8º festival contemporÂneo de danÇa 29 de outubro a … - galeria... · uma hora de antecedência...

8
8º FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA 29 de outubro a 15 de novembro A 8ª edição do Festival Contemporâneo de Dança reúne, em São Paulo, artistas interessados em experimentar possibilidades de convívio, conexão e partilha, cujos trabalhos insistem em propor questões fundamentais. Michelle Moura (Curitiba – Brasil) BLINK 29 e 30 de outubro Intrigada pelo ato reflexo de piscar os olhos e pelas consequências corporais de sua interrupção, Michelle Moura traz ao público uma coreografia vertiginosa, criada a partir do movimento das pálpebras. Serviço Local: Sala Paissandu Data: 29 e 30.10 – Quinta e sexta às 20h Classificação: 14 anos Duração: 70 minutos Ingressos: Entrada gratuita (retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro) Ivo Dimchev (Sofia – Bulgária) 15 SONGS FROM MY SHOWS 31 de outubro e 1º de novembro Conduzido em quinze composições musicais da sua autoria, o espetáculo de Ivo Dimchev apresenta as performances como unidades independentes em um peculiar concerto que confirma a versatilidade e o talento musical do artista. Serviço Local: Sala Paissandu Data: 31.10 e 01.11 – Sábado às 20h e domingo às 19h Classificação: 10 anos Duração: 50 minutos Ingressos: Entrada gratuita (retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro)

Upload: nguyencong

Post on 25-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

8º FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA 29 de outubro a 15 de novembro

A 8ª edição do Festival Contemporâneo de Dança reúne, em São Paulo, artistas interessados

em experimentar possibilidades de convívio, conexão e partilha, cujos trabalhos insistem em propor questões fundamentais. Michelle Moura (Curitiba – Brasil) BLINK 29 e 30 de outubro Intrigada pelo ato reflexo de piscar os olhos e pelas consequências corporais de sua interrupção, Michelle Moura traz ao público uma coreografia vertiginosa, criada a partir do movimento das pálpebras. Serviço Local: Sala Paissandu Data: 29 e 30.10 – Quinta e sexta às 20h Classificação: 14 anos Duração: 70 minutos Ingressos: Entrada gratuita (retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro)

Ivo Dimchev (Sofia – Bulgária) 15 SONGS FROM MY SHOWS 31 de outubro e 1º de novembro

Conduzido em quinze composições musicais da sua autoria, o espetáculo de Ivo Dimchev apresenta as performances como unidades independentes em um peculiar concerto que confirma a versatilidade e o talento musical do artista. Serviço Local: Sala Paissandu Data: 31.10 e 01.11 – Sábado às 20h e domingo às 19h Classificação: 10 anos Duração: 50 minutos Ingressos: Entrada gratuita (retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro)

Ivo Dimchev (Sofia – Bulgária) LILI HANDEL 05 e 06 de novembro Nesta intensa e crua performance, Ivo Dimchev, apresenta a história da calejada diva Lili Handel. A tragédia do desvanecimento da sua beleza, que a transforma em uma criatura sem rosto nem gênero, atinge as profundezas do seu ser. Serviço Local: Sala Paissandu Data: 05 e 06.11 – Quinta e sexta às 20h Classificação: 14 anos Duração: 60 minutos Ingressos: Entrada gratuita (retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro)

Wagner Schwartz (São Paulo – Brasil/ Paris – França) LA BÊTE

07 e 08 de novembro

Nessa performance, Schwartz manipula uma réplica de plástico de uma das esculturas da série Bichos (1960), de Lygia Clark. O andamento das experiências artísticas de Wagner Schwartz elabora-se a partir da necessidade de transitar entre práticas e culturas diferentes. Serviço Local: Sala Paissandu Data: 07 e 08.11 – Sábado às 20h e domingo às 19h Classificação: 16 anos Duração: 50 minutos Ingressos: Entrada gratuita (retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro)

Ricardo Rubio e Robert Steijn (México/Holanda) PRELUDE ON LOVE 12 e 13 de novembro Dois artistas, um mexicano e outro holandês, conectados pela dança, criam um diálogo onde suas energias, estimuladas pelo encontro dos corpos, se bastam. Interessados em explorar o carinho e a transparência entre os homens, sem moralismos ou censuras, eles tentam redefinir a ternura como uma via alternativa para pensar, comportar-se e perceber a realidade. Serviço Local: Sala Paissandu Data: 12 e 13.11 – Quinta e sexta às 20h Classificação: 14 anos Duração: 45 minutos Ingressos: Entrada gratuita (retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro) Marcela Levi e Lucía Russo (Rio de Janeiro – Brasil/ Argentina) MORDEDORES 14 e 15 de novembro

Ao corpo contemporâneo blindado e asséptico, envolvido em fantasias cosméticas na sua desesperada busca de uma fortaleza auto-protetora contrapõe-se um corpo permeável, mais elástico, que suja e se suja, que pensa e é pensado, morde e é mordido. Serviço Local: Sala Paissandu Data: 14 e 15.11 – Sábado às 20h e domingo às 19h Classificação: 10 anos Duração: 40 minutos Ingressos: Entrada gratuita (retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro)

JAM OLIDO – DE DANÇAS URBANAS 1º de novembro

Nos anos 80, a estação São Bento do

Metrô foi o ponto de encontro da cultura Hip Hop. Todos os sábados dançarinos de todas as regiões de São Paulo se encontravam para praticar e trocar idéias. A São Bento teve uma importância tão grande no desenvolvimento da cultura Urbana que ganhou o apelido de “templo do Hip Hop”. No final dos anos 90, o lugar foi interditado para construção de um Shopping e a comunidade ficou sem esse espaço.

Em 2006, o dançarino Frank Ejara reuniu vários dançarinos da cidade e, juntos iniciaram tentativas de retomar o espírito que havia sido perdido com o final da São Bento. Em 2007, através da parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento de Expansão Cultural, os encontros passaram a se realizar na Vitrine da Dança da Galeria Olido nascendo então, a JAM OLIDO de Danças Urbanas.

Os DJs convidados tocam músicas de diversos estilos desde o estilo funk dos anos 70/80 à musica eletrônica atual, passando pelo Break Beat, Rap, R&B, G FUNK e ritmos latinos. Com o mesmo papel que a estação São Bento fazia nos anos 80 e 90, a Jam Olido reúne a comunidade das danças urbanas para confraternização, troca de experiências e o intercâmbio com o público geral.

Serviço Local: Vitrine da Dança e Corredor Olido Data: 01.11 das 15h às 20h Direção: Frank Ejara DJs residentes: Frank Ejara, Andre Bidu e Niko

OFICINAS DE CRIAÇÃO – 8º FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA 03 a 06 de novembro

O 8º Festival Contemporâneo de Dança abre espaços para as oficinas gratuitas. Estudantes e profissionais de dança são o público alvo do evento. Os interessados devem enviar currículo resumido até 02 de novembro para o e-mail: [email protected]. Os selecionados serão contatados por e-mail. Ivo Dimchev (Sofia – Bulgária) IMPROVISAÇÃO 03 e 04 de novembro Dimchev convidará os participantes a explorar diversas maneiras de articular registros verbais, vocais e físicos através da improvisação a fim de desenvolver dinâmicas mais complexas entre elas, analisando elementos básicos como volume, ritmo, sotaques e intensidade. Serviço Local: Sala Azul Data: 03 e 04.11 – Terça e quarta às 14h Classificação: Livre Duração: 240 minutos Ingressos: Entrada gratuita

Ricardo Rubio (México) e Robert Steijn (Holanda) PRELUDE ON LOVE/ AWAKENINGS

05 e 06 de novembro

Esta oficina visa introduzir aos participantes na pesquisa de Ricardo Rubio e Robert Steijn. Eles compartilharão suas práticas e as questões que guiaram a criação de Prelude on Love focando-se, acima de tudo, em como traduzir a energia vital do corpo movente como ferramenta de expressão. Serviço Local: Sala Azul Data: 05 e 06.11 – Quinta e sexta às 14h Classificação: Livre Duração: 240 minutos Ingressos: Entrada gratuita Wagner Schwartz (São Paulo – Brasil/ Paris – França) BICHOS 06 de novembro Nessa oficina, os participantes serão convidados a observar as articulações e as variações que movem o corpo da escultura Bicho, da artista plástica Lygia Clark. Em seguida, a explorar suas formas no próprio corpo. Serviço Local: Sala Azul Data: 06.11 – Sexta às 14h Classificação: Livre Duração: 240 minutos Ingressos: Entrada gratuita

WORKSHOP/ AUDIÇÃO PARA BAILARINOS(AS) inscrições até dia 29 de outubro

Na última etapa do projeto LAMA,

financiado pelo Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, a diretora e coreógrafa Morena Nascimento selecionará em audição 10 bailarinos/as intérpretes para comporem o elenco de sua nova criação com início em novembro de 2015 e estreia prevista para março de 2016.

Os interessados em participar da pré-seleção deverão apresentar domínio do movimento; percepção musical desenvolvida; predisposição para trabalho coletivo; desenvoltura na fala e no canto e disponibilidade para ensaiar de 4 a 5 vezes por semana.

Para inscrever-se, os interessados deverão enviar um e-mail (assunto: AUDIÇÃO LAMA) para o endereço [email protected] , até o dia 29 de outubro, contendo: nome, data de nascimento, uma foto e um vídeo com duração máxima de um minuto e resolução mínima de 1280 × 720p contendo imagens sem cortes do corpo em movimento no espaço. O vídeo deverá ser enviado por arquivo ou por link do YouTube ou Vimeo. NÃO ENVIAR CURRÍCULO, NEM CARTA DE INTENÇÃO.

Serviço Local: Sala Olido Data: 03, 04 e 05.11 das 16h às 20h Inscrições: Até o dia 29 de outubro (pelo email [email protected])

especial consciência negra YEBO

19 a 22 de novembro

Abordando a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério, o espetáculo do Grupo Gumboot Dance Brasil apresenta a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas. Serviço Local: Sala Paissandu Data: 19 e 22.11 – Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h Classificação: Livre Duração: 50 minutos Ingressos: Entrada gratuita (retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro)

CALA 24 e 25 de novembro

Imerso em aspectos referentes

ao silêncio, a dramaturgia do espetáculo propõe modos de interlocução sensível que potencializam as formas de comunicação não oral e criam brechas para que as experiências particulares das pessoas presentes sejam compartilhadas simultaneamente à realização da obra.

Serviço Local: Sala Vermelha Data: 24 e 25.11 – Terça e quarta às 20h Classificação: 12 anos Duração: 60 minutos com intervalo Ingressos: Entrada gratuita (retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro)

especial consciência negra #PASSINHO

26 a 29 de novembro

Resultado de uma pesquisa sobre o Passinho, dança que tem origem na identidade genuinamente brasileira criada pelo Funk carioca, o espetáculo apresenta os ‘mulekes’ das comunidades do Rio de Janeiro rabiscando o chão do palco da Sala Paissandu.

Serviço Local: Sala Paissandu Data: 26 e 29.11 – Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h Classificação: Livre Duração: 60 minutos Ingressos: Entrada gratuita (retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro)

ACREDITA E SE ATIRA! terça a sábado

O workshop oferece ferramentas

para que o participante explore os ritmos que compõem a dança de salão desde os seus elementos básicos. Relacionam os movimentos do nosso dia a dia, como a respiração, o estudo das forças opostas e o balanço natural do corpo, com os movimentos da dança de salão, permitindo assim que cada um esteja conectado consigo mesmo para ainda para então conectar-se com o outro. As aulas reúnem desde jovens até idosos. Não é necessário inscrição para participar das aulas.

PROGRAMAÇÃO TERÇA 15h às 17h - SALSA E ZOUK QUARTA 15h às 17h - FORRÓ UNIVERSITÁRIO E ROCK SOLTINHO QUINTA 15h às 17h - SAMBA-ROCK E SERTANEJO UNIVERSITÁRIO SEXTA 15h às 17h - BOLERO E SAMBA DE GAFIEIRA 19h às 21h - SAMBA ROCK

SÁBADO 15h às 17h - PRÁTICA DE DANÇA COM TODOS OS RITMOS Serviço Ministrante: Rogério Da Col Ministrante Substituto: Adriana Cabral Local: Vitrine da Dança