7 de agosto de 2018 - smabc.org.br7136350a-217e-4af5-adc0... · há poucos dias o ibge di-vulgou a...

4
ALUNOS DO 1º SEMESTRE SE FORMAM NA ESCOLA “DONA LINDU” PÁGINA 3 Mais de 500 alunos concluíram os cursos do convênio com o Senai e o Sindicato e Cidadania. Desse total, cerca de 200 pessoas fizeram dois ou mais cursos no período. Edição nº 4278 • Terça-feira • 7 DE agoSTo DE 2018 • SMABC.ORG.BR ADONIS GUERRA Lula recebe benção do Papa Francisco PÁGINA 2 DIVULGAÇÃO A TAQUE CONTRA MADURO SEIS PESSOAS FORAM DETIDAS APÓS UM ATAQUE CONTRA O PRESIDENTE VENEZUELANO, NICOLÁS MADURO. O ATENTADO A BOMBA, NO ÚLTIMO SÁBADO, 4, DURANTE UM EVENTO MILITAR DE COMEMORAÇÕES DOS 81 ANOS DA GUARDA NACIONAL BOLIVARIANA, DEIXOU SETE FERIDOS. MADURO NÃO SE FERIU. Hoje faz 12 anos da Lei Maria da Penha Trabalho precário: a marca da reforma Trabalhista PÁGINA 4 PÁGINA 2

Upload: vuhuong

Post on 16-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Alunos do 1º semestre se formAm nA escolA “donA lindu”

PáginA 3

mais de 500 alunos concluíram os cursos do convênio com o senai e o Sindicato e Cidadania. Desse total, cerca de 200 pessoas fizeram dois

ou mais cursos no período.

Edição nº 4278 • Terça-feira • 7 DE agoSTo DE 2018 • smAbc.org.br

adon

is g

uerr

a

lula recebe benção do Papa francisco

PáginA 2

divu

lgaç

ão

AtAque contrA MAduro

SeiS peSSoAS forAM detidAS ApóS uM AtAque contrA o preSidente venezuelAno, nicoláS MAduro. o AtentAdo A boMbA, no últiMo SábAdo, 4, durAnte uM evento MilitAr de coMeMorAçõeS doS 81 AnoS dA GuArdA nAcionAl bolivAriAnA, deixou Sete feridoS. MAduro não Se feriu.

Hoje faz 12 anos da lei maria da Penha

trabalho precário: a marca da reforma trabalhista

PáginA 4PáginA 2

AnAlfAbetiSMo funcionAl - 1Três em cada dez jovens e adul-tos, entre 15 e 64 anos no País, ou quase 38 milhões de pessoas, são considerados analfabetos funcionais.

AnAlfAbetiSMo funcionAl - 2O estudo, feito pelo Ibope Inteligência, aponta que esse grupo tem muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras e números.

trAbAlho eScrAvo

Relatório da ONU aponta que 40,3 milhões de pessoas ao redor do mundo foram subme-tidas a trabalhos em situações análogas à escravidão em 2016.

recuo nA cApeS?Após protestos contra o corte de verbas em pesquisa, o MEC divulgou nota que “não haverá suspensão do pagamento das bolsas da Capes”.

pé nA cAMinhAdA

Hoje, às 19h, abertura da expo-sição fotográfica dos 90 anos de Dom Pedro Casaldáliga, de Douglas Mansur, na Regional Diadema do Sindicato.

fotos: divulgação

Notas e recados

2 Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 7 de agosto de 2018

PAPA frAncisco enviA benção A lulAO Papa Francisco recebeu

em sua residência oficial no Vaticano, no último dia 2, o ex-chanceler do governo Lula e ex-ministro da Defesa de Dilma Rousseff, Celso Amo-rim. “O Papa nos ouviu com grande interesse e preocupação. Demonstrou estar bem infor-mado do que ocorre no Brasil e fez menções muito elogiosas à Dilma Rousseff, por ele de-finida como honesta”, relatou Amorim, que estava acompa-nhado dos ministros Alverto Fernández, da Argentina, e Carlos Ominami, do Chile.

O pontífice enviou uma sau-dação a Lula, manuscrita nas primeiras páginas de A verdade vencerá, livro-entrevista do ex-presidente, recém-traduzido para o italiano. “A Luiz Inácio Lula da Silva com a minha bênção, pedindo-lhe para orar por mim, Francisco”, escreveu.

Na avaliação do ex-chan-celer, o encontro com o Papa é mais um indicativo de que, aos poucos, a comunidade internacional se dá conta de que o Brasil sofreu um golpe de Estado e o processo contra Lula visa unicamente exclui-lo das eleições.

fotos: divulgação

Cala boca já morreuOs cantores e compositores

Chico Buarque e Martinho da Vila visitaram o ex-presidente Lula na última quinta-feira, 2, na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Os artistas defenderam que a imprensa deve insistir em en-trevistar o ex-presidente. “Acho que o correto seria a imprensa poder falar diretamente com ele, em vez de ficarmos de por-

ta voz, moço de recados”, disse Chico Buarque. O cantor argu-mentou que a entrevista com Lula é de interesse dos “donos dos grandes

Há poucos dias o IBGE di-vulgou a situação do mercado de trabalho no último trimes-tre. Os números do trabalho formal e informal apresentam a fragilidade da economia sob o governo Temer. De um lado divulga-se que a população ocupada teve um aumento de 657 mil pessoas em relação ao trimestre anterior. Por trás dessa notícia, entretanto, existe um cenário de sombra e pre-carização.

De fato, a maior parte dessa elevação diz respeito aos em-pregos sem carteira assinada ou por conta própria. O emprego

sem carteira aumentou em 276 mil neste último trimestre e em 367 mil sobre o ano anterior; o trabalho por conta própria cresceu 555 mil em um ano.

Os empregos com carteira assinada tiveram queda de 79 mil postos em 2018 e de 497 mil em relação ao 2º trimestre de 2017. Ainda mais grave são os 774 mil trabalhadores que saíram do mercado de traba-lho por desalento nesses três últimos meses, totalizando 65,6 milhões de brasileiros.

Os dados de rendimento mostram estagnação com um valor médio de 2,3 salários

mínimos para a população ocupada no País (R$ 2.198,00 mensais).

A desocupação continua elevada, chegando a 12,4% no trimestre. Esse indicador é qua-se o dobro dos 6,5% registrados ao final de 2014. A reforma Trabalhista, que retirou direi-tos dos trabalhadores e buscou enfraquecer os sindicatos na defesa de suas categorias, não trouxe nenhuma mudança de cenário favorável para a geração de empregos, como diziam seus defensores. Pelo contrário, a precarização do trabalho é o seu único resultado.

Dica do Dieese

Trabalho precário:

a marca Da reforma

TrabalhisTa

Comente este artigo. Envie um e-mail [email protected] Subseção do Dieese

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

jornais” e do público. “Talvez a juíza diga não à Globo, mas eu não acredito muito”, com-pletou.

Greve de fomeUm grupo de militantes

da Via Campesina e de movi-mentos urbanos iniciou uma greve de fome, que completou ontem uma semana. Os mili-tantes Zonália Santos, Jaime Amorim e Vilmar Pacífico do MST, Rafaela Alves e Frei Sérgio Görgen, do Movimen-to dos Pequenos Agricultores, MPA, e Luiz Gonzaga, o Gegê da Central dos Movimentos Populares, CMP, completa-ram uma semana sem in-gestão de nenhum alimento, apenas água e soro. Ontem mais um militante se somou à

greve: Leonardo Armando, do Levante Popular da Juventude.

“A greve de fome que a gente está realizando aqui em Brasília é contra a fome. É para que outros não passem fome”, anunciou Frei Sérgio.

“Por isso, essa greve de fome também é pela liberdade de Lula e seu direito de ser can-didato. Ele está lá condenado e trancafiado em Curitiba porque representa a ideia de que não se pode sustentar os privilégios da elite às custas da fome do povo”, explicou Görgen.

Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 7 de agosto de 2018

Os Metalúrgicos do ABC realizaram a cerimônia de formatura dos alunos

dos cursos do 1º semestre da Es-cola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, no dia 31 de julho, na Regional Diadema.

São 521 pessoas que se forma-ram nos cursos oferecidos pelo convênio com o Senai e o Sindica-to e Cidadania. Desse total, cerca de 200 pessoas fizeram dois ou mais cursos no período. Foram 1.244 inscritos no semestre. Na formatura, os representantes dos alunos contaram um pouco como foi a experiência na Escola (confira ao lado).

Pelo convênio com o Senai, foram seis cursos com cargas horárias entre 60 a 168 horas: Comandos Elétricos, Desenho Técnico, Eletricista Instalador, In-formática, Inspetor de Qualidade e Matemática.

“A Educação é umas das prio-ridades dos Metalúrgicos do ABC na atuação como um Sindicato Cidadão, em todos os temas que influenciam a vida do trabalha-dor, dentro e fora da fábrica”, afirmou o secretário-geral do Sin-dicato, Aroaldo Oliveira da Silva.

“Neste momento de ataques aos direitos e com os avanços da Indústria 4.0, é fundamental a formação e a qualificação dos tra-balhadores para ocupar os postos de trabalho”, prosseguiu.

A diretora executiva do Sindi-

cato, responsável pela Formação, Michelle Marques, ressaltou a im-portância dos cursos na sociedade.

“Parabéns aos alunos por concluir mais essa etapa na vida. O Sindicato Cidadão atua não apenas para a formação dos metalúrgicos, mas também da comunidade carente ao redor ao dar oportunidade para as pessoas se qualificarem e conseguirem um bom emprego”, disse.

“A iniciativa dialoga com o mo-mento em que a sociedade vem sendo privada de direitos, incluin-do a educação de qualidade. Além disso, os cursos possibilitam a in-tegração dos alunos mais jovens e dos mais experientes”, continuou.

O coordenador da Juventude Metalúrgica do ABC e formador voluntário, Leonardo Farabotti, o Léo, explicou que as aulas têm um processo diferenciado na Escola. “Não é só a formação técnica, já que o Sindicato e Cidadania complementa o conhecimento humanístico, sociológico e fo-menta o pensamento crítico das pessoas”, lembrou.

A Escola “Dona Lindu” foi inaugurada no dia 5 de dezembro de 2013 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, ele contou que sua chegada à Pre-sidência da República começou quando entrou no Senai, como resultado da perseverança de sua mãe, homenageada com o nome da Escola do Sindicato.

sindicAto reAlizA formAturA dos Alunos do 1º semestre dA escolA “donA lindu”

fotos: adonis guerra

“Tinha feito o Sindicato e Cidadania há 15 anos quando trabalhei em metalúrgica. Depois passei por outras áreas. Como sou curioso, pas-sei no Sindicato para pegar a Tribuna e vi as inscrições. Estou tentando voltar ao mercado e fiz Sindicato e Cidadania e Matemática para me aperfeiçoar. Considero a vida uma escola de aprendizagem. Enquanto temos vida, temos esperança de aprender”, Paulo Ferreira de Góis, 56 anos.

“Meu pai é metalúrgico e me indicou os cursos. Ano passado fiz Matemática Aplica-da e Sindicato e Cidadania e agora Inspetor de Qualidade. É uma oportunidade de fazer cursos que seriam caros em outro lugar. Gostei bastante da estrutura e do espaço de convivên-cia. Tem gente que já trabalha e tem essa troca de experiências. Quero entrar no mercado de trabalho e construir uma carreira”, Gabriel dos Anjos Borges, 16 anos.

“Meu tio é metalúrgico e me falou da Esco-la. Em dezembro me formei no ensino médio e vim do Maranhão para Diadema com o in-tuito de estudar. Já fiz Matemática, Inspetor de Qualidade e Sindicato e Cidadania. São cursos que eu nunca tinha ouvido falar e pretendo fazer mais porque um complementa o outro. Quero arrumar o 1º emprego e continuar a estudar. Sabedoria nunca é demais”, Eric Gilvan Andrade de Sousa, 17 anos.

“O curso de Inspetora de Qualidade foi um recomeço porque ano passado sofri com uma enchente em casa e perdi tudo. Espero que novas portas se abram. As vagas exigem muito e já estou fazendo o de Free CAD. Meu filho de 15 anos fez Informática e Sindicato e Cidadania. É uma oportunidade mãe e filho poderem estudar no mesmo lugar. Temos mais é que agarrá-la”, Patrícia de Araújo Ramalho, 36 anos.

Com a vitória por 2 a 1 contra o Vasco, o São Paulo voltou à liderança do Bra-sileirão após três anos sem chegar ao topo da tabela.

Após sua estreia sem gols no Brasileirão, Felipão res-saltou a prioridade no Pal-meiras de disputar a Liber-tadores, vencer e chegar ao Mundial.

Na briga contra o rebaixa-mento no Brasileirão, Cuca busca internamente um centroavante e um arma-dor para melhorar o ataque santista.

O Corinthians inscreveu cinco jogadores na lista para as oitavas da Libertadores: Carlos Augusto, Douglas, Jonathas, Danilo Avelar e Roger.

Como apenas cinco mu-danças eram permitidas na Libertadores e o Timão negociou oito jogadores, o clube ficou com três atletas a menos do que o permitido.

Tribuna Esportivafotos: divulgação

4 Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 7 de agosto de 2018

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Ribeirão Pires – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Aroaldo Oliveira da Silva. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e Diagramação: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

lei mAriA dA PenhA

comPletA 12 Anos com

necessidAdes de AvAnços

A Lei Maria da Penha de pro-teção à mulher vítima de violência completa hoje 12 anos em vigência no País.

“A Lei completa mais um ano, porém ainda muito aquém do que a sociedade necessita. O Brasil as-sistiu um caso de violência brutal em vídeo de agressão no elevador, seguido de morte. Mesmo com uma medida protetiva, quantas

mulheres continuam sendo assas-sinadas pelos seus parceiros?”, questionou a CSE na Valeo, Judith Alves da Fonseca.

“Temos que avançar e fazer valer as delegacias da mulher 24 horas e tam-bém aos fins de semana, com profissionais capaci-tados para atender os casos”, defendeu.

“O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC convoca todos os trabalhadores na empresa KEWPIE MECÂNICA DE AUTOS E VEÍCULOS PESADOS LTDA – ME (sócios e não sócios, na produção e na administração), com endereço na Rua Comendador Hugo Winter, nº 85, no Jardim Pastoril, em Ribeirão Pires, a participarem da Consulta Coletiva, que será realizada no dia 10, do mês de agosto, do ano de 2018, sexta-feira, no seguinte horário: entre 7 horas e 10 horas, nas localidades de prestação de serviços, com a seguinte ordem do dia: a) Discussão e deliberação sobre proposta de Acordo de “Participação nos Lucros ou Resultados”; b) Discussão e deliberação da contribuição negocial como recurso essencial para custeio desta negociação coletiva, visando à celebração da norma coletiva que contemple os interesses dos trabalhadores, sindicalizados ou não, na empresa; c) Autorização para a diretoria celebrar o respectivo acordo coletivo de trabalho ou aditamento; d) Outros assuntos de interesse dos trabalhadores na empresa. São Bernardo do Campo, 7 de agosto de 2018. Wagner Firmino de Santana. Presidente”.

“O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC convoca todos os trabalhadores na empresa ADHEX TECHNOLOGIES DO BRASIL COMÉRCIO DE ADESIVOS LTDA, (sócios e não sócios, na produção e na administração), com endereço na Rua Boa Esperança, nº 166, na Vila Nova Suissa, em Ribeirão Pires, a participarem da Assembleia, que será realizada no dia 9, do mês de agosto, do ano de 2018, quinta-feira, no seguinte horário: 7 horas, na portaria da empresa, com a seguinte ordem do dia: a) Discussão e deliberação sobre proposta de Acordo de “Participação nos Lucros ou Resultados”; b) Discussão e deliberação da contribuição negocial como recurso essencial para custeio desta negociação coletiva, visando à celebração da norma coletiva que contemple os interesses dos trabalhadores, sindicalizados ou não, na empresa; c) Autorização para a diretoria celebrar o respectivo acordo coletivo de trabalho ou aditamento; d) Outros assuntos de interesse dos trabalhadores na empresa. São Bernardo do Campo, 6 de agosto de 2018. Wagner Firmino de Santana. Presidente”.

“O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC convoca todos os trabalhadores na empresa MILTON SOSSIDA - EPP (sócios e não sócios, na produção e na administração), com endereço na Rua Comendador Hugo Winter, nº 85, no Jardim Pastoril, em Ribeirão Pires, a participarem da Consulta Coletiva, que será realizada no dia 10, do mês de agosto, do ano de 2018, sexta-feira, no seguinte horário: entre 7 horas e 10 horas, nas localidades de prestação de serviços, com a seguinte ordem do dia: a) Discussão e deliberação sobre proposta de Acordo de “Participação nos Lucros ou Resultados”; b) Discussão e deliberação da contribuição negocial como recurso essencial para custeio desta negociação coletiva, visando à celebração da norma coletiva que contemple os interesses dos trabalhadores, sindicalizados ou não, na empresa; c) Autorização para a diretoria celebrar o respectivo acordo coletivo de trabalho ou aditamento; d) Outros assuntos de interesse dos trabalhadores na empresa. São Bernardo do Campo, 7 de agosto de 2018. Wagner Firmino de Santana. Presidente”.

“O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC convoca todos os trabalhadores na empresa CHESCO DO BRASIL LTDA (sócios e não sócios, na produção e na administração), com endereço na Rua Moinho Fabrini, nº 1235, no Jardim Independência, em São Bernardo do Campo, a participarem da Assembleia, que será realizada no dia 9, do mês de agosto, do ano de 2018, quinta-feira, no seguinte horário: 15 horas e 30 minutos, nas dependências da empresa, com a seguinte ordem do dia: a) Discussão e deliberação sobre proposta de Acordo de “Participação nos Lucros ou Resultados”; b) Discussão e deliberação da contribuição negocial como recurso essencial para custeio desta negociação coletiva, visando à celebração da norma coletiva que contemple os interesses dos trabalhadores, sindicalizados ou não, na empresa; c) Autorização para a diretoria celebrar o respectivo acordo coletivo de trabalho ou aditamento; d) Outros assuntos de interesse dos trabalhadores na empresa. São Bernardo do Campo, 6 de agosto de 2018. Wagner Firmino de Santana. Presidente”.

EDITAL PARA CONVOCAÇÃO DE CONSULTA COLETIVA NA KEWPIE SOBRE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

EDITAL PARA CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA NA ADHEX SOBRE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

EDITAL PARA CONVOCAÇÃO DE CONSULTA COLETIVA NA MILTON SOSSIDA SOBRE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

EDITAL PARA CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA NA CHESCO SOBRE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

O Sindicato convoca os trabalhadores na GAM, em São Bernardo, para assembleia de Participação nos Lucros e Resultados, a PLR, hoje, às 10h.

AssembleiA de Plr

adon

is g

uerr

a