70508784 musculos origem insercao e funcao

65
Trabalho De Anatomia Origem Inserção e Função Dos Músculos Nathália Cristina Lozano Gonzales RA: 115983 1º Ano de Fisioterapia Professor: Marcos

Upload: joao-wanderley-martins

Post on 13-Aug-2015

119 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

Trabalho

De

Anatomia

Origem Inserção e Função

Dos

Músculos

Nathália Cristina Lozano Gonzales RA: 115983 1º Ano de Fisioterapia Professor: Marcos

Esternocleidomastóideo

É um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço, é constituído no tramo torácico, por duas cabeças, uma

esternal e outra clavicular.

Origem: Face externa do manúbrio, porção interna da clavícula. Inserção: Processo mastóideo do osso temporal. Função: Ambos os músculos agem juntos para flexionar a coluna cervical, agindo isoladamente, cada um deles roda a cabeça para o lado oposto.

Levantador da Escápula

Situa-se nas costas e em partes do pescoço.

Origem: Tubérculos posteriores dos processos transversos das vértebras cervicais (de 1 a 4). Inserção: Parte superior da borda medial da escápula. Função: Traciona a escápula verticalmente, abaixa a ponta do acrômio, roda a escápula durante o abaixamento forçado do braço e estabiliza durante sua elevação.

Esplênio da cabeça

Platisma

É um músculo do pescoço, saindo próximo ao músculo bucinador, e estendendo-se para cima e em direção a linha medial, da clavícula até a

porção inferior da mandíbula. É inervado pelo nervo facial.

Origem: Porção superior do peitoral maior e deltóide. Inserção: Borda inferior da mandíbula e parte do ângulo inferior. Função: Traciona o lábio e o ângulo inferior para baixo e para fora, tencionando a pele sobre o pescoço.

Bucinador

Origem: Superfície externa dos processos alveolares maxila e mandíbula. Inserção: Ângulo da boca, fundindo-se com o orbicular da boca. Função: Ato de pressionar as bochechas firmemente de encontro aos dentes (lateral), ato de tracionar para trás o ângulo da boca.

Masseter

Estende-se do arco zigomático até a face lateral do ramo da mandíbula. É composto por duas partes: Antero lateral e Postero medial

Origem: Arco zigomático Inserção: Face lateral do ângulo da mandíbula Função: eleva a mandíbula, mastigação

Risório

Origem: fáscia sobre o masseter, no próprio masseter. Inserção: pele do ângulo da boca Função: traciona o ângulo da boca para cima e para fora

Orbicular da Boca

Origem: Numerosas camadas de fibras musculares circundando o orifício da boca. Inserção: Maior parte da pele e membrana mucosa externa. Função: Fechamento dos lábios, protusão para frente (assobiar)

Orbicular do Olho

Origem: Parte nasal e osso frontal, processo frontal da maxila. Inserção: Fundem-se as estruturas ligamentosas e músculo adjacente. Função: Fechar firmemente as pálpebras (parte orbitária), e fechar delicadamente (parte palpebral).

Deltóide

Origem: terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escápula. Inserção: Úmero (tuberosidade deltóidea) Função: Flexão, abdução e extensão do braço.

Bíceps Braquial

Origem: Cabeça curta: processo coracóide da escápula; Cabeça longa: escápulano tubérculo supra glenoidal. Inserção: Tuberosidade do osso rádio e fáscia do antebraço via aponeurose do músculo bíceps braquial. Função: Flexiona a articulação do cotovelo e supina o antebraço.

Bíceps

2 porções, curta e longa.

Origem porção curta: processo coracóide. Origem porção longa: tubérculo supra glenoidal. Inserção: tuberosidade do rádio. Função: flexão de ombro.

Flexores do Antebraço (punho)

Extensores do Antebraço

(punho)

Lumbricais das mãos

Inserção proximal: Tendão do músculo flexor profundo dos dedos.

Inserção Distal: Tendão do músculo extensor dos dedos Função: Flexão da MF e extensão da IFP e IFD do 2º ao 5º dedos + propriocepcão dos dedos.

Rombóides

Origem: Ligamento da nuca e processos espinhosos de c7 e t1; é superior ao maior. Maior: processos espinhosos de t2 a t5

Inserção: Borda medial da escápula a partir do nível da espinha até o ângulo inferior. Função: Retrai a escápula e roda para baixar a cavidade glenóide; fixa a escápula à parede torácica.

Trapézio

Origem: Na base do occipital, ligamento nucal superior e processos espinhosos, desde a 7ª cervical até a 12ª vértebra torácica. Inserção: no terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escapula. Função: Eleva a escápula, a aproxima da coluna vertebral, inclina a cabeça lateralmente, rotação para o lado oposto.

Grande Dorsal

Origem: Processo espinhoso de t6 a t12, crista ilíaca e de 3 a 4 costela inferior. Inserção: Assoalho do sulco intertubercular do úmero. Função: Estende, aduz e roda medialmente o úmero; levanta o corpo durante a escalada.

Paravertebrais

Origem: Sacro Inserção: Vértebras da coluna Função: extensão, adução e rotação medial do braço.

Quadrado Lombar

Origem: Crista Ilíaca, Inserção: Borda inferior da ultima costela, pequenos tendões nos processos transversos, das quatro primeiras vértebras lombares. Função: Elevação da pelve

Transverso do Abdome

Origem: Face interna do esterno e processo xifóide. Inserção: Face interna das cartilagens costais. Função: Puxa a porção anterior da caixa torácica para baixo auxiliando na expiração.

Oblíquos

Origem: Costelas inferiores. Inserção: Crista Ilíaca (Une-se lado direito e lado esquerdo pelo ligamento inguinal) Função: Flexão lateral e rotação de tronco.

Reto do Abdome

Origem: Cartilagens costais inferiores. Inserção: Crista do púbis. Função: Flexão de tronco

Adutores da Coxa:

Magno

Origem: Ramo inferior do púbis e ísquio e tuberosidade isquiática. Inserção: Maior parte da extensão da linha áspera e tubérculo adutor do fêmur. Função: Aduz e roda lateralmente a coxa e auxilia na extensão da Coxa

Pectíneo

Origem: Ramo superior do púbis. Inserção: Face posterior do fêmur logo a baixo do trocânter menor. Função: Aduz, flexiona e roda lateralmente a coxa.

Grácil

Origem: Sínfise púbica e arco púbico. Inserção: Face medial da tíbia logo a baixo do côndilo. Função: aduz e flexiona a coxa.

Adutor Longo

Origem: crista púbica e sínfise púbica. Inserção: Terço médio da linha áspera do fêmur. Função: aduz e roda lateralmente a coxa, auxilia na flexão da coxa.

Adutor Curto

Origem: Ramo inferior do púbis. Inserção: Face superior da linha áspera do fêmur. Função: aduz e roda lateralmente a coxa.

Abdutores da Coxa:

Tensor da Fáscia Lata

Origem: Espinha ilíaca ântero-superior. Inserção: Trato iliotibial. Função: Tenciona a fáscia lata e faz abdução, rotação medial e flexão da coxa.

Glúteo Médio

Origem: Ílio Inserção: trocânter maior Função: Abdução e rotação medial da coxa.

Glúteo Máximo

Origem: Ílio e sacro Inserção: Tuberosidade glútea, fêmur. Função: extensão da coxa.

Quadríceps

Reto da Coxa

Origem: Espinha ilíaca Antero inferior e lobo a baixo do acetábulo do osso do quadril. Inserção: tuberosidade da tíbia via patela e ligamento da patela. Função: Extensão da perna, reto da coxa e flexiona a coxa.

Vasto Intermédio

Origem: Face lateral da diáfise do fêmur. Inserção: Tuberosidade da tíbia via patela e ligamento patelar. Função: Extensão da perna, reto da coxa e flexiona a coxa.

Vasto Medial

Origem: Lábio medial da linha áspera do fêmur. Inserção: Tuberosidade da tíbia via patela e ligamento patelar. Função: Extensão da perna, reto da coxa e flexiona a coxa.

Vasto Lateral

Origem: Trocânter maior e lábio lateral da linha media do fêmur. Inserção: Tuberosidade da tíbia via patela e ligamento patelar. Função: Extensão da perna, reto da coxa e flexiona a coxa.

Ancôneo

Origem: Úmero. Inserção: Cúbito. Função: Extensão do antebraço.

Poplíteo

Origem: Epicôndilo lateral do fêmur. Inserção: Nervo tibial. Função: Flexão e rotação medial da perna.

Redondo Maior

Origem: Parte posterior do ângulo inferior da escapula. Inserção: Lábio medial do sulco intertubercular do úmero. Função: Rotação medial do antebraço.

Redondo Menor

Origem: Borda lateral da escapula. Inserção: Face inferior do tubérculo maior do úmero. Função: Rotação lateral do braço, adução e estabiliza o úmero.

Infra-espinhoso

Origem: Fossa infra-espinhal da escápula. Inserção: Face intermédia do tubérculo maior do úmero. Função: Rotação lateral do braço, adução e estabiliza o úmero.

Supra-espinhoso

Origem: Fosse supra-espinhal da escápula. Inserção: Face superior do tubérculo maior do úmero. Função: Abdução do braço e estabiliza o úmero.

Coracobraquial

Origem: Processo coracóide da escápula. Inserção: Medialmente no úmero, no terço médio. Função: Adução e flexão do úmero.

Braquiorradial

Origem: Crista supra-epicondilar lateral do úmero. Inserção: Processo estilóide do rádio. Função: Flexão do antebraço.

Tríceps Braquial

Origem: Cabeça Longa: escápula; Cabeça Lateral: Face posterior do úmero, a cima do sulco pra o.n; Cabeça Medial: Úmero (face posterior a baixo do sulco para o.n. radial) Inserção: Face posterior do Olecrano da ulna. Função: Extensão do antebraço.

Peitoral Maior

Origem: Metade medial da clavícula, esterno e 6 primeiras cartilagens costais, aponeurose do músculo obliquo externo do abdômen. Inserção: Crista do tubérculo maior do úmero. Função: Adução e flexão do braço.

Peitoral Menor

Origem: Da terceira à quinta costela. Inserção: Processo coracóide da escápula. Função: Estabiliza a escápula.

Pubococcígeo

Origem: Entre o ramo superior do púbis e espinha isquiática. Inserção: Cóccix, esfíncter do ânus e ponto tendíneo central do períneo. Função: Suporta e eleva o assoalho pélvico, resistindo a pressão infra-abdominal aumentada.

Quadrado Femoral

Origem: Tuber isquiático. Inserção Medial: Tuberosidade isquiática. Inserção Lateral: Crista inter-trocantérica. Função: Rotação lateral e adução da coxa.

Sartório

Origem: Espinha ilíaca ântero-superior. Inserção: Face proximal e medial da tíbia, abaixo da tuberosidade. Função: Flexiona a coxa e a perna, roda lateralmente a coxa.

Gêmeo inferior

Origem: Tuber isquiático. Inserção: Fossa trocantérica. Função: Extensão

Gêmeo Superior

Origem: Espinha isquiática. Inserção: Fossa trocantérica. Função: Extensão, abdução, adução e rotação lateral.

Piriforme

Origem: Face anterior do sacro Inserção: Borda superior do trocânter maior do fêmur. Função: Roda a coxa lateralmente, auxilia na extensão e abdução da coxa.

Obturador Interno

Origem: Face interna da membrana obturatória e margem óssea do forame obturado. Inserção: Trocânter maior do fêmur. Função: Roda lateralmente a coxa.

Obturador Externo

Origem: Face externa da membrana obturatória e margem óssea do forame obturado. Inserção: Face trocantérica do fêmur. Função: Roda lateralmente a coxa.

Ísquios Tibiais

É o conjunto dos músculos da região posterior da coxa.

Origem: Ísquio (ramo inferior do púbis) Inserção: A tíbia se divide em semitendinoso e semimembranoso. Função: Extensão e flexão do joelho.

Bíceps da Coxa

Origem: Cabeça Longa: Tuberosidade Isquiática; Cabeça Curta: Lábio lateral da linha áspera. Inserção: Face lateral da cabeça da fíbula e côndilo lateral da tíbia. Função: Flexiona a perna, Cabeça longa: estende a coxa.

Semitendinoso

Origem: Tubérculo isquiático. Inserção: Face medial da epífise proximal da tíbia. Função: Flexiona a perna estende a coxa.

Semimembranoso

Origem: Tubérculo Isquiático. Inserção: Face medial da epífise proximal da tíbia. Função: Flexiona a perna e estende a coxa.

Sóleo

Origem: Cabeça da fíbula e borda medial da tíbia. Inserção: Posterior do calcâneo. Função: Flexão da articulação do tornozelo.

Gastrocnêmio

Origem: Cabeça medial: Côndilo medial; Cabeça Lateral: Côndilo lateral. Inserção: Posterior ao calcâneo. Função: Flexão do posterior do calcâneo.

Tibial Anterior

Origem: no tubérculo de gerdy, nos 2/3 superiores da face externa da tíbia, na porção superior e interna do ligamento interósseo. Inserção: passa por baixo do ligamento anular anterior do tarso e insere-se em dois feixes, nas faces plantares do 1º cuneiforme e do I metatársico. Função: Flexão dorsal e inversão.

Extensor Longo dos Dedos

Origem: Tíbia. Inserção: Falange distal. Função: Extensão dos dedos.

Extensor Longo do Hálux

Origem: Região anterior da fíbula. Inserção: Base da falange. Função: Inversão e dorsi-flexão.

Fibular Terceiro

1/3 inferior da fíbula. Base do 4º ou 5º metatársico.

Fibular Longo

Origem: 1/3 proximais da face lateral da fíbula Inserção: face ventral do 1º metatarso e cuneiforme medial Função: flexão plantar, e eversão do pé.

Fibular Curto

Origem: 2/3 distais da fíbula. Inserção: face lateral do 5º metatarso. Função: flexão plantar e eversão do pé.

Flexor Longo dos Dedos

Origem: Posterior da tíbia. Inserção: Falange distal. Função: Flexão.

Flexor Longo do Hálux

Origem: Fíbula. Inserção: Falange distal do hálux. Função: Flexão.

Tibial Posterior

Origem: face posterior da tíbia e fíbula, e membrana interóssea. Inserção: na tuberosidade do osso navicular, ossos cuneiformes e base 2º ao 4º ossos metatarsais. Função: auxilia na flexão plantar talocrural. Eleva a margem medial do pé, importante músculo na manutenção do arco longitudinal do pé.

Lumbricais do Pé

Inserção proximal: tendão do músculo flexor profundo dos dedos. Inserção distal: tendão do músculo extensor dos dedos. Função: flexão da MF e extensão da IFP e IFD do 2º ao 5º dedos + propriocepção de dedos.

Perguntas:

Quais músculos compõem o chamado “manguito rotador”?

-É formado por 4 músculos: o Supra-Espinhal, o Infra-Espinhal, o Redondo menor e o Subescapular.

Quais músculos compõem a chamada “pata de ganso”? -É formada pelos tendões dos músculos Sartório, Grácil e Semitendíneo, que possuem a função de fletir o joelho.

O que é “estiramento”? -O estiramento muscular é uma lesão indireta que se caracteriza pelo “alongamento” das fibras além dos limites normais, também chamados de fisiológicos. Estão entre as lesões mais freqüentes nos esportes e modificam

significativamente os hábitos de treinamento e competição dos praticantes.

O que é “miosite”? -A miosite ou miite é a inflamação de um músculo que pode ser origem infecciosa como artrite e febre reumática, ou de origem parasitária, como equinococose e triquinose.

O que é “mialgia”? -Mialgia é o termo usado para caracterizar dores musculares em qualquer parte

do corpo A mialgia é uma dor muscular, localizada ou não. A dor surge devido a tensões nos músculos. A razão pode-se dever a um excessivo esforço, o que pode ocorrer com uma sobrecarga além da capacidade usual do indivíduo. Outras causas podem ser, por exemplo, uma má posição durante o trabalho ou devido ao stress mental.

O que é “distensão muscular”? -Caracteriza-se por um rompimento parcial ou completo de fibras ou feixes musculares, resultante de um esforço extremo realizado pelo músculo em questão.

O que é “hipertrofia muscular”? -Hipertrofia é o aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares, o que provoca aumento das células e órgãos afetados. Para ocorrer hipertrofia, deve-se atender algumas exigências: primeiro o fornecimento de O2 e de nutrientes deve ser maior para suprir o aumento das exigências celulares. Além disso, as células devem ter suas organelas e sistemas enzimáticos íntegros, por isso células lesadas não podem se hipertrofiar.

O que é “hiperplasia muscular”? -A hiperplasia muscular é um mecanismo adaptativo que provavelmente contribui na hipertrofia do músculo esquelético sendo induzido pelo treinamento de força. Sendo a hiperplasia traduzida por um aumento no número de células, ou fibras musculares em relação ao número original.

O que é “atrofia muscular”?

-A atrofia muscular é caracterizada pela diminuição do volume muscular. Ela pode ser causada por alguma doença ou simplesmente pela falta de uso de um grupo muscular como ocorre no sedentarismo.

O que é o “Túnel do Carpo”?

- O túnel do carpo é um túnel na anatomia do punho humano, formado pelos ossos carpais. Ocorre pela compressão de um nervo, o nervo mediano, pelo aumento das estruturas que junto com o nervo mediano, passam por um canal estreito chamado Túnel do Carpo.