9.12 o significado da ceia do senhor

4
7/31/2019 9.12 O Significado Da Ceia Do Senhor http://slidepdf.com/reader/full/912-o-significado-da-ceia-do-senhor 1/4 1 9.12 O significado da ceia do Senhor Nota: AT = Antigo Testamento ; NT = Novo Testamento Qual é o significado da ceia do Senhor? O Senhor Jesus instituiu duas ordenanças (ou sacramentos) para serem observados pela igreja. O capítulo anterior [ da Teologia Sistemática do autor ] discutiu o batismo, ordenança que é observada somente uma vez como sinal do começo da vida cristã de uma pessoa. Este capítulo vai dissertar sobre a ceia do Senhor, ordenança que deve ser observada repetidamente ao Longo de toda a nossa vida cristã como sinal de continuidade na comunhão com Cristo. A. Comer na presença de Deus: uma bênção especial por toda a Bíblia Jesus instituiu a ceia do Senhor do seguinte modo: Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: ”Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai ” (Mt 26.26-29) Paulo acrescenta as seguintes frases da tradição que recebeu (lCo 11.23): “ Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso, sempre que o beberem em memória de mim ” (1 Co 11.25) Há alguns antecedentes dessa cerimônia no Antigo Testamento? Parece que há, pois houve exemplos de comer e de beber na presença de Deus na antiga aliança também. Por exemplo, quando o povo de Israel estava acampado diante do Monte Sinai, exatamente após Deus ter dado os Dez Mandamentos, Deus chamou os líderes de Israel para subirem à montanha a fim de se encontrarem com ele: Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta autoridades de Israel subiram e viram o Deus de Israel [...] eles viram a Deus, e depois comeram e beberam ” (Êx 24.9,11). Além disso, cada ano o povo de Israel devia dizimar (dar o dízimo) de todas as suas colheitas. Então a lei de Moisés especificava: “Cotam o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, e a primeira cria de todos os seus rebanhos na presença do SENHOR, o seu Deus, no local que ele escolher como habitação do seu Nome, para que aprendam a temer sempre o Senhor, o seu Deus. [...] Então juntamente com suas famílias comam e alegrem- se ali, na presença do SENHOR, o seu Deus ” (Dt 14.23,26). Porém mesmo antes disso Deus havia colocado Adão e Eva no jardim do Éden e lhes havia dado tudo de sua abundância para comer (exceto o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal). Desde que não havia nenhum pecado naquela época e como Deus os tinha criado para companheirismo com ele mesmo e para sua própria glória, cada comida que Adão e Eva comiam deve ter sido uma refeição festiva na presença do Senhor.

Upload: provaievede-apalavra

Post on 05-Apr-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 9.12 O Significado Da Ceia Do Senhor

7/31/2019 9.12 O Significado Da Ceia Do Senhor

http://slidepdf.com/reader/full/912-o-significado-da-ceia-do-senhor 1/4

1

9.12 O significado da ceia do Senhor 

Nota: AT = Antigo Testamento ; NT = Novo Testamento

Qual é o significado da ceia do Senhor?

O Senhor Jesus instituiu duas ordenanças (ou sacramentos) para serem observados pelaigreja. O capítulo anterior [da Teologia Sistemática do autor ] discutiu o batismo, ordenançaque é observada somente uma vez como sinal do começo da vida cristã de uma pessoa.Este capítulo vai dissertar sobre a ceia do Senhor, ordenança que deve ser observadarepetidamente ao Longo de toda a nossa vida cristã como sinal de continuidade nacomunhão com Cristo.

A. Comer na presença de Deus: uma bênção especial por toda a Bíblia Jesus instituiu aceia do Senhor do seguinte modo:

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos,dizendo:

“Tomem e comam; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: ”Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Eu lhes digo que,de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai ” (Mt 26.26-29)

Paulo acrescenta as seguintes frases da tradição que recebeu (lCo 11.23): “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso, sempre que o beberem em memória de mim ” (1Co 11.25)

Há alguns antecedentes dessa cerimônia no Antigo Testamento? Parece que há, poishouve exemplos de comer e de beber na presença de Deus na antiga aliança também. Porexemplo, quando o povo de Israel estava acampado diante do Monte Sinai, exatamenteapós Deus ter dado os Dez Mandamentos, Deus chamou os líderes de Israel para subiremà montanha a fim de se encontrarem com ele:

“Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta autoridades de Israel subiram e viram o Deus de Israel [...] eles viram a Deus, e depois comeram e beberam ” (Êx 24.9,11).

Além disso, cada ano o povo de Israel devia dizimar (dar o dízimo) de todas as suascolheitas. Então a lei de Moisés especificava: “Cotam o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, e a primeira cria de todos os seus rebanhos na presença do SENHOR, o seu Deus, no local que ele escolher como habitação do seu Nome, para que aprendam a temer sempre o Senhor, o seu Deus. [...] Então juntamente com suas famílias comam e alegrem- se ali, na presença do SENHOR, o seu Deus ” (Dt 14.23,26).

Porém mesmo antes disso Deus havia colocado Adão e Eva no jardim do Éden e lheshavia dado tudo de sua abundância para comer (exceto o fruto da árvore do conhecimentodo bem e do mal). Desde que não havia nenhum pecado naquela época e como Deus os

tinha criado para companheirismo com ele mesmo e para sua própria glória, cada comidaque Adão e Eva comiam deve ter sido uma refeição festiva na presença do Senhor.

Page 2: 9.12 O Significado Da Ceia Do Senhor

7/31/2019 9.12 O Significado Da Ceia Do Senhor

http://slidepdf.com/reader/full/912-o-significado-da-ceia-do-senhor 2/4

2

Quando essa comunhão na presença de Deus foi quebrada posteriormente pelo pecado,Deus ainda permitiu que algumas refeições (como o dízimo dos frutos mencionadosanteriormente) fossem feitas em sua presença. Essas refeições eram uma restauraçãoparcial da comunhão com Deus que Adão e Eva desfrutaram antes da queda, muitoembora ela fosse deteriorada pelo pecado. Mas a comunhão do comer na presença do

Senhor que encontramos na ceia do Senhor é muito melhor. As comidas sacrificais no ATapontavam continuamente para o fato de que os pecados não haviam sido pagos ainda,porque os sacrifícios eram repetidos ano após ano e porque eles olhavam para o Messiasque estava por vir para lhes retirar os pecados (v. Hb l0.1-4). A ceia do Senhor, contudo,nos lembra do pagamento completo que Jesus já fez por nossos pecados, de forma quepodemos agora comer na presença do Senhor com grande regozijo.

Todavia, mesmo a ceia do Senhor anseia pela refeição comunitária ainda maismaravilhosa na presença do Senhor no tempo futuro, quando a comunhão do Éden serárestaurada e haverá alegria muito maior, porque os que comerem na presença do Senhorserão pecadores perdoados

confirmados em justiça, capazes de nunca mais pecar. O tempo futuro desse comer napresença de Deus é sugerido por Jesus quando ele diz: “Eu lhes digo que, de agora emdiante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo comvocês no Reino de meu Pai (Mt 26.29). Apocalipse nos fala mais explicitamente a respeitoda ceia das bodas do Cordeiro: “E o anjo me disse: ‘Escreva: Felizes os convidados para obanquete do casamento do Cordeiro!’ E acrescentou: ‘Estas são as palavras verdadeirasde Deus” (Ap 19.9). Esse será um tempo de grande regozijo na presença do Senhor, assimcomo será um tempo de reverência e de temor diante dele.

Do Gênesis ao Apocalipse, portanto, o alvo de Deus tem sido levar seu povo à comunhãocom ele, e uma das grandes alegrias de experimentar essa comunhão é o fato de quepodemos comer e beber na presença do Senhor. Seria saudável para a igreja hojereconquistar um senso mais vívido da presença de Deus na mesa do Senhor.

O significado da ceia do Senhor 

O significado da ceia do Senhor é complexo, rico e amplo. Há diversos símbolos afirmadosna ceia do Senhor.

1. A morte de Cristo. 

Quando participamos da ceia do Senhor, simbolizamos a morte de Cristo, porque nossasações delineiam um quadro de sua morte por nós. Quando o pão é partido, simboliza opartir do corpo de Cristo; e quando o conteúdo do cálice é derramado, simboliza o sanguede Cristo vertido por nós. Essa é a razão pela qual a participação na ceia do Senhor étambém uma espécie de proclamação: “Porque, sempre que comerem deste pão ebeberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha” (lCo 11.26).

2. Nossa participação nos benefícios da morte de Cristo. 

Jesus ordenou aos discípulos: Tomem e comam; isto é o meu corpo” (Mt 26.26). Quandoindividualmente tomamos o cálice, um de nós está, por meio dessa ação, proclamando:

“Estou me apropriando dos benefícios da morte de Cristo”. Quando fazemos isso, estamos

Page 3: 9.12 O Significado Da Ceia Do Senhor

7/31/2019 9.12 O Significado Da Ceia Do Senhor

http://slidepdf.com/reader/full/912-o-significado-da-ceia-do-senhor 3/4

3

fornecendo um símbolo do fato de que participamos ou partilhamos dos benefícios obtidospela morte de Cristo por nos.

3. Nutrição espiritual. 

Do mesmo modo que a comida comum nutre o corpo, assim o pão e o vinho da ceia doSenhor nos trazem nutrição. Mas eles também ilustram o fato de que há alimento e umarefeição espiritual que Cristo dá à nossa alma — de fato, a cerimônia que Jesus instituiu é,em sua verdadeira natureza, designada para nos ensinar isso. Jesus disse: “Se vocêscomerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em simesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, eeu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue éverdadeira bebida. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sanguepermanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivopor causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa” (Jo 6.53-57).

Certamente Jesus não está falando de comer literalmente sua carne e seu sangue. Mas,se não de comer e beber literalmente, então ele deve ter em mente uma participaçãoespiritual nos benefícios da redenção que adquiriu para nós. Essa nutrição espiritual, tãonecessária para a alma é tanto simbolizada como experimentada em nossa participação naceia do Senhor.

4. A unidade dos crentes. 

Quando os cristãos participam juntos da ceia do Senhor, também dão um sinal claro desua unidade um com o outro. De fato, Paulo diz: “Como há somente um pão, nós, quesomos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão” (1 Co10.17).

Quando colocamos essas quatro coisas juntas, começamos a perceber alguns dossignificados mais ricos da ceia do Senhor. Quando participo, venho à presença de Cristo,lembro que ele morreu por mim, participo dos benefícios de sua morte, recebo nutriçãoespiritual e me sinto unido com todos os outros crentes que participam dessa ceia. Quegrande motivo de ação de graças e alegria deve ser achado nessa ceia do Senhor!

Mas além dessas verdades visivelmente ilustradas pela ceia do Senhor, o fato de que

Cristo instituiu essa cerimônia para nós significa que por meio dela ele está também nosprometendo ou afirmando certas coisas. Quando participamos da ceia do Senhor,devemos nos lembrar repetidamente de duas afirmações que Cristo está nos fazendo.

5. Cristo afirma seu amor por mim. 

O fato de que sou capaz de participar da ceia do Senhor - na verdade, Jesus me convida avir — é um lembrete vivido e um sinal visível e seguro de que Jesus me ama individual epessoalmente. Quando venho participar da ceia do Senhor, encontro desse modo umacerteza renovada do amor pessoal de Cristo por mim.

Page 4: 9.12 O Significado Da Ceia Do Senhor

7/31/2019 9.12 O Significado Da Ceia Do Senhor

http://slidepdf.com/reader/full/912-o-significado-da-ceia-do-senhor 4/4

4

6. Cristo afirma que todas as bênçãos da salvação estão reservadas para mim. 

Quando o convite de Cristo para participar da ceia do Senhor, o fato de que sou convidadoà sua presença me assegura de que ele tem bênçãos abundantes para mim. Nessa ceia,estou realmente comendo e bebendo um antepasto do grande banquete do Rei. Venho a

essa mesa como membro de sua família eterna. Quando o Senhor me dá boas-vindas aessa mesa, ele me assegura que me receberá com todas as demais bênçãos da terra e docéu, e especialmente para a grande ceia das bodas do Cordeiro, na qual um lugar foireservado para mim.

7. Eu afirmo a minha fé em Cristo. 

Finalmente, enquanto como o pão e bebo o cálice, com essas ações estou proclamando:“Preciso de ti e confio em ti, Senhor Jesus, para perdoar os meus pecados e dar vida esaúde para a minha alma, porque somente pelo teu corpo partido e pelo teu sangue vertidoeu posso ser salvo”. De fato, quando participo do partir do pão e o como e quando participo

do verter do sangue e o bebo, proclamo repetidamente que os meus pecados foram parteda causa dos sofrimentos e morte de Jesus. Desse modo a tristeza, a alegria, a ação degraças e o profundo amor por Cristo são ricamente misturados na beleza da ceia doSenhor.

Autor: Wayne GrudemFonte: Teologia Sistemática do autor, Ed. Vida Nova

Mais estudos no site

http://sites.google.com/site/estudosbiblicossolascriptura/