7 maravilhas do rio de janeiro

10
A eleição das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro foi uma campanha lançada pelos jornais O GLOBO, Extra, Expresso e pelo Globo Online. Inicialmente foram selecionadas monumentos naturais e arquitetônicos tanto da capital como do interior por um grupo de 11 cariocas ilustres, totalizando 30 monumentos. Das 30 belezas selecionadas, o público através de votação via internet ou celular, apontou 15 finalistas e, destas, foram então escolhidas as 7 Maravilhas do Rio de Janeiro 5 6 7 7 Maravilhas Slade

Upload: alexandre-brittes

Post on 23-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

As 7 Maravilhas do Rio de Janeiro eleitas por campanha lançada pelos jornais O Globo, Extra, Expresso e Globo On line.

TRANSCRIPT

Page 1: 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

A eleição das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro foi uma campanha lançada pelos jornais O GLOBO, Extra, Expresso e pelo Globo Online. Inicialmente foram selecionadas monumentos naturais e arquitetônicos tanto da capital como do interior por um grupo de 11 cariocas ilustres, totalizando 30 monumentos. Das 30 belezas selecionadas, o público através de votação via internet ou celular, apontou 15 finalistas e, destas, foram então escolhidas as 7 Maravilhas do Rio de Janeiro5 64 7

7 MaravilhasSlade

Page 2: 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

① Pão de Açúcar ② Ilha Grande ③ Jardim Botânico ④ Praia de Copacabana ⑤ Museu Imperial ⑥ Teatro Municipal ⑦ Aterro do Flamengo

⑥⑦

Page 3: 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

Pão de Açúcar

Localizado no morro da Urca. Foi aos pés do Pão de Açúcar que Estácio de Sá fundou São Sebastião do Rio de janeiro em 1 de março de 1565, cujas primeiras moradias ficavam entre os morros Pão de Açúcar e Cara de Cão. Em 1912, foi inaugurado o bondinho. O trecho que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca é de 528 m, percorrido em três minutos. Do morro da Urca até o Pão de Açúcar, a distância é de 735 m e o tempo é o mesmo. É o Morro brasileiro com o maior número de vias de escalada, sendo tmbado desde 1973 pelo governo federal.

Page 4: 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

Ilha Grande

Com uma área de 193 Km quadrados, a Ilha Grande tem mais de 100 prais de diferentes características distribuídas por 155 Km de litoral. Tem também enseadas, rios, lagoas, cachoeiras, planícies, montanhas e picos. O lugar guarda marcos importantes da história do Brasil, como as ruínas do Lazaro, leprosário construído em fins do séc. XIX por dom Pedro II, ou ainda o que sobrou do extinto Instituto Penal Cândido Mendes. Por lá, estiveram presos políticos da ditadura militar, como o escritor Graciliano Ramos.

Page 5: 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

Jardim Botânico

O Jardim Botânico, no bairro do mesmo nome, foi criado em 13 de junho de 1808, por D. João, com o nome de Jardim da Aclimatação, cujo objetivo era aclimatar as especiarias trazidas das Índias. As primeiras plantas que chegaram ali, já batizado Real Horto, vieram do Jardim La Pamplemousse, nas Ilhas Maurício. Foi aberto à visitação pública em 1822 e é tombado pelo Iplan.

Page 6: 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

Praia de Copacabana

Os 3 Km de extensão da Praia de Copacabana têm início no forte do mesmo nome e termina onde começa o Leme, bairro que segue por 1,5 Km. A “Princesinha do Mar”, é considerada por muitos a praia mais famosa do mundo. Dividida em seis postos de salvamento, a cada trecho da Paia de Copacabana é possível identificar diferentes tribos. No calçadão, as pedras portuguesas pretas e brancas se unem formando desenhos que simulam o balanço do mar, criado por Burle Marx.

Page 7: 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

Museu Imperial de Petrópolis

Apaixonado pela Mata Atlântica e o clima da região Serrana, D. Pedro I comprou, em 1822, a Fazenda do Córrego Seco, em Petrópolis, por 20 contos de réis. A propriedade foi herdada por D. Pedro II que, em 1845, iniciou a construção do palácio no estilo neoclássico, concluído em 1862. Em 1943, o presidente Getúlio Vargas criou o Museu Imperial.

Page 8: 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

Teatro Municipal

Concebido para se tornar o mais importante palco da República, o Theatro Municipal foi inaugurado em 1909. Prefeito do Rio entre 1902 e 1906, Pereira passos, queria um edifício suntuoso para finalizir a obra de revitalização da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco). O projeto, inspirado no Palais Garnier, a Ópera de Paris, é de autoria do filho de Passos, Francisco de Oliveira e do francês Albert Guibert. Paredes e pisos são ricamente trabalhados. Mármores, ônis, bronzes, cristais, vitrais e espelhos revestem a fachada e o interior foram trazidos da Europa. Aos artistas brasileiros da época coube a execução de afrescos e esculturas. Rodolfo Bernardelle assinala as estátuas que representam as artes, expostas na fachada, e os bustos de Carlos Gomes, João Caetano e Arthur Azevedo. O teatro, que recebe músicos e bailarinos de cena mundial, tem capaciade para 2.200 espectadores.

Page 9: 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

Aterro do Flamengo

Idealizada por Lota Macedo Soares, a área de lazer de 1,2 milão de metros quadrados nasceu sob a inspiração do mais famoso parque novaiorquino, o Central Park. O paisagista Roberto Burle Marx, o botânico Luiz Emygdio de Melo Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernades e Jorge Moreira formaram um grupo de notáveis que deu forma ao local. Para aterrar a área, o morro de Santo Antônio, no centro, foi desmanchado à jatos d`água. Hoje, o Aterro do Flamengo é um dos espaços públicos mais democráticos da cidade. O tapete verde que beira a Baía de Guanabara foi concebido com nada menos do que 11.600 árvores de 190 espécies. Só de palmeiras são 4.400 pés de 50 tipos diferentes. De lá, é deslumbrante a vista para a Baía de Guanabara e para o Pão de Açúcar.

Page 10: 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

Resultado Final

da escolha das