma do Campo

Mais um pouquinho de cuidado, não faz mal a ninguém

171

Page 172: A Alma do Campo

172

Page 173: A Alma do Campo

173

Page 174: A Alma do Campo

Proteção, cuidado, excelência

174

Page 175: A Alma do Campo

175

Page 176: A Alma do Campo

176

Page 177: A Alma do Campo

177

Page 178: A Alma do Campo

178

Page 179: A Alma do Campo

“A vida no campo é fruta maduraAmizade é coisa pura, é mel no coração

Gado no curral, cuscuz com leiteCafé com queijo, eu gosto é de um requeijão”

179

Page 180: A Alma do Campo

Responsabilidade e progresso, uma fórmula de sucesso

180

Page 181: A Alma do Campo

181

Page 182: A Alma do Campo

“Um dia eu tentei fugir de mimMas para onde eu ia, já estavaE quanto mais na vida eu corriaMais próximo de mim eu ficava”

“Muito prazer, sou o porquinhoEu te alimento também

Meu couro bem tostadinhoQuem é que não sabe o sabor que tem

Se você cresce um pouquinhoO mérito, eu sei

Cabe a mim também”

182

Page 183: A Alma do Campo

Se quiser, me chameTe darei salameE a mortadelaBranca, rosa e belaNum pãozinho quenteContinuando o assuntoTe darei presuntoE na feijoadaMesmo requentadaAgrado a toda gente

“Sendo um porquinho informadoO meu destino bem sei

Depois de estar bem tostado Fritinho ou assado

Eu partirei Com a tia vaca do lado

Vestido de anjinho Pro céu voarei”

Vinicius de Moraes

183

Page 184: A Alma do Campo

184

Page 185: A Alma do Campo

Proteção

185

Page 186: A Alma do Campo

Você tem fome de quê?

186

Page 187: A Alma do Campo

Carinho e amor

187

Page 188: A Alma do Campo

188

Page 189: A Alma do Campo

189

Page 190: A Alma do Campo

190

Page 191: A Alma do Campo

Genuidade

191

Page 192: A Alma do Campo

192

Page 193: A Alma do Campo

193

Page 194: A Alma do Campo

Doçura

194

Page 195: A Alma do Campo

195

Page 196: A Alma do Campo

196

Page 197: A Alma do Campo

197

Page 198: A Alma do Campo

198

Page 199: A Alma do Campo

199

Page 200: A Alma do Campo

Organização, método, responsabilidade

200

Page 201: A Alma do Campo

201

Page 202: A Alma do Campo

Aves202

Page 203: A Alma do Campo

203

Page 204: A Alma do Campo

204

Page 205: A Alma do Campo

205

Page 206: A Alma do Campo

206

Page 207: A Alma do Campo

207

Page 208: A Alma do Campo

208

Page 209: A Alma do Campo

209

Page 210: A Alma do Campo

210

Page 211: A Alma do Campo

211

Page 212: A Alma do Campo

212

Page 213: A Alma do Campo

213

Page 214: A Alma do Campo

214

Page 215: A Alma do Campo

Um milhão de mil que serão mil milhões em mil de mim, em mil de ti em mil de mil

215

Page 216: A Alma do Campo

216

Page 217: A Alma do Campo

217

Page 218: A Alma do Campo

O galo cantou, é de manhãA barra do dia dourada vem surgindo

Clareou, a passadara acordada fazendo festaNatureza sorrindo

218

Page 219: A Alma do Campo

219

Page 220: A Alma do Campo

Nutrição de hoje, Nutrição do amanhã

220

Page 221: A Alma do Campo

221

Page 222: A Alma do Campo

222

Page 223: A Alma do Campo

223

Page 224: A Alma do Campo

224

Page 225: A Alma do Campo

225

Page 226: A Alma do Campo

226

Page 227: A Alma do Campo

227

Page 228: A Alma do Campo

228

Page 229: A Alma do Campo

229

Page 230: A Alma do Campo

Patrocínio Realização

230